Vous êtes sur la page 1sur 98

0

MAUROMAUROMAUROMAURO ESTEVESESTEVESESTEVESESTEVES

PublicaçãoPublicaçãoPublicaçãoPublicação nononono SCRIBDSCRIBDSCRIBDSCRIBD emememem 28.12.201028.12.201028.12.201028.12.2010

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sinopse dos inventários e testamentos do Cartório da Provedoria de Porto Alegre – 1776 a 1852

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

É com satisfação que disponibilizamos, a inédita e fantástica obra de Emilio d’Artagnan de

Carvalho, que em 1952, pesquisou no Arquivo Público de Porto Alegre - RS, e organizou a sinopse dos inventários e testamentos dos 21 primeiros livros do Cartório da Provedoria de Porto Alegre - RS, abrangendo o período entre 1776 e 1852.

Foram pesquisados 1.250 documentos aproximadamente, dos quais foram extraídos o nome do inventariado, nome dos pais, cônjuges e herdeiros. Parte dos documentos pesquisados não mais existe ou estão extraviados, ou ainda não estão organizados conforme a ordem pesquisada pelo autor, de forma que sua localização no arquivo é difícil ou impossível.

O magnífico trabalho do autor, ora publicada, reveste-se de grande importância como fonte de

pesquisa genealógica resgatada, pois a informação contida na sinopse, é a única que restou em razão do desaparecimento de muitos dos documentos originais.

Constatei pequenos erros de leitura da fonte primária, para os quais fiz a devida correção. O trabalho de recuperação do texto foi elaborado através do escaneamento das páginas datilografadas, que apesar da minuciosa conferencia realizada, eventualmente poderão ser encontradas imprecisões no texto, pelo que, agradeço antecipadamente quaisquer informações que possam contribuir para a melhoria ou complemento do trabalho.

Os verbetes estão organizados pela ordem seqüencial dos Livros e respectivas folhas, de acordo com a lógica utilizada pelo autor, e podem facilmente ser localizados utilizando-se os recursos de pesquisa do SCRIBD.

Por fim, agradeço a prestimosa colaboração do amigo Renato Franzen, que me ajudou a remontar duas páginas que faltam na obra original, bem como a contribuição para identificar nomes que estão ilegíveis no texto original datilografado.

Outros trabalhos publicados no scribd - mesteves23@terra.com.br

Famílias Lagunenses - SC

http://www.scribd.com/doc/14650246/Familias-Lagunenses

2. Inventários de São José do Norte - RS - 1775 a 1860

http://www.scribd.com/doc/14650328/inventarios-de-sao-jose-do-norte-rs-1775-1860

3. Estâncias do Rio Grande do Sul em 1734

http://www.scribd.com/doc/14703704/estancias-do-rio-grande-do-sul-1734

4. Genealogia Paulistana

http://www.scribd.com/doc/42564176/Genealogia-Paulistana

5. Fazendas Povoadas de gado no Rio Grande do Sul em 1741.

http://www.scribd.com/doc/43929298/Fazendas-Povoadas-de-Gado-No-RS-1741

1

Sinopse dos inventários e testamentos do Cartório da Provedoria de Porto Alegre – 1776 a 1852

Emilio d’Artagnan de Carvalho - 1952

LIVRO 1 (1776 - 1800)

BARBARA MARIA DO SACRAMENTO - Faleceu a 31 de maio de 1788. Era natural da ilha Terceira, filha de Manoel Pacheco da Costa e de Anna de Quadros França. Casou com Manoel Francisco de Souza, e quem não deixou filhos. Era irmã de Rita Joanna da Conceição, moradora na ilha de Santa Catharina. (Fl. 1, Liv 1)

FELIX FERNANDES VIEIRA - Faleceu a 13 de agosto de 1778. Era natural da Vila de Povoa de Lanhoso, filho de José Fernandes Vieira e de Luiza dos Reis. Casou com Anna Vieira, de quem não deixou filhos. Era irmão de: Maria, Rosa, Clemência, Manoel Fernandes Vieira, Domingos José dos Reis e Bento Fernandes Vieira, este, em 1757, passou-se para as índias Hespanholas e dele não houve mais noticias. (Fls 6, Liv 1)

JOÂO LOURENCO FRANCO - Faleceu a 11 de novembro de 1778. Era natural da cidade de Angra, filho de Salvador Lourenço e de Herculana do Rosário. Era solteiro e irmão de: Francisco, Maria, Catharina, Isabel e Joanna. (Fls 10v, Liv 1)

FRANCISCO LEITE - Faleceu a 27 de janeiro de 1779. Era natural de Barreira, na Vila da Câmara, freguesia de São Salvador del Rei, filho de Manoel Tavares e de Domingas do Couto, solteiro e irmão de: Manoel Tavares. (Fls 13, Liv 1)

MARIA IGNACIA DO ROSARIO - Faleceu a 28 de janeiro de 1779. Era natural da ilha Terceira, freguesia do São Miguel, filha de Manoel de Souza e de Bárbara da Conceição. Casou em primeiras núpcias com Francisco Martins Pereira e em segundas com Antônio Moreira de Castro e de ambos não ficaram filhos. (Fls 16v, Liv 1)

PASCHOA MARIA DA RESSURREIÇÃO - Faleceu a 13 de fevereiro de 1781. Era natural da ilha do Fayal, filha de Domingos Pinheiro Barreto e de Catharina Rodrigues. Casou com Manoel da Silva Varges, de quem teve 11 filhos: Anna do Espírito Santo, Bernardo da Silva, Joanna do Livramento, Paschoa Maria, Manoel Pinheiro, Antonia da Encarnação, Rita Maria, Quitéria Maria, Narciza da Ressurreição, Domingos da Silva Pinheiro e Francisco da Silva da Assumpção. (Fls 20v, Liv 1)

PEDRO DA SILVA CHAVES - Capitão de Ordenanças - Faleceu a 27 de fevereiro de 1781. Era natural de Lisboa, filho de Antônio Dias e de Maria da Conceição. Casou com Gertrudes de Godoy, natural da Vila de Itu e deixou os seguintes filhos: José, Maria, Pedro, Manoel e Joaquim. Era irmão de: Josefa, Francisco, Ignácio e Manoel. (Fls 24v, Liv 1)

FRANCISCO JOSÉ DA COSTA - Faleceu a 10 de outubro de 1781. Era natural da cidade de Lamego, filho de Manoel da Costa e de Maria Rodrigues. Casou com Bernardina Maria, de quem teve: Clara, Cesárea, Anna e Maria. (Fls 33, Liv 1)

JOSÉ GOMES DE FARIA - Padre - Faleceu a 7de agosto de 1783. Era natural de Pernambuco, filho do Sargento-mór José Gomes de Faria e de Clara do Espírito Santo. (Fls 35, Liv 1)

MANOEL DOS SANTOS NUNES - Faleceu a 14 de janeiro de 1784. Era natural de Lisboa, filho de Jose Nunes e de Theresa de Jesus. Casou com Isabel Rodrigues de Mattos, falecida no Rio de Janeiro e não deixou filhos. (Fls 39v, Liv 1)

JOSÉ DE BRUM DA SILVEIRA - Faleceu a 22 de fevereiro de 1784. Era natural da ilha do Pico, filho de José de Brum da Silveira e de Joanna da Conceição. Casou com Maria Dias da Conceição, filha de Antônio Dias de Oliveira e de Maria de Jesus. Deixou 5 filhos: Jose, Faustino, Victoria, Manoel e Maria. (Fls 42, Liv 1)

DIOGO BARRETO - Faleceu a 13 de janeiro de 1784 Era natural da vila de Vianna, solteiro e filho de pais incógnitos. (Fls 45 Liv 1)

MANOEL DUTRA GULARTE - Faleceu em 12 de outubro de 1783. Era natural da ilha do Fayal, filho de Francisco Gularte da Silveira e de Joanna de Tal. Era solteiro e deixou uma filha natural: Antonia. (Fls 48v Liv 1)

2

MANOEL VELHO DA COSTA - Faleceu a 30 de dezembro de 1786. Era natural da freguesia de São Salvador de Covas, filho de Domingos Velho Barreto e de Justa Gonçalves da Gosta. Solteiro. (Fls 51v Liv 1)

FRANCISCO JOSÉ DE CARVALHO - Faleceu a 29 de maio de 1787. Era natural do Rio de Janeiro, filho de

Antônio José da Costa e de Anna Maria dos Santos. Casou-se com Mathilde de Jesus Portella, de quem deixou

um filho. (Fls 54v Liv 1)

DOMINGOS ANTÔNIO PEREIRA - Faleceu a 26 de dezembro de 1787. Era natural da freguesia de Barbeita, filho de Manoel Dias Santiago e de Domingas Rodrigues. Solteiro. (Fls 57. Liv 1)

ANTÔNIO DE SOUZA DE OLIVEIRA - Tenente. Faleceu a 25 de setembro de 1786. Era natural da Praça da Colônia, filho de Antônio de Souza Fernando e de Apolônia de Oliveira. Solteiro. (Fls 60. Liv 1)

ANTÔNIO ANTUNES LOBO - Faleceu a 16 de dezembro de 1788. Era natural da freguesia de São Martinho de Guimarães, filho de Domingos Antunes Guimarães e de Maria Rosa de Barros. Solteiro. (Fls 65v Liv 1)

MANOEL FRANCISCO DE BASTOS - Faleceu a 3 de janeiro de 1783. Era natural da vila de Ovar, filho de Gabriel de Bastos e de Maria Francisca. Casou com Theresa Maria de Jesus, de quem teve 3 filhos: Manoel, João (padre) e Anna, casada no Porto, com Antônio Moreira. (Fls 68. Liv 1)

JOÃO DA COSTA SEVERINO - Sargento-mór. Faleceu a 19 de outubro de 1789. Era natural da freguesia de Santa Eulália, filho natural de Maria Barbosa de Lima. Teve, de Eusebia Pires, uma filha natural: Theresa Severina de Jesus, casada com João Rodrigues de Amorim. (Fls 72. Liv 1)

MARGARIDA GARCIA PEREIRA - Faleceu a 29 de agosto de 1790. Era natural da vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna, filha de João Baptista Garcia e de Martha Pereira. Casou com José Correia de Oliveira, de quem teve 2 filhos: Theodosia Maria de Oliveira, casada com João Carvalho da Motta e Francisco Borges de Oliveira. (Fls 75. Liv 1)

ANTÔNIO IGNACIO RODRIGUES CORDOVA e s/m JOSEPHA JOAQUINA DA CUNHA - Ele faleceu a 21 de abril de 1791. Era natural de Larcão, filho de José Rodrigues Cordova e de Luzia Pires e ela da vila de São

Pedro do Rio Grande, filha de José Luiz da Cunha e de Theresa Ignácia de Jesus. Não tiveram filhos. (Fls 78.

Liv 1)

BOAVENTURA PIMENTEL - Faleceu a 10 de fevereiro de 1792. Era natural da ilha Graciosa, filho de Manoel de Mendonça e de Antonia Pereira. Casou com Theresa Maria de quem teve 5filhos: Antônio, Manoel, José, Ignácia e Esperança. (Fls 82v Liv 1)

MARIA JOSEFA DOS SANTOS - Faleceu a 25 de novembro de 1792. Era natural da cidade de Lisboa, filha de pais incógnitos, viúva e não deixou filhos. (Fls 85. Liv 1)

JOÃO CARDOSO SARAIVA - Faleceu a 7 de abril de 1793. Era natural de Viamão. Casou com Paula de Jesus,de quem não deixou filhos. (Fls 88v Liv 1)

JOSÉ RODRIGUES DA COSTA - Faleceu a 7 de agosto de 1793. Casou com Anna de Ávila, de quem teve 7 filhos: Antônio, Alexandre, Genoveva, Daniel, Anna, Cecília, e Maria. (Fls 92v Liv 1)

FRANCISCO CORREIA PINTO - Capitão - Faleceu a 13 de dezembro de 1793. Era natural da freguesia de Santa Magdalena de Famelicão, filho de Bento Corrêa Pinto e de Maria Francisca. Solteiro. (Fls 94v Liv 1)

CAETANO DE SOUZA NUNES - Faleceu a 29 de dezembro de 1793. Era natural da ilha de São Jorge, filho de João Leal e de Maria Nunes. Casou com Paula Maria, de quem teve 4 filhos: João de Souza Cardoso, José de Souza Nascente, Maria da Trindade, casada com Antônio de Moraes e Genoveva de Jesus, casada com Antônio de Souza Escouto. (Fls 101v Liv 1)

LUIZ FERREIRA VELHO - Faleceu a 11 de abril de 1794. Era natural de Viamão. Casou com Francisca Maria, de quem teve 6 filhos: Anna Felícia, casada com José de Aguiar Laranjo, Perpetua Rosa, casada com Antônio Gomes, Ignácia Felícia, casada com Manoel de Souza Feijó, Maria Joaquina, casada com Antônio Francisco,

3

Sebastiana Dorothéa, casada com Manoel Pacheco e Luiz Ferreira da Fonseca (ou Assumpção) casado com Balbina Luiza. (Fls 104v Liv 1)

ANTONIO SIMEÃO ESPINDOLA - Faleceu a 27 de março de 1795. Era natural da ilha da Madeira, filho de João Luiz de Miranda e de Francisca Celeste e Vasconcellos. Casou com Maria Leocádia da Conceição, de quem não teve filhos. (Fls 107. Liv 1)

ANTONIO DOMINGUES BOEIRA - Faleceu a 6 de maio de 1795. Era filho de Manoel Domingues Boeira e de

Isabel Ignácia. Casou com Anna Joaquina da Conceição, de quem teve 2 filhos; Antônio e Theodora. (Fls 107.

Liv 1)

ANTONIO FRANCISCO DA CRUZ - Faleceu a 27 de junho de 1795. Casou na cidade da Bahia com Helena

Maria da Silva, filha de Maurício da Silva S

Angélica de Tal, 2 filhas naturais: Maria e Vicência. (Fls 113. Liv 1)

(?) e de Alexandra Maria Ribeiro, de quem teve: Anna. Deixou, de

MANOEL ANTÔNIO ARAÚJO - Faleceu a 7 de junho de 1795. Era natural da vila de Vianna, filho de Clemente

da Rocha Pinto e de Maria Pereira de Araújo. Casou em primeiras núpcias com Rosa Maria Theresa de quem

teve 5 filhos: entre os quais - Theresa. Casou pela 2 ª vez com Maria Antonia de Barros e desta não houve filhos.

(Fls 117v Liv 1)

MANOEL PIRES - Faleceu a 17 de maio de 1795. Era natural de Santo André, Braga, solteiro e filho de Manoel Pires e de Maria Pires. (Fls 119v Liv 1)

MANOEL DE ASSUMPÇÃO - Faleceu a 13 de julho de 1795. Era natural de São Domingos de P

filho de Vicente de Assumpção e de Maria da Conceição e irmão de: Polycarpa Maria, (Fls 121v Liv 1)

(?) solteiro,

THOMÉ CARDOSO - Faleceu a 16 de setembro de 1795. Era natural da ilha Terceira, filho de Manoel Pereira e

de Mariana da Conceição. Casou com Margarida de Jesus, de quem teve: Mariana Perpetua, casada com João

da Costa Leite. (Fls 125. Liv 1)

MANOEL CARVALHO DE OLIVEIRA - Faleceu a 23 de novembro de 1795. Era natural da freguesia de São Thomé de Valão, filho de José Carvalho de Oliveira e de Maria da Silva. Casou com Catharina Rodrigues Xavier Prates, de quem teve: José. (Fls 127v Liv 1)

DEZIDERIO ANTONIO DE OLIVEIRA PINTO - Faleceu a 22 de fevereiro de 1795. Casou com Aurélia Pereira Pinto, de quem teve 3 filhos: Maria, Joaquina e Claudiana. Era filho de Antônio José Pinto. (Fls 150. Liv 1)

ANTONIO PEREIRA FONTES - Faleceu a 13 de dezembro de 1795. Era natural da freguesia de São Matheus,

da ilha do Pico, solteiro era filho de Thomé Garcia Fontes e de Catharina da Conceição. (Fls 135v Liv 1)

ANTONIO DA TERRA - Faleceu a 30 de dezembro de 1795. Era natural da freguesia de NS da Ajuda, da ilha do Fayal, filho de André de Tal e de Maria da Terra. Casou com Catharina Josefa da Conceição, de quem teve 11 filhos: José, Jacintho, Manoel, Angélica, Joaquim. Antônio, Francisco, Maurício, Anna, Angélica e Escolástica. (Fls 138v Liv 1)

JACINTHO TEIXEIRA BOTELHO - Faleceu a 28 de novembro de 1795. Era órfão de pais, solteiro e natural de São Paulo, onde tinha 2 irmãos: Maria e Vicente. (Fls 143v Liv 1)

LUIZ DA SILVA SANTOS - Faleceu a 13 de janeiro de 1797. Era natural do Termo da Feira, Porto, filho de Fernando da Silva e de Joanna Ferreira. Casou com Maria Magdalena, filha de André Cordeiro e de Maria Jacintha da Ressurreição. Não deixou filhos. (Fls 149, Liv 1)

ANTÔNIO SIMÕES TEIXEIRA - Faleceu a 22 de dezembro de 1797. Era natural da ilha de São Jorge, filho de Manoel da Cunha e de Paula Maria. Casou em primeiras núpcias com Bárbara Maria, de quem não deixou filhos; casou pela 2 ª vez com Rosa Margarida, de quem teve 8 filhos, dos quais estavam vivos 2: José Antônio e Josefa Maria; casou pela 3 ª vez com Jacintha Maria de Jesus e desta teve 4 filhos: José, Angélica, casada com José Raymundo da Cunha, Manoel e Antônio. (Fls 152. Liv 1)

4

FRANCISCO LOPES DOS SANTOS - Capitão. Faleceu a 17 de abril de 1798. Era natural da Praça da Nova Colônia do Sacramento, filho de Pedro Lopes de Mattos e de Maria Gonçalves. Casou com Quitaria Pereira do Nascimento, natural da vila do Rio Grande de São Pedro, filha de Francisco Gonçalves Retorta e de Anna Pereira de Souza. Não deixou filhos. (Fls 157. Liv 1)

BERNARDO CARVALHO BUENO - Faleceu a 10 de junho de 1798. Era natural da vila de Curitiba, filho de João Carvalho de Assumpção e de Maria Bueno da Rocha. Casou com Cypriana Maria Valença, de quem deixou uma filha: Maria. (Fls 159v Liv 1)

JOSÉ DE ARAÚJO BESSA - Faleceu a 8 de junho de 1798. Era natural de Freamunde, Vila Real, filho de João Ferreira de Araújo e de Joanna de Bessa. Solteiro. (Fls 163. Liv 1)

MARIANA PEREIRA DA SILVA - Faleceu a 21 de fevereiro de 1799. Era natural da cidade de Angra, filha de José Pereira Garcia e de Rosa Pereira da Silva. Casou com o Capitão Antônio Teixeira da Cunha e não deixou filhos. (Fls 165v Liv 1)

AMARO MACHADO. Faleceu a 22 de outubro de 1790. Era natural da ilha Terceira, filho de Lourenço Fernandes e de Águeda Machado. Casou com Isabel Felícia, de quem não deixou filhos. (Fls 168v Liv 1)

JOSÉ LUIZ DE OLIVEIRA BRAGA - Faleceu a 10 de setembro de 1790. Era natural da cidade da Bahia, filho de Euzébio de Oliveira Braga e de Custodia do Nascimento. Solteiro. (Fls 171v Liv 1)

JOSÉ DE CASTRO RAMALHO - Padre - Faleceu a 15 de dezembro de 1798 Era natural da cidade de Miranda, filho de Amaro de Castro e de Mariana de Araújo. (Fls 175. Liv 1)

NICOLAU DE BRUM - Faleceu a 24 de janeiro de 1800. Casou com Joaquina Rosa, de quem teve 12 filhos:

Joanna, João, José, Lino, Francisco, Damazio, Antônio, Rosa, Anna, Jacintha, Francisca e Maria. (Fls 180 Liv 1)

LIVRO 2 (1781-1792)

JOSÉ RABELLO NOVAES - Faleceu a 4 de março de 1781. Era natural da cidade de Ponta Delgada, filho de João Babel Cabreiras e de Maria de Paiva. Era solteiro e irmão de: Antônio Rabello e Manoel de Rezende Cabreiras. (Fls 2. Liv 2)

JOÃO JOSÉ ALVES - Faleceu a 12 de maio de 1782. Era natural da freguesia de São Thomé, bispado de Braga, filho de Paulo Gonçalves e de Maria Alves. Deixou os seguintes irmãos: Domingos José Alves, padre, Francisco, Maria Theresa e Anna Maria. (Fls 5v Liv 2)

ANTÔNIO LOPES DE CAMARGO - Faleceu em 3 de agosto de 1782. Era natural da Vila de Parnahyba, São Paulo, filho de Antônio Lopes de Camargo e de Joanna de Borba e Siqueira e irmão de: Manoel Rodrigues. Deixou 2 filhos naturais: Florinda e Antônio. (Fls 9v Liv 2)

MANOEL FERNANDES DE CASTRO - Faleceu a 20 de agosto de 1782. Era natural da Vila de Santa Catharina, filho de Mathias Fernandes de Castro e de Joanna Maria de Jesus e irmão de Maria Joaquina da Conceição. Casou com Quitéria Marques e não deixou filhos. (Fls 12v Liv 2)

MANOEL DA SILVA GUIMARÃES - Faleceu a 13 de fevereiro de 1785. Era natural da freguesia de São Salvador de Monte Cordova, filho de Diogo da Silva e de Maria Francisca. Casou com Genoveva Viegas de Magalhães, primeiras núpcias, de quem teve: Anna Maria Viegas; casou pela 2 a vez com Delfina de Jesus e desta teve 4 filhos: Maria, José, Manoel e João. (Fls 16. Liv 2)

MANOEL DOS SANTOS LISBOA - Faleceu a 31 de outubro de 1783. Era natural da freguesia de Santa Justa, da Corte e Cidade de Lisboa, filho de Domingos Rodrigues Lisboa e de Maria da Encarnação. Casou com Vicência Theresa de Jesus, de quem não teve filhos. (Fls 24 Liv 2)

JOAQUIM JOSÉ VIEIRA - Faleceu a 2 de outubro de 1784. Era natural da freguesia de São Marthinho da Vila de Cintra, filho de Francisco José Vieira e de Isabel Francisca de Jesus. Solteiro. (Fls 24. Liv 2)

5

JOSÉ ANTÔNIO DE MESQUITA - Padre - Faleceu a 2 de agosto de 1785. Era natural de Vinda, bispado de Miranda e irmão de: Antônio Manoel de Mesquita Pimentel e de Bernardo de Mesquita Pimentel. (Fls 29v Liv 2)

MANOEL IGNACIO - Faleceu a 25 de agosto de 1785. Era natural da ilha de São Jorge, freguesia do Norte Pequeno, filho de Salvador da Cunha e de Luzia de Souza. Casou com Maria Machado da Silva, filha de João Machado Ferreira e de Maria da Silva. Teve 2 filhos: Manoel e Lázaro. (Fls 35. Liv 2)

MARIA DO REGO DE SIQUEIRA - Faleceu a 13 de abril de 1786. Era natural da Vila de Itú, São Paulo, filha de Pedro Mello de Souza e de Maria de Arruda Siqueira. Casou com José de Campos Banderburg, de quem não deixou filhos. (Fls 39. Liv 2)

JOSÉ CORREA DE AMORIM - Faleceu em 3 de junho de 1787. Era natural de Vila Real, Portugal. Casou com Antonia Maria, de quem não deixou filhos. (Fls 43v Liv 2)

JOSÉ DA SILVA BALDAIO - Faleceu a 30 de outubro de 1787. Era natural da Praça da Colônia do Sacramento, filho de João Pinto Baldaio e de Clara de Macedo. Casou com Damazia Joaquina de Assumpção, de quem não deixou filhos. (Fls 47. Liv 2)

IGNACIA MARIA DE JESUS - Faleceu a 3 de novembro de 1788. Era natural da Praça da Colônia do Sacramento, filha de José Teixeira de Mattos e de Joanna da Costa. Casou com Joaquim Pedro da Silva, de quem não deixou filhos. (Fls 49. Liv 2)

FRANCISCO RODRIGUES VIANNA - Faleceu a 18 de fevereiro de 1789. Era natural da freguesia de São Pedro de Formaris, conselho de Coura, solteiro e filho de Manoel Pereira e de Antonia Rodrigues. (Fls 54v Liv 2)

MANOEL ANTONIO DA SILVEIRA - Faleceu a 29 de abril de 1789. Era irmão de: Vicente e de Theresa e sobrinho de: Miguel Pereira. (Fls 58v Liv 2)

JOSÉ SILVEIRA ÁVILA - Faleceu a 29 de agosto de 1790. Era natural da ilha de São Jorge, filho de João Silveira Ávila e de Maria de Lima. Casou com Maria Baptista, de quem teve 7 filhos (Fls 61v Liv 2)

LEONARDA MARIA - Faleceu a 30 de agosto de 1790. Era natural da freguesia de São Pedro, da ilha do Fayal filha de José Furtado de Mendonça e de Maria Michaela. Casou em primeiras núpcias com Manoel José Tavares e em segundas com Alexandre Álvares e de ambos não deixou filhos. (Fls 64. Liv 2)

AMARO MACHADO (DE TOLEDO) - Faleceu a 22 de outubro de 1790. Era natural da ilha Terceira, filho de Lourenço Fernandes e de Agueda Machado. Casou com Isabel Felícia, de quem não teve filhos. (Fls 67. Liv 2)

MANOEL ANTÔNIO DE BITTENCOURT - Faleceu era 29 de Junho de 1789. Era natural da ilha Graciosa, filho de Manoel Pereira de Bittencourt e de Catharina de Espíndola de Bittencourt. Casou com Maria de Bittencourt, de quem teve 9 filhos, sendo que 3 faleceram: Helena, Isabel, Anna, Francisca, Manoel e Francisco. (Fls 70v Liv

2)

JOSÉ CAETANO TAVARES - Faleceu a 18 de dezembro de 1790. Era natural da ilha de são Miguel, filho de José da Silva e de Marta Tavares de Brum. Casou com Joanna Rosa de Viterbo, filha de Manoel Affonso da Rosa e de Mariana de Lemos. Não deixou filhos. (Fls 74v Liv 2)

QUITÉRIA MARQUES - Faleceu a 24 de abril de 1791. Era natural da freguesia de São Mamede de Valongo, filha de Nicolau de Souza (Fernando) e de Anna Marques. Casou com Antônio Simões e por falecimento deste com Manoel Fernandes de Castro. Deste não teve filhos e do primeiro os seguintes: Bernardo, Anna, Theodosia, Luiz, Manoel, Escolástica, Feliciano, Joaquina e Maria. (Fls 78. Liv 2)

FRANCISCO THOMAZ DE MEDEIROS - Faleceu a 26 de abril de 1791. Era natural da Ilha do Fayal, filho de Manoel Gularte da Costa, e de Theresa de Medeiros Thomazia. Casou no Rio de Janeiro com Dorothea Rosa de Jesus, de quem não deixou filhos. (Fls 80v Liv 2)

SILVESTRE MACHADO TEIXEIRA - Padre - Faleceu a 7 de julho de 1791. Era natural da freguesia de Santa Luzia, da cidade de Angra, filho de João Machado Vieira e de Maria da Conceição. Teve 6 irmãos: João,

6

casado, faleceu em Minas Gerais, Domingos, Manoel, Maria, Bárbara e Antônio, que há 25 anos se ausentou para Castella. (Fls 84, Liv 2)

ANTÔNIO CAETANO DA SILVA - Faleceu a 23 de julho de 1791. Era natural da ilha Terceira, cidade de Angra, solteiro e filho de Antônio Furtado da Silva e de Clara Rodrigues. (Fls 91v Liv 2)

ANTONIO DE MOURA - Faleceu a 2 de agosto de 1791. Era natural do conselho de Bayão, filho de Manoel de Moura e de Maria Vieira. (Fls 94. Liv 2)

MANOEL FERNANDES DAS NEVES - Faleceu a 9 de agosto de 1791. Era natural da ilha de São Jorge, filho de Lourenço Vaz e de Luzia das Neves. Era solteiro e tinha 2 irmãs: Josefa Maria, casada, e Maria, também casada e moradora na Enseada do Brito, em Santa Catharina. (Fls 96v Liv 2)

FRANCISCO FREIRE DE AMORIM - Faleceu a 4 de outubro de 1791. Era natural da cidade do Porto filho de João Alves e de Joanna da Costa. Casou em Pernambuco com Martha de Miranda, de quem teve 2 filhos:

Antônio e Francisca. (Fls 99. Liv 2)

MANOEL BENTO DA ROCHA - Capitão Mor do Continente do Rio Grande. Faleceu a 22 de dezembro de 1791. Era natural da freguesia de São Bento da Várzea, Braga, filho natural de Ângela Leite, a qual casou depois com Pedro Alonso. Casou com Isabel Francisca da Silveira, de quem não teve filhos. (Fls 102v Liv 2)

JOSÉ DA SILVA LEAL LEME - Padre - Faleceu a 30 de março de 1792. Era natural da Vila de Itú, São Paulo, filho do Capitão Pedro da Silva Chaves e de Gertrudes de Godoy Leme. (Fls 106. Liv 2)

ANTONIO PEREIRA VIEIRA - Faleceu a 23 de abril de 1792, e s/m MARIA DA CONCEIÇÃO. Eram naturais da ilha de São Jorge, ele, filho de Manoel Pereira Vieira e de Isabel Pereira e ela filha bastarda de João Teixeira Machado e de Catharina Pereira – vide Presença Açoriana p. 183. Não deixaram filhos. (Fls 110. Liv 2)

JOÃO JOSÉ FERREIRA - Faleceu a 3 de agosto de 1792. Era natural da freguesia de Santo André do Mosteiro, solteiro, filho de Manoel Jose Ferreira e de Catharina Maria Ângela. (Fls 114v Liv 2)

ANTONIO GARCIA DO AMARAL - Faleceu a 22 de agosto de 1792. Era natural da ilha do Fayal, filho de Antônio Garcia do Amaral e de Margarida Rosa dos Santos. Casou com Agueda Rosa, de quem não deixou filhos. (Fls 117v Liv 2)

MANOEL JOSÉ DA COSTA - Faleceu a 14 de agosto de 1792. Era natural da Vila da Feira, Porto, solteiro, filho de Antônio da Costa e do Dorothéa Álvares. (Fls 120v Liv 2)

LIVRO 3 (1792-1799)

CLÁUDIO RODRIGUES DA SILVA - Faleceu a 28 de junho de 1793. Era natural da cidade do Rio de Janeiro, filho de Damazia da Silva (parda) e de pai incógnito. Casou com Vicência Antonia de Oliveira (parda) de quem teve: Maria. (Fl. 1 Liv 3)

FRANCISCO DE SOUZA DE OLIVEIRA - Faleceu a 3 de outubro de 1792. Era natural da Praça da Colônia do Sacramento. Casou com Rosa Maria Seria, de quem teve: Francisca, casada com Francisco Baptista Anjo e Manoel. (Fls 6. Liv 3)

MARIA DA LUZ - Faleceu a 4 de agosto de 1793. Era natural da Vila da Laguna, filha de Diogo da Fonseca Martins e de Anna da Guerra. Casou com o Tenente João Fernandes Moreira, natural da freguesia de São Vicente Ferrer Bragança, filho de João Fernandes e de Joanna Gonçalves. Não deixou filhos. (Fls 10v Liv 3)

MANOEL RIBEIRO DA CUNHA - Faleceu em 19 de agosto de 1793. Era natural da freguesia de Santa Eulália de Barrozas, Guimarães, filho de Domingos Ribeiro da Cunha e de Josefa Pacheco. Casou com Christína Meirelles, de quem teve os seguintes filhos: Ciria Clara, João, Domingos, Manoel, Antonia, Jeronymo, Pedro, Trigentino, gêmeo com Laurentino, e Francisco. (Fls 12v, Liv 3)

HYPOLITO DIAS DE SOUZA - Faleceu a 12 de agosto de 1793. Era natural da Vila da Laguna, solteiro, filho de R&aiáo Dias e de Custodia Lopes Pereira. (Fls 15. Liv 3)

7

JOSÉ MACHADO DA SILVA - Faleceu a 3 de outubro de 1793. Era natural da freguesia de NS do Monte Serrate, de Cutia, bispado de São Paulo, filho de Felix Machado de Oliveira e de Maria Antonia da Silva. Casou com Theresa Maria de Jesus, de quem teve 8 filhos: Dionysio, Manoel, Jose, Antônio, Francisco, Fabiana, Joanna e Maria. (Fls 13v Liv 3)

ANTONIO FERREIRA DA SILVA - Capitão - Faleceu a 29 de outubro de 1793. Era natural da freguesia de Santiago de Milheiros, Porto, filho de Manoel Antônio da Silva e de Domingas Antonia da Silva. Casou com Maria Antonia do Rosário, de quem não deixou filhos. (Fls 20. Liv 3)

ANTONIO JOSÉ MACHADO PEREIRA - Faleceu a 17 de dezembro de 1793. Era natural da cidade do Porto, filho de Antônio Ferreira Machado e de Anastácia Maria de Paiva. Casou com Rita Soares de Jesus, de quem não teve filhos. (Fls 24. Liv 3)

ANTONIO VIEIRA DA SILVA - Padre - Faleceu a 27 de fevereiro de 1792. Era natural da freguesia de Santa

Marinha de Real, Porto, filho de Manoel Gonçalves e de Josefa Vieira da Silva. Tinha um irmão: Caetano Vieira

da Silva, casado com Maria de Azevedo Moreira. (Fls 28. Liv 3)

THOMÉ CARDOSO DE MENDONÇA - Faleceu a 26 de dezembro de 1793. Era natural da freguesia de Santa Bárbara, ilha do Pico, filho de João Furtado de Mendonça e de Maria Vieira. Casou em primeiras núpcias com Maria do Rosário, de quem teve 2 filhos: Paschoal de Souza e Joanna Maria, casada, e que deixou 3 filhos:

Luiza, Anna e Ignácio. Casou pela 2 a vez com Isabel Maria da Conceição e desta teve: Anna Maria do Nascimento. (Fls 31 Liv 3)

HELENA LEOCADIA JOAQUINA - Faleceu a 26 de julho de 1795. Era natural de Santiago de Cacem, Évora. Casou com Miguel José de Lara, de quem não deixou filhos. Tinha uma irmã em Lisboa: Felícia. (Fls 34. Liv 3)

MANOEL ANTONIO DE CASTRO - Faleceu a 25 de setembro de 1795. Era natural da freguesia de Souza, Porto, filho de Manoel Antonio e de Custodia dos Santos. Casou com Catharina Eugenia da Costa Prates, de quem teve: Sidalia. (Fls 34 Liv 3)

MARIANA JACINTHA DA RESSURREIÇÃO - Faleceu a 21 de Dezembro de 1795. Era natural da ilha do Fayal, filha de José dos Santos e de Isabel do Espírito Santo. Era solteira e tinha 5 irmãos: João, José, Antônio, Anna e Quitéria. (Fls 40. Liv 3)

FRANCISCO ANTÔNIO FRANCO - Faleceu a 6 de fevereiro de 1796. Era natural da cidade de Lisboa, filho de Antônio Francisco e de Antonia Joaquina. Casou na vila de Aracaty, Pernambuco, com Ângela Ribeiro, filha do Capitão José Ribeiro Freire e de Bernarda Ribeiro do Vale. Teve 3 filhos: David Franco, José Franco e Antônio. (Fls 42v Liv 3)

JOAQUIM MANOEL DA TRINDADE - Faleceu a 22 de fevereiro de 1796. Era natural da vila do Rio Grande, filho

de Lucas

Lima, de quem teve 5 filhos: Manoel, Francisco, Anna, Alexandrino e Antônio e pela 2ª vez casou com Maria da Conceição Araújo, viúva do Alferes Manoel de Abreu, da qual teve: Ricardo. (Fls 45v Liv 3)

da Costa e de Joanna Maria da Purificação. Casou em primeiras núpcias com Ignácia Maria de

JOÃO RIBEIRO DOS SANTOS - Faleceu a 25 de abril de 1796. Era natural da vila de Espozende, Braga, viúvo, filho de João dos Santos e de Maria Ribeiro e não deixou filhos. (Fls 49v Liv 3)

SALVADOR FERREIRA DE ALMEIDA - Faleceu a 15 de maio de 1796. Era natural da vila de São Francisco das Chagas, de Taubaté, São Paulo, filho de Carlos Moreira de Castilhos e de Quitéria Loureiro de Jesus. Casou com Anna Joaquina de Azevedo, filia de Antônio Francisco de Azevedo e de Anna Jeronyma. Teve 9 filhos: Leonardo, Antônio, Carlos, Demetrio, José, Delfina, Maria, Albina e Joaquina. (Fls 51. Liv 3)

MIGUEL DE VARGAS LEAL - Faleceu a 12 de junho de 1796. Era natural da ilha do Fayal, filho de José de Vargas Leal e de Catharina Corrêa. Casou-se com Felícia Rosa de Jesus, de quem não deixou filhos. (Fls 55.

Liv 3)

JOSEFA MARIA DA CONCEIÇÃO - Faleceu a 22 de janeiro de 1796. Era natural da Costa da Mina, preta forra e deixou um filho: Luciano. (Fls 57. Liv 3)

8

MIGUEL GESTEIRA PASSOS - Faleceu a 29 de março de 1797. Era natural da freguesia de São Pedro de Tanoio, Galicia, solteiro, filho de Estevão Vidal e de Escolástica Quitéria. (Fls 60v Liv 3)

JOSÉ ANTÔNIO DA SILVA - Faleceu a 3 de abril de 1797. Era natural da vila do Rio Grande, filho de José Antônio da Silveira e de Maria Ignácia de Jesus. Casou com Theodora Maria do Nascimento, de quem teve 2 filhos que faleceram. (Fls 63v Liv 3)

ROSA MARIA - Faleceu a 26 de junho de 1797. Era preta forra, natural da Guiné e casou com Joaquim de Tal, de quem teve 2 filhos: João e Maria. (Fls 65v Liv 3)

ANTÔNIO PINTO DE OLIVEIRA - Faleceu a 7 de agosto de 1797. Era natural da freguesia de Santo Estevão de Geão, Porto, filho de Manoel Francisco Monteiro e de Francisca Theresa Corrêa. Era solteiro, mas deixou 2 filhos naturais: José dos Santos, havido da crioula Joanna Maria da Conceição e Antônio de Oliveira, de Rita Maria da Conceição. (Fls 67v Liv 3)

ANNA MARIA DE JESUS - Faleceu a 14 de outubro de 1796. Era filha adulterina de Catharina da Silva casada que foi com Manoel Caetano, dos povos guaranys. Casou com Miguel Antônio, natural do Paraguay, de quem teve uma filha que morreu ao nascer. (Fls 71. Liv 3)

JOÃO RODRIGUES CHAVES - Faleceu a 28 de agosto de 1797. Era natural de Santa Maria Magdalena filho de Paschoal da Varge e de Maria Gonçalves. Casou com Luiza Maria de Oliveira, de quem não deixou filhos. Era irmão de: Maria, Bertholdo e Domingos Gonçalves. (Fls 73v Liv 3)

MARIA GOMES FERREIRA - Faleceu a 14 de agosto de 1797. Era natural da Praça da Colônia do Sacramento, filha de José Gomes Penha e de Theresa Ferreira. Casou com Mathias Francisco Tibaú, de quem teve 3 filhos:

Maria Theresa, Juliana Francisca e Manoel Francisco. Casou pela 2 a vez, na Vila ao Rio Grande, com Manoel da Cunha e Souza e deste teve 3 filhos: Alexandre Manoel, Escolástica Maria e Gregório Manoel. (Fls 75v Liv 3)

FRANCISCA QUITERIA DE MENESES - Faleceu a 22 de setembro de 1797. Era natural da ilha de Santa Maria, freguesia de São Pedro, filha de Antônio Soares de Menezes e de Bárbara da Encarnação. Casou com Manoel de Medeiros e Mello, de quem teve 7 filhos: Escolástica, José, Francisco, Manoel Maria, Joaquim e Rosalia. (Fls 78. Liv 3)

JOSÉ THOMAZ DE LIMA - Faleceu a 22 de junho de 1798. Era natural do Quartel de Rio Pardo, filho do Capitão Domingos Thomaz de Lima e de Francisca Josepha da Maia. Casou com Isabel Helena de Sampaio, de quem teve: José e Eleutheria. (Fls 80v, Liv 3)

JOÃO PEREIRA CHAVES - Faleceu a 20 de novembro de 1797. Era natural da freguesia de Santa Maria do Salto, Braga, filho de Gervasio Pereira e de Maria Alves Barroso. Casou com Gertrudes de Lima, de quem teve:

João Alves. Casou pela 2 a vez com Laureana Joaquina Pereira, viúva de Manoel de Barros Pereira. Desta ultima teve: Gertrudes, Anna e Isabel (Fls 83. Liv 3)

ANASTASIO DA FONSECA QUINTANILHA - Faleceu a 30 de agosto de 1798. Era natural da cidade do Rio de Janeiro, filho de Ignácio da Fonseca Oliveira e de Ignácia de Torres Quintanilha. Era Solteiro e irmão de: Bruno Antônio. (Fls 85v Liv 3)

FRANCISCO MACHADO EVANGELHO - Faleceu a 18 de julho de 1798. Era natural da cidade de Ponta Delgada, solteiro e filho de Bento Martins Evangelho e de Margarida de Jesus. (Fls 87v Liv 3)

JOÃO MARTINS DE CERQUEIRA - Faleceu a 3 de setembro de 1798. Era natural da freguesia de Santa Maria de Marins (?) Braga, solteiro, filho de Pedro Martins e de Maria Antonia. (Fls 90. Liv 3)

MANOEL CORRÊA DA FONSECA - Faleceu a 20 de julho de 1798. Era natural da Vila de Paranaguá, filho de Francisco Corrêa e de Leonor Soares. Casou por duas vezes e teve 6 filhos, dos quais só existia um por nome Antônio. Sua ultima mulher chamava-se Francisca Rosa Joaquina. (Fls 94. Liv 3)

ANTÔNIO DE MORAES - Faleceu a 24 de outubro de 1798. Era natural da ilha de Santa Maria, filho de Manoel de Moraes e de Margarida de Souza. Casou com Maria da Trindade, de quem teve 13 filhos: João Antônio de

9

Moraes, José Antônio de Moraes, Francisco de Moraes, Pedro, Antônio, Gabriel, Joaquim, Salvador, Bento, Perpetua, Maria, Rosa e Innocencia. (Fls 95v Liv 3)

CATHARINA FERREIRA - Faleceu a 20 de julho de 1798. Era natural da Vila de Lages, da ilha do Pico, filha do Capitão Manoel d'Ávila e de Catharina Francisca. Casou com Martinho Gonçalves, de quem não deixou filhos. (Fls 99. Liv 3)

ANDRÉ MACHADO SOARES - Faleceu a 3 de janeiro de 1798. Era natural da ilha de São Jorge, filho de Amaro Soares de Oliveira e de Maria Quadros da Veiga. Casou em primeiras núpcias com Theresa de Jesus, de quem teve 2 filhos: Manoel Ignácio Soares, casado com Antonia de Jesus e Josefina Xavier Soares casada que foi com Joaquim Pereira Garcia, de quem teve: João. Casou pela 2 a vez com Vicência Eufrazia da Silveira, viúva de Nicacio Antunes Pinto, e desta ultima não houve filhos. (Fls 100. Liv 3)

LUIZ DA SILVA - Faleceu a 27 de dezembro de 1798. Era natural de Massinhata, Aveiro, filho de Luiz da Silva e de Maria Joanna. Era solteiro e tinha um irmão: Bento da Silva. (Fls 103. Liv 3)

ANNA GARRETA DE MOURA - Faleceu a 18 de abril de 1799. Era natural da cidade de Valencia, Hespanha, filha de Bernardo Garrete e de Ângela Maria, espanhóis. Solteira. (Fls 106 Liv 3)

ANTONIO MARQUES DE ANDRADE - Faleceu a 15 de junho de 1799. Era natural da freguesia de NS das Neves de Rebordelo, filho de Innocencio Marques e de Maria de Andrade. Solteiro. (Fls 113v Liv 3)

JOÃO BERNARDO DA SILVA - Faleceu a 17 de junho de 1799. Era natural da freguesia de São Romão, Porto, filho de Custodio José Soares da Silva e de Clara Maria de Souza. Casou com Jeronyma Joaquina, de quem teve 2 filhes: João e Joanna. (Fls 117. Liv 3)

ANNA MARIA DE JESUS - Faleceu a 27 de julho de 1799. Era natural da ilha de São Jorge, filha de Pedro de Souza e de Isabel Teixeira Maciel. Casou em primeiras núpcias, na Vila da Laguna, com Paulo Machado, de quem teve os filhos: João Machado, Antônio de Souza e Apollinario. Casou pela 2 a vez com Antônio de Ávila Machado e deste teve 2 filhos: Maria, casada com João Gonçalves e José de Ávila, casado com Francisca de tal. (Fls 120v Liv 3)

MARIA ROSA GOMES - Faleceu a 27 de agosto de 1799. Era natural da Vila do Rio Grande de São Pedro, filha de Manoel Gomes e de Clara Damazia Soares. Casou com Manoel Antônio de Ávila, de quem não deixou filhos. (Fls 124v Liv 3)

CUSTODIO FERREIRA DE OLIVEIRA GUIMARÃES - Capitão - Faleceu a 13 de setembro de 1797. Era natural da Vila de Guimarães, filho de Domingos Francisco de Oliveira e de Isabel Ferreira. Casou com Dezideria Maria Bandeira, de quem teve 3 filhos: Leonor, casada com o Capitão Manoel Alves Guimarães, Constância casada com o Tenente Joaquim Anacleto de Azevedo e Dezideria, casada com o Capitão João José de Azevedo e Souza. Deixou também 3 filhos naturais: Basilio e João, filhos de Vicência de tal e Emerenciana, filha de Isabel de Tal. (Fls 127. Liv 3)

ANTÔNIO PIRES DA ROSA - Faleceu a 2 de Julho de 1799. Era natural da ilha do Pico, solteiro e filho de Antônio Pires da Rosa e de Maria Pereira. (Fls 132v Liv 3)

