Vous êtes sur la page 1sur 41

Como acender um LED?

« Tróniquices Page 1 of 41

Tróniquices
Como acender um LED?
24 Outubro 2007 at 03:28 (Tutorial) (básico, electrónica, led)

No meu artigo de há uns dias, entitulado Lei de Ohm, discuti uma aplicação simples da mesma, que
era acender um LED (do inglês Light Emitting Diode, que quer dizer Díodo Emissor de Luz). No
entanto, dado o contexto, omiti alguns detalhes, e venho agora contar-te a história (quase) toda.

Então como é que se acende um LED? Bom, para começar precisamos de 1 LED, 2 pilhas de 1.5 V
ligadas em série e uma resistência cujo valor calcularemos mais tarde usando a mesma fórmula
baseada na Lei de Ohm do artigo anterior. O LED é polarizado, isto é, as suas perninhas são
electricamente diferentes e a forma como se liga ao circuito importa; há uma forma correcta de o
ligar e trocar uma perna pela outra não é válido. Uma das perninhas chama-se ánodo e liga-se ao
lado positivo das pilhas. A outra chama-se cátodo e liga-se ao lado negativo. A forma de se
identificar o ánodo e o cátodo de um LED é através de 1 de 2 marcas: o cátodo tem a perninha mais
curta e, em alguns LEDs como os redondos, também tem um corte na aba.

Esta forma de identificar as pernitas do LED funciona bem se tivermos um LED novo ou redondo.
Se tivermos por exemplo um LED quadrado cujas perninhas já foram cortadas então não temos
nenhuma pista, e neste caso vamos ter que experimentar ligar o LED das 2 formas ou usar um
multímetro que tenha um teste de díodos (pois é, o LED é um díodo, especial).

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 2 of 41

A forma de ligar os componentes é como no esquema abaixo, baseado no do artigo anterior mas
agora com indicação de qual é o ánodo e o cátodo do LED. Também a FEM (tensão) é agora fixa,
com o valor de 3V resultante de ligar as 2 pilhas de 1.5 V em série, e representada pela fonte de
tensão que corresponde à bola no circuito.

Falta apenas calcular a resistência R do circuito, que faremos da forma já indicada no artigo Lei de
Ohm. Mas agora precisamos de ter valores a sério para a queda de tensão no LED e para a corrente
máxima. O ideal era consultar a datasheet do LED, que é um documento escrito pelo fabricante e
que contém essas informações. Mas um LED não tem indicado o modelo e fabricante, pelo que se já
tens um LED é difícil ou mesmo impossível saber estas informações. Contudo, os LEDs dos vários
fabricantes são tipicamente muito semelhantes nas suas características, existindo uma espécie de
standard; por isso é que os LEDs tipicamente não possuem marcado o modelo e fabricante. Sendo
assim, vou deixar aqui valores médios da queda de tensão e corrente máxima para os LEDs
“normais” das cores mais comuns.

Queda de Corrente
Côr
Tensão Máxima
Vermelho 1.8 V 0.02 A
Verde 2.1 V 0.02 A
Amarelo 2.0 V 0.015 A
Laranja 2.0 V 0.02 A
Azul 3.1 V 0.02 A
3.1 V a 4.0V
Branco (depende do 0.02 A
fabricante)
Infra-
1.1 V 0.02 A
vermelho

Vamos então supor que tens um LED amarelo e que o queres acender, com as tais 2 pilhas de
1.5 V. A linha da tabela para a cor Amarelo diz-nos que a queda de tensão é de 2.0 V e a corrente
máxima é de 0.015 A. O valor para a resistência será então

R = V / I (Lei de Ohm)

R = (3 V - 2 V) / 0.015 A = 66.7 Ω

Mas como não há resistências de 66.7 Ω à venda, escolhemos o valor comercial mais próximo, que é

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 3 of 41

68 Ω. Como este valor para a resistência é ligeiramente mais alto que os calculados 66.7 Ω, a
corrente a atravessar o LED será ligeiramente inferior aos 0.015 A mas não faz mal, pois a diferença
é muito pequena e já existe alguma tolerância nos valores da tabela. Não vais notar diferença na
luminosidade nem colocar em perigo a integridade do LED. E mesmo que a resistência comercial
mais próxima fosse ligeiramente inferior aos 66.7 Ω também não haveria problema desde que fosse
uma diferença também pequena. Na verdade, o valor da queda de tensão no LED é proporcional à
corrente que o atravessa (embora de uma forma não-linear) e é ligeiramente diferente mesmo para
LEDs aparentemente iguaizinhos! Daí que os valores da tabela são apenas uma média, uma
aproximação, mas que em geral funciona sempre bem.
Se tiveres um multímetro podes medir o valor real da queda de tensão no teu LED em particular,
com ele aceso.

Então e se quiseres acender um LED azul? A tabela diz que a queda de tensão é de 3.1 V… o que
quer dizer que as tuas 2 pilhas de 1.5 V ligadas em série (3 V no total) não chegam. Tens que ter pelo
menos 3 pilhas, num total de 4.5 V. E então calculas o valor da resistência da forma habitual

R = (4.5 V - 3.1 V) / 0.02 A = 70 Ω

Mais uma vez, 70 Ω não é um valor comercial e logo tens que ir para o mais próximo, neste caso 68
Ω. Habitua-te a isso, porque a electrónica está cheia de pequenos ajustes e simplificações, e
normalmente não é crítico; existe muita tolerância da parte de todos os componentes, e só temos que
garantir que o circuito funciona no pior caso. Um dia podemos falar sobre isso.

E o LED Infra-vermelho na tabela, serve para quê? Este tipo de LED emite uma luz que não se
vê, e que é usada tipicamente no controlo remoto da TV ou da aparelhagem. Mas podes fazer uma
brincadeira com ele; é que as máquinas fotográficas e de filmar digitais, e algumas webcams, são
sensíveis a este tipo de luz. Assim, se fizeres uma espécie de lanterna de LEDs infra-vermelhos,
podes tirar fotografias de curta distância literalmente às escuras . Se tiveres uma máquina digital
das que referi, faz a seguinte experiência: pega no comando da televisão e, enquanto carregas nos
botões, olha para o lado que apontas para a televisão (muitas vezes podes ver lá o LED infra-
vermelho!) através do visor da máquina; vais ver como afinal o comando… emite luz!

Então e se quiseres acender mais do que 1 LED? Para acenderes mais do que um LED há 2
possibilidades: em série ou em paralelo. Se os ligares em paralelo, então basta replicar o circuito para
um LED, adicionando 1 resistência por cada LED “extra” e ligando-os em paralelo, assim:

Os valores das resistências são calculados com a fórmula do costume, uma a uma de acordo com as
características de cada LED e usando sempre, claro está, 3 V para o valor da fonte.

E se os quiseres ligar em série, fazes assim:

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 4 of 41

Mas repara que agora eu não coloquei o valor da fonte de tensão. E porquê? Porque existe uma
particularidade neste circuito: como temos que subtrair à fonte de tensão os valores das quedas de
tensão de todos os LEDs, se a fonte for apenas de 3 V, só podes acender um LED. Portanto, agora o
valor da fonte de tensão depende do número de LEDs que pretendes acender. Por exemplo, imagina
que queres acender 4 LEDs vermelhos. Pela tabela, cada LED vermelho subtrai 1.8 V à fonte, logo,
os 4 vão subtrair 4 x 1.8 V = 7.2 V. Portanto, a nossa fonte de tensão tem que ser maior que 7.2 V,
digamos 9 V (uma vez que existem pilhas de 9 V, e para termos alguma margem). O valor da única
resistência do circuito será então

R = (9 V - 4 x 1.8 V) / 0.02 A = 1.8 V / 0.02 A = 90 Ω

A corrente que atravessa todos os LEDs é a mesma, pois estão ligados em série. Isto quer dizer que é
preciso ter mais um cuidado. Se um dos LEDs for amarelo, a corrente a atravessá-los todos tem que
ser 0.015 A. O LED mais “fraco” de todos é que vai colocar o limite à corrente.

