Vous êtes sur la page 1sur 7
Ilustração 1 - Bandeira Nacional Neste espaço iremos referir os contextos do surgimento deste tema
Ilustração 1 - Bandeira Nacional Neste espaço iremos referir os contextos do surgimento deste tema

Ilustração 1 - Bandeira Nacional

Neste espaço iremos referir os contextos do surgimento deste tema e explicar, brevemente, um pouco dos respectivos motivos de escolha

Tema: “Ser Português no mundo

- Porquê?

Ser Português no Mundo…O que será? Quais são os seus símbolos? Quais as tradições características? Como é que a cultura e as tradições portuguesas são vistas no Mundo? E a Cultura?!

São estas as questões às quais tentamos responder, mas por serem tão exigentes, isto é, por se apresentarem tão complexas, não conseguimos obter uma resposta. A magia, a mística e o simbolismo que envolvem o nosso país são de tal maneira fascinantes e cativantes que despertam em nós um profundo desejo de remontar às origens e raízes do nosso Portugal profundo.

E foi a partir destas questões e reflexões que nos surgiu este tema, pois reconhecemos que este era conotado de uma grande importância. E como somos uma turma pertencente ao Curso de Línguas e Humanidades achamos que “Ser Português no Mundo” era o tema mais indicado para desenvolver no projecto, referente à disciplina de Área de Projecto.

Depois de termos debatido o tema do projecto no meio do nosso grupo, decidimos apresentar este tema numa das primeiras aulas de Área de Projecto, pois ainda não tínhamos decidido, em turma, qual o tema a desenvolver durante este ano lectivo.

Ao propormos o tema “Ser Português no Mundo” à turma, notámos, na nossa opinião, que ficaram interessados nele, pois nunca tinha sido desenvolvido em anos anteriores, na nossa escola, ou seja, era um tema inovador para este espaço escolar. Mas, durante a votação, houve alguns elementos da turma que não concordaram com o tema a desenvolver, pois achavam que este era demasiado aborrecido e desinteressante.

Depois de termos encerrado a votação, concluímos que este era o melhor tema a desenvolver na disciplina de Área de Projecto, pois enquadrava- se perfeitamente na essência do curso em que nos inserimos. Em seguida, a

turma reuniu-se e debateu quais os melhores subtemas que se enquadravam no tema Ser Português no Mundo

Após esta longa discussão, reunimos estes seguintes subtemas: a Contextualização Histórica de Portugal; Portugal visto pelos portugueses:

Culturas e Tradições; o Que é ser Português: dentro e fora de Portugal; as Memórias de Portugal no Mundo e Ser Português no Futuro.

Após conseguidos os vários subtemas a desenvolver neste grande projecto, passámos à divisão dos mesmos pelos vários grupos de trabalho existentes. Esta divisão foi extremamente difícil porque alguns grupos não se queriam sujeitar aos subtemas restantes, ou seja, os últimos subtemas que ficaram por escolher.

Os subtemas ficaram divididos pelos seguintes grupos de trabalho: o grupo da Bárbara Patrão, da Cristina Lopes, do João Garcia e do João Seabra ficou com o subtema da “Contextualização Histórica”; o nosso grupo, composto pela Ana Morais, Carolina Cruz, Mariana Dias e Patrícia Cruz, ficou com o subtema “Portugal visto pelos portugueses: Culturas e Tradições”; o grupo da Ana Meneses, da Cátia Soares e da Inês Pinto ficou com o subtema “O que é ser Português: Dentro e fora do país”; o grupo da Filipa Fernandes, da Mariana Silva, da Susana Martins e da Telma Oliveira ficou com o subtema “Memórias de Portugal no Mundo”; e, por último, o grupo do André Martins, do Francisco Cardoso, da Rafaela Saraiva, da Vanessa Jerónimo e da Vanessa Martins ficou com o subtema “Ser Português no Futuro”.

Depois da divisão dos vários subtemas, todos começaram a ficar mais interessados e a dar mais valor ao tema geral, pois este é verdadeiramente conotado de grande importância.

Perante um trabalho, na nossa visão, que exige muita investigação e dedicação, o nosso grupo tem as melhores expectativas para o bom desenrolar deste projecto. Esperamos que o desenvolver deste tema responda a todas as perguntas e dúvidas dos vários grupos e, essencialmente, corresponda ao principal objectivo deste projecto, que é descobrir qual o significado e o fascínio

da nossa existência como nacionalidade, isto é, o interesse de “Ser Português ”

no Mundo

Ilustração 2 - Símbolos portugueses Após justificarmos a escolha do tema, apresentaremos os motivos concretos
Ilustração 2 - Símbolos portugueses
Ilustração 2 - Símbolos portugueses

Após justificarmos a escolha do tema, apresentaremos os motivos concretos, que levaram o nosso grupo de trabalho a escolher o subtema em questão.

Subtema: “Portugal visto pelos portugueses:

Culturas e Tradições” – Porquê?

Com o Tema Geral já “nas mãos”, chega o momento de escolhermos o subtema e definir os grupos. Depois de várias sugestões de subtemas a desenvolver, o que nos cativou foi “Portugal visto pelos portugueses: Culturas e Tradições”. Mas porquê?! Porque escolhemos este subtema?! Raparigas com idade entre os 17 e 18 anos, apaixonadas pela arte, música e cultura, acharam por bem desenvolver um trabalho com o qual se sentissem bem e com o qual se identificassem. Foi, então, que por gostos, paixões, maneiras de ser e de ver diferentes, colocámos mãos à obra” neste subtema. Como futuros trabalhadores e representantes deste país, este trabalho vai desenvolver conteúdos necessários para o enriquecimento da nossa cultura e desenvolvermo-nos pessoalmente, enquanto membros desta sociedade. Não obstante a actualidade estar invadida pela tecnologia, obteremos com este trabalho, uma ideia do quanto as culturas e tradições ainda estão presentes nas nossas vidas, como e por quem mais são praticadas, sendo extremamente urgente preservá-las. Alunas do 12º ano de Línguas e Humanidades, interessadas e motivadas com o progresso do Mundo e do próprio país, pretendemos mostrar como os “outros” membros da sociedade vêem os portugueses no Mundo. Assim, para conseguirmos desenvolver um bom trabalho, iremos interagir com desconhecidos, realizando questionários relacionados com a cultura, símbolos característicos, figuras, gastronomia, tradições, etc., que caracterizam o país. Para finalizar, este subtema requer bastante trabalho, motivação, empenho, dedicação, inspiração e além disso espírito e colaboração de equipa. Um projecto interessante e de carácter social, pois dirige-se a nós, cidadãos e seres humanos, que facilmente esquecemos que detrás de um grande país está presente uma cultura, uma tradição.

Só nos cabe, a nós, recuperar esses símbolos e preservá-los para a posteridade, visto que são marcas profundas na História Nacional ou mesmo mundial