MARIA ROSA - Faleceu a 23 de agosto de 1799. Era natural da ilha do Fayal, filha de Manoel de Fraga e de Maria Pereira. Casou com Francisco Gularte, de quem teve 5 filhos: Josefa, casada com Antônio Silveira, Maria de Jesus Gularte, casada com Manoel Ribeiro do Amaral, João Gularte da Silva, Rosa Joaquina casada com João Cardoso e Maria José, casada com Amaro Teixeira – vide Presença Açoriana p. 90. (Fls 136v Liv 3)

JERONYMO MACHADO - Faleceu a 18 de dezembro de 1799. Era natural da ilha do Fayal, filho de Antônio Machado e de Antonia da Silveira. Casou com Maria Santa, natural da ilha de São Jorge, filha de João Teixeira de Azevedo e de Isabel Nunes. Teve 7 filhos: Francisco Machado, Antônio José de Moura, José Antônio da Silveira, Athanazio Machado da Silveira, Felisberto Machado da Silveira, Brígida, casada com Joaquim Severo Fialho e Leocádia, casada com João Soares. (Fls 138v Liv 3)

10

IGNACIO PAULO CABRAL - Faleceu a 14 de dezembro de 1798. Era natural de São Miguel das Missões, filho de Mathias Paulo e de Maria de Oliveira. Casou com Catharina Rodrigues, de quem teve 4 filhos:

Constância, Ignácia, Américo e Manoel, (Fls 141v Liv 3)

FRANCISCO CORREA SARAFANA - Faleceu a 14 de dezembro de 1799. Era natural da freguesia de São Salvador, da ilha do Fayal, filho de Antonio Corrêa Sarafana e de Bárbara Theresa de Santo Antônio. Casou em primeiras núpcias com Rosa Pires, de quem teve 3 filhos: Antônio, Ignácio e Anna. Casou pela 2 a vez com Anna Ignácia Joaquina e pela 3ª vez com Antonia Leite de Oliveira . Das 2 ultimas não deixou filhos. (Fls 134v Liv 3)

LIVRO 4 (1776-1802)

MANOEL RODRIGUES JORGE - Faleceu a 14 de dezembro de 1799. Era natural da ilha de Peniche, filho de

André Jorge e de Maria da Conceição. Casou com Francisca Ignácia de Oliveira, de quem teve 4 filhos: Maria,

casada com o Capitão Joaquim Gonçalves Ribeiro, Maria Thomazia, casada com José casada com Domingos Gonçalves Chaves e Aureliana. (Fl. 1. Liv 4)

(?) d'Ávila, Ignácia,

MANOEL DE ALMEIDA BARBOSA - Faleceu a 8 de maio de 1800. Era natural da ilha São Miguel, solteiro, filho de José Barbosa e de Brígida de Souza. (Fls 3v Liv 4)

ANTONIO TEIXEIRA DE QUADROS - Faleceu a 27 de junho de 1800. Era natural da ilha de São Jorge, filho de Antônio Teixeira de Quadros e de Apollonia Dias. Casou em primeiras núpcias com Bárbara Maria, de quem teve 2 filhos, sendo um por nome Matheus. Casou pela 2 a vez com Bárbara da Conceição, viúva de Manoel Rodrigues, e desta não deixou filhos. (Fls 7v Liv 4)

JACINTHA DA RESSURREIÇÃO - Faleceu a 5 de abril de 1800. Era natural da ilha de São Miguel, filha de Thomé Nunes Tavares e de Maria da Estrella. Casou com André Rodrigues Cordeiro, de quem teve 3 filhos:

João Nunes Cordeiro, casado, residente na Vila de Caravellas, Antônio Nunes Cordeiro, que na época estava na cidade da Bahia e Maria Magdalena, casada com José Nunes de Faria. (Fls 9v Liv 4)

CATHARINA MARIA DE JESUS - Faleceu a 20 de agosto de 1800. Era natural de Porto Alegre. Casou com Antônio Machado Luiz, de quem não deixou filhos. (Fls 13. Liv 4)

JOSÉ ANTONIO DA SILVEIRA - Faleceu a 25 de maio de 1800. Era natural da ilha do Fayal, filho de Manoel Silveira Duarte e de Maria do Rosário, viúva. Casou com Maria Ignácia, de quem teve 8 filhos. (Fls 15v Liv 4)

ANTONIO DA CUNHA DE ALMEIDA - Faleceu a 28 de setembro de 1800. Era natural da cidade do Porto, filho de Manoel de Almeida e de Catharina da Cunha. Casou com Anna Maria, de quem teve 6 filhos: Helena, casada com Manoel José de Godoy, Emerenciana, casada com José Manoel de Oliveira, José Estácio da Cunha, Francisca, Joaquim e Leocádia. (Fls 18. Liv 4)

FRANCISCO BAPTISTA DA COSTA - Faleceu a 17 de setembro de 1800. Era solteiro e filho de Mariana Ignácia e de pai incógnito. (Fls 21. Liv 4)

FRANCISCO DA ROSA - Faleceu a 15 de outubro de 1800. Era natural da Praça da Colônia do Sacramento, filho de José da Rosa e de Francisca Rodrigues. Casou com Quitéria Maria de Jesus, de quem teve 5 filhos:

Antônio, Victoria, José Feliciano, Bernardina e Francisco. (Fls 23. Liv 4)

FRANCISCO DE OLIVEIRA DIAS - Capitão - Faleceu a 1º de outubro de 1800. Era natural da cidade de Leiria, filho de Manoel Rodrigues e de Maria de Oliveira. Casou com Maria Theresa de Jesus, de quem não teve filhos. (Fls 25v Liv 4)

ANTONIO RODRIGUES PAVÃO - Faleceu a 14 de novembro de 1800. Casou com Maria Garcia Pereira, de quem teve: Theresa, casada com José Gomes Pereira, de quem teve: Francisco. (Fls 28. Liv 4)

MARIANA DA SILVEIRA - Faleceu a 27 de dezembro de 1800. Era natural da ilha de São Jorge, filha de Manoel Silveira e de Suzana Teixeira. Casou com Manoel Pereira Soares, natural da mesma ilha, filho de Antônio Gomes da Silva e de Catharina Dias. Deixou 6 filhos: Matheus Soares, Antonia, Agostinho, Theresa, Anna e Juliana. (Fls 29v Liv 4)

11

SERAFIM ELOY DA SILVA - Faleceu a 5 de abril de 1801. Era natural da freguesia de São João Baptista, da Vila de Cananéia, filho do Capitão Agostinho Rodrigues da Silva e de Leonarda Maria Gaga da Câmara. Solteiro. (Fls 33. Liv 4)

THEODOSIO PEREIRA JACOME - Faleceu a 15 de abril de 1801. Era natural da freguesia de Santiago de Fundão, solteiro, filho de Domingos Pereira Jacome e de Felícia Gonçalves. (Fls 35. Liv 4)

FRANCISCO FELIX DOS REIS - Faleceu a 29 de maio de 1801. Era natural da cidade da Bahia, filho de Francisco Felix dos Reis e de Rita Bernarda. Casou com Joaquina Paschoa, de quem não teve filhos. Tinha 2 irmãs na Bahia: Joaquina Paschoa, viúva de Felix Procópio e Isabel Paschoa dos Anjos, casada com Lourenço Telles. (Fls 38. Liv 4)

JOSÉ DA COSTA - Faleceu a 18 de junho de 1801. Era natural da ilha Graciosa, filho natural de Maria do Rosário. Casou com Anna Maurícia, filha de Francisco José, da Casa da Ribeira. Deixou 6 filhos: Francisco, Theotonio, Leocádia, José, Ignácio e João. (Fls 42. Liv 4)

BENTO MOREIRA DE MEIRELLES - Faleceu a 23 de fevereiro de 1776. Era natural da freguesia de São Nicolau, Porto, solteiro, filho de Paulo Moreira de Meirelles e de Maria Josefa. (Fls 45v Liv 4)

IGNACIO DE SOUZA DE OLIVEIRA - Faleceu a 21 de outubro de 1800. Era natural da freguesia de Santa Bárbara, da ilha de São Jorge, solteiro, filho de Ignácio de Souza Pereira e de Maria Caetana. (Fls 49v Liv 4)

FRANCISCO JOSÉ MENDES - Faleceu a 11 de junho de 1801. Era natural da Vila de Guimarães, filho de Fructuoso Mendes Brandão e de Prudência Maria Vieira de Vasconcellos. Casou com Januária Maria do Nascimento, de quem teve: Theodosia. (Fls 52v Liv 4)

THOMAS FRANCISCO - Faleceu a 27 de janeiro de 1800. Era natural da ilha do Fayal, solteiro e filho de Francisco da Rosa e de Rosa Francisca. (Fls 57v Liv 4)

MANOEL DE MEIRELLES LIMA - Capitão - Faleceu a 20 de fevereiro de 1801. Era natural da freguesia de

Tornellos, termo da Vila da Ponte de Lima, solteiro, filho de Antônio Gonçalves e de Maria Domingues. (Fls 60v

Liv 4)

ANDRÉ BARBOSA - Faleceu a 18 de agosto de 1801. Era natural da freguesia de Santa Maria de Sardoura, filho de Antônio Barbosa de Araújo e de Jeronyma de Araújo. Casou com Serafina Gonçalves, de quem teve 6 filhos: Ignácio, Januário, Francisco, Anna, Maria e Anselma. (Fls 63v Liv 4)

JOAQUIM MANOEL DA COSTA LAGO - Capitão - Faleceu a 28 de janeiro de 1799. Era natural da Vila de Guimarães, filho de Thomé José Ferreira do Lago e de Anna Joaquina de São José. Casou com Felisberta Joaquina Carmella dos Santos, de quem não teve filhos. Era irmão do Padre Manoel José Ferreira do Lago. (Fls 66. Liv 4)

ANTONIO FRANCISCO CARONA - Faleceu a 25 de fevereiro de 1801. Era natural da freguesia de São Mateus,

da ilha do Fayal, solteiro e filho de José de Vargas da Terra e de Josefa Maria de Jesus. (Fls 72v Liv 4)

ENGRÁCIA DOS SANTOS - Faleceu a 25 de dezembro de 1788. Era natural da ilha Terceira, filha de Manoel Alves da Luz e de Luzia Fagundes. Casou com Manoel Coelho, de quem teve 4 filhos: Manoel, Mauricio, José e Francisco. (Fls 74v Liv 4)

FRANCISCO MAGALHÃES - Faleceu a de agosto de 1801. Era natural da Vila da laguna, filho de João de Magalhães e de Anna de Brito. Casou com Rita Maria, de quem teve uma filha que se ausentou de casa. (Fls 77v Liv 4)

ESTEVÃO MONTEIRO - Faleceu a 26 de agosto de 1801. Era natural da freguesia de São Pedro da Sapiência, filho de Manoel Gonçalves Monteiro e de Maria Alves Monteiro. Casou com Maria José Alves Torres, de quem teve: Comba Maria Alves Monteiro. (Fls 81v Liv 4)

FRANCISCO JOSÉ ALVES FERREIRA - Faleceu a 18 de setembro de 1801. Era natural da freguesia da Lage, Braga, solteiro, filho de José Alves Ferreira e de Antônia Ferreira. (Fls 87v Liv 4)

12

ANTONIO MENDES FERREIRA - Faleceu a 15 de maio de 1801. Era natural da cidade de São Paulo, solteiro, filho de João Mendes e de Anna Ferreira. (Fls 90v Liv 4)

JOSÉ MACHADO - Faleceu a 10 de outubro de 1801. Era natural da ilha Terceira, filho de José Machado e de Anna Maria. Casou com Theresa de Jesus, de quem teve 12 filhos. (Fls 96. Liv 4)

CARLOS JOSÉ DA COSTA E SILVA - Coronel - Faleceu a 5 de agosto de 1801. Era natural da cidade do Rio de Janeiro, filho de José da Costa e Silva e de Maria da Costa Salina. Casou com Antonia de Oliveira, de quem teve 5 filhos: Francisco, Sebastião, Gaspar, Mariana e Maria. (Fls 99v Liv 4)

JOSÉ FERREIRA VIEIRA - Faleceu a 20 de julho de 1801. Era natural da cidade do Funchal, filho de Felix Ferreira e de Maria da Encarnação. Casou com Anna Maria Xavier do Bomfim, de quem teve 4 filhos: Joaquina, Francisca, Anna e Pedro. (Fls 105. Liv 4)

POLYCARPO JOSÉ BARBALHO - Faleceu a 20 de junho de 1801. Era natural da Vila do Príncipe do Cerro Frio, filho de Manoel Vaz Barbalho e de Josefa Pimenta de Souza. Casou com Bernarda Maria de Azevedo, de quem teve 7 filhos: Constância Joaquina, casada com José Bernardes Ribeiro, Josefa Pimenta de Souza, casada com José Peixoto de Miranda, Possidonio José Barbalho, Júlio Vaz Barbalho, Eugenia Perpetua, Cândida Hypolita e Manoel Vaz Barbalho. (Fls 108v Liv 4)

JULIANA DIAS PEDROSA - Faleceu a 23 de maio de 1799. Era natural da Vila de Paraty, filha de Francisco Dias Salles de Campos e de Maria Nunes de Brito Maciel. Casou com Antônio Ferreira de Brito de quem teve uma filha que faleceu. (Fls 114. Liv 4)

FRANCISCO CORDEIRO - Faleceu a 14 de agosto de 1801. Era natural do Rio de Janeiro, solteiro, filho de Cypriano Cordeiro e de Joanna da Silva. (Fls 118v Liv 4)

ISABEL DE SANTO ANTONIO - Faleceu a 3 de novembro de 1801. Era natural da ilha Graciosa, filha de Manoel de Bittencourt e de Domingas da Silva. Casou com Manoel Pereira Madruga, de quem não deixou filhos. (Fls 122. Liv 4)

MARIA SANTA - Faleceu a 3 de marco de 1802. Era natural da ilha de São Jorge, filha de André Pereira de

Mattos e de

Antônio, Francisco, Ignácia, casada com José Fernandes Petim e Maria, casada com João Soares. (Fls 126v Liv

4)

(?)

de São José. Casou com Manoel Silveira Pereira, de quem teve 6 filhos: Jacintho, João,

JOANNA FRANCISCA - Faleceu a 7 de julho de 1800. Era natural da ilha de Santa Maria, filha de Manoel de Moraes e de Margarida de Souza. Era viúva de José Álvares Coelho, de quem teve 5 filhos: Vicente, Antônio, José, João e Manoel. (Fls 129v Liv 4)

MANOEL MACHADO DE SOUZA - Capitão - Faleceu a 29 de março de 1802. Era natural da ilha de São Jorge, filho de André Machado e de Rosa Maria. Casou com Maria Ignácia de Valença, de quem teve 5 filhos: Manoel Rodrigues Machado, Antônio Rodrigues Machado, Francisco Lopes Machado, Eugenia Maria de Valença, casada com João de Souza Coelho e em segundas núpcias com Francisco Rodrigues Machado, e Cypriana Maria de Valença, casada com Bernardo Carvalho. (Fls 133 e 136v Liv 4)

RITA DE MENEZES - Faleceu a 7 de janeiro de 1801. Era natural da freguesia do Facão, hoje Vila de Cunha, Filha de Jeronymo Dornelles de Menezes e Vasconcellos e de Lucrecia Leme Barbosa. Casou com Francisco Xavier de Azambuja, de quem teve, entre outros filhos, os seguintes: Christovão Sezefredo de Azambuja, Jeronymo Xavier, Angélica, viúva, Maria, Innocencia, Felizarda, casada com Francisco Barbosa. Era irmã de José Raymundo e tia de José Gomes Jardim e do Padre Francisco Ferreira Leitão. (Fls 140v Liv 4)

FRANCISCO JOSÉ LOPES - Faleceu a 14 de março de 1802. Era natural de Viamão, filho de José Braz Lopes e de Catharina Machado. Casou com Antonia Maria da Conceição, de quem teve: Anna Joaquina da Conceição, casada com Felisberto Nunes Coelho. (Fls 145v Liv 4)

ANNA SOARES HENRIQUES - Faleceu a 4 de janeiro de 1801. Era natural da Praça da Colônia do Sacramento, filha de Thimoteo Soares e de Maria da Conceição. Casou em primeiras núpcias com Antônio

13

Rodrigues Ferreira, de quem teve: Maria Antonia, casada com João Machado e Eulália Rodrigues, casada com José Caetano de Souza. Casou pela 2 a vez com Clemente de Abreu e pela 3 a com Joaquim José da Conceição. Destes dois últimos não deixou filhos. (Fls 148v Liv 4)

ANTONIO DOS SANTOS MACIEL - Faleceu a 7 de julho de 1802. Era natural da ilha de São Jorge, filho de Francisco Gonçalves de Borba e de Maria de Lemos Maciel. Casou com Francisca da Trindade, de quem não teve filhos. (Fls 152v Liv 4)

FELIPFE DE SOUZA PEDROSO - Faleceu a 13 de julho de 1802. Era natural da ilha de São Jorge, filho de Manoel de Souza Pedrozo e de Maria Vaz. Casou com Maria Theresa de Jesus, de quem não teve filhos. (Fls 158v Liv 4)

LIVRO 5 (1799- 1803)

MANOEL FERREIRA GUIMARÃES - Faleceu a 29 de setembro de 1799. Era natural da freguesia de São Vicente de Oleiros, Guimarães, filho de João da Silva Rodrigues e de Catharina Ferreira. Casou, em Cabo Frio, com Theresa Madureira, de quem não deixou filhos. (Fl. 1. Liv 5)

MANOEL FRANCISCO SOARES - Faleceu a 5 de janeiro de 1800. Era natural da freguesia de São Nicolau, Porto, solteiro, filho do Manoel Francisco e de Josefa Maria. (Fls 7. Liv 5)

ANDRÉ PEREIRA MACIEL - Faleceu a 22 de fevereiro de 1800. Era natural da freguesia de São Sebastião de Darque, Barcellos, filho de Antônio Borges de Mesquita e de Domingas Pereira. Casou com Antonia Maria Torres Quintanilha, de quem teve 7 filhos: Domingos, Antônio, Francisco, André, Manoel, José e Cláudio. (Fls 13v Liv 5)

ROSA JOAOUINA DA ENCARNAÇÃO - Faleceu a 13 de julho de. 1802. Era natural da ilha de Santa Catharina, filha do Capitão Manoel José Machado e de Maria Antonia da Encarnação. Casou por 2 vezes; uma com o Tenente José Francisco da Cunha, de quem teve 2 filhos, e outra com o Tenente Luiz Carvalho da Silva. (Fls 17v Liv 5)

ANTONIO PIRES DA ROSA - Faleceu a 5 de agosto de 1802. Era natural da ilha do Pico, solteiro, filho do Antônio Pires da Rosa e de Maria Pereira. Era irmão de: Manoel Pires da Rosa, morador em Maldonado e de Ambrosio Pires da Rosa. (Fls 22.Liv 5)

LÁZARO GONSALVES PIRES - Faleceu a 31 de janeiro de 1802. Era natural do Rio de São Francisco, filho de Sebastião Gonçalves e de Domingas Nogueira. Casou com Jacintha da Costa Ferreira, de quem não teve filhos. (Fls 25v Liv 5)

JOÃO DE LEMOS FERREIRA - Faleceu a 25 de agosto de 1802. Era natural de São João de Itaborahy, solteiro, filho de André Rodrigues Pereira e de Eugenia Soares. Deixou uma filha natura: Catharina. (Fls 28 Liv 5)

SANTOS MARTINS - Faleceu a 25 de agosto de 1802. Era natural da freguesia de NS da Campanha, Porto, filho de Manoel Pinto e de Maria Martins. Casou por 3 vezes: a 1ª com Isabel Dias, a 2 ª com Maria Perpetua e a 3ª com Joaquina Rosa, das quais deixou 9 filhos: Manoel, João, José, Joaquim, Wenceslau, Santos, Laureana, Margarida e Escolástica. (Fls 31v Liv 5)

MANOEL DE SOUZA BARROS - Faleceu a 29 de novembro de 1802. Era natural da ilha de São Jorge, filho de João Pereira Barros e de Margarida de Souza. Casou com Cordova Maria, de quem teve 4 filhos: Anna Maria, casada com Antônio da Cunha, José de Souza Barros, Francisco de Souza Severino e Aurélio de Souza Severino. (Fls 35v Liv 5)

ADRIÃO PIRES GONÇALVES - Faleceu a 29 de setembro de 1802. Era natural de Santa Maria de Gralhas, filho de Vicente Pires e de Maria Gonçalves Adrião. Casou com Theresa da Costa Pereira, de quem não teve filhos. (Fls 40. Liv 5)

MANOEL DUARTE SANTAREM - Faleceu a 2 de dezembro de 1802. Casou com Mariana Ignácia do Carmo, de

14

AGOSTINHO MACHADO LIMA - Faleceu a 17 de dezembro de 1802. Era natural da Vila de Paranaguá, solteiro, filho de Agostinho Machado de Lima e de Maria Ribeiro de Souza. (Fls 51. Liv 5)

VICENTE CARDOSO DA SILVA - Faleceu a 28 de dezembro de 1802. Era natural da ilha Terceira, filho de Francisco Cardoso Furtado e de Luiza da Conceição. Casou em primeiras núpcias com Suzana Bernarda Victoria, de quem teve 5 filhos: José, Luiza, João, Josefa e Francisca Mariana. Casou pela 2 a vez com Rita Leonarda e desta não deixou filhos. (Fls 54. Liv 5)

IGINACIO SERINO LEITE - Faleceu a 11 de janeiro de 1803. Era natural de Capivary, freguesia de NS da Penha, de Araçariguama, filho de Ignácio Barbosa de Araújo e de Maria Leite de Barros, moradores na Vila de Itu. Era solteiro e deixou de Francisca de Paula, um filho natural: Joaquim. (Fls 58. Liv 5)

MARIA THERESA DE JESUS - Faleceu a 3 de fevereiro de 1803. Era natural da freguesia de NS da Conceição

do Estreito, solteira, filha natural de Jeronymo Fernandes Alves e de Theresa de Jesus (preta). Deixou 2 filhos:

Justiniano e Joaquim. (Fls 60 Liv 5)

ANTONIO VIEIRA GOMES - Faleceu a 23 de fevereiro de 1803. Era natural da cidade do Rio de Janeiro, filho ilegítimo de Anna Maria de Jesus e de José Vieira Gomes. Casou com Theresa Cherubina de Menezes, filha de Manoel Antônio dos Reis e de. Anna Maria da Ressurreição. Não deixou filhos. (Fls 62. Liv 5)

FRANCISCO DA COSTA SANTOS - Faleceu a 11 de março de 1803. Era natural da freguesia de NS da Conceição (?) filho de Antônio da Rosa e de Theresa Francisca de Jesus. Casou com Theresa Francisca de Jesus, de quem teve 6 filhos: Joaquina, José, Francisco da Costa, Joaquim da Costa, Maria Francisca e Vicência Maria. (Fls 67v Liv 5)

ANDRÉ NUNES PORTO - Faleceu a 4 de abril de 1803. Era natural da freguesia de Santa Maria, da Vila de Matres (?), filho de João Nunes e de Maria Luiza. Casou com Angélica de Andrade, de quem teve 2 filhos:

Manoel e Maria. Deixou também uma filha natural: Maria Joaquina. (Fls 71. Liv 5)

MARTINHO DA COSTA BENEVIDES - Faleceu a 20 de abril de 1803. Era natural da ilha de São Miguel. Casou com Rosa Ignácia (verbete original incompleto)

MANOEL GOMES PORTO - Alferes - Faleceu a 16 de março de 1803. Era natural da freguesia de Campello, Porto, filho de Amaro da Fonseca e de Maria Gomes. Casou com Theresa Antunes Maciel, natural de Viamão, filha de Francisco Rodrigues Machado e de Anna Bárbara Maciel, naturais da freguesia de Sorocaba, da Capitania de São Paulo. Teve 11 filhos, entre os quais: Anna Gomes, casada com João de Mello Rego, Maria Joanna, casada com Daniel Francisco Marques, natural de Lisboa, Anastácio Gomes, casado com Florinda Lencina, Francisco Gomes, casado com Eumenes de Tal, natural da freguesia de Santo Antônio. Tinha 2 irmãos:

Maria Gomes e Antônio da Fonseca. (Fls 79. Liv 5)

THEODOSIO PIRES DA MOTTA - Faleceu a 19 de abril de 1803. Era natural da cidade de São Paulo, filho de

pai

incógnito e de Antonia de Tal (preta forra). Casou com Catharina Duarte, de quem não deixou filhos. (Fls 85

Liv

5)

ANTONIO DA COSTA PEREIRA - Capitão - Faleceu a 23 de maio de 1803. Era natural da freguesia de São Jeronymo, Braga, filho de Manoel Pereira e de Rufina da Costa. Casou com Maria da Annunciação do Espírito Santo, de quem não teve filhes. (Fls 88v Liv 5)

ANTÔNIO TAVARES DA SILVA - Faleceu a 28 de maio de 1803. Era natural de Dornelles, freguesia de São João Baptista, da Silva Escura, solteiro e filho de Francisco Manoel e de Catharina Ascori. (Fls 90, Liv 5)

MANOEL FRANCISCO RABELLO - Faleceu a 28 de maio de 1803. Era natural da freguesia de São Martinho, Porto, solteiro e filho de Antônio Nunes e de Josefa Francisca Ribeiro. (Fls 93. Liv 5)

LUIZA DA CONCEIÇÃO - Faleceu a 12 de Junho de 1803. Era natural da ilha de São Jorge, filha de João Pereira Mendes e de Isabel Caetana. Casou com João de Souza Machado, de quem teve os seguintes filhos:

Cypriana, casada com João de Souza Barros, Maurícia, casada com Thomaz Silveira Gularte e Josefa, casada com João Gomes. Casou pela 2ª vez com Manoel Silveira da Assumpção e deste não deixou filhos. (Fls 95v Liv

15

MANOEL JOSÉ MACHADO - Capitão - Faleceu a 10 de junho de 1803. Era natural da Vila do Rio Grande de São Pedro, filho de Thomé Machado Ourique e de Maria de Jesus. Casou com Maria Antonia da Encarnação, de quem teve 16 filhos, dos quais 9 faleceram e 7 estavam vivos, entre os quais: Rosa, casada com o tenente Jose Francisco da Cunha e Francisco. (Fls 98v Liv 5)

JOÃO MACHADO MACIEL - Faleceu a 31 de julho de 1802. Era natural da ilha de São Jorge, filho de Manoel Machado Maciel e de Isabel Teixeira. Casou com Maria do Espírito Santo, de quem teve 5 filhos: João Machado, Josefa, casada com Manoel da Rosa, Maria, casada com Jorge Pereira, Francisca, casada com Simão Cardoso e Anna, casada com Roberto de Tal. (Fls 102. Liv 5)

FRANCISCA IGNACIA JOAQUINA - Faleceu a 27 de junho de 1803. Era natural da ilha do Fayal, freguesia de Santa Catharina, de Castelo Branco, filha de Pedro Dutra de Faria e de Catharina Duarte. Casou com Francisco Gomes Pereira, de quem não deixou filhos. (Fls 105v Liv 5)

JOSÉ SILVEIRA PEIXOTO - Faleceu a 10 de junho de 1803. Era natural da ilha do Fayal, filho de José Silveira Peixoto e de Maria da Conceição. Casou com Anna Maria de Jesus, de quem não teve filhos. Era tio de Luiz da Silveira Peixoto, Bernarda Francisca de Jesus, casada com Manoel Ignácio de Oliveira, Dezideria Antonia, casada com João José Malheiros e Anna Joaquina, casada com Athanazio José Lopes. (Fls 107v Liv 5)

ANTÔNIO SILVEIRA AVILA E MATTOS - Faleceu a 25 de junho de 1803. Era natural da freguesia de NS do Rosário, da Vila Nova do Toco, Angra, filho de Manoel Silveira de Mattos e de Maria de Mendonça. Casou com Clara Maria Manca, de quem teve 14 filhos, entre os quais: Francisca casada com o Tenente João Machado da Silveira, Raymundo da Silveira Santos, Gaspar Silveira, Joanna, José e Maria. (Fls 111. Liv 5)

JOAQUIM JOSÉ DE ALENCASTRE - Falecido a 28 de março de 1803. Era natural da Vila de Sorocaba, solteiro, filho natural do Capitão Manoel José de Alencastre e de Martinha de Assumpção. (Fls 117. Liv 5)

NAZARIO RODRIGUES LOPES - Capitão - Faleceu a 21 de junho de 1803. Era natural do Arraial de Santo Antônio de Gouveia, filho de Antônio Rodrigues e de Rosa Michaela. Casou com Isabel Felícia de Assumpção, natural da ilha do Fayal, filha de João Pacheco da Silva e de Francisca Ignácia. Deixou uma filha: Maria Joaquina da Conceição, nascida no Rio de Janeiro e casada com José Antônio de Souza Leal. (Fls 117v Liv 5)

FIRMIANO JOSÉ DA SILVA FALCÃO - Bacharel - Faleceu a 27, de junho de 1803. Era natural de Mattozinhos, Porto, solteiro, filho de Luiz da Silva Pereira e de Mariana Luiza de Jesus. Era sobrinho de Marcos da Costa Falcão e primo de Antonia Felizarda de Mascarenhas e de Theodora Rosa de Mascarenhas. (Fls 122v Liv 5)

JOÃO DE SOUZA - Faleceu a 17 de agosto de 1803. Era natural da ilha São Miguel, filho de José de Souza e de Bárbara Lopes. Casou com Vicência Antonia, filha de Anna de Medeiros. Teve 9 filhos, dos quais só existia um: Francisco de Paula. (Fls 128. Liv 5)

RAYMUNDO PINTO BANDEIRA - Faleceu a 13 de janeiro de 1802. Era natural da Vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna, filho José Pinto Bandeira e de Innocencia Ramires. Era solteiro, mas deixou de Mônica Rodrigues, preta forra, 5 filhos: Felisberto, Bernardo, Antônio, Francisco e Mathildes, casada com João de Moraes. (Fls 131. Liv 5)

LUIZ JOSÉ - Faleceu a 16 de janeiro de 1803, e sua mulher ANNA THERESA DE SÃO JOSE - Esta natural da freguesia de NS da Ajuda, da ilha do Fayal, filha de Manoel Nunes Gularte e de Ignês de Santo Antônio e ele natural da ilha Graciosa, filho de Manoel Gonçalves Homem e de Catharina do Espírito Santo. Deixaram 10 filhos, dos quais 5 estavam vivos: Luiz Viegas, casado com Maria da Conceição filha de Antônio Machado Fagundes – vide Presença Açoriana p. 106, Francisca, casada com José Silveira, Manoel José Viegas, casado com Theresa, filha de Luiz da Silva, Antônio José Viegas e Genoveva de Jesus, Casada com Dinarte Nunes. (Fls 134v Liv 5)

MARIA IGNACIA - faleceu a 4 de julho de 1803. Era natural da ilha do Fayal filha de Antônio Pereira e de Violante Gomes. Casou com Jose Rodrigues Fayal, de quem deixou 5 filhos: Francisco, casado com Mônica de Ornellas, Joanna, casada com Pedro de Borba Machado, Felícia, casada com José Teixeira de Oliveira, José, casado com Lucrecia de Araújo e Antonia, casada com José Alves de Medeiros. (Fls 138v Liv 5)

16

MANOEL ALVES DE GUSMÃO - Faleceu a 17 de outubro de 1803. Era natural das Minas de Pirahy, bispado

de São Paulo, filho de Mathias Alves de Gusmão e de Maria da Silva Pinheiro. Casou com Gertrudes Maria, de

Bom Jesus, na Vila de Curitiba. Deixou uma filha: Senhorinha. (Fls 141. Liv 5)

JOSÉ PEREIRA CASTRO - Faleceu a 17 de outubro de 1803. Era natural de Minas Gerais, filho de Manoel Pereira Castro e de Maria Doria. Casou com Francisca Maria de Oliveira, de quem não deixou filhos. (Fls 143

Liv 5)

FRANCISCO GARCIA FONTES - Faleceu a 29 de julho de 1803. Era natural da ilha do Pico, solteiro, filho de Francisco Garcia Fontes e de Rita Silveira. (Fls 146. Liv 5)

ANTÔNIO BENTO GOMES - Faleceu a 26 de dezembro de 1803. Era natural de Santa Maria de Paredes, solteiro e filho de Manoel José Gomes e de Josefa Maria Clara. (Fls 148. Liv 5)

BENEDICTO MATHIAS DE AZEVEDO - Faleceu a 27 de junho de 1803. Era natural da freguesia de NS da Conceição de Viamão, filho de João de Azevedo e de Maria de Magalhães. Casou com Delfina de Jesus, de quem teve 7 filhos: Domingos, Eleutherio, Simplício, Polycarpo, Leocádia, Maria e Felicidade. (Fls 150v Liv 5)

LIVRO 6 (1795-180)

HENRIQUE XAVIER - Faleceu a 26 de janeiro de 1804. Era natural da freguesia da Sé, da cidade do Rio de Janeiro, filho de Francisco Xavier de Mendonça e de Maria de São José. Casou com Mariana do Espírito Santo, viúva de Antônio José de Medeiros. Deixou 8 filhos: Maria, Manoel, Anna, Mariana, Anninha, Joaquina. Josefa e Cecília. Mariana, ao casar-se, levou uma filha: Antonia. (Fl. 1 Liv 6)

JOÃO ALVES MOURÃO - Capitão - Faleceu a 11 de setembro de 1804. Era natural da cidade do Rio de Janeiro, solteiro, filho ilegítimo de João Alves Mourão e de Rita Maria dos Santos, ambos solteiros. (Fls 6v Liv 6)

PERPETUA MARIA DE MEIRELLES - Faleceu a 9 de novembro de 1803. Era natural de Viamão, filha de Manoel Gonçalves de Meirelles e de Antonia da Costa Barbosa. Casou com o Capitão Joaquim Gonçalves da Silva, de quem teve 11 filhos: João, Antônio, Jeronymo, Manoel, Francisco, Bento, José, Antonia, Roberto, padre, Maria e Clara. Era irmã de Francisco Gonçalves Meirelles. (Fls 12. Liv 6)

FRANCISCO PINTO PEREIRA - Faleceu a 29 de setembro de 1802. Era natural da cidade do Porto, filho de

Francisco Pinto e de Mariana Pereira. Casou com Bernarda Cabral, de quem teve 2 filhas: Joaquina, casada

com José Antônio

(?) e Maria, casada com o Alferes Ignácio José da Fonseca. (Fls 14v Liv 6)

MATHEUS CORDEIRO - Faleceu a 7 de junho de 1804. Era natural do Congo. Casou com Isabel Garcia, de quem não deixou filhos (Fls 17v Liv 6)

VICENTE FRANCISCO DA SILVEIRA - Faleceu a 9 de junho de 1804. Era natural de Porto Alegre, solteiro e filho de Antônio Francisco da Silveira e de Antonia Maria de Jesus. (Fls 19v Liv 6)

JOÃO ANTONIO - Faleceu a 6 de abril de 1804. Era natural da ilha do Pico, solteiro, filho de Antônio Valim Frade e de Rosa Maria. (Fls 21v / 24v Liv 6)

JOANNA VICTORIA DE SANTA CLARA - Faleceu a 6 de junho de 1804. Era natural da freguesia de NS do Rio Pardo, filha de Manoel Alves Coelho e de Joanna do Sacramento. Casou com o Capitão Antonio Gonçalves da Cunha, de quem teve 6 filhos: Bernardino, Ignácio, Reduzino, Engracia, Joaquina e Febronia. (Fls 26, Liv 6)

JOSÊ MARCELLINO ANTONIO - Faleceu a 30 de maio de 1804. Era natural da ilha de Santa Catharina, filho de Antônio Francisco e de Antonia Felícia, naturais do Fayal. Casou com Anna Rosa de Jesus, de quem não deixou filhos. (Fls 28v Liv 6)

FRANCISCA DA TRINDADE - Faleceu a 9 de setembro de 1804. Era natural da ilha de São Jorge, filha de Simão Teixeira e de Maria Pereira. Casou com Antônio dos Santos Maciel, de quem não deixou filhos. (Fls 30v

17

ESCOLASTICA DE SANTO ANTONIO GUERREIRO - Faleceu a 31 de agosto de 1804. Era natural da ilha de Santa Catharina, filha do Alteres de Infantaria Antônio Guerreiro de Alboim e de Rita Leonarda. Casou com o Tenente Francisco Thomaz Barreto Leme, de quem teve os seguintes filhos: Isabel, Bernardina, Eleutheria e João. (Fls 37v Liv 6)

JOSÉ PEREIRA MUTES - Faleceu a 23 de agosto de 1804. Era natural da ilha de São Miguel, filho de Sebastião Pereira Mutes e de Domingas da Conceição Muniz. Casou, na mesma ilha, com Ignês Joaquina de quem teve: Francisco Pereira Muniz e José Pereira Muniz. A mulher e os dois filhos estavam na cidade de Lisboa. (Fls 41 Liv 6)

FRANCISCO BARRETO PEREIRA PINTO (FILHO) - Faleceu a 28 de setembro de 1804. Era natural deste Continente, filho do Coronel de Auxiliares Francisco Barreto Pereira Pinto e de Francisca Velloso da Fontoura. Casou com Eulália Joaquina de Oliveira, de quem teve 10 filhos, entre os quais: Francisca Joaquina Pereira Pinto, Sebastião e Francisco. (Fls 45v Liv 6)

MANOEL ALVARES COELHO - Faleceu a 18 de outubro de 1804. Era natural da cidade de Angra, filho de Manoel Coelho e de Engracia dos Anjos. Casou com Joanna do Sacramento, de quem teve 6 filhos: Joanna Victória de Santa Clara, casada com o Capitão Antonio Gonçalves da Cunha, Anna Joaquina, casada com José Joaquim de Bittencourt, Manoel Álvares Coelho de Souza, José Antonio de Mesquita, Plácido Álvares Coelho e Manoel Ignácio dos Reis. (Fls 49v Liv 6)

JOSÉ FERREIRA DE ANDRADE - Faleceu a 9 de novembro de 1804. Era natural de Entre Minho e Douro, filho de José Leite Ferreira e de Serafina Moreira. Casou com Rosa Maria de Jesus, de quem teve os seguintes filhos: Manoel, ausente nos domínios de Hespanha, Maria dos Santos, viúva do Alferes Manoel de Macedo Pereira e André Ferreira. (Fls 52v Liv 6)

MANOEL DA ROSA PEREIRA - Faleceu a 14 de julho de 1804. Era natural da ilha do Pico, filho de Manoel da Rosa e de Maria Gularte. Casou com Anna Maria da Rosa, de quem não deixou filhos. (Fls 57. Liv 6)

THERESA FRANCISCA DE SÃO JOSÉ - Faleceu a 27 de novembro 1779. Era natural da ilha do Fayal, filha de Pedro Fernandes Borges e de Maria de Faria. Casou com Caetano Furtado de Souza, de quem teve: Gertrudes, casada com Manoel Pereira que deixou 2 filhos: Alexandre e Cândido. (Fls 60. Liv 6)

THOMAZIA LEONARDA - Faleceu a 21 de fevereiro de 1804. Era natural da ilha Terceira, filha de Manoel Fernandes de Aguiar e de Catharina Antonia. Casou com Manoel Nunes, de quem não deixou filhos. (Fls 63. Liv

6)

MARIA MARTHA DE QUADROS - Faleceu a 15 de dezembro de 1804. Era natural da ilha de São Jorge, filha do Alferes Antão Pereira de Quadros e de Maria Alves de Souza. Casou com Bernardo Machado de Souza, de quem teve 5 filhos: Antônio José Bernardes, casado com Maria Genoveva, João Bernardes, casado com Ignácia de Jesus, Manoel Bernardes, casado com Joanna Joaquina, moradores em Conceição do Arroio e Joaquim Bernardes, casado com Anna Antonia da Silva. (Fls 72v Liv 6)

ANTONIO JOSÉ LOPES - Faleceu a 22 de fevereiro de 1804. Era natural de Barbado. Era solteiro, filho de Gonçalo Soares Lopes e de Josefa de Araújo. (Fls 74v Liv 6)

SANTOS DA COSTA TELLES - Faleceu a 10 de dezembro de 1797. Era natural da freguesia de Santa Eulália de Balazar (?) Braga, filho de Antônio da Costa e de Maria Martins. Casou com Theodosia Maria da Costa Prates, de quem não deixou filhos. (Fls 76. Liv 6)

ANTONIO SILVEIRA - Faleceu a 4 de janeiro 1804. Era natural da ilha do Pico, freguesia de NS da Piedade, filho de Manoel Teixeira de Azevedo e de Maria da Annunciação. Casou com Maria da Silva da Annunciação, natural de Laguna, de quem teve: Manoel, José, Anna, Domingos, Theresa, Francisco, Joaquina, Leonarda e Maria – vide Presença Açoriana p. 112. (Fls 78. Liv 6)

FRANCISCO MARTINS LAIA - Faleceu a 7 de dezembro de 1801. Era natural da ilha Terceira, cidade de Angra, filho de Manoel Martins Laia e de Maria da Annunciação. Casou com Francisca da Annunciação, de quem teve:

18

JOSÉ THOMAZ DE AQUINO - Faleceu a 16 de fevereiro de 1805. Era natural da Vila do Rio Grande de São Pedro, filho de José Francisco de Araújo e de Catharina Isabel de Athayde. Casou com Maria Angélica da Conceição, de quem teve 4 filhos. (Fls 81. Liv 6)

DOMINGOS DA LIMA VEIGA - Capitão - Faleceu a 24 de janeiro de 1804. Era natural da cidade do Porto, filho de Manoel de Lima Veiga e de Ignácia Maria de Jesus. Casou com Gertrudes Paes de Araújo, de quem teve 6 filhos: Anna, casada com Pedro Fiúza, Joaquina, casada com o Brigadeiro Manoel Marques de Souza, Bernardina, casada com o Capitão Antônio Soares de Paiva, Francisco de Lima Veiga. Eufrazia, casada com Francisco Marques de Souza e Domingos de Lima Veiga, viúvo. (Fls 82v Liv 6)

ALEXANDRE DA COSTA LUIZ - Faleceu a 10 de julho de 1805. Era natural da ilha do Fayal, Filho de Manoel da Costa e de Catharina Luiza. Casou com Josefa Maria, de quem teve 6 filhos: Bernarda Rosa, casada com Luiz Teixeira, Rita Benvinda, casada com Manoel Garcia, Anna Felícia, casada com Diogo Ignácio, Manoel Antônio da Costa, casado com Theresa Ignácia, Ignácia Bernardes, casada com Manoel da Silva Pereira e Domingos da Costa Pereira, casado com Maria de Tal. (Fls 84. Liv 6)

MANOEL FRANCISCO DE SOUZA - Faleceu a 17 de fevereiro de 1805. Era natural da ilha Terceira, filho de Manoel de Souza e de Bárbara da Conceição. Casou em primeiras núpcias com Bárbara da Conceição, de quem não teve filhos, casou pela 2ª vez com Victoria Ignácia de Jesus e desta teve 2 filhos: Antônio e Francisco. (Fls 86. Liv 6)

ANDRÉ MACHADO SOARES - Faleceu a 31 de dezembro de 1798. Era natural da ilha de São Jorge, filho de Amaro Soares de Oliveira e de Maria de Quadros da Veiga. Casou em primeiras núpcias com Theresa de Souza, de quem teve 2 filhos: Manoel Ignácio Soares, casado com Antonia de Jesus e Josefa Xavier Soares, casada que foi com Joaquim Pereira Garcia, de quem teve João. Casou Pela 2ª vez com Vicência Eufrazia da Silveira, viúva de Nicacio Antunes Pinto. (Fls 87v Liv 6)

ANNA FELICIA LAURA DE JESUS - Faleceu a 6 de março de 1805. Era natural da ilha do Fayal, filha de Caetano Francisco Dutra e de Ursula Caetana. Casou com Manoel Baptista Garcia, de quem não deixou filhos. (Fls 90. Liv 6)

DESIDERIO ANTÔNIO DE OLIVEIRA PINTO - Faleceu A 12 de dezembro de 1795. Era natural de Viamão. Casou com Aurélia Pinto, de quem teve 3 filhos: Maria, Joaquina e Claudiano. Era cunhado de Manoel de Santa Bárbara e Basto, Manoel DA Silva Reis e Américo Antunes Pinto e genro do Tenente Izidoro Antunes. (Fls 92v Liv

6)

CATHARINA IZABEL DE SÃO FRANCISCO - Faleceu a 6 de maio de 1798. Era natural da ilha de São Jorge, filha de Manoel Pacheco Costa e de Anna de Quadros. Casou com Manoel d’Ávila de Souza, de quem teve os seguintes filhos: José de Souza, Maria Joanna do Nascimento, casada com o Capitão José Rodrigues Martins, Sebastião José de Souza, Anna Joaquina da Costa, casada com Thomaz José da Costa, Josefa Maria, casada com Francisco Gonçalves Meirelles, Joaquim José de Souza, casado que foi com Lucrecia Barbosa, Isabel Joaquina, casada com o capitão Manoel Gonçalves Meirelles, Antônio José DE Souza, Manoel Ignácio e Manoel Joaquim, os dois últimos falecidos. (Fls 93v Liv 6)

FRANCISCA MARIA THEREZA - Faleceu a 23 de março de 1805. Era natural da Vila do Rio Cava, da Santa da Ponte, filha de Miguel Ribeiro de Campos e de Maria Francisca. Casou com Joaquim Antonio de Oliveira, de quem não deixou filhos. (Fls 101v Liv 6)

JOANNA MARIA DE CAMARGO - Faleceu a 1º DE abril de 1805. Era natural da Capitania de São Paulo, filha de José Munhoz DE Camargo e de Catharina de Siqueira. Casou com Leonardo Rodrigues de Camargo, natural de São Paulo, filho de Antônio de Moura e DE Mariana Bueno de Camargo. Deixou um filho: Antônio José de Camargo Moura. (Fls 103v Liv 6)

