Vous êtes sur la page 1sur 78
Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião SEXTA-FEIRA 1ª MINISTRAÇÃO Peniel Louvor:

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

SEXTA-FEIRA 1ª MINISTRAÇÃO

Peniel

Louvor: Tu miradas / Início: 20:30 / Duração: 1h30min

INTRODUÇÃO Peniel é um lugar de encontro com Deus (Gn 32:30), lugar de luta, de arrependimento, de guerra, de choro, de pranto, de sentir profunda dor pelos pecados, de confronto consigo mesmo e com Deus. Em peniel, você ouvirá claramente a voz de Deus. Em peniel, Deus mostrara quem você é. Você jamais esquecerá Peniel. Peniel tem como objetivos principais:

Gerar arrependimento porque muitas vezes nos tornamos pessoas desprovidas de humildade.

Conduzir ao propósito certo. Às vezes, fazemos o que Deus não nos mandou fazer.

Estar face a face com Deus. Tudo muda quando vemos a Deus.

A experiência de Jacó em Peniel Ao longo de sua historia, Jacó esteve envolvido em situações de engano e trapaça. Era ursupador e mau caráter, seu nome dizia exatamente isso. Porem, em peniel, Jacó se transformou em Israel, após voltar para Deus. Ele denunciou quem era ao dizer a Deus que se chamava Jacó. Quando esteve em Peniel, Jaco lutou com Deus e teve toda a sua vida transformada. Para Jacó, estar em peniel foi encontrar-se com Deus, vê-lo face a face, passar por uma tremenda transformação e se arrepender genuinamente. Você também sentirá essa dor e, como Israel, sairá de Peniel completamente curado e com uma nova identidade (2 Co 5:17). Vejamos o que acontece em Peniel:

1. Somos confrontados

Jacó se denunciou e alcançou a benção. O pecado abre porta de legalidade para satanás entrar com o propósito de MATAR, ROUBAR E DESTRUIR (Jo 10:10). Todo confronto, quando há arrependimento genuíno, gera cura e libertação. Em peniel, você será confrontado com os princípios divinos que quebrou. Você poderá avaliar a sua vida como Deus a avalia. Abra o seu coração diante de Deus e confesse os seus pecados. Deus sabe quem você é, pois Ele conhece cada um de seus filhos, individualmente, Deus sabe que você precisa mudar, então, fale, expresse-se diante dEle (Sl 32:3 / Pv 28:13).

2. Somos conduzidos ao arrependimento

Arrependimento é diferente de remorso. Uma pessoa arrependida sente um pesar profundo pelo que fez ou pensou. O arrependimento produz mudança de atitude e traz uma nova convicção. O remorso é a reprovação da consciência por haver cometido uma falta. O processo de arrependimento começa através de um quebrantamento diante da presença de Deus. É uma entrega total, é desejar se arrepender. É sentir dor profunda diante da realidade dos nossos pecados e não nos arrepender pela metade.

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

diante da realidade dos nossos pecados e não nos arrepender pela metade. Manual do Encontro Com

-

1 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião Não podemos pensar que o

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

Não podemos pensar que o sangue de Jesus é como um cartão de crédito que usamos sem responsabilidade (1 Jo 1:7). Precisamos ser genuínos e sinceros diante do arrependimento (1 Jo 1:8-9). Jamais enganaremos a Deus (Sl 139). Arrependimento sem dor não é arrependimento. Precisamos sentir dor pelo pecado que cometemos. Quando o pecado é lembrado com dor, há cura. Arrepender-se é reconhecer o erro

e dicidir não fazê-lo mais (Sl 51:2-3). Quando renunciamos ao pecado, arrancamos os

argumentos do diabo (Cl 2:12-15). O verdadeiro arrependimento acontece quando nos conscientizamos de que, ao pecarmos, perdemos algo, e fazemos tudo para recuperar.

3. somos desmascarados diante de algumas situações

Mentira (Ef 4:25 / Zc 8:16-17).

Piadas indecentes ( 1Co 15:33 / Pv 26:18-19 / Ef 4:29).

Pecado de roubo, sonegação de impostos, etc ( Ef 4:28).

Cobiça (roupa, casa, bens, emprego, carro, marido/mulher, etc) (Ex 20:17).

Prostituição (masturbação, pensamentos impuros, traição, imoralidade sexual, sensualidade, indecência( (1 Co 6:9 / 18-20).

Maledicência (Cl 3:8-9).

Relacionamento familiar (tratar o conjuge e os filhos com amargura, violência, ira, gritaria, etc) (Ef 4:31-32 / 1Tm 5:8).

Glutonaria (Lc 21:34 / Rm 13:13 / 1 Pe 4:3).

Não importa o que você fez, Deus lhe aceita em peniel Confesse a Ele todos os seus pecados, desde a infância até hoje, fale tudo ao Senhor (Sl 51:1-4). Muitas doenças físicas são provenientes de problemas na alma (Sl 32:3). A cura vem mediante a confissão a confissão de pecados, de sentir dores profundas por haver ofendido ao Pai. Não se trata de remorso, trata-se de um sentimento interior, de um coração impulsionado a dar a volta, a retornar o caminho correto de acordo com a vontade do Pai, tal como fez o filho pródigo. Observe que quando o marido trai a esposa e confessa o que fez, a reação da esposa nunca é a melhor possível. Não é assim que acontece, pelo contrario, ela diz: “Com quem? Por que? Onde? Quantas vezes isso aconteceu? “ Ela fica completamente insatisfeita. O mesmo acontece quando pecamos contra Deus. Ele sente dor, fica triste.

4. Somos comparados a Jacó

Hoje não passamos por lutas físicas, mas por guerra espiritual (Ef 6:10-18). Todos nós fomos

chamados para a mesma guerra e so é aprovado quem a batalha sair vencedor. As vezes sabemos o que Deus quer para nós, mas não enfrentamos a batalha. Muitos lideres caem porque não estão em guerra constante. Não podemos ser apanhados de

surpresa (Mt 26:41). Temos um inimigo que não dorme, não descansa, que traça planos diários para nossa derrota, mas, diz a Biblia:”não deis lugar ao diabo” (Ef 4:27). Nunca podemos baixar

as armas, pois se subestimarmos o inimigo perderemos a guerra. Nas vezes em que perdemos,

é porque estamos fazendo coisas que Deus nunca nos pediu. Temos que cumprir o Seu

propósito. Nada de ficar de férias de Jesus, ou de almeja-las. Cuidado com as “pausas” na vida

cristã, pois todos que as fizeram sofreram conseqüências danosas. Jacó foi um homem de Deus após vencer algumas guerras internas e familiares. Ao nascer, Jacó segurava o calcanhar de seu irmão Esaú, daí o nome que recebeu que significava usurpador, ladrão, mau carater. Comprou o direito de primogenitura de seu irmão com um prato de lentilhas. Enganou seu pai dizendo ser Esaú e a benção maior veio para ele. Trabalhou para

- 2 -

seu pai dizendo ser Esaú e a benção maior veio para ele. Trabalhou para - 2

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião seu tio Labão por quatroze

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

seu tio Labão por quatroze anos para casar com Raquel. Passou por um longo percurso ate retornar a terra dos seus pais. Quando esteve em peniel, ficou só e lutou com Deus e toda a sua vida foi transformada (Gn 25-32).

O pecado é como uma bola de neve: começa pequeno e depois causa uma catástrofe. Por

causa do adultério começou a desgraça para a vida de Davi. Ele planejou a morte de Urias,

deviou o fco da visão de Deus e viveu debaixo de miséria. Instalou a maldição na casa da família real: incesto, homicídio entre irmãos, imoralidade, traição do seu próprio filho, etc. Hoje Deus quer acabar isso. Geralmente caímos por causa de nossas trapaças. Em nada somos diferentes de Jacó, nossa carne é carne. Estamos em luta, na linha de frente, e tudo que satanás quer é nos derrubar. Qualquer pecado não coberto pelo sangue de Jesus é propriedade legal de satanás. Satanás trabalha em nossas preferências tentando nos fazer parar. A psicologia chama de fantasias, mas a Bíblia chama de carnalidade. Os argumentos que o diabo usa devem ser quebrados agora, liberando nossa vida para tudo o que Deus quer fazer. As preferências vem pelas janelas da alma – os órgãos do sentido. Esta geração tem os olhos carregados de adultério. O que Deus quer de nós? Que sejamos livres (1 Jo 2:15-16).

O pecado nunca é instantâneo. Ele é progressivo. Temos que renuncia-lo, pois ele quer que

nos seduzri sempre. Quando alimentamos o pecado, contaminamo-nos. As vezes lugar onde vivemos é o objeto de nossa contaminação. Quantos de nós já estamos contaminados! Nunca transfira seus pecados, confesse sempre, pois o salmo 42:7 (citar) diz que um abismo chama outro abismo. A conseqüência do pecado esta descrita em Romanos 6:23. A benção é obstruída, perdida. Jacó sofreu muitas perdas na família, finanças, etc. A maldição instalou-se em sua família. As vezes, erramos e pecamos, mas não nos arrependemos. Enquanto não confessarmos que erramos não há arrependimento genuíno. Precisamos nos arrepender, pois Deus nos ama e abomina o pecado. Muitas vezes perdemos a paz. A nossa intranqüilidade é sinal de pecado. O pecado é perdoado, mas as conseqüências perduram. Pecado tem nome. Não basta dizer: Ah, eu pequei muito! Deve-se dizer o pecado pelo nome. O Espírito Santo vai trazer consciência a você. Hoje é peniel. É um encontro com Deus face a face, onde você vai lutar e prevalecer.

5.

Conclusão

No inicio, talvez o pecado pareça agradável e prazeroso, mas, concluída a sua trajetória, fica o seu rastro de destruição, angustia e perdas. O único caminho de livramento é a volta para Deus, com arrependimento e fé na Sua palavra ( 1Jo 1:9). Decida hoje não viver de aparências – as vezes dizemos que esta tudo bem quando vai tudo mal. O pecado nos tira do centro das decisões, já não sabemos decidir. Deus quer que vejamos os atropelos do passado para que possamos romper com eles. Arrependimento não e remorso. No remorso há choro, há sofrimento, mas depois volta e faz tudo de novo. No arrependimento há entrega total, rendição, não há contra-argumentos. O arrependimento não é ressentimento, é uma dor profunda que nos faz decidir nunca mais voltar ao pecado. Todas as vezes que recebemos a proposta de pecado (tentação), lembramo-nos da dor do nosso arrependimento e dizemos “não” ao pecado. Somos santos que odiamos e aborrecemos o pecado. Deus quer que cresçamos com Ele e é preciso ter arrependimento hoje. Quando o pecado é lembrado com dor, há cura. Em peniel, você terá um encontro face a face com Deus. Chore em Sua presença. Hoje é dia de romper com o passado. Jesus deseja riscar o escrito da divida que é contra nós (Cl 2:12-15).

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

Jesus deseja riscar o escrito da divida que é contra nós (Cl 2:12-15). Manual do Encontro

- 3 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião SÁBADO 1ª MINISTRAÇÃO O que

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

SÁBADO 1ª MINISTRAÇÃO

O que é o encontro?

Louvor: Tu Miradas / Início: 07:00 / Duração: 1 hora

Amós 4:12 Portanto, assim te farei, ó Israel! E porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus.

Veremos dois tipos de encontro:

- Encontro com o mundo (Tg 4:4)

Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

- Encontro com Deus (Cl 1:13)

O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;

1. Encontro com o mundo:

Precisamos nos conscientizar de que um dia nós nos encontramos com o mundo e esse

encontro nos deixou com muitas seqüelas. Só o Encontro com Jesus pode tirar as seqüelas do encontro com o mundo.

O

encontro com o mundo somente ministra destruição.

O

encontro com o mundo busca seus próprios interesses, a felicidade própria, conseguimos

enxergar somente o próprio EU e não medimos forças para conquistarmos o que desejamos,

passamos por cima de qualquer um, mentimos, enganamos normal. Porque na verdade é isso que o mundo nos ensina.

e ainda achamos isso muito

O ser humano busca no mundo:

a) Fama: Desejo de ser conhecido por todos, de ser admirado, tornar-se ídolo a qualquer preço.

b) Dinheiro: O dinheiro é bênção quando bem aplicado, porém a visão do mundo nos obriga a ter dinheiro para satisfação carnal. (jogatinas, bebedices, drogas ou até para reconhecimento em meio sociedade). Em I Tm 6: 10 diz: Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram;

c) Prazer: Busca pelo prazer desenfreado, busca pela satisfação pessoal ou seja sexo ilícito, casamentos destruídos, enfim prostituição.

Resultados do encontro com o mundo:

Todos os três itens acima referem-se a coisas superficiais. Ainda que consigamos fama, dinheiro e prazer passageiro, não temos garantida a FELICIDADE. Hoje viemos aqui para buscarmos algo diferente, para sairmos do superficial e encontrarmos com a verdadeira felicidade. E felicidade tem nome : JESUS.

2.

Encontro com Deus: (Lc 7: 11-17)

E

aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos

seus discípulos, e uma grande multidão;

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão; Manual do

- 4 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião E, quando chegou perto da

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.

E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.

E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo:

Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar.

E

entregou-o a sua mãe.

E

de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se

levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo.

E correu dele esta fama por toda a Judéia e por toda a terra circunvizinha.

Essa viúva teve sua vida transformada a partir do momento em que ela se encontrou com Jesus, o Senhor veio de encontro a ela para dar vida abundante que o mundo queria roubar.

Observem o versículo 12 E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que saía um enterro, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.

É necessário sair para encontrar com Jesus, por isso saímos da cidade, deixamos nossos

afazeres, nossas preocupações, para nos despojarmos do que o Senhor tem para nós, hoje

Deus mudará a sua vida, dará novas oportunidades, fará maravilhas sobre você. AMÉMMMMM. No momento em que saiu o enterro essa viúva foi notada por Jesus que se compadeceu de

seu sofrimento, de sua dor. Aquela mulher, a viúva de Naim, havia perdido o que lhe era mais precioso, o seu único filho, mas as infinitas misericórdias do Senhor a alcançaram e ela foi plenamente restituída. Com certeza naquele momento ela teve suas emoções renovadas, livrou-se de toda

ansiedade, tristeza, amarguras curas e milagres.

Deus estabeleceu sobre a vida dessa mulher libertação,

E foi por esse motivo que Ele te trouxe a esse encontro, para que em sua vida houvesse

LIBERTAÇÃO, CURAS e MILAGRES

Amém?

Nós fomos marcados para vivermos as promessas de Deus, e aquela viúva não foi envergonhada, porque mesmo diante da morte o Senhor lhe trouxe vida, paz, alegria, fé, amor

Recebemos em Cristo a vitória contra todo tipo de morte, seja financeira, ministerial ou sentimental, ainda que muitas situações morreram na sua vida, o Senhor trará VIDA. Em Cl 3:

3 diz: Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus

A grande multidão viu o milagre de Jesus sobre a vida dessa mulher e de repente todos

souberam dos grandes feitos do Senhor. Sobre a sua vida também está estabelecido o

milagre da transformação de Deus e com certeza as multidões que te virem irão querer conhecer o Deus que mudou sua vida. Permita que o resplandecer de Deus reflita sobre você

e leve essa multidão para Jesus.

