Vous êtes sur la page 1sur 5

UAB/UFMT

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO –NEPRE
RELAÇÕES RACIAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA

SIBELE AUXILIADORA DE OLIVEIRA

LUTANDO CONTRA O PRECONCEITO RACIAL NA ESCOLA

Projeto de Intervenção sobre o
tema: Relações Raciais na Sociedade
Brasileira com sub-tema: Combate ao
racismo na escola, envolvendo as áreas
de Língua Portuguesa, História, Artes
e Ensino Religioso

VÁRZEA GRANDE/MT
FEVEREIRO/2011

Sendo a escola um ambiente de educação temos que buscar proporcionar momentos de reflexão contra esse todo tipo de preconceito. visando uma transformação para um mundo mais humano. buscando uma consciência crítica nos alunos para reverter esse quadro. no que diz respeito a luta contra o preconceito e combate ao racismos que ainda persiste em permanecer como herança da colonização Brasileira.1 CONTEÚDO No dia a dia escolar percebemos muitas situações de discriminação racial entre os alunos. do nariz. trazendo estratégias que serão trabalhados nas disciplina de Língua Portuguesa. 3 OBJETIVOS 3. 3. Tudo que sabemos. tudo o que somos é reflexo da educação. . muitos se sentem humilhados e rejeitados pelos demais alunos por causa da cor de sua pele. Artes e Ensino Religioso. Este projeto cujo tema é Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira com o sub-tema : Combate ao Racismo na Escola vem refletir o problema do preconceito. do cabelos. então precisamos romper contra qualquer tipo de preconceito e discriminação racial.1 Objetivo Geral • Despertar nos alunos a consciência crítica em relação ao preconceito racial.2 Objetivos Específicos • Sensibilizar os alunos através de filmes e documentários que tratam sobre o racismo. 2 JUSTIFICATIVA Este projeto tem sua grande importância na formação crítica dos alunos de hoje e na construção de uma sociedade igual para todos nem breve futuro. História.

• Promover debates enfatizando a imagem positiva do negro na sociedade brasileira. Em Ensino Religioso trabalharia as diversas manifestações religiosas africanas e seus costumes.. debates. etc. teatro. Envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa. . • Sensibilizar através da música sobre a discriminação sofrida pelos negros. Na disciplina de Artes buscaria explorar toda a riqueza cultural e artística. Em História iria trabalhar também com Reflexões e Debates referentes a trajetória dos negros na história do nosso país. buscando explorar as palavras africanas e suas variações. filmes. 5 AVALIAÇÃO A avaliação será contínua. como a duração de oito meses. Ensino religioso e Artes. História. 4 ESTRATÉGIAS E RECURSOS Este projeto será desenvolvido no Colégio Couto Magalhães e o público alvo serão os alunos do Ensino Fundamental do 6º ao 9º Ano. Pretendo trabalhar com músicas. buscando perceber a mudança da concepção do “negro” na “cabeça” dos alunos tanto em relações a si e aos outros. Na Língua Poruguesa serão trabalhados textos e poemas de escritores negros. • Conscientizar os alunos sobre a realidade do negro nos dias atuais e a sua necessidade de afirmar como pessoa humana digna de direitos.

6 CRONOGRAMA ETAPAS març abr mai jun jul ago set out Levantamento x x Bibliogáfico Leituras e x reflexões de história Oraganização de x dramatizações sobre a história do Preconceito Racial Trabalhos com x poemas e textos – língua portuguesa Confecções de x x cartazes. painéis referentes a arte africana Ensaios de x músicas africanas Culminância x .