JOAQUIM SOARES DE MENESES - Faleceu a 2 DE janeiro DE 1805. Era natural da ilha de Santa Maria, filho de Antônio Soares DE Menezes e de Bárbara da Encarnação. Casou com Maria Joaquina de Belém, de quem teve 10 filhos, entre os quais: uma, casada com José Moreira Maia, outra, casada com Manoel Luiz da Cunha, Theodora, Umbellina e Delfina. (Fls 105. Liv 6)

19

MANOEL ANTONIO DE SOUZA DA CAMARA - Faleceu a 18 de março de 1805. Era natural da ilha Graciosa, filho de Antônio de Souza DA Câmara e de Maria DE Jesus. Casou com Antonia Maria, de quem não deixou filhos. Era irmão de José Antônio DE Souza da Câmara. (Fls 106v Liv 6)

CAETANA FRANCISCA DA CONCEIÇÃO - Faleceu a 2 de abril de 1805. Era natural do Reino de Angola, africana, mas não preta. Casou e não deixou filhos. (Fls 109v Liv 6)

MANOEL DE SOUZA CORDEIRO - Padre - Faleceu a 23 de abril DE 1805. Era natural da ilha de São Miguel, freguesia de São Sebastião, filho de Manoel de Souza Cordeiro e de Maria Francisca. Era cunhado do Capitão Bento Sodré Pereira. (Fls 111. Liv 6)

MARIA DA CONCEIÇÃO - Faleceu a 17 de dezembro de 1798. Era natural de Viamão, filha do Alferes Bernardo Baptista e de Joanna Dias Vieira. Casou com Thomaz Francisco Garcia, de quem teve 10 filhos: Anna, Felisberto, Vicência, Thomaz, Maria, Antônio, Manoel, Agueda, João e Damazia. (Fls 112v Liv 6)

MARIA IGNACIA - Faleceu a 30 de marco de 1805. Era natural da cidade de Angra, filha DE Pedro Rodrigues e DE Sebastiana DE Jesus. Casou com Vicente Ferreira, DE quem não deixou filhos. (Fls 120. Liv 6)

VICENTE FERREIRA - Faleceu a 3 de junho de 1805. Era natural da ilha Terceira, filho de Bartholomeu Ferreira e DE Anna DO Rosário. Casou com Maria Ignácia, de quem não teve filhos. (Fls 121v Liv 6)

FRANCISCO JOSÉ ANTUNES - Faleceu em Pernambuco a 30 de dezembro de 1804. Era natural da freguesia

de NS da Vila Verde, filho de Manoel Antunes e de Francisca Ribeiro. Casou com Maria Senhorinha de

Menezes, de quem não teve filhos. (Fls 122. Liv 6)

JOSÉ IGNÁCIO DE MEDEIROS - Faleceu a 8 de setembro de 1804. Era natural da Praça da Colônia do Sacramento, solteiro, filho do Alferes João de Medeiros e de Theodora de Assumpção. (Fls 123v Liv 6)

ANNA MARIA BAPTISTA - Faleceu a 9 de junho de 1798. Era natural da freguesia do Senhor Bom Jesus do Triunfo, filha de Bernardo Baptista e de Joanna Dias Vieira. Casou com Jose Silveira d'Ávila, de quem teve os seguintes filhos: Manoel José da Silveira, Domingos José da Silveira, Henrique José da Silveira, Lourenço, Antonia, casada com Luiz Francisco Galvão, Anna Maria da Silveira, casada com Antônio de Castro Monteiro, e Christina Maria da Silveira, casada que foi com José Gonçalves Ferreira, de quem teve 5 filhos: Nazario, Vicência, Jose, Antonio e Maria. (Fls 124v Liv 6)

JOAQUINA ANTONIA DE OLIVEIRA - Faleceu a 11 de junho de 1805. Era natural de Viamão, filha de Francisco Dias e de Maria Nunes. Casou com João da Silva, de quem teve: Escolástica Joaquina da Silva, casada com Manoel da Silva (Ferreira de Assumpção). (Fls 125v Liv 6)

GIL BONIFÁCIO ALBINO - Faleceu a 23 de janeiro de 1805. Era natural de Lisboa, solteiro, filho de Joaquim José Albino e de Ignácia Theodora. Era irmão de Alexandre Justino Albino. (Fls 127v Liv 6)

ANTONIO VELLOSO - Preto forro - Faleceu a 28 de agosto de 1805. Era natural da Costa da Mina. (Fls 129v

Liv 6)

MANOEL DOS SANTOS ROBALLO - Faleceu a 5 de setembro de 1805. Era natural da Vila de Sorocaba, filho

de Manoel dos Santos Roballo e de Maria Moreira Maciel. Casou com Anna Alves da Porciúncula, de quem

teve: Maria Plácida, casada com Manoel da Silva de Carvalho, Anna Leonor, casada com Joaquim Antonio Lisboa, Manoel Alves, Perpetua Maria dos Santos, casada com Apollinario José Gomes, Margarida Feliciana dos Santos, casada com Manoel Luiz de Araújo, Bernardina Alves, Joaquina Feliciana dos Santos, José dos

Santos Roballo, Joaquim dos Santos Roballo e Plácida dos Santos. (Fls 131v Liv 6)

ANDRÉ DE SOUZA DA RESSURREIÇÃO - Faleceu a 17 de outubro de 1805. Era natural de Viamão, solteiro, filho de Manoel da Ressurreição e de Ignácia Maria de Jesus. (Fls 133v Liv 6)

JOSEFA MARIA DE JESUS - Faleceu a 23 de outubro de 1805. Era natural da ilha do Fayal, filha de José Francisco Gularte e de Maria Rosa. Casou com Antônio Silveira de Vargas, de quem teve os filhos seguintes:

Francisco da Silva Vargas, casado com Maria de Tal, Constantino da Silveira Vargas, Maria da Conceição,

20

casada com Manoel Antônio de Lima, Joaquina Angélica, casada com João Machado dos Santos, Anna Maria, casada com Manoel Antônio dos Santos e Cecília José, casada com Vicente Nunes da Silva. (Fls 135. Liv

6)

FRANCISCO VELLOSO RABELLO - Faleceu a 11 de novembro de 1805. Era natural da freguesia de Vila Nova de Famelicão, filho de Thomé Velloso Rabello e de Anna Maria do Rosário. Casou com Maria de Almeida Souza, filha do Capitão José de Souza de Almeida e de Theresa da Paixão de Jesus. (Fls 136v Liv 6)

JOAQUIM BRUNO LABRUGE - Faleceu a 7 de dezembro de 1805. Era natural de Portugal, filho de Manoel (?) Labruge e de Feliciana Maria da Conceição. Casou com Rita Mariana de Jesus, em primeiras núpcias, e dela teve os seguintes filhos: Maria, casada com Manoel José da Silva, Joaquina, casada com Januário José de Miranda e Margarida, casada com Theodoro Jose de Brito Freire. Casou pela 2ª vez com Geralda Maria de Je- sus. (Fls 142. Liv 6)

ALEXANDRE JOSÉ DA ROSA - Faleceu a 2 de janeiro de 1806. Era natural da ilha do Fayal, filho de Amaro da Rosa e de Maria Francisca. Casou com Maria de Jesus, de quem teve: Miguel José de Freitas, Severino José da Rosa e Maria Rosa de Jesus, casada João José Lisboa. (Fls 144. Liv 6)

MANOEL MACHADO PEREIRA - Faleceu a 25 de dezembro de 1805. Era natural da ilha de São Jorge, filho de André de Quadros Pereira e de Bárbara Machado de Oliveira. Casou com Jeronyma Francisca de São José, de quem teve 5 filhos: José, Pedro, Maria, Nicolau e Domingos. (Fls 145. Liv 6)

DOMINGOS DO COUTO CARNEIRO - Faleceu a 4 de março de 1798. Era natural da Vila da Colônia, solteiro, filho de Manoel do Couto e de Maria Carneiro. Deixou um filho natural: Manoel do Couto Carneiro. (Fls 148v Liv

6)

MANOEL ALVES FLORES - Faleceu a 22 de janeiro de 1805. Era natural da ilha de São Jorge, filho de João Alves e de Maria do Espírito Santo. Casou com Angélica Rosa, de quem teve 5 filhos. (Fls 151. Liv 6)

JOÃO GONÇALVES DA TRINDADE - Faleceu a 21 de acosto de 1805. Era natural da Vila do Rio Grande, filho de João Gonçalves da Cunha e de Maria dos Anjos. Casou com Maria da Trindade, de quem teve 6 filhos:

Manoel Gonçalves da Trindade, Jeronymo Gonçalves da Trindade, Antônio Gonçalves da Trindade, Luciana Maria, casada com Domingos Antônio Severo, Anna Maria dos Anjos, casada com Manoel Antônio Severo e Genoveva Maria da Trindade. (Fls 153. Liv 6)

ANNA RITA DE ESCOBAR - Faleceu a 13 de fevereiro de 1806. Era natural da ilha do Fayal, filha de Antônio Francisco da Silveira e de Rita Ignácia de Escobar. Casou com Antônio José Machado Neto, de quem teve:

Antonia. (Fls 155. Liv 6)

FERNANDO NUNES DO ROSÁRIO - Faleceu a 20 de abril de 1806. Era natural da Colônia do Sacramento, solteiro, filho ilegítimo de Bernarda de Tal e de pai incógnito. (Fls 157. Liv 6)

LIVRO 7 (1806)

FRANCISCA ROSA DAS CHAGAS - Faleceu a 19 de junho de 1806. Era natural da Vila de Porto Alegre. Casou com José Homem da Costa, de quem teve: Francisco, Alexandre, que se achava nos domínios da Hespanha e Antônio. (Fls 1/1v Liv 7)

JOSÉ ANTONIO DE MEDEIROS - Faleceu a 23 de abril de 1806. Era natural da ilha de São Miguel, filho de Cosme de Medeiros e de Magdalena Cabral. Casou com Anna Francisca, filha de Manoel Teixeira Machado e de Francisca Maria, e não deixou filhos. (Fls 3. Liv 7)

AGOSTINHO GOMES JARDIM - Faleceu a 27 de junho de 1806. Era natural da cidade do Funchal, filho de Antônio Gomes Jardim de Felícia Fernandes Maria de Jesus. Casou com Theresa Barbosa de Menezes, de quem teve 11 filhos, entre os quais: José Gomes Jardim, padre, Leonardo Gomes Jardim, Agostinho Gomes Jardim, Jeronymo Gomes Jardim e Antônio Gomes Jardim. (Fls 5 / 11v Liv 7)

21

IGNACIO PAES DE SIQUEIRA - Faleceu a 14 de agosto de 1806. Era natural da cidade de São Paulo, filho de Ludovico Paes e de Ursula do Rosário. Casou com Anna da Conceição, de quem teve 4 filhos. Casou pela 2ª vez com Maria da Conceição e desta teve: José e Ursula. (Fls 13. Liv 7)

MANOEL JOSÉ RODRIGUES - Faleceu a 23 de março de 1806. Era natural da ilha de São Miguel, solteiro, filho de Antônio Rodrigues de Ursula de São José. Era sobrinho de José da Costa de Ano de. (Fls 15. Liv 7)

FRANCISCO JORGE RIBEIRO - Faleceu a 29 de agosto de 1806. Era natural da Vila da Laguna, filho de Manoel Gonçalves Ribeiro e de Maria Rodrigues Moreira. Casou com Theresa Moreira de Jesus de quem teve 9 filhos, entre os quais: Agostinho, Felícia, Genoveva e Manoel – vide Presença Açoriana p. 167. (Fls 18v Liv 7)

MANOEL JOSÉ ALVES - Faleceu a 31 de outubro de 1806. Era natural da cidade do Porto, filho de Antônio José Alves e de Antonia da Costa. Casou com Anna Maria de São Valério, na cidade da Bahia, e não deixou filhos. (Fls 21. Liv 7)

PEDRO ANTÔNIO NOBRE - Faleceu a 7 de novembro de 1806. Era natural da freguesia de São Vicente, da ilha da Madeira, solteiro filho de Manoel de Freitas Nobre e de Maria do Nascimento. Deixou uma filha natural:

Bárbara Maria do Nascimento, casada com Antônio Corrêa Borges. (Fls 26v Liv 7)

JOANNA ROSA - Faleceu a 8 de novembro de 1806. Era natural de Rio Pardo, filha de João Pereira Fortes e de Eugenia Rosa. Casou com Antônio Gonçalves Borges, de quem teve 8 filhos: Jacintha, casada com Jose Pedro de Carvalho, Laureana, casada com o tenente Manoel Pereira de Carvalho, Innocencia, Feliciana, Merenciana, Maria, Antônio e Manoel. (Fls 29. Liv 7)

ANTÔNIO ALVES GUIMARÃES - Faleceu a 6 de novembro de 1806. Era natural da freguesia de São Lourenço do Prado, termo de Melgaço, filho de Antônio Meleiro e de Maria Gomes. Casou com Mariana de Jesus, de quem teve 14 filhos: Manoel, Patrícia, Rosaura, Ignácia, Hypolita, Theresa, Antônio, Victoria, Antonia, Anna, Gertrudes, Engracia, Ursula e Jeronymo. (Fls 31 / 33v Liv 7)

SILVESTRE DE ANDRADE - Faleceu a 3 de dezembro de 1806. Era natural da ilha do Fayal, filho de Manoel de Andrade e de Violante Dutra. Casou com Rosa Jacintha, de quem teve: José Bernardes Pereira. Casou pela 2ª vez com Maria Joaquina da Conceição e desta teve 6 filhos, entre os quais: Anna Joaquina, casada com Antônio Machado. (Fls 36. Liv 7)

ISABEL FELÍClA - Faleceu a 5 de dezembro de 1806. Era natural da ilha Terceira, filha de Diogo Pacheco e de Bárbara da Conceição. Casou com Amaro Machado, de quem não deixou filhos. (Fls 39. Liv 7)

JOSÉ ANTONIO GUIMARÃES - Faleceu em 12 de outubro de 1806. Era natural da Vila de Guimarães, filho de Pais incógnitos. Casou, em Lisboa, com Maria Clara, de quem não deixou filhos. (Fls 42v Liv 7)

ANTONIO JOSÉ CARNEIRO - Faleceu a 25 de setembro de 1806. Era natural de Pernambuco, viúvo, filho de Manoel Felix e de Maria do Ó do Nascimento. Não deixou filhos. (Fls 45. Liv 7)

MANOEL JOSÉ LOPES DA SILVA PIMENTA - Faleceu a 27 de dezembro de 1806. Era natural da freguesia de São Torquato, Portugal, filho de Jose da Silva e de Maria Joanna. Casou com Thomazia Maria de São José, natural da freguesia das Necessidades, filha de Jorge Ferreira e de Anna Francisca, natural da ilha da Madeira. Não deixou filhos. (Fls 46v Liv 7)

LIVRO 8 (1797-1809)

JOSÉ JUIZ DE ABREU - Falecido a 5 de outubro de 1806. Era natural da Vila de Magdalena, da ilha do Pico,

filho de João Luiz de Medeiros e de d

Francisco. Casou pela 2ª vez com Anna do Rosário, natural da Vila do Rio Grande, filha de Thomé Teixeira e de

Maria do Rosário. Da ultima esposa não deixou filhos. (Fls 2. Liv 8)

Casou em primeiras núpcias com Theresa de Jesus, de quem teve:

VASCO PINTO BANDEIRA - Sargento-mór - Faleceu a 30 de dezembro de 1806. Era natural de Viamão, filho do Coronel Francisco Pinto Bandeira e de Clara Maria de Oliveira. Era solteiro e irmão de Francisca Antonia de Oliveira, casada com o Coronel Carlos Jose da Costa e Silva. (Fls 2v Liv 8)

22

JOSÉ MARTINS BAYAO - Faleceu a 23 de novembro de 1806. Era natural da freguesia da Ressurreição, da Vila de Cascaes, Lisboa, filho de Manoel Martins e de Joanna Maria. Casou com Theresa Rosa de Jesus, filha de André da Costa e de Luzia Rita da Esperança, natural da freguesia de NS da Candelária, do Rio de Janeiro. Deixou 2 filhos: o Padre Antônio José Martins Bayão e Francisco Martins Bayão. (Fls 7v Liv 8)

CAETANA FERNANDES - Faleceu a 18 de novembro de 1806. Era natural da cidade de São Paulo, filha de Caetano Pereira e de Rita Pereira. Casou com Manoel Martins, de quem não deixou filhos. (Fls 11v, Liv 8)

ANTONIA FRANCISCA LOPES - Faleceu a 30 de setembro de 1797. Era natural da Vila do Rio Grande, viúva de Ignácio Modesto, de quem não deixou filhos. (Fls 14. Liv 8)

PEDRO JOSÉ DE ALMEIDA - Faleceu a 13 de janeiro de 1807. Era natural da freguesia de São Miguel de Labregos, comarca de Panaguião, Porto, filho de Jeronymo Pinto e de Anna Rodrigues. Casou com Angélica Margarida de Sá, de quem não deixou filhos. Tinha, em São Paulo, seus sobrinhos, filhos de Manoel Pinto de Queiroz e em Portugal outros, filhos de Ignácio Pinto de Queiroz. (Fls 17. Liv 8)

ANTÔNIO MARTINS PINTO - Faleceu a 3 de janeiro de 1807. Era natural da cidade do Porto, solteiro, filho de José Martins e de Anna Pinto. (Fls 19v Liv 8)

CATHARINA MENDES DO SACRAMENTO - Faleceu a 19 de janeiro de 1807. Era natural da freguesia de Santo Christo, da ilha do Fayal, filha de Francisco de Faria e de Josefa Maria da Conceição, e viúva de Antônio da Terra, de quem teve os seguintes filhos: Anna, Joaquim, Antônio, Francisco, Angélica, Escolástica e Maurício. (Fls 22. Liv 8)

ANTONIO MENDES BELLA GUARDA - Guarda-mór - Faleceu a 15 de fevereiro de 1807. Era natural da freguesia de Santa Marinha, comarca da cidade de Guarda e de Maria (?) Lopes. Casou com Joaquina Eulália de Oliveira Pinto, de quem teve 2 filhos: Maria e Antônio. (Fls . 25v Liv 8)

CHRISTINA DA COSTA MEIRELLES - Faleceu a 26 de fevereiro de 1807. Era natural de Viamão, filha de Manoel Gonçalves Meirelles e de Antonia da Costa Barbosa. Casou com Manoel Ribeiro da Cunha, de quem teve 9 filhos, entre os quais: Cyria Clara, casada com Gabriel José da Silva, Pedro Antônio Ribeiro, casado com Francisca Rodrigues, João e Jeronymo. (Fls 28. Liv 8)

MANOEL HENRIQUE DE MENDONÇA - Faleceu a 18 de janeiro de 1806. Era natural de Porto Alegre, solteiro, filho de Henrique Xavier de Mendonça e de Maria do Espírito Santo. (Fls 30. Liv 8)

ANNA MARIA GUTERRES - Faleceu a 4 de abril de 1807. Era natural da Vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna, filha de Agostinho Guterres e de Maria de Brito. Casou com Manoel Soares Pinto, de quem teve os seguintes filhos: Maria, casada com João Luiz Bucellas, Mariana, casada com Antônio Teixeira, Maria Francisca, casada com Antônio Caetano de Oliveira e Severa, casada com Antônio Flores, de quem teve 2 filhos: João e Damiana. (Fls 32. Liv 8)

JOAQUIM ÂNGELO PEREIRA GUIMARÃES - Faleceu a 22 de março de 1807. Era natural de Lisboa, solteiro, filho de Manoel Pereira Guimarães e de Maria Joaquina do Valle. Era irmão de Joanna Felizarda. Clementina do Valle Pereira e de Maria do Carmo; Amália Pereira do Valle. (Fls 35v Liv 8)

ANNA HENRIQUES XAVIER - Faleceu a 1º de fevereiro de 1807. Era natural de Porto Alegre, filha de Henrique Xavier e de Marianna do Espírito Santo. Casou com Alexandre Jose da Silveira, de quem teve uma filha que faleceu. (Fls 37v Liv 8)

CATHARINA ANTONIA MANOELA DE MENESES - Faleceu a 28 de março de 1807. Era natural da freguesia do Senhor Bom Jesus do Triunfo, filha do Capitão de Milícias Manoel Gonçalves Meirelles e de Isabel Joaquina de Souza. Casou com o Alferes Thomé Luiz da Costa, natural da comarca de São João d'El-Rei e não deixou filhos. Era prima do Padre Francisco Ferreira Leitão e irmã de: Manoel Gonçalves Meirelles, Evaristo Gonçalves da Costa, João, Antônio, Francisco, Jeronymo, Vasco, Faustino, Joanna, Anna e Maria. (Fls 39v Liv 8)

JOANNA DE JESUS - Faleceu a 25 de março de 1807. Era natural da ilha de São Jorge, filha de Miguel Alonso Leal e de Agueda Fagundes. Era viúva de João Francisco de Almeida, de quem teve os seguintes filhos:

23

Jeronymo, João Baptista de Almeida, Maria, Manoel Francisco de Almeida, Faustina e José Francisco de Almeida. (Fls 42v Liv 8)

ESCOLASTICA MARIA DOS SANTOS - Faleceu a 10 de novembro de 1805. Era natural da freguesia de NS do Rosário, de Rio Pardo filha de Santos Martins do Lago e do Isabel Dias Pereira. Casou com Diogo Ferreira Mattos, de quem não teve filhos. (Fls 44v Liv 8)

JOAQUIM LUIZ VICENTE DA COSTA - Faleceu a 23 de junho de 1807. Era natural da ilha de Santa Catharina, filho de Vicente Luís da Costa e de Sebastiana Theresa de Jesus, em segundas núpcias, de quem teve 4 filhos:

Antônio, José, Domingos e Maria. Era neto de Sebastião Gonçalves de Mello. (Fls 47v Liv 8)

JOSÉ DA ROSA GARCIA - Faleceu a 26 de fevereiro de 1807. Era natural da ilha do Fayal, filho de José da Rosa Corrêa e de Catharina Garcia. Casou com Rita Maria de Jesus, de quem teve 15 filhos, entre mortos e vivos: Maria, casada com José Pacheco da Cruz, Esmeria, casada com Pedro Antônio de Moraes, Antônio, Theresa, Cypriana, casada com Manoel Rodrigues Gularte, Bibiana, casada com Manoel Lopes de Carvalho, Joaquim, José da Rosa casado com Maria Joaquina da Trindade, Anna, casada com Jose Álvares Ferreira, Lourenço, casado com Rosa Maria e Claudiano, casado com Isabel Jacintha. (Fls 49v Liv 8)

JOÃO DIAS PEREIRA - Faleceu a 14 de agosto de 1807. Casou com Maria da Trindade, de quem teve 12 filhos:

Rosa, casada com Manoel d'Ávila e Souza, Theresa, casada com José da Silveira de Andrade, Angélica, casada com Antônio Ferreira Maciel, Antonia, casada com Alexandre d'Ávila, Bárbara casada com Manoel Martins

Lemos, Marcellina, casada com Antônio Francisco de Oliveira, Maria, Faustina, Florentina, Felisberto, Domingos

e David. (Fls 53. Liv 8)

MANOEL ALVARES PEREIRA - Faleceu a 17 de julho de 1807. Era natural da freguesia de São Cosme, Porto, filho de José Álvares Pereira e de Rosaura Miguel. Casou com Rosa de Oliveira, na Vila de Jundiahy, e dela teve 3 filhos: Maria, Escolástica e Anna. (Fls 55, Liv 8)

MATHIAS PEREIRA DA SILVA - Faleceu a 10 de setembro de 1807. Era natural da cidade do Rio de Janeiro, filho de André Francisco Velho e de Francisca Maria da Conceição. Casou com Juliana Maria de Jesus, de quem teve 6 filhos: José Pereira da Silva, João Pereira da Silva, Rosa Maria de Jesus, Angélica Joaquina de Jesus e outros que não declarou. (Fls 57. Liv 8)

MANOEL DE ÁVILA DE SOUZA - Faleceu a 9 de maio de 1807. Era natural da ilha de São Jorge, filho de Bento de Ávila Machado e de Maria do Rosário de Souza. Era viúvo de Catharina Isabel de São Francisco, de quem teve 10 filhos: Sebastião Jose, casado com Laureana Ignácia, de quem teve: Maria, casada com Matheus José da Silva, Joaquim José do Souza, casado com Severina de Tal, estes, por sua vez, deixaram os seguintes:

Manoel, Maria e Joaquim; Manoel lgnacio, José de Souza, Antônio, José, Maria, Joanna do Nascimento, casada com o Capitão Jose Rodrigues Martins, Anna Joaquina da Costa e Souza, Josefa Maria, casada com Francisco Meirelles e Isabel Joaquina, casada com Manoel Meirelles. (Fls 60. Liv 8)

FRANCISCO PEREIRA VIEIRA - Faleceu a 15 de setembro de 1807. Era natural da ilha de São Jorge, filho de Manoel Vieira Pereira e de Francisca de São José. Casou em primeiras núpcias com Rosa Maria, filha de Francisco Silveira, da qual teve 2 filhos: Mariana e João. Casou pela 2ª vez com Josefa Francisca do Sacramento, filha de Francisco José Gonçalves e de Joanna Maria do Sacramento, natural da freguesia de Santo Antonio da Guarda Velha. Do 2º matrimônio não deixou filhos. (Fls 63. Liv 8)

MANOEL RIBEIRO DE MIRANDA - Dr. - Faleceu a 27 de julho de 1807. Era natural da Vila de Sabará, filho de Pais incógnitos. Casou com Maria Cândida Vieira, de quem não deixou filhos. (Fls 67. Liv 8)

CARLOS ANTONIO VIEIRA RODRIGUES - Faleceu a 11 de junho de 1807. Era natural da freguesia de São Salvador de Roncas, Guimarães, filho de Domingos Rodrigues e de Custodia Vieira Novaes. Casou com Rosaura Maria de Oliveira, filha de Sebastião Gomes de Carvalho e de Eufrazia Maria de Oliveira. Deixou 5

filhos: Rosaura Maria de Oliveira, Maria Antonia de Oliveira, Felícia Antonia de Oliveira, Custodia Vieira Novaes

e Carlos Antônio Vieira Rodrigues. (Fls 70, Liv 8)

HENRIQUE REBELLO DE FIGUEIREDO - Faleceu a 24 de maio de 1807. Era natural da freguesia de São João Baptista, Lamego, filho de Antonio Rebello de Figueiredo e de Anna Theresa. Casou com Anna Laura do Nascimento, filha de Diogo Ignácio de Barcellos e de Anna Felícia do Nascimento. Deixou uma filha: Anna. (Fls

24

73. Liv 8)

ANTÔNIO JOSÉ DE ESPINDOLA - Faleceu a 9 de setembro de 1807. Era natural da ilha Graciosa. Casou com Rosa da Silva, de quem teve: Antônio da Silva. (Fls 69. Liv 8)

JOSEFA MARIA DA CONCEIÇÃO - Faleceu a 2 de setembro de 1807. Era natural da freguesia de são Pedro do

Rio Grande, filha de Antônio Silveira Lourenço e de Maria Josefa da Conceição. Casou com João Gularte da

Silva, de que teve 2 filhos: Francisco e Felícia, casada com Pedro José Álvares de Souza Guimarães. (Fls 80,

Liv 8)

ANTÔNIO GONÇALVES PEREIRA - Faleceu a 24 de julho de 1806. Era natural da ilha de são Jorge, filho de Diogo Pereira e de Maria de Paschoa. Casou com Luiza de Araújo Villela, de quem não deixou filhos. (Fls 83v

Liv 8)

FRANCISCO COELHO DA SILVA - Faleceu a 8 de abril de 1807. Era natural da cidade do Porto, filho de José Coelho da Silva e de Angélica Maria Nunes. Casou com Helena Maria de São José, de quem não teve filhos. (Fls 87v Liv 8)

CAETANA MARIA MENDES - Faleceu a 23 de setembro de 1807. Era natural da Vila de São João d'El-Rei, filha

de José Soares e de Ignácia Maria Rodrigues. Casou com José Pinto, de quem não deixou filhos. (Fls 91v Liv 8)

JOSÉ ANTONIO DOS SANTOS - Faleceu a 19 de outubro de 1807. Era natural da freguesia de Santa Engracia, Lisboa, solteiro, filho de Antônio José dos Santos e de Marianna Rosa. (Fls 93. Liv 8)

JOSÉ CAETANO DE SOUZA - Faleceu a 5 de novembro de 1807. Era natural da freguesia de São Pedro do Rio Grande, filho de Caetano de Souza e de Agueda Pereira. Casou em primeiras núpcias com Eulália Rodrigues,

de quem teve: Joaquina, casa da com Antônio João, Anna, casada com Domingos Branquinho, Joaquim.

Antônio, Maria, Delfino, Vicente e Ludovina. Casou pela 2ª vez com Maria do Rosário Barbosa, viúva de Luiz de

Brito e desta teve: José. (Fls 97. Liv 8)

VICENTE ESTACIO PEREIRA RORIZ - Padre - Faleceu a 13 de novembro de 1807. Era natural da Vila de São Pedro do Rio Grande, filho do Tenente de Dragões Manoel Pereira Roriz e de Brígida Antonia de Oliveira. Casou com Theresa Margarida de Jesus, natural da Praça da Colônia do Sacramento, filha do Capitão de Infantaria Manoel Pinto Santiago e de Luzia Escossia Rodrigues. Depois de viúvo foi que tomou ordens sacerdotais. (Fls 100 / 106v Liv 8)

BENTO JOSÉ MARTINS DE ARAÚJO - Faleceu a 26 de novembro de 1807. Era natural de Cravinas, freguesia

de São João

108v Liv 8)

Braga, solteiro, filho de Manoel José Martins de Araújo e de Theresa Martins de Araújo. (Fls

FELICIANO ANTONIO - Padre - Faleceu a 8 de janeiro de 1808. Era natural da Vila do Rio Grande de São Pedro, filho de Antônio Simões e de Quitéria Marques. Era irmão de Manoel Marques de Souza e tio de Manoel Marques de Souza. (Fls 110v Liv 8)

MARIA FRANCISCA DE OLIVEIRA - Faleceu a 10 de março de 1808. Era natural da freguesia de NS do Rosário

de Rio Pardo, filha de Simão Marques e de Angélica Rosa da Silva. Casou com o Capitão Francisco de Oliveira

Porto, de quem teve 7 filhos: Antônio, Manoel, Vicente, Angélica, Maria, Theresa e Joaquina. (Fls 115. Liv 8)

PEDRO TEIXEIRA - Faleceu a 24 de dezembro de 1807. Era viúvo de Francisca Xavier, de quem teve: Carlos e José. (Fls 116v Liv 8)

ANTÔNIO FERREIRA LEITÃO - Faleceu a 10 de janeiro de 1808. Era natural da Vila de Peniche, filho legitimo

de Antônio Ferreira Leitão e de Maria Corrêa Quaresma Casou com Maria de Meirelles e Menezes, filha do

Capitão Manoel Gonçalves Meirelles e de Antonia da Costa Barbosa. Teve 5 filhos: Vicente Ferreira Leitão, casado com Anna Francisca da Silveira, filha do Capitão José Francisco da Silveira Casado, Antônio e Francisco Ferreira Leitão, padres, Angélica Justina, casada com José Álvares Duarte e Isabel Leonor, casada

25

MANOEL DA SILVA GRADIL - Faleceu a 12 de março de 1808. Era natural de Lisboa, freguesia de São Silvestre, filho de José da Silva e de Josefa Maria. Casou com Antonia Leonor de Jesus, de quem não teve filhos. (Fls 125v Liv 8)

FRANCISCO ANTONIO GONÇALVES - Faleceu a 20 de março de 1808. Era natural da Praça da Colônia do Sacramento, filho do Capitão João Gonçalves Calção e de Antonia de Tal. Casou com Luciana Francisca de Souza, de quem teve 10 filhos Gaspar, Francisco Gonçalves, Mariano José Teixeira, José João, Francisco Antônio, Maria Francisca, Anna, Rita, Theresa e um Póstumo. (Fls 112v Liv 8)

MANOEL JOSÉ GONÇALVES BASTOS - Faleceu a 15 de março de 1808. Era natural da freguesia, de São Miguel de Ressages (?) Braga, solteiro, filho de André Gonçalves e de Maria Theresa. (Fls 129v Liv 8)

JERONYMO DE PONTES PINTO - Faleceu a 10 de janeiro de 1808. Era natural da Vila de Mogy das Cruzes, solteiro e filho de João de Pontes Pinto e de Maria de Aguiar. (Fls 136v Liv 8)

DAMIÃO VAZ - Faleceu a 19 de abril de 1808. Era natural da comarca de Bragança, Vinhas, filho de Manoel de Lombão (?) e de Maria Francisca de São Borja. Casou com Anna Maria do Rosário, natural da freguesia de São Pedro do Rio Grande, de quem não deixou filhos. (Fls 139v Liv 8)

ANTÔNIO REZENDE - Preto forro - Faleceu a 27 de abril de 1808. Casou com Maria da Conceição, de quem não deixou filhos. (Fls 143. Liv 8)

JOSÉ GONÇALVES GUIMARÃES e s/m NARCIZA MARIA - Faleceu a 7 de abril de 1808, ele natural da freguesia de São Bartholomeu de São João, Braga, e ela deste Continente, escrava que foi de João Pereira Chaves. Não deixaram filhos. (Fls 145v Liv 8)

ANTONIO JOSÉ DA SILVEIRA - Faleceu a 22 de abril de 1808. Era natural da ilha de Santa Catharina, filho de Manoel da Silveira e de Anna Maria da Conceição. Era viúvo de Bibiana Maria, de quem teve 5 filhos, todos falecidos. (Fls 148v Liv 8)

JOÃO DA SILVA AIROSO - Faleceu a 22 de abril de 1808. Era natural da freguesia de São Martinho de Aldoas (?) da aldeia de Vilarinhos, filho de Manoel da Costa Lima e de Josefa Maria da Silva Airoso. Casou com Anna Maria da Conceição, filha de José Gomes da Silva e de Francisca Perpetua da Conceição. Deixou uma filha:

Anna. (Fls 151. Liv 8)

CAETANA DE JESUS - Faleceu a 18 de junho de 1808. Era natural da ilha Terceira, filha de Caetano da Costa e de Maria do Rosário. Casou com José Garcia da Rosa, de quem teve: Maria Dorothéa, casada com Antônio de Faria Santos, Ignácia Maria, casada com Manoel Fernandes Chaves e Manoel Jose Gonçalves, casado com Maria da Conceição, de quem teve 4 filhos: Felicidade, Ifigênia, Escolástica e Ignácia. (Fls 153v Liv 8)

ANDRÉ DE CASTRO - Faleceu a 8 de julho de 1808. Era natural da Vila de Paraty, filho de Mathias Lopes de Castro e de Ma ria da Conceição. Casou com Rosaura Bernarda, de quem teve os seguintes filhos: Manoel Lopes, Narcizo, Maurício, Maria, Joanna, Anna, Leocádia, José, Joaquim, Narcizo e Antônio. (Fls 156v Liv 8)

MANOEL DE AZEVEDO - Faleceu a 15 de julho de 1808. Era natural da freguesia de São Julião de Cava, comarca de Roqueira, filho de Antônio de Azevedo e de Maria Dias. Era solteiro mas deixou de Anna Maria da Conceição, duas filhas naturais pardas: Cândida e Francisca. (Fls 159 / 163. Liv 8)

JOAQUINA DUARTE DA CONCEIÇÃO - Faleceu a 10 de junho de 1807. Casou com Manoel Zuzarte Pinto de Medeiros o Souza, de quem teve uma filha: Thomazia Maria Zuzarte. Era filha de Manoel Duarte Santarém e de Maria Ignácia do Carmo. (Fls 165. Liv 8)

JOÃO ANTUNES PINTO - Faleceu a 13 de julho de 1808. Era natural da Colônia do Sacramento, filho de João Antunes da Porciúncula e de Antonia Pinto. Casou com Vicência Ignácia da Pureza, de quem teve 6 filhos:

Luciano, Justino, Polydoro, Joaquina, Leonor e Maria. (Fls 167v Liv 8)

GASPAR DE ARAÚJO CASTRO RAMALHO - Faleceu a 24 de maio de 1808. Era natural da cidade de Miranda do Douro, filho, de Amaro de Castro e de Mariana Rodrigues de Araújo. Casou com Joanna Maria Cordeiro, de quem teve os seguintes filhos: Maria, casada com José Rodrigues Borges, Antônio, Manoel dos Santos Castro

26

Ramalho, José de Araújo Castro Ramalho, Mariana, Rita, Estevão e Joaquina. Casou pela 2'ª vez com Maria Angélica de Vasconcellos e desta teve: Joanna, Mathildes, Leocádia, Gaspar, Hypolito e Moyzés. (Fls 170. Liv 8)

CLARA MARIA DA SOLEDADE - Faleceu a 2 de novembro de 1808. Era natural da Vila de Paranaguá, filha de Sebastião de Souza e de Maria Pinheiro da Conceição. Casou com João Dias, de quem não deixou filhos. (Fls 173v Liv 8)

VICENTE FERREIRA RAMOS - Tenente - Faleceu a 4 de julho de 1808. Era natural do Rio Grande, filho de Ignácio Ferreira Ramos e de Domingas de São Matheus. Casou com Maria Antonia de Barros, de quem teve:

Alexandre. (Fls 176v Liv 8)

JOÃO FERREIRA DA SILVA SARDINHA - Faleceu a 10 de outubro de 1808. Era natural da freguesia de São

João de ltaborahy, filho de Paes incógnitos, casou com Theresa de Jesus, de quem não deixou filhos. (Fls 179.

Liv 8)

JOSÉ GARCIA GOMES - Faleceu a 31 de dezembro de 1808. Era natural da ilha do Fayal, solteiro e filho de Francisco Garcia e de Anna Maria. (Fls 181. Liv 8)

MANOEL LOPES DE CAVALHO - Capitão - Faleceu a 13 de setembro de 1808. Era natural da Vila de Pombeiros, Coimbra, filho de Francisco Lopes de Carvalho e de Isabel Simões. Casou com Caetana Josefa Rosa de Carvalho, de quem teve: Firmo Paulo de Carvalho. (Fls 184. Liv 8)

ANTONIA LUIZA DA SILVA - Faleceu a 15 de janeiro de 1809. Era natural da Vila de Barcellos, filha de João Gomes e de Domingas Theresa da Silva. Casou com Bento Álvares de Carvalho, de quem não deixou filhos. (Fls 186v Liv 8)

MANOEL JOSÉ DE LARA - Faleceu a 30 de maio de 1808. Era natural de Madrid, filho de José Xavier de Lara e

de Joaquina Mouran de Nacaia (?) Casou com Helena Leocádia, natural de Santiago de Belém, Évora, da qual

não deixou filhos. Casou pela 2ª vez com Anna Joaquina da Silva, natural da Praça da Colônia do Sacramento, filha de Marcellino da Silva e de Floriana Maria de Jesus. Desta ultima também não deixou filhos. (Fls 188v Liv

8)

DIOGO LOBO PEÇANHA - Faleceu a 19 de dezembro de1808. Era natural da cidade de Lisboa, solteiro, filho

de José Joaquim Lobo Peçanha e de Rita Magdalena Leite. Era irmão de: Miguel Lobo Peçanha, Joaquim Lobo

Peçonha e Isabel Francisca Lobo Peçanha. (Fls 192. Liv 8)

JOSÉ SILVEIRA MACHADO - Faleceu a 28 de fevereiro de 1809. Era natural da ilha do Fayal, freguesia da Feiteira, filho de Manoel Dutra e de Maria de Farias. Casou primeiro com Isabel do Espírito Santo, de quem não deixou filhos. Casou pela 2ª vez com Catharina Rosa, de quem teve 9 filhos: Jose, Francisco, Anna, casada com João Francisco Pinheiro, Antônio, Justina, Manoel Joaquim, Maria e Catharina. (Fls 195v Liv 8)

LIVRO 9 (1804-1812)

MANOEL DUTRA SOUTO - Faleceu a 2 de agosto de 1808. Era natural da freguesia da Feiteira, da ilha do Fayal. Casou com Maria Jacintha, de quem deixou os seguintes filhos: João Dutra da Silveira, Miguel Antônio Dutra, Joaquim Dutra dos Santos, casado com Anna Francisca, José Dutra da Silveira, casado com Antonia Rosa do Sacramento, Maria Ignácia de Jesus, viúva de Antônio Dutra de Medeiros, Luzia Joaquina da Conceição, Francisca Joaquina da Conceição e Anna Jacintha. Casada com Francisco Antônio de Jesus. (Fl. 1.