Lembretes importantes:

Algumas coisas impedem o encontro:

_ Não diga: “ Ah, não mereço, fiz muitas coisas erradas”. Não deixe o diabo trazer acusações, rejeite. Pois em Rm 8:1 diz: PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Manual do

- 5 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião _ Não diga: “ Já

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

_ Não diga: “ Já aceitei a Jesus, mas nada mudou. Acho que Deus está longe por causa dos

meus pecados”. Deus se importa com você. Você precisa de um encontro com Jesus Cristo.

_ Seu pecado não repele a Deus, pelo contrário, Deus se volta para lhe curar. Rm 5: 20 Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;

A Bíblia afirma que:

Jesus está interessado em ter um encontro conosco. Ele disse: (Ap 3: 20). Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ele está a nossa disposição. Somos em Cristo, a imagem de Deus (Gn 1: 26) E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Se você aceitou a Jesus Cristo, Ele certamente entrou em seu coração e você tornou-se seu filho. Temos tudo o que o nosso Pai tem. Qual filho que não se parece com o Pai?

LEMBRE-SE: Deus é maior que seus problemas, estamos aqui hoje porque Jesus Cristo nos escolheu para estarmos aqui. Somos importantes para Ele. Quando nos escolheu Ele não viu o que éramos mas sim o que seríamos e o que faríamos. Jesus disse a Paulo: “Porque me persegues?” Você hoje está sendo confrontado com tudo que fez, inclusive com o que fez a Jesus Cristo. Paulo passou por essa experiência, mas toda a maldição de sua vida Jesus Cristo transformou em bênção.

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

mas toda a maldição de sua vida Jesus Cristo transformou em bênção. Manual do Encontro Com

- 6 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião SÁBADO 2ª MINISTRAÇÃO No encontro

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

SÁBADO 2ª MINISTRAÇÃO

No encontro ampliamos nossa visão espiritual As características de Saulo - O religioso.

Louvor: Dá-me a Visão (Nívea Soares) e Eu Me Encontrei Com Jesus (Ouvir e Crer) Início: 08:30 / Duração: 1:30 hs

Saulo era um religioso, era duro de coração, na verdade ele era conhecido por Saulo de Tarso (por conta da região onde vivia). Ele acreditou que o caminho certo para proteger sua religião era exterminar cada cristão, uns eram aprisionados, outros eram torturados e a outros obrigava a blasfemar contra o nome do Filho de Deus. Observemos a dureza de Saulo em At 9:1 E SAULO, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do SENHOR, dirigiu-se ao sumo sacerdote. Quanto respira uma pessoa? Segundo após segundo. Deste mesmo modo cada segundo de sua existência; Saulo dedicava-se a sua causa a destruição do cristianismo. Em todo tempo, em cada instante de sua vida o que Saulo almejava era exterminar os cristãos. Saulo era rígido com suas crenças; ele esteve presente na morte de Estevão (um cristão que de sua face resplandeceu a glória de Deus). Paulo estava naquele lugar quando ele foi apedrejado, ele não lhe atirou uma pedra sequer, porém observou a tudo em silêncio, mas com certeza seu coração se enchia de alegria ao ver que mais um cristão era ali eliminado. Saulo acreditava estar cumprindo a vontade de Deus, ele era versado na lei, estudou aos pés

do mestre Gamaliel (doutor na lei judaica, fariseu), recebeu toda instrução que o capacitava a ser também um mestre da lei. Veja At 22:3 Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de

Gamaliel,

instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zeloso de Deus, como todos vós hoje sois.

Ele fora instruído de forma a ser aquele que substituiria a Gamaliel, foi assim que ele aprendeu,

por

anos vivera assim, conceitos que ele carregava em seu ser desde a meninice. Os cristãos temiam a Saulo, observem a reação de Ananias quando enviado por Deus a Saulo, em At 9: 13-14:

E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos

teus santos em Jerusalém;

E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.

Paulo era temido por suas maldades contra o povo cristão.

2- Nossa realidade é semelhante a de Saulo Mas certa vez quando se dirigia a Damasco para prender os cristãos que moravam ali, teve uma experiência que transformou completamente sua vida, levando-o a defender a doutrina que antes condenava.

* Todas as suas atitudes foram mudadas.

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

defender a doutrina que antes condenava. * Todas as suas atitudes foram mudadas. Manual do Encontro

- 7 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião * Todas as zombarias que

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

* Todas as zombarias que fizemos aos crentes, eram atitudes da mesma natureza que Saulo fazia.

* Quem persegue o cristão, persegue a Jesus.

* O encontro com Jesus muda Saulo para sempre e até o seu nome é mudado.

Atos 13:9 “Todavia Saulo, que se chama Paulo cheio do Espírito Santo, e fixando os olhos nele”.

2.1 - Jesus Cristo disse-lhes: “Por que tu me persegues? (Atos 9:4)

* A perseguição aos crentes é perseguição a Jesus.

* Nós também um dia perseguimos a Cristo.

Perseguir não consiste apenas em matar, consiste também em julgamentos, em palavras lançadas, em comentários indevidos, no julgar a ação do Espírito Santo. Lembre-se: Quando perseguimos a qualquer servo de Deus, você persegue o próprio Jesus. E diante de Jesus o homem (Saulo) cai por terra (Atos 9:4)

2.2 – Saulo via as “coisas de cristãos” como loucura. Ele não conhecia o amor de Deus.

* Quando Saulo via os cristãos que davam a própria vida, achava absurdo aquilo.

* Morrer pelo nome de Jesus, só poderia ser um povo louco

* Muitos acham que para servir a Deus é preciso deixar de danças, de beber, etc. Mas na

verdade não precisa de nada além do que o Espírito Santo te falar. O Espírito Santo é que convece o que você deve ou não fazer.

2.3 – Saulo rendeu-se diante do Encontro: “Quem és tu Senhor? O queres que eu faça!”

(Atos 9:5).

*Naquele momento Saulo reconheceu que aquela voz era o Senhor. Aqui também é o próprio Deus que está falando com vocês, não somos nós. Então entenda e ouça a voz de Deus.

Mas Deus podia

fazê-lo melhor.

* Saulo não sabia quem estava falando, mas teve um encontro com Jesus, imediatamente

reconheceu o senhorio de Jesus, porque Ele é soberano.

* Aqui, o Senhor vai te fazer melhor, como fez com Saulo e comigo. (ainda esta fazendo).

* Para os padrões humanos, Saulo, Provavelmente seria um modelo ideal

2.4 – Saulo esteve três dias sem ver , sem comer nada (Atos 9:9)

* Quantos dias passaremos no Encontro? Três dias!

* Longe de tudo aquilo que está ligado ou que faz parte do mundo.

* É neste tempo, Saulo passou de convencido (conhecia a Deus) para convertido(Servo de Deus).

* E vocês, vão ver o que Deus quer revelar à vocês.

2.5 – Saulo ficou cego. Ele precisou de três dias para ser curado. E vocês também. Aqui

ouvimos a palavra de Deus (sua voz). E durante três dias Paulo ouvia a voz de Deus.

* As vezes estamos cegos, achamos que estamos fazendo o certo. Mas nesses três dias Deus vai revelar-se à vocês, basta abrir o coração e deixar Deus fazer.

* Vocês também ouviram a voz de Deus.

* Abra o seu coração, pois essa voz nunca mais cessará de falar com vocês.

* Se entreguem com Saulo fez.

* É no silêncio que ouvimos a voz de Deus.

- 8 -

* Se entreguem com Saulo fez. * É no silêncio que ouvimos a voz de Deus

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião 2.6 – Ananias foi enviado

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

2.6 – Ananias foi enviado pelo Senhor para ajudar a Saulo, que estava orando (Atos 9:11)

* O Senhor usou outra pessoa para orar com Saulo, para que ele recobrasse a sua visão.

* Saulo falava com Deus e Deus lhe respondeu.

* Saulo precisou da ministração de Ananias. (Atos 9:10) Somos canais de bênçãos na vida de nossos irmãos.

* E aqui no encontro, há pessoas sendo usadas para ministrar sobre a sua vida, pessoas dispostas a ajudar você.

* Ananias resistiu ao chamado de Deus (Atos 9:13-14)

* Ele não queria ajudar Saulo porque estava com medo, pis, Saulo, antes era inimigo.

* Não fomos chamados para julgar as pessoas, mesmo que se declarem nossos inimigos.

* Mas, satanás é que é o acusador.

* Uma pessoa que está doente precisa de ajuda e não de um dedo apontando suas faltas. Não queremos saber dos erros, não estamos aqui para isso.

* Você foi chamado para ajudar; obedeça a ordem de Deus: “Vai porque ele é um vaso

escolhido”. (Atos 9:15).

* Lembre-se: você é um vaso escolhido e o Espírito Santo vai usar você depois do encontro.

* E Deus não chama os capacitados, Ele capacita os chamados.

* Deus não esta interessado nos seus pecados e sim no que você vais ser e fazer a partir do Encontro com Ele.

* E Ele vai te usar tremendamente. Você foi chamada para ser um canal de benção na vida de

outra pessoa (familiares, trabalho

)

2.7- Temos que nos submeter a Deus com jejum e oração.

* Paulo orou e jejuou, e depois de apenas três dias já estava conversando com o Senhor e recebendo respostas através da visão.

* O processo de restauração da sua vida pode ser rápido. Só depende de você.

* Não seja um crente iô-iô (inconstante), não recuar no propósito de servir a Deus.

2.8 – Deus vai confrontá-lo com seu pecado (por que você me persegue?) mas não vai

ficar lançando em rosto o seu pecado.

Peniel – todas as mascaras é revelada, e Deus revela o nosso pecado mais oculto.

Hebreus 8:12 “Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, e de seus pecados, e de sua prevaricações não me lembrarei mais.”

* Deus esquece o seu pecado.

* Mas, por que Deus escolheu um homem que fez tanto mal?

Por que não outro: como Pedro, Mateus, Ananias, etc

?

Paulo se tornou o maior evangelista.

Porque não interessa a Deus o que fomos.

* Interessa que hoje somos santos – não mais pecadores.

* Ao sair do encontro, não deixe o diabo lhe acusar, e ele vai tentar, mas devemos reisitir repreender.

* Em Rm 8:1 diz: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo

Jesus, que não segundo a carne, mas segundo o Espírito.”

* Determine a morte de velha mulher, pois Deus lança o seu pecado na mar do esquecimento.

* Não se ache indigna de ser usada por Deus.

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

seu pecado na mar do esquecimento. * Não se ache indigna de ser usada por Deus.

- 9 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião 3. Conclusão “Paulo, foi o

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

3. Conclusão “Paulo, foi o homem que mais ganhou vidas. O Senhor revestiu tudo o que ele foi. Agora, nossa vida de pecado pode ser revestida, em uma vida de santidade. Basta ouvir a voz do Senhor e confessarmos o nosso pecado”.

* Lá em Gl 2:20 diz: “Não mais eu, mas Cristo vive em mim”.

* Lembre-se: O velho homem que lhe regia, morreu, e quem vive em você é o Espírito Santo.

* A cruz nos prendeu a Jesus Cristo.

* Sua vontade, seu querer, seu agir, agora é transformado.

* No seu meio, todos sentirão isso, você passa a der diferente e até recebe críticas.

* E tudo isso só é possível através do arrependimento. O arrependimento é a chave para um

coração puro. Busque no seu coração algo de errado que ainda esteja lá. Em Atos 2.38 diz que devemos arrepender, para o perdão dos nossos pecados. Em Jr 29:13 diz que só acharemos o Senhor, quando a nossa busca for de coração sincero. * Lembre-se: Saulo mudou quando arrependeu e o arrependimento gera dor na alma, no corpo, no espírito quando e não causa remorso (causa tristeza, mas volta ao pecado). * Devemos confessar que erramos, que pecamos e não apenas pedirmos desculpas. Não transfira, confesse. Pr. 28:13: “ o que encobre suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”. O pecado é seu e não dos outros, então confesse um a um e não por atacado. Busque ter um relacionamento deintimidade com Jesus, pois temos livre acesso a Ele. Dedique sua vida na totalidade à Jesus e à sua obra.

Oração:

Entre tantas mulheres, Eu escolhi você para estar aqui neste Encontro comigo. Eu te chamei pelo nome e te dou hoje a oportunidade de uma nova vida. Toco agora o seu coração, você pode me sentir e te chamo para caminhar comigo. Troco agora sua tristeza por alegria, sua dor por refrigério, sua derrota por vitória, sua treva por luz, seu pecado por salvação. Tire agora as escamas que impedem sua visão e veja com os olhos da fé tudo o que tenho para você. E o que tenho para você é uma vida abundante, cheia de paz, amor, alegria, vitória e muito mais. Olhe para mim, confie em mim, permaneça em mim, pois você é minha filha amada.

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

para mim, confie em mim, permaneça em mim, pois você é minha filha amada. Manual do

- 10 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião SÁBADO 3ª MINISTRAÇÃO LIBERTAÇÃO Louvor:

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

SÁBADO 3ª MINISTRAÇÃO

LIBERTAÇÃO

Louvor: Restitui (Toque no Altar) / Início: 10:00 / Duração: 3 horas

Tiago 4:7

Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós

I João 3:8

quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o

Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo.

1 - Libertação

A palavra LIBERTAÇÃO vem do grego “sotero“ e significa “livramento, salvação” . Em João

10:10, a palavra do Senhor diz que: “ O ladrão (diabo) veio para matar, roubar e destruir”, mas Jesus, o Rei dos Reis, o Senhor dos Senhores, o Alfa, o Omega, o Todo Poderoso, o Majestoso,

o Cordeiro de Deus, o Príncipe da Paz, veio para SALVAR, LIBERTAR e RESTAURAR. As obras de Jesus e do Diabo são obras antagônicas.

2 - Quem precisa ser liberto?

Todos, seria a resposta mais correta, porque a Palavra de Deus diz em I João 1:8-10:

“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.”

E completa em I João 3:8-9:

“ Quem comete o pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de

Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado, porque a sua semente permanece nele e não pode pecar porque é nascido de

Deus

Se partirmos do princípio de que todo homem à partir da queda original carrega a natureza adâmica, por isso é propenso ao mal, já seria o suficiente para dizer que ele necessita ser liberto, porque o pecado nos traz cativos ao diabo.

Existem três níveis de libertação:

1. Libertação do nosso espírito no momento em que nascemos de novo (só feita pelo

Espírito Santo) – ver Efésios 2:1-3 e João 3:6

2.

Libertação da alma – ver Hebreus 12;1 e I Coríntios 10:4-5

3.

Libertação de enfermidade física – ver Lucas 13:10-17

3

- Considerações iniciais:

Começar a fazer comentários sobre a possibilidade de crentes terem atitudes demonizadas, e sobre a constatação de que isso é real (Ef. 4:27 “nem deis lugar ao diabo.” )

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

a constatação de que isso é real (Ef. 4:27 “nem deis lugar ao diabo.” ) Manual

- 11 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião A maldição repousa na primeira,

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

A maldição repousa na primeira, segunda, terceira e até a quarta geração. A maldição se instala

no tempo e no espaço, mas ela se encerra na quarta geração.

Exodo 34:7 diz que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração. Libertação fala de ficarmos livres de algo q nos prendeu. Há maldições que nos acompanham e q nós temos q rejeitar. A maldição se infiltra por uma legalidade e abre portas para que demônios venham sobre a vida da pessoa. Jeremias 23:10 Pois a terra está cheia de adúlteros; por causa da maldição a terra chora, e os pastos do deserto se secam. A sua carreira é má, e a sua força não é reta

O povo da terra na qual repousa a maldição chora por isso. Há um complô no reino espiritual (das

trevas), para que a terra continue debaixo de maldições e, consequentemente, seja mantida infestada de demônios.