Existem portanto vantagens e desvantagens em cada forma de ligação de múltiplos LEDs:

 Na ligação em paralelo é preciso 1 resistência por cada LED, mas podes acender muitos LEDs
com baixa voltagem na fonte de tensão (poucas pilhas).
 Na ligação em série, é preciso apenas 1 resistência para todos os LEDs, mas tens que usar uma
voltagem superior na fonte de tensão, proporcionalmente ao número de LEDs (eventualmente
chegas a um ponto em que a voltagem já é demasiado alta para se poder lidar com segurança).

Se quiseres acender mesmo muitos LEDs, então a melhor técnica é usar uma mistura dos circuitos
série e paralelo, desta forma:

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 5 of 41

Neste esquema do circuito usei um símbolo diferente para a fonte de tensão, por nenhuma razão em
especial excepto dar-te a conhecer outros símbolos. Este símbolo representa uma bateria ou pilha (ou
conjunto delas).

Então e o LED branco, como é que sei a queda de tensão do meu? Os LEDs brancos são os
únicos que ainda não experimentei. A melhor forma de saberes qual é esse valor nos teus LEDs é
fazer um teste. Começas por assumir que a queda é de 3.1V e calculas uma resistência da forma
habitual. Depois, montas um LED e com o multímetro medes a tensão no LED, ou seja, medes entre
as duas perninhas do LED. Esse valor é a queda de tensão. Se tiveres vários LEDs brancos, deves
fazer esse teste para 3 ou 4 LEDs, e depois, se derem mais ou menos o mesmo valor (por exemplo
3.5V, 3.65V e 3.48V) fazes uma média arredondando à 1ª casa decimal e usas esse valor. Se os teus
LEDs forem todos do mesmo fabricante, irão apresentar valores parecidos de queda de tensão. Se der
valores muito diferentes para LEDs diferentes (por exemplo 3.2 e 3.6) é porque podes ter LEDs de
diferentes fabricantes. Aí terás que tentar agrupar os teus LEDs por fabricante, fazendo o teste em
todos e agrupando-os por valores semelhantes.
No final, sabendo já a queda de tensão, basta re-calcular os valores das resistências.

Já agora, e se usares pilhas re-carregáveis em vez das alkalinas, há alguma diferença? Há, é que
as pilhas recarregáveis tipicamente não são de 1.5 V mas sim de 1.2 V (costuma estar escrito na
própria pilha), logo um par delas em série só dá 2.4 V. Tens que ter isso em mente ao fazer contas.

E assim termina este tutorial. E posso dizer que ainda assim não foi dito exactamente tudo acerca do
design desta tarefa aparentemente tão simples que é acender um LED .
Críticas, sugestões, pedidos, etc, são sempre bem vindas, e podem ser dadas como comentário ali em
baixo ou, se o assunto não for relacionado com este tópico, na página de feedback.
Share this: 0 Digg Facebook Email

Ads by Google

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 6 of 41

Gosto Be the first to like this post.

126 Comentários

1.

Mouro disse,

11 Novembro 2007 às 21:40

http://www.instructables.com/id/LED-Throwies/

vou encher lx de luzinhas!

Responder

2.

reginaldo disse,

24 Dezembro 2007 às 18:19

gostei da montagem e da explicaçao……feliz natal a todos e um prospero ano novo

Responder

3.

JOÃO disse,

27 Dezembro 2007 às 00:48

gostaria de saber se essa tabela de QDT e Imáx dos Led’s são para Led alto brilho?
Se não for poderia me informar? grato.

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 7 of 41

Responder

4.

Njay disse,

27 Dezembro 2007 às 01:09

São para LEDs normais, mas tanto quanto sei os de alto brilho tipicos têm correntes máximas
semelhantes aos normais (~20mA), só que a queda de tensão é maior. Também existem LEDs
de “alto brilho” de “grande” potência, como os Luxeon (1W a vários W), e para estes é melhor
ver nos datasheets respectivos.
Podes encontrar alguns datasheets, mesmo para LEDs de “alto brilho normais”, neste site:
http://www.sparkfun.com/commerce/categories.php?cPath=51_89 (dentro da pagina de cada
produto tens um link para a datasheet).

Responder

5.

marcos disse,

15 Janeiro 2008 às 19:46

cara at[e que em fim algo contrutivo na net, po isso tem todo o necessario pra quem ta
comecando e e tudo de facil compreensao ou eu que sou esperto de mais, bem se eu fosse
esperto tinha escrevido tudo certo.

Responder

6.

João C. disse,

9 Fevereiro 2008 às 21:55

Sim Senhor ! Está aqui um belo tutorial!

Responder

7.

josafá disse,

1 Maio 2008 às 21:48

gostaria de saber qual e o resistor,q uso para acender 1 led azul, de 3v (em uma corrente de
127v)10k 15k 22k etc…

Responder

8.

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 8 of 41

Njay disse,

4 Maio 2008 às 02:42

Josafá, se o que pretendes é ligar um LED à tomada de electricidade na parede aí de casa, fica
a saber que é possível, mas recomendo que não tentes fazer isso. A informação que está neste
artigo não é suficiente para fazer isso é muito perigoso para quem não tem a certeza do que
está a fazer.

Responder

9.

Otto Alfonso Thiel disse,

8 Maio 2008 às 18:51

Parabéns pela explicação e desenvolvimento textual, se todas as explicações fossem assim o


mundo seria bem melhor e não precisaríamos nem sair de casa para estudar. Abraços. Deus te
abençoe.

Responder

10.

andrei disse,

22 Maio 2008 às 23:32

amigo ajuda-me! quero montar um teste de continuidade p/ verificar corrente eletrica


automotivos? tenho que usar 3 leds. (vm) positivo (vd) negativo (am) neutro. quando o teste
tiver ligado em uma bateria 12 volts até 60amperes, ele vai acender o led (am). na ponta que
tiver corrente positiva. vai apagar o led (am) e acende o led (vm). etc… que tipo de resistor
devo usar no leds? obrigado.

Responder

11.

Njay disse,

23 Maio 2008 às 00:21

andrei, não entendo para quê o LED neutro. Se não acender o VM nem o VD, é porque é
neutro (isto é, não é nem o positivo nem o negativo). Fica muito mais complicado ter o LED
AM e não compensa.
A forma mais fácil de fazer um teste desse tipo é só com o VM e o VD, fazendo 2 circuitos de
acender 1 LED com 12V (é melhor usar 14V porque quando o motor do veículo está a
funcionar a tensão é maior, até uns 14V), ligando assim:
(ponta de prova)
<------+------RRRR----|<|---- (ligar ao positivo da bateria)
| VD
+------RRRR----|>|---- (ligar ao negativo da bateria)
VM

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 9 of 41

As 2 resistências são calculadas tal como explicado acima no artigo, usando 14V de tensão de
alimentação.

Responder

12.

andrei disse,

23 Maio 2008 às 01:49

oi Njay, a led (AM), tem que ficar ligado entre os dois leds. isso vai indicar uma leitura
quando ouver aucilação tanto no neg, e positivo. ex: se eu for verificar um sensor ralls uo
sensor de rotação, os leds VD e AM vai fica aucilando. emitindo sinais neg. e neutro. acredito
que tem que usar um diodo.

Responder

13.

Njay disse,

23 Maio 2008 às 11:14

Não conseguirás fazer isso só com LEDs , díodos e resistências.


E ainda há outro problema, é que os sensores nos automóveis não têm todos sinais de 12V, e
alguns não conseguem sequer fornecer a corrente necessária para acender um LED (os
sensores de rotação são um exemplo tipico, alguns são de “bobina”).