Liv 9)

ISABEL MARIA DA CONCEIÇÃO - Faleceu a 10 de abril de 1809. Era natural da ilha de São Jorge, filha de Manoel Machado Leão e de Luzia de São José. Casou com Thomé Cardoso de Mendonça, de quem teve: Anna Maria do Nascimento, viúva de Manoel de Medeiros da Costa e casada pela 2ª vez com João Rodrigues de Campos. (Fls 3. Liv 9)

MARIA FRANCISCA DAS DORES - Faleceu a 20 de março de 1809. Era natural da Vila de Cananéia de São João Baptista, filha de Antônio Monteiro e de Maria Palhana do Sobral. Casou com Antônio Pereira do Couto, natural da ilha de São Miguel, do qual teve 7 filhos: Ursula Maria, Anna Maria, Anna Maria de Jesus, Joaquim Pereira do Couto, José, Joaquim do Couto e Antônio, falecido. (Fls 7. Liv 9)

27

ANNA LUIZA - Faleceu a 21 de outubro de 1808. Casou com João da Victoria, faleceu na cidade da Bahia. Não deixou filhos, mas teve, antes do seu casamento, um: Sebastião da Victoria. Tinha uma irmã por nome Luzia. (Fls 9. Liv 9)

IZIDORO ANTUNES PINTO - Faleceu a 7 de junho de 1809. Casou Joanna Pereira de Souza, de quem teve:

Américo Antunes Pinto Nicacio, Jacintho, Aurélia e Cândida. (Fls 11. Liv 9)

RITA MARIA - Faleceu a 20 de junho de 1809. Era natural da freguesia de São João Baptista, da ilha do Pico, filha de Manoel Rodrigues Dias e de Isabel das Candeias. Casou em primeiras núpcias com Ventura de Penna Martins e em segundas com Antônio Pires Valongo (?) e de ambos não deixou filhos. Criou uma enjeitada por nome Maria dos Anjos. (Fls 13v Liv 9)

JOAQUINA MARIA DA CONCEIÇÃO - Faleceu a 14 de agosto de 1809. Era natural de Viamão, filha de Manoel Martins dos Santos e de Maria do Rosário. Casou com Dionysio Francisco da Silva, de quem teve um filho que faleceu: Dionysio. (Fls 15v Liv 9)

BERNARDO DA SILVA VARGES - Faleceu a 24 de janeiro de 1809. Era natural da Colônia do Sacramento, filho de Manoel da Silva Varges e de Paschoa Maria da Ressurreição. Era irmão de Francisco da Silva Assumpção, Domingos da Silva Pinheiro e Narciza, casada com Luiz Antônio. (Fls 18v Liv 9)

FRANCISCO BORGES DO CANTO - Faleceu a 22 de agosto de 1809. Era natural da ilha de São Miguel, filho de Jose Caetano Pereira e de Maria Eugenia de Figueiredo. Casou em primeiras núpcias com Eugenia Francisca de Souza, filha de Jose da Costa Luiz e de Innocencia Francisca de Souza. Teve 15 filhos: José Borges do Canto, Rosaura, Bernardo José do Canto, Joaquina, Francisca, Esmenia, Francisco do Canto, Manoel, João, Vicente, Manoel, Maria e Anna. Casou pela 2ª vez com Felicíana Rosa de Jesus e desta teve:

Alexandrina. Tinha duas enteadas: Florisbella e Maria, filhas de sua 2ª mulher. (Fls 21v Liv 9)

MARIA THERESA DE JESUS - Faleceu a 9 de setembro de 1809. Era natural da freguesia de NS do Desterro da ilha de Santa Catharina, filha de Veríssima de Souza e de pai incógnito. Casou com (1ª núpcias) com Domingos Pereira Velho, de quem teve 5 filhos: Anna, Joanna e Rita. Casou pela segunda vez com Luiz Manoel da Silva, de quem teve vários filhos que morreram menores. (Fls 24v Liv 9)

MANOEL GONÇALVES DA SILVEIRA - Faleceu a 24 de agosto de 1807. Era natural deste Continente, filho de Jose Antônio da Silveira e de Maria Ignácia. Casou com Francisca Ignácia de Jesus, de quem teve 9 filhos:

Manoel, Luiz, Malvino, Serafim, Anna, Francisca, Leocádia, Gertrudes e Delfina. (Fls 27 / 29. Liv 9)

FRANCISCA MARIA - Faleceu a 28 de agosto de 1809. Era natural da Vila da Calheta, ilha de São Jorge, filha de Mathias Machado Valença e de Maria Santa, Casou com José da Silva Machado, de quem teve 7 filhos: João da Silva Machado, Antônio Jose da Silva, Thomaz, José, Rita, Rosa e Manoel. (Fls 30. Liv 9)

MARIA DA SILVA - Faleceu a 5 de agosto de 1809. Era natural da Praça da Colônia do Sacramento, filha de João Rodrigues da Silva e de Antonia dos Santos Pereira. Casou em primeiras núpcias com Gonçalo Dias Chaves, de quem teve 6 filhos: Anna e João, nos domínios da Hespanha, Joaquina, casada com Pedro Francisco Chaves, Francisca, Luciana e Joaquim Dias. Casou pela 2ª vez com Antônio Mendes de Oliveira e deste teve: Antonio Mendes da Silva. (Fls 32. Liv 9)

MIGUEL MARTINS SERRA - Faleceu a 27 de outubro de 1809. Era natural da Praça da Colônia do Sacramento, filho do Tenente Coronel Domingos Martins de Almeida e de Feliciana Domingues Torres. Casou com Rosaura Maria Joaquina Ferreira Valle, de quem não teve filhos. (Fls 33v Liv 9)

MANOEL LUIZ BARROS - Faleceu a 8 de março de 1804. Era natural da comarca do São João d’El-Rei, filho de Francisco Monsife (?) de Maria Florida. Casou com Rosa Maria, filha do Capitão Lázaro Rodrigues de Carvalho e de Anna Paes da Motta. Teve 3 filhos: Anna, casada com Antônio Pereira, Salvador e Manoel. (Fls 36v Liv 9)

ANTONIA MARIA DE JESUS - Faleceu a 12 de outubro de 1809. Era natural da freguesia de São Pedro do Rio Grande, filha de Antônio Vieira Cardoso e de Maria Ignácia. Casou com Manoel Ignácio Soares, de quem teve 10 filhos: Angélica, casada com Manoel da Rocha Vieira, Antônio Vieira Soares, Anna, casada com José Francisco Pacheco; Mathildes, casada com Vicente Gonçalves dos Santos, Maria, casada com José de Vargas

28

Soares, Justina, casada com Manoel Luiz Diniz, Genoveva, casada com Marcellino Pahim de Andrade, José, Helena e Eugenia. (Fls 39. Liv 9)

JOÃO CORDEIRO PIMENTEL - Faleceu a 17 de outubro de 1809. Era natural da ilha de São Miguel, filho de João Cordeiro e de Anna Maria. Casou com Theresa de Jesus, falecida na cidade de Lisboa e não deixou filhos. (Fls 41v Liv 9)

EPHIGENIA MARIA DO NASCIMENTO - Faleceu a 17 de maio de 1809. Era filha de Manoel de Lima e de Laureana Sardinha do Nasci mento. Casou com Francisco Xavier de Mattos, de quem teve 5 filhos que faleceram. Casou pela 2ª vez com Domingos Marinho da Cunha e deste não deixou filhos. (Fls . 43v Liv 9)

DOMINGOS MOREIRA - Faleceu a 7 de dezembro de 1809. Era natural da freguesia de Sobrado, Porto, solteiro, filho de Joaquim Moreira e de Theresa Benta. (Fls 45v Liv 9)

JOAQUIM DOS SANTOS - Preto forro - Faleceu a 31 de dezembro de 1809. Era natural do Congo e casou com Maria, preta, que foi do Capitão Joaquim Thomaz. Não deixou filhos. (Fls 47v Liv 9)

MANOEL PEREIRA MADRUGA - Faleceu a 7 de outubro de 1809. Era natural na freguesia de NS da Ajuda, da ilha do Pico, filho de Antônio Pereira Madruga e de Maria do Nascimento. Casou com Isabel de Santo Antônio, de quem não deixou filhos. (Fls 49. Liv 9)

FRANCISCO LUIZ DE SOUZA - Faleceu a 18 de janeiro de 1810. Era natural da ilha de São Jorge, filho de Antônio Vieira da Rosa e de Theresa Pereira. Casou com Isabel Ignácia de Jesus, de quem teve 9 filhos:

Manoel, Joaquim, Bernardo, Anna, Feliciano, Florinda, Joanna, Antônio e Francisco. (Fls 52v Liv 9)

JOSÉ JOAQUIM PEREIRA - Faleceu a 13 de março de 1810. Casou Andreza Maria de Jesus, de quem teve, antes do casamento, 2 filhos: Manoel Joaquim e Manoel dos Santos. (Fls 56. Liv 9)

ALEIXO CORRÊA CABRAL - Faleceu a 18 de janeiro de 1810. Era natural da ilha de São Jorge, filho do Alferes Manoel Machado. Cabral e de Agueda Pereira. Casou com Anna Francisca da Silveira, de quem teve 12 filhos:

Manoel, Francisco, João, André, Bento Joaquina, casada com João de Brum, Josefa, casada com Manoel Rodrigues Penteado, Maria, casada com João Antonio Gonçalves da Trindade, Catharina, casada com Manoel Antônio, Leocádia, casada com Manoel Fernandes, Rosa, casada com Custodio José e Juliana. (Fls 63v Liv 9)

JOSÉ VIEIRA DA CUNHA - Faleceu a 3 de dezembro de 1809. Era faturai da freguesia de Santa Eulália, Lamego, filho de Antônio Vieira de Souza e de Maria de Almeida e Cunha. Casou na Vila do Rio Grande com Antonia Victorina Luiza e Silva, filha de João Luiz Poição e de Marcellina da Silva. Deixou 3 filhos: João Vieira da Cunha, José Vieira da Cunha e Maria de Almeida Cunha. Era irmão de Manoel da Cunha. (Fls 68. Liv 9)

JOAQUIM MANOEL DA SILVA - Faleceu a 23 de janeiro de 1810. Era natural da Vila de Itapetininga, São Paulo, filho de Pedro Manoel da Silva e de Anna Maria de Desibedos (?) Casou com Eufrazia Maria, filha de Francisco Gil da Silva, da qual teve: Antônio. Era irmão de Maria da Conceição, casada com Manoel Joaquim de Andrade, moradores em Cangussú. (Fls 70v Liv 9)

LUIZ FRANCISCO GUEDES - Faleceu a 4 de março de 1810. Era natural da cidade do Porto, solteiro, filho de Manoel Francisco Guedes e de Theresa da Costa. (Fls 73v Liv 9)

JOSÉ RODRIGUES DE FIGUEIREDO - Faleceu a 15 de maio de 1810. Era natural do Rio de Janeiro, filho de Domingos Rodrigues e de Maria Catharina. Casou com Escolástica Maria de Oliveira, natural de Santo Antônio da Guarda Velha, da qual não deixou filhos. Era irmão de Luiza Rita da Esperança, casada com João Antônio Fernandes. Deixou 6 filhos naturais: Narcizo Joaquim de Figueiredo, Wenceslau Antônio de Figueiredo, Silvério Antônio de Figueiredo, Balizaria Francisca de Figueiredo, Rosalia Joaquina de Figueiredo e Maria Florência de Figueiredo, todos filhos de Eufrásia Maria, parda forra. (Fls 75v Liv 9)

MANOEL DE SOUZA GOMES - Faleceu a 16 de maio de 1810. Era natural da freguesia de São de Souza (?), Pennafiel, filho de Domingos João e de Maria Gomes. Casou com Francisca Rodrigues Xavier Prates e de Isabel Gonçalves Ribeiro. Deixou 2 filhos: João Rodrigues de Souza Prates e Luciano de Souza Prates. Era primo de José de Souza Neves. (Fls 82v Liv 9)

29

ANTONIO JOSÉ DE AVIZ - Faleceu a 14 de junho de 1810. Era natural da ilha Graciosa, filho de Manoel de Aviz e de Isabel de Jesus. Casou com Apollonia Maria de Jesus, natural da ilha de São Jorge, filha de João de Souza Machado e de Maria Cardoso. Deixou 4 filhos: Jeronymo, Joaquim, Joanna e Anna. (Fls 85v Liv 9)

IGNACIO VIEIRA - Preto forro - Faleceu a 21 de junho de 1810. Era natural da Guiné. Casou com Theresa, escrava que foi de Manoel Silveira e não deixou filhos. (Fls 88v Liv 9)

FRANCISCO DA SILVA - Faleceu a 31 de maio de 1810. Era natural da ilha do Fayal, solteiro, filho de José da Silva e de Josefa da Conceição. (Fls 91. Liv 9)

LUIZ JOSÉ DA SILVA - Faleceu a 15 de julho de 1810. Era natural da Vila do Couvão, Pennafiel, filho de Custodio Soares da Silva e de Clara Maria da Silva. Casou com Joanna Maria do Nascimento, de quem teve um filho: Urbano. (Fls 93. Liv 9)

MARIA JOSEFA - Falecida a 10 de julho de 1810. Era natural da ilha Graciosa, filha de Manoel de Mendonça Pereira e de Antonia de São José. Casou com Manoel Gonçalves de Araújo, de quem teve 10 filhos: Manoel Gonçalves, casado com Maria de Chaves, moradores em Santo Antônio da Lapa, Germano Antônio de Araújo, casado com Genoveva Maria Bernardes, morador em Viamão, Anastácio Gonçalves de Araújo, casado com Joanna Rosa, morador no Rio Grande, Margarida Josefa, viúva de Matheus Ignácio, moradora em Porto Alegre, Anna Joaquina de Araújo, casada com João José de Oliveira, moradores na freguesia Nova, Ludovina, solteira, Ignácia Joaquina, casada com Antônio José da Silveira; moradores em Porto Alegre, Maria Joaquina de Araújo, casada com Manoel Tavares da Silva, residentes em Porto Alegre e Helena Maria, casada com Manoel Rodrigues de Azevedo, moradores em Porto Alegre. (Fls 93. Liv 9)

MANOEL IGNÁCIO FLORES - Faleceu a 12 de agosto de 1810. Era natural da ilha das Flores, solteiro, filho de Domingos Furtado e de Catharina Ignácia. Era irmão de Antônio José da Silva e de Francisco Furtado. (Fls 99. Liv 9)

JOSÉ SILVEIRA DE ANDRADE - Faleceu a 8 de agosto de 1810. Era natural da freguesia de Rio Grande de São Pedro, filho de José Silveira de Andrade e de Maria Silveira de Andrade. Casou em primeiras núpcias com Maria Francisca Gomes de Escobar, de quem teve: Justina. Casou pela 2ª vez com Theresa Maria de Andrade e desta teve: Maria e David. Casou pela 3ª vez com Isabel Francisca de Andrade, de quem deixou: Saula e Justina. (Fls 101v Liv 9)

JOÃO CAETANO DE SOUZA - Faleceu a 14 de abril de 1810. Casou com Joanna Maria da Ressurreição, de quem teve 13 filhos. (Fls 104. Liv 9)

JOAQUIM JOSÉ PEREIRA - Faleceu a 25 de setembro de 1810. Era natural da ilha Terceira, filho de José Pereira Garcia e de Rosa Maria da Trindade. Casou com Josefa Xavier Soares, de quem teve: João. Casou pela 2ª vez com Ignácia Theresa de Jesus de quem teve 9 filhos: Mariana, casada com Joaquim José de Barros, Mathildes, casada com Guilherme Teixeira de Carvalho, Maurícia, casada com Manoel Antônio Gomes, Aurélia, casada com Ignácio José Gomes, Januária, Eufrazia, Anna, Joaquim e Deziderio – vide Presença Açoriana p.150. (Fls 105v Liv 9)

AMARO DA COSTA MACHADO - Faleceu a 21 de outubro de 1810. Era natural da freguesia de São Miguel de Palhacanna, Lisboa, solteiro, filho de José Machado e de Maria Theresa. (Fls 108v Liv 9)

JOSÉ DA COSTA RIBEIRO GUIMARÃES - Faleceu a 28 de agosto de 1810. Era natural da freguesia de São Pedroso, Guimarães, filho de Manoel da Costa Ribeiro e de Maria Teixeira. Solteiro. (Fls 110. Liv 9)

ANNA THERESA DE JESUS - Faleceu a 15 de setembro de 1810. Era filha de Francisca de Mattos. Teve 2 filhas: Aurélia Theresa e Felícia. (Fls 112. Liv 9)

JERONYMA FRANCISCA DE SÃO JOSÉ - Faleceu a 13 de junho de 1810. Era natural da ilha de São Jorge, filha de Manoel Vieira Pereira e de Francisca de São Jose. Casou com Manoel Machado Pereira, de quem teve 5 filhos: José, Pedro, Nicolau, Domingos e Maria. (Fls 113. Liv 9)

30

EVARISTO PINTO BANDEIRA - Capitão - Faleceu a 27 de novembro de 1810. Era natural de Viamão, filho do Coronel Francisco Pinto Bandeira e de Clara Maria de Jesus. Casou com Christina Clara de Miranda, filha de Luiz Vicente Pacheco de Miranda e de Gertrudes Lima Barros. Não deixou filhos. (Fls 116v Liv 9)

ANTONIO GOMES DA SILVA - Faleceu a 22 de dezembro de 1810. Era natural da ilha de São Jorge, filho de Antônio Gomes e de Catharina Dias. Casou com Maria Quitéria Magdalena de Assumpção, de quem não teve filhos. Era tio do Padre Matheus da Silveira Souza. (Fls 120. Liv 9)

RAYMUNDO FERNANDES PEREIRA - Faleceu a 2 de janeiro de 1811. Era natural da freguesia de São Facundo, Bragança, solteiro, filho de Theresa Fernandes Pereira e de pai incógnito. (Fls 121v Liv 9)

CHRISTOVÃO GOLVEIA DE CARVALHO - Faleceu a 15 de janeiro de 1811. Era natural na ilha da Madeira, filho de Manoel Ferreira de Gouveia e de Isabel de Freitas. Casou com Isabel de Jesus, natural da ilha de São Jorge, da qual teve 8 filhos, entre os quais - Quitéria. (Fls 124. Liv 9)

ANTONIO MUNIZ LEITE - Faleceu a 14 de dezembro de 1810. Era natural da ilha de São Miguel, filho de Antônio Leite Vieira e de Anastácia de Medeiros. Casou com Francisca Fagundes de Oliveira, de quem teve 10 filhos: Anna, Jeronymo, Manoel, Vicente, Maria. Josefa, Pedro, Francisca, Helena e José. (Fls 126. Liv 9)

ANTONIO NOGUEIRA GANDRA - Faleceu a 3 de setembro de 1810. Era natural da freguesia de Gandra, conselho de Esposende, Porto, filho de José Moreira e de Anna Nogueira. Casou com Clara Francisca Nogueira, natural da freguesia de NS da Victoria, Porto. Não deixou filhos. (Fls 128v Liv 9)

THERESA BARBOSA DE MENESES - Faleceu a 20 de outubro de 1810. Era filha de Jeronymo de Omellas Menezes e Vasconcellos e de Lucrecia Leme Barbosa e viúva do Capitão Agostinho Gomes Jardim, de quem teve 10 filhos, entre os quais: Felícia Maria, Antonio Gomes Jardim e José Gomes de Vasconcellos Jardim. Era sogra de Manoel da Silva Pacheco e do Tenente João Baptista Meirelles. (Fls 130. Liv 9)

ANNA SILVEIRA - Faleceu a 22 de janeiro de 1811. Era natural da ilha das Flores, Vila de Santa Cruz, filha de Sebastião de Souza e de Maria Silveira. Casou com Manoel de Freitas, sem geração. (Fls 132 Liv 9)

BRIGIDA ANTONIA DE OLIVEIRA - Faleceu a 16 de janeiro de 1811. Era filha de Antônio de Souza Fernandes e de Apollonia de Oliveira e viúva de Manoel Pereira Roriz, de quem teve 5 filhos: Padre Vicente Estácio Pereira Roriz, José Jacintho, José Alexandre, Eulália e Mariana. (Fls 134v Liv 9)

VICTORIANO JOSÉ CENTENO - Faleceu a 30 de outubro de 1809. Era natural da cidade de Lisboa, filho do Capitão José Rodrigues Centeno e de Maria Joanna de Macedo. Casou com Faustina Maria da Pureza, de quem teve: Boaventura, Joaquina, Alberto, Victoriano, Theodoro, Anna e Maria. (Fls 136. Liv 9)

SIMÃO NOGUEIRA DO AMARAL - Faleceu a 11 de novembro de 1810. Era natural de Vila Nova, do Porto. Casou com Maria do Rosário, de quem tece: Antônio e Salvador. Casou pela 2ª vez, na freguesia de Rio Pardo, com Angélica Maria do Nascimento; viúva de Antônio Albino, de quem teve: Manoel. Era padrasto de Senhorinha, Clara, casada com José da Fonseca Peixoto, morador em Caçapava, e Claudiano. (Fls 138. Liv 9)

MARIA SILVEIRA - Faleceu a 14 de abril de 1811. Era natural da freguesia de Santa Bárbara de Cedros, ilha do Fayal, filha de Manoel da Rosa de Medeiros e de Anna Silveira. Casou com Antônio Francisco Pereira, de quem não deixou filhos. (Fls 141. Liv 9)

.ANNA MARIA DE JESUS - Faleceu a 4 de maio de 1811. Era natural da Vila de NS do Desterro, da ilha de Santa Catharina, filha de Josefa Maria de Carvalho. Casou com o Capitão-mor da Vila da Laguna, João da Costa Moreira, de quem deixou os seguintes filhos: Anna, casada com o Capitão Joaquim José Pereira, Joaquim da Costa Moreira, Caetana, casada com o Tenente João Baptista da Silva e Costa, Albino da Costa Moreira e Cândida, casada com Antônio José Soares. (Fls 142v Liv 9)

THERESA DEJESUS - Faleceu a 20 de fevereiro de 1808. Era natural da cidade de Lisboa, filha de pais incógnitos, solteira, deixou 2 filhas: Joanna Maria da Conceição e Maria Margarida do Carmo. (Fls 144v Liv 9)

31

MANOEL DA CUNHA FREITAS - Faleceu a 12 de junho de 1811. Era natural da ilha de São Jorge, filho de

Manoel da Cunha Neves e de Luiza de Freitas. Era viúvo de Maria do Rosário, natural da mesma ilha. Casou

em Viamão e deixou os seguintes filhos: Joaquim Manoel de Freitas, Francisco Manoel de. Freitas, José

Joaquim da Cunha, Felisberto André da Cunha, João da Cunha, Mariana, Vicência, Felícia, Joanna, Senhorinha, Maria e Joaquina. (Fls 146. Liv 9)

JOSÉ DE SOUZA SOARES - Padre - Faleceu a 16 de agosto de 1811. Era natural da cidade de Angra, filho de Manoel de Souza Machado e de Maria da Encarnação e irmão de Genoveva Victoria. (Fls 148. Liv 9)

MANOEL DO COUTO MARTINS - Faleceu a 5 de setembro de 1811. Era natural da ilha Terceira, filho de Manoel do Couto Martins e de Catharina de Assumpção. Casou com Maria Ignácia, de quem não deixou filhos. (Fls 149v Liv 9)

JOÃO CRESPO - Faleceu a 23 de setembro de 1811. Era natural da freguesia de São Paio de Bade (?) Filho de Francisco Crespo e de Domingas Quoqueja (?). Era solteiro. (Fls 150v Liv 9)

IGNACIO FRANCISCO DE MELLO - Faleceu a 5 de novembro de 1811. Era natural da ilha de Santa Maria, filho da Antônio Furtado e de Clara de Mello. Casou com Rosa Ignácia, de quem teve: Ignácio Francisco, Padre João Ignácio de Mello, Antônio José Ignácio do Coração de Jesus, religioso da Ordem de NS do Carmo, Maria Ignácia, casada com Eugênio de Tal, Rosa Ignácia, casada com Custodio Manoel de Souza, Maria, casada com Antônio de Souza, Violante, casada com Antônio Coitinho, Maria e Vicente. (Fls 153v Liv 9)

ANTONIO DA ROCHA MENDES - Faleceu a 1º de janeiro de 1812. Era natural da Vila.da Praia, da ilha Terceira, solteiro, filho de Antônio da Rocha Mendes e irmão de Manoel da Fonseca da Rocha e de Joanna Maria. (Fls 156v Liv 9)

JOÃO MARTINS DOS SANTOS - Faleceu a 12 de fevereiro de 1812. Era natural da freguesia da Feiteira, Angra, filho de André Machado e de Maria Santa. Casou com a. Francisca de Montojos Bittencourt do Canto, filha de Joaquim Borges Bittencourt do Canto e de Rosa Souza de Jesus. Não deixou filhos. (Fls 158v Liv 9)

MANOEL DA MOTTA - Preto forro - Faleceu a 12 de março de 1812. Casou com Eufrazia Maria da Conceição,

de quem teve 3 filhos: Francisco Leonardo da Motta, Manoel e Antônio da Motta. (Fls 162. Liv 9)

JOSÉ COELHO DO PINHO - Faleceu a 4 de março de 1812. Era natural da Vila da Feira, Porto, solteiro, filho de Ignácio Coelho e de Josefa Maria. Deixou da preta Vicência Ignácia Xavier, uma filha: Maria. (Fls 164. Liv 9)

JOSÉ ANTONIO DA SILVA - Faleceu a 17 de março de 1812. Era casado com Mariana Ignácia da Silva, de quem teve: Apollinario, Anna, Miguel, Juliana, Maria, José, Antônio, Ricardo, Simplício e Izidora. (Fls 166. Liv 9)

ANTONIO FRANCISCO PEREIRA - Faleceu a 4 de abril de 1812. Era natural da ilha do Fayal, freguesia de Santa Bárbara, filho de Francisco Pereira da Rosa e de Luzia da Conceição. Casou com Maria Silveira, de quem não deixou filhos. (Fls 168. Liv 9)

ANTONIO PINHEIRO DA ANNUNCIAÇÃO - Faleceu a 9 de maio de 1812. Era natural do Rio de Janeiro, solteiro, filho de Manoel Pinheiro do Nascimento e de Clara de Souza da Paixão. Deixou um filho: Cândido. (Fls 170. Liv 9)

JOSÉ GARCIA DA ROSA - Faleceu em 3 de maio de 1812. Era natural da ilha do Pico, filho de Manoel Garcia

da Rosa e de Maria Pereira. Casou com Caetana de Jesus, de quem teve 3 filhos: Maria Dorothéa, casada com

Antônio de Faria Santos, Ignácia Maria de Jesus, casada com Manoel Fernandes Chaves e Manoel Garcia,

casado com Maria da Conceição, de quem teve 4 filhos: Felicidade Ephigenia, Escolástica e Ignácia. (Fls 172.

Liv 9)

LUCIANA MARIA DE JESUS - Faleceu a 13 de abril de 1812. Era filha de Antônio Francisco e de Francisca Maria, pretos, naturais da Guiné. (Fls 174v Liv 9)

GERALDO JOSÈ DA CUNHA - Faleceu a 11 de junho de 1812. Era natural da cidade da Bahia, filho do Capitão

de Mar e Guerra Manoel José da Cunha e de Joanna Angélica de São José. Casou no Recife, com Angélica

32

MARIA IGNACIA DA SILVA - Faleceu a 18 de Junho de 1812. Era natural da freguesia de São Pedro do Rio Grande filha de Lucas de Souza e de Maria de Quadros. Casou com Victorino Francisco de Medeiros, de quem não deixou filhos. (Fls 178v Liv 9)

MARTHA MARIA DA CONCEIÇÃO - Faleceu a 16 de julho de 1812. Era natural da ilha de São Jorge, filha de Balthazar Silveira e de Luiza de Santo Antônio. Casou com João de Souza Baptista, de quem não deixou filhos. (Fls 180v Liv 9)

EUFRAZIA PINTO BANDEIRA - Faleceu a 21 de agosto de 1812. Era natural de Viamão, filha de Salvador Pinto Bandeira e de Maria de Brito e viúva de Antônio José da Costa, de quem teve Jose, Manoel, João e Anna. (Fls 185v Liv 9)

JOSÉ DA SILVA GUILHERME - Faleceu a 26 de agosto de 1812. Era natural da ilha do Fayal, freguesia de São Matheus da Ribeirinha, filho de Guilherme da Silveira e de Mariana Rosa. Casou com Constância Rosa Severina, de quem teve um filho. (Fls 187. Liv 9)

ANTÔNIO DE JESUS - Preto forro - Faleceu a 22 de abril de 1812. Era natural da Costa da Mina, Sabarú, casou com Maria da Conceição, natural ao Congo, de quem teve: Silvana, casada com Antônio, preto, do Congo. (Fls 189v Liv 9)

JOANNA PEREIRA - Faleceu a 13 de setembro de 1812. Era mãe de Jacintho, Américo e Aurélia. (Fls 191. Liv

9)

LEOCÁDIA JOAQUINA DE LIMA - Faleceu a 29 de outubro de 1812. Era natural da freguesia do Estreito, filha do Capitão de Dragões Domingos Thomaz de Lima e de Josefa Francisca da Maia. Casou com o Capitão de Ordenanças José Estácio Brandão, de quem não deixou filhos. (Fls 192. Liv 9)

JOSÉ BENTO - Faleceu a 9 de novembro de 1812. Era natural da Galiza, Hespanha, filho de Antônio Balhoso e de Rosa Maria. Casou com Isabel Maria, filha de José Vicente e de Maria lgnácia. Deixou uma filha - Maria. (Fls 194v Liv 9)

LIVRO 10 (1796 - 1814)

ANTONIO JOSÉ DA SILVEIRA - Faleceu a 8 de novembro de 1812. Era natural da ilha do Pico. Casou com Catharina Clara de Jesus, de quem não teve filhos. (Fls 1. Liv 10)

JOÃO JACINTHO - Faleceu a 11 de dezembro de 1812. Era natural da cidade de Angra, filho de Ignácio Antônio Cardoso e de Anna Josefa. Casou na freguesia da Victoria, Espírito Santo, com Rita Fernandes da Conceição, de quem não deixou filhos. (Fls 2. Liv 10)

MANOEL VIEIRA RODRIGUES - Faleceu a 19 de dezembro de 1812. Era natural da freguesia de São Salvador de Bonas, Guimarães, filho de Domingos Rodrigues Vieira e de Custodia Vieira. Casou com Maria Caetana, de quem não teve filhos. Casou pela segunda vez com Patrícia Maria da Purificação, de quem teve: Patrício Vieira Rodrigues, Zeferino Vieira Rodrigues, Innocencia Laura Vieira, Anna Joaquina Vieira e Maria Cândida, que foi casada com o Dr. Manoel Ribeiro de Miranda. (Fls 3. Liv 10)

JOÃO VIEIRA DOS SANTOS - Faleceu a 17 de setembro de 1812. Era natural de Braga, filho de Gregório Vieira e de Luiza Brunehilda (?) Casou com Francisca Ignácia de Oliveira, de quem teve vários filhos que faleceram, inclusive uma filha que foi casada com João Manoel na Cunha, de quem teve: Ivo. (Fls 6v Liv 10)

MANOEL FRANCISCO GEÃO - Faleceu a 16 de dezembro de 1812. Era natural de Santo Estevão de Geão, Porto, solteiro, filho de Jeronymo Francisco e de Agueda Francisca. (Fls 8. Liv 10)

MANOEL GONÇALVES DE ARAÚJO - Faleceu a 30 de janeiro de 1813. Era natural da freguesia de Santa Lucrecia, da Ponte de Louro, Barcellos, filho de Manoel Gonçalves e de Maria de Araújo. Casou com Maria Josefa, de quem teve 10 filhos: Manoel Gonçalves, casado com Maria de Chaves, Germano Antônio de Araújo, casado com Genoveva Maria Bernardes, Anastácio Gonçalves de Araújo, José Gonçalves de Araújo, casado com Joanna Rosa, Margarida Josefa, viúva de Matheus Ignácio, Anna Joaquina de Araújo, casada com João

33

José de Oliveira, Ludovina, Ignácia Joaquina, casada com Antônio João da Silveira, Maria Joaquina de Araújo, casada com Manoel Tavares da Silva, Helena Maria, casada com Manoel Rodrigues de Azevedo. (Fls 8v Liv 10)

JACINTHO JOSÉ DA SILVA - Faleceu a 9 de dezembro de 1812. Era natural de Porto Alegre, filho de José Rodrigues da Silva e de Maria da Conceição. Casou com Anna Maria da Silva, de quem teve 4 filhos:

Gaudencia, Antônio, Felicidade e Luiza. (Fls 12v Liv 10)

MANOEL THOMAZ SEIXAS - Faleceu a 18 de fevereiro de 1813. Era natural da cidade do Porto, filho de Manoel Luiz Cordeiro e de Anna Moreira de São José. Casou com Rita Joaquina de Jesus, filha de Francisco Antônio e de Antonia de Jesus. Deixou 3 filhos: Maria, Antônio e Constância. (Fls 14v Liv 10)

JOSÉ BERNARDO VIEIRA - Faleceu a 16 de março de 1813. Era natural da freguesia de São Victor, Braga, solteiro, filho de Manoel Luiz Vieira e de Theresa Luiza Ribeiro. (Fls 17. Liv 10)

VICENTE JOSÉ DE SOUZA - Faleceu a 5 de março de 1813. Era natural da cidade de Lisboa, solteiro, filho de José de Souza e Isabel da Conceição. (Fls 20. Liv 10)

FRANCISCO FELIX DE SOUZA - Faleceu a 15 de março de 1813. Era natural da cidade do Rio de Janeiro, filho ilegítimo de Ignácia Francisca. Casou com Eufrazia Maria da Conceição, filha de Carlos da Costa Pedra e de Eufrazia Maria da Conceição. Não deixou filhos. (Fls 22. Liv 10)

JOSEFA MARIA - Faleceu a 24 de março de 1813. Era natural da freguesia do Triunfo, filha de Jose Mariano de Sá e de Maria de Tal. Casou com Laureano José da Silva, de quem teve 2 filhos: José Laureano da Silva e Maria Antonia dos Anjos. (Fls 24. Liv 10)

JOSÉ CARNEIRO - Faleceu a 12 de abril de 1813. Era natural da freguesia da Vargem, termo da vila de Góes, filho de Manoel Carneiro e de Maria Martins. Solteiro. (Fls 26v Liv 10)

JANUÁRIO VIEIRA DA ROCHA - Faleceu a 3 de abril de 1813. Era natural da freguesia de Ribeirão, ilha de Santa Catharina, solteiro, filho de Jeronymo Vieira Cordeiro e de Maria Joaquina de Jesus e irmão de Manoel Vieira da Rocha. (Fls 29. Liv 10)

ANTÔNIO MACHADO LUIZ - Faleceu a 12 de maio de 1813. Era natural da freguesia de Santo Antônio, ilha Terceira, filho de Francisco Machado Luiz e de Antonia Maria. Casou com Isabel Joaquina da Conceição, filha de Antônio Pereira Nunes e de Bárbara de São Thomé e não deixou filhos. (Fls 30v Liv 10)

JOSÉ PEDRO - Preto forro - Faleceu a 6 de janeiro de 1813. Era natural da Costa da Guiné. (Fls 34v Liv 10)

FRANCISCA MARIA DO NASCIMENTO - Faleceu a 7 de abril de 1813. Era natural de Viamão, filha ilegítima do Alferes Luiz Esgengandel (?) e de Benedicta de Tal, parda forra. Casou com José da Costa Malta, pardo forro, em primeiras núpcias, de quem teve 3 filhos: Guiomar, casada com José Vicente Raposo Ferreira, Clementina e Benedicta da Costa Malta. Casou pela segunda vez com Manoel da Costa de Carvalho e deste teve: Luiza, Damasia e Justina. (Fls 36. Liv 10)

JOSÉ ESTÁCIO BRANDÃO - Faleceu a 20 de abril de 1813. Era natural da Vila de Vianna, filho de José Estácio Brandão e de Maria Josefa da Silva. Casou com Leocádia Joaquina de Lima, filha do Capitão Domingos Thomaz de Lima e de Francisca Josefa da Maia. Não deixou filhos. (Fls 38. Liv 10)

BERNARDA MARIA AZEVEDO - Faleceu a 13 de abril de 1813. Era natural da Vila do Rio Grande, filha de Silvestre Silveira e de Anna Gomes de Azevedo. Casou com o Cirurgião-mór Polycarpo José Barbalho, de quem teve os filhos seguintes: Constância Joaquina, Josefa Pimenta, casada com José Peixoto de Miranda, Possidonio José Barbalho, José Antônio Júlio, Cândida, Eugenia e Manoel. Era irmã de Manoel de Moura Ribeiro. (Fls 41v Liv 10)

JOSÉ ANTONIO DA COSTA - Faleceu a 15 de julho de 1813. Era natural da freguesia de São Pedro de Sana (?) Traz-os-Montes, filho ilegítimo de Pedro da Costa e de Rosa Theresa. Casou com Escolástica Jacintha de Castro, de quem teve: Balbina. (Fls 44v Liv 10)

34

MANOEL JOSÉ BOTELHO - Faleceu a 5 de agosto de 1813. Era natural da ilha de São Miguel, filho de Antônio Botelho Pacheco e de Joanna Maria de Souza. Casou com Maria de Santa Rita, em Recife, Pernambuco, de quem teve 3 filhos: Maria de Santa Rita Botelho, Francisca Martinha Botelho e Rosa Botelho, todas residentes em Pernambuco. (Fls 47. Liv 10)

JOÃO TAVARES - Faleceu a 22 de março de 1813. Era natural da ilha de São Miguel, freguesia de Santo

Antônio, filho de Manoel Tavares e de d

Benevides. Solteiro. (Fls 50. Liv 10)

JOSÉ AMARO DE OLIVEIRA - Faleceu a 3 de outubro de 1813. Era natural do Rio de São Francisco do Sul, filho de Amaro de Oliveira e de Joaquina Maria. Era solteiro mas deixou de Joanna Pereira do Valle, uma filha:

Rita Maria de Oliveira, casada com Eleutherio Barbosa Paiva. (Fls 53. Liv 10)

MANOEL GONÇALVES - Faleceu a 3 de outubro de 1813. Era natural da freguesia de Santiago de Amorim, Braga, filho de Miguel Gonçalves e de Maria Gomes. Era solteiro e irmão de - Domingos Gonçalves de Amorim. (Fls 55. Liv 10)

JOSÉ LUIZ DE CASTRO VANZELER- Padre - Faleceu a 4 de agosto de 1813. Era natural da freguesia de São Thomé de Panozelo, Braga, filho de Manoel Ferreira de Lima e Castro Sepulveda e de Maria Bernarda Leite de Castro Vasconcellos. (Fls 59v / 62v Liv 10)

MANOEL DA SILVA FERREIRA - Faleceu a 5 de outubro de 1813. Era natural da Vila do Rio Grande, filho de João Ferreira e de Josefa da Silva. Casou com Ignácia Rosa da Conceição de quem teve 8 filhos: José da Silva Ferreira, casado com Maria, filha de Miguel Pereira Fernandes, João da Silva Pereira, Antônio Ignácio da Silva, Anna Felícia do Nascimento, Josefa Maria da Silva, Clemência Maria da Silva, Delfina Maria da Conceição e Cândido. (Fls 64. Liv 10)

DOMINGOS GARCIA ROSA - Faleceu a 14 de outubro de 1813. Era natural da freguesia de São Gonçalo, Rio de Janeiro, filho de Cypriano da Rosa, liberto e de Rita Rosaria, cativa. Casou com Rita Francisca Maria, de quem não deixou filhos. (Fls 67. Liv 10)

FRANCISCA JOAQUINA DELFINA - Faleceu a 20 de outubro de 1813. Era natural da ilha do Fayal, filha de Manoel Pereira e de Maria Jacintha. Casou com Antônio José da Silva Flores, de quem teve 7 filhos: João, Brígida, Angelina, Domingos, José, Delfina e Maria. (Fls 69v Liv 10)

MANOEL GONÇALVES DOS SANTOS - Faleceu a 19 de outubro de 1813. Era natural da ilha de São Jorge, filho de Mathias Gonçalves e de Isabel Maria. Casou com Theresa Felícia da Encarnação, de quem teve 12 filhos: Vicente José dos Santos, Manoel Gonçalves, Florêncio Gonçalves, Florência, Juliana, Bernarda, Fabiana, Antonia, Maria, Josefa, Merenciana e Isabel. (Fls 71. Liv 10)

JOÃO JOSÈ DE CASTRO - Faleceu a 10 de novembro de 1813. Era natural da freguesia de São Silvestre de Requião, Braga, filho de Francisco José de Castro e de Custodia Maria de Castro Solteiro. (Fls 75. Liv 10)

FRANCISCO JOSÉ GONÇALVES - Faleceu a 14 de novembro de 1813. Era natural da ilha de Santa Maria, filho de Francisco Gonçalves de Souza e de Theresa de Jesus. Casou com Joanna Maria, de quem teve: Manoel, Antônio, Maria, Custodio, Angélica, Fabiana, Theresa e Francisca. (Fls 78v Liv 10)

MANOEL PEREIRA PIMENTEL - Faleceu a 11 de novembro de 1813. Era natural da ilha de São Miguel, freguesia de NS da Graça, filho de Manoel Pereira Pimentel e de Bárbara Pacheco. Era solteiro e irmão de José Pereira Pimentel e tio de Luiz Pereira. (Fls 81. Liv 10)

JOAQUIM FRANCISCO ALVARES - Faleceu a 16 de novembro de 1813. Era natural da freguesia de NS do Socorro, Lisboa, filho de Antônio Álvares e Cruz e de Mariana Josefa Bernardina. Casou com Antonia Maria da Esperança, de quem teve 2 filhos: Anna e Luiza Álvares da Esperança. (Fls 83. Liv 10)

IGNACIO DE MORAES BORGES - Faleceu a 10 de novembro de 1813. Era natural da vila de NS da Conceição de Jacarehy, São Paulo, filho de Manoel de Moraes Ferreira e de Micia Nunes de Siqueira. Era solteiro, e irmão de Leonor Maria de Jesus e de Francisca Maria de Jesus, casada com Manoel Rodrigues Rangel. (Fls 85. Liv

35

FRANCISCO JOSÉ DE OLIVEIRA - Faleceu a 9 de dezembro de 1813. Era natural de Porto Alegre, solteiro, filho de Francisco José de Oliveira e de Joanna Maria de Jesus e irmão de Joaquim Antônio Joaquim de Oliveira. (Fls 87v Liv 10)

JERONYMO GARCIA DO AMARAL - Faleceu a 18 de janeiro de 1814. Era natural da ilha do Pico, filho de Antônio Garcia do Amaral e de Maria Ignácia. Casou com Maria Antonia, de quem não deixou filhos. (Fls 89v Liv

10)

JOÃO ANTÔNIO DE OLIVEIRA FERREIRA - Faleceu a 31 de Janeiro de 1814, e s/m MARIA MAGDALENA DA SILVA - ele natural da cidade do Porto e ela da freguesia de São Gonçalo, do Rio de Janeiro, filha de Ignácio Rebello de Carvalho e de Joanna da Silva. Não deixaram filhos. (Fls 92. Liv 10)

BERNARDO JOSÉ PEREIRA - Capitão - Faleceu a 7 de junho de 1811. Era natural da Vila de Provezende, Braga, filho de Antônio Pereira e de Bernarda Teixeira. Casou com Maurícia Antonia de Oliveira e não deixou filhos. (Fls 94v Liv 10)

JOÃO JOSÉ DA COSTA - Faleceu a 21 de março de 1814. Era natural da Ponte de Lima, filho de José da Costa Lima e de Maria Victoria e irmão de Antônio José da Costa, morador em Lisboa e de Bernardina da Costa, residente em Ponte de Lima. (Fls 98. Liv 10)

JOÃO RODRIGUES DE SOUZA PRATES - Faleceu a 8 de março de 1813. Era natural da freguesia de NS da Aldeia dos Anjos, solteiro, filho de Manoel de Souza Comes e de Francisca Ignácia Xavier Prates, irmão de Luciano de Souza Prates e primo de José Carvalho de Oliveira. (Fls 100. Liv 10)

THERESA DE JESUS - Faleceu a 4 de julho de 1796. Era natural da ilha de São Jorge, filha de Antônio Teixeira Brasil e de Josefa Xavier. Casou com André Machado Soares, de quem teve 2 filhos: Manoel Ignácio Soares, casado com Antonia de Jesus e Josefa Xavier Soares, casada que foi com João Pereira Garcia, de quem teve:

João. (Fls 103v Liv 10)

ANTÔNIO GARCIA DOS SANTOS - Faleceu a 31 de maio de 1814. Era natural da ilha do Fayal, filho de Pedro Garcia e de Theresa Dutra. Casou com Francisca Ignácia de Jesus, de quem teve: Mariana, casada com Manoel Antônio Dias, Quitéria, casada com Alexandre José Dias, Genoveva, casada com José Joaquim dos Santos, Catharina, casada com José Martins, Maria, casada com José Francisco da Silva, ela falecida e representada por seus filhos: Joanna, casada com Manoel João Pinto da Motta, Leocádia, casada com Antônio Dias dos Santos, Ignácio Antônio dos Santos, José Manoel e Anna. (Fls 112v Liv 10)

ISABEL CAETANA - Preta forra - Faleceu a 30 de junho de 1814. Era natural do Congo e casou com Caetano Leite, de quem não deixou filhos. (Fls 115. Liv 10)

ANGELA MARIA DE JESUS - Faleceu a 10 de junho de 1814. Era natural da Colônia do Sacramento, solteira, filha de Manoel José e de Maria do Rosário. (Fls 117. Liv 10)

JOSÉ ANTONIO NOGUEIRA - Faleceu a 20 de junho de 1814. Era natural de São Miguel de Silvares, Braga, filho do Alferes Manoel Nunes Nogueira e de Constantina Maria Nogueira. Casou na cidade da Bahia com Laureana Maria de Araújo, de quem não deixou filhos. (Fls 119v Liv 10)

DOMINGUES BORGES FREIRE - Faleceu a 13 de Fevereiro de 1813. Era natural da Vila de Chão de Coura, solteiro, filho de Leonardo Freire e de Leonarda Maria da Conceição. (Fls 124v Liv 10)

JOÂO PAIM DE ARRUDA - Faleceu a 18 de julho de 1814. Era natural da ilha Terceira, filho de Antônio Paim de Arruda e de Maria do Rosário. Casou com Rosa Maria de Andrade, de quem teve: Marcellino, Maria Antônio, João e Anna. Teve, em solteiro, de Lourença Francisca, parda solteira, 2 filhas: Bibiana, que teve: José, e Lourença Vieira, viúva de Manoel Gomes. (Fls 132. Liv 10)

LIVRO 11 (1799-1817)

JOÃO BERNARDINO DE ABREU - Tenente Coronel - Faleceu a 23 de julho de 1814. Era natural da cidade do Porto, filho do Sargento-mór João Antônio de Abreu e de Antonia Marques. Casou com Ignácia Joaquina de Populo, de quem teve 2 filhos: Antônio Maria de Abreu e Anna Margarida de Abreu, casada com Joaquim

36

Rodrigues Júnior, na cidade do Porto. Casou pela 2ª vez com Theresa de Jesus e desta teve 3 filhos:

Norberto, Antonio e João. (Fl 1. Liv 11)

BENTA MARIA DA FONTOURA - Faleceu a 12 de fevereiro de 1804. Era natural da freguesia de NS do Rosário

do Rio Pardo, filho do Capitão Antônio Pinto da Fontoura e de Anna Joaquina das Dores. Casou com o Capitão

José Francisco dos Santos Sampaio, de quem teve: Antônio. (Fls 3. Liv 11)

JOANNA MARGARIDA DA SILVEIRA - Faleceu a 11 de agosto de 1814. Era natural da ilha do Fayal, filha de Antônio Furtado de Mendonça e de Isabel da Silveira. Casou com o Capitão Domingos Gomes Ribeiro, de quem não deixou filhos. (Fls 4v Liv 11)

ANTONIA DA COSTA BARBOSA - Faleceu a 18 de agosto de 1814. Era natural da vila de Guaratinguetá, filha de Jeronymo de Ornellas Menezes e Vasconcellos e de Lucrecia Leme Barbosa. Casou com Manoel Gonçalves Meirelles, de quem teve 11 filhos: Francisco, Jeronymo, Manoel, Antônio, Domingos, João, Maria. Christina, Perpetua, Senhorinha, e Anna. (Fls 6v Liv 11)

ANTONIO CARLOS - Faleceu a 7 de setembro de 1814. Era natural da freguesia de Santo Ildefonso, Porto, filho de José Francisco e de Anna Maria. Casou com Alexandrina Caetana, de quem teve 2 filhos: Carlos e João. (Fls 9. Liv 11)

AGOSTINHO DA ROCHA - Faleceu a 16 de julho de 1814. Era natural da cidade de São Salvador, Bahia, solteiro e não conheceu seus pais. (Fls 11. Liv 11)

ANTONIO NUNES BENFICA - Capitão-mor - Faleceu a 15 de outubro de 1814. Era natural da freguesia de NS do Amparo, de Benfica, Lisboa, filho de Pedro Nanes e de Francisca Maria. Casou com Maria Felícia da Natividade, natural da ilha das Flores, de quem teve 5 filhos: Francisca, Maria, Catharina, Antônio e José. (Fls 13. Liv 11)

CHRISTOVÃO SEZEFREDO DE AZAMBUJA - Sargento-mór - Faleceu a 2 de dezembro de 1814. Era natural

da freguesia do Senhor Bom Jesus do Triunfo, filho de Francisco Xavier de Azambuja e de Rita de Menezes.