Malaquias 4:6 e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição

A maldição será removida da terra. Para isso é necessário q haja conversão no coração, uma

nova atitude. Hebreus 6:8 mas se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.

A terra está amaldiçoada também por causa de nossa boca.

Tiago 3:10 Da mesma boca procede bênção e maldição. Não convém, meus irmãos, que se faça assim. Somos responsáveis por chamar à existência todo nível de benção.

A manifestação de maldições revela a presença e a atuação de demônios nas vidas. Precisamos

entender inicialmente sobre as maldições.

4 - Como surgem as maldições? Todo pecado é uma quebra de comunhão com DEUS. Cada nível de pecado libera uma quantidade de demônios; cada pecado atrai uma maldição. I Pedro 5:8 Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; O pecado é que dá a legalidade para a ação dos demônios. Gênesis 4:7 Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar. Toda infidelidade é pecado e atrai maldição. Se formos infiéis seremos amaldiçoados (sonegar dízimo é infidelidade e a Bíblia diz claramente que isso traz maldição, não devemos abrir precedentes.) Malaquias 3:8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.

Ex. de pecados na vida de crentes:

- Alguns bons pais de família, que amam a esposa e os filhos, mas que adulteram.

Hebreus 13:4

adúlteros, Deus os julgará

- alguns líderes na igreja que aparentam dar bom fruto, mas que são mentirosos.

Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e

Mateus 5:37

Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do

Maligno

- pessoas que fora de casa são um exemplo, mas em casa agridem o cônjuge ou os filhos.

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

que fora de casa são um exemplo, mas em casa agridem o cônjuge ou os filhos.

- 12 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião Mateus 23:27 Ai de vós,

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

Mateus 23:27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia.

- pessoas que são muito trabalhadoras na igreja, mas que são imorais: em qualquer coisa que olham, voltam a atenção para a carne.

I Coríntios 15:33

- pessoas que na igreja são uma coisa, mas em casa são outra. Que vivem uma vida de

contradição, que falam uma coisa mas fazem diferente. Tiago 1:8 homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos.

- pessoas que começam a fazer várias coisas, mas nunca terminam, são inconstantes.

Tiago 4:8 Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações.

- pessoas maledicentes falam por trás, semeiam a desconfiança.

I Pedro 3:10 Pois, quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano;

Tudo isso mostra que essas pessoas estão debaixo de maldição. Tiago 4:7 Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós Qualquer um que peque, abre a porta para satanás entrar. São pessoas crentes, mas podem estar dando lugar ao diabo.

Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes.

Efésios 4:27

nem deis lugar ao Diabo

4.1 – Decidindo entre a benção e a maldição

Deuteronômio 11:26 diz: “Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição”

O Senhor nos dá a sugestão: “meu filho, escolhe a benção para que você viva”.

A maldição só faz visitação , se houver permissão.

Êxodo 20:5 Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus,

sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. Há crentes que vivem um dia com JESUS e outro com a maldição; vêm a casa de DEUS e oram, mas no outro dia estão envolvidos em práticas pecaminosas; não são nem frios nem quentes: são mornos. JESUS disse que a esses vomitaria, tal seu nojo por esse procedimento. Apocalipse 3:16 Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca.

O nosso comportamento diz quem somos no reino. Não adianta tentar dissimular, fazer com que

todo o mundo pense que está tudo bem conosco. Satanás certamente vai nos pegar, se continuarmos agindo de maneira que atraia a maldição. Há muitos crentes que pecaram e então foram tragados pelo diabo e a maldição recaiu sobre eles.

4.2 - Quebrando toda maldição

Não há maldição que não possa ser quebrada e não há pessoa que não possa mudar de vida. Remova a maldição da sua vida hoje, pois aqui mesmo ela pode ser quebrada. DEUS irá quebrar toda maldição de sua vida. Vamos andar vigilantes. Provérbios 28:13 O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia

A herança espiritual é uma realidade e satanás sempre aguarda uma brecha para vir destruir sua

vida. Aqui no encontro toda herança maldita será renunciada, e todo o argumento do diabo será

cancelado.

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

herança maldita será renunciada, e todo o argumento do diabo será cancelado. Manual do Encontro Com

- 13 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião Um homem chorava pelo filho

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

Um homem chorava pelo filho que era maconheiro e lamentava-se dizendo que em sua família ninguém tinha feito isso antes. Mas o pai não se dava conta de que ele semeou isso sendo um fumante. Havia um pecado em sua vida: o vício. A maldição do vício era a mesma, só mudou a droga. É preciso que haja, antes, arrependimento pelo pecado do vício do cigarro. A maldição

hereditária vem por níveis diferentes e através das gerações ela manifesta-se no mal corrente da época.

Êxodo 20:5b

daqueles que me odeiam

visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração

que

4.3 – Um exemplo bíblico de maldição familiar

A vida do rei Davi.

Nesse episódio o rei Davi é confrontado por DEUS através do profeta Nata, pelos seus pecados de adultério e homicídio. O Senhor diz a Davi: “agora, portanto, a espada jamais se apartará da tua casa porque me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.” Assim diz o Senhor: “eu suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei ao teu próximo, o qual se deitará com elas à plena luz do dia”. II Samuel 16:22 conta que essa palavra se cumpriu: “Portanto, estenderam para Absalão, uma tenda no terraço e entrou ele às concubinas de seu pai, à vista de todo o Israel.” Deuteronômio 28:30 Desposar-te-ás com uma mulher, porém outro homem dormirá com ela; edificarás uma casa, porém não morarás nela; plantarás uma vinha, porém não a desfrutarás. Quando Davi pecou, ele não somente deu lugar a maldição de adultério em sua própria vida, como permitiu que a imoralidade sexual entrasse na vida de sua família. Em II Samuel 13 você pode verificar o drama da família de Davi, quando seu filho Amnon possuir a sua irmã Tamar.

5 – Compreendendo algumas realidades espirituais.

5.1 – Anjos

Os anjos são seres espirituais criados por DEUS e a Bíblia fala sobre este assunto em 34 livros.

A palavra anjo ocorre cerca de 275 vezes nas escrituras.

A criação dos anjos está implícita no texto de Cl 1:16, em um tempo antes da criação do mundo.

Colossenses 1:16 porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e

as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi

criado por ele e para ele. Eles foram criados em pleno estado de santidade. Os anjos existem em grande quantidade e foram criados para diversas funções determinadas por DEUS. Mesmo os anjos rebelados têm funções diversas e trabalham em áreas especificas. Lúcifer era um querubim segundo Ezequiel 28:14-16. Ele era responsável pela música pelos louvores. DEUS não criou lúcifer para ser um espírito maligno, o problema desse anjo caído, estava em querer ser igual a DEUS e maior que DEUS. Acabou se tornando o ser maligno que é,

o diabo. A terça parte dos anjos do céu caiu com lúcifer. DEUS fez o inferno para satanás e seu

anjos. Ezequiel 28:14 Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas. Ezequiel 28:15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade. Ezequiel 28:16 Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas.

6 – As brechas espirituais por onde entram as maldições

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

pedras afogueadas. 6 – As brechas espirituais por onde entram as maldições Manual do Encontro Com

- 14 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião A - Maldição hereditária Êxodo

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

A - Maldição hereditária

Êxodo 20:5b

daqueles que me odeiam se instala através dos pais ou antepassados que abriram legalidades tais como:

- idolatria;

- prostituição;

I Coríntios 6:15 Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei pois os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? De modo nenhum.

- rebeldia a DEUS; I Samuel 15:7

defronte do Egito.

- feitiçaria;

I Samuel 15:23 Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a

iniqüidade de idolatria. Porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou, a ti, para

que não sejas rei.

- mentiras;

Efésios 4:25

Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois

somos membros uns dos outros

- adultério;

Provérbios 6:32

Depois Saul feriu os amalequitas desde Havilá até chegar a Sur, que está

visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração

que

O que adultera com uma mulher é falto de entendimento; destrói-se a si

mesmo, quem assim procede. - enfermidades. (dores de cabeça, dores de coluna, câncer, epilepsia, obesidade, depressão,

diabetes

- violência sexual (homosexualismo, separação,)

- falências, dividas

- pré-disposição a acidentes.

- suicídios.

).

B – Maldição voluntária

Quando a pessoa decide pecar. Ex.: ‘eu mesmo me dispus a ir à macumba’, adulterar, etc.

Salmos 51:3

Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de

mim.

C - Maldição da nação.

Nossa colonização trouxe consigo inúmeros pecados como idolatria, praticas de feitiçaria, festas pagãs, seitas e todo sincretismo religioso por parte dos escravos, prostituição e pecados sexuais de toda natureza, trazidos pelos colonizadores portugueses e holandeses, entre outros.

D – Maldição involuntária.

Quando os pais ou autoridades sobre determinada pessoa a leva para terreno de macumba, batismo na igreja católica, etc. Ex.: “meus pais fizeram pactos por mim” Efésios 6:4 E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor.

6.1 – O mal proveniente dos traumas Alguns demônios entram pelos traumas de infância, adolescência, maturidade ou atitudes que partem de nós. Por exemplo: (Escreva abaixo os exemplos que você conhece)

Rejeição;

Abuso sexual;

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

abaixo os exemplos que você conhece) • Rejeição; • Abuso sexual; Manual do Encontro Com Deus:

- 15 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião • Violência; • Medo; •

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

Violência;

Medo;

Brigas;

Acidentes;

Abandono;

Falta de amor;

Palavras duras;

Drogas;

Ausência dos pais;

Divórcio;

Namoros ilícitos;

Adultério;

Aborto;

Roubo;

Só podemos curar os traumas através da cruz de Jesus. Só seremos libertos se permitirmos que o filho do homem o faça

6.2 – Palavras proferidas carregadas de semente do mal Palavras são sementes que uma vez plantadas irão frutificar. Palavras edificam ou destroem. As palavras são responsáveis pelas guerras, separações, mortes, inimizades, desgraças. Provérbios 15:1 A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Seremos justificados ou condenados por nossas palavras. O pecado da maledicência gera uma maldição instalada pela palavra maldita. Mateus 12:36 Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo. Davi pediu que DEUS guardasse seu lábio. O complexo de inferioridade vem por causa de palavras malditas: escárnio, zombarias, etc. DEUS abomina o escarnecedor. A língua desenfreada pode causar danos irreparáveis, os quais só JESUS pode consertar. Às vezes pais oprimem seus filhos chamando-os de “gays”, de imprestáveis, de vagabundos, e assim esses acabam sendo. Na verdade é um dizer profético negativo sobre alguém. Palavras são sementes e essas podem dar legalidades a demônios.

7 – Laços de alma Laço de alma é como uma teia que une duas almas; pode trazer tremendas bênçãos em um relacionamento saudável, mas também tremendos estragos quando envolve a pessoa errada. Quanto mais fortes os laços de alma, mais semelhantes nos tornamos com aqueles com quem nos relacionamos. Um laço de alma é um forte vinculo entre duas pessoas no campo da alma. Pode ser positivo, mas também pode cooperar para a destruição. Podemos ser unidos de alma com pessoas da família, vizinhos, colegas de trabalho, sócios e líderes. Nesses devemos examinar cuidadosamente nossos relacionamentos, inclusive com membros de nossa família, pois os mesmos podem influenciar diretamente em nosso caráter. Mesmo nas relações aparentemente boas é possível surgir laços de alma malignos se esses relacionamentos não estiverem sobre orientação divina, por exemplo:

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

se esses relacionamentos não estiverem sobre orientação divina, por exemplo: Manual do Encontro Com Deus: Equipe

- 16 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião - as sogras são, frequentemente,

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

- as sogras são, frequentemente, motivos de inúmeras piadas que podem gerar problemas

gravíssimos nos casamentos. Na realidade qualquer relacionamento pode se transformar num laço de alma negativo se não estiver sobre o senhorio de Cristo. Quando nosso laço de alma mais forte é com DEUS estamos debaixo de proteção divina e nos tornamos capazes de resistir formação de laços negativos. Laço significa “juntar bem, seguir, ser ligado ou grudado.” DEUS deseja que sejamos unidos de alma com ELE através da aliança da salvação e da comunhão. Deuteronômio 10:20 Ao Senhor teu Deus temerás; a ele servirás, e a ele te apegarás, e pelo seu nome; jurarás. Exemplos de laços de alma:

A - Entre amigos:

- a história de Jonatas e Davi

- relacionamentos duradouros; a história de Rute e Noemi (fidelidade e lealdade);

Reconhecendo o chamado divino de Davi, Jonatas alegremente abriu mão de seu direito hereditário ao trono de Israel em favor de seu amigo. I Samuel 18:1 Ora, acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jônatas ligou-se com a alma de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma. Rute renunciou a sua própria família e abandonou sua terra natal para seguir e servir a sua sogra Noemi. Rute 1:16 Respondeu, porém, Rute: Não me instes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus.

B – Laços com parentes

- se os laços de alma com os pais não forem rompidos quando duas pessoas se unem num

casamento os conflitos serão inevitáveis (isso não quer dizer q o casal não deva se relacionar com seus pais, mas que o laço mais forte deve ser, a partir de então, com o seu cônjuge, assim os outros relacionamentos devem exigir menos compromisso e influência).

C – Laços com o cônjuge:

Gênesis 2:24 Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher,

e serão uma só carne

- um dos laços mais importantes é o do relacionamento conjugal. Duas pessoas se unem no plano da alma quando se tornam uma só carne. No casamento as almas estão fortemente

ligadas uma vez que foi criado para nunca ser rompido O divórcio é desastroso porque duas almas entrelaçadas têm de ser literalmente rasgadas e separadas. Os fios entrelaçados não podem ser separados sem que causem feridas profundas.

- o leito conjugal é a consumação final da união de duas pessoas, que se unem na carne e

na alma. O laço de alma estabelecido através da união sexual no casamento é singular: o homem foi criado para ter uma única esposa. - mas o que acontece se a pessoa comete adultério? Essa pessoa torna-se misteriosamente ligada a outra pessoa além do cônjuge, eles se unem como no casamento.

D – Laços obtidos por meio de relações sexuais ilícitas.

- são aqueles adquiridos em relações sexuais:

entre pessoas não casadas;

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

são aqueles adquiridos em relações sexuais: • entre pessoas não casadas; Manual do Encontro Com Deus:

- 17 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião • entre pessoas do mesmo

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

entre pessoas do mesmo sexo;

entre parentes;

entre seres humanos e animais;

grupais;

Quando a pessoas é ligada, por laços de alma, a outra ela se torna incapaz de se

entregar inteiramente ao seu cônjuge, pois seus pensamentos e emoções são continuamente atraídos para seus antigos amantes.

Ler exemplos da folha.