Responder

14.

andrei disse,

24 Maio 2008 às 19:59

Njay, eu fiz um a mais de 2anos e veio queimar agora,´só que esqueci como fazer. ex: sensor
de rotação ele funciona 3 fios “pos, neg e neutro uo seja saida de sinal” o teste tem dois fios
pos e neg que vai ligado na bateria. ok… ai acende o led (AM) indica teste ligado. na ponta do
teste vou colocar no fio neutro do sensor “onde sai o sinal” vai acender o led (VD). se eu girar
o sensor o led (VD) e (AM) vão aucilar. abços.

Responder

15.

Njay disse,

27 Maio 2008 às 08:28

Humm, ainda assim não estou a ver como é que o led AM vai oscilar quando se usa o aparelho
para medir a saída do sensor (“neutro” aqui em Portugal quer dizer que “não está ligado a

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 10 of 41

nada”). Essa parte dos ledds VD e VM dá para fazer como descrevi na outra mensagem
anterior, agora o AM oscilar é que realmente não estou a perceber como fazer. Se o AM
ficasse sempre aceso então bastava ligá-lo aos fios que vêm da bateria (com uma resistência
em série).
Mas se tens o teste queimado, é uma questão de abri-lo para ver como fizeste antes…

Responder

16.

andrei disse,

27 Maio 2008 às 23:14

Njay, vou descubri ai te passo esquema ok.

Responder

17.

Carlos disse,

28 Maio 2008 às 18:30

Explicação esta otima, mais estou com um grande problema a respeito de diodos e leds se
puder me ajudar ficarei agradecido! Preciso de uma esquema. me passe seu mail Obrigado!

Responder

18.

Njay disse,

1 Junho 2008 às 20:34

Amigo Carlos,
Coloca aqui o teu problema. Eu gosto de discutir os problemas aqui porque se mais alguém
estiver a ter esse problema esse “mais alguém” também poderá beneficiar da discussão.

Responder

19.

Njay disse,

2 Junho 2008 às 00:53

O Roberto Santos colocou o comentário abaixo na página de feedback, mas ele fica melhor
aqui nesta secção.

——–
Montei um circuito de fonte reguladora e me utilizei de alguns Leds para identificar se os
Bornes estão em funcionamento e o aparelho TBM, mas não consegui fzer as ligações

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 11 of 41

corretas. Usei como fonte as saídas do 7812 (12v), 7805 (5v), TIP 31(9v) e do lado de baixa
tensão (24V), sempre com os resistores apropriados, o que vcs acham que foi eito de errado!!

Responder

20.

Njay disse,

2 Junho 2008 às 00:55

Roberto, isso é muito pouca informação acerca do teu problema.


1º, qual é o problema? O LED não acende, é isso?
2º, seria necessário ver o esquema do circuito para perceber o que fizeste realmente.

Responder

21.

Mendonça disse,

21 Junho 2008 às 17:40

Bom artigo!

Eu resolvi testar os leds e resistencias que tinha cá em casa, mas não consegui por a dar…
O que eu pretendia era ligar um led amarelo (2v) com uma pilha que tinha cá em casa nova de
9v (aquelas quadradas). Para isso, recorri a 2 resistencias (que tinha aqui:

Ora, (9v-2.0)/0.015 = 466ohm. Como não tenho mtas resistencias, tive que recorrer a este
método:

Uma de 1100ohm e outra de 640ohm. (fiz os calculos online, espero q não tenha lido mal as
cores…)

Se eu ligar o terminalnegativo da de 1100ohm ao negativo de 640ohm estas duas resistencias


subtraem-se, certo? Ora, se subtrairem o seu valor fica a ser 460ohm Quase perfeito para o que
queria.

Agora fiz o seguinte: na placa branca liguei o polo positivo da pilha ao Vcc e liguei tudo em
série: +9v para o terminal positivo da ressistencia de 1100ohm e esta ao terminal negativo da
de 640ohm e este terminal ao ánodo do led. O Seu cátodo ficou deopois ligado ao polo
negativo da pilha.
Deveria de funcionar, nao?

O que fiz de errado?


Podes-me ajudar?

Cumprimentos.

Responder

22.

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 12 of 41

Njay disse,

22 Junho 2008 às 21:06

Olá Mendonça,

Se colocares as resistências como o fizeste (que se designa “em série”), os seus valores
adicionam-se, logo, vais ter uma resistência de 1100+640 = 1740 ohms. Se usares só a de 640
ohms não deverás ter problemas, apesar de ser um pouco superior aos 466 dá para acender
(ficarás com (9-2)/640 ~ 0.011A, o LED acende mas não no seu brilho máximo).

Agora, há outras razões para não acender, tais como a pilha estar muito gasta ou o LED ao
contrário ou queimado.

Boas experiências

Responder

23.

Mendonça disse,

22 Junho 2008 às 21:37

Pois, realmente foi um grande erro meu! Ainda ando a aprender umas coisitas de
electronica eheh

Cumps e obrigado! Logo vou testar novamente!

Responder

24.

Marcelino disse,

22 Julho 2008 às 12:26

Muito boa sua explicação, acredito que seja uma das melhores encontradas na Net.
Parabéns!

Responder

25.

freitas disse,

28 Julho 2008 às 19:59

Parabens sou um curioso na eletronica gosto muito, gostei da matéria.

Responder

26.

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 13 of 41

Marli disse,

17 Agosto 2008 às 21:01

Parabéns, que didática!!!!

Responder

27.

Josafá Souza da Cruz disse,

13 Setembro 2008 às 20:21

Até agora ningem fez o favor de dizer como s acende 1 led (3,6 azul) em 127v.

Responder

28.

ROGER disse,

6 Outubro 2008 às 20:06

valeu pela explicação estava bem detalhada

Responder

29.

Ricardo Maia disse,

9 Outubro 2008 às 14:36

Querio amigo, adorei suas explicações, gostaria de saber se pode me informar como montar
circuitos pulsantes ou pisca pisca em série, ou ´paralelo…porém tem que ser tudo muito
pequeno, qual a menor led que existe e qual sua (v) e (R), para pilhas também que possam ser
em qtdes pequenas, meu produto tem que ser muito leve.
agradeço se puder me ajudar, fico no aguardo.

Responder

30.

Njay disse,

13 Outubro 2008 às 19:41

Caro Ricardo, existem no mercado LEDs de tamanho normal que já piscam, sem ser
necessária nenhuma electrónica externa. Mais pequeno é difícil. Fica aqui um link para esses
LEDs numa loja aqui em Portugal, aí no Brasil provavelmente também conseguirá encontrar:

LEDs pisca

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 14 of 41

Responder

31.

Agamenon Maior disse,

27 Fevereiro 2009 às 00:53

Olá!
Por favor, estou interessando em montar uma placa ( uma malha quadrada) com 20 LEDs!
( BRANCO) e se possível usando o sistema 110-220V.
Alguma Sugestão?
Grato e parabéns pelo trabalho

Responder

32.

Njay disse,

2 Março 2009 às 17:01

Tenho uma sugestão sim, Agamenon: não mexer em 110/220V! É preferível usar um tensão
mais baixa, por exemplo uns 18V a 22V vindos do carregador de computador portátil, que até
é eficiente. Depois é só aplicar a montagem paralelo-série como descrito acima. Votos de bons
projectos!

Responder

33.

machado disse,

8 Março 2009 às 22:00

Parabens mesmo! Vc foi bem claro e objetivo,o seu material bem elaborado tbm.

Responder

34.

matheus disse,

25 Março 2009 às 22:07

sua explicaçã esta muito boa vlw

Responder

35.

Bruno disse,

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 15 of 41

2 Abril 2009 às 17:20

Legal!!!