Era

solteiro e neto de Jeronymo de Ornellas Menezes e Vasconcellos e de Lucrecia Leme Barbosa. (Fls 17. Liv

11)

ISABEL DOS SANTOS ROBALLO - Faleceu a 20 de dezembro de 1814. Era natural da Vila de Sorocaba, São Paulo, filha do Capitão-mor Manoel dos Santos Roballo e de Maria Moreira Maciel. Casou com Miguel Braz Lopes, de quem teve: João Pedro dos Santos Roballo, casado com Narciza Joanna. Casou pela 2ª vez com

Bernardo José da Rocha e pela 3ª com José Antônio da Silva Monteiro e deste não deixou filhos. (Fls 19v / 22v

Liv 11)

THOMAZIA ROSA DE SANTO ANTÔNIO - Faleceu a 30 de janeiro de 1815. Era natural da ilha do Fayal, freguesia da Feiteira filha de Manoel de Tal e de Rosa de Santo Antônio. Casou com Jose Correa de Vargas, de quem teve 9 filhos: José, Antônio, Felícia, casada com José Silveira, Anna, casada cem Manoel Pereira, Mariana, casada com Antônio Dias da Silva, Bernarda, casada com José de Macedo, Laureana, Gertrudes e Maria. (Fls 26. Liv 11)

MATHEUS DA SILVEIRA E SOUZA - Padre - Faleceu a 16 de janeiro de 1815. Era natural de Rosais, termo da

Vila das Vellas, ilha de São Jorge, filho de Amaro Soares de Oliveira e de Maria da Silveira e Souza. Era irmão

de Manoel Silveira Soares e Manoel Silveira e Souza e sobrinho de Antônio Gomes da Silva e João Nunes e

Francisco Gomes. (Fls 28v Liv 11)

MARIA DE SANTO ANTONIO - Faleceu a 16 de janeiro de 1815. Era natural da ilha de São Jorge, filha de Manoel Machado e de Luzia de São José. Casou com Antônio Pereira Machado, de quem teve 6 filhos: Maria, casada com José Caetano que se acha nos domínios da Hespanha, Custodio, José, casado com Andreza Maria de Jesus, João, Manoel e Antônio, casado com Maria de Jesus, de quem ficaram filhos. (Fls 33. Liv 11)

DIOGO JOSÉ ALVES DE CARVALHO - Falecido a 2 de abril de 1815. Era natural da Vila de Barcellos, filho de Antônio José Coelho e de Crispiniana Maria da Conceição. Casou na cidade do Rio de Janeiro, com Maria Magdalena da Glória. (Fls 35. Liv 11)

37

ANNA MARIA DE SÃO JOSÉ - Faleceu a 4 de março de 1815. Casou em primeiras núpcias com João Homem, de quem teve: Maria e Severina. Casou pela 2ª vez com Antônio da Cunha de Almeida e deste teve:

José, Helena, Emerenciana, Francisca e Leocádia. (Fls 39v Liv 11)

ISABEL MARIA DA CONCEIÇÃO - Preta forra - Faleceu, solteira, a 14 de abril de 1815. (Fls 41v Liv 11)

IGNACIO DE SOUZA MACIEL SARDINHA - Faleceu a 10 de abril de 1815. Era natural do Rio de Janeiro, filho de Thomaz de Souza Sardinha e de Paschoa de Figueiredo Maciel. Casou na Vila do Rio Grande, com Rita Gomes de Brito, de quem teve: José e Ignácio. (Fls 44v Liv 11)

JOSÈ ICNACIO DA COSTA - Faleceu em 26 de abril de 1815. Era natural da Vila do Rio Grande, filho de Ignácio da Costa dos Santos e de Rosa Pereira. Casou com Antonia Joaquina de Jesus, de quem teve 3 filhos que faleceram. (Fls 47v Liv 11)

ANTONIO LOURENÇO - Preto forro - Faleceu a 13 de maio de 1815. Casou com Eufrazia Pereira, de quem não deixou filhos. (Fls 50. Liv 11)

MONICA PEREIRA DE SOUZA - Faleceu a 30 de abril de 1815. Era natural da Vila do Rio Grande, filha de Francisco Gonçalves Retorta e de Anna Pereira de Souza. Casou em primeiras núpcias com Manoel Jorge da Silva, de quem teve: Manoel Jorge e Ignácia Pereira de Souza, casada com o Capitão Pedro Pereira Maciel. Casou em segundas núpcias com Antônio de Azevedo e Souza e deste teve: Antônio, padre, Francisco, Mathilde, Anna, Joaquim do Azevedo e Souza, Capitão de Milícias, Maria, Rosa e Joaquina. (Fls 52. Liv 11)

MANOEL JOSÉ DE ALENCASTRE - Capitão - Faleceu a 3 de junho de 1815. Era natural da cidade de São Paulo, filho do Sargento-mór João de Castro Guimarães e de Isabel da Rosa e Oliveira. Casou com Maria da Luz e Menezes, de quem teve: Jeronymo Antonio, José, Manoel, Elias, Maria, Ignácio, Rita, João, Isabel e Anna, casada com Jacintho Ignácio da Costa, de quem teve: Antônio. (Fls 54v Liv 11)

FRANCISCA FAGUNDES DE OLIVEIRA - Faleceu a 18 de junho 1815. Era natural de Mariana, Minas Gerais, filha de Sebastião Fagundes Varella e de Clara dos Anjos. Casou com Antônio Muniz Leite, de quem teve 10 filhos: Anna, Helena, Jeronymo, Manoel, Vicente, Maria, Josefa, Pedro, Francisca e José. (Fls 57. Liv 11)

LUCIANO JOSÉ DOS SANTOS - Faleceu a 1º de julho de 1815. Era natural da ilha de Santa Catharina, filho de Manoel Pereira de Souza e de Theresa Rosa da Conceição. Era irmão de Simão, Victorino, Antônio, José Antônio, Anna Rosa da Conceição, casada com Francisco Vieira, Catharina Rosa da Conceição, casada com José Corrêa de Mello, Maria Rosa da Conceição, casada com Thomaz Silveira de Ramos e Leonarda Rosa da Conceição, casou com Manoel Antônio, moradores na ilha de Santa Catharina, a exceção de Simão e Leonarda que residem, o primeiro no Maranhão e a segunda na Vila da Laguna. (Fls 59v Liv 11)

JOSÉ DE SOUZA BARROS - Faleceu a 4 de julho de 1815. Era natural da ilha de são Jorge, filho de Manoel de Souza Barres e de Cordova (?) Maria. Casou com Cypriana Ignácia, de quem teve 10 filhos: José de Souza Barros, Maurício José de Souza, que se achava em São Paulo, Manoel José de Souza, casado com Maria da Silva, Antônio José de Souza, Francisco José de Souza, Laureana, casada com João da Silva Machado, Maria, casada com Antônio da Silva, Bibiana, casada com Felisberto da Silva, Eufrazia, casada com José de Souza de Bittencourt e Camilla. (Fls 62v Liv 11)

ISABEL GARCIA - Preta forra - Faleceu a 13 de agosto de 1815. Era natural de Benguella e casou com Matheus Cordeiro, de quem não deixou filhos. (Fls 65v Liv 11)

JOSÉ DA SILVA BARROS - Preto forro - Faleceu a 27 de julho de 1815. Era natural de Benguella. Casou com Anna Pereira da Silva, de quem teve: Euzebio, Maria, Custodia, Antonia, José, Apollinario e Antônio. (Fls 69. Liv

11)

FRANCISICO JOSÉ MUNIZ - Faleceu a 2 de setembro de 1815. Era natural da ilha de São Miguel, filho de Raymundo Muniz Barbosa e de Feliciana Rosa de Andrade. Casou, na cidade da Bahia, com Francisca Maria de Campos, de quem teve: João José Muniz. (Fls 71. Liv 11)

JULIANA THOMAZIA DE MENESES - Faleceu a 26 de agosto de 1815. Era natural da freguesia do Senhor Bom Jesus do Triunfo, filha de Luiz Vicente Pacheco de Miranda e de Gertrudes Barbosa de Menezes. Casou com o

38

Tenente Coronel Antônio Xavier de Azambuja, de quem teve 9 filhos: Cândido, Josefa, casada com Ignácio José de Moraes, Francisco, Leocádia, casada com Ricardo José Vila Nova, Sebastião, Antônio, João, Izidoro, e Estácio. (Fls 74. Liv 11)

ANNA ROSA DA CONCEIÇÃO - Faleceu a 26 de setembro de 1815. Era filha de Manoel Ignácio Rodrigues e de Catharina da Conceição. Casou com Agostinho Jose Lourenço, de quem teve: Joaquim, Agostinho e José. (Fls 76. Liv 11)

ANTONIO VIEIRA NUNES - Faleceu a 22 de setembro de 1815. Era natural de Mafra, solteiro e filho de José Vieira e de Maria da Conceição. (Fls 77v Liv 11)

ANTÔNIO DE VARGAS - Faleceu a 6 de setembro de 1815. Era natural da ilha do Fayal, filho de José de Vargas e de Ignês de Farias. Casou com Maria de Jesus, de quem teve 8 filhos: entre os quais Manoel de Vargas, que deixou 6 filhos, Francisco Antônio de Vargas e Domingos de Vargas. (Fls 79. Liv 11)

ANTÔNIO COELHO DO OLIVEIRA DUARTE - Faleceu a 30 de outubro de 1815. Era natural da Capitania de Minas Gerais, solteiro e filho de Domingos Coelho e de Felícia Isabel da Encarnação. (Fls 81v Liv 11)

ANTONIO DA SILVA - Faleceu a 27 de março de 1915. Era natural da Vila de Góes, freguesia de NS da Assumpção, Coimbra, filho de Luiz Antônio da Silva e de Maria Joaquina. Casou com Hypolita Maria, filha de Antônio Alves Guimarães e de Maria de Jesus, de quem teve 3 filhos: Cândida, Rachel e Luiz. Casou pela 2ª vez com Theresa Alves, irmã de sua 1ª mulher. (Fls 85. Liv 11)

ANTONIO RODRIGUES DA SILVA - Faleceu a 1º de agosto de 1815. Era natural da cidade de São Paulo, filho de José Rodrigues da Silva d’Orta e de Anna Ribeiro da Silva. Casou em primeiras núpcias com Joanna Maria Telles de Jesus e em segundas com Angélica Maria da Conceição e de ambas não deixou filhos. (Fls 90. Liv 11)

MANOEL DOS SANTOS GUTERRES - Tenente - Faleceu a 20 de outubro de 1815. Era natural de Viamão, filho do Tenente Cláudio Guterres e de Gertrudes dos Santos Roballo. Casou com Esmeria Maria da Conceição, de quem teve: Maria, Joaquina, Joanna, Francisco, Benta, Bibiana e Hilária. (Fls 92v Liv 11)

JOSÉ ANTUNES NUNES - Faleceu a 2 de dezembro de 1815. Era natural da freguesia de Santo Amaro, deste Continente, filho de Antônio Jose Nunes e de Anna Maria do Nascimento. Casou com Anna Joaquina de Souza. (Fls 94v Liv 11)

JOAQUIM JOSÉ IGNÁCIO - Faleceu a 9 de novembro de 1815. Era natural da ilha de Santa Catharina, filho de João Dias Ferreira e de Maurícia Ignácia da Conceição. Casou com Rosa Maria de Jesus, de quem teve:

Jacintho, Antônio, João, Brígida e Maria. (Fls 97v Liv 11)

ANTONIO CANTANO DE OLIVEIRA - Faleceu a 17 de dezembro de 1815. Era natural da freguesia do Topo, ilha de São Jorge, filho de Caetano Machado de Oliveira e de Luzia de Ramos. Casou com Maria Francisca do Nascimento, de quem não deixou filhos. (Fls 100. Liv 11)

ANTONIA MARIA - Faleceu a 27 de dezembro de 1815. Era filha de Antônio Teixeira Brasil e de Maria do Rosário. Casou com Caetano Domingues de Moraes, de quem não deixou filhos. (Fls 103v Liv 11)

THOMAZ LUIZ GUTERRES - Faleceu a 23 de abril de 1811. Era natural de Viamão, filho do Tenente Cláudio Guterres e de Gertrudes dos Santos Roballo. Casou com Violante Maria de Jesus, de quem teve 11 filhos:

Angélica, casada com o Tenente Américo Antunes Pinto, Joaquina, Nicolau, Anna, Gertrudes, Maria, Luiza, Laurinda, Clara, Francisca e Mariana. (Fls 106v Liv 11)

JOÃO FRANCISCO GARCIA - Padre - Faleceu a 16 de dezembro de 1815. Era natural da freguesia do Senhor Bom Jesus do Triunfo, filho de Thomaz Francisco Garcia e de Maria da Conceição. (Fls 111. Liv 11)

FRANCISCO JOAQUIM DE ALMEIDA - Faleceu a 30 de janeiro de 1816. Era natural da freguesia da Aldeia Gallega, Lisboa, solteiro, filho de Francisco Xavier e de Theresa Rosa. (Fls 113. Liv 11)

39

MANOEL FERNANDES DA VARGE - Faleceu a 22 de fevereiro de 1808. Era natural da freguesia de Santo André, Lamego, e viúvo de Victoria Maria da Conceição, de quem teve 8 filhos: Manoel, Ignácio, José, Maurício, Antonia, Rosa, Luiz e Antônio, os dois últimos falecidos, tendo cada um deles deixado um filho por igual nome de Manoel. (Fls 115 / 117. Liv 11)

JOSÉ IGNACIO DOS ANTOS PEREIRA - Padre - Faleceu a 25 de fevereiro de 1816. Era natural da Colônia do Sacramento, filho de Antônio Carvalho de Medeiros e de Maria Pereira dos Santos. (Fls 120. Liv 11)

AURELIO JOSÉ DE SOUZA - Faleceu a 4 de março de 1816. Era natural de Porto Alegre, filho de Manoel de Souza Barros e de Cordula Maria. Casou com Francisca Rosa Joaquina de quem teve: José Francisco de Souza, Antônio Francisco de Souza, Manoel Francisco de Souza e Aurélia Joaquina. (Fls 122v Liv 11)

ESTACIO DUTRA MACHADO - Faleceu a 21 de setembro de 1813. Era natural da freguesia de NS do Desterro de Capivary, dos Campos dos Goytacazes, filho de Estácio Dutra Machado e de Leonor Furtado de Jesus. Casou com Catharina Maria de Souza, de quem teve: Anna Maria, casada com Antônio Bernardo Machado e Jose Dutra. (Fls 125v Liv 11)

MANOEL DOS SANTOS TROVOADA - Faleceu a 13 de março de 1816. Era natural da cidade do Porto, solteiro e filho de João de Oliveira e de Maria dos Santos. (Fls 129. Liv 11)

MANOEL MACHADO PACHECO - Faleceu a 22 de março de 1816. Era natural da freguesia de Santa Bárbara, da ilha Terceira, filho de Diogo Pacheco e de Bárbara da Conceição. Casou com Joanna Antonia, de quem teve 13 filhos: José, Narcizo, João, Boaventura, Francisco, Genoveva, casada com Francisco Antônio dos Reis, Anna, casada com Antônio Alves Chaves, Maria, casada com José Antônio, Theodora, casada com Ignácio Antônio de Oliveira Pinto, Luciana, casada com José Felix Corrêa, Joanna, casada com Florentino Amador dos Reis, Feliciana, casada com Daniel dos Reis e Anna, casada com João Marques Ferreira. (Fls 132. Liv 11)

PEDRO PEREIRA MACIEL - Capitão - Faleceu a 3 de maio de 1816. Era natural da freguesia de São Sebastião do Dorque, Braga, filho de Manoel Pereira Maciel e de Maria Rodrigues Maciel. Casou com Ignácia Pereira de Souza, filha de Manoel Jorge e de Mônica Pereira de Souza. Não deixou filhos. (Fls 135v Liv 11)

JOSÉ PERREIRA DA SILVA SANTOS - Sargento-mór - Faleceu a 8 de outubro de 1810. Era natural da Vila de Macahé, Rio de Janeiro, filho de Antônio Furtado de Mendonça e de Victoria Francisca da Silva. Casou com Anna Damazia de Barros, 1º matrimônio, de quem teve 4 filhos: José, Sebastião, Anna, casada com o Tenente Theodosio José da Silva e Maria. Casou pela 2ª vez com Perpetua Francisca Pereira de Souza. (Fls 138. Liv 11)

JOSE SILVEIRA DE AZEVEDO DE BITTENCOURT - Faleceu a 19 de setembro de 1812. Era natural da freguesia de São Salvador, ilha do Fayal, filho de José Silveira e de Isabel do Rosário. Casou com Rita Luiza, filha do Capitão José de Azevedo e de Joanna Ignácia. Deixou 3 filhos: Francisco, José e um póstumo. (Fls 141v Liv 11)

FRANCISCO DE VARGAS CORREA - Faleceu a 2 de junho de 1816. Era natural da freguesia do Divino Espírito Santo, da Feiteira, ilha do Fayal, filho de Antônio Garcia Pereira e de Ignês de Vargas. Casou com Rosalia Jacintha, de quem teve 7 filhos: Anna, casada com Victorino José Leite, Francisca, casada com José de Vargas, Maria, casada com Januário. José da Rocha, Rosalia, casada com Antônio de Souza Lima, João, Bernardo e Ignácia que deixou um filho - José. Casou pela 2ª vez com Anna Joaquina, filha de Antônio Pereira Vieira e de Maria Pereira. Da ultima esposa deixou 2 filhos: Bernardina e Ignácia. (Fls 145. Liv 11)

AGUEDA MARIA DA CONCEIÇÃO - Faleceu a 2 de junho de 1816. Era natural da freguesia do Senhor Bom Jesus do Triunfo, filha de Thomaz Francisco Garcia e de sua primeira mulher Maria da Conceição. Casou com Manoel Joaquim da Silva, de quem teve 5 filhos: Manoel, Alexandre, Antônio, Eduardo e Maria. (Fls 146v Liv 11)

JOSÉ NUNES GULARTE - Faleceu a 25 de junho de 1816. Era natural da ilha do Fayal, solteiro, filho de Manoel Nunes Gularte e de Ignês de Santo Antônio. Era irmão de Francisca de Santo Antônio. (Fls 148. Liv 11)

BERNARDA GOMES JARDIM - Faleceu a 1º de julho de 1816. Era natural desta Capitania, filha de Agostinho Gomes Jardim e de Theresa Barbosa de Menezes. Casou com Manoel da Silva Pacheco, de quem teve:

Theresa, casada com o Tenente Salvador Nunes Jardim, Maria, casada com Manoel dos Santos de Menezes, Florinda, casada com Francisco Gonçalves da Silva, Isabel, Luzia, Manoel da Silva Pacheco, Bernardino,

40

Antônio, José, Anna e mais 4 falecidos. (Fls 150v Liv 11)

LEONOR IGNACIA DE SOUZA - Faleceu a 25 de junho de 1816. Casou com o Sargento-mór Antônio José Machado de Moraes Sarmento, de quem teve 8 filhos: Sebastião, Mariana, Thimotheo, Bernardina, Maria, André, Estevão e Manoel. (Fls 152v Liv 11)

QUITÉRlA MARIA DEJESUS - Faleceu a 4 de julho de 1816. Era natural da ilha do Fayal, filha de José da Silva

e

de Josepha da Conceição. Casou com Francisco da Rosa, de quem teve: Victoria, Jose, Bernardina, Feliciano

e

Francisco. (Fls 154. Liv 11)

SUZANA BERNARDA VICTORIA - Faleceu a 29 de novembro de 1799. Era natural da ilha das Flores, filha de pais incógnitos. Casou com Vicente Cardoso da Silva, de quem teve 5 filhos: José, João, Francisca, Luiza e Josefa. (Fls 156. Liv 11)

IGNACIA MARIA DE JESUS - Faleceu a 31 de agosto de 1816. Era natural da ilha Terceira, filha de Antônio

Pereira Machado e de Maria de Jesus. Casou com Manoel da Ressurreição, de quem teve 12 filhos, entre vivos

e mortos: Theresa Ignácia do Nascimento, casada com Custodio José Teixeira de Magalhães, Joaquim José da

Ressurreição, Ignácia Maria da Conceição, casada com Belchior Cardoso Osório, de quem deixou 3 filhos:

Isabel, Joaquina e José. (Fls 158v Liv 11)

NARCIZO JOSÉ DE MEDEIROS - Faleceu a 5 de setembro de 1816. Era natural da ilha de São Miguel, filho ilegítimo de Catharina de Tal. Casou, em Mostardas, com Maria de Vasconcellos, de quem teve 7 filhos: Maria, Joaquim. Antônio, Joaquina, Maria, casada com Antônio José de Carvalho, Antônio José de Medeiros, casado com Maria Joaquina e Maurícia do Nascimento, casada com Lourenço de Tal. (Fls 160v Liv 11)

MARIA SOUZA - Preta forra - Faleceu a 7 de setembro de 1816. Era natural de Benguella e casou com Antônio Nunes, preto forro, de quem não deixou filhos. (Fls 163. Liv 11)

LUIZ THEODOZIO MACHADO - Faleceu a 8 de outubro de 1816. Era natural de Santa Catharina, filho de Theodozio Machado e de Mariana Ignácia de Jesus. Casou com Catharina Eugenia da Costa Prates, de quem não deixou filhos. (Fls 166. Liv 11)

ANDRÉ DA COSTA SANTOS - Preto forro - Faleceu a 5 de novembro de 1816. Era natural de Porto Alegre, filho de Ephigenia Theresa de Jesus. Casou com Antonia Euzebia de Souza, de quem teve: Theodozia. (Fls 168v Liv

11)

MARIA JOSEFA DA CONCEIÇÃO - Faleceu a 13 de julho de 1816. Era natural da ilha do Pico, filha de José Garcia da Rosa e de Maria Josefa da Conceição. Casou com Joaquim Francisco Ramos, de quem teve 3 filhos, entre eles: Manoel Francisco Ramos e Angélica, casada com Manoel Francisco Teixeira e que deixou: João. (Fls 170v Liv 11)

MANOEL SILVEIRA PEREIRA - Faleceu a 17 de dezembro de 1816. Era natural da ilha de São Jorge, filho de Antônio Silveira Pereira e de Anna de Souza. Casou com Maria Santa, de quem teve 6 filhos: Francisco, Maria, Ignácia, Jacintho, Antônio e João. (Fls 172. Liv 11)

JOÃO FURTADO DA FONSECA - Faleceu a 17 de dezembro de 1816. Era natural da freguesia de Santa Bárbara, Minas Gerais, solteiro, filho de Antônio Furtado e de Eugenia Maria. (Fls 174v Liv 11)

MARGARIDA JOAQUINA DO NASCIMENTO - Faleceu a 26 de fevereiro de 1817. Era natural de Porto Alegre, filha de Alexandre José da Costa e de Magdalena Maria de Jesus. Casou com João Antônio da Costa, de quem não deixou filhos. (Fls 176v Liv 11)

FRANCISCO LOURENÇO DA CUNHA - Faleceu a 14 de março de 1817. Era natural da freguesia de Aram, Braga, filho de João Lourenço da Cunha e de Maria Josefa. Casou com Joaquina Maria de Carvalho, de quem teve 2 filhos: Francisco e Mariano. (Fls 178v Liv 11)

MARIA ANTONIA - Faleceu a 24 de março de 1817. Era natural da freguesia de São José de Tibicoary, filha de Gabriel Pereira Machado e de Antonia de Jesus. Casou com Joaquim Gomes Pereira, de quem teve: Joaquim. (Fls 180. Liv 11)

41

MARIANA ANGÉLICA - Faleceu a 14 de março de 1817. Era natural de Viamão, filha de Manoel Soares Pinto e de Anna Maria de Brito. Casou com Antônio Teixeira Ferreira, de quem teve: Manoel Teixeira Ferreira, Rogério, Feliciano, Ignácio, Isabel, Simão e Agostinho. (Fls 183v Liv 11)

MANOEL JOSÉ DA ROSA - Faleceu a 7 de abril de 1817. Era natural da ilha Graciosa, filho de Antônio da Rosa e de Maria do Rosário. Casou com Maria Joaquina de Oliveira de quem teve 10 filhos: Francisco Manoel da Rosa, Manoel José da Rosa, Antônio José da Rosa, José Ignácio de Mello, Joaquim José da Rosa, João Ignácio, Innocencia Maria, Anna Maria, Maria Joaquina e Francisca Rosa. (Fls 185. Liv 11)

JOÃO FELIX - Preto forro - Faleceu a 23 de abril de 1817. Era natural de Benguella e casou com Theresa de Tal, de quem não deixou filhos. (Fls 186v Liv 11)

VICENCIA IGNÁCIA DA PUREZA - Faleceu a 27 de março de 1817. Era natural da cidade de Angra, filha de José Pereira Garcia e de Rosa Maria da Trindade. Casou com o Capitão João Antunes Pinto, de quem teve 6 filhos: Luciano, Justino, Polydoro, Joaquina, Leonor e Maria – vide Presença Açoriana p. 149. (Fls 188v Liv 11)

MANOEL DE MEDEIROS E MELLO - Faleceu a 12 de maio de 1817. Era natural da ilha de São Miguel, freguesia de NS da Piedade, filho de Felippe de Medeiros e de Anna de Mello. Casou com Francisca Quitéria de Menezes, de quem teve 7 filhos: Escolástica Joaquina de Menezes, casada com Manoel Ignácio Henriques, Maria Francisca de Menezes, casada com Antônio Ferreira Machado, Manoel de Medeiros Menezes, casado com Anna Joaquina, Jose de Medeiros Menezes, Soldado Dragão, Joaquim de Medeiros Menezes, Francisco de Medeiros Menezes, casado com Mathildes de Tal, e Rosalia ou Rosaura Joaquina de Menezes, casada com Felisberto José de Oliveira Pinto. (Fls 191. Liv 11)

MARIA SILVEIRA - Faleceu a 21 de maio de 1817. Era viúva de Manoel Lourenço, de quem teve: Joaquim Lourenço, José Joaquim da Silva, Manoel Joaquim da Silva, Mariana, viúva de João Carlos Pacheco, Joanna Maria, viúva de Paulo da Silva, Josefa Maria da Silva, casada com José Pinto, Januária Maria da Silva, casada com Joaquim Lopes, Ignês de Santo Antônio, casada com Francisco Machado e Anna Josefa da Silva, viúva de Nicola de Tal. (Fls 193. Liv 11)

JOÃO GOMES DE CARVALHO - Faleceu a 26 de maio de 1817. Era natural da Vila do Rio Grande, filho de Sebastião Gomes de Carvalho e de Eufrazia Maria de Oliveira. Casou com Anna Joaquina do Rosário, de quem teve 14 filhos, entre vivos e mortos: Eufrazia Maria de Oliveira, casada com Antônio dos Santos Maciel, Rita, Francisca, José, Sebastião, Rosa, Maria e um póstumo. (Fls 195. Liv 11)

LIVRO 12 (1798-1822)

(Neste livro faltam as seguintes folhas: 32 e 33, 69 a 76, 79 a 86 e 129 a 136.)

THERESA IGNACIA - Faleceu a 21 de julho de 1820. Era natural da freguesia de NS da Ajuda, Angra, filha de Manoel Corrêa e de Maria do Nascimento. Casou em primeiras núpcias com Domingos de Faria, de quem teve duas filhas: Ignácia, casada com Manoel Rodrigues da Terra e Theresa, viúva de Felizardo Francisco da Motta. Casou pela 2ª vez com Felippe Furtado da Terra e deste deixou 7 filhos: Maria, casada com Manoel Francisco de Souza, Anna, casada com José Antônio de Miranda, Antonia, casada com José Francisco de Souza, Clemência, casada com Francisco José Furtado, Antônio, Joaquina e Francisca. (Fls 1. Liv 12)

LUCIANO DE SOUZA PRATES - Faleceu a 13 de julho de 1820. Era natural da freguesia de NS dos Anjos, filho de Manoel de Souza Gomes e de Francisca Xavier Prates. Casou com Brígida Maria Prates, de quem teve 4 filhos: Zeferina, Rufina, Felicidade e Catharina. Era cunhado de Joaquim e de José de Carvalho de Oliveira. (Fls 3v Liv 12)

FELlPPE JOSÈ DE LIMA - Faleceu a 8 de agosto de 1820. Era natural da ilha Terceira, filho de Antônio José Machado e de Maria Jacintha. Casou com Luiza Rosa de Viterbo, de quem teve 6 filhos: Domingos José de Lima, Antônio José Machado, Bernarda Joaquina do Nascimento, Anna Claudia, Margarida e Maria Angélica do Nascimento. (Fls 6. Liv 12)

42

ANNA MARQUES ARZÃO - Faleceu a 2 de agosto de 1820. Era natural da Vila da Laguna, filha de José Marques Arzão e de Francisca Maria Tavares. Era solteira e irmã de Manoel Marques Arzão e de Maurícia, casada com Bartholomeu Rodrigues. (Fls 8. Liv 12)

LUIZ FRANCISCO GALVÃO - Faleceu a 19 de julho de 1820. Era natural da freguesia de NS do Peso, termo da Vila de Coruche, filho de Antônio Luiz Galvão e de Antonia Maria. Casou com Antonia Maria da Silveira, de quem teve 8 filhos: Felix, Manoel, Libanio, Anna, Maria, Isabel, Josefa e Christina, falecida e casada que foi com Manoel José Porto, de quem teve: Antônio. (Fls 10. Liv 12)

JOAQUINA DA SILVA - Faleceu a 3 de agosto de 1820. Era natural da freguesia de Santo Amaro, termo da Vila de Rio Pardo, filha de Francisco Ogil da Silva e de Anna Maria da Conceição. Casou com Felix Francisco Galvão, de quem não deixou filhos. (Fls 12. Liv 12)

ISABELTHERESA DE JESUS - Faleceu a 21 de agosto de 1820. Era natural de Viamão, filha de José Luiz da Cunha e de Theresa Ignácia de Jesus. Casou com José de Oliveira Casilhas. (Fls 14. Liv 12)

FRANCISCA DE SANTO ANTÔNIO - Faleceu a 13 de agosto de 1820. Era natural da freguesia de NS da Ajuda, ilha do Fayal, filha de Manoel Nunes e de Isabel de Santo Antônio. Era irmã de Francisco Nunes, Anna, casada com Luiz José e tia de Maria, Genoveva, Joaquim Luiz da Terra e Manoel da Rocha. (Fls 16. Liv, 12)

GERTRUDES BARBOSA DE MENESES - Faleceu a 15 de junho de 1820. Casou com Luiz Vicente Pacheco, de quem teve 11 filhos: Lucrecia, casada com Jeronymo Martins Pereira, de quem deixou 2 filhos: José e Onofre; Christina, casada com o Capitão Evaristo Pinto Bandeira, Juliana, casada com o Tenente Coronel Antônio Xavier de Azambuja, Izidoro, Manoel, Margarida, casada com o Tenente Felisberto Francisco de Abreu, Antônio Pacheco de Miranda, Izidoro, Gertrudes, Ricarda e Francisca. (Fls 20v Liv 12)

MARIA JOANNA DO NASCIMENTO - Faleceu a 19 de setembro de 1819. Era natural da ilha de São Jorge, filha de Manoel Cardoso Tostes e de Sebastiana de Souza. Casou com Francisco Machado Leão, de quem teve 13 filhos: Antonia, Vicente, Francisca, Antônio, Felisberto, Joaquim, Maria, Rita Ignácia, Anna, Maria Santa, Clara e Joaquina. (Fls 20v Liv 12)

BERNARDINA DE JESUS PINTO - Faleceu a 2 de setembro de 1820. Era natural do Rio Grande do Sul, filha de Antônio Finto da Costa e de Theodozia Maria de Jesus. Casou com Francisco José da Costa, de quem teve 4 filhas: Clara, Cesária, Maria e Anna. (Fls 22. Liv 12)

MANOEL JOSÉ MENDES - Faleceu a 4 de setembro de 1820. Era natural da freguesia de São Martinho de Souza, Pennafiel, filho de Antônio Mendes e de Anna Maria. Solteiro. (Fls 24 / 27. Liv 12)

JOÁO SOARES DE SOUZA - Faleceu a 7 de janeiro de 1820. Era natural da ilha de Santa Maria, filho de Mathias de Souza e de Maria da Ressurreição. Casou com Maria Santa, filha de Manoel Silveira Frade e de Maria Santa. Deixou 3 filhos: João, Jacinto e Anna. (Fls 29v Liv 12)

ANTONIO FRANCISCO DUTRA - Faleceu a 14 de setembro de 1820. Era natural da freguesia de NS da Luz, ilha do Fayal, filho de Antônio José Dutra e de Francisca Ignácia. Solteiro. (Fls 31. Liv 12)

FELICIANO ALVES RIBEIRO - Faleceu a 22 de setembro de 1820. Era natural da freguesia de Santa Marinha, termo das terras de Bouro, Braga, filho de João Alves Ribeiro e de Maria Rosa da Silva. Casou, na cidade da Bahia, com Theresa Custodia do Sacramento, de quem não deixou filhos. (Fls 34. Liv 12)

ISABEL DE SOUZA DE SANTO ANTONIO - Faleceu a 30 de julho de 1820. Era natural da freguesia de Santo Amaro, ilha de São Jorge, filha de Manoel Cardoso Tostes e de Sebastiana de Souza. Casou com José Silveira Pereira, de quem teve: Antônio José da Silveira, Bernardo José da Silveira, Felisberto da Silveira, Caetano José, Florinda, casada com Antônio Rodrigues, Laureana, casada com Sebastião de Rezende e Maria Angélica da Silva. (Fls 37. Liv 12)

IZIDORO VICENTE PACHECO - Faleceu a 5 de setembro de 1820. Era natural da freguesia do Senhor Bom Jesus do Triunfo, solteiro, filho de Luiz Vicente Pacheco e de Gertrudes Barbosa de Menezes. (Fls 41. Liv 12)

43

MANOEL JOSÉ DE MORAES - Faleceu a 21 de outubro de 1820. Era natural da Terra da Feira, Porto, solteiro, filho de João de Deus e de Domingas Fernandes Moura. (Fls 44v Liv 12)

JOSÉ TAVARES DE CARVALHO - Faleceu a 5 de outubro de 1820. Era natural da freguesia do Senhor Bom Jesus, da ilha de São Miguel, filho de Antônio Tavares de Carvalho e de Maria da Silva. Casou com Joanna Maria de Jesus, de quem teve 8 filhos: Antônio, Clara, Mariana, José, Manoel, Anna, Isabel e Clemência. (Fls 46v Liv 12)

ANNA THERESA DE JESUS - Faleceu a 5 de outubro de 1820. Era natural da Vila Nova, comarca da Laguna, filha de Diogo Luiz da Silveira e de Theresa de Jesus. Casou com Manoel José Pinheiro, de quem não deixou filhos. (Fls 48v Liv 12)

JOAQUIM PEREIRA DA ROSA - Faleceu a 12 de novembro de 1820. Era natural da freguesia de NS do Rosário do Rio de Janeiro, filho de João, de nação Cabinda e de Maria, de nação Monjolo. Casou com Maria Antonia da Conceição, natural do Congo, viúva de Antônio José Traque. Não deixou filhos. (Fls 50. Liv 12)

JOÃO LUIZ RODRIGUES - Faleceu a 1° de outubro de 1820. Era natural de Braga, filho de Domingos Rodrigues de Carvalho e de Theresa Martins do Lameiro. Casou com Anna Maurícia de Oliveira, filha de Antônio Francisco dos Santos e de Josefa Fagundes de Oliveira. Teve 5 filhos e estão vivos os seguintes: João, Joaquim e Jonio. (Fls 50. Liv 12)

FRANCISCO ANTONIO DA SILVEIRA - Faleceu a 25 de novembro de 1820. Era natural da ilha do Fayal, filho de Francisco Jorge da Silveira e de Jacintha Silveira. Cascou com Antonia Maria de Jesus, de quem teve 13 filhos: Antônio Francisco da Silveira. José Rodrigues da Silveira, que se acha nos domínios da Hespanha, Francisco Antonio, João Antônio, Maria Antonia, casada com José Antônio Alves, Francisca Maria de Jesus, casada com o Capitão Custodio de Souza Oliveira, Feliciana, casada com José de Souza Neves, Anna Joaquina, casada com Antônio José de Camargo e Rita Joaquina, casada com José Jacintho, Sargento da Legião de São Paulo. (Fls 54v Liv 12)

JOANNA ROSA - Faleceu a 31 de maio de 1817. Era natural da ilha do Fayal, filha de Manoel Francisco e de Theresa de Jesus. Casou com Manoel de Vargas, de quem teve: Antônio, Rosa, Anna, Isabel, Theresa e Francisco. (Fls 57. Liv 12)

JOAQUINA ROSA - Faleceu a 2 de dezembro de 1820. Era natural de Porto Alegre, solteira, filha de Servando da Motta Maltes e de Esperança Maria da Conceição. Deixou um filho: Serafim. (Fls 58v Liv 12)

JOSÉ CASTILHO - Faleceu a 31 de janeiro de 1821. Era natural da cidade de Cadiz, filho de Antônio Pedro de Castilho e de Joanna Lopes. Casou com Joanna Felícia dos Anjos, de quem teve: Theresa de Jesus, Leonor Felícia, Florisbella, Mariana da Conceição e um póstumo. (Fls 60. Liv 12)

JOSÉ ANTÔNIO FAGUNDES - Faleceu a 23 de junho de 1818. Era natural da Vila de NS do Desterro, da ilha de Santa Catharina, filho de Antônio Machado Fagundes e de Luzia da Conceição. Casou com Maria Ignácia de Jesus, de quem teve 6 filhos: Victoriano, Maria, Isabel, Manoel Luiz e João. (Fls 61v Liv 12)

MANOEL JOSÈ DE OLIVEIRA GUIMARÃES - Faleceu a 12 de fevereiro de 1821. Era natural da Vila de Guimarães, solteiro, filho de Domingos Francisco de Oliveira e de Isabel Ferreira e irmão de Thomaz Antônio de Oliveira. (Fls 63 / 66. Liv 12)

MANOEL FRANCISCO DE SOUZA - Faleceu a 23 de janeiro de 1821, e s/m MARIA ARGELICA DE JESUS - ele filho de Aurélio José de Souza e de Francisca Rosa Joaquina e ela filha de Felippe da Terra Pinto e de Theresa Ignácia de Jesus. Eram ambos naturais de Porto Alegre e não deixaram filhos. Ele era irmão de José Francisco de Souza. (Fls 67v Liv 12)

VICTORINO JOSÉ PEREIRA - Faleceu a 13 de março de 1821. Era natural da freguesia de NS da Conceição do Estreito, filho de José Francisco Pereira e de Florência Antonia da Conceição. Casou com Maria Ignácia de Souza, viúva de Matheus Machado Maciel e não deixou filhos. (Fls 77. Liv 12)

44

MARIA DE JESUS - Faleceu a 12 de março de 1821. Era natural da ilha de São Jorge, filha de Antônio Pereira Machado e de Maria do Rosário. Casou com Antônio de Vargas, de quem teve 7 filhos: entre os quais - João Antônio de Vargas, Francisco Antônio de Vargas e Domingos de Vargas. (Fls 78. Liv 12)

FRANCISCO ANTONIO DE ANDRADE - Faleceu a 2 de fevereiro de 1821. Era natural da ilha do Fayal, filho de João Antônio de Andrade e de Rosa de São José. Casou com Maria Francisca do Nascimento, de quem deixou filhos menores. (Fls 87. Liv 12)

ANTONIA MARIA DE JESUS - Faleceu a 6 de abril de 1821. Era natural da ilha do Pico, filha de Manoel

Francisco e de Maria Rodrigues. Casou com Jeronymo Garcia do Amaral, de quem não deixou filhos. (Fls 88.

Liv 12)

ANTONIA MARIANA DA ESPERANÇA - Faleceu a 28 de março de 1821. Era viúva de Joaquim Francisco Alves, de quem deixou duas filhas: Anna, casada com Manoel Monteiro de Azevedo Barros e Luzia. Era irmã de José Antônio Fernandes Lima. (Fls 79v Liv 12)

CARLOS CASSIDES - Faleceu a 12 de maio de 1821. Era natural da cidade Armagh, Inglaterra, filho de Felippe Cassides e de Joanna Cassides. Casou com Suzana Cassides. (Fls 91.Liv 12)

BENTO ALVES DE CARVALHO - Faleceu a 24 de junho de 1821. Era natural da Vila de Barcellos, filho de Diogo Alves de Carvalho e de Theresa Maria da Conceição. Era viúvo de Theresa Maria, de quem não deixou filhos. (Fls 92. Liv 12)

JOSÉ DE BARROS LEITE - Faleceu a 22 de junho de 1821. Era natural da Vila de Parnahyba, filho de Bernardo Bicudo e de Verônica Dias Leite. Casou com Anna Maria da Conceição, de quem teve 11 filhos: Felisberto, Felix, José, Joaquim, Christina, Eufrazia, casada com José Machado, Maria, casada com Manoel Francisco, Angélica; casada com Joaquim Jardim, Faustina, casada com José Francisco de Ávila, Verônica, casada com Antônio Gonçalves e Anna, casada com Antônio José Pereira. (Fls 93. Liv 12)

ANTONIO CORRÊA DA SILVA - Faleceu a 23 de julho de 1821. Era natural da ilha Graciosa, filho de Antônio Corrêa Baleeiro, e de Maria de São Matheus. Casou com Francisca das Chagas, primeiro matrimônio, de quem não deixou filhos. Casou pela segunda vez com Rosa Joaquina e desta também não deixou filhos. (Fls 94v Liv

12)

JOSÉ MACHADO DE OLI VEIRA - e s/m MARIA MARCIRIA DO NASCIMENTO. Ele falecido a 7 de junho de 1821, natural da Vila do Rio Grande, filho de Francisco Machado de Oliveira e de Francisca Xavier e ela natural de Viamão, filha de Manoel Braz Lopes e de Francisca Maria. Deixaram uma filha: Mariana do Nascimento, casada com Antônio Corrêa Sarafana. (Fls 95v Liv 12)

ROSA MARIA DE JESUS - Faleceu a 13 de agosto de 1821. Era natural da ilha Graciosa, filha de Francisco de Souza e de Domingas do Rosário. Casou com Manoel d'Ávila Netto Picanço, de quem teve 3 filhos: Manoel d'Ávila, Francisco e Ursula. Casou pela segunda vez com José de Souza Machado e deste teve: Anna Joaquina de Souza, casada com Luiz da Silva. (Fls 96v Liv 12)

DOMINGOS SARMENTO DE MADUREIRA - Faleceu a 23 de novembro de 1818. Era natural do Conselho de Vinhaes, filho de Antônio Sarmento Madureira e de Catharina de Moraes. Casou com Antonia Justiniana, de quem não deixou filhos. (Fls 98. Liv 12)

ANNA GUARDIÂNA DA SILVA E SÁ - Faleceu a 24 de agosto de 1821. Era natural da freguesia de NS da Oliveira, de Cima da Serra, filha do Capitão Joaquim da Silva Chaves e de Catharina Ayres de Aguiar. Casou com Antônio José Alves, de quem teve 14 filhos, entre mortos e vivos: Felicidade, casada com Gaspar Fróes da Silva, Isabel, casada com Lino José dos Santos, Maria, casada com Camillo José dos Santos, José, Ignês, Constância, Bernardino, Matheus, Virgínia e Aurélia. (Fls 90. Liv 12)

ANNA JOAQUINA DE FREITAS - Faleceu a 14 de agosto de 1821. Era natural de Mariana e solteira. (Fls 100.

Liv 12)

RITA MARIA DE JESUS - Faleceu a 10 de setembro de 1821. Era natural da ilha do Fayal, filha de Francisco Nunes e de Maria Josefa. Casou com Antônio José de Mattos, de quem teve 6 filhos: José da Silva Pereira,

45

casado com Joaquina Maria, Francisco Antônio de Mattos, Manoel Antônio de Mattos, casado com Cypriana de Tal, Eufrazia, casada com Domingos Martins, Quitéria, casada com José Pereira de Azevedo e Ignácia, casada com Miguel Antônio da Rosa. (Fls 101. Liv 12)

MARGARIDA ENGRACIA DE MENEZES - Faleceu a 21 de agosto de 1821. Era filha de Luiz Vicente Pacheco e de Gertrudes Barbosa de Menezes. Casou com o Tenente Felisberto Francisco de Abreu, de quem teve os seguintes filhos: Gertrudes, casada com Luiz de Sá Brito, Clara, casada com José da Silva Lima e José Francis- co. (Fls 103. Liv 12)

JOÃO GULARTE DA SILVA - Faleceu a 22 de julho de 1821. Era natural da Vila de São Pedro do Sul, filho de Francisco Gularte e de Maria Rosa. Casou em primeiras núpcias com Josefa Maria da Conceição, de quem teve, entre outros: Felícia Maria da Silva, viúva. Casou pela segunda vez com Maria Pereira de Borba. (Fls 104.