8 – Oração:

ORAÇÃO PARA QUEBRAR (DESFAZER) LIGAÇÕES (LAÇOS) DE ALMA

Pai, em nome de Jesus Cristo venho te pedir perdão por ter me tornado uma só carne fora de aliança de casamento e pela aliança de sangue que fiz com outras pessoas quando daquelas práticas (relações sexuais), eu me arrependo meu Deus e submeto minha alma, meus desejos, minhas emoções e sentimentos ao Teu espírito. Confesso os pecados que cometi mantendo relacionamentos promíscuos fora do casamento Renego e renuncio à todas as ligações com espíritos imundos que entraram em mim e os laços de alma que se estabeleceram através do que eu pratiquei, quebrando todo o vínculo com eles em o nome de Jesus Cristo. Peço que me desligues de todos os laços de alma com meus antigos parceiros (as) sexuais e dos meus relacionamentos impuros (citar os nomes de cada parceiro ou parceira). Devolvo em nome de Jesus tudo da alma dessas pessoas que estava comigo, e tomo de volta em nome de Jesus tudo da minha alma que estava com aquelas pessoas. Desfaço agora toda a dependência emocional que havia entre eu e aquelas pessoas em nome de Jesus Cristo, o meu Senhor. Por Tua misericórdia, com Teu poder arranca-me das garras da escravidão sexual, da dependência, dos desejos emocionais e dos pensamentos escravizadores. Eu renuncio, resisto e amarro esses espíritos imundos que têm fortalecido esses laços de alma e que foram transmitidos a mim através das más associações, incluindo o demônio controlador dessas práticas em minha vida, com todos os seus comandados, os expulso em nome de Jesus para onde o Senhor Jesus determinar. Por favor, meu Deus, purifica a minha alma e me ajude a esquecer de todas as ligações ilícitas, que eu seja livre para entregar minha alma totalmente a Ti e ao meu cônjuge (se for casado (a)). Pai, eu recebo Teu perdão por todos os meus pecados do passado na área sexual. Creio e estou totalmente perdoado, e assim é como se nunca tivesse pecado. Graças te dou, por não Te lembrares mais de meus pecados. Graças Te dou por me purificares de toda a injustiça. Eu me entrego totalmente a Ti.

9 – Processos de libertação

Quais são os principais elementos para ser liberto?

Arrependimento: Atos 3:19

os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor,

Remorso: Tiago 4:7

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados

Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós. Manual do Encontro

- 18 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião Integridade: Jó 1:8 ninguém há

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

Integridade: Jó 1:8

ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do

mal? Santidade: I Pedro 1:14

antes tínheis na vossa ignorância; 15

também santos em todo o vosso procedimento; 16

porque eu sou santo. Sinceridade -> CHAMAR DE PECADO O PECADO! Salmos 32:3 consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo.

Enquanto guardei silêncio,

porquanto está escrito: Sereis santos,

mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós

Como filhos obedientes, não vos conformeis às concupiscências que

Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que

Deve-se viver o oposto das prisões do mundo:

Prostituição ( I Pe 1:14-16)

-

Santidade

Ódio (Rm 13:8)

-

Amor

Rebeldia (Fl 2:5-8)

-

Submissão

Mentira (Ef 4:25)

-

Verdade

Para receber libertação deve-se:

Reconhecer sua necessidade de ser livre; Salmo 51:3 Arrepender-se do pecado; Atos 3:19 Não ter medo do processo de libertação; II Timóteo 1:7 / I João 4:4 Lutar por sua libertação; Efésios 6:12

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

II Timóteo 1:7 / I João 4:4 Lutar por sua libertação; Efésios 6:12 Manual do Encontro

- 19 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião SÁBADO 4ª MINISTRAÇÃO Sonhos Louvor:

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

SÁBADO 4ª MINISTRAÇÃO

Sonhos

Louvor: Sonhos de Deus (Ludmila Ferber) / Início: 15:30 / Duração:

1h30min

O que acontece durante o encontro:

1) Jesus nos mostra os nossos pecados. Ler Jo 4:1-42

1. Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele,

Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João

2. (se bem que Jesus mesmo não batizava, e sim os seus discípulos),

3. deixou a Judéia, retirando-se outra vez para a Galiléia.

4. E era-lhe necessário atravessar a província de Samaria.

5. Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó

dera a seu filho José.

6. Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte,

por volta da hora sexta.

7. Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.

8. Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos.

9. Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a

mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?

10. Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-

me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

11. Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde,

pois, tens a água viva?

12. És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual

ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado?

13. Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede;

14. aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo

contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.

15. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede,

nem precise vir aqui buscá-la.

16. Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá;

17. ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem

disseste, não tenho marido;

18. porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto

disseste com verdade.

19. Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta.

20. Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o

lugar onde se deve adorar.

21. Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste

monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.

22. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a

salvação vem dos judeus.

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Manual do Encontro Com

- 20 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião 23. Mas vem a hora

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

23. Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai

em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.

24. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em

verdade.

25. Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele

vier, nos anunciará todas as coisas.

26. Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo.

27. Neste ponto, chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse

falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que

falas com ela?

28. Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens:

29. Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este,

porventura, o Cristo?!

30. Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele.

31. Nesse ínterim, os discípulos lhe rogavam, dizendo: Mestre, come!

32. Mas ele lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis.

33. Diziam, então, os discípulos uns aos outros: Ter-lhe-ia, porventura, alguém trazido

o que comer?

34. Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me

enviou e realizar a sua obra.

35. Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo:

erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa.

36. O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida

eterna; e, dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro.

37. Pois, no caso, é verdadeiro o ditado: Um é o semeador, e outro é o ceifeiro.

38. Eu vos enviei para ceifar o que não semeastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.

39. Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da

mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito.

40. Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com

eles; e ficou ali dois dias.

41. Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra,

42. e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque

nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do

mundo.

Aqui vemos um encontro genuíno com o Senhor, Jesus estava de passagem. Ele parou para descansar junto a um antigo poço próximo à cidade samaritana de Sicar. Uma mulher veio tirar água do poço. A conversa que se seguiu desafiou ela e uma cidade cheia de pecadores a mudarem suas vidas e seu destino eterno.

Nesse encontro essa mulher:

Recebeu a palavra;

Abriu seu coração;

Foi liberta;

Tornou-se uma grande missionária;

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

Abriu seu coração; • Foi liberta; • Tornou-se uma grande missionária; Manual do Encontro Com Deus:

- 21 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião Jesus encontrou sua aproximação recorrendo

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

Jesus encontrou sua aproximação recorrendo à vida pessoal dela, mostrando a ela os seus pecados, quando disse: "Vai, chama teu marido e vem cá" (4:16). Percebemos que a vida dela era uma confusão. Ela tinha passado de um homem a outro e estava agora numa relação insatisfatória com um homem que nem era seu marido. Mas naquele momento, ela estava falando com alguém que lhe oferecia vida eterna, e cujas palavras provavam que ele era capaz de cumprir a promessa.

Quando Deus promete Ele cumpre suas promessas. Pois Ele é fiel

Nesse encontro Jesus mostrará a você os seus pecados, não para que você se envergonhe, mas sim para que você se arrependa e permita que Ele faça a obra em sua vida. Transformando o que estava perdido em bênção.

Essa mulher representa bilhões de seres humanos vivos hoje em dia. Na pressa de cuidar das necessidades básicas de sua existência física, Por ter tido cinco maridos e mais um companheiro, a samaritana deixou claro que estava à procura de felicidade para preencher o seu vazio, a sua tristeza, e ela colocava suas expectativas nos maridos. Quantas vezes também temos colocado nossas expectativas nas pessoas que nos rodeiam, pensando só em nós mesmos e conseqüentemente acumulando frustrações? A nossa expectativa, a nossa esperança é Jesus, somente Ele nunca falha, nunca nos decepciona, não nos abandona, não nos deixa só.

2) Jesus restaura a vida familiar:

A mulher estava surpresa com o fato de Jesus se dirigir a ela, pedindo água de seu cântaro

“impuro”. Mas a impureza não estava no cântaro, e sim, na vida dela. Convém ressaltar, ainda, que a mulher samaritana não era desprezada apenas pelos judeus,

mas também pelo seu próprio povo, em razão da vida libertina que levava. A vida dela era um emaranhado de adultérios e divórcios.

A vida leviana daquela mulher era reprovável, porém, havia nela uma alma necessitada de

compaixão. Por isso Jesus a encontrou e a salvou. Assim como o Senhor encontrou a você e

a salvou. Amém?

3) Jesus restaura a vida religiosa:

Ela reconhece quem é Jesus. “Senhor, disse-lhe a mulher: Vejo que tu és profeta. Nossos pais

adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar” (vv 19,20). A conversa de Jesus com a mulher samaritana passa a girar em torno da verdadeira adoração. Nesse momento ela demonstra ter dentro dela uma outra necessidade. A necessidade espiritual de estar na presença de Jesus. Nosso Senhor ensinou à samaritana que o que conta “não é onde se deve adorar, mas a atitude do coração e da mente, e a obediência à verdade de Deus quanto à adoração. A resposta de Jesus desafiou-a a desviar seus olhos do monte e olhar para dentro de sua alma, pois ali se encontra a verdadeira adoração. O Senhor convida a você

a estar com Ele em todo tempo. Adore-o.

4) Jesus restaura o seu testemunho:

Perto de Sicar havia muitos poços nos quais ela poderia buscar água. “As mulheres costumavam cumprir esta tarefa num horário mais fresco e em grupo, pois era mais seguro e mais cômodo”. Entretanto, a condição de vida que levava a obrigava fazer longas caminhadas, sozinha, até o

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

de vida que levava a obrigava fazer longas caminhadas, sozinha, até o Manual do Encontro Com

- 22 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião poço de Jacó. Além disso,

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

poço de Jacó. Além disso, buscava sua água no horário em que provavelmente não encontraria

as suas conhecidas.

Essa mulher deixou totalmente o seu passado.

O resultado do encontro de Jesus com a mulher samaritana não poderia ser menos que

excelente. A pecadora tornou-se missionária! Extremamente feliz, deixou seu cântaro e correu para anunciar na cidade sua grande descoberta: o Messias chegou! A mulher despertou o interesse dos seus concidadãos de tal modo que conseguiu levá-los a Jesus. Essa mulher encontrou-se verdadeiramente com Jesus e teve sua vida transformada, percebeu que havia nela um valor desconhecido por ela mesma, Sinto que Ele mortificou os próprios desejos dela, e começou a gerar no interior dela os sonhos que há muito se perderam.

Quero lhe fazer uma pergunta: Qual o seu maior sonho? Ou melhor, quais são os seus

sonhos? Bem, em seu interior talvez você responda que seu sonho é se casar, comprar uma casa, comprar um carro, ter seu próprio negócio, fazer uma faculdade, conseguir um

bom emprego

Ou talvez, quem sabe, o seu sonho seja gravar um CD, escrever um livro,

ver sua igreja crescer e se avivar, a salvação de sua família ou de um ente querido em

especial. Vou além: seu sonho pode ser algo muito simples aos olhos humanos, porém, grandioso aos olhos espirituais como conhecer a Deus na Sua intimidade Se os seus sonhos se perderam eu quero te dizer:

5) Jesus restaura nossos sonhos:

Sonhar é a força-motriz dos vencedores, o combustível da sobrevivência, o gerador da fé. Quem não sonha, não vive, infelizmente, apenas vegeta, com certeza aquela mulher antes de

conhecer a Jesus vivia a vegetar. Sonhar é bênção. Bênção esta destinada a todos os habitantes

da Terra.

Sonhar não é a conseqüência de dormir: é muito mais do que isso é ter aspirações, objetivos, traçar metas, desejar, lutar por este desejo, buscar até encontrar, crer até conquistar. Estamos aqui hoje, porque com certeza Deus sonhou, arquitetou, planejou e nos criou a partir do Seu sonho, do Seu desejo. Triste é quando encontramos pessoas que nos cercam em todas as áreas de nossas vidas, que perderam o "dom de sonhar". São pessoas tristes, frustradas, na maioria das vezes acometidas pela doença do século, a famigerada depressão. Depressão é uma doença da alma, uma ferida nos sentimentos unida à uma confusão de assuntos mal resolvidos. A mulher samaritana tinha problemas em sua alma por toda rejeição, culpa, preconceitos, etc que ela vivia na época, com certeza ela perdera o dom de sonhar, o dom que a fazia respirar e acordar cedo e ir à luta em busca dos seus objetivos.

6) Jesus restaura seus sonhos:

Precisamos melhorar a nossa qualidade de vida se permitirmos que o Senhor ressuscite nossos sonhos. Precisamos sonhar, precisamos ter sonhos para cada área de nossas vidas. Deus quer que nós sonhemos, pois Ele é um sonhador. Mas há um inimigo (satanás), que vai trabalhar para apagar seus sonhos Este ser maligno passou quase toda a sua existência fazendo isto. Ele roubou a comunhão de Adão e Eva. Roubou a confiança de Caim, fazendo-o matar o próprio irmão. Fez Saul cometer suicídio. Conseguiu barrar Israel de entrar em Canaã, pois dos mais de 600 mil homens, fora mulheres e crianças que "sonhavam" com Canaã, apenas dois: Josué e Calebe, conseguiram alcançar o sonho, e entraram na Terra Prometida.

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

Josué e Calebe, conseguiram alcançar o sonho, e entraram na Terra Prometida. Manual do Encontro Com

- 23 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião Quando o sonho nos é

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

Quando o sonho nos é roubado, os objetivos na vida perdem o sentido, e então os que lutavam contra a correnteza, passam a se entregar a ela. Quando perde-se o poder de sonhar, viver não é mais o maior objetivo. Quando perde-se o dom de sonhar, somos presas fáceis para o maligno e é assim que a nossa geração está: pobre em todos os sentidos, vazia de emoções nobres. Quantos sonhos maravilhosos morreram porque ficamos com medo de enfrentar a guerra. Às vezes somos covardes, tentamos nos convencer de que a nossa desistência tem motivos justificáveis.Talvez convençamos muita gente,mas não convencemos a nós mesmos. Mas Jesus pode restaura seus sonhos, assim como fez com a mulher samaritana, Ele quer fazer com você. E Ele fará. Satanás desmotiva as pessoas durante a sua jornada. Tira a esperança. Ele é um grande ilusionista! Faz com que um copo d'água pareça uma verdadeira tempestade! Mas eu quero te dizer:

"Satanás pode matar os sonhadores, mas não pode matar os sonhos dos sonhadores.” Em nossa pátria ouve um sonhador, que era chamado de Tiradentes, o Mártir da liberdade. Mataram o sonhador, mas o seu sonho permaneceu vivo em cada brasileiro. Hoje, nossa pátria é livre. Mas ele não vai conseguir te matar e nem tão pouco conseguir matar a seus sonhos, porque hoje

o Senhor te convida a voltar a sonhar e ainda te diz: _ Eu faço parte dos seus sonhos, hoje quem

toma a direção de sua vida, a direção de seus sonhos é o Rei dos reis,Senhor dos senhores, Príncipe da Paz. É Jesus aquele que tudo pode, aquele que cura salva e liberta, que dá vida em

abundância, é esse quem está a seu lado, é esse quem guerreia por você

7) Jesus nos motiva a sonhar:

Somos um projeto de Deus, o povo Seu. Ele, e só Ele, tem direito legal sobre as nossas vidas, então: dê a Deus o direito de sonhar um sonho para você. Queremos que tudo aconteça conforme planejamos! Não é assim? Traçamos uma linha reta do ponto de partida até o ponto final, que, no caso, seria o nosso objetivo. Esquecemos de que, como filhos de Deus, temos um Pai que cuida de nós. E nem tudo o que queremos é o que Ele quer para nós. Deus "sonha" com "alguém" que Lhe abra as portas para poder moldar-lhe, ajustar-lhe, e fazer desse alguém um grande campeão! Então abra as portas de seu coração para Jesus entrar, pois este alguém pode ser você mesmo, que hoje se dispôs a estar neste encontro, se dispôs a se assentar com Ele no poço e receber a água da vida que Ele lhe propôs. O Senhor quer fazer de você um Campeão.