Responder

36.

alex disse,

7 Abril 2009 às 03:47

gostaria de saber como faço para utilizar leds de alto brilho em uma fonte de 24v , existe
algum projeto?

Responder

37.

Njay disse,

7 Abril 2009 às 07:39

Só precisas de saber qual é a queda de tensão e a corrente tipica nesses LEDs de alto brilho
que tens, tudo o resto está aí no artigo. Há no entanto mais um detalhe que o artigo não cobre,
e que tem a ver com a potência de dissipação da resistência. Se usares poucos LEDs em 24V
pode ser necessário usar uma resistência de maior dissipação do que as tipicas de 1/4W.

Depois de calcular o valor da resistência, aplica-se a fórmula da potência para saber quanta é
dissipada na resistência, multiplicando o valor da resistência pelo quadrado da corrente. Por
exemplo, se a resistência deu 1000 Ohm e a corrente que a atravessa é 0.02 A (que é a mesma
corrente que atravessa o LED, pois estão ambos em série), a potência dissipada na resistência é
1000 x 0.02 x 0.02 = 0.4W. 0.4W é maior do que 0.25W (1/4W), logo é necessário usar uma
resistência de maior dissipação, por exemplo 0.5W, mas melhor ainda 1W para termos uma
boa margem. A resistência deve ser de pelo menos aproximadamente o dobro da potência que
vai dissipar, para não aquecer e termos muita segurança e fiabilidade em todas as condições.
Se ela não tiver a dissipação apropriada vai aquecer e/ou queimar, podendo acontecer em
segundos, em dias, ou daqui a 2 Verões num dia que seja anormalmente quente.

Responder

38.

willian disse,

7 Abril 2009 às 12:43

Bom dia Pessoal.

Preciso acender 43 leds em 220 volts leds de alto brilho de 3 volts cada, em serie vcs tem
alguma noção de como ligar eles em serie.

Eu tenho uma base mas não sei se está correto.

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 16 of 41

Tensão de entrada 220 leds irão ter que ter uma tensão de 134 volts para acender e coloquei
um resistor de 6K 5W e o circuito não acende.

Responder

39.

Njay disse,

7 Abril 2009 às 13:55

A tensão da tomada de 230V tem uma parte positiva e uma parte negativa, ambas de 325V em
módulo, no pico da sinusóide. Sim, 325V e não 230V. 230V é o chamado valor RMS; o valor
de pico é igual ao valor RMS multiplicado pela raíz quadrada de 2 (~1 .4). Os LEDs não
aguentam tanta tensão inversa. Talvez tenham pifado. Experimenta desligar o circuito da
tomada e testar os LEDs um a um para ver se ainda acendem todos. Eu já disse aqui várias
vezes que a tomada é para levar a sério. Ter dúvidas de como ligar qualquer coisa à tomada já
é sinal suficiente para ir estudar muito bem o assunto antes de meter as mãos na massa.

Responder

40.

alex disse,

12 Abril 2009 às 15:29

gostaria de saber se há algum projeto para sinalização de 24v com leds sendo que é necessário
sinalizar em um angulo de 180º

Responder

41.

tristão trindade disse,

22 Abril 2009 às 12:21

ola !
Tenho um monte de led 5v e não tenho progeto nenhum p/ aproveitalos
Alguma ideia
obrigado

Responder

Njay disse,

27 Abril 2009 às 01:45

LEDs de 5V nunca ouvi falar… o que não quer dizer que não haja.

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 17 of 41

Aqui está um projecto simples:

http://www.instructables.com/id/easy-led-project/

Existem mais projectos simples na barra lateral direita da página do projecto acima
(onde diz “Related”).

Responder

42.

Caio San disse,

5 Maio 2009 às 02:09

Muito obrigado pelas informações do artigo

Sou um estudante de desenho industrial aqui do Brasil e absorvi cada palavra de conhecimento
para poder projetar um trabalho de faculdade!!

Abraços

Responder

43.

Rafael Karg da Silva disse,

7 Maio 2009 às 23:30

Na verdade para identificar a polaridade de um led quadrado e com as perninhas cortadas,


podemos observar as bases de dentro do led (o cátodo é maior do que o ánodo).

Responder

44.

Fifas disse,

19 Maio 2009 às 00:37

Boas Njay,

Bom texto

Deixa-me só discordar de uma coisa.

Logo no inicio do texto, quando dizes como identificar o anodo e o catodo do led dizes: “Se
tivermos por exemplo um LED quadrado cujas perninhas já foram cortadas então não temos
nenhuma pista”

Existe uma pista sim. Se reparares no interior do led, aquela “chapinha” tem um corte na
diagonal. Hás de reparar que a parte negativa é sempre maior!

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 18 of 41

Cumprimentos

Responder

45.

Mario disse,

25 Maio 2009 às 13:57

Boas Njay.
Otimo post…agora diz.me uma coisa sff, posso usar uma pilha de 12v (aquelas para os
comandos de alarme dos carros) para acender 2 leds azuis?Nao ha qualquer problema?e a luz
que emite e forte ou fraca?se me puderes ajudar agradecia.

Cumptz =)

Responder

Njay disse,

27 Maio 2009 às 23:04

Não tou a ver que pilhas são essas, mas se são de 12V, é só fazer as contas como no
artigo. Não sei é se dará corrente suficiente para os LEDs, normalmente as pilhas para
esses pequenos aparelhos que duram muito tempo dão pouca corrente, mas é uma
questão de experimentar. Se vai dar muita luz ou não, depende… para começar, há N
tipos de LEDs, uns mais brilhantes que outros (mesmo com a mesma cor) e, para
terminar, “forte/fraca” são adjectivos extremamente subjectivos

Responder

46.

Pauilo Bianchi disse,

6 Julho 2009 às 03:11

Posso usar uma fonte de computador para acender os leds ?

Responder

Njay disse,

17 Julho 2009 às 02:20

Sim, mas elas têm saídas de várias tensões, é preciso decidir qual se vai usar.

Responder

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 19 of 41

47.

johnny disse,

10 Julho 2009 às 23:34

quantos volts é um led q pisca tres cores diferentes???

Responder

Njay disse,

17 Julho 2009 às 02:22

Se esse LED já pisca por si só, não sei. Se é um LED “normal” de 3 cores, então é como
se fosse 3 LEDs e cada um tem a tensão relativa à sua cor (esses LEDs têm 4 patas, que
são 3 LEDs com uma pata em comum e a outra em separado).

Responder

48.

Gilson de Souza disse,

24 Julho 2009 às 00:33

Preciso ligar um LED junto ao interruptor que liga uma lampada incandescente e que fica no
sotão.
Como o interruptor fica dentro de casa e após fechar a porta do sotão, sempre esqueço de
apagar a lãmpada, acredito que um LED vai me alertar.
A corrente de minha casa é de 110.

Responder

49.

Daniel disse,

25 Julho 2009 às 18:13

Muito boa a explicação, está de parabéns.

Responder

50.

jubson disse,

26 Julho 2009 às 16:57

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 20 of 41

com estas dicas sobre como acencer um LeD vem minha duvida e gostaria que vc me explica-
se:

tenho um pisca led que uso na minha bike, alimentação 3V com 5 Leds, tambem com opção de
totalmente aceso.

Como é que 3V consegue alimentar 5 Leds? se vc descobrir um circuito que faça isso tem
como vc me passar

Responder

51.

Elton disse,

25 Setembro 2009 às 00:28

você poderia me informar como eu consigo esses leds de alto brilho?


se poder me ajudar agradesço desde já…

valeu…

Responder

Njay disse,

25 Setembro 2009 às 20:55

Em geral as lojas de electrónica têm… o melhor será informares-te onde há dessas lojas
na zona onde vives.

Responder

52.