Liv 12)

SEBASTIÃO MANOEL DE SANTIAGO - Faleceu a 30 de setembro de 1821. Era natural da Colônia do Sacramento, solteiro, filho do Capitão Manoel Pinto de Santiago e de Luzia Escorsia Rodrigues. (Fls 106v Liv

12)

ANASTÁCIO DA FONSECA QUINTANILHA - Faleceu a 30 de agosto de 1798. Era natural da cidade do Rio de Janeiro, solteiro, filho de Ignácio da Fonseca Oliveira e de Ignácia de Torres Quintanilha. (Fls 108. Liv 12)

CLARA MARIA DA ASSUMPÇÃO - Faleceu a 4 de dezembro de 1821. Casou com Felippe Santiago e os filhos que tiveram faleceram. (Fls 109v Liv 12)

THERESA FRANCISCA DE JESUS - Faleceu a 26 de dezembro de 1821. Era natural da ilha do Peixe, filha de Alexandre Pereira Cardoso e de Domingas de São José. Casou com Francisco da Costa, de quem teve:

Francisco da Costa, Joaquim da Costa, Maria Francisca, Vicência Maria, José da Costa e Joaquina Maria. (Fls 111. Liv 12)

FELIX GAFURE - Faleceu a 17 de dezembro de 1821. Era natural da Áustria, solteiro, filho de Pedro Gafure e de Antonia Gafure. (Fls 112v Liv 12)

FRANCISCO JOSÉ DA ROSA - Faleceu a 13 de dezembro de 1821. Era natural da freguesia de NS dos Anjos, filho de Francisco da Rosa e de Quitéria Maria de Jesus. Casou com Anna Ignácia de Jesus, de quem teve 9 filhos: Florinda, Caetano, Isabel, Feliciano, Mariano, João, Francisco, Clara e Maria. (Fls 114. Liv 12)

JOAQUIM LOPES DE BARROS - Faleceu a 8 de janeiro de 1822. Era natural da Praça da Nova Colônia do Sacramento, filho do Capitão José de Barros Coelho e de Mathildes Lopes Corrêa. Casou com Francisca Pereira de Souza, de quem teve 16 filhos: Maria, Joaquim, Mariana, Anna, Maria, José, Joaquina, Manoel, João, Francisco, Antonia, Sebastião, Mathildes, Rosa, Francisco e Mathildes. (Fls 115. Liv 12)

FELIPPE DE CAMPOS PAES - Faleceu a 16 de fevereiro de 1822. Era natural da Vila de Itu, são Paulo, solteiro, filho de Antônio Pompeu Paes e de Rita de Campos. (Fls 116. Liv 12)

MARIA DA CONCEIÇÃO - Preta forra - Faleceu a 8 de fevereiro de 1822. Era natural da cidade de Angola. Casou com o preto forro Antônio de Jesus, de nação Mina, de quem deixou 2 filhos: Cypriano e Silvana Antonia de Jesus. (Fls 117. Liv 12)

ANNA RODRIGUES LEONOR - Faleceu a 18 de outubro de 1819. Era natural da Vila de Rio Pardo, filha do Tenente João Rodrigues e de Vivência Maria, da Conceição. Casou com Joaquim Francisco da Silva, de quem não deixou filhos. (Fls 118. Liv 12)

JOSÉ DA SILVA FERREIRA - Faleceu a 7 de março de 1822. Era natural da Vila de Porto Alegre, filho de Manoel da Silva Ferreira e de Ignácia Rosa da Conceição. Casou com Maria Joaquina de Lima, de quem teve 7 filhos: Claudina, Cândida, Theodosia, Antônio, Francisca, Ignácia e José. (Fls 119v Liv 12)

THOMAZ FRANCISCO GARCIA - Faleceu a 23 de fevereiro de 1822. Era natural da ilha do Pico, freguesia de

NS das Bandeiras, Casou com Maria da Conceição, de quem deixou os seguintes filhos: Felisberto Thomaz,

Antônio, João Francisco Garcia, padre, Manoel, Anna, casada com Francisco Gonçalves, Vicência, casada com

46

José da Silva Ferrão, Agueda, casada com Manoel Joaquim e Damazia, casada com Silvério da Silva Souto. Casou pela 2ª vez com Anua Maria, de quem teve 6 filhos: Clara, casada com Antônio de Tal, Angélica, Brígida, Francisca, Maria e Manoel. (Fls 120. Liv 12)

GERTRUDES MARIA DE JESUS - Faleceu a 24 de fevereiro de 1820. Era natural das Ilhas, filha de João Pereira da Luz e de Anna Maria de Jesus. Casou com Francisco Rodrigues de Freitas, de quem teve 11 filhos, entre os quais: Lourença Maria de Jesus, casada com Jeronymo Corrêa Sarafana. Era cunhada de Manoel Ignácio Machado. (Fls 121. Liv 12)

BERNARDO LUIZ GOMES - Faleceu a 11 de fevereiro de 1822. Era natural da freguesia de Santa Maria de Oliveira, termo da Vila das Áreas, Braga, filho de Bernardo Manoel de Faria e de Quitéria Maria de Siqueira. Casou com Maria de Jesus, de quem não deixou filhos. (Fls 122. Liv 12)

EULALIA JOAQUINA DE OLIVEIRA - Faleceu a 29 de abril de 1822. Casou com o Sargento-mór Francisco Barreto Pereira Pinto, de quem teve os seguintes filhos: Francisca, Sebastião, Francisco, Rita, Manoel, Engracia, Tristão, Eulália e Maria. Era sogra do Alferes João Coelho Neves e do Capitão Joaquim Telles da Fonseca e irmã do Padre Vicente Estácio Pereira Roriz. (Fls 123v Liv 12)

FELICIA ANTONIA DE LIMA PINTO - Faleceu a 17 de maio de 1822. Era natural da Vila de São Pedro do Rio Grande, filha de Antonio Pinto e de Isabel de Lima. Era solteira e irmã de Anna Claudia de Lima Pinto e tia do padre João Diniz Alves de Lima. (Fls 125. Liv 12)

ANNA GARCEZ - Faleceu a 6 de abril de 1822. Era natural da freguesia de NS do Rosário, do Rio Pardo, filha de José Garcez de Moraes e de Theresa Maria da Conceição. Casou com José de Araújo Villela, de quem teve 2 filhos: Leonarda Maria de Araújo e José de Araújo Villela. Casou pela 2ª vez com André da Silva Barreto e deste teve 9 filhos: Anna, Custodio, Comba, Gervasio, Ignácio, Christina, Joaquina, José e Pedro. (Fls 127. Liv

12)

ANNA MARIA DAS DORES - Faleceu a 14 de julho de 1822. (Fls 137. Liv 12)

HILÁRIO DA CUNHA - Faleceu a 28 de junho de 1822. Era natural da Vila do Rio Grande de São Pedro, filho de João da Cunha e de Maria de Souza. Casou com Leonarda Ignácia de Araújo, de quem teve 10 filhos: Bibiana, casada com Amaro Vicente, Maria, casada com Ignácio Ferreira Noronha, Mariana, Catharina, Joaquina, Antônio da Cunha, Ignácio da Cunha, João da Cunha, Jose da Cunha e Paulo da Cunha. (Fls 137v Liv 12)

JOSÉ CORREA DE VARGAS - Faleceu a 25 de maio de 1822. Era natural da ilha do Fayal, freguesia da Feiteira, filho de Manoel Corrêa e de Anna da Silveira. Casou com Thomazia Rosa de Santo Antônio, de quem teve 8 filhos: Antônio, Felícia, casada com José Silveira dos Santos, Anna, casada com Manoel Pereira, Mariana, casada com Antônio Dias, Bernarda, casada com José Macedo, Laureana, casada com Manoel Soares, Gertrudes e Maria. (Fls 139. Liv 12)

MANOEL DA SILVA PEREIRA CAMPISTA - Faleceu a 7 de julho de 1822. Era natural da Vila de São João dos Campos dos Goytacazes, filho de José Ayres de Almeida e de Anna da Silva Pereira. Casou com Anna Ramos de Jesus, natural da freguesia de NS da Conceição do Estreito, filha de Felippe Rodrigues Ramos e de Feliciana Maria da Conceição. Não deixou filhos. (Fls 141v Liv 12)

LIVRO 13 - (1817-1826)

LUIZ CORREA DE CARVALHO - Faleceu a 2 de agosto de 1822. Era natural da cidade do Porto, solteiro e filho de pais incógnitos. (Fl. 1. Liv 13)

JOÃO MEIRELLES - Preto forro - Faleceu a 21 de maio de 1822. Era natural de Angola e casou com Damazia da Silva, preta forra, de quem não deixou filhos. (Fls 4v Liv 13)

DOMINGOS FRANCISCO PEREIRA DE SÁ - Padre - Faleceu a 1º de agosto de 1822. Era natural da Vila do Terceiro bispado do Porto, filho de Antônio Francisco dos Santos e de Maria Francisca de Sá. (Fls 6. Liv 13)

MANOEL DA MOTTA DE OLIVEIRA - Faleceu a 16 de agosto de 1822. Era natural da ilha do Pico, solteiro e filho de Antônio de Oliveira e de Antonia Francisca da Motta. (Fls 8. Liv 13)

47

MANOEL ANTONIO DE JESUS - Faleceu a 1º de outubro de 1822. Era natural da ilha de Santa Catharina, filho de Antônio Cardoso de Aguiar e de Francisca da Encarnação. Casou com Juliana Felícia da Anunciação, de quem teve 12 filhos: José, Porfírio, Bernardino, Bernardina, Victoria, Theresa, Bernardina e 5 que faleceram. (Fls 11. Liv 13)

MARIA THERESA DE LIMA - Faleceu a 22 de julho de 1822. Era natural de Viamão, filha de Manoel Rodrigues Jorge e de Francisca Ignácia de Oliveira. Casou com Joaquim Gonçalves Ribeiro, de quem teve: Margarida, Fernando, Joaquim, Jose e Manoel. (Fls 12v Liv 13)

NARCIZA ROSA DA CONCEIÇÃO - Faleceu a 1º de outubro de 1822. Era natural do Rio Grande de São Pedro, filha de José Thomaz Rodrigues e de Rosa Maria da Conceição. Casou com o Tenente Manoel Joaquim da Fonseca, de quem não deixou filhos. (Fls 14v Liv 13)

MANOEL LOPES MACIEL - Faleceu a 2 de novembro de 1822. Era natural da cidade do Porto, solteiro e filho de André Macieira e de Rosa Lopes. (Fls 15v Liv 13)

IGNACIO PEREIRA DA FONSECA - Faleceu a 14 de janeiro de 1823. Era natural da freguesia de São Miguel de Fontellas, filho de Luiz Pereira da Fonseca e de Joanna Maria da Conceição. Casou com Maria Plácida de Aragão, viúva de Antônio José de Araújo, de quem não deixou filhos. (Fls 16v / 18. Liv 13)

THOMÉ LUIZ DA COSTA - Faleceu a 12 de dezembro de 1822. Era natural da Capela de NS da Conceição da Barra, comarca de São João d'El-Rei, filho de Domingos da Costa Guimarães e de Rita de Souza do Nascimento. Casou com Catharina Antonia Manoela de Menezes, filha do Capitão Manoel Gonçalves Meirelles e de Isabel Joaquina de Souza. Não deixou filhos. (Fls 19. Liv 13)

ANNA JOAQUINA DA SILVA - Faleceu a 30 de dezembro de 1822. Era natural da freguesia do Senhor Bom Jesus do Triunfo, filha de Manoel da Silva Machado e de Theresa Ignácia. Casou com Antônio José dos Santos, de quem teve 3 filhos: Antônio. Bernardo e Anna. (Fls 20v Liv 13)

JOSÉ ANTÔNIO DA SILVA - Faleceu a 7 de fevereiro de 1823. Era natural da freguesia de Santa Maria de Germundo, Barcellos, filho de Antônio José do Valle e de Angélica Maria. Casou com Ignês Victorina de Almeida, de quem não teve filhos. Casou pela 2ª vez com Ignácia Joaquina de Almeida, sua cunhada, filha de Antônio de Almeida Cardoso e de Genoveva Rosa. Desta ultima deixou um filho: José. (Fls 22v Liv 13)

MANOEL ANTÔNIO DA SILVA - Faleceu a 22 de janeiro de 1823. Era natural da Vila de São Pedro de Rates, Braga, solteiro, filho de Manoel Antônio da Silva e de Maria Rosa. (Fls 24. Liv 13)

FRANCISCA ROSA JOAQUINA - Faleceu a 19 de dezembro de 1822. Era natural do Rio Grande de São Pedro, filha de Francisco Furtado Joaquim e de Umbellina Jacintha Rosa. Casou em primeiras núpcias com Francisco Cardoso de Oliveira, de quem teve: Joaquim Francisco Furtado, padre, Maria Francisca do Nascimento, Jacintha Rosa de Jesus, casada com Francisco José Rodrigues e Manoel Francisco. Casou pela 2ª vez com Aurélio José de Souza e deste teve: José Francisco de Souza, Antônio Francisco de Souza, Manoel Francisco de Souza e Aurélia Joaquina. (Fls 25. Liv 13)

JOSE MARTINS ESTEVÃO - Faleceu a 23 de janeiro de 1823. Era natural da Vila do Rio Grande de São Pedro, filho de Domingos Martins Estevão e de Maria de Jesus. Casou com Catharina de Jesus, de quem teve 7 filhos:

Maria, Manoel, Mathildes, Quitéria, Cypriano, Perpetua e Domingos. (Fls 26v Liv 13)

LUIZ JOSÉ RIBEIRO - Faleceu a 7 de maio de 1823. Era natural da freguesia de São Gonçalo de Amarante, Braga, filho de Luiz Alves e de Maria de Oliveira. Casou com Anna Maria da Conceição, de quem teve: Maria Lúcia das Dores, casada com Caetano Joaquim da Silva. (Fls 27v Liv 13)

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA - Faleceu a 16 de abril de 1822. Era natural da Terra da Feira, Porto, filho ilegítimo de Rosa Maria. Casou com Silvaria de Tal, de quem não deixou filhos. (Fls 28v Liv 13)

JOSEFA MARIA - Faleceu a 17 de março de 1823. Era natural da ilha do Fayal, filha de Jose Silveira Peixoto e de Rosa Michaela. Casou com Manoel Dutra do Souto, de quem teve 6 filhos: José Dutra, Antônio Manoel da

48

Silveira, Alberto José Dutra, Maria Joaquina, Prenda Maria de Jesus e Isabel Maria. Era irmã de José Silveira Peixoto. (Fls 30v Liv 13)

JOSEFA MARIA LEONARDA - Faleceu a 16 de março de 1823. Era natural da ilha de Santa Catharina, filha de João de Souza do Couto e de Isabel Felícia. Casou com Rodrigo Antônio da Costa Prates, de quem teve 4 filhos: Maria Joaquina, casada com Belarmino Jose de Oliveira e que deixou 3 filhos: Brigido, Feliciano e Rita; Francisca, casada com Francisco da Cunha, Manoel Nunes, casado com Brígida de Tal e Rodrigo Antônio da Cunha Prates. (Fls 31v Liv 13)

JOAQUINA IGNACIA DE JESUS - Faleceu a 14 de maio de 1823. Era natural da freguesia

Porto, filha de Manoel da Costa e de Genoveva Coelho. Casou com José Gonçalves Ramos, de quem teve:

Rosa, casada com José Domingues Vieira, Manoel, Florinda, Joaquina, Domingos e Francisco. (Fls 32v Liv 13)

do Rio Tinto,

THERESA DE JESUS - Faleceu a 4 de julho de 1823. Era natural da Vila do Rio Pardo, filha de Manoel Pereira Linhares e de Joanna Ignácia. Casou com José Machado, de quem teve 17 filhos dos quais estão vivos 9:

Constantino, Alexandre, Wenceslau, Mariano, Raymundo, Anacleta, Joanna, casada com Manoel Marques Vianna, Perpetua e Maria. (Fls 33v Liv 13)

MANOEL GOMES PINHEIRO - Faleceu a 17 de junho de 1823. Era natural da ilha do Fayal, solteiro, filho de José Silveira e de Anna Maria de Jesus. (Fls 35v Liv 13)

MANOEL IGNÁCIO SOARES - Faleceu a 14 de maio de 1823. Era natural da ilha do Fayal, filho de André Machado Soares e de Theresa de Jesus. Casou com Antonia Maria de Jesus, de quem teve 10 filhos: Antônio, José, Anna, casada com José Francisco Pacheco, Mathildes, casada com Vicente dos Santos, Maria, casada com José de Vargas Soares, Genoveva, casada com Marcellino Pahim de Arruda, Helena, casada com João Peixoto, Eugenia, casada com Joaquim Peixoto, Angélica, casada com Manoel da Rocha Vieira e Justina, casada com Manoel Luiz Diniz. (Fls 36v Liv 13)

ANTONIO DE SOUZA CHAVES - Faleceu a 10 de agosto de 1823. Era natural de Traz-os-Montes, Chaves, filho de André Monteiro e de Catharina de Souza. Casou em primeiras núpcias com Anna Francisca da Conceição de quem teve: Anna Francisca da Conceição, casada com José Bernardo Pinto. Casou pela 2ª vez com Clara Maria de Jesus e desta não deixou filhos. (Fls 38v Liv 13)

JOSÉ LUIZ FERNANDES - Faleceu a 13 de agosto de 1823. Era natural de Braga, filho de Izidoro José Fernandes e de Maria Luiza Lourenço. Casou na cidade de Buenos Ayres, com Maria Josefa de Ouriques, de quem não deixou filhos. Deixou um filho natural: Hilário Fernandes. (Fls 40. Liv 13)

MANOEL DA SILVA - Faleceu a 26 de julho de 1823. Era natural da freguesia de Santa Cruz, da Vila da Batalha, filho de Domingos da Silva e de Theresa Ignácia de Jesus. Casou com Justina Maria de Jesus, de quem não teve filhos. (Fls 41. Liv 13)

FRANCISCA XAVIER PRATES - Faleceu a 19 de maio de 1823. Era natural da freguesia de Santo Antônio da Laguna, filha do Capitão-mor João Rodrigues Xavier Prates e de Isabel Gonçalves Ribeiro. Casou com Manoel de Souza Gomes, de quem teve 2 filhos: João Rodrigues Xavier Prates e Luciano de Souza Prates, casado com Brígida Maria Prates. (Fls 42. Liv 13)

MANOEL JOSÉ DA COSTA - Padre - Faleceu a 15 de dezembro de 1823. Era natural da freguesia de São Matheus de Grimancellos, Braga, filho de Manoel José da Costa Bacellete (?) e de Theresa Maria da Silva. Era irmão de José da Costa Bacellete. (Fls 44v Liv 13)

JOÃO LUIZ BUCELLAS - Faleceu a 11 de novembro de 1823. Era natural da freguesia de São Pedro de Albéria, filho de Felippe Monteiro e de Brígida Maria. Casou com Maria Antonia Soares, de quem teve: José Luiz Soares. (Fls 46. Liv 13)

MARIA THERESA MARQUES - Preta forra - Faleceu a 24 de setembro de 1823. Era natural da Costa, casada e sem filhos. (Fls 47. Liv 13)

ANTONIO JOSÉ PENNA - Faleceu a 19 de setembro de 1823. Era natural da freguesia de São Salvador, Ribeira de Penna, Braga, solteiro, filho de Manoel Martins e de Maria Carvalho. Deixou, de Francisca Rosa de

49

Jesus, crioula, os seguintes filhos: Leocádia, Florentina, Antonia, Antônio, Justina, Belizário, e Alexandrina. (Fls 48 / 51e 52. Liv 13)

MAXIMIANA ANTONIA JESUS - Faleceu a 21 de novembro de 1823. Era natural de Viamão, Filha de Francisco Nunes Gularte e de Mariana Antonia de Jesus. Casou em primeiras núpcias com Manoel da Rocha Vieira, de quem teve 8 filhos: Manoel, Ignácio, Cândido, Francisco, Maria, Francisca, Mariana e Maria Ignácia. Casou pela 2ª vez com Manoel Francisco da Costa e deste teve 3 filhos que faleceram. (Fls 49. Liv 13)

MARIA MEIRELLES DE MENESES - Faleceu a 25 de janeiro de 1824. Era natural de Viamão, filha de Manoel Gonçalves Meirelles, natural de Mondim de Bastos e de Antonia da Costa Barbosa,de Guaratinguetá. Casou com o Capitão Antônio Ferreira Leitão, de quem deixou 5 filhos vivos: Antônio Ferreira Leitão, padre, Francisco Ferreira Leitão, Padre, Vicente Ferreira Leitão,Capitão, e Isabel Leonor, casada com o Capitão José Gomes de Vasconcellos Jardim. (Fls 50. Liv 13)

LUIZ CORREA DE MELLO - Faleceu a 17 de janeiro de 1824. Era natural de Santa Maria de Alcorovim, Aveiro, filho de Antônio Corrêa de Mello e de Brígida Maria de Almeida. Casou com Josefa Clarinda Pacheco, filha do Sargento-mór Izidoro Vicente Pacheco. Deixou um filho: Izidoro. (Fls 53. Liv 13)

ANGÉLICA ROSA - Faleceu a 26 de janeiro de 1824. Era natural de São Pedro do Rio Grande, filha de José Pereira Garcia e de Rita Leonarda. Casou com Manoel Pereira Nunes, de quem teve 12 filhos: Mauricio, Bernardino, Ignácio, João, Fabiano, Apollinario, Maria, casada com Francisco Pereira Jardim, Anna, casada com Antônio José da Silveira, Quitaria, casada com Manoel Cardoso, Clemência, casada com Jeronymo Rodrigues, Leonarda e Joaquina. (Fls 54. Liv 13)

JOAQUIM DUTRA DOS SANTOS - Faleceu a 3 de novembro de 1817. Era natural da ilha do Fayal, freguesia da Feiteira, filha de Manoel Dutra do Souto e de Maria Jacintha. Casou com Anna Francisca, de quem não deixou filhos. (Fls 56. Liv 13)

MANOEL ANTONIO FAGUNDES - Faleceu a 16 de abril de 1818. Era natural de Viamão, filho de José Antônio Fagundes e de Maria Ignácia de Jesus. Casou com Anna Maria de Jesus, de quem teve. 5 filhos: Clarinda, Edwiges, Manoel, Maria e Luiz. Era irmão de Luiz Antônio Fagundes. (Fls 58. Liv 13)

JOSÉ DUTRA DA SILVEIRA - Faleceu a 21 de outubro de 1823. Era natural da freguesia da Feiteira, ilha do Fayal, filho de Manoel Dutra Souto e de Maria Jacintha. Casou com Antonia Rosa do Sacramento, de quem não deixou filhos. (Fls 59v Liv 13)

EPHIGENIA ROSA DOS PRAZERES - Faleceu a 14 de janeiro de 1824. Era natural de Viamão, filha de Manoel José Garcia e de Maria da Conceição. Era solteira e deixou uma filha - Manoela. (Fls 61v Liv 13)

ANNA JOAQUINA DE ARAÚJO - Faleceu a 8 de outubro de 1823. Era natural de Porto Alegre, filha de Manoel Gonçalves de Araújo e de Maria Josefa. Casou com João José de Oliveira Flores, de quem teve 13 filhos, entre os quais: Antônio, que foi casado com Maria Bernardina da Conceição, de quem deixou uma filha -Antonia; Manoel de Oliveira Flores e José de Oliveira Flores. (Fls 63v Liv 13)

MANOEL DE AVILA MACHADO - Faleceu a 24 de novembro de 1823. Casou com Magdalena de Santo Antônio, de quem teve: Maria, casada com Jose Francisco de Ávila, de quem teve um filho - José; Joanna, casada com Luiz José da Silva, com um filho - Urbano; Rita Maria de Jesus. Manoel e Anna, casada com Sebastião José. (Fls 73. Liv 13)

ANTONIA MARIA DE JESUS - Faleceu a 4 de março de 1824. Era natural da Vila de Jacarehy, São Paulo, filha de Antônio Monteiro Lobo e de Maria Lemos Barbosa. Casou com Francisco Antônio da Silveira, de quem teve 12 filhos: Antônio Francisco, José Rodrigues, Francisco Antônio, Manoel Antônio, Thomaz Antonio, Bernardo José, Joaquim Antônio, Maria, casada com José Antonio Álvares, Francisca, casada com Custodio de Souza, Feliciana casada com José de Souza Neves, Anna, casada com Antônio José de Camargo e Moura e Rita, viúva de Thomaz de Seixas e casada com o Alferes José Jacintho. (Fls 67v Liv 13)

ANTONIO DE ALMEIDA CARDOSO - Faleceu a 23 de fevereiro de 1824. Era natural da cidade de Angra, filho de Ignácio Antônio Cardoso e de Anna Josefa. Casou em primeiras núpcias com Rosa Genoveva, de quem teve

50

5 filhos. Casou pela 2ª vez com Cypriana Maria, da Conceição, viúva de Antônio Francisco dos Santos e desta não deixou filhos. (Fls 69v Liv 13)

JOSÉ GONÇALVES MOREIRA - Faleceu a 2 de maio de 1823. Era natural da Vila de Taubaté, filho de Ângelo Pimenta e de Ignácia Gonçalves Moreira. Casou com Maria Joaquina da Conceição, de quem não teve filhos. (Fls 71. Liv 13)

ANNA JOAQUINA PEREIRA - Faleceu a de fevereiro de 1824. Ara natural de Rio Pardo, filha de Nicolau de Brum e de Jacintha Rosa. Casou com José Joaquim Pereira, de quem teve 5 filhos: João Pereira, Maria Joaquina, casada com João Ferreira de Menezes, Clemência Umbellina de Jesus, casada com José Antônio Belém, José Joaquim e Theresa Francisca Rosa. (Fls 73v Liv. 13)

JOSÉ IGNÁCIO DE MATTOS - Faleceu a 20 de abril de 1824. Era natural da ilha do Pico, filho de Antônio de Lemos Maciel e de Rosa Francisca. Casou com Luiza Severina, de quem não deixou filhos. Era irmão de José Antônio de Lima. (Fls 75v Liv 13)

MANOEL DE SOUZA MACHADO - Faleceu a 2 de abril de 1824. Era natural da Vila de São Pedro do Rio Grande, filho de Jose de Souza Machado e de Anna Maria. Casou com Mariana Rosa de Jesus, de quem teve 12 filhos: Custódio, João, Manoel, Hypolito, Faustino, Feliciano, Antônio, Mariano, Delfina, Maria, Anna e Margarida. (Fls 77. Liv 13)

JOAQUINA ROSA - Faleceu a 27 de abril de 1824. Era natural do Rio Grande, filha de Manoel de Mendonça Pereira e de Antonia de São José. Casou com Jeronymo José de Oliveira, de quem teve: Anna, e Theresa, casada com José Antônio Leal e que deixou um filho - Joaquim, e mais 6 que faleceram, sendo estes filhos somente de JOAQUINA ROSA. (Fls 79v Liv 13)

JOSEFA CLARINDA PACHECO - Faleceu a 9 de março de 1824. Era natural da Vila do Príncipe, São Paulo, filha ilegítima de Francisca dos Santos Pacheco e de pai incógnito. Casou com Luiz Correa de Mello, de quem teve - Izidoro. (Fls 81v Liv 13)

MANOEL GASPAR LADEIRA - Faleceu a 16 de fevereiro de 1824. Era natural de Guimarães, filho de Bento Gaspar Ladeira e de Maria Josefa Leite. Casou com Mariana Joaquina de Vasconcellos, de quem não deixou filhos. (Fls 83v Liv 13)

ALEXANDRE JOSÉ DE AGUIAR - Faleceu a 16 de março de 1824. Era natural do Rio Grande de São Pedro,

filho de Manoel de Aguiar Laranjo e de Maria do Rosário. Casou com Theodora Isabel de Oliveira, de quem teve

9 filhos: Anna, Justina, Luiza, Alexandrina, Thomazia, Antônio, José, Ludovico e Antônio. (Fls 85. Liv 13)

THOMAZ ANTONIO DOS SANTOS - Faleceu a 5 de junho de 1824. Era natural da freguesia de NS do Rosário, da Enseada do Brito, ilha de Santa Catharina, filho de Antônio Francisco Gaspar e de Antonia Felícia da Ressurreição. Casou com Josefa Maria de Jesus, de quem teve: Maria. (Fls 87. Liv 13)

MANOEL COELHO DO COUTO - Faleceu a 3 de julho de 1824. Era natural da cidade do Porto, filho de José do Couto e de Joanna Coelho do Nascimento. Casou com Maria Angélica de Lima. Era irmão de José Coelho do Couto que deixou um filho: Caetano Coelho. (Fls 89v Liv 13)

DOMINGOS DE LIMA VEIGA - Tenente - Faleceu a 1º de junho de 1824. Era natural de Viamão, filho do Capitão Domingos de Lima Veiga e de Gertrudes Paes de Araújo. Casou com Angélica Maria, de quem não teve filhos. Casou pela segunda vez com Gertrudes Joaquina de Menezes, filha de Luiz Vicente Pacheco de Miranda e de Gertrudes Barbosa. Desta ultima também não deixou filhos. (Fls 92. Liv 13)

JOSÉ RODRIGUES PATRICIO - Faleceu a 13 de julho de 1824. Era natural da freguesia de São Matheus, ilha Graciosa, filha de Antonia do Rosário. Casou com Antonia Maria, de quem teve 8 filhos: Joaquim, Josefa, Matheus, Mariana, Francisco, Rosa,Domingos e Fructuoso. (Fls 93v Liv 13)

ANTONIO FERREIRA LEITÃO - Padre - Faleceu a 14 de agosto de 1824. Era filho do Capitão Antônio Ferreira Leitão e de Maria Meirelles de Menezes. (Fls 95v Liv 13)

51

JOANNA FRANCISCA - Faleceu a 11 de outubro de 1818. Casou com Bernardo Matheus, de quem não deixou filhos. (Fls 99. Liv 13)

ANTÔNIO LOPES - Faleceu a 2 de setembro de 1824. Era natural de Monte Frio, freguesia de Santa Cecília, de Bemfeita, Coimbra, solteiro, filho de Manoel Lopes e de Cecília Nunes. (Fls 105v Liv 13)

MANOEL MACHADO - Faleceu a 4 de novembro de 1823. Era natural da freguesia de São Vicente de Oleiros, Guimarães, filho de Domingos Machado e de Joanna Ribeiro. Era solteiro mas deixou os seguintes filhos:

Antônio, filho de Theresa de Tal, José, filho de pessoa cujo nome não podia declarar e João e Maria, filhos de Anna de Tal. (Fls 107v Liv 13)

FRANCISCO PIRES DAS CHAGAS - Faleceu a 22 de outubro de 1824. Era natural de Minas Gerais e filho de pai incógnito. Casou com Isabel Maria, de quem não teve filhos. (Fls 112v Liv 13)

JOSÉ DE BITTENCOURT CIDADE - Faleceu a 8 de novembro de 1824. Era natural da ilha de Santa Catharina, filho de José da Costa Cidade e de Joanna Rosa de Bittencourt. Casou com Angélica da Fontoura Azambuja, de quem teve: Francisca, viúva de Porfírio José Monteiro, José de Bittencourt Cidade, Patrício, Antônio, Francisco, João, Manoel, Marcos e Rita. (Fls 117. Liv 13)

ANTÔNIO RODRIGUES FONTES - Faleceu a 16 de novembro de 1824. Era natural da ilha de Santa Catharina, filho de Anna Maria Pinto. Casou com Petrona Maria, de quem teve: Leonídia. Casou pela segunda vez com Margarida Rosa e desta teve: Joaquim e Francisco. (Fls 117v Liv 13)

ANTÔNIO PEREIRA DA SILVA PARANHOS - Faleceu a 22 de dezembro de 1824. Era natural da freguesia de Paranhos, Porto, solteiro e filho de Antônio Pereira dos Santos e de Custodia Cecília de Jesus. (Fls 118v. Liv 13)

FRANCISCO MANOEL PEREIRA - Faleceu a 21 de dezembro de 1824. Era natural da freguesia de São Miguel da Oliveira, Lamego, filho de José Pereira do Rego e de Maria Pinto de Jesus. Casou com Felícia Maria da Silva, viúva de Pedro José Alves de Souza, e delia teve, antes de se casar, um filho - Joaquim. (Fls 119v Liv 13)

JERONYMO JOSÉ DE OLIVEIRA - Faleceu a 17 de dezembro de 1824. Era natural da ilha de São Jorge, filho de Mathias de Oliveira e de Luiza de Quadros. Casou com Joaquina Rosa, de quem teve: Theresa, casada com José Antônio Leal, de quem deixou 1 filho; Joaquim e mais 6 que faleceram. (Fls 122. Liv 13)

JOÃO SCHUNY - Faleceu a 25 de outubro de 1824. Era natural da Irlanda, cidade de Water Ford, filho de Diogo Schuhy e de Anastácia Schuhy. Casou com Jacintha Maria Schuhy, de quem não deixou filhos. (Fls 124. Liv 13)

JOAQUIM IGNÁCIO DE SÁ - Coronel - Faleceu a 12 de janeiro de 1825. Era natural da Praça da Colônia do Sacramento, nascido a 10 de junho de 1758, filho de Gabriel Theodoro de Sá e de Ignácia da Silva. Casou com Joanna Joaquina de Souza, falecida em Porto Alegre a 4 de julho de 1823. Tiveram 18 filhos e destes só existem 6: Bernardino José Tiburcio da Silva e Sá, Tenente, Joaquina Carlota Veridiana da Silva e Sá, Balbina Bella de Jesus Maria, Anna Leonídia Belarmina da Silva e Sá, Humberto Marim Theodomiro da Silva e Sá, aspirante á guarda marinha e Prospero José Tolentino da Silva e Sá, cadete da Legião desta Província. (Fls 126. Liv 13)

JOSÉ RODRIGUES MACHADO - Faleceu a 25 de fevereiro de 1825. Era natural de Porto Alegre, filho de João Rodrigues de Azevedo Netto e de Maria Antonia. Casou com Vicência Rosa do Sacramento, filha de Antônio Fernandes e de Rita Margarida do Sacramento. Deixou 6 filhos: José, Antônio, Maria, Bernardo, Israel e Victorino. (Fls 129v Liv 13)

IGNACIA ROSA DA CONCEIÇAO - Faleceu a 4 de fevereiro de 1825. Era natural da freguesia do Rio Grande, filho de Alexandre da Costa e de Josefa Maria. Casou com Manoel da Silva Ferreira que quem teve: José, João, Anna, casada com Francisco Quadrado, Josefa, Delfina e Antônio. (Fls 132v Liv 13)

FRANCISCA MARIA DO NASCIMENTO - Faleceu a 1º de março de 1825. Era viúva e casou com Antônio Francisco de Freitas Guimarães, de quem não deixou filhos. Teve do seu 1° marido, os seguintes: Polycarpo Soares, Maria, Eufrazia Maria, casada com Manoel Francisco Ribeiro, de quem teve Francisca; Rita, casada com Antônio de Sá, e Joanna, que deixou 2 filhos: Vasco e Agostinho. (Fls 135v Liv 13)

52

PASCHOAL VIEIRA DA ROSA - Faleceu a 12 de fevereiro de 1825. Era natural da ilha do Pico, filho de Francisco Vieira da Rosa e de Maria Theresa do Rosário. Casou com Anna Theresa da Trindade, de quem não deixou filhos. (Fls 137. Liv 13)

MARTINHO JOSÈ DE FARIA PINTO - Faleceu a 12 de fevereiro de 1825. Era natural de Santa Comba de Talões do Minde, Porto, filho de João Pinto Nogueira e de Maria Pereira. Casou com Joanna Guedes dos Santos, de quem teve: Leocádia e Manoel. (Fls 139v Liv 13)

MARIA JOAQUINA - Faleceu a 8 de março de 1825. Era natural da ilha de Santa Catharina, filha de José Silveira Gularte e de Maria da Silveira. Casou com João José de Souza, de quem não deixou filhos. (Fls 142. Liv

13)

MANOEL JOSÉ TEIXEIRA - Faleceu a 8 de abril de 1825. Era natural da freguesia de Santiago de Figueiró, Guimarães, filho de Pedro Teixeira e de Maria Theresa. Era solteiro mas deixou, da parda solteira, Feliciana Perpetua da Conceição, os seguintes filhos: José Manoel Teixeira, Manoel José Teixeira, Guilhermina e Carolina. (Fls 144. Liv 13)

JOSÉ FRANCISCO DA SILVEIRA CASADO - Capitão-mor - Faleceu a 16 de janeiro de 1825. Era natural da ilha do Pico, filho de Francisco Pires Casado e de Felippa Antonia da Silveira. Casou com Bibiana Josefa Bittencourt do Canto, de quem teve, entre vivos e mortos, os seguintes filhos: Sargento-mór Manoel Jose Pires, Anna Francisca da Silveira, casada com o Capitão Vicente Ferreira Leitão, Luiza da Silveira, casada com Domingos de Almeida Lemos Peixoto, Coronel José Antônio da Silveira Casado e Pedro Pires Casado. (Fls 147. Liv 13)

ANGELICA DA FONTOURA AZAMBUJA - Faleceu a 1º de abril de 1825. Casou com o Capitão José de Bittencourt Cidade, de quem teve, entre vivos e mortos, os seguintes filhos: José de Bittencourt Cidade, Francisca de Azambuja Cidade, viúva de Porfírio José Monteiro, Patrício de Azambuja, Antônio, Francisco, João, Manoel Marcos e Rita. (Fls 153. Liv 13)

MARIA FRANCISCA DE ALMEIDA - Faleceu a 4 de maio de 1825. Era natural da freguesia do Triunfo, filha de João Francisco de Almeida e de Joanna de Jesus. Era viúva do Alferes Manoel José Faria Rachadel de Santa Catharina e casou com Francisco Machado Coelho e deste e daquele não deixou filhos. Era irmã de Manoel Francisco de Almeida e cunhada do Alferes Antônio Joaquim da Cruz. (Fls 154v Liv 13)

SIMEANA JOAQUINA DE MENESES - Faleceu a 2 de maio de 1825. Era natural da Vila do Rio Grande, filha de Antônio José de Menezes Chaves e de Antonia Margarida de Menezes. Era viúva de Bento José Martins, de quem teve 11 filhos: Antonio, José, Bernardino, Simeão, Bento, Juliana, Senhorinha, casada com José Luiz de Souza Crambraia, Angélica, casada com Antônio de Almeida, Camilla, casada com Francisco de Lemos Pinto, Simeana e Maria. (Fls 156v Liv 13)

MIGUEL DE ARAÚJO PEREIRA - Faleceu a 8 de maio de 1825. Era natural da freguesia de São João do Bico, Braga, solteiro, filho de Manoel Barbosa e de Maria de Araújo. (Fls 158v Liv 13)

JOÃO VIEIRA DE CARVALHO - Faleceu a 18 de maio de 1824. Casou com Apollonia Guterres, preta forra, de quem não deixou filhos. (Fls 161. Liv 13)

JOAQUIM SEVERO FIALHO DE MENDONÇA - Faleceu a 1º de junho de 1825. Era natural da Vila de Caldas da Rainha, Portugal, filho de Pedro José Luiz Fialho de Mendonça e de Maria Delfina Soares Velloso. Era viúvo de Brígida Joaquina de Souza, de quem teve 17 filhos, dos quais só existem 9: Plácido José Fialho, Joaquim Severo Fialho, Vicente José Fialho, Modesto Antônio Fialho, Maria Benedicta Soares Velloso, casada com o Tenente José Carvalho, Merenciana, casada com João José Pereira da Silva, Leocádia Joaquina de Souza, casada cota José Alves Ferreira Macieira, Joaquina, casada com Francisco José da Silva Moura e Cândida, casada com José Soares de Almeida. (Fls 162v Liv 13)

JOÃO DINIZ ALVES DE LIMA - Padre - Faleceu a 16 de maio de 1825. (Fls 176. Liv 13)

JOSÉ ALVES CORREA - Faleceu a 7 de janeiro de 1825. Era natural da freguesia de Vilar do Paraizo, Porto, solteiro e filho de José Alves Corrêa e de Rosa Alves. (Fls 184v Liv 13)

53

FRANCISCO BARRETO PEREIRA PINTO - Coronel - Faleceu a 27 de junho de 1825. Era natural da Vila do Rio Pardo, filho do Sargento-mór Francisco Barreto Pereira Pinto e de Eulália Joaquina de Oliveira. Casou com Francisca Urbana da Fontoura, filha do Brigadeiro Antônio Pinto da Fontoura e de Joaquina do Nascimento. Deixou os seguintes filhos: Joaquim, Antônio, Maria e Francisco. (Fls 186. Liv 13)

MANOEL COELHO DE OLIVEIRA - Faleceu a 15 de junho de 1825. Era natural da freguesia de Santa Maria de Figueiros, comarca de Vila da Feira, Porto, solteiro, filho de João Coelho de Oliveira e de Maria Francisca Henriques. (Fls 187v Liv 13)

JOSÉ DOS SANTOS - Faleceu a 12 de junho de 1825. Era natural da freguesia de NS das Necessidades, Porto, solteiro, filho de Antônio José e de Maria dos Santos. Deixou da crioula Theodora, uma filha - Luiza Barbosa. (Fls 189v Liv 13)

BEATRIZ ANTONIA DE JESUS - Faleceu a 5 de agosto de 1825. Era natural de Viamão, filha de Diogo Antônio Delgado e de Ursula da Costa. Casou em primeiras núpcias com Paulo Duarte dos Santos, de quem teve 3 filhos: Custodio, Antonia e Joaquina. Casou pela segunda vez com José Florenciano de Souza, de cujo matrimônio teve 8 filhos: José, Theresa, Eugenia, Antônio, Rosaura, Francisco, Cândida e Justina. (Fls 192. Liv

13)

JOAO JOSÉ DA SILVA - Faleceu a 16 de julho de 1825. Era natural da freguesia de Santo Antônio dos Anjos da Laguna, filho do Alferes Alexandre José da Silva e de Josefa de Jesus. Casou com Anna Thomazia de Jesus, de quem teve 7 filhos: Serafim, João, Florinda, Anna. Maria, Clarinda e um falecido. (Fls 193v Liv 13)

MARIA DA CONCEIÇÃO - Faleceu a 26 de julho de 1825. Era natural da Vila de Santo Antônio, desta Província, solteira e não conheceu seus pais por ter sido exposta em casa de João Teixeira Nunes. (Fls 195v Liv 13)

ANTONIA DE SOUZA - Faleceu a 2 de janeiro de 1825. Casou com Salvador Jacintho Antunes, de quem deixou 3 filhos, entre os quais: Ângela, casada com Joaquim Ferreira dos Passos, de quem teve: Bernarda. Era avó de Antônio Pires de Almeida. (Fls 197v Liv 13)

JOSÉ GONÇALVES DINIZ - Faleceu a 25 de setembro de 1825. Era natural de Macieira, Portugal, solteiro e filho de Domingos Gonçalves Diniz e de Luiza Jorge. (Fls 199. Liv 13)

JERONYMO FRANCISCO RAPOSO - Alferes - Faleceu a 1º de setembro de 1825. Era natural da freguesia do Triunfo, filho de Francisco José de Oliveira Raposo e de Anna Maria. Casou em primeiras núpcias com Joanna Rosa de Oliveira, de quem teve 4 filhos: Sezefredo, casado com Leonor da Luz, Rachel, casada que foi com Amaro Paulo de Souza, Silvério e um falecido. Casou pela segunda vez com Anna Joaquina da luz, filha de Manoel Pereira da Luz e de Ignácia Maria. Desta ultima não deixou filhos. (Fls 201v Liv 13)

MANOEL CORREA DA SILVEIRA - Faleceu a 9 de outubro de 1825. Era natural da freguesia de NS da Conceição da Lagoa, ilha de Santa Catharina, filho de Vital Corrêa da Silveira e de Maria da Luz. Casou com Isabel Vicência, de quem teve 8 filhos: Silvano, Jacintho, Vicente, Victorino, Anna, Delfina, Antonia e Dorothéa. Era irmão de Boaventura José Corrêa e sogro de Serafim Antônio Pereira. (Fls 203v Liv 13)

JOSÈ SILVEIRA FERNANDES - Faleceu a 15 de outubro de 1825. Era natural da ilha do Fayal, filho de Manoel Silveira Femandes e de Maria Rosa de Santo Antônio. Casou com Anna Maria da Trindade, natural da mesma ilha, filha de Francisco Furtado de Mendonça e de Bárbara de São José. Deixou os seguintes filhos: Manoel Silveira Fernandes, estabelecido nos domínios da Hespanha, Maria Basilia, Anna Maria da Trindade, Rosa, casada com José Joaquim de Andrade, Alferes José Fernandes da Silva e Maria Baptista. (Fls 205v Liv 13)

JOAQUINA MARIA DA SILVA - Faleceu a 15 de outubro de 1825. Era natural da freguesia do Senhor Bom Jesus do Triunfo, filha de André da Silva Barreto e de Anna Maria Garcez. Casou com Carlos Silveira da Rosa, de quem não deixou filhos. (Fls 208. Liv 13)

JOÃO SOARES DE LIMA - Faleceu a 27 de outubro de 1825. Era natural de Porto Alegre, filho de Francisco Soares de Lima e de Merenciana Maria da Conceição. Casou com Catharina Rosa do Sacramento, de quem teve 3 filhos: Manoel, João e Maria. (Fls 209v Liv 13)

54

ANTÔNIO COELHO DE OLIVEIRA - Faleceu a 19 de novembro de 1825. Era natural de Porto Alegre, filho de José Coelho Severino e de Maria Theresa de Oliveira. Casou com Mariana Maria da Trindade, de quem teve 6 filhos: Felicidade. Cândida, Isabel, Fausta, José e João. (Fls 211. Liv 13)

ANTONIO TEIXEIRA FERREIRA - Faleceu a 14 de dezembro de 1825 Era natural das Ilhas, filho de Antônio Teixeira e de Mariana Machado. Casou, em Viamão, com Mariana Angélica, de quem teve: Manoel, Simão, Agostinho, Isabel, Feliciano, Ignácio e Rogério, os 4 últimos falecidos. (Fls 212v Liv 13)

ANTÔNIO JOSÉ TEIXEIRA BASTOS - Faleceu a 6 de janeiro de 1826. Era natural do Minho, Cabeceiras de Basto, solteiro, filho de Antônio Teixeira e de Anna Maria da Costa. (Fls 215. Liv 13)

DAMAZIA JOAQUINA DE MORAES - Faleceu a 22 de janeiro de 1826. Era natural da Vila do Rio Grande, filha

de Manoel Ferreira da Assumpção e de Mariana do Espírito Santo. Casou com o Tenente Manoel da Silva

Baldaio, pela segunda vez com o Tenente Coronel Francisco Álvares de Oliveira e pela terceira vez com o Tenente Coronel José Joaquim Alves de Moraes e de nenhum dos 3 deixou filhos. (Fls 219. Liv 13)

JOSÉ DE SOUZA MACHADO - Faleceu a 25 de janeiro de 1826. Era natural da ilha Graciosa, filho de João de Souza Machado e de Maria de Jesus. Casou em primeiras núpcias com Rosa Maria de Jesus, de quem deixou:

Anna Joaquina de Souza, casada com Luiz da Silva. Casou pela segunda vez com Francisca Josefa de Mattos e desta não teve filhos. (Fls 221. Liv 13)

ANGELO FRANCISCO COELHO - Faleceu a 14 de janeiro de 1825. Era natural da freguesia da Serra, solteiro, filho ilegítimo do Capitão-mor Francisco Coelho Osório e de Thomazia Cardoso. Era solteiro mas deixou 5 filhos:

Joanna, Emerenciana, Thimotheo, Angélica e um falecido. (Fls 223v Liv 13)

ANTÔNIO FRANCISCO DE FREITAS GUIMARAES - Faleceu a 7 de fevereiro de 1826. Era natural da freguesia de Santa Maria de Oliveira, termo da Vila de Barcellos, filho de Manoel Francisco de Freitas e de Mariana da Cunha. Casou com Francisca Maria do Nascimento, de quem não deixou filhos. (Fls 231.Liv 13)

LUIZ CORRÊA TEIXEIRA DE BRAGANÇA - Desembargador - Faleceu no dia 17 a fevereiro de 1826 e s/m JOSEFA EULALIA DE AZEVEDO. Ele natural da Vila Real, Traz-os-Montes, filho do Dr. Manoel Teixeira de Bragança e de Joanna Eufrásia Joaquina Corrêa, irmão de Maria do Carmo Victoria Corrêa, primo de José Teixeira de Bragança e sobrinho de Maria Clara Corrêa. Ela viúva do Brigadeiro Rafael Pinto Bandeira, de quem teve 2 filhos: Rafaela Pinto Bandeira, casada com o Coronel Vicente Ferrer da Silva Freire e Maria Josefa Pinto Bandeira, casada com o Tenente Coronel Domingos Pires Monteiro Bandeira. O casal acima não deixou filhos. (Fls 232v Liv 13)

RITA BERNARDA ESPIRITO SANTO - Faleceu a 26 de janeiro de 1826. Era natural da ilha do Fayal, filha de Alexandre da Costa Luiz e de Josefa Maria de Santa Anna. Casou com Antônio Dias dos Santos (1º matrimônio) de quem teve 5 filhos: Manoel Antônio Dias, casado com Maria Antônia, Laureano José Dias dos Santos, casado com Leocádia Maria, Maria Joaquina, casada com Manoel de Faria Santos e Alexandre José Dias. Casou pela segunda vez com Manoel da Silva Tavares e deste teve: Ignácia, casada com Antônio Pereira da Silva. (Fls 236. Liv 13)

ANNA FELICIA DE JESUS - Faleceu a 17 de janeiro de 1826. Era natural da ilha do Fayal, freguesia do Espírito Santo, filha de Francisco Furtado de Mendonça e de Maria Jacintha. Casou com Alferes Francisco Pereira Pinheiro, de quem teve 4 filhos: Maria Bernarda, casada com João Baptista Soares da Silveira e Souza, Isabel, Leonarda e José. Era irmã ao Padre José Bernardes de Mendonça. (Fls 238. Liv 13)