O que hoje é luta, amanhã servirá de currículo para você, para os outros o seu sofrimento servirá de aprendizado aos que vierem após você. A vida leviana da mulher samaritana serviu de currículo para ela diante daquele povo, pois sua mudança de vida despertou neles o interesse de conhecer a Jesus. O sofrimento que hoje desafia a sua paz será o seu aliado na conquista dos seus sonhos. Se os seus sonhos forem nobres, tenha fé: eles irão se concretizar. Confie somente em Deus, só Ele poderá lhe dar a esperança de que vale a pena aspirar algo maior e melhor para a sua existência. Pois outro grande ladrão de sonhos é a incredulidade. Hb 11:6

“ De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se

aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. ” A mulher samaritana creu em Jesus e por isso teve seus sonhos restaurados, a incredulidade traz desesperança e tristeza, quando Lázaro morreu, Marta, Maria e os discípulos estavam desesperançosos. Mas, Jesus Cristo disse em Jo 11:40:

Amém

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

estavam desesperançosos. Mas, Jesus Cristo disse em Jo 11:40: Amém Manual do Encontro Com Deus: Equipe

- 24 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião “ Respondeu-lhe Jesus: Não te

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?”

E

o resultado foi a ressurreição de Lázaro. As causas mortas diante de Deus recebem vida e

ressurreição. Jo 11:25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; “

8) Jesus quer compartilhar seus sonhos com você:

Aos sonhadores, dou-lhes uma palavra de ânimo: Não importa o que as pessoas dizem que você

é,

não importa o que você diz para os outros que é, só importa mesmo o que Deus diz que você

é!

E

para Deus você é um príncipe-sonhador!

A

vida de José está dividida em dois pontos: antes de um sonho e depois do sonho!

Antes do sonho era um menino, querido pelo pai e pela mãe. Dividia a casa com muitos irmãos. E que, antes do sonho, era por todos amado e respeitado. A situação mudou depois do sonho, pois os seus irmãos sentiram uma inveja mortal devida a profundeza da revelação do sonho que Deus lhe dera. Ele foi vendido como escravo por seus próprios irmãos e preso em um calabouço injustamente. Mas a bíblia diz que em todo tempo José glorificava ao Senhor.

Muitos dirão: - Esqueça! Desista! Você não conseguirá. Olhe para o lugar onde você mora? Veja quem você é

Faz parte do sonho. Jesus

e muitos outros também foram. Você também pode estar vivendo situações como essas. A

calúnia dói nos ossos

de Deus a podem suplantar Mas o Espírito Santo está intercedendo por você com gemidos inexprimíveis, transformando seus gemidos em palavras. E Jesus está lá, intercedendo por você ao Pai, dizendo:

- Pai, meu filho vai vencer

Deus não se esqueceu de você! Por isso Ele te trouxe a esse encontro. Aleluias.

Quanto a José? Dois anos depois o Faraó teve o sonho das vacas magras, vacas gordas: sete anos de prosperidade, sete anos de fome, e quem pode interpretar o sonho de Faraó? Um mago endemoninhado? Um feiticeiro? Um mágico? Não, somente um sonhador entende outro sonhador. Lá vem ele, José no Egito, da masmorra para o palácio! Faraó faz a pergunta e o homem de Deus, caluniado e preso, dá honras ao Senhor que o chamou. E então revela o sonho de Faraó. A corte pára com o intuito de ouvi-lo. Os homens se assustam e o Faraó diz:

Hei

Não há remédio que amenize a sua dor, apenas o tempo e a misericórdia

José e a mulher samaritana foram caluniados, injuriados, difamados

- Não há homem como você, José, em quem habite o Espírito de Deus. E o Faraó o coloca em lugar de honra dentro do palácio.

As coisas só mudam para melhor quando nos encontramos com Jesus. As situações mortas são ressuscitadas. Ele modifica nossas vidas e nos faz viver de uma maneira melhor. Deus não te deixará até que se cumpra as promessas Dele sobre sua vida Jacó usurpou seu irmão no passado, com isso ele fugiu de sua terra, mas havia dentro do

coração de Jacó o sonho de retornar à sua terra, mas contudo ele iria rever o irmão que outrora ele enganara, sabendo que Esaú viria furiosamente a seu encontro, Jacó ora a Deus (Gn 32:9)

“ E orou Jacó: Deus de meu pai Abraão e Deus de meu pai Isaque, ó SENHOR, que me disseste:

Torna à tua terra e à tua parentela, e te farei bem.”

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

que me disseste: Torna à tua terra e à tua parentela, e te farei bem.” Manual

- 25 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião E Deus lhe envia um

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

E Deus lhe envia um anjo no vau de Jaboque, no momento em que ficou a sós com o anjo, Jacó luta até o raiar do dia em busca da sua bênção, pois tinha medo de morrer nas mãos de Esaú. Vendo o anjo que não podia mais lutar com Jacó, tocou-lhe na articulação da coxa deslocando-a, mesmo assim Jacó não permite que o anjo se vá até que esse o abençoe, diante disso o anjo lhe pergunta:”_Como te chamas?” E o anjo o abençoa trocando seu nome de Jacó (Usurpador) para Israel (Àquele que lutou com Deus e venceu)

Jacó foi marcado (na coxa) por causa de seu sonho, mas o seu sonho foi cumprido. Deixe eu lhe dizer uma coisa: não conheço homem ou mulher na Terra, usados por Deus, que não tragam nos seus corpos as marcas de Cristo!!! Aleluias.

Deus hoje quer marcar a sua vida, Ele coloca sobre você o selo da vitória.

Lute! Persevere! Deus conta com você, e espera muito de você. Não dê atenção aos que não sonham mais, se puder, ajude-os, mas não deixe que eles lhe influenciem. Porque o Deus vivo toma a direção de sua vida.

Uma história interessante:

Certa vez três arvorezinhas, que cresceram juntas, perguntavam entre si:

- O que você será quando crescer?

Uma delas respondeu:

- Eu, quando crescer, quero ser transformada em um grande navio, onde terei sobre o meu convés grandes conquistadores, reis, etc. Outra disse:

- Eu quero ser transformada em um baú de jóias, onde conterei tesouros incalculáveis e desejados por todos.

A última disse:

- Eu quero crescer tanto, mas tanto, que quando alguém olhar para o

galho mais alto contemple a grandeza dos céus e possa se lembrar de Deus.

Então, as três arvorezinhas cresceram, e, um dia, três lenhadores que não entendiam nada de sonho de árvores, as derrubaram com seus machados. Um deles levou a madeira de uma das árvores para um marceneiro e disse a ele:

- Transforme esta madeira em um barquinho de pesca

O outro mandou que fizesse um cocho, para colocar comida para os animais. E o outro

cortou a árvore em duas partes, lavrou a madeira e guardou seus dois pedaços em um canto. Pois bem, a arvorezinha que sonhou ser um grande navio foi transformada em um barquinho de pesca, que cheirava a peixe podre

A que sonhava em ser um baú de jóias, foi transformada em um coxo de comida para

animais, e a que sonhou crescer, foi cortada em duas partes.

Triste história, não?

Porventura não é assim que acontece conosco? Sonhamos alto, desejamos tanto, e, de repente, nada do que pedimos acontece. Tudo dá errado, nada acontece do modo como queremos. E então ficamos irados, bravos com Deus, desanimados.

Ah! Lembra-se das árvores sonhadoras? Aquela que queria ser um navio e virou barco

de pesca cheirando a peixe morto, um dia estava navegando e um grande temporal se le- vantou, pensou consigo:

- Agora vou ser destruída e meus sonhos nunca se concretizarão.

Mas, de repente, um certo viajante na popa do barquinho se levanta e diz;

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

Mas, de repente, um certo viajante na popa do barquinho se levanta e diz; Manual do

- 26 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião - Acalma-te vento, aquieta-te mar,

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

- Acalma-te vento, aquieta-te mar,

E os tripulantes diziam entre si:

- Quem é Este que até o mar e o vento Lhe obedecem?

Era o Conquistador de Almas, o Rei dos reis. O barquinho, então, descobriu que seu

sonho se realizara, não do jeito que ele queria, mas do jeito que Deus queria.

A árvore que sonhava ser um baú de jóias e virou coxo de comida para animais, estava

certa noite em uma estrebaria, quando uma jovem gestante entrou em trabalho de parto, e,

quando O Bebê nasceu, não havia um berço, e então foi colocado dentro daquele coxo. Alguns magos apareceram e Lhe presentearam com ouro, incenso e mirra. A arvorezinha

descobriu que agora era o baú da Maior Jóia do Mundo, pois tinha em seu leito a maior riqueza, o Doador da Vida!

A outra que sonhava ser grande e todos que a olhassem lembrassem de Deus, estava

cortada em duas partes. Alguém tomou ambas as partes um dia, e as pregou em forma de cruz. Colocaram sobre ela um Homem, e naquele momento ela pensou:

- Onde vim parar, sonhava exaltar a Deus e agora trago sobre mim um crucificado, um maldito bandido! Mas quando ela foi levantada, o sol se escureceu, as rochas se fenderam, os terremotos abalaram a Terra, e um centurião, lá embaixo disse:

-

Verdadeiramente Este era o filho de Deus!

E

até hoje, quem olhar para a cruz tem que se lembrar de Quem? De Deus!

Os sonhos se concretizarão, talvez não como você os planejou, mas, com certeza, acontecerão como Ele, o Senhor, quer.

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

você os planejou, mas, com certeza, acontecerão como Ele, o Senhor, quer. Manual do Encontro Com

- 27 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião SÁBADO 5ª MINISTRAÇÃO Cura Interior

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

SÁBADO 5ª MINISTRAÇÃO

Cura Interior Louvor: A Doçura do Teu Falar (Ludmila Ferber) / Início:17:30 Duração: 2:30 hs

O que é CURA INTERIOR?

É a cura do nosso homem interior: da mente, emoções, lembranças desagradáveis,

sonhos

medo, tristeza, ódio, complexos, etc.).

Você deve agora focar-se em si mesma curar

é a libertação de vários tipos de sentimentos ruins (rejeição, autopiedade, culpa,

você é que está aqui, é você que Deus quer

Repitam: “Eu estou aberta ao que Deus vai fazer em minha vida”. Aqui Deus quer te dar:

Cura espiritual: te dar a salvação Cura interior: te dar paz Cura física: te dar saúde

Somos formados de CORPO (nosso contato com o mundo físico), ALMA (nosso contato com os outros) E ESPÍRITO (nosso contato com a divindade).

Sl 139: 1, 2, 4, 13, 15-18 “Senhor, Tu examinaste a fundo a minha alma e conheces todas as coisas a meu respeito. Tu sabes o que acontece comigo quando estou descansando ou quando estou caminhando. Tu conheces de longe cada um dos meus pensamentos. Tu sabes o que vou dizer antes da palavra ser formada na minha boca. Tu criaste todas as partes internas do meu corpo; Tu uniste todas estas partes para formar o meu corpo, enquanto eu ainda estava no ventre de minha mãe. Tu conhecias perfeitamente cada parte do meu corpo enquanto eu ainda estava sendo formado no ventre da minha mãe, como a semente que cresce debaixo da terra. Antes mesmo do meu corpo tomar forma humana, Tu já havias planejado todos os dias da minha vida; cada um deles estava registrado no Teu livro.Senhor, como são importantes para mim os Teus pensamentos sobre a vida! São tantos que não consigo contar; são como os grãos da areia nas praias. A cada novo dia, quando acordo, fico mais perto de Ti”.

Conquista interna Nosso espírito é recriado pelo Espírito de Deus, numa obra miraculosa, que chamamos de novo nascimento ou regeneração. Agora, ainda temos 2 processos:

- o sacrifício do corpo ( templo do Espírito Santo ).

* não dar vazão aos apetites carnais

* só comer o que é sadio

* não permitir que o sono, cansaço, apetites nos dominem

* fazer atividades físicas

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

permitir que o sono, cansaço, apetites nos dominem * fazer atividades físicas Manual do Encontro Com

- 28 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião * BOA NOTÍCIA: Se passamos

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

* BOA NOTÍCIA: Se passamos pela experiência do novo nascimento, não podemos ser possuídos por satanás.

- Renovação da mente

* nossa alma, porém, que é o mundo dos pensamentos, das emoções e da vontade,

precisa de restauração, ou conquista, ou renovação ( TODOS OS DIAS ). Temos um tremendo desafio, de conquistar a Terra pelo lado de dentro. Que Terra? A mente, a vontade e as emoções, que é onde o diabo infiltra, caso encontre uma brecha.

Dispare as armas

As armas mais potentes do mundo estão em suas mãos. Não há razão para uma única

derrota. Você age em nome da autoridade suprema do universo, Jesus; possui a espada mais penetrante que a Terra já conheceu, a Palavra de Deus; está escudado na maior vitória do mundo, a fé em Deus e Sua Palavra; tem a proteção mais impenetrável que se conhece, o sangue do Cordeiro; transporta no coração o poder explosivo do Espírito Santo de Deus. Você tem tudo para vencer.

Estas armas espirituais são disparadas pela boca, numa confissão de fé. Você pode fazê-lo

através da oração, da confissão, do comando, do grito. Jesus falou, e satanás foi vencido,

os demônios foram expulsos, as doenças fugiram, o mar se aquietou, a paz entrou no

coração e os mistérios de Deus se fizeram conhecidos.

COMO CURAR FERIDAS

1. Reconhecer nossas feridas, defesas e responsabilidades;

2. Admitir que precisa de cura;

3. Experimentar Jesus levando sobre si nossas feridas;

4. Receber o perdão e a libertação de Deus;

5. Poder transmitir o mesmo para os que nos machucaram e abusaram de nós.

Mente – sede da alma

Somos transformados em santuários, mas a nossa alma precisa ser restaurada, caso

contrário,

intrusos virão pelo lado de fora, entrarão na nossa alma e bloquearão o nosso espírito.

A importância da mente

A mente, ou pensamento, ou intelecto é algo de um valor extraordinário. Está comprovado, o

homem não usou 10% de sua capacidade intelectual.

O homem criou o alfabeto, microfone, rádio, telefone tudo para se comunicar. Descobriu a cura de muitas doenças (transplantes, enxertos ) Mente sem Deus maquina o mal, rouba, destrói, seqüestra, assassina. Nossa mente é ministrada mais negativamente!!!

A mente deve ser conquistada até que cada pensamento seja sujeito à obediência de

Cristo Jesus.

Mc 12:30 “Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo teu entendimento e de toda as tuas forças”

O pensamento – Um campo de batalha

A mente também é um campo de batalha, nela alcançamos a vitória ou a derrota.

IMAGEM --- gera --- PENSAMENTO --- gera --- SENTIMENTO --- provoca --- REAÇÃO.

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

--- gera --- PENSAMENTO --- gera --- SENTIMENTO --- provoca --- REAÇÃO . Manual do Encontro

- 29 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião A estratégia do diabo é

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

A estratégia do diabo é usar imagens e pensamentos para trazer: angústia, medo, insegurança, depressão, mágoa, falta de perdão, rebeldia, incredulidade, pecado, nojo, raiva, ansiedade, medo, vergonha.