Ivão brasil disse,

26 Setembro 2009 às 02:43

parabens o//

Responder

53.

wendel disse,

4 Outubro 2009 às 23:13

Oi tudo bem? Por favo preciso da sua ajuda, Eu quero legar uma lanterninha de 9 Led brancos
em 3 bateria paralelas de celular, bom ela liga mais com tempo os led começa dar problemas

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 21 of 41

fica meio amarelado ou queima um ou dois ou mas led, eu estou procura ( um ) resistor que da
pra liga os 9 led,e que não deixa perde o brilho forte da lanterninha,

Si não for incomoda mim manda a resposta


xxxxxxxx@gmail.com (endereço moderado para evitar spam)

Responder

Njay disse,

1 Novembro 2009 às 10:58

Sem saber qual a tensão que estás a dar aos LEDs e como estão eles ligados (se em
série, em paralelo, ou misto) é impossível dar uma resposta certa, mas podes tentar ligar
uma resistência de 56 Ohm entre as baterias e a lanterna (basta pôr em 1 dos 2 fios). De
qualquer forma estás no caminho certo, o problema é que os LEDs estão a receber
demasiada corrente e com o tempo queimam.

Responder

54.

Gerson Diesel disse,

5 Outubro 2009 às 18:29

Excelente aula de leds e resistores. Tirei aqui todas as minhas dúvidas.

Parabéns!

Obrigado e abraço!

Responder

55.

samuel disse,

24 Outubro 2009 às 20:22

Boa tarde amigo

Gostaria de saber como faço para ligar a lanterna traseira do meu veiculo no sistema de leds,
queria colocar 4 com menor intensidade e 1 com maior; como calculo o resistor para os 4 leds
de menor intensidade e para o de maior nesse caso bateria de 12V corrente de 75A.?

Obrigado.

Responder

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 22 of 41

Njay disse,

25 Outubro 2009 às 02:42

1º deves calcular usando 14V para a tensão de alimentação e não 12V; pois quando o
motor está ligado é o alternador que alimenta os sistemas eléctricos do veículo, e este
debita cerca de 14V. Portanto 14V é a tua tensão de alimentação dos LEDs.

A corrente da bateria não interessa para o caso, o que nos interessa é a corrente que
queremos fazer passar em cada LED, e que é tipicamente 0.02A (20mA) como indicado
no artigo. Para acender alguns LEDs mais fracos, tens que calcular a resistência para
uma corrente no LED mais baixa do que os 20mA, por exemplo 10mA; o valor exacto
não sei, “menor intensidade” é muito sujectivo!

De qualquer forma com os dados acima é agora fácil pegar na informação do artigo e
calcular essas resistências. A minha recomendação é que utilizes o esquema em série
para os 4 de menor intensidade e que uses uma resistência de 1/2W de dissipação para o
de maior intensidade.

Para finalizar quero acrescentar que o sistema eléctrico de um automóvel é muito


“ruídoso” e que pode acontecer os LEDs pifarem. Eu colocaria pelo menos um
condensador de 100nF em paralelo com o LED (no caso de vários LEDs em série basta
1 condensador em paralelo com o conjunto de todos os LEDs), para absorver picos de
tensão.

Boa sorte!

Responder

56.

C.Ramos disse,

30 Outubro 2009 às 12:38

Olá

Gostaria que me ajudasse num circuito que estou a montar.

Estou a montar um circuito com 36 Led brancos ligados em paralelo. Este circuito é adapta
(aproveitado) de um outro, (uma gambiarra) que têm 38 Leds com 19 conjuntos paralelos de 2
ledes e que apenas usa uma resistência de 12R 5W.

Uma vez que eu vou usar menos 2 Leds que o circuito original mas vou colocar todos os Leds
em paralelo, qual é a formula para calcular a resistência.

O esquema pode ser consultado atravez do seguinte link:

http://www.pt-team.com/ficheiros/Painel_de_Leds_-_Esquema.pdf

Responder

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 23 of 41

Njay disse,

1 Novembro 2009 às 01:12

Em geral não é garantido que ligar LEDs directamente em paralelo (cátodo com cátodo
e ánodo com ánodo) funcione, e nunca o vi fazer.

A fórmula para calcular a resistência está no artigo, só precisas de saber a cor do LED e
que tensão é usada para alimentar os LEDs. Assumindo que ter LEDs directamente em
paralelo funciona, basta considerar que cad grupo de LEDs em paralelo são apenas 1
LED.

Responder

C.Ramos disse,

2 Novembro 2009 às 00:31

Que funciona, eu tenho a certeza, pois os Leds vão ser aproveitados de uma
gambiarra da loja dos chineses (os ledes ficam mais baratos do que compra-los
avulso na loja) e a mesma funciona dessa forma, só com a diferença que eles usam
uma sequência paralela de 19 séries de dois leds .

No circuito actual, se falhar um Led, ficam logo dois apagados, com circuito que
pretendo montar, falha apenas o Led que avariar.

Esquema do circuito original.


http://www.pt-team.com/ficheiros/Painel_de_Leds_B.pdf

57.

Njay disse,

4 Novembro 2009 às 23:26

Essa gambiarra é mesmo esquema de “coisa barata”, basta ver a potência que é desperdiçada
na resistência (essa ganbiarra deve não deve ter mais de 60% de eficiência). Isso funciona
minimamente bem porque provavelmente os LEDs sairam da mesma “fornada” da fábrica e
logo têm características muito semelhantes. Esse tipo de esquema não aconselho a ninguém,
não é fiável. Para estares a falar em LEDs fundidos deve ser porque já os tiveste…

Mas querendo fazer vai dar no mesmo, os LEDs que estiverem em paralelo consideras como
se só lá estivesse 1 para cálculo da tensão; já para a corrente (coisa que não tinha logo
reparado no meu comentário anterior) tens que considerar que cada LED deve ter 0.02A a
passar, logo, se tens N Leds em paralelo, tens que fazer as contas com N x 0.02A. Isso vai ser
mau para o teu esquema, porque agora a tua gambiarra vai passar a consumir umas 3.5 vezes
mais energia dando a mesma luz. A resistência que antes era de 5W agora deve ter que ser de
uns 18W para manter a mesma tolerância da actual (é preciso fazer as contas; vê um
comentário meu mais acima neste tópico), tens aí um belo aquecedor para as noites frias de
Inverno

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 24 of 41

Responder

C.Ramos disse,

5 Novembro 2009 às 02:59

Está feita, e com resistência de 5W…

Pelo que eu entendi, e uma vez que a queda de tensão de cada Led é de 3,1 V e consome
0,02A e a tensão de entrada é de 12V, a formula para achar o valor da resistência será:

(12 V – 3,1V) / 0,02A = 445R

Porem, é de estranhar que segundo a mesma formula, o circuito original deveria ter uma
resistência de 290R, porem este vinha com uma de 12R, o que é muito inferior.

Quanto a queimar Led’s, já queimei alguns, mas não deste circuito.

Responder

Njay disse,

5 Novembro 2009 às 10:12

Fizeste contas como se tivesses só um LED, mas tens 36 em paralelo; os 0.02 A


vão ser divididos pelos 36 LEDs, ou seja, vão acender muito pouco cada um
(0.02A / 36 em cada um).
Para esse circuito nem precisavas da resistência de 5W, uma resistência normal
(1/4W) servia perfeitamente.

58.

C.Ramos disse,

6 Novembro 2009 às 13:13

Tambem não é bem assim, pois se ligar uma fonte de 500 mA os ledes dão menos luz, mas se
ligar uma fonte de 1A os ledes já dão muito mais luz.

Ainda não medi, mas calculo que o consumo dos 36 Led’s esteja na ordem dos 720 mA

Responder

Njay disse,

6 Novembro 2009 às 23:30

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 25 of 41

Yap, o consumo teórico dos 36 LEDs em paralelo anda pelos 0.72A, daí que faz sentido
que com a fonte de 0.5A eles não acendam tanto como com a de 1A. Agora estás a ver a
potência dissipada da resistência: 0.72 x (12 – 3.1) = 6.4W. Tens que usar uma de no
minimo 10W de dissipação. E agora se fores calcular quanta energia consomem os
LEDs, tens 3.1 x 0.72 ~ 2.23W, ou seja, estás a gastar 3x mais energia na resistência do
que a que os LEDs gastam, ~26% de eficiência.

Responder

C.Ramos disse,

7 Novembro 2009 às 14:57

Por isso é que estou a pensar fazer uma fonte de alimentação de 3v 2A para
alimentar os circuitos, pois vou ter 2 circuitos desses a trabalhar em simultâneo.

59.

Richard disse,

13 Novembro 2009 às 00:14

Njay, adorei seu blog e, gostei mais ainda de saber que você é portugues, pois moro no brasil
des dos meus dois anos de idade e, a dois dias fiquei a saber que fui aprovado em engenharia
de eletronica no vestibular e pretendo seguir meu futuro por este campo, mas não te mando
este comentario simplesmente para falar de mim alem de lhe dar os parabens mas, gostaria de
saber a sua opinião sobre as novas luzes de natal de led que sairam este ano nas lojas pois,
estou cansado de queimar as luzinhas comuns e gostaria de saber os riscos das de led ou, se
sou eu mesmo que estou traumatizado.
bom , obrigado, e estou a esperar a resposta!
abraços!

Responder

Njay disse,

30 Dezembro 2009 às 21:56

Caro Richard, obrigado pelos parabéns e boa sorte com esses estudos!
Quanto às luzinhas sinceramente não sei o que te diga. Qualquer produto é fabricado em
muitas versões, umas melhores (mais caras) e outras piores (mais baratas). Os LEDs são
muito fiáveis mas, como qualquer outro dispositivo, essa fiabilidade depende da forma
como são utilizados. Portanto…

Responder

60.

ronaldo rebeca disse,

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 26 of 41

25 Novembro 2009 às 04:09

como fasso pra ligar um led em 24v? e gual resistor devo usar pra ele ficar mais forte e não
queimar

Responder

61.

Daniel disse,

10 Janeiro 2010 às 03:43

tutorial simplesmente sensacional !


estou tentando montar um circuito com leds para inserir dentro do gabinete do meu cpu e esse
tutorial é perfeito !
claro, simples, objetivo, didático…etc etc
parabéns !

Responder

62.

TiberiuZ disse,

4 Março 2010 às 16:23

Muito bom, ajudou imenso no meu projecto de Robotica (:

Responder

63.

Miguel disse,

4 Março 2010 às 16:26

Está mesmo excelente explica tudo direitinho e vai ser uma óptima ajuda para o projecto de
robótica que a minha escola está a desenvolver com a minha turma.
Parabéns,

Responder

64.

Barros disse,

4 Março 2010 às 16:36

muito bom post

eu tou a trabalhar num projecto de robotica e vou experimentar isso no robot

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 27 of 41

Responder

65.

juninho disse,

22 Março 2010 às 19:41

gente como faz para acender um LED de infravermelho?


O led de infravermelho so funciona dentro do controle remoto?
eu uso a camera para ver o LED acendendono controle, mas quando tirei do controle e tentei
ligar a uma pilha de 1.5 v não funcionou. por que?
lembrando: a pilha que eu testei e nova.

Responder

Njay disse,

22 Março 2010 às 19:54

Há 2 hipóteses: A) Ligaste o LED sem resistência e ele queimou, B) É um LED atípico


que acende com mais do que 1.5V (como por exemplo alguns LEDs que na verdade têm
2 ou mais LEDs ligados em série “lá dentro”).

Responder

66.

juninho disse,

22 Março 2010 às 20:21

que tipo de resistência e essa?

Responder

Njay disse,

22 Março 2010 às 21:51

Do tipo “normal”, de 1/4W, como esta aqui:

Responder

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 28 of 41

67.

juninho disse,

23 Março 2010 às 15:30

Valeu ai
vc e d+

Responder

68.

Evaldo Martins Vieira disse,

1 Abril 2010 às 16:10

Prezados;
Vou descrever abaixo um poblema. Caso alguém saiba e me mostre como resolvê-lo, ficarei
grato.
Substituí todas as lâmpadas “esmagadinhas” do painel da minha moto por leds de alto brilho.
Logo em seguida, notei que algumas não acendiam e entendi por conta própria, depois li no
tutorial acima, que os leds têm positivo e negativo definidos, ao contrário das “esmagadinhas”.
Não foi problema: Apenas invertê-las já resolveu o problema.
No entanto, o que está me desafiando é o indicador de setas. Ele só acende para as setas
acionadas de um lado. Quando eu inverto o led, ele passa acender somente para o acionamento
das setas do outro lado.
Analisando, verifiquei o seguinte: Quando as setas não estão acionadas, os dois fios do
indicador ficam “negativos”. Quando você aciona um dos lados da seta, o relê torna um dos
dois fios “positivo”, o acionamento do outro lado das setas torna o outro fio “positivo”. Ou
seja, o led sempre vai acender para apenas um dos lados.
Exemplificando para ficar mais claro: O led recebe dois fios “negativos”, um amarelo e um
roxo. A seta para esquerda torna o amarelo “positivo” e a seta para direita torna o roxo
“positivo”.
Alguém tem uma solução simples para eu resolver este problema ?

Responder

Njay disse,

1 Abril 2010 às 20:45

A solução simples são 2 LEDs ligados em paralelo, invertidos (cátodo de um com o


ánodo do outro e vice-versa), e podem usar a mesma resistência pois só 1 de cada vez
estará aceso. Um LED acenderá quando o pisca está para um lado e o outro LED quando
o pisca está para o outro.

Responder

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 29 of 41

Evaldo Martins Vieira disse,

2 Abril 2010 às 00:49

Eu pensei nisso mas como é no painel da moto, só há lugar para um led.

Njay disse,

2 Abril 2010 às 12:43

Evaldo, podes usar LEDs de 3mm de diametro, e/ou limar uma das faces de cada
LED (há uma “grande zona” que é só plástico) para que juntos fiquem com um
diametro menor, podes até colá-los um ao outro por essas faces limadas.

Tirando isto, não vejo solução sem ter que se fazer um circuito, talvez uma ponte
de diodos.

69.

Shav disse,

5 Abril 2010 às 20:07

Grande!! Gostei muito desse tutorial ainda mais que eu sou muito curioso e gosto de
eletrônica. mas tenho aqui uma duvida:
E se eu quisesse acender 2 leds amarelos e 3 verdes eu eu serie eu teria que colocar os
amarelos primeiro por questão do pico?

Responder

Njay disse,

5 Abril 2010 às 21:01

Qual pico? Nunca ouvi falar disso! Não, podem ser colocados em qualquer ordem; cada
irá “remover” a sua parte de tensão respectiva.
Na verdade os LEDs amarelos também aguentam em geral 20mA de corrente, mas ainda
ninguém apontou essa “falha” no meu artigo e deu-me jeito para introduzir melhor este
conceito da corrente

Responder

Shav disse,

6 Abril 2010 às 17:17

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 30 of 41

Ops, desculpa escrevi tolice, é, eu me atrapalhei não sei com o quê, mas o que eu
quiz dizer é se os led amarelos devem vir antes dos verdes, já que a corrente
máxima (e não pico kkk) deles é de 0,015A e a dos leds verdes são de 0,02 A.
Então se eu tiver certo dessa vez os leds amarelos irão limitar a corrente para os
leds verdes não é isso?

Njay disse,

7 Abril 2010 às 02:38

A resistência é que limita a corrente, os LEDs não limitam a corrente, e é por isso
que precisamos da resistência. A resistência é que manda, por isso se for calculada
para 0.015A é essa a corrente que vai passar em todos os LEDs (assumindo que
estão ligados em série).

Shav disse,

11 Abril 2010 às 17:10

Valeu mesmo! Fique com Deus.

70.

Henrique disse,

28 Abril 2010 às 04:28

Tenho uma lanterna de LED CREE 5W que funciona com 3 pilhas AAA
Gostaria de substituir as pilhas e liga-lo na tomada 110v

Do que eu preciso?

Obrigado pela ajuda.

Responder

Njay disse,

28 Abril 2010 às 20:11

Um tranformador “de parede” com saída de 4V a 5V, e capaz de fornecer 1.5A ou mais
de corrente

Responder

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 31 of 41

71.

aurelio disse,

3 Maio 2010 às 02:00

alguem pode me dizer qual o nome desce led amarelo ai em cima ?

Responder

Njay disse,

6 Maio 2010 às 20:22

LED rectangular!

Responder

72.

Fernando disse,

15 Maio 2010 às 20:35

Prezados,

Tenho um painel em vidro bem grande com o desenho da minha rede de dados entre dois
vidros e gostaria de colocar um LED em cada ponto de presença dos meus equipamentos para
apagar ou piscar quando houver problema na comunicação.
Tenho um programa que checa estas informações de tempo em tempo e posso emitir valores
pela serial, só não sei como criar este circuito para acender os LEDs. Alguém pode me dar
uma luz como fazer isso ou a forma correta para que eu coloque isso em papel e solicite
alguma eletrônica pra fazer?
ah, gostaria de poder monitorar 64 equipamentos.
Grato!

Responder

Njay disse,

17 Maio 2010 às 20:31

Eu apostava numa matriz de 8 por 8 LEDs controlada por um Arduino:


http://www.arduino.cc/playground/Main/LEDMatrix

Responder

73.

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 32 of 41

CELSO EDUARDO ALENCAR LINS disse,

13 Junho 2010 às 18:38

Ola amigo, boa tarde…estou com alguns problemas, a tempo atras estou tentando montar um
circuitinho para o carrinho de meu filho , e toda vez que ligo 4 leds peq vermelhas e amarelas
(lanterna) e duas super brancas(farol) com 3 pilhas pequenas de 1,5v ,sempre queima uma
delas (não uso resistencia nenhuma pois só após ler essas instruções é que me dei conta dela),
como devo proceder pois sou totalmente leigo nesse quesito, poderia me orientar o que devo
fazer??obrigado

Responder

Njay disse,

13 Junho 2010 às 22:49

É exactamente isso que falta, a(s) resistência(s). Basta seguir o artigo para calcular o
valor para as resistências para os LEDs, usando uma montagem em série ou em paralelo,
tendo em conta que com 3 pilhas de 1.5V (muito provavelmente em série) tem
disponíveis 4,5V (tá tudo no artigo).

Responder

74.

Luis disse,

28 Junho 2010 às 01:11

Show, o topico explicou exatamente oque eu estava procurando, sanou todas as duvidas.

Parabens e obrigado.

Responder

75.

HELTON R. disse,

20 Julho 2010 às 09:00

Bom dia Njay , estou precisando de um orientação, tenho alguns equipamentos de iluminação
e estou montando uma pequena mesa com 10 interruptores para liga-los, a tensão é 127v,
então quero colocar uma indicação por led nos interruptores, quando acionados acenderá
também o respectivo led. A dúvida é como fazer isto, pois a tensão é AC e os leds trabalhão
em DC também não aceitam tensão reversa, então devo colocar outro diodo limitando a tensão
e em qual lado do led?
R=V/I > R=127/0,02 = 6350 Ω seria então qual resistor para comprar no mercado?

Responder

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 33 of 41

76.

Diego s. Lima disse,

16 Agosto 2010 às 13:14

Olá
Muito legal a explicação … mas estou passando por um dilema complicado.
Preciso fazer um circuido para operar em 12V corrente continua e 127 em AC.
Queria saber se é possivel interligar o polo positivo do led com dois resistors sendo que cada
um deles estaria apropriado para reduzir uma tensão especifica, ou então o que seria a dequado
que eu fissece
vlw pela atenção

Responder

Njay disse,

26 Agosto 2010 às 00:05

Esse esquema de 2 (ou mais) resistências pode ser feito, só que um LED não se aguenta
em 127V AC, independentemente do valor da resistência.
Lamento mas não tenho uma resposta pronta para essa questão.

Responder

77.

Pimp disse,

29 Agosto 2010 às 18:59

eu posso usar uma pilha de 3V em vez de duas de 1,5?

Responder

Njay disse,

29 Agosto 2010 às 23:06

Sim, perfeitamente, o que interessa é o valor da tensão e não quantas pilhas temos para
atingir esse valor.

Responder

78.

Celmar disse,

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 34 of 41

30 Agosto 2010 às 20:32

Bom post,
Gostaria de saber onde posso comprar LED´s infravermelho com algum alcance, é que algum
tempo atrás comprei uma luz de LED´s para meter na cabeça como a que os mineiros usam.
Comprei 8 LED´s IV e substitui pelos LED´s brancos. O problema é que apenas têm um
alcance de 20 cm, o que não é nada bom.
Algum site ou loja que vendesse esse tipo de LED´s, que fosse sugerida agradecia.

Obrigado

celmarfg@hotmail.com

Responder

79.

Renato Lazzari disse,

3 Setembro 2010 às 12:12

Muito útil e bem explicado!

Parabéns!

Responder

80.

Shav disse,

5 Outubro 2010 às 14:18

Olá Njay sou eu de novo! eu queria saber se… por exemplo, eu tivesse uma fonte de 12V
(qualquer uma) e quisesse fazer acender 6 leds azuis ,na teoria não é possível, pois 12v não são
suficientes para iluminar todos eles de uma vez, mas se por exemplo eu colocasse um
capacitor (de 30v por exemplo) depois da fonte e uma resistência depois do capacitor, será que
funcionaria? Porque eu li um artigo de um blog que relatava que um capacitor só funciona em
AC e em VC dicilmente se carregaria?
O esquema ficaria mais ou menos assim:

-FONTE+ —— Capacitor || —–RRRR——6LEDS

Responder

Njay disse,

5 Outubro 2010 às 14:24

A resposta para o teu problema está no artigo.

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 35 of 41

Responder

Shav disse,

5 Outubro 2010 às 14:33

Então teria uma outra forma de acendê-los (sem o capacitor)?


Agradeço e desculpe o incômodo.

81.

valter vieira disse,

8 Outubro 2010 às 16:44

Njay,em quantos minutos[ininterrúptos ou não] 2 baterias de 1,5v., alimentando 1 led amarelo,


manterá a luminosidade do led num padrão desejável. [Instalação atual com lampadas de
lanterna tradicional]. Utilizando uma bateria de 9v, que parece-me o correto ,terei
aproximadamente 8 hs de led com luz normal? Grato

Responder

Njay disse,

9 Outubro 2010 às 13:33

Para um cálculo (optimista) é preciso saber o consumo de corrente (em A) do


dispositivo a ser alimentado e saber a capacidade das pilhas ou bateria (em Ah) usada na
sua alimentação. Aí, e assumindo que o consumo do dispositivo é constante, a duração é
dada por capacidade a dividir por consumo. Por exemplo, 1 LED a consumir 20mA
(0.02A) alimentado por uma bateria de 1000mAh (1Ah) ficaria aceso por 1Ah / 0.02A =
50 horas.

Responder

82.

HARLEY disse,

23 Outubro 2010 às 01:15

Boa noite.Preciso de sua ajuda.Sou leigo e pretendo fazer um enfeite de Natal,na loja encontrei
um led grande de tres cores,como faço para ligar cada led em um transformador(fonte)?Tenho
que levar em consideração quantos w. é a saida do tranformador,certo?Alem do led ,o que
devo usar dependendo dos wats da saida do transformador?A saida do transformador é logico
que tem que ser 3v. mas caso for maior,oque faço?Da para voce me orientar?OBRIGADO

Responder

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 36 of 41

83.

Lauryn disse,

30 Outubro 2010 às 20:54

amigo, estou planejando fazer um painel com leds de alto brilho (necessito aproximadamente
12 leds) da luxeon rebel 350mA 3v usando os drivers tambem da mesma fornecedora como
eles mostram no video a seguir http://www.youtube.com/watch?v=ctVlUwQnLmg mas minha
duvida eh como esses drivers trabalham para q nao haja necessidade de resistores e como
calcular entao quantos leds posso ligar em serie a esse driver/fonte e se esse driver tem que ser
como no video de 700mA. ah, pensei que sera entao necessario usar um dissipador, para que
nao haja muita perda em calor, o que voce acha?
esse eh o site do fornecedor http://www.luxeonstar.com
Obrigado desde de ja!!!

Responder

84.

MARCOS AURÉLIO DE SOUSA MIRANDA disse,

15 Novembro 2010 às 23:45

gostaria de fazer lanternas trazeiras do meu carro com leds, peço ajuda.

Responder

85.

Genilson disse,

19 Novembro 2010 às 14:02

Bom Dia.
Eu Fiz um letreiro de les (branco alto brilho) são 125 leds ligados de 5 em 5leds
eu adotei uma resistência de 1000R a voltagem de cada led éde 3V.
este letreiro foi ligado em um caminhão, sua bateria é de 24v mais quando ligado devido ao
alternador chega a 28v.
o interessante é que eu limitei em 15mA a corrente.
e mesmo assim estáqueimando muito led, outra coisa que notei é que sempre tem um led da
carreira que brilha mais.
você tem idéia do que pode ser?
Grato.

Genilson Miranda.

Responder

86.

Leandro disse,

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 37 of 41

19 Novembro 2010 às 14:36

Muito bom, ja me deu algumas idéias.

Responder

87.

RONALDO disse,

14 Dezembro 2010 às 23:44

Meus amigos, estou tentando fazer,um circuito de mais ou menos 45 leds IR, mas esta
esquentando os leds e as resistencias, ja coloquei resistores um para cada led, mas mesmo
assim tem ficado muito quente. Alquem tem uma resposta para me dar ou uma ajuda

Obrigado

Responder

88.

Lucas Masotti disse,

4 Fevereiro 2011 às 04:15

O modelo correto não seria com o resistor DEPOIS do LED, conectado a “perninha” negativa
do LED e ao GND?
Como esse:
http://img708.imageshack.us/img708/7605/s045s.jpg

Responder

Njay disse,

6 Fevereiro 2011 às 01:33

É indiferente.

Responder

Ferraz disse,

14 Fevereiro 2011 às 14:54

Olá Njay

Li este artigo de fio a pavio, está fantástico, os meus parabéns.

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 38 of 41

Sou um portugues curioso a quem deram uma tarefa ingrata!


tenho um reclame luminoso, de um cliente importante aqui em Angola que
funciona por LED´s.
São uns LED´s Philips, creio que de alto brilho, de 24V.
Tem um transformador de 24v 60w ligado (que queimou) encomendei um
transformador de 24v 80w para substituir o queimado, mas os LEDs não acendem,
piscam uma fracção de segundo e desligam.
De notar que estão cerca de 300 LEDs ligados ao transformador…
Gosteria de trocar mais algumas impressões consigo, se possivel por E-mail, pois
brevemente terei mais casos destes para resolver e estou um pouco “perdido”
desde já o meu muito obrigado.
CFerraz

Njay disse,

17 Fevereiro 2011 às 01:07

Obrigado pelos parabéns caro Amigo, e ainda bem que o artigo lhe foi de alguma
utilidade.
Eu diria que deve haver alguma electrónica entre o transformador e os LEDs, ou
os próprios LEDs têm essa electrónica (pode ser apenas um quadradinho de 1cm
quadrado). Cheira-me que há problemas aí, talvez condensadores electrolíticos
estragados (pode não ser visível exteriormente, se forem do tipo baixa ESR em
cuja ESR aumentou). Mais do que isto e com discussões por email chama-se
consultoria, e para isso eu ia ter que lhe cobrar
Boa sorte

89.

Ferraz disse,

17 Fevereiro 2011 às 07:23

Olá Njay

Mais uma vez o meu muito obrigado, realmente tem razão, de x em x led´s um deles tem o
corpo maior e (apesar de ser blindado com borracha, abri-o) tem electrónica dentro. Tem cerca
de 2 dezenas de componentes, em smd…

Apenas uma questão: de que forma posso testar os leds para definir qual ou quais estão
avariados? Uma vez que se encontram em grupos de x leds, posso testar grupo a grupo? e com
que potencia?

mais uma vez o meu muito obrigado.

Carlos Ferraz
Luanda

Responder

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 39 of 41

Njay disse,

4 Março 2011 às 11:41

Se os LEDs dão uma piscadela, eles devem estar bons. LEDs avariados (tipicamente
“queimados”) nunca dão luz. Quanto ao procedimento de teste depende muito da forma
como tudo isso está ligado; a electrónica aí pelo meio “muda tudo”, mas se só há uma
placa por cada X LEDs, essa placa deve estar a controlar um grupo de X LEDs. Talvez
uma dessas placas esteja “em curto” fazendo com que nenhuma funcione pois devem
estar ligadas em paralelo, o que explicaria o facto de o transformador original ter
queimado – agora já me parece mais fácil criar uma estratégia de teste…

Responder
90. É super fácil simular um circuito electrónico! « Tróniquices disse,

11 Março 2011 às 06:53

[...] passar, que é exactamente o que nós queremos para um LED. Desta forma libertamo-nos
de ter que calcular uma resistência diferente para cada cor de LED, e para cada tensão que
quisermos usar para alimentar o [...]

Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *

E-mail *

Website

Comentário

Pode usar estas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym
title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <pre> <del datetime=""> <em> <i>
<q cite=""> <strike> <strong>

Publicar Comentário

c
d
e
f
g Quero ser notificado de comentários adicionais por email.

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 40 of 41

c
d
e
f
g Quero ser notificado de novos posts por email.

 Licença de Utilização
Por omissão, os conteúdos deste blog estão licenciados sob Atribuição - Uso Não-Comercial -
Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal

 AVISO
Não me responsabilizo pela utilização, correcta ou não, da informação contida neste blog ou
em páginas externas. Cada um está por sua própria conta e risco!

 Categorias
 Diy
 Geral
 Notícias
 Projecto
 Tutorial
 Páginas
 Projecto: Aplicação de gestão fiscal simplificada
 Projecto: Controlador de Selecção de Combustível
 Simple Unified Search for WP e-commerce plug-in
 Venha de lá o teu feedback
 Blogroll
 Construir o meu próprio veículo híbrido?
 Um dos meus sonhos
 Calendário
Outubro 2007
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31
Nov »
 Arquivos
 Março 2011
 Agosto 2010
 Maio 2010
 Fevereiro 2009
 Novembro 2008
 Outubro 2008
 Setembro 2008

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011
Como acender um LED? « Tróniquices Page 41 of 41

 Agosto 2008
 Dezembro 2007
 Novembro 2007
 Outubro 2007
 Meta
 Registar
 Iniciar Sessão
 RSS dos Posts
 Feed RSS dos comentários.
 WordPress.com

Tema: Dusk por Beccary. Blog em WordPress.com.

http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/ 29/3/2011

Vous aimerez peut-être aussi