JERONYMO JOSÉ DA ROCHA - Faleceu a 9 de fevereiro de 1826. Era natural da cidade de São Paulo, filho de Antônio Pires da Rocha e de Joaquina Maria da Conceição. Casou com Maria Angélica de Barcellos, de quem não deixou filhos. (Fls 239v Liv 13)

GERTRUDES BAPTISTA ROSA - Faleceu a 9 de fevereiro de 1826. Era natural do Triunfo, filha de Bernardo Baptista e de Joanna Dias Vieira. Casou com Francisco Corrêa de Oliveira, de quem não deixou filhos. (Fls 240v

55

MANOEL MACHADO DA SILVEIRA - Faleceu a 9 de janeiro de 1825. Era natural da ilha de São Jorge, filho de Manoel Machado Fagundes e de Isabel Silveira. Casou com Anna Maria, de quem teve 6 filhos: Matheus, Antônio, Nicolau, Maria, Joaquina e Josefa. (Fls 242. Liv 13)

BENTA PIRES RAMIRES - Faleceu a 11 de março de 1826. Era natural de Viamão, filha de Salvador Pinto Bandeira e de Maria de Brito. Casou com Antônio Ribeiro de Carvalho, de quem teve: Maria e Francisca. (Fls 246. Liv 13)

FLORENCIO BRAZ LOPES - Faleceu a 19 de fevereiro de 1826. Era natural desta Província, filho de Manoel Braz Lopes e de Francisca Moreira. Casou com Felícia Antonia do Nascimento, de quem teve: Thomaz Antônio, Roberto Moreira, Victorino, Bento, José, Theodoro José Lopes, casado com Felicidade de Tal, Feliciana, Maria, Anna, casada com Joaquim Luiz e Angélica, casada com Domingos de Lima. (Fls 244v Liv 13)

JOSÉ SILVEIRA PEREIRA - Faleceu a 29 de março de 1826. Era natural da ilha de são Jorge, filho de Antônio Silveira e de Maria-Silveira. Casou com Isabel de Souza de Santo Antônio, de quem teve: Manoel, Jose, Bernardo, Joaquim, Francisco, Felisberto, Caetano, Antônio, Florinda, Laureana e Maria. (Fls 246v Liv 13)

FRANCISCO DOS SANTOS PIRES - Padre - Faleceu a 25 de março de 1826. Era natural da freguesia de

Santiago de

de

Chaves, filho de José aos Santos Pires e de Maria Alves. (Fls 248. Liv 13)

JOSÉ DE AGUIAR LARANJO - Faleceu a 9 de abril de 1826. Era natural da ilha Terceira, filho de Manoel de Aguiar Laranjo e de Maria dos Anjos. Casou com Anna Felícia de Santa Clara, de quem não deixou filhos. (Fls 250v Liv 13)

FRANCISCO MACHADO FAGUNDES - Faleceu a 13 de janeiro de 1826. Era natural da cidade de Angra, solteiro, filho de Matheus Machado Fagundes e de Maria Victoria. (Fls 253. Liv 13)

ANNA FELICIA DO NASCIMENTO - Faleceu a 30 de março de 1826. Era natural de Porto Alegre, filha de Manoel Garcia Tavares e de Josefa Pereira da Boa Nova. Casou em primeiras núpcias com José Francisco da Rosa, de quem teve: Maria, casada com Francisco Cardoso, Joaquim Francisco da Rosa e Antônio Francisco da Rosa. Casou pela segunda vez com Joaquim da Fonseca Barandas, de quem teve 5 filhos: João, Demethildes, Delfina, Carlota, casada com Gabriel Ther e Anna, casada com José Joaquim Pinatta. (Fls 254. Liv 13)

ANGELICA MARIA DE MENESES - Faleceu a 6 de fevereiro de 1826. Era natural de Viamão, filha de Francisco Xavier de Azambuja e de Rita de Azambuja. Casou com o Capitão João Cardoso de Menezes, de quem teve, entre outros, os seguintes filhos: Cândida, Innocencia e Maria Marques de Menezes. Era sogra do Major Joaquim Fernandes e tia de Patrício Xavier de Azambuja. (Fls 256v Liv 13)

JERONYMA FRANCISCA DA SILVA - Faleceu a 29 de abril de 1826. Era natural do Triunfo, solteira, filha de Ogil (?) e de Anna Maria de Jesus. (Fls 258. Liv 13)

LUIZ AMADEU FRANCISCO DAVID - Faleceu a 26 de fevereiro de 1824. Era natural da França, solteiro filho de Jacques Francisco David e de Maria Anna, e irmão de Victoria David. (Fls 260v Liv 13)

FRANCISCO DE SOUZA SEVERINO - Faleceu a 2 de junho de 1826. Era natural de Porto Alegre, filho de Manoel de Souza Barros e de Cordelia Maria. Casou com Rosa Flora Ludovina, de quem teve 3 filhos: José Francisco de Souza, Antônio Francisco Severino e Constância Rosa Severino, casada com João Antônio da Cunha. (Fls 265v Liv 13)

MARIA DA CONCEIÇÃO - Preta forra - Faleceu a 14 de janeiro de 1826. Era natural da Guiné e viúva de Bento Barbosa. (Fls 267. Liv 13)

MARIA THERESA DE JESUS - Faleceu a 11 de junho de 1826. Era natural do Triunfo, filha de Caetano Jose Netto e de Theresa de Jesus. Casou em primeiras núpcias com Felippe de Souza Pedroso, de quem não teve filhos. Casou pela segunda vez com José Vicente Ramos e deste não deixou filhos. (Fls 268. Liv 13)

IGNACIA PEREIRA DE SOUZA - Faleceu a 17 de janeiro de 1826. Era natural da Vila do Rio Grande, filha de Manoel Jorge da Silva e de Mônica Maria Pereira de Souza. Casou com o Capitão Pedro Pereira Maciel, de quem teve um filho que faleceu. (Fls 269v Liv 13)

56

ANTONIO MOREIRA DOS SANTOS - Faleceu a 23 de Junho de 1826. Era natural do Porto, solteiro, filho de João dos Santos e de Brígida Maria. (Fls 271v Liv 13)

FRANCISCA DA SILVEIRA E SOUZA - Faleceu a 13 de maio de 1826. Era natural da freguesia de NS dos Anjos da Aldeia, solteira, filha do Sargento-mór Francisco da Fonseca Quintanilha e de Maria Theresa de Jesus. (Fls 273. Liv 13)

ANNA CÂNDIDA DE OLIVEIRA SALGADO - Faleceu a 1º de março de 1826. Era natural do Triunfo, solteira e filha de João Gonçalves Salgado e de Anna Maria de Oliveira. (Fls 275. Liv 13)

MANOEL JOSÉ SANHUDO - Padre - Faleceu a 19 de julho de 1823. Nasceu no mar, em viagem e era filho de Boaventura José Sanhudo e de Maria Theresa de Jesus. (Fls 283 / 287. Liv 13)

FELICIANA MARIA DE JESUS - Faleceu a 24 de julho de 1826. Era natural de Porto Alegre, filha de Alexandre José Dias e de Quitéria Maria de Jesus. Casou com Antônio Manoel da Silva, de quem teve 13 filhos: Laurindo, Jacintho, Francisco, Felisberto, Antônio, Theodoro, José, Bernardo, Ricardo, Serafim, Generosa, Ignácia e Maria. (Fls 289. Liv 13)

CUSTÓDIO PEREIRA MACHADO - Faleceu a 8 de junho de 1826. Era natural do Rio Grande, filho de Antão Pereira Machado e de Maria de Santo Antônio. Casou com Maria Joaquina da Conceição, de quem teve:

Antônio, Victorino, Feliciano, Luciano, Anna, casada com José Silveira Moutoso, Desiderio, Victoriano, Jacintha, casada com Jacintho da Cunha de Ávila e Joaquina. (Fls 290v Liv 13)

MANOEL VIEIRA DA CUNHA - Faleceu a 24 de setembro de 1826. Era natural de Pedorido, Lamego, filho de Manoel Vieira e de Maria de Sá. Casou com Rita Maria de Jesus, de quem teve: Maria, casada com Manoel Antonio da Cruz Brilhante, Anna, casada com Manoel de Freitas Leitão, Joaquim Vieira da Cunha e Antônio Vieira da Cunha. (Fls 291v Liv 13)

PASCHOAL DA SILVA BRAGA - Faleceu a 27 de setembro de 1826. Era natural de Braga e casou com Rita Caetana Ramalhosa e os filhos que dela teve faleceram. (Fls 294. Liv 13)

FRANCISCO NUNES GULARTE - Faleceu a 2 de outubro de 1826. Era natural da ilha do Fayal, filho de Manoel Nunes Gularte e de Ignês de Santo Antônio. Casou com Mariana Antonia de Jesus, de quem teve: Maria, Antônio, Jose, Feliciano, Ignácio, Felisberto, Francisco, Manoel, Narcizo, Anna, Maximiana, Joaquina, Delfina e Claudiana. (Fls 296. Liv 13)

.JOÃO GONÇALVES DOS SANTOS - Preto forro - Faleceu a 14 de outubro de 1826. Casou com Feliciana Josefa de Arruda, de quem não deixou filhos. (Fls 298. Liv 13)

JOSÉ JOAQUIM SANTIAGO - Faleceu a 18 de novembro de 1826. Era natural de Ferruncasio (?) Itália, solteiro e filho de Paulo Miguel e de Maria Catharina. (Fls 300. Liv 13)

MANOEL RODRIGUES DA VEIGA - Faleceu a 22 de outubro de 1826. Era natural de Curitiba, filho de Antônio da Veiga de Godoes e de Felicidade Rodrigues de Jesus. Era solteiro mas deixou 4 filhos: Francisco Rodrigues da Veiga, Antônio Rodrigues da Veiga, Maria Joaquina de Jesus e Romana Rodrigues da Veiga. (Fls 301v Liv

13)

JOAQUIM DA SILVA GUIMARÃES - Preto forro - Faleceu a 6 de novembro de 1826. Era natural do Rio de Janeiro, filho ilegítimo de Maria de Tal, de nação Mina. Casou com Francisca Maria Pereira, preta forra, de quem não deixou filhos. (Fls 304. Liv 13)

LIVRO 14 - (1825-1835)

(O presente livro principia na folha 21)

LUZIA DE JESUS - Faleceu a 9 de janeiro de 1831. Era natural da ilha de São Jorge, filha de Matheus de Oliveira e de Luiza de Quadros. Casou com Francisco José Flores, de quem teve 9 filhos, dos quais faleceu um

57

- José, casado que foi com Angélica da Conceição. Entre os vivos consta o Alferes Manoel José Flores. Era sogra de Raymundo José da Silva. (Fls 21 / 23. Liv 14)

APOLLONIA MARIA DE JESUS - Faleceu a 4 de janeiro de 1830. Era natural da ilha de São Jorge, filha de João de Souza Machado e de Maria Cardoso. Era viúva de Antônio José de Aviz e dele teve 4 filhos: Jeronymo, Joaquim, Joanna e Anna. (Fls 23v Liv 14)

JOSÈ FRANCISCO SETUBAL - Faleceu a 31 de março de 1831. Era natural de Évora, filho de Luiz Antônio

Teixeira e de Alexandrina Ignácia. Casou com Eufrazia Maria da Conceição, de quem não teve filhos. (Fls 24v

Liv 14)

MARIA ANTONIA DE JESUS - Faleceu a 29 de março de 1831. Era natural da Vila do Rio Grande, solteira e filha de Antônio Francisco da Silveira e de Antonia Maria de Jesus e irmã de Anna Antonia do Nascimento. (Fls 26v Liv 14)

LUIZ MARQUES DE CARVALHO - Faleceu a 16 de abril de 1831. Era natural da freguesia de São Martinho do Valle, comarca de Barcellos, filho de Antônio Marques e de Francisca de Carvalho. Casou com Antonia Cândida Barbosa, de quem teve um filho. Era cunhado de Manoel Rodrigues Barbosa e de João Baptista Barbosa. (Fls

28. Liv 14)

MANOEL BAPTISTA BARBOSA - Faleceu a 29 de abril de 1831. Era natural do Triunfo, filho de Bernardo Baptista da Rosa e de Joanna Dias Vieira. Casou com Maria Theresa de Jesus de quem teve filhos que faleceram menores. (Fls 29v Liv 14)

JOANNA ANTONIA - Faleceu a 19 de maio de 1831. Era natural da ilha Terceira, filha de Bartholomeu Lourenço de Ávila e de Antonia Victoria de São João. Casou com Manoel Machado Pacheco, de quem teve 13 filhos, dos quais estão vivos 8: João, Boaventura, Genoveva, Joanna, Francisco, Maria, Anna e Feliciana. Era sogra de João Marques Ferreira e de Francisco Antônio dos Reis. (Fls 31. Liv 14)

VICENTE FRANCISCO DOS SANTOS - Faleceu a 21 de maio de 1831. Era natural da Vila do Rio Grande. Casou com Anna Maria de São José, de quem teve: Vicência Maria, casada com José Lopes Pacheco, Anna Justina, casada com Felisberto Antônio dos Reis, Manoel Francisco dos Santos e Antônio Ignácio dos Santos. (Fls 32v Liv 14)

PAULA MARIA DE JESUS - Faleceu a 26 de abril de 1831. Era natural de Viamão, filha ilegítima de Maria de Brito. Casou com João Cardoso Saraiva, de quem não deixou filhos. (Fls 34. Liv 14)

THOMAZ ANTÔNIO DOS SANTOS - Faleceu a 10 de julho de 1831. Era natural da freguesia de NS dos Anjos da Aldeia, filho de Miguel Antônio e de Maria de Andrade. Era viúvo de Anna da Silva, preta forra, de quem não deixou filhos. (Fls 35v Liv 14)

FRANCISCO JOSÈ DA SILVA e s/m LUZIA FRANCISCA DA COSTA - ele falecido a 23 de julho de 1831, natural

da ilha de São Jorge, filho de Thomé Teixeira da Silva e de Bárbara de Lemos e ela natural da freguesia de

Sant'Anna e filha de Manoel d'Ávila da Costa e de Maria do Rosário. Deixaram os seguintes filhos: Joaquim,

José, Mariana, Anna, Joaquina, Maria e outros que faleceram. (Fls 37v Liv 14)

IGNÁCIO DE SOUZA RAMOS - Faleceu a 18 de julho de 1831. Era natural de Porto Alegre, filho de Antônio de Souza e de Joanna Maria. Casou com Maria de Jesus (1º matrimônio) de quem teve 9 filhos: Manoel, Maria, Faustina, Anna, Mariana, Pedro, Joaquim, Francisco e José. Casou pela 2ª vez com Theresa Angélica da Silva e desta houve os seguintes: Antônio, João e Miguel. (Fls 39. Liv 14)

AGOSTINHO JOSÉ LOURENÇO - Faleceu a 10 de agosto de 1831. Era natural da ilha de Santa Maria, filho de Antônio José Lourenço e de Rita Quitéria. Casou com Anna Rosa da Conceição, de quem teve 5 filhos:

Joaquim, Agostinho, José, Antônio e Lourenço. Casou pela segunda vez com Iria Francisca da Silva e desta não deixou filhos. (Fls 40v Liv 14)

THOMÁZIA IRIA OSORIO - Faleceu a 18 de agosto de 1831. Era natural desta Província, filha de pais incógnitos, viúva e deixou 3 filhos: Felisberto Antônio da Silveira. Florentina Alves Osório e Andreza Osório. (Fls

58

AGOSTINHO PINTO RIBEIRO - Faleceu a 29 de agosto de 1831. Era natural de Derreiros, de são Miguel do Douro, Lamego, filho de Diogo José Pinto e de Maria Josefa. Casou com Vicência Eufrazia da Silveira, de quem teve 3 filhos que faleceram. (Fls 43v Liv 14)

CARLOS ANTONIO DE ALMEIDA - Faleceu a 30 de agosto de 1831. Era natural do Triunfo, filho de pais incógnitos e exposto em casa de Manoel Francisco de Almeida. Casou com Isabel Tavares de Carvalho, de quem não deixou filhos. (Fls 45. Liv 14)

FRANCISCO ANTONIO DA CUNHA - Faleceu a 13 de outubro de 1831. Era natural de Laguna, Santa Catharina, filho da Francisco da Cunha e de Maria de Jesus. Casou com Angélica Maria da Conceição, de quem teve: José, Joaquim, Boaventura, Francisco, João, Anna, casada com Manoel José Ferreira Barbosa, Maria, casada com Manoel Alves, Innocencia, casada com Francisco José de Souza Brasil, Firmiana, casada com José Rodrigues Tavares, Helena, casada com Antônio Rodrigues Tavares, Alexandrina, casada com Cherubim Joaquim Tavares, Clemência e Theodora. (Fls 46v Liv 14)

JOAQUINA MARIA ROSA DA CONCEIÇÃO - Faleceu a 25 de outubro de 1831. Era natural de Porto Alegre, filha de Martim Sant'Anna e de. Silvana Maria Rosa. Casou com Xavier Francisco, de quem não deixou filhos. (Fls 48. Liv 14)

BERNARDINO JOSÉ PINTO - Faleceu a 18 de novembro de 1831. Casou em primeiras núpcias com Esmerilda de Souza Lima, de quem teve 3 filhos, dos quais existe um: Luiza de Souza Lima. Casou pela segunda vez com Claudina Rosa do Nascimento e desta teve: Manoel José Pinto. Era irmão de Rita Ferreira de Carvalho. (Fls 49v

Liv 14)

MARIA DO CARMO - Faleceu a 5 de novembro de 1831. Era natural da Vila de Rio Pardo, filha de Manoel Ferreira Braga e de Sebastiana das Candeias. Casou com Antônio Cardoso Lopes, de quem não deixou filhos. (Fls 51v Liv 14)

BENTO JOSÉ DO AMARAL - Faleceu a 18 de outubro de 1831. Era natural do Triunfo, filho de João Vieira do Amaral e de Anna Maria de Jesus. Casou com Joaquina Maria de Aviz, de quem teve 3 filhos: Bento, Agostinho e João. (Fls 53v Liv 14)

CONSTÂNCIA MARIA DE JESUS - Faleceu a 14 de dezembro de 1830. Era natural de Porto Alegre, solteira e filha de José Silveira, Peixoto e de Bárbara Maria de Jesus. Era irmã de Francisca Maria de Jesus, Mariana Rosa da Conceição e de José Silveira Peixoto Filho. (Fls 55v Liv 14)

ANNA MARIA DA CONCEIÇÃO - Faleceu a 6 de novembro de 1831. Era natural de Porto Alegre filha de João Pereira Machado e de Joanna Maria da Conceição. Casou com Floriano Rodrigues, de quem teve 4 filhos: José, Margarida, Joaquim e Jesuíno. (Fls 57. Liv 14)

ANNA THERESA DE JESUS - Faleceu a 22 de dezembro de 1831. Era natural da freguesia do Infeccionado, Minas Gerais, filha de Euclydes Rodrigues da Cunha e de Maria Caetana de Almeida. Casou com Fernando Rodrigues Braga, de quem teve 9 filhos: Francisco Silvestre Ribeiro, Bento Luiz Ribeiro, Justiniano José Ribeiro, Victorino José Ribeiro, Reginaldo Silvestre Ribeiro, Maria, Reginalda, Rita e Cesária. (Fls 59. Liv 14)

DIOGO DE FARO E CUNHA - Faleceu a 25 de dezembro de 1831. Era natural da Vila de Torres Vedras, filho de Francisco Xavier Nunes da Cunha e de Mariana Pádua César de Faro e Vasconcellos. Casou com Isabel Delfina de Alencastre, de quem não deixou filhos. Era irmão de Francisco Xavier da Cunha, casado com Maria Quitéria da Cunha. (Fls 60v Liv 14)

JOSEFA THERESA - Faleceu a 8 de dezembro de 1831. Era natural da ilha do Fayal, filha de José Silveira e de Margarida de São José. Casou com Manoel Gomes, de quem não deixou filhos. (Fls 61v Liv 14)

JOAQUINA MARIA ANTONIA - Preta forra - Faleceu a 4 de janeiro de 1832. Era natural da Costa, de nação Rebollo. Casou com Francisco Gonçalves, preto forro, de quem não deixou filhos. (Fls 64v Liv 14)

LEOCÁDIA SEVERINA - Preta forra - Faleceu a 22 de janeiro de 1832. Era natural da freguesia de São José,

59

JOAQUIM DE CASTRO - Faleceu a 7 de março de 1831. Era natural de Portugal, solteiro e filho de José de Castro e de Anna Maria. (Fls 66v Liv 14)

BENTO RODRIGUES SEIXAS - Faleceu a 25 de fevereiro de 1832. Era natural da cidade de São Salvador, Bahia, filho do Alferes Manoel Simões de Seixas e de Anna Joaquina Rodrigues do Nascimento. Casou com Alexandrina de Mello Azeredo Coutinho, de quem teve: Alexandre, Anna e Josefina. Casou pela segunda vez com Isabel Josefina Carneiro da Fontoura, e desta teve: Theodoro. Era sogro do Capitão Sebastião José de Brito. (Fls 68. Liv 14)

JOSÈ JUSTINIANO DE AZEVEDO - Faleceu a 29 de fevereiro de 1832. Era natural de Porto Alegre, solteiro, filho do Capitão Jose Borges Pinto de Azevedo e de Innocencia Josefa de Souza. (Fls 70v Liv 14)

SILVANA MARIA RODRIGUES DE LIMA - Faleceu a 17 de dezembro de 1831. Era natural da Vila do Rio Pardo, filha do Alferes Manoel Rodrigues de Lima e de Joanna Maria de Jesus. Casou com José Joaquim Alves Negrão, de quem teve: Clarimundo Alves Negrão. Casou pela segunda vez com Simplício Luiz de Araújo e deste não deixou filhos. (Fls 72v Liv 14)

JOÃO BAPTISTA DE SOUZA - Faleceu a 13 de abril de 1832. Era natural da freguesia de São Jeronymo, Braga, filho de Jeronymo Baptista e de Josefa Theresa. Casou com Cândida Victoria da Silva, de quem teve, antes do casamento, 3 filhos: João, Cândida e Joaquim. (Fls 74. Liv 14)

LUCIANO DA SILVA CUSTÓDIO - Faleceu a 1º de março de 1832. Era natural desta Província, filho de Thomé

Mathias da Silva e de Anna de Jesus. Casou com Maria Joaquina Leonarda, de quem não teve filhos. (Fls 70v

Liv 14)

PATRÍCIA IGNÁCIA VELLOSO - Faleceu a 19 de abril de 1832. Era natural de Porto Alegre, filha de João da Costa Severino e de Luiza Ignácia Velloso. Casou com José Manoel de Moraes, de quem teve: José Manoel. (Fls 77v Liv 14)

JUSTINO FRANCISCO DOS SANTOS - Alferes - Faleceu a 29 de abril de 1832. Era natural de Porto Alegre, filho de Alberto Francisco dos Santos e de Victoria Luiza dos Santos. Casou com Florentina dos Santos Penna, de quem não deixou filhos. (Fls 79v Liv 14)

.MANOEL MARQUES DE SAMPAIO - Padre - Faleceu a 24 de abril de 1832. (Fls 80v Liv 14)

ANTONIO DE SOUZA LIMA - Faleceu a 20 de abril de 1832. Era natural da ilha de São Miguel, filho de Manoel de Souza Lima e de Josefa Maria da Estrella. Casou com Rosaura Jacintha, de quem teve 9 filhos: João, Anna, Maria, José, Cândido, Laurindo, Joaquim, Theresa e Bernardina. (Fls 82 v Liv 14)

JOSÉ SOARES PINTO DE MATTOS - Faleceu a 4 de maio de 1832. Era filho do Capitão José de Mattos Pinto e

de Francisca Luiza de Nazareth Soares. Solteiro. (Fls 84. Liv 14)

FRANCISCA MARIA DA ASSUMPÇÃO - Faleceu a 22 de novembro de 1825. Era natural da freguesia de NS do Monte, da cidade da Bahia, filha de Sebastião Gomes da Silva e de Maria da Assumpção. Casou com Francisco José Muniz, de quem teve: João José Muniz. Apollinario e Maria, os 2 últimos falecidos. (Fls 85. Liv 14)

JOSÉ DA COSTA E SILVA - Faleceu a 21 de maio de 1832. Era natural da ilha de São Miguel, filho de Antônio da Costa e de Anna Francisca. Casou com Brigada Rosa Maria de Jesus, de quem teve 14 filhos, dos quais estão vivos 4: Joaquim, João, Antônio e Francisco. (Fls 87v Liv 14)

THERESA FELÍCIA DA ENCARNAÇÃO - Faleceu a 15 de julho de 1832. Era natural da Vila do Rio Grande, filha de Antônio Francisco dos Santos e de Mariana Felícia da Encarnação. Casou com Manoel Gonçalves dos Santos, de quem teve: Florência Felícia da Encarnação, casada com Raymundo Ferreira, Juliana Felícia, casada com Manoel Antônio de Jesus, Bernarda Gonçalves dos Santos, casada com Manoel José Alves, Fabiana Gonçalves dos Santos, casada com José Manoel da Rosa, Antonia Felícia, casada com Manoel Antônio Paes, Josefa Gonçalves de Jesus, casada com João José de Vargas, Vicente José dos Santos, Manoel Gonçalves dos Santos, Florêncio Gonçalves dos Santos e Maia. (Fls 89v Liv 14)

60

DELFINA CAROLINA DA SILVA - Faleceu a 9 de julho de 1832. Era solteira, filha de pais incógnitos e foi exposta em casa de Manoel da Silva Ferreira. (Fls 92. Liv 14)

JUVENCIO VIEIRA DA CUNHA - Faleceu a 3 de julho de 1832. Era natural de Porto Alegre, filho de Manoel Vieira da Cunha e de Rita Maria Vieira. Casou com Anna Rafaela de Sá, filha de Francisco de Sá Brito e de Anna Joaquina de Oliveira. Deixou um filho: Juvêncio. (Fls 93v Liv 14)

ANNA MARIA ROSA - Preta forra - Faleceu a 21 de julho de 1832. Era natural de Porto Alegre, filha bastarda de Marcellino de Souza Lima e de Rosa Maria, ambos pretos forros. Casou com João de Tal. (Fls 94. Liv 14)

MANOEL CARLOS DA SILVA - Faleceu a 18 de agosto de 1832. Era natural da cidade do Porto, solteiro e filho de José Carlos da Silva e de Maria Pinto da Assumpção. (Fls 96. Liv 14)

JOANNA MARIA DE LIMA - Faleceu a 2 de setembro, de 1832. Era natural de Porto Alegre, solteira, filha de João Silveira e de Maria Joaquina e neta de Leandra Ignácia de São Jose. (Fls 98. Liv 14)

SIMEANA MARIA DA CONCEIÇÂO - Faleceu a 3 de julho de 1830. Era natural de Cachoeira e casou com Luiz Alves de Macedo, de quem teve: Jeronymo. (Fls 99v Liv 14)

GENOVEVA MARIA BERNARDES - Faleceu a 14 de setembro de 1832. Era natural de Viamão, filha do Tenente Antônio José Bernardes e de Maria Genoveva do Rosário. Casou com Germano Antonio de Araújo, de quem não deixou filhos. (Fls 101v Liv 14)

ANTÔNIO SILVEIRA PEREIRA - Faleceu a 28 de setembro de 1832. Era natural dos Açores, filho de Antônio

Silveira Pereira e de d

de Souza, Anna, casada com João Francisco Nunes, Ignácia, casada com Alexandre da Costa, Maria, casada com José Domingues, Leonor, casada com Joaquim Lourenço, Bernardina, casada com José Joaquim, Florinda, casada com Agostinho Silveira Pastoriza, Constância, casada com Manoel Gonçalves Jardim, Francisco Silveira

e Januário Antônio Silveira. (Fls 103v Liv 14)

Anna

Leal. Casou com Maria de Jesus, de quem teve: Joaquina, casada com Antônio

ANGELA JOAQUINA DA SILVA - Faleceu a 1º de novembro de 1832. Era natural da freguesia de São José de Taquari, filha de José de Sant Anna e de Rosa Joaquina da Silva. Casou com Francisco José Corrêa, de quem teve: Deolinda. (Fls 105v Liv 14)

JÚLIO CÉSAR MUZZI - Doutor - Faleceu em 14 de novembro de 1832. Era natural da cidade do Rio de Janeiro, filho do Dr. Gonçalo José Muzzi e de Mãe incógnita. Casou com Rosa Alexandrina de Azevedo, de quem teve:

Augusto César Muzzi. Casou pela segunda vez com Narciza Bonifácio de Azevedo e desta teve 2 filhos:

Margarida e Julia César Muzzi. Deixou mais um filho natural que teve quando viúvo: João. (Fls 107. Liv 14)

LUIZ DA SILVA OLIVEIRA - Faleceu a 2 de outubro de 1832. Era natural da cidade do Porto, filho de Manoel da Silva e de Maria de Oliveira. Casou com Anna Joaquina de Souza, de quem não deixou filhos. (Fls 110. Liv 14)

MIGUEL JOSÈ DE FREITAS - Capitão - Faleceu a 30 de novembro de 1832. Era natural da ilha de São Miguel, filho de João da Rocha Freitas e de Theresa de São Miguel. Casou em primeiras núpcias com Anna Rosa de Jesus, de quem teve 10 filhos, dos quais existem 5: Manoel José de Freitas Travassos, Donaciana de Freitas, casada com Francisco José de Souza, Anna Felícia Rosa de Freitas e Bernardina Rosa de Freitas, casada com

o Capitão José Vaz de Souza, Casou pela segunda vez com Anna Joaquina do Monte, natural da Vila do Rio

Grande, filha de Thomé José do Monte e de Maria Joaquina dos Santos. Deste ultimo consórcio teve 12 filhos,

dos quais existem os seguintes: Maria Angélica de Freitas,

Luiza Joaquina de Freitas e Donaciana Joaquina de Freitas. (Fls 110. Liv 14)

Joaquina de Freitas, Maria Joaquina de Freitas,

JOÃO BAPTISTA FRANCO - Faleceu a 15 de dezembro de 1832. Era natural da cidade de Lisboa, filho de José Gomes Franco e de Genoveva Maria da Assumpção. Casou com Joaquina Maria de Jesus, de quem teve: João

e Rita. (Fls 114. Liv 14)

MANOEL JOSÉ DE ARAÚJO - Faleceu a 18 de dezembro de 1832. Era natural da freguesia de Santa Maria de Berbunte, Portugal, filho de Manoel José de Araújo e de Anna Joaquina. Casou com Maria Joanna do Rosário, de quem teve: Maria, casada com João Rodrigues da Cunha, Anna Cadigo da Cunha, Francisca Joanna do Rosário, casada com Santiago Alargonçor e Manoel Jose de Araújo. (Fls 115v Liv 14)

61

JOAQUIM DE SOUZA GOMES - Faleceu a 30 de dezembro de 1832. Era natural da cidade do Porto, filho de Bernardo de Souza Gomes e de Theresa Delfina. Era solteiro e deixou uma filha: Maria Joaquina de Souza. (Fls 117v Liv 14)

FRANCISCO DOS SANTOS GUTERRES - Faleceu a 22 de novembro de 1832. Era natural de Viamão, filho do Tenente Cláudio Guterres e de Gertrudes dos Santos Roballo. Casou com Florinda Rosa do Pilar, de quem teve 3 filhos: João, Francisca e Joaquina. (Fls 120v Liv 14)

THEODOSIO RODRIGUES DE CARVALHO - Faleceu a 22 de janeiro de 1833. Era natural da Colônia do Sacramento, Província Oriental do Rio da Prata, filho de José Rodrigues de Carvalho e de Theodosia Faustina Carneiro. Casou com Josefa Joaquina da Conceição, de quem não deixou filhos. (Fls 122. Liv 14)

JOSÉ SILVEIRA DO NASCIMENTO - Faleceu a 23 de janeiro de 1833. Era natural de Viamão, filho de Thomé Silveira e de Anna Maria. Casou com Ignácia Maria do Nascimento, de quem não teve filhos. (Fls 123v Liv 14)

JOSÉ CARDOSO PINTO - Faleceu a 15 de janeiro de 1833. Era natural da Vila do Rio Grande, solteiro, filho de Manoel Cardoso Pinto e de Rita Maria de Jesus. (Fls 125v Liv 14)

MANOEL JOAQUIM DE CARVALHO - Faleceu a 21 de fevereiro de 1833. Era natural da ilha do Pico, filho de Manoel Joaquim de Carvalho e de Anna Maria. Casou com Felippa Rosa de Jesus, de quem teve: Antônio. Era irmão do Sargento-mór Thimotheo José de Carvalho e cunhado de José Maria da Silveira. (Fls 127. Liv 14)

JOSÉ GONÇALVES DOS SANTOS - Faleceu a 22 de fevereiro de 1833. Era natural da freguesia de Santiago de Amorim, Braga, solteiro e filho de Manoel Gonçalves dos Santos e de Maria Luiza. (Fls 129. Liv 14)

DOMINGOS MARTINS PEREIRA - Faleceu a 26 de março de 1833. Era natural deste Continente, filho de Francisco Martins Sebastião e de Maria Josefa. Casou com Eufrazia Joaquina de Jesus, de quem teve 7 filhos, dos quais existem 4: Mathilde, Luciano, Laureano e Alexandre. (Fls 130v Liv 14)

FRANCISCO DE SALLES RODRIGUES - Faleceu a 10 de abril de 1833. Era natural da Província de Minas, solteiro, filho de Antônio Luiz Cardoso e de Escolástica Victoria Rodrigues da Silveira. (Fls 132. Liv 14)

MARIA LUIZA - Faleceu a 11 de março de 1833. Era natural de Porto Alegre, solteira, filha de José Rodrigues de Sá e de Anna Luiza. (Fls 133v Liv 14)

MANOEL GOMES DA SILVEIRA - Faleceu a 23 de abril de 1833. Era natural da freguesia de São Gonçalo, termo da Vila de São Salvador dos Campos dos Goytacazes, solteiro, filho de Anna Gomes de Jesus e de pai incógnito. (Fls 135v Liv 14)

CESARIO LUIZ FERREIRA DE CARVALHO - Faleceu a 29 de abril de 1833. Era natural da freguesia de NS dos Anjos, filho do Capitão Pedro Ferreira de Carvalho e de mãe incógnita. Era solteiro e foi legitimado. (Fls 138. Liv

14)

MARIA PLACIDA DE ARAGÃO - Faleceu a 5 de julho de 1833. Era natural da cidade de Buenos Ayres, e casou em primeiras núpcias com Antônio José de Aragão, de quem teve: Flora, Maria e Anna. Casou pela segunda vez com Ignácio Pereira da Fonseca e deste não deixou filhos. (Fls 139. Liv 14)

JOÃO MACHADO DE BITTENCOURT - Faleceu a 21 de julho de 1833. Era natural da Vila do Rio Pardo, filho do Alferes Francisco Machado Fagundes e de Josefa de Bittencourt. Casou com Rita Gonçalves de Oliveira, de quem não deixou filhos. (Fls 141. Liv 14)

MANOEL ANTONIO DA CRUZ BRILHANTE - Faleceu a 22 de julho de 1833. Era natural da Vila de Ourem, Portugal, filho de Luiz da Cruz Corrêa e de Josefa Maria da Conceição. Casou com Maria Vieira da Cunha, de quem teve 4 filhos: Fausto, Anna, Clara e Manoel. (Fls 143. Liv 14)

MARIANA - Preta forra. Faleceu a 25 de maio de 1833. Era de nação Calabar. (Fls 145. Liv 14)

MANOEL JOSÉ DOS SANTOS - Faleceu a 11 de agosto de 1833. Era natural da cidade de Lisboa, filho de José

62

Antônio dos Santos e de Maria Rita da Conceição. Casou com Prudência Rosa, de quem teve: Vasco. Casou pela segunda vez com Joaquina Rosa e desta teve: Maria. (Fls 150. Liv 14)

LUIZ RODRIGO DO REGO - Faleceu a 2 de setembro de 1833. Era natural de Aveiro, solteiro, filho de Manoel Rodrigues dos Reis. e de Thomazia Maria. (Fls 152. Liv 14)

GABRIEL FRANCISCO DOS SANTOS - Faleceu a 22 de agosto de 1833. Era natural do Rio de Janeiro e filho de pais incógnitos. Casou com Escolástica Maria da Conceição, de quem teve: Geraldina. (Fls 153v Liv 14)

ANTONIA LEONOR DE LIMA - Faleceu a 16 de setembro de 1833. Era natural de Porto Alegre, filha de Manoel Fernandes e de Victoria da Conceição. Casou com, Manoel da Silva Gravíl e pela segunda vez com Bernardino José de Senna e de ambos não deixou filhos. (Fls 155. Liv 14)

ANTONIO FERNANDES DA CUNHA - Faleceu a 19 de setembro de 1833. Era natural da freguesia da Aldeia dos Anjos, filho de Manoel Fernandes da Cunha e de Luiza Maria da Conceição. Casou com Ignácia Maria de Jesus (1º matrimônio) de quem teve 9 filhos: José, Caetano, João, Luiz, Serafina, Custodio, Maria, Anna e Joaquina. Casou pela segunda vez com Christina Maria do Nasci mento e desta teve 3 filhos: Luiz, Antônio e Florentino. (Fls 157. Liv 14)

MARIA JOAQUINA DE MEDEIROS - Faleceu a 12 de outubro de 1833. Era natural de Viamão, filha de Manoel Ignácio Henriques e de Escolástica Joaquina de Menezes Casou em primeiras núpcias com Manoel Rodrigues da Cunha a em segundas com José Ignácio de Souza. Deste não deixou filhos e do 1º teve os seguintes:

Antonio, Maximiano, José, Manoel e Joaquim. (Fls 158v Liv 14)

MARIA BRIGIDA DE CARVALHO - Faleceu a 28 de outubro de 1833. Era natural da Vila do Rio Pardo, solteira e filha de José Pedro de Carvalho e de Jacintha Joaquina da Natividade. (Fls 160. Liv 14)

LUIZ ANTONIO TEIXEIRA LINHARES - Faleceu a 24 de outubro de 1833. Era natural da Vila de Fafe, freguesia de Santa Eulália, filho de Antônio José Teixeira e de Antonia Maria de Jesus. Casou cem Laurinda Rosa, filha de Joaquim José e de Joaquina Rosa de Jesus. Teve 3 filhos, existindo apenas um: Antonio José Teixeira. (Fls 162. Liv 14)

MARIANA ANTONIA DE JESUS - Faleceu a 15 de novembro de 1833. Era natural da Vila do Rio Grande, filha de Antônio Vieira Cardoso e de Maria Ignácia de Jesus. Casou com Francisco Nunes Gularte, de quem teve 14 filhos: Maria, Anna, Maximiana, Joaquina, Delfina, Claudina, Antônio, José, Feliciano, Ignácio, Felisberto, Francisco, Manoel e Narcizo. (Fls 164v Liv 14)

FRANCISCO JOSÉ DE AZEVEDO - Faleceu a 27 de novembro de 1833. Era natural da freguesia de Torre de Eita, Vizeu, solteiro e filho de Jose de Azevedo e de Maria Josefa dos Santos. Deixou, de Maria de Tal, um filho:

José Francisco de Azevedo. (Fls 166. Liv 14)

FRANCISCO GONÇALVES CARNEIRO - Faleceu a 23 de novembro, de 1833. Era natural da freguesia de São Silvestre de Requião, Braga, filho de Antônio Gonçalves Carneiro e de Theresa Rodrigues. Era irmão de Antônio Gonçalves Carneiro e tio de Manoel e Antônio Gonçalves Carneiro. (Fls 168. Liv 14)

LUIZA JOAQUINA DA SILVEIRA - Faleceu a 4 de dezembro de 1833. Era natural de Porto Alegre, filha do Capitão-mor José Francisco da Silveira Casado e de Bibiana Josefa Bittencourt do Canto. Casou com Domingos de Almeida Lemos Peixoto, de quem teve 4 filhos: Bibiana, casada com Francisco de Paula Prestes Barreto, Maria, casada com Estácio Borges, Antônio de Almeida Lemos Peixoto e Felicidade, casada que foi com Antônio Bernardes Machado, de quem teve 8 filhos. (Fls 171. Liv 14)

JOAQUIM JOSÉ RODRIGUES MACHADO - Faleceu a 22 de dezembro de 1833. Era natural de Viamão, filho de José Rodrigues de Azevedo Netto e de Maria Antonia de Jesus. Casou com Mariana Rosa de Jesus, de quem teve 5 filhos e só existe um: João Rodrigues de Azevedo. (Fls 173. Liv 14)

AGOSTINHO RAINIERY - Faleceu a 29 de dezembro de 1833. Era natural de Porto-Mauricio, Sardenha, filho de Maurício Rainery e de Maria Francisca. Era viúvo de Maria Magdalena, de quem teve: Nicolau Rainery. Tinha um irmão em Gênova - Nicolau Rainery. (Fls 174v Liv 14)

63

FRANCISCA ANTONIA DA SILVEIRA - Faleceu a 10 de julho de 1833. Era natural da freguesia de NS dos Anjos da Aldeia, filha ilegítima de Michaela Soares. Casou com João Lourenço, de quem teve 8 filhos: Antônio, João, Leonor, Bernardo, Joaquim, José, Flora e Maria. (Fls 166. Liv 14)

MARIA DE FIGUEIREDO MELLO COUTINHO E FREIRE - Faleceu a 24 de dezembro de 1833. Era natural da freguesia de Santo Amaro de Itaparica, Bahia, filha do Alferes Manoel Gonçalves Branco e de Anna de Mello Coutinho. Casou com o Coronel Manoel da Silva Freire, de quem teve 2 falhos que faleceram menores. (Fls 177v Liv 14)

LIVRO 15 (1834-1835)

ANTONIA RODRIGUES DE SOUZA - e s/m ANTONIO JOSÉ DE FARIA - ela faleceu a 26 de agosto de 1835. Era natural da Vila da Laguna, filha de Salvador Rodrigues de Souza e de Rita Rodrigues Vieira e viúva, de primeiras núpcias, de Antônio da Silveira Vidal e de segundas de João Ribeiro Cabral. De nenhum dos três maridos deixou filhos. ele era natural da freguesia da Fonte Coberta, Barcellos, filho de Antônio Francisco de Queiroz e de Francisca Maria de Farias. (Fls 2. Liv 15)

FRANCISCO DE MORAES - Faleceu a 3 de agosto de 1835. Era natural da ilha de Santa Maria, filho de Manoel de Moraes e de Margarida de Souza. Casou com Maria do Nascimento, de quem teve: Joaquim, Antônio, Jose, Constantino, Francisco e Josefa. (Fls 4. Liv 15)

JOÃO MACIEL DA CUNHA - Faleceu a 8 de junho de 1835. Era natural da freguesia de Santo Estevão de Vilar, Braga, filho de José da Cunha e de Anna Álvares. Casou em primeiras núpcias com Caetana Vieira de Oliveira Fortunata, de quem teve: Ivo Faustino da Cunha. Casou pela segunda vez com Maria Rita de Escovar e desta teve: Pio, Gil, José, Felisberto, Serafim e Cândido. (Fls 7. Liv 15)

VICTORIO JOSÉ DE SANT’ANNA - Faleceu a 16 de outubro de 1835. Era natural da freguesia de São José, da Província de Santa Catharina, filho de Joaquim José e de Maria de Jesus. Casou com Antonia Maria da Conceição, de quem teve: Maria Angélica da Conceição, casada com Carlos José Gularte. (Fls 9v Liv 15)

NAZÁRIO ANTONIO DA SILVA - Faleceu a 21 de setembro de 1835. Era natural da Vila do Rio Grande, filho de Antônio Machado Pereira e de Anna fiaria da Silva. Casou com Isabel Joaquina de Jesus, de quem teve 9 filhos:

Manoel, casado com Maria Corrêa, Maria, casada cota José Gularte, Joanna, casada com Bernardino Antônio da Silva, Brígida, casada com José Floriano, Quitéria, casada com José Antônio da Silva, Euphemia, José Antônio da Silva, Genoveva e Antônio, os dois últimos falecidos. (Fls 11v Liv 15)

MANOEL DE SOUZA FEIJÓ - Faleceu a 11 de setembro de 1835. Era natural da ilha de São Miguel, filho de João Feijó e de Francisca do Nascimento. Casou em primeiras núpcias com Ignácia Felícia de Santa Clara, de quem teve: Maria, José, Anna, Francisca, Ignácio, Claudina, Gertrudes, Fabiana, Deziderio, Lino, João, Manoel, Carolina e Rita. Casou pela segunda vez com Anna Maria de São José, de quem houve: Joaquim e Antônio. Casou pela terceira vez com Claudina Maria de Jesus e desta teve: Francisco. (Fls 13v Liv 15)

ANTONIA MARIA DE JESUS - Faleceu a 26 de setembro de 1835. Era natural de Porto Alegre, filha de Manoel Rodrigues Pimentel e de Francisca Antonia de Jesus. Casou com o Tenente Izidoro Antônio Nunes, de quem teve: Manoel Antônio Nunes, casado com Silvéria Maria das Chagas, David de Campos Nunes, casado com Margarida Angélica Nunes, Ignácio Antônio Nunes, casado com Theresa Maria da Trindade, Silvério Antônio Nunes, casado com Delfina Joaquina de Figueiredo, Antônio Pereira Nunes, casado com Maria Rita de Escovar, Florisbella Antonia do Nascimento, casada com Antônio Rodrigues Paz, Emerenciana Antonia de Jesus, casada com José Silveira Peixoto e que deixou 8 filhos: Ignácio, Margarida, José, Sebastiana, Bernardino, Zeferino, Flacilia e um falecido. (Fls 16. Liv 15)

FORTUNATA PERPÉTUA DE OLIVEIRA - Faleceu a 9 de outubro de 1835. Era natural da freguesia de Sant'Anna, desta cidade,filha de Manoel Ignácio de Souza Cabral e de Severina Angélica de Oliveira. Solteira. (Fls 18v Liv 15)

JOAQUIM BERNARDES DOS SANTOS - Faleceu a 18 de setembro de 1835. Era natural da Vila do Rio Grande, filho de Bernardo Machado e de Maria Martha. Casou com Anna Joaquina da Silva, de quem teve:

64

ANTONIO CABRAL MELLO - Faleceu a 22 de outubro de 1835. Era natural da Vila do Rio Grande, filho de Manoel Cabral de Mello e de Ignácia de Jesus. Casou com Maria Angélica de Figueiredo e delia teve: Américo Cabral de Mello. (Fls 23. Liv 15)

VICTORIANA DE JESUS - Faleceu a 11 de dezembro de 1835. Era natural da Vila do Rio Grande, filha de Francisco da Rosa e de Quitéria Maria. Casou com João Caetano de Souza, de quem teve: João e Bernardina. (Fls 25v Liv 15)

JOSÈ MARIA DA SÍLVEIRA - Faleceu a 15 de dezembro de 1835. Era natural da cidade de Lisboa, filho de Manoel Matheus Feio e de Maria Joaquina. Era viúvo e casou pela segunda vez com Maria Máxima da Soledade, de quem não deixou filhos. (Fls 27v Liv 15)

JUAQUINA MANOELA DA FONTOURA - Faleceu a 2 de setembro de 1835. Era natural da Vila de São João da Cachoeira, solteira, filha do Sargento-mór José de Anchieta Furtado de Mendonça e de Maria Cândida da Fontoura. (Fls 29v Liv 15)

FRANCISCO ANTONIO DOS REIS - Faleceu a 22 de Janeiro de 1836. Era natural ao Rio Grande de São Pedro filho de Antônio de Souza Reis e de Victoria Maria de São José. Casou com Genoveva Maria Justina, de quem teve: Felisberto, Francisco, Feliciano, José, Hermogenes, Ignácio, Boaventura e Maria. (Fls 31v Liv 15)

ANTONIO DE SOUZA CARVALHO - Faleceu a 16 de outubro de 1835. Era natural da cidade do Rio de Janeiro, Icarahy, filho de Manoel de Carvalho e de Anna Maria. Casou com Joaquina, Maria de Vasconcellos, filha de Narcizo José de Medeiros e de Anna Maria da Costa. Deixou 4 filhos: Antônio, Manoel, José e João. (Fls 34. Liv

15)

ANTONIO JOSÉ MACHADO LEÂO - Faleceu a 15 de fevereiro de 1836. Era natural da freguesia do Triunfo, filho de Francisco Machado Leão e de Maria Joanna do Nascimento. Casou com Margarida da Conceição, de quem teve: Maria, casada com Ignácio Francisco de Mello, Bernardina, casada com Francisco José Lopes, Margarida, casada com Mariano Fagundes, Vasco e Justiniano. Casou pela segunda vez com Brígida Maria de Jesus, filha de Antônio Machado Bittencourt da Silveira e desta ultima teve: Juliana e Militão. (Fls 36v Liv 15)

BERNARDINA JOAQUINA DA SILVA - Faleceu a 9 de maio de 1836. Era natural da Vila do Rio Grande, filha de João Ferreira da Silva e de Maria Isabel de Azevedo. Era viúva de Manoel José de Leão e irmã de Theresa Joaquina da Silva, casada com Joaquim Manoel de Azevedo, Jacintho, José, João Ferreira da Silva e Maria Angélica da Silva. (Fls 37v Liv 15)

BERNARDO JOSÉ DA SILVEIRA - Faleceu a 13 de abril de 1836. Era natural de Viamão. Casou com Felisberta Rosa de Jesus, de quem teve 14 filhos: Anna, Thomazia, Manoel, Maria, José, Libania, Lourenço, Ignácio, Leonardo, Joaquim, Antônio, Felicidade, Cândida e Luiz. (Fls 41. Liv 15)

IGNACIO JOSÉ DE ABREU - Faleceu a 1º de julho de 1836. Era natural do Rio de Janeiro, filho de Ignácio José de Abreu e de Anna Joaquina de Jesus. Era solteiro mas deixou de Clemência Maria da Silva, 2 filhos: Maria e Ignácio. (Fls 43v Liv 15)

ANTONIO JOSÉ DE FARIAS - Faleceu a 12 de julho de 1836. Era natural da freguesia de São Romão, filho de Antônio Francisco de Queiroz e de Maria Francisca de Farias. Casou com Antonia Rodrigues de Paiva, de quem não deixou filhos. (Fls 45. Liv 15)

FRANCISCA MARIA PEREIRA - Preta forra - Faleceu a 17 de agosto de 1836. Era natural de Viamão, filha legitima de Anna de Tal, preta forra. Casou com o Alferes Joaquim da Silva Guimarães, de quem não deixou filhos. Teve, antes do seu casamento, 2 filhos: José Rodrigues e Eufrazia Maria do Nascimento. (Fls 47v Liv 15)

ANTONIO JOSÉ DA ROCHA - Faleceu a 21 de agosto de 1836. Era natural de Porto Alegre, filho de Luiz Jose

da Rocha e de

Francisca de Jesus. Casou com Ignácia Maria de Jesus, de quem nac teve filhos. (Fls 50. Liv

15)

MARIA DO NASCIMENTO - Faleceu a 20 de julho de 1836. Era natural da freguesia de Sant’Anna, Laguna, filha de Pedro Jose e de Anna Maria. Casou com Francisco de Souza Machado, de quem teve vários filhos, dos quais estão vivos os seguintes: Mariana, casada com José Silveira, José Machado e Joaquina, viúva de João

65

Cardoso de Aguiar e casada pela segunda vez com Manoel Joaquim, Francisco de Souza e Maria, casada com Antônio de Aguiar. Casou pela segunda vez com Manoel no Souza Cravo e deste teve 2 filhos que faleceram: Bernardo e Demetrio. (Fls 52. Liv 15)

EUFRAZIA MARIA DA CONCEIÇÂO - Faleceu a 10 de setembro de1836. Era natural de Porto Alegre, filha ilegítima de Joanna de Tal preta da Costa. Casou em primeiras núpcias com Manoel Geão, de quem teve:

Senhorinha. Casou pela segunda vez com José Francisco Setúbal e deste não deixou filhos. Casou pela terceira vez com Antônio Fernandes dos Reis, de quem também não deixou filhos. (Fls 54v Liv 15)

JOAQUINA LEOCADIA DA FONTOURA - Faleceu a 15 de Janeiro de 1836. Era natural do Acampamento de São Caetano, desta Província, filha do Tenente Francisco Pinto de Souza e de Angélica Velloso da Fontoura. Casou com Tenente General Patrício José Corrêa da Câmara, Visconde de Pelotas, de cujo matrimônio teve 15 filhos: Pedro Corrêa da Câmara, mentecapto, Conselheiro Antônio Manoel Corrêa da Câmara, Tenente General Bento Corrêa da Câmara, Capitão Patrício Correa da Câmara, Flora Corrêa da Câmara, viúva de José Antônio. Fernandes Lima, Leonor Corrêa da Câmara, Francisca Corrêa da Câmara, Ursula Corrêa da Câmara, casada com João Marcos Vieira de Souza, Bárbara Corrêa da Câmara, Maria Benedicta, casada que foi com João Hypolito de Lima, ambos falecidos e que deixaram 2 filhos: Patrício Augusto e Leopoldo Augusto, Anna Corrêa da Câmara, casada que foi com José de Medeiros Albuquerque, ambos falecidos e que também deixaram 2 filhos: Sebastião José de Medeiros e Francisco de Paula Medeiros, Rita, Joaquina, Francisco e Lourenço. (Fls 57. Liv 15)

JOAQUIM MANOEL DA SILVA - Faleceu a 20 de junho de 1836. Era natural do Rio Grande, filho de Manoel Lourenço Mariante e de Maria Silveira. Casou com Anna Ignácia de Jesus, de quem teve: Henrique, Firmiano, David, José, Narcizo, Polydoro, Antonio, Demethildes, Alexandrina e Joaquina. (Fls 61. Liv 15)

FRANCISCO TAVARES DE MELLO - Faleceu a 29 de julho de 1836. Era natural da ilha de São Miguel,

freguesia de NS da Apresentação, solteiro e filho de Manoel Tavares de Mello e de Maria do Rosário. (Fls 66v

Liv 15)

ANTÔNIO MARTINS BARBOSA ou JOSÉ FERREIRA ARMONDE - Faleceu a 15 de outubro de 1836. Era natural de Sant'Anna da Boa Vista, termo da Vila de Barbacena, comarca do Rio das Mortes, bispado de Mariana, Minas Gerais, filho único de João Ferreira Armonde e de Anna Maria de Jesus. Casou com Constância Cândida Raymunda Silva, filha do Coronel Carlos José da Silva, e delia teve 2 filhos: Carlota, casada com Manoel Ribeiro Nunes e José, também casado, moradores naquela Província. O seu verdadeiro nome era José Ferreira Armonde, tendo-o mudado depois para o de Antônio Martins Barbosa em razão de ser argüido, em Barbacena, lugar de sua residência, da morte de seu cunhado, o Coronel Manoel de Sá Fortes de Bustamonte Nogueira, no ano de 1809. Sendo obrigado por isso a abandonar sua casa e bens, a fim de se tornar desconhecido, resolveu tomar o falso nome acima pelo qual era tratado aqui. Teve, de Joaquina de Tal, um filho, Antônio o qual foi exposto em casa de seu tio Manoel Francisco Rosa. Era primo de Mariano, Marcellino, Joaquim e Simplício José Ferreira. Seu pai possuía, em Minas, duas Fazendas e na Vila de Barbacena uma morada de casas, escravos, gados e outros bens. Temendo aquele que viesse a prevalecer a falsa acusação que os inimigos de seu filho lhe haviam feito e que por isto fossem seqüestrados alquiles bens, arrecadou-os todos e deles fez venda fictícia a seus sobrinhos Marcellino e Simplício José Ferreira. Mais tarde, tende Jose Ferreira Armonde alcançado absolvição da culpa que lhe haviam imputado, foi ele àquela Província com o intuito de se apoderar de seus legítimos bens, nada conseguindo em vista de seus primos não lhe quererem passar, a escritura de distrato, apesar, diz ele, dos mesmos não terem nenhuma duvida na entrega dos referidos bens. (Fls 65.Liv 15)

(Ver neste Vol. Fls 93, nº 80 e no "Repertório Genealógico Sul Riograndense", recolhido ao Museu do Estado, o Índice do 5º Vol. relativo a São José do Norte.)

BERNARDO MATHEUS - Faleceu a 1° de setembro de 1836. Era natural da comarca de Castello Branco, Vila do Touro, freguesia de NS da Assumpção, filho de Francisco Matheus e de Francisca Gonçalves. Era viúvo de Joanna Francisca, de quem não teve filhos. (Fls 92v Liv 15)

JOAQUIM DE AZEVEDO E SOUZA - Sargento-mór - Faleceu a 26 de outubro de 1836. Era natural da freguesia

de NS da Conceição do Arroio, filho de Antônio de Azevedo e Souza e de Mônica Pereira de Souza. Casou com

Francisca Cândida da Anunciação, de quem teve 7 filhos: Mônica, Antonio, Joaquim, Francisco, Maria, Joaquina

66

JOSÉ GONÇALVES BARBOSA - Faleceu a 28 de outubro de 1836. Era natural de Porto Alegre, solteiro e filho de José Gonçalves Barbosa e de Maria Coelho. (Fls 74v Liv 15)

JOÃO FRANCISCO - Faleceu a 5 de novembro de 1836. Era natural de Vila Longa, Lisboa, solteiro e filho de Ricardo Gomes e de Victorina Rosa. (Fls 76v Liv 15)

ANNA JOAQUINA DO NASCIMENTO - Faleceu a 7 de fevereiro de 1836. Era natural de Viamão, filha de Antônio Francisco da Silveira e de Maria Joaquina do Nascimento. Casou com Marcellino José Machado, de quem teve 9 filhos: Claudina, Manoel, Senhorinha, Carlota, Felicidade, José, João, Marcellino e Boaventura. (Fls 79. Liv 15)

LUIZ DO CARMO DE JESUS - Preto forro - Faleceu a 8 de novembro de 1836. Era natural da freguesia do Corpo Santo, Recife, Pernambuco, filho de pais incógnitos. Casou com a preta forra Maria do Carmo da Conceição, de quem não deixou filhos. (Fls 80v Liv 15)

ESTÁCIO MANOEL JOSÉ VIANNA - Faleceu a 4 de novembro de 1836. Era natural de Porto Alegre, solteiro e filho de Manoel José Vianna e de Sebastiana Ignácia de Jesus e irmão de Manoel José Vianna. (Fls 82. Liv 15)

THERESA MARIA DE JESUS - Faleceu a 5 de dezembro de 1836. Era natural da Vila de Santo Antônio da Patrulha filha de Antonio Silveira e de Maria da Silva da Assumpção. Casou com Antônio Gomes de Carvalho, de quem teve 2 filhos: João Antônio Gomes e Generosa Gomes de Carvalho, casada com André Henriques de Carvalho – vide Presença Açoriana p. 112. Era irmã de Francisco Silveira de Azevedo. (Fls 84. Liv 15)

MANOEL ALVES GUIMARÃES - Tenente Coronel - Faleceu a 30 de setembro de 1834. Casou com Leonor Clara de Oliveira, de quem teve 8 filhos: João Jordão de Oliveira, Manoel Alves de Azambuja, Marcos, Rafael, Francisco, Clara, Maurícia e Guiomar. Era irmão de Antônio Alves de Azambuja. (Fls 86v Liv 15)

BENTO RODRIGUES - Faleceu a 13 de dezembro de 1836. Era natural da cidade do Porto, solteiro e filho de João Rodrigues e de Anna Luiza. (Fls 89v Liv 15)

MANOEL CAETANO DO SOUTO - Faleceu a 2 de dezembro de 1836. Era natural da cidade do Porto, filho de Antônio Caetano de Oliveira e de Victorina Maria de Souza. Casou com Emerenciana Maria da Conceição, filha de pais incógnitos, de quem teve 3 filhos: Agostinho de Oliveira Souto, Manoel de Oliveira Souto e Feliciano de Oliveira Souto. Casou pela segunda vez com Laurinda Maria da Conceição, filha de Ignácio José Gularte e desta não deixou filhos. (Fls 91v Liv 15)

ISABEL MARIA DE FREITAS - Faleceu a 27 de outubro de 1836. Era natural de Porto Alegre, solteira, filha ilegítima de Joanna Maria de Freitas. Deixou 3 filhos: Francisco Felix, Porfírio Antônio de Freitas e um recém nascido. (Fls 94. Liv 15)

LIVRO 16 (1837-1839)

MONOEL JOSÉ PINHEIRO - Capitão - Faleceu a 21 de dezembro de 1836. Era natural da Vila Nova de Sant'Anna, filho de Manoel Pinheiro e de Mariana de Jesus, naturais da ilha dos Açores. Casou com Anna Theresa de Jesus, de quem não deixou filhos. Tinha uma filha natural: Rita de Cássia e Oliveira, casada com José Rodrigues de Oliveira. (Fls 1. Liv 16)

ANNA JOAQUINA DO CARMO - Faleceu a 7 de fevereiro de 1837. Era natural da Praça da Colônia do Sacramento, filha do Capitão Simão da Silva Guimarães e de Theresa de Figueiredo. Casou com José Guedes Luiz, de quem não deixou filhos. (Fls 2. Liv 16)

JOÃO CAETANO DE SOUZA - Faleceu a 2 de setembro de 1836. Era natural da freguesia de NS da Conceição do Estreito, filho de João Caetano de Souza e de Joanna Maria da Ressurreição. Cascou com Victorina Rosa de Jesus, de quem teve 2 filhos: João e Bernardina. (Fls 4v Liv 16)

MARIA JOAQUINA DE ALMEIDA - Faleceu a 13 de março de 1837. Era natural de Rio Pardo, filha de João Mathias Pinto e de Luiza Ignácia de Jesus. Era viúva de Francisco José de Carvalho, de quem teve 18 filhos e no presente vivos 10: Vicência Joaquina de Carvalho, casada com José Antônio Tinoco, falecido, José Francisco

67

de Carvalho, casado em segundas núpcias com Clemência Tavares de Carvalho, Luciana Francisca de Carvalho, casada com Manoel Francisco Peixoto, Emerenciana Francisca de Carvalho, casada que foi com José Joaquim, Vicente José de Carvalho, casado com Mathildes de Tal, Joaquim José de Carvalho, casado com Silvéria de Tal, Gaspar José de Carvalho, casado em terceiras núpcias com Clara Tavares de Carvalho o que deixou filhos dos 3 consortes, Joaquina Josefa de Carvalho, casada que foi com José Antônio Pimenta, Francisco José de Carvalho, casado que foi com Ignácia Joaquina de Tal e Anna, casada que foi com Francisco Antônio. (Fls 6v Liv 16)

JOSÉ PINTO DE CARVALHO - Faleceu a 19 de março de 1837. Era natural de Portugal, filho de José Pinto de

Queiroz e de Maria Luiza de Carvalho. Casou com Anna Rosa Joaquina de Carvalho, de quem teve 12 filhos:

Bernarda, Josefa, Francisco, Balbina, Umbellina, Maria, Fausta, Afra, Delfina, Primo, Militão e Esperidião. (Fls 9.

Liv 16)

JOÃO BAPTISTA GOMES - Faleceu a 20 de abril de 1837. Era natural da cidade do Porto, filho de Bernardo da Silva e de Maria Rosa. Casou com Maria Angélica, de quem não deixou filhos. (Fls 12. Liv 16)

XAVIER FRANCISCO - Faleceu a 9 de abril de 1837. Era viúvo de Ignácia Rosa da Conceição, de quem teve 2 filhos: Bernardina Rosa da Conceição, casada com Thomaz Antônio e Antônio. Casou pela segunda vez com Joaquina Rosa da Conceição e pela terceira com Brígida Rosa da Conceição e destas 2 não deixou filhos. (Fls 13v Liv 16)

JOSEFA HENRIQUETA DA SILVA - Faleceu a 16 de junho de 1837. Era natural de Porto Alegre, filha de Henrique Xavier de Mendonça e de Mariana do Espírito Santo. Casou em primeiras núpcias com Antônio José Victorino Fróes, da Silva, de quem teve 6 filhos: Januária, casada com João Caetano Ferraz, Ludovina, casada com Manoel Domingues da Costa, Josefa, casada com Izidoro Pereira de Barbedo, Antônio, Henriqueta e José. Casou pela segunda vez com Francisco José de Castro Guimarães e deste não deixou filhos. (Fls 15v Liv 16)

MANOEL PEREIRA DA SILVA - Faleceu a 26 de fevereiro de 1837. Casou com Silvana Joaquina da Conceição, de quem teve 4 filhos. (Fls 18. Liv 16)

JOÃO JOSÉ DE CARVALHO E FREITAS - Sargento-mór - Faleceu a 14 de setembro de 1837. Era natural da Vila de Guimarães, filho de José de Magalhães e Freitas e de Joanna Maria Ignês de Carvalho. Casou com Maria Bernarda de Freitas de quem teve 6 filhos: Padre José Ignácio de Carvalho, João Bernardino de Carvalho, Francisco José de Carvalho, Maria Theresa de Carvalho e mais 2 que faleceram. Era irmão de Antônio José de Magalhães e Freitas. (Fls 27. Liv 16)

JUSTINA CAROLINA DE OLIVEIRA - Faleceu a 22 de setembro de 1837. Era natural de Viamão, filha de Manoel Gomes Tavares e de Aurélia Pereira Pinto. Casou com Antônio José Rodrigues Velleiro, de quem teve 3 filhos: Antônio, Maria e Manoel. (Fls 29v Liv 16)

JOAO BAPTISTA LEITE DE OLIVEIRA SALGADO - Cônego - Faleceu a 10 de outubro de 1837. Era natural da freguesia do Triunfo, filho de João Gonçalves Salgado e de Anna Maria de Oliveira e irmão de Anna, Florinda, Leonarda, Delfina e tio de João Alves Leite de Oliveira Salgado. (Fls 32. Liv 16)

JOÃO DOS SANTOS PEREIRA - Faleceu a 23 de outubro de 1837. Era natural da freguesia de São Pedro de Avintes, Porto, filho de, Manoel dos Santos Pereira e de Josefa da Costa. Casou com Bernardina Antonia de Lima, de quem não deixou filhos. (Fls 38v Liv 16)

FRANCISCO RIBEIRO LUIZ - Faleceu a 27 de outubro de 1837. Era natural da ilha do Pico, filho de Francisco Ribeiro Luiz e de Maria Garcia. Casou com Maria Laureana (1º matrimônio) de quem teve 4 filhos: José Ribeiro, Maria, Rosa e Anna. Casou pela segunda vez com Vicência Rosa e desta teve: Bárbara. (Fls 40v Liv 16)

VICENCIA GOMES DA SILVA - Faleceu a 16 de novembro de 1837. Era natural de Viamão, filha de Silvestre da

Silva e de Maria Theresa. Era viúva de Antônio da Silva do Espírito Santo, de quem teve 4 filhos: Rufina, casada com Manoel Rodrigues Lopes, Eugenia, casada com Manoel da Silva Ramos, Manoela, casada com Bento José

68

JOSÉ BOTELHO DE ARRUDA - Faleceu a 20 de novembro de 1837. Era natural da ilha de São Miguel, filho de Manoel Botelho Maiato e de Maria Furtado. Casou com Maria Rosa, de quem não deixou filhos. Era tio de José Ignácio Botelho de Arruda. (Fls 45v Liv 16)

MANOEL JOSÉ FRÓES E SILVA - Faleceu a 10 de novembro de 1837. Era natural de Lisboa, filho de Francisco José Fróes e de Sebastiana Maria. Casou com Brígida Delfina Generosa, filha de Antônio José da Silva Flores e de Francisca Geraldina Generosa. Não deixou filhos. (Fls 47v Liv 16)

MANOEL FERREIRA PORTO - Faleceu a 21 de outubro de 1837. Era natural de São João de Gande (?) Cabeça Santa, Porto, filho de José Gomes e de Theresa Maria de Azevedo. Casou com Maria Antonia Nunes Bemfica, de quem teve: Manoel Ferreira Porto, Antonia, casada com o Cirurgião-mór Manoel José Henriques da Cruz, José Ferreira Porto, Maria. João, Francisco, Theresa e Francisca. (Fls 49v Liv 16)

ANNA THEODORA DE JESUS - Faleceu a 29 de dezembro de 1837. Era natural do Rio de Janeiro, filha de José Barbosa Ferreira e de Theresa Maria de Jesus. Era viúva de José Felix Ribeiro e irmã do Padre Matheus Barbosa Ferreira. Não deixou filhos. (Fls 52v Liv 16)

JOSÉ JOAQUIM DOS REIS - Faleceu a 12 de janeiro de 1838. Era natural do Minho, filho de Bento José dos Reis e de Josefa de Jesus. Casou com Adelaide Maria da Conceição, de quem teve 3 filhos: João, Josefa e Rosalina. (Fls 56. Liv 16)

JOSÉ RODRIGUES DE AZEVEDO NETTO - Faleceu a 22 de fevereiro de 1838. Era natural da ilha Terceira, filho de Antônio Machado Netto e de Maria Antonia. Casou com Maria Antonia, de quem teve os seguintes filhos:

Joaquim Machado, casado com Mariana de Tal e que deixou 1 filho: João Rodrigues; Jeronymo Machado, casado com Clemência de Tal, Manoel Machado, casado com Helena Maria de Jesus, José Machado, casado com Vicência de Tal e que deixou 5 filhos: Antônio, José, Bernarda, Israel e Maria; Joanna Maria de Jesus, casada com José Esteves, Rosa Maria de Jesus, casada com Joaquim Maurício, Joanna e Maria. (Fls 53. Liv

16)

JOANNA MARIA DA CONCEIÇÃO - Preta forra - Faleceu a 14 de abril de 1838. Era solteira e natural de Moçambique. (Fls 60. Liv 16)

BENEDICTO VIEIRA - Preto forro - Faleceu a 13 de abril de 1838. Era natural da Costa da Mina, solteiro e filho de preto Sé (?) e sua mulher. (Fls 62. Liv 16)

ANNA JOAQUINA DE SOUZA - Faleceu a 25 de agosto de 1837. Era natural de Viamão, filha de Manoel de Souza Feijó e de Ignácia Felícia de Santa Clara. Era solteira e irmã de Claudina Marcellina da Silva, casada com Francisco Rodrigues Barcellos e de João Ignácio de Souza Feijó. (Fls 64. Liv 16)

PEDRO CARDOSO DA SILVA - Faleceu a 11 de março de 1838. Era natural de Viamão, solteiro e filho legitimo de Antônio Cardoso da Silva. Deixou de Constância Maria, preta forra, 1 filho: Vasco. (Fls 66v Liv 16)

FELIPPE FURTADO DA TERRA - Faleceu a 22 de maio de 1838. Era natural da ilha do Fayal, filho de Antônio da Terra e de Bárbara de Santo Antônio. Casou com Theresa Ignácia, de quem teve 7 filhos: Anna, Antonia, Clemência, Joaquina, Antônio, Maria e Francisco. (Fls 69. Liv 16)

CUSTODIO DE ALMEIDA CASTRO - Faleceu a 25 de junho de 1838. Era natural da freguesia de NS da Oliveira do Douro, filho de Miguel de Almeida e de Maria Theresa. Casou com Leocádia Ursula do Nascimento, de quem não teve filhos. Deixou, de Faustina Antonia de Faria, um filho: Domingos de Almeida Castro, casado e residente em São Carlos, São Paulo. (Fls 71. Liv 16)

JOANNA MARIA DA CONCEIÇÃO - Faleceu a 29 de maio de 1838. Era natural desta Província filha de Antônio Machado da Silveira e de Antonia de São Francisco. Casou com José Garcia Pereira, de quem teve 11 filhos, dos quais vivem 4: Manoel Vicente Garcia, Nicolau José Garcia, Anna Maria de Jesus e Victoriano Meirelles Garcia. (Fls 76. Liv 16)

MARIA JOAQUINA DE JESUS - Faleceu a 12 de julho de 1838. Era natural da ilha de Santa Catharina, Enseada do Brito, filha de Antônio de Mello e de Maria de Santo Antônio. Casou com Antônio José Leal, de quem teve 17 filhos, dos quais estão vivos 4: Laureana Rosa de Jesus, viúva de Manoel Coelho e casada pela segunda vez

69

com João de Vargas, Ephigenia Rosa de Jesus, casada com Pedro Antônio Martins, Vicência Rosa de Jesus, viúva de Antônio Caetano Tavares e casada pela segunda vez com José Antônio da Cruz e Manoel Antônio Leal, casado com Genoveva de Tal. (Fls 77v Liv 16)

ANNA MARIA DE JESUS - Faleceu a 10 de julho de 1838. Era natural da Vila do Rio Grande, filha de Antônio Pereira Nunes e de Bárbara de São Thomé. Casou com José Machado da Silveira, de quem teve: Maria, casada com Benedicto Antônio Correa, Joaquina, casada com Floriano de Tal, Isabel, casada com Joaquim Lopes da Rosa, Felicidade, casada com Gabriel de Tal, Florinda, Constância, casada com Joaquim Silveira da Luz, Rita, casada com Justino de Tal e Marcellino (Fls 75v Liv 16)

MANOEL DE AZEVEDO - Faleceu a 27 de julho de 1838. Era natural da ilha do Pico, filho de José de Azevedo e de Josefa de Jesus. Casou com Maria Josefa da Silva, de quem não deixou filhos. (Fls 81v Liv 16)

ANTONIO JOSÉ ALVES DE SÁ - Faleceu a 22 de abril de 1838. Era natural da cidade de Lisboa, filho de José Marcellino Alves de Sá e de Ignês Theresa de Moncada. Era casado e deixou os seguintes filhos: Constância Cândida de Menezes e Sá, Ignês, Virgínia e Aurélia. Era sogro de Gaspar Fróes da Silva. (Fls 83v Liv 16)

FRANCISCA JOAQUINA DA COSTA PRATES - Faleceu a 26 de agosto de 1838. Era natural do Rio Grande, filha de Antônio Nunes da Costa e de Isabel Antonia Ribeiro. Era solteira e irmã de Theodora Margarida da Costa Prates e de Maria Firmina. (Fls 85v Liv 16)

LUIZ CAETANO FERRAZ - Faleceu a 29 de agosto de 1838. Era natural da cidade do Porto, solteiro, filho de José Caetano Ferraz e de Thomazia Rosa e irmão de José Caetano Ferraz, morador em Porto Alegre. (Fls 88.

Liv 16)

ROSA MARIA DE JESUS - Faleceu a 13 de setembro de 1838. Era natural de Porto Alegre, filha de João Rodrigues de Azevedo e de Maria Antonia de Jesus. Casou com Joaquim José Ignácio, de quem teve: Antônio José de Oliveira, Jacintho José Ignácio, Maria Ignácia da Conceição e Brígida Rosa de Jesus, que foi casada com José da Costa e Silva, de quem teve: Joaquim, João, Antônio e Francisco. (Fls 89v Liv 16)

MARIA JOSEFA DA CONCEIÇÃO - Preta forra - Faleceu a 2 de setembro de 1838. Era natural do Congo,

solteira e deixou 2 filhos: Joaquina Josefa da Conceição, casada com Guilherme Jose Furtado e Anna. (Fls 91v

Liv 16)

JOSÉ DA CRUZ - Faleceu a 5 de outubro de 1838. Era natural da Galliza, solteiro, filho de Pedro da Cruz e de Ângela da Costa. (Fls 93v Liv 16)

FRANCISCO DE SÁ BRITTO - Faleceu a 21 de outubro de 1838. Era natural do Rio de Janeiro, filho de José de

Sá e Brito e de Anna Maria de Jesus. Casou com Anna Joaquina de Oliveira, natural desta Província, filha de

Antônio José Martins Bastos e de Bárbara Ignácia de Oliveira. Teve 7 filhos: Antônio, Francisco, Anna, Maria, José, Felício e Angélica. (Fls 96v Liv 16)

ANTÔNIO JOSÉ LEAL - Faleceu a 30 de outubro de 1838. Era natural da ilha de Santa Catharina, filho de José Garcia e de Maria Josefa. Casou com Joaquina Maria de Jesus, de quem teve 17 filhos, dos quais estão vivos 4:

Laureana Rosa de Jesus, viúva de Manoel Coelho e casada com João de Vargas, Ephigenia Rosa de Jesus, casada com Pedro Antônio Martins, Vicência Rosa de Jesus, viúva de Antônio Caetano Tavares e casada com José Antônio da Cruz e Manoel Antônio Leal, casado com Genoveva de Tal. (Fls 98. Liv 16)

JOANNA MARIA DO SACRAMENTO - Preta forra - Faleceu a 17 de novembro de 1838. Era natural de Benguella e viúva do preto Mina Ignácio Xavier Ferreira de Souza, de quem teve: Romana Francisca da Silveira. (Fls 100v Liv 16)

JOSÈ DA SILVA PAIVA - Faleceu a 30 de novembro de 1838. Era natural da freguesia de são Martinho de Bougado, Porto, filho de Manoel José de Paiva e de Theresa de Tal e viúvo de Listarda Joaquina Felicidade.Teve 5 filhos, 2 estão mortos e 3 vivos: João José e Listarda. (Fls 102v Liv 16).

MARIA MIGUEL JOSÉ DE ARAÚJO - Preta forra - Faleceu a 22 de 1838. Casou com o preto Mina, Paulo de Tal, de quem não deixou filhos. (Fls 106. Liv 16)

70

EUFRAZIA MARIA DO NASCIMENTO - Faleceu a 17 de janeiro de 1839. Era natural da Vila de Rio Pardo, filha ilegítima de Francisca Maria Pereira e de pai incógnito. Casou com Francisco das Chagas Santa Rita. Era irmã de Fortunato José Rodrigues. (Fls 108v Liv 16)

JOSEFA EULALIA DE OLIVEIRA - Faleceu a 27 de dezembro de 1838. Era natural de Porto Alegre, filha de José Alves de Carvalho e Silva e de Mariana Eufrazia de Oliveira. Era solteira, mas deixou 2 filhas: Maria Josefa

e Maria Eulália. Era irmã de José Alves. (Fls 110v Liv 16)

JOÃO DOS SANTOS BANDEIRA - Faleceu a 20 de abril de 1839. Era natural da Vila Nova de Gaia, solteiro, filho de Agostinho dos Santos e de Joanna de Jesus. (Fls 112v Liv 16)

MANOEL GONÇALVES JARDIM - Faleceu a 28 de maio de 1839. Era natural da ilha da Madeira, filho de Agostinho Gonçalves Grillo e de Antonia Maria da Conceição. Casou com Constância Maria de Jesus, de quem não deixou filhos. (Fls 114v Liv 16)

ANGELO MARIA CAMPOESQUI - Padre - Faleceu a 1º de junho de 1839. Era natural de Roma, filho de José Campoesqui e de Columba Guari. (Fls 117v Liv 16)

LOURENÇO MACHADO - Faleceu a 17 de junho de 1839. Era natural da ilha Terceira, filho de Antônio Machado Moreira e de Genoveva Bernarda. Casou com Maurícia do Nascimento, de quem teve: Floriana, casada com Cândido da Rosa, João Machado Moreira, Lourenço e Maria. (Fls 119. Liv 16)

JOSÉ MARROQUINO - Faleceu a 28 de junho de 1839. Era natural de Marrocos, filho de Salvador Marroquino e de Rachel Marroquino. Casou com Maria da Conceição Pereira, de quem não teve filhos. (Fls 121. Liv 16)

MARGARIDA JOSEFA DE ARAÚJO - Faleceu a 15 de julho de 1839. Era natural da Vila do Rio Grande, filha de Manoel Gonçalves de Araújo e de Maria Josefa. Casou com Matheus Ignácio de Oliveira, de quem teve 4 filhos.:

Francisca Ignácia de Oliveira, Maria Joaquina de Oliveira, casada com Francisco José Dias, Anna Fausta de Oliveira e José Ignácio de Oliveira. (Fls 123. Liv 16)

DOMINGOS FRANCISCO VEIGA - Faleceu a 28 de julho de 1839. Era natural da cidade do Porto, filho de João

Francisco Veiga e de Theresa de Jesus Viegas. Casou com Maria Francelina, filha de Manoel Ignácio Rodrigues

e de Anna Joaquina. Não deixou filhos. (Fls I25v Liv 16)

MANOEL GUALTER DA ROCHA - Faleceu a 6 de agosto de 1839. Era natural do Porto, solteiro, filho de Gualter da Rocha e de Águeda de Souza. (Fls 127v Liv 16)

DIOGO JOSÉ DA SILVA - Faleceu a 18 de agosto de 1839. Era natural do Alemtejo, solteiro, filho de João Aniceto da Silva e de Agostinha Feliciana. (Fls 130. Liv 16)

CUSTODIO GONÇALVES LOPES FERRUGEM - Faleceu a 27 de junho de 1839. Era natural da Vila do Conde, Minho, filho de Domingos Gonçalves Lopes e de Anna Theresa de Jesus. Casou em primeiras núpcias com Maria Francisca Vianna, de quem teve vários filhos e estão vivos 6: Hilário Gonçalves Lopes Ferrugem, Maria Gonçalves dos Santos Petim, casada com Antônio José Petim, José Gonçalves Lopes Ferrugem, Delfina Gonçalves Vianna, casada com Francisco Vaz Vianna, Manoel Gonçalves Lopes Ferrugem e Francisco Gonçalves Lopes Ferrugem. Casou pela segunda vez com Maria Gonçalves dos Santos e desta não deixou filhos. (Fls 132v Liv 16)

JOSÈ DE VARGAS SOARES - Faleceu a 31 de agosto de 1839. Era natural da Vila de Santo Antônio da Patrulha, filho de José de Vargas Corrêa e de Antonia Jacintha de Jesus. Casou com a. Maria Ignácia Soares, de quem não deixou filhos. (Fls 136. Liv 16)

MANOEL JOAQUIM DUARTE - Faleceu a 23 de outubro de 1839. Era solteiro. (Fls 138. Liv 16)

LIVRO 17 (1833-1342)

PATRICIA MARIA DA PURIFICAÇÃO - Faleceu a 22 de novembro de 1839. Era natural da freguesia do Senhor Bom Jesus do Triunfo, filha de Antônio Alves Guimarães e de Mariana de Jesus. Casou com Manoel Vieira Rodrigues, de quem teve vários filhos e estão vivos os seguintes: Sargento-mór Patrício Vieira Rodrigues,

71

Alferes Zeferino Vieira Rodrigues, Anna Cândida Vieira, casada com o Capitão Patrício Corrêa da Câmara, Innocencia Laura Vieira, casada que foi com o Visconde de Castro e que deixou 6 filhos: Maria do Carmo, João, Maria, Leopoldina, Maria Benedicta, Manoel e Francisco. (Fls 1 / 3. Liv 17)

MARIA DE ARAÚJO MENEZES - Faleceu a 16 de abril de 1839. Era natural da cidade do Rio Grande e filha de pais incógnitos. Casou com Manoel de Souza de Oliveira, de quem teve 5 filhos: Constantino, Firmiano, Joaquina, Eufrazia e Antonia. (Fls 8. Liv 17)

ANNA MARIA ANTONIA - Faleceu a 7 de janeiro de 1840. Era natural da Vila de Santo Antônio da Patrulha, filha de João Teixeira Nunes e de Maria Antonia de Jesus. Casou com Joaquim José Réu, de quem não deixou filhos. (Fls 10v Liv 17)

MARIA DO CARMO ROSA - Faleceu a 29 de maio de 1834. Era natural da Capitania do Espírito Santo freguesia da Vila de Victoria, filha de José de Castro e de Francisca Romana. Casou com o pardo João das Ilhas e dele teve 2 filhos: Adão e Josefa, ambos escravos. (Fls 12v Liv 17)

JERONYMO FRANCISCO DE VARGAS - Faleceu a 15 de fevereiro de 1840. Era natural da freguesia de São José de Taquari, filho de Manoel de Quadros Machado e de Quitéria Maria da Trindade. Casou em primeiras núpcias com Vicência Maria da Conceição, de quem teve 5 filhos: Bernardina, viúva de Manoel Jose do Porto, Antero Pinto Carneiro, que deixou 2 filhos: Guiomar e Víctoriano; e Bibiana Maria, que deixou uma filha: Ignácia. Casou pela segunda vez com Maria Francisca de Oliveira e desta teve: Tristão, Constância, Maria, Clara, Cândida, Maria, Josefa, Anna e Joanna. (Fls 16. Liv 17)

GERTRUDES JOAQUINA BARBOSA - Faleceu a 18 de fevereiro de 1840. Era natural do Triunfo, filha de Luiz Vicente Pacheco e de Gertrudes Barbosa. Casou com Domingos de Lima Veiga, de quem não deixou filhos. (Fls 18. Liv 17)

JOÃO MANOEL GONÇALVES - Faleceu a 1º de abril de 1840. Era natural de Lisboa, filho de André Gonçalves

e de Theresa Gonçalves. Casou com Genericia Maria da Conceição, de quem não deixou filhos. (Fls 20v Liv 17)

ANTONIO JOSÉ DA COSTA - Faleceu a 17 de abril de 1840. Era natural de Porto Alegre, filho de Alexandre José da Costa e de Magdalena Maria de Jesus. Casou com Claudiana Joaquina do Nascimento, de quem teve:

Rita, Joaquina, Margarida e Maria. (Fls 22. Liv 17)

FRANCISCO PEREIRA DA SILVA - Faleceu a 12 de outubro de 1840. Era natural do Rio de Janeiro, freguesia de Santa Rita, rilho de Agostinho Pereira da Silva e de Maria Josefa. Casou em primeiras núpcias com Luiza Maria dos Santos, de quem teve: Jose Pereira da Silva, Luiz Pereira da Silva, Michaela, casada com Manoel do Nascimento e Bibiana, casada com Miguel Peres. Casou pela 2ª vez com Rufina Maria Ignácia e desta não deixou filhos. (Fls 24. Liv 17)

CAETANO BARBOSA - Faleceu a 5 de maio de 1840. Era natural do Porto, solteiro e filho de Thomaz Barbosa e de Maria Josefa Martins. (Fls 26v / 30. Liv 17)

LUIZ MANOEL GONÇALVES LAGES - Faleceu a 28 de junho de 1840. Era natural da freguesia de Vilar de Ferreiros, termo da Vila de Mondim de Bastos, comarca de Vila Real, filho de Manoel Gonçalves Lages e de Maria dos Reis. Casou com Maria Caetana de Souza, de quem teve 2 filhos: Francisco Luiz Gonçalves Lages e Francisca Rosa de Souza Lages, viúva de João Pedro Colignon, de quem teve: Luiz e casada pela segunda vez com Eugênio Terre, de quem teve 2 filhos. (Fls 32. Liv 17)

ANNA RAFAELA DE SÁ - Faleceu a 22 de junho de 1840. Era natural de Porto Alegre, filha de Francisco de Sá

e Brito e de Anna Joaquina de Oliveira. Casou com Juvêncio Vieira da Cunha, de quem teve: Juvêncio. Casou pela segunda vez com Prudêncio José da Câmara e Sá e deste teve: Prudência. (Fls 34v Liv 17)

JOSÉ DA SILVA SOUTO - Faleceu a 3 de março de 1840. Era natural da freguesia de São João da Foz, Porto, solteiro e filho de Bernardo José do Souto e de Antonia Maria da Silva. (Fls 36v Liv 17)

JOÃO LEMPRElRE LOPES SILVA - Faleceu a 16 de junho de 1840. Era natural da cidade de Faro, Algarve, filho de Francisco Lopes da Silva e de Antonia Maria Tebella. Casou com Umbellina Cândida de Carvalho, de quem não deixou filhos. (Fls 38v Liv 17)

72

MARIANA EUFRAZIA QUINTANILHA - Faleceu a 21 de novembro de 1839. Era natural da ilha de Santa Catharina, filha de Francisco da Fonseca e de Francisca Mariana. Casou com Manoel Joaquim Homem, de quem teve 2 filhos: Joaquim Francisco e Francisco Homem. Casou pela segunda vez com Joaquim Vicente da Costa, de quem teve 4 filhos: José Luiz da Costa, Antônio Luiz da Costa, Domingos Luiz e Maria Joaquina. (Fls 40v Liv 17)

PERPÉTUA ROSA DA CONCEIÇÃO - Faleceu a 1º de julho de 1840. Era natural do Rio Grande de São Pedro, filha de Luiz Ferreira Velho e de Francisca Mariana. Casou com Antônio Gomes Soares, de quem teve 21 Filhos e estão vivos 10: Cypriano, Joaquim, Constantino, Antônio, Ignácio, Francisco, Antônio, Faustino, Anna e Gertrudes. (Fls 43v Liv 17)

MIGUEL PICARDI - faleceu a 5 de junho de 1840. Era natural de Gênova, filho de Jacomo Picardi e de Maria Rusga. Casou com Maria da Conceição, de quem não deixou filhos. (Fls 46. Liv 17)

MANOEL PEREIRA NUNES - Faleceu a 20 de agosto de 1840. Era natural da ilha de São Jorge, filho de Jorge Pereira Nunes e de Anna Maria. Casou com Luiza Josefa, de quem não deixou filhos. (Fls 48. Liv 17)

FLORINDA FLORA LEITE DE OLIVEIRA SALGADO - Faleceu a 3 de setembro de 1840. Era natural da Vila do Triunfo, filha de João Gonçalves Salgado e de Anna Maria Leite de Oliveira. Casou com o Capitão-mor André Alves Leite Pereira Vianna, de quem teve 6 filhos, estando vivos 2: Marcos Alves Pereira Salgado e João Alves Leite de Oliveira Salgado. Tinha os seguintes netos: André Alves de Oliveira Bello, Luiz Alves de Oliveira Bello, Cândido Leite de Oliveira Bello, Wenceslau de Oliveira Bello, Anna Flora de Oliveira Bello e Florinda Flora de Oliveira Bello, filhos de Anna Flora de Oliveira Bello, casada que foi com o Brigadeiro Wenceslau de Oliveira Bello; Anna Florinda, filha de André Alves de Oliveira Salgado, casado que foi com Josefa de Tal, filha de Joaquim Domingues; Marcos e Maria Delfina, filhos de Marcos Alves Pereira Salgado; Maria Florinda, Maria das Dores e Anna Maria, filhas de João Alves Leite de Oliveira Salgado. (Fls 50v Liv 17)

SEBASTIÃO JOSÉ DOS SANTOS - Faleceu a 10 de setembro de 1840. Era natural da Vila de Azambuja,

freguesia de NS da Assumpção, solteiro, filho de José dos Santos Bello e de Mariana Rita dos Santos. (Fls 53.

Liv 17)

CONSTANTINO JOSÉ TEIXEIRA - Tenente Coronel - Faleceu a 20 de setembro de 1840. Era natural da Bahia e filho do José Luiz Teixeira e de Francisca Xavier Teixeira. Casou com Maria Dias da Costa Teixeira, de quem teve 2 filhos: Merencio e Lydia. (Fls 55. Liv, 17)

ROSA JOAQUINA DA SILVA - Faleceu a 30 de outubro de 1840. Era natural da ilha do Fayal, filha de Manoel de Vargas e de Joanna Rosa. Casou em primeiras núpcias com José Dias Nunes, de quem teve: Anna Joaquina de Brum. Casou pela segunda vez com Luiz Antônio da Silva e deste não deixou filhos. (Fls 57v Liv,17)

DOMINGOS GOMES DE AMORIM - Faleceu a 11 de dezembro de 1840. Era natural da freguesia de São Thiago de Amorim, Braga, filho de Manoel Gomes e de Theresa Gomes. Casou com Maria Josefa da Conceição, de quem não deixou filhos. Casou pela segunda vez com Theodora Eulália de Azevedo e desta também não deixou filhos. (Fls 60. Liv 117)

JOÃO MANOEL GONÇALVES MONÇÃO - Faleceu a 29 de dezembro de 1840. Era natural na freguesia de

Santa Maria de Treporiz, Monção, Minho, solteiro e filho de Faustino Gonçalves e de Maria de Moraes. (Fls 61v

Liv 17)

ANNA FELICIA DE SANTA CLARA - Faleceu a 8 de agosto de 1837. Era natural da cidade do Rio Grande, filha

de Luiz Ferreira Velho e de Francisca Mariana. Casou com José de Aguiar Laranjo, de quem não deixou filhos.

(Fls 65v Liv 17)