Percebendo a dor de lembranças:

Ex1 – sinto muita inveja, ou raiva do meu irmão que minha mãe preferia. Ex2 – não posso nem pensar na fulana que roubou meu namorado, ou que me traiu com meu marido Há 2 pessoas disputando a posse da nossa mente, uma do lado de fora (satanás) e outra do lado de dentro (Espírito Santo). A mente é sua, e você tem autoridade sobre ela, para incliná-la para onde quiser, você determinará quem terá domínio sobre a mesma, que pensamentos e imagens serão nela abrigados. Tudo quanto fazemos e dizemos é o reflexo do que está em nossa mente. Nossas decisões e atitudes estão refletindo o que ali se estabeleceu.

Comportamentos limitadores: ( feridas na alma ) Viver ameaçando; Chantageando, (se você não me obedecer, eu vou embora); Jamais admitir erros; Racionalizar todas as situações; Sentir prazer no infortúnio do outro (pimenta no olho do outro é refresco); Desqualificar o sucesso do outro (nunca admirar o que o outro faz); Não ter sonhos (pessoa amarga, sem perspectiva, muitas vezes depressiva); Desconfiar sempre e de todos; Hipocondríaco (normalmente gosta de chamar a atenção se fazendo de doente); Ciumento (o acompanhante não pode olhar para o lado, ou a melhor amiga não pode nem pensar em ter outros amigos); Triste (normalmente “pesa” o clima); Risonho demais; Compara compulsivamente; Possuir dinheiro e não usufruir dele (mesquinho); Gastar o que não tem; Ter dificuldade em dizer não; Sentir-se sem méritos diante dos elogios; Viver sob angústia; Ter vontade enfraquecida; Pensar que o mundo arquiteta contra si; Ter timidez paralisante; Pesadelos constantes; Não ter prazer sexual no casamento; Masturbar-se compulsivamente.

PORTAS QUE PODEM SER ABERTAS GERANDO FERIDAS EMOCIONAIS:

1 - Raízes de rejeição ( REJEIÇÃO )

Amor – gera – segurança Aceitação – provoca – confiança Compreensão – desperta – bem-estar

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

– provoca – confiança Compreensão – desperta – bem-estar Manual do Encontro Com Deus: Equipe -

- 30 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião A rejeição é a negação

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

A rejeição é a negação de tudo isso. É uma ferida profunda que pode destruir a vida da pessoa.

Sintomas da rejeição:

Sentimento de que não é amada

Sente que é ignorada por quem te rodeia

Sempre interpreta mal a atitude de outras pessoas

Quando você ama alguém, suga completamente a pessoa amada

Diz sim, quando deveria dizer não, e vice-versa só para ser aceita

Sente-se inferior

Em Cristo todas as raízes podem ser arrancadas, pois Ele deu a maior prova de

amor morrendo por nós!

Fontes de rejeição:

Antes do nascimento: gravidez indesejada Há quem julgue que a criança nada percebe, mas isto é um engano. Em muitas civilizações, mesmos pagãs, as mulheres grávidas são protegidas para que não sejam vítimas de emoções fortes e choques que poderiam afetar o feto no ventre materno.

Hoje sabemos que tudo quanto ocorre durante a gestação, tem reflexo sobre a criança. As tensões entre o casal, morte, separação, divórcio, maus-tratos, rejeição da gravidez, tudo afeta a saúde emocional do bebê. No nascimento: a morte da mãe no parto, um parto sem assistência e cheio de

traumas

Infância: é afetada através de pais cruéis, abusos físicos e sexuais e castigos desumanos. A rejeição pode vir quando há presença de muitos filhos. A criança pode se sentir isolada, e vai crescendo com feridas, pois ela não consegue analisar a situação e entender a falta do amor, carinho e atenção de que ela precisa para um desenvolvimento sadio.

crianças adotadas

Através dos pais:

Divórcio

Falta de demonstração de amor

Substituição de amor por coisas

Crítica indevida e exagerada de perfeição

Alvos paternos para a criança

Preferência dos pais por um irmão mais inteligente, bonito

Abandono da mãe (crianças criadas pelos avós)

Suicídio de um dos pais

Vícios dos pais

Ensino sem disciplina

o pai quer que a criança seja o que ele não foi!

Profecias auto-realizadoras:

Você nunca vai prestar para nada;

Você é pobre, conforme-se com isso;

Você é burra, nunca vai conseguir nada;

Você vai virar uma prostituta se continuar assim;

Você é uma drogada e isso ainda vai te matar;

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

se continuar assim; • Você é uma drogada e isso ainda vai te matar; Manual do

- 31 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião • Seu casamento será uma

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

Seu casamento será uma porcaria, igual ao meu;

Os homens nunca prestam, não confie neles;

Você vai virar lésbica se não arrumar namorado;

Aqui pode vir a atrapalhar o relacionamento com Deus desta criança, mais tarde adulta.

Escola: críticas cruéis de professores, exclusão de grupos, fracassos, apelidos ligados a defeitos (orelhuda, nariz de bruxa, boca de cabide, choquitão, abacaxi );

Sociedade: preconceitos raciais, classes sociais;

No casamento: o marido rejeita a esposa porque está gorda, a humilha, não se preocupa em dar prazer a ela, somente em usá-la, é tratada como burra;

Nome próprio esquisito, onde a criança se sente humilhada.

O que minha vida tem a ver com meu nome? O nome pode expressar o que a pessoa é ou virá a ser. Por trás do nome pode estar um projeto divino. Mas, o fato de um nome ser bíblico, não significa necessariamente que tem um sentido bom. Deus costumava não só escolher o nome de determinadas pessoas, mas também trocava por um que expressava seu projeto de vida para elas. Abrão (pai exaltado) ele chamou de Abraão (pai de multidões). Jacó (suplantador- levar vantagem) tornou-se Israel (vencedor com Deus). Sarai (contenciosa) tornou-se Sara (Princesa). Deus escolheu o nome de João Batista. Ele anunciaria a chegada da dispensação da graça, por isso João significa “Deus é gracioso”. Sansão (aquele que brilha como o sol) nasceu num contexto de escravidão. O quadro era sombrio. Ganhou um nome cujo sentido era oposto a tudo aquilo.Não fez jus ao nome. Perdeu

a visão e morreu prisioneiro. Foi a sentença que sofreu por ter invertido o verdadeiro valor de

Deus para sua vida. Deus deu a si nomes que transmitem esperança, poder, amor. Em Isaías 9:6 ele diz que nome teria “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;” Obviamente Deus teve o cuidado de escolher o nome de seu Filho: Mt 1:21, 23 “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco).” Era uma expressão profética do desejo de Deus de estar sempre como homem. E o que significa Jesus? Jeová é a salvação. Deus gosta de dar nomes. ”chamou a luz dia, as trevas noite, ao firmamento céus, a porção seca terra, ao ajuntamento das águas, mares.” (Gn1:5, 8, 10). Os judeus de um modo geral, se preocupam em escolher nomes que expressem o que o filho significa para eles. Não precisamos sair correndo para trocar o nome só porque descobrimos que ele tem um sentido negativo. Precisamos, isso sim, aprender a não permitir que ele se torne brecha para o inimigo atuar em nossa vida, resistindo ao espírito que ele incentiva, agindo no espírito contrário ao que ele ministra. Quem se chama Mara, por exemplo, deve cultivar a alegria ao invés de se entregar à tristeza,

a amargura e a depressão. Toda vez que for reforçada a negatividade do seu nome, deve procurar reagir com alegria. Moacir quer dizer aquele que está sempre derrotado. Estes devem

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

com alegria. Moacir quer dizer aquele que está sempre derrotado. Estes devem Manual do Encontro Com

- 32 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião cultivar uma atitude de fé

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

cultivar uma atitude de fé e desafio; procurar não abandonar seus planos e projetos pelo caminho; lutar pelos seus ideais. Cláudio significa manco, aleijado, coxo, estes devem ser mais

Satanás há de desejar que se cumpra em sua vida o sentido do seu

nome. Independente do que signifique nosso nome, Deus já nos deu um novo nome, pelo qual seremos chamados por toda a eternidade. E se Deus se preocupou com a questão, então o assunto é sério. Se seu nome tem um significado ruim, faça uma oração desfazendo a maldição contida nele. Em nome de Jesus isso pode ser quebrado. G3:13 “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),”

prudentes com o perigo

Os nomes foram coletados a partir de listas públicas, como uma relação de segurados com nomes estranhos divulgada pelo extinto INPS na década de 80, e pesquisas em cartórios realizadas por autores de livros especializados.

Abrilina Décima Nona Caçapavana Piratininga de Almeida, Abxivispro Jacinto, Acheropita Papazone, Adalgamir Marge, Adegesto Pataca, Adoração Arabites (masculino), Aeronauta Barata, Agrícola Beterraba Areia Leão, Agrícola da Terra Fonseca, Bananéia Oliveira de Deus, Bandeirante do Brasil Paulistano, Barrigudinha Seleida, Benedito Autor da Purificação, Benedito Camurça Aveludado, Benedito Frôscolo Jovino de Almeida Aimbaré Militão de Souza Baruel de Itaparica Boré Fomi de Tucunduvá, Clarisbadeu Braz da Silva, Colapso Cardíaco da Silva, Comigo é Nove na Garrucha Trouxada, Confessoura Dornelles, Crisoprasso Compasso, Jacinto Fadigas Arranhado, Jacinto Leite Aquino Rego, Janeiro Fevereiro de Março Abril, João Bispo de Roma, Lança Perfume Rodometálico de Andrade, Leão Rolando Pedreira, Leda Prazeres Amante, Magnésia Bisurada do Patrocínio, Manganês Manganésfero Nacional, Manolo Porras y Porras, Manoel de Hora Pontual,

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

Manganésfero Nacional, Manolo Porras y Porras, Manoel de Hora Pontual, Manual do Encontro Com Deus: Equipe

- 33 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião Oceano Atlântico Linhares, Oceano Pacífico,

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

Oceano Atlântico Linhares, Oceano Pacífico, Olinda Barba de Jesus, Placenta Maricórnia da Letra Pi, Plácido e Seus Companheiros, Pombinha Guerreira Martins, Rolando Escadabaixo, Rômulo Reme Remido Rodó, Um Dois Três de Oliveira Quatro, Um Mesmo de Almeida, Vitimado José de Araújo,

2 – Auto - Rejeição Antes de falar da auto-rejeição

Auto-aceitação é uma atitude de estar contente/satisfeito com minha vida e o que realmente sou em todo e qualquer lugar (identidade). Se eu me aceito, normalmente enxergo a vida de uma forma positiva, se eu não me aceito, normalmente enxergo a vida de forma negativa.

Auto-aceitação negativa – pessoa não se ama, são inseguras e desconfiadas, não aceita os outros, são críticos, céticos e julgadores. (essas pessoas têm que descobrir o que a Deus diz que elas são). Auto-aceitação positiva – pessoa se ama, tem perspectiva. Auto-rejeição:

Deficiência física;

Magreza excessiva ou obesidade;

Seios muito grandes;

Cravos e espinha em excesso;

Doenças constantes;

Como está sua auto-aceitação?

Saída da rejeição:

Perdoe os que a rejeitaram;

Aceite o fato de que você é amada

Encontre sua identidade em Cristo – você foi feita segundo a imagem de Deus para louvor de sua glória. Gn 1:26; Ef 1:14;

Aceite-se a si mesma;

Clame por libertação e receba cura;

(Cristo morreu por você);

GLÓRIA A DEUS PORQUE NELE HÁ PODER!!! Não importam quão profundas sejam as rejeições, Ele tem poder de quebrar o seu furor e trazer cura e perfeito equilíbrio.

3 – Culpa

Por ter abortado, ou levado alguém a fazê-lo;

Por Homicídio, por roubar, por ter enganado, por não ter cuidado dos filhos, por ter usado alguém sexualmente, por não ser mais virgem, por ter adulterado, por ter sido lésbica;

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

por não ser mais virgem, por ter adulterado, por ter sido lésbica; Manual do Encontro Com

- 34 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião Sintomas da culpa : insegura,

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

Sintomas da culpa: insegura, medrosa, rancorosa, melindrosa, assustada, odiosa, tímida, inconstante, solitária

4 – Abusos Sexuais

De vizinhos, pai, mãe, tio

;

5 – Desvios Sexuais

Podem acontecer como fruto de distúrbios psicológicos ou por intervenção direta de demônio que geram as seguintes situações na alma:

Frigidez e erotismo;

Auto-erotismo – não precisa de parceiro, apenas um retrato, escultura, telefonema (disk-sexo), internet ;

Narcisismo: admiração exagerada pelo próprio corpo, as vezes gera indiferença pelo outro sexo;

Exibicionismo – obsessão de exibir os genitais;

Fetichismo: fixação por uma parte do corpo ou em objetos. Alguns se satisfazem só em tocar ou admirar;

Bestialismo ou zoofilia: atração sexual por animais (Lv 18:23);

Masoquismo – prazer sexual com o sofrimento físico (I Co 3:16);

Pedofilia – atração sexual por crianças;

Homosexualismo – atração sexual pelo mesmo sexo. (Lv 18:22);

Transexualismo: não aceita seu sexo e quer mudá-lo (Lv 20:13);

Travestismo: prazer em trajar-se como o sexo oposto;

Tudo que falamos até agora faz parte de uma raiz de rejeição!!!

Conquista das emoções Os problemas emocionais são mais visíveis e mais dolorosos. Uma ferida nas emoções desencadeia uma série de dificuldades que se arrastam pela vida, até que seja alcançada uma cura permanente, que só acontece em Jesus.

O inimigo investe contra o homem ainda no ventre materno. Crianças inocentes são seu

alvo permanente, para que levem pela vida, feridas que as impeçam de serem livres e se tornarem as pessoas que Deus quer que elas sejam. As mágoas, amargura, falta de perdão, insegurança, medo, rejeição e complexos, são evidências dessa obra. As pessoas com feridas emocionais têm dificuldade de se relacionarem adequadamente em todos os seus níveis de comunicação, começando no lar, passando pela igreja e se

estendendo à sociedade. O medo, a sensibilidade e a desconfiança são causa de atritos e

as separam.

As feridas de satanás Satanás tem um projeto de ferir cada pessoa que nasce neste mundo. As feridas são- lhe um instrumento de destruição de vidas. No seu ódio maquiavélico contra o homem, criado conforme a imagem e semelhança de Deus, investe contra ele ainda em sua formação, desferindo seus golpes ferinos para que a pessoa nasça e cresça com uma personalidade totalmente deformada. Esta é a razão porque não encontramos uma única pessoa com a personalidade totalmente sadia.

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

porque não encontramos uma única pessoa com a personalidade totalmente sadia. Manual do Encontro Com Deus:

- 35 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião O Espírito Santo que é

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

O Espírito Santo que é Assistente, Consolador, Guia e Mestre, se nós nos abrirmos para Ele e à Palavra de Deus, teremos a revelação do nosso comportamento. Ele vai colocar o dedo na origem da questão e trazer um cura radical. Coloque, pois isso no seu espírito: todos os problemas têm uma origem espiritual e há recursos em Deus para a sua solução. Se satanás planejou ferir, todos os homens, saiba que Cristo, que é o mesmo ontem, hoje e eternamente, veio “pôr em liberdade aos feridos” (Lc 4:19). Ele veio desfazer as obras do inimigo em nossas vidas. Sua obra não é apenas nos livrar da condenação eterna, mas sarar-nos por inteiro. As experiências do passado marcam hoje nosso modo de ser, de agir e de sentir. Muitas delas são desastrosa e deixam marcas para o resto da existência terrena, caso não haja uma profunda cura, que só pelo Espírito de Deus pode ser consumada. Satanás aproveita de cada experiência negativa para impedir o crescimento emocional, a fim de que a pessoa não atinja o potencial projetado por Deus para o ser humano.

Personalidade é o mundo dos pensamentos, dos sentimentos e das decisões.

As feridas emocionais danificam a personalidade Quando alguém é ferido nas suas emoções, pára de crescer emocionalmente. Nossas reações diante do presente são determinadas pelas experiências do passado. Se analisarmos o que há por trás de cada reação de agressividade, medo, fuga, passividade, isolamento, desconfiança, insegurança, amargura, timidez, ausência de perdão, depressão e coisas afins, descobriremos a existência de profundas feridas na alma, infligidas no passado, particularmente na área das emoções.

Por que a pessoa se sente machucada por qualquer atitude? Rejeições passadas.

(II Co 5:17) “ Pelo que se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. Essa qualidade de vida não implica em que soframos um tipo de amnésia. É natural que nos lembremos dos acontecimentos, mas eles já não podem afetar o nosso presente.

Vamos lidar com memórias antigas e sujeitá-las a Cristo hoje, pois nEle não temos passado. Em Cristo nosso passado morreu, isto é, legalmente deixou de ter domínio sobre nós. Agora não podemos deixar que o passado embarace a nossa presente caminhada a glória E quando a nossa alma está restaurada, liberta das velhas prisões, nenhum problema terá poder de nos abater. Nenhuma crise conseguirá nos sufocar, pois nossas atitudes diante de qualquer situação dependem do que esta em nossa alma.

A prisão das mágoas Ponha isto no seu coração: “Em nenhuma circunstância posso aceitar a mágoa, pois se isto acontecer, terei sido apanhada na gaiola do diabo”.

As feridas prendem Prendem à pessoa que fere. O que aceita as feridas torna-se prisioneiro. Primeiro da pessoa que a feriu. Se você está magoada com alguém, tornou-se sua escrava. Você a carrega atrelada em sua mente e sentimentos o tempo todo. Vai para a cama, dorme, anda com ela, não se aparta

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

sentimentos o tempo todo. Vai para a cama, dorme, anda com ela, não se aparta Manual

- 36 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião dela em momento algum. Solte-a!

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

dela em momento algum. Solte-a! Quando você a libera, a primeira pessoa a ser liberada é você mesma. Jesus veio libertar aqueles que estão feridos a completa liberdade está em Jesus. As prisões

espirituais são quebradas por princípios espirituais

mundo, sem que satanás tente nos destruir. Portanto, o que temos de fazer é aprender a lidar com a situação e sair vitoriosas diante de cada investida.

Não existe maneira de passarmos pelo

Raízes de amarguras

O que é amargura? É um sentimento de mal-estar, produzido pela ferida, ressentimento e

mágoa. Primeiro vem a ferida, aparentemente sem problemas. Segundo, a ferida é acalentada em banho-maria, acariciada, lembrada. Terceiro, aquela área começa a manifestar sinais de apodrecimento, ao se expressar

em reações negativas, como silêncios vingativos, respostas ríspidas, isolamento, agressões.

O fim é uma pessoa amargurada, cuja presença é evitada porque faz mal.

Como se alimenta uma ferida? Alguém disse alguma coisa desagradável e você fica revivendo a cena. Ou você fica

lembrando a palavra dura, o ato de ingratidão de alguém querido, o esquecimento do seu

aniversário, a incompreensão do cônjuge

alimentar as feridas! Sempre que sua mente se detém em lembranças desagradáveis, você está abrindo o caminho para que a ferida se degenere em amargura.

Estas são algumas maneiras que o diabo usa para

(Hb 12:15) “Que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe e, por meio dela, muitos sejam contaminados”.

Amargura – o veneno da alma

A amargura é o resultado de feridas emocionais.

1. Relacionamentos entre pais e filhos – surgem situações que são muito usadas para provocar amargura na alma.

2. Relacionamentos entre marido e mulher – atrás da maioria das paredes das casas do mundo inteiro, ocorrem cenas que deixam um rastro de dor, lágrimas, sofrimento e sentimentos amargurados.

Satanás com seu ódio usa os mais próximos e mais queridos para estraçalhar profundamente a alma.

A amargura envenena todo o sistema da pessoa:

O amargurado deixa extravasar em sua conversa o que vai na alma, contaminando o ambiente. Tem atitudes ríspidas, crítica e vingativa ou fechada;

Manifesta ainda através das enfermidades: problemas nervosos, insônia, dor de cabeça, esgotamento, artrite, pressão alta, palpitações, taquicardia, úlceras, doenças de pele, e tantas outras. A maioria das enfermidades hoje é de fundo emocional e revela a incapacidade das pessoas de lidarem com os problemas da vida;

Construção

de

paredes

de

isolamento

Solidão

(não

confia

mais

em

ninguém

);

Resulta em relacionamento quebrados ;

 
 

- 37 -

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

ninguém ); • Resulta em relacionamento quebrados ;     - 37 - Manual do Encontro
Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião Sintomas da falta de perdão

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

Sintomas da falta de perdão

A amargura só tem lugar onde faltou perdão!

Se você tem mágoa de si mesmo, os sintomas são: sentimento de culpa, de inferioridade, auto-compaixão, auto-depreciação, complexo, indignidade, vergonha, ódio, podendo levar até ao suicídio

Se você tem mágoas dos outros: ressentimento, amargura, mágoa, raiva, ódio, vingança, retribuição, podendo chegar até ao assassinato

Se

dúvida, questionamentos, incredulidade,

você

tem

mágoa

de

Deus:

rebelião

Não veja o que lhe fere, veja satanás usando a pessoa que você ama ou a situação para lhe ferir. Ela é apenas instrumento. Nossa luta não é contra carne (pessoas), mas é contra as forças das trevas que usam as pessoas. (Ef 6:12)

A força do perdão

Perdoar é: deixar livre, soltar, libertar, despedir, mandar embora, é agir como se o incidente nunca tivesse acontecido. O perdão é o caminho para libertação da amargura, da mágoa e da ferida. Andando no perdão o inimigo não tem como penetrar na nossa alma. Há uma lei de semeadura e ceifa ensinada na Bíblia, portanto, liberte e seja libertado. (Lc 6:37 e 38) “ Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoais, e sereis perdoados. Daí, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no regaço; porque com a mesma medida com que medis, vos medirão a vós”.

Quem não perdoa, é prisioneiro das pessoas do passado. Olhemos para Jesus na cruz: odiado, rejeitado, espezinhado, ferido, mas ainda assim soltou os seus algozes, ao dizer: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc

23:34).

Estevão orou: “ Senhor não lhes impute pecado” (At 7:60)

“Perdoe e se torne como Deus que é perdoador, retenha e se torne como quem o feriu”.

Em Mt 18:22,23 diz que devemos perdoar 77 vezes. Quem não perdoa é atormentado por demônios – Mt 18:32-35 Servo malvado é chamado o que não perdoa. E diz que seu fim será entregue aos “verdugos” = demônios.

O perdão libera perdão

Mt 6:14-15

Mc 11:25,26

Jamais espere um sentimento para poder perdoar. Perdão não é sentimento, é decisão da vontade. É um ato de obediência a Deus. Você decide perdoar. O sentimento virá depois. Não pode ser o que você sente o que determina a ação, mas o que você decide. Ao liberar a pessoa que a ofendeu, Deus tirará a sua ferida e a cura cedo brotará!

- 38 -

a pessoa que a ofendeu, Deus tirará a sua ferida e a cura cedo brotará! -

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião Comece declarando Espírito Santo atuando.

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

Comece declarando

Espírito Santo atuando. (O Espírito Santo aguarda uma atitude nossa para depois agir).

enquanto isso

o mundo espiritual se move

DEPOIS entra o

Como sei se perdoei ou não? A – não sente mais dor quando pensa na pessoa B – pode encontrar-se com essa pessoa e ter plena liberdade de conversar normalmente com ela, sem ser hipócrita ou esconder seus sentimentos verdadeiros. Solução de Deus Coloque a armadura de Deus (Ef 6). Fp 4: 6-8 Rm 12:2

A conquista da vontade

A vontade do homem é uma das grandes dádivas outorgadas por Deus. É o fator

determinante de todas as escolhas da vida. É imprescindível a sua conquista, a fim de

que todas as suas decisões cooperem para o bem e não para o mal.

O Criador deu ao homem uma vontade livre e nunca coage, força ou controla. No uso

dela, escolhas são feitas que determinam sua vida diária e seu destino eterno. A vontade é

o que fica entre o bem e o mal. Deus respeita a decisão tomada pelo homem através da vontade, mesmo que este decida rejeitar a Deus para sempre, Ele ainda assim respeitará sua escolha.

O potencial da vontade

Temos sempre 2 caminhos e é ela quem vai determinar a qual deles iremos seguir. Podemos fazer nossas escolhas por causa do livre arbítrio dado por Deus!!!

Hoje cada um de nós está usufruindo as conseqüências de nossas próprias escolhas.

O

homem tem um tendência herdada de nossos primeiros pais, de responsabilizar outros,

ou

as circunstâncias, pelas suas escolhas, mas isto é irreal, o homem é livre para escolher,

portanto é responsável. Se ele vive no pecado, é porque decidiu permanecer nele. Ainda assim tem a liberdade de mudar de pensamento e decidir dar-lhe as costas e voltar-se para Deus.

A vontade, censor dos pensamentos

Não acontece que muitas vezes coisas do passado aparecem nos sonhos? Estão lá dentro, inconscientemente nos afetando. Qual a estratégia inimiga? Ele usa aquilo que está no porão do subconsciente, ou mesmo do inconsciente, na nossa alma, para nos combater. É daí que vêm as imagens do passado, que machucam, ferem entristecem, produzem suores frios, palpitações, depressão e toda sorte de sofrimento emocional, mental, físico e espiritual. A mente passa a ser bombardeada pelas experiências emocionais passadas negativas. Quando o inimigo usa o subconsciente para projetar pensamentos em nossa mente consciente, estamos diante de uma guerra declarada contra nós. É aqui que entra o uso de uma vontade restaurada. Ela tem poder de receber ou rejeitar esses pensamentos. As experiências do passado não têm que afetar o nosso presente. A vontade terá que resistir e por fora de ação esses pensamentos, cujo propósito é minar nossa resistência e afastar- nos da comunhão com Deus.

Consideremos, por exemplo, como podemos ser derrotados, se a vontade não entrar em ação, rejeitando pensamentos intrusos. Alguém nos caluniou. A lembrança daquilo vem à mente e deixamo-la ali. Daqui a pouco os sentimentos estão feridos. Um pouco mais e a

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

ali. Daqui a pouco os sentimentos estão feridos . Um pouco mais e a Manual do

- 39 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião amargura se instala . No

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

amargura se instala. No passar dos dias o ódio domina o nosso ser e somos lançados em trevas. O agravamento da situação segue seu curso, e a alma se torna totalmente prisioneira. Estaremos andando em completa derrota. O que fazer então? Estrangular os pensamentos ou lembranças na hora, sem dar-lhes chance de se instalarem. Isto exige uma decisão da vontade, e disto depende a vitória. Deus quer um exército de homens e mulheres de vontade firme, determinada, que não se deixa andar ao sabor das ondas de pressões das circunstâncias, mas sabe o que quer e persegue o alvo com uma determinação que não vacila. São estes os que olham para o diabo na cara e dizem: tu não tens nada em mim! São os que vão dizer não ao pecado, à carne, ao mundo, ao diabo, aos homens e às circunstâncias, quando se fizerem necessário, “com unhas e dentes“. São aqueles que não se dobram diante das dificuldades e nem vão chorar na primeira esquina, por causa de alguma adversidade. Não temerão a guerra ou o furacão. As tempestades poderão vir, mas eles não serão atingidos, nem deprimidos em meio ao seu furor. Tudo isso porque tomaram uma decisão de qualidade: “Seguirei o caminho de Deus Pai a qualquer preço. Nada me tirará dele”.

Sintomas da passividade da vontade (não ter domínio sobre a vontade)

1. Incapacidade de dominar uma situação. A vida é movida por muita confusão, grandes obstáculos.

2. Inconstância. Muitas tarefas inacabadas.

3. Incapacidade de concentração da mente, não exercendo domínio sobre os pensamentos.

4. Incapacidade de tomar decisões ou iniciativa, até nas pequenas coisas, como: o que comprar, o que comer, o que vestir

Libertação da vontade

Trabalhe ativamente com Deus para o uso de cada parte de sua personalidade;

Desenvolva pensamentos sadios, emoções santas e decisões certas. Deus está trabalhando em você, pela operação do seu doce Espírito e Sua maravilhosa Palavra. Você pode cooperar com Ele, inclinado-se aos suaves impulsos do ESPÍRITO em seu coração, e às convincentes verdades da Palavra;

Use o potencial que Deus lhe deu e deixe sua personalidade desabrochar como flor sob a luz do Seu olhar, e a semelhança do Senhor Jesus começará a se manifestar em sua vida.

JESUS É A ÚNICA PESSOA QUE PODE SARAR OS MALES DE NOSSAS LEMBRANÇAS E DORES, E ELE O FARÁ

1. se você quiser ser liberto do domínio de satanás (I Jo 3:8b)

2. se quiser que sua mente seja curada (Fp 4:8)

3. se quiser ficar integralmente sã

4. se quiser permanecer sã (Gl 5:1)

Jesus foi ferido em nosso lugar

O diabo feriu, mas as feridas de Jesus se tornou o nosso instrumento de cura Jesus foi traído por um amigo íntimo, seu tesoureiro, um discípulo escolhido, um homem

de sua plena confiança (Mt 26:23). Você foi traída? Jesus foi em seu lugar

você no meio disso e vai te curar. Jesus foi rejeitado Isaías declara: “Era desprezado, e rejeitado dos homens; homens de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o

- 40 -

Ele está com

nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o - 40 - Ele está

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião rosto, disse que “ Ele

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

rosto, disse que “ Ele veio para o que era Seu, e os seus não O receberam.” (Jo 1:11), até a Sua família O rejeitou (Jo 7:1-5; Mc 3:21). Alguém te rejeitou? Jesus foi rejeitado também Ele está com você no meio disso e vai te curar. Jesus foi acusado Mt 12:24 – os fariseus diziam que Jesus expulsava os demônios pela

Ele está

força de um demônio mais forte! Alguém te acusou? Jesus foi acusado também com você no meio disso e vai te trazer alívio.

vemos o ódio nas autoridade e na voz do

povo: “É réu de morte! Mata-O! Crucifica-O” Você foi vítima de um ódio feroz? Jesus sabe o

que é isto e pode agora dar-lhe vitória. Jesus foi esquecido e abandonado Na hora mais difícil, muitos seguidores fugiram. Você foi esquecida e abandonada no momento em que mais precisava daquela pessoa amada? Jesus conhece o seu coração e diz: “Eu sei o que é isto, Eu te trouxe aqui para te dar a cura, não estás sós, não te deixarei, nem te desampararei”.

Jesus foi odiado Na sua condenação a morte

Ele sabe o que é ser ferido, e pode dizer-lhe: “Eu sei o que você está passando, porque já passei pela mesma coisa, sei como te sentes e por isso posso sarar teu coração, e poderás dizer: “ O castigo que me traz a paz estava sobre Ele e pelas suas feridas eu sou sarada” (Is 53:5). Olhe para Jesus, Ele foi ferido no corpo, na alma, ferido nas emoções; os amigos O desprezaram, os seus O rejeitaram. Caluniado pelas próprias autoridades religiosas, esquecido, mas tudo por nossa culpa. Para quê? Para nos sarar.

Roteiro de Oração

O Senhor se importa com você!!!

Deus te viu sendo formada no ventre da sua mãe

Ele chama pelo teu nome,

Ele te escolheu desde a fundação do mundo

Se os seus pais te rejeitaram, o Senhor não te rejeitou

Deus estava presente com você em toda a gestação, você não estava sozinha

Deus a aprovou como mulher

Ele te planejou desse jeito, ame-se, alegre-se

Se na formação elas ouviram palavras que trouxeram insegurança CURA SENHOR

Toda lembrança traumatizante, cura Senhor

Remove do coração toda mágoa, rancor, ressentimento, toda rejeição, injustiça, decepção, frieza, rebeldia

Na infância crianças solitárias por causa dos pais que se separaram, ou que morreram e foram criadas sem amor, ou até mesmo pais que estavam presentes, mas ao mesmo tempo ausente deixando as crianças uma sensação de abandono, insegurança, rejeição e medo.

Tira Senhor, todo medo, pavor, pânico em Nome de Jesus.

Quando estavam na escola, se foram rejeitadas por algum motivo, talvez pela cor, porque não tinham o material escolar

Muitas foram rotuladas como burras, feias, desajeitadas, incapazes, e carregam até agora o medo do fracasso.

Adolescência: tire Senhor toda sensação de insegurança qto ao futuro, tira toda a sensação

de vergonha que sentem por terem vivido relações sexuais que aconteceram nesta época, pois

sentem sujas, incapazes de sentir Teu amor e perdão. Algumas foram abusadas sexualmente, cura Senhor!!!

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

sentir Teu amor e perdão. Algumas foram abusadas sexualmente, cura Senhor!!! Manual do Encontro Com Deus:

- 41 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião • Restaura as mentes que

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

Restaura as mentes que foram consumidas pelas drogas.

Vida Adulta: Toque agora as memórias desta fase, a traição do marido, a traição de uma amiga, dos filhos, de um líder espiritual.

Algumas

negócios

No casamento, para algumas se constituiu um novo e maravilhoso começo, para outras, um pesadelo que iniciou na lua de mel. Remove Senhor este tipo de pesar.

Ajude-os a se perdoarem, toda mágoa remove Senhor. Faça essa união cada dia mais forte, mais bela. Cure os traumas de palavras que ofenderam, magoaram, humilharam, decepcionaram, os desentendimentos, as incompreensões dos nossos maridos, muitas vezes

até agressivos e brutos

Senhor a Tua palavra diz que os filhos são herança do Senhor e o fruto do nosso ventre

nosso galardão, portanto eles são dádivas especiais de ti, aquelas que tem filhos, retire todo

sentimento de culpa,

fracassamos quanto a um amor excessivo.

Ajuda-as a perdoarem seus filhos, as mágoas e perdas causadas.

Agradecemos s Tua presença conosco em momentos de acidentes, doenças, cirurgias,

hospitalizações, morte dos entes queridos. Liberta-nos de todos os traumas sofridos.

Restaure o relacionamento nosso com os nossos pais, traga perdão aos nossos corações,

pedimos-te perdão pelas mágoas que causamos em nossas mães, pela desobediência, pela rebeldia, pela mentira, e pó todas as vezes que a decepcionamos, que falhamos com ela

Ajuda-nos também a perdoá-las por todas as vezes que nos feriram, nos magoaram e falharam conosco.

Quanto ao pai terreno que nos decepcionou tanto e nos fez sofre por serem alcoólatras, mal supridores, mulherengos, te pedimos Senhor, coloque entre nós e nosso pai o Teu amor divino, venha reatar qualquer laço rompido. Perdoe também pelas muitas vezes que o decepcionamos, magoamos e o ofendemos.

Quanto aos nossos irmãos e irmãs

ajuda-nos a perdoarmos nossos

irmãos pelas mágoas que nos causaram, e perdoa-nos por tb termos magoado, e ofendido

Pedimos tb pelas mulheres divorciadas, separadas, aquelas que foram abandonadas pelos

seus maridos, que carregam o peso da rejeição, da solidão do abandono, da decepção, do

ódio, da amargura.

Diga Senhor a cada uma delas o que está na Tua palavra: “Não temas, porque não serás

inveja, vingança, ódio, disputa, contenda, ressentimentos

nos

não

conseguiram

se

formar,

e

se

viram

fracassando

freqüentemente

derrama teu bálsamo Jesus

como

pai

ou

como mãe, quando castigamos sem sabedoria e

onde quer que haja sentimento de ciúmes, competição,

confundida, nem envergonhada, porque o seu criador te chama como a mulher triste de espírito e desamparada, como a mulher da mocidade que é desprezada. Diz o teu Deus, porque o teu criador é o teu marido por um pequeno momento eu te deixei, mas com grande misericórdia re acolhi.”

As viúvas

cura Senhor todas as lembranças dolorosas, traumas, sofrimentos

restaura

toda área de sentimento, pensamento, emoções

ministra o fruto do teu espírito

ministra

amor, paz, alegria, bondade, benignidade, longanimidade, a mansidão, a fidelidade, o domínio próprio, consagramos tudo a Ti e Te louvamos pelo que Tu farás em nossas vidas. Bendito é o Teu nome Senhor, nós Te glorificamos.

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

Tu farás em nossas vidas. Bendito é o Teu nome Senhor, nós Te glorificamos. Manual do

- 42 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião SÁBADO 6ª MINISTRAÇÃO Cruz Louvor:

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

SÁBADO 6ª MINISTRAÇÃO

Cruz

Louvor: Redenção (Fernanda Brum) / Início: 20:00 / Duração: 1:30 hs

A história da humanidade tem vários acontecimentos marcantes:

1º Faísca 2º Roda 3º Tratamento da primeira ferida 4º bebê de proveta

Você desprezaria estes acontecimentos?

E mais você ousaria a compará-los com a CRUCIFICAÇÂO DE JESUS?

Mesmo a vida de Jesus tem um só momento especial, não foi o seu nascimento de Jesus, pois sem a crucificação Ele seria apenas o filho de Maria, e não o Filho de Deus. Sem a crucificação os milagres teriam sido obra do maior farsante da história, e não os sinais do maior esperança do homem. Sem a crucificação, seus preceitos e ensinamentos seriam idéias boas, e não a verdadeira Palavra de Deus, nem mesmo as alegações de Jesus, pois sem a crucificação não haveria verdade nas palavras, pois se Ele alegava ser o Salvador do mundo, sem a Crucificação Ele seria apenas mais um farsante. Tudo começa e termina na Cruz! Quando falamos de Jesus Cristo a crucificação é o principal acontecimento,pois sem a crucificação não teria sido feito nenhum sacrifício pelos pecadores, e como poderíamos encarar um Deus sem pecados? Sendo pecadores. Será que poderíamos perdoar nossos próprios pecados?

Sem a crucificação de Jesus não haveria ressurreição de Jesus! E sem a crucificação de Jesus como você teria nova vida? Você mesmo abriria sem próprio túmulo?

O perdão dos pecados e a ressurreição dos mortos só existem por causa da crucificação

Abra seus olhos e veja. Abra seu entendimento e perceba!!!!!Não se deixe enganar !!!

A crucificação não é somente um evento que separa dois tempos AC e DC, mas é o momento

mais aguardado da humanidade. Jesus sendo Deus deixa a sua majestade e vem ao mundo para viver as nossas moléstias. Deus Pai deu o seu filho, o seu único filho! Você daria seu filho por outra pessoa? Se eu pedisse para você fazer uma lista das pessoas que você daria seu filho para que morresse em favor delas, você daria?

Deus fez isso por você

A lista de Deus inclui todas as pessoas que já viveram, pois o Amor alcança todos e essa é a

razão da crucificação !!!O AMOR

A Bíblia nos diz em JO 3:16 Deus amou o mundo de tão maneira

nós apenas lemos

DEUS AMOU O MUNDO!!!!

os famosos, os europeus, americanos, sábios, jovens e ou velhos

Jesus

morreu por você

Amor

!!!!!!!!!

sem limites

!!!!!!

Ele

não amou só os ricos,

Nãooo

Qual e extensão deste Amor? Da pra medir?

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

Ele não amou só os ricos, Nãooo Qual e extensão deste Amor? Da pra medir? Manual

- 43 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião Existem três tipos de amor:

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

Existem três tipos de amor:

Amor Eros – Amor entre homem e mulher Amor Filos - Amor entre pais e filhos

Amor Ágape – Amor de Deus, amor puro, amor que tudo suporta, que tudo espera, que tudo

esse foi o amor de Deus quando deu seu filho para morrer por você na cruz do

calvário. Esse amor inclui o mundo e inclui você também!!!!!! ( nome da meninas que estão fazendo o encontro)

E

Mas é claro que esse amor deve haver algum limite, esse amor deve ter fim!

É

Mas Davi o adúltero não encontrou fim neste amor! Maria Madalena a prostituta também não! Pedro o mentiroso não encontrou fim neste amor!

Durante sua vidas eles chegaram ao fundo do poço e sempre encontraram amparo no amor

de Deus.

Com certeza nem eu e nem você encontrará fim neste amor! Esse é o Amor de Deus que não se pode entender mas sim aceitá-lo

E chamado a demonstrar o tamanho do seu amor, Jesus estendeu uma mão para a direita e

outra para a esquerda e nesta posição o Pregaram na Cruz para que você soubesse que Ele morreu amando você.

isso que você pensaria não é ?

O Getsamani (Prensa do óleo- Jesus a oliveira verdadeira)

Jesus era um homem de oração e intimidade com o Pai sentindo que era chegado o momento

de sua entrega Ele chama seus discípulos mais próximos para orarem e intercederem por Ele.

Quanta decepção!!!!!!!! Não puderam orar nem mesmo uma hora. Quantas vezes não dedicamos nem mesmo uma fração de segundo de nossas vidas para estarmos próximo a Jesus? Quantas células? Quantos cultos você deixou de estar perto de Jesus?

Mas Ele sabia que não podia compartilhar com ninguém tamanha dor! E Jesus sofre sozinho! Em um momento de angústia profunda Ele chega a suar sangue. Imagine a expressão do Messias ao passar a mão em sua testa e ver o começo do derramar de seu sangue. Em fração de segundos os soldados chegam e prendem Jesus. Judas um dos discípulos é quem o beija assinando a sentença de morte do Mestre, mas até neste momento Jesus o ensina algo, Ele chama o seu traidor de amigo, mesmo traído, humilhado Ele ainda denota compaixão e amor pelo pecador.

E levado como um assassino e ladrão é apresentado a Pilatos

Fizeram de Jesus uma peteca, o,jogaram de um lado para outro e não conseguiram coisa alguma para incriminá-lo. Pilatos naquele dia poderia soltar um dos seus presos e quando indaga a multidão sobre Barrabás ou Jesus surpreendentemente eles escolhem a Barrabás.

A mesma multidão que na entrada em Jerusalém gritavam Hosana ao Rei é a mesma que

grita crucifica-o!!!!

E você quantas vezes preferiu o pecado e disse: Crucifica-o !!!

Pilatos que aparentemente se compadeceu de Jesus revela agora sua face sanguinária e

manda açoitá-lo.

O homem Jesus que já sangrava no rosto sangraria nas costas. Os soldados de Pilatos

saciam então seu apetite por traumatizar Jesus. Queriam ver a resistência do homem que fez milagres impressionantes.

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

Jesus. Queriam ver a resistência do homem que fez milagres impressionantes. Manual do Encontro Com Deus:

- 44 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião Os açoites eram produzidos por

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

Os açoites eram produzidos por um chicote chamado de “flagrum”. Este chicote contém diversas tiras de couro. Nessas tiras são presos pedaços de ossos ou ferro desta forma cada chibatada não causa apenas edema e hematomas súbitos, mas também ferimentos abertos. Depois de 10 chibatadas Jesus já estava dependurado pelas mãos. Ele poderia ter parado a mão do soldado e o fumegado somente com o olhar, mas quando Ele olhava para o soldado Ele viu você e viu o nosso pecado. Ele agüentou calado com uma ovelha muda diante dos seus tosquiadores pois você não iria agüentar. Os soldados acoitaram Jesus com dezenas de chibatadas. A pele se rasgava, os músculos intercostais se expunham. A todos os torturados era dado o direito de gritar, urrar de dor, reagir com ódio, pavor, mas aquele que se propunha ser o cordeiro de Deus para resgatar as injustiças da humanidade, não eram admitidas tais reações. Um cordeiro sofre silenciosamente. O mestre da vida suporta calado suas torturas.

Ao vê-lo mudo a ira dos seus carrascos deveria aumentar. Batiam-lhe mais forte. Queriam ver

o

limite, assim o homem Jesus reagia com todas suas forcas para suportar o insuportável.

Imagine o que Jesus passou com os acoites. As tiras de couro com metais abriram-lhe a pele. Cada chibatada era uma cirurgia sem anestesia. Após vestir o manto, os ferimentos e o

sangue

se misturavam entre as fibras e isso era com se uma lixa roçasse a superfície de sua pele.

Nada o aliviava a não ser a misteriosa relação que tinha com seu Pai.

A coroa de espinhos Os soldados vendo-lhe a resistência e sabendo que os judeus o acusavam de querer ser o Rei da nação, vestiram como um falso rei. Trajaram-no com um manto de cor púrpura e colocaram sobre a sua cabeça um coroa real, só que feita de espinhos. E para debochar

ainda mais do “ falso Rei” lhe deram um cetro de segunda categoria, um caniço de ferro. Estava pronto o cenário de terror, Neste cenário começa uma longa seção de sarcasmo e espancamento. Jesus estava com o rosto inchado e cheio de hematomas, as costas sangravam sem parar. Provavelmente não lhe deram água a noite toda. Estava sedento e com o corpo todo dolorido.

A sua debilidade não comovia os soldados. Cegou-lhe o entendimento, mas a Jesus não abriu

a boca. O mais engraçado é que lhe prestavam a mais falsa homenagem, ouvia-se longas

gargalhadas da platéia que exclamavam: Salve o Rei dos Judeus. Louvaram-no com ironias. Eles o empurravam e o faziam cair e suas quedas excitavam os soldados. Divertiam-se com sua dor. Os soldados ao perceberem que Jesus não ia gritar, não ia reagir e nem pedir clemência ficaram impacientes eirritados. Para completar a agonia de Jesus, tomaram-lhe o falso cetro e bateram na sua cabeça. Os espinhos cravavam-se no couro cabeludo. Dezenas de pontos hemorrágicos surgiram. O sangue escorria por toda a sua face. Era o sangue de um homem que suportou a sua dor como um homem e não como Deus. O Mestre de Nazaré foi dócil e paciente num ambiente onde só havia espaço para a ira e para a agressividade. Nunca ninguém pagou um preço tão alto por amar incondicionalmente o ser humano. A história do Mestre dos Mestres abala qualquer um que a investiga.

O Caminho do GÓLGOTA Vamos entrar no caminho do Gólgota!!! Você agora está pisando num chão cheio de sangue inocente. Olhe agora para o teus pés ensangüentados .

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

chão cheio de sangue inocente. Olhe agora para o teus pés ensangüentados . Manual do Encontro

- 45 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião Na sua frente vai um

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

Na sua frente vai um homem desfigurado e humilhado, a multidão o acompanha, alguns indignados, outros muitos satisfeitos com aquela tragédia. Sabia que você participou da crucificação de Jesus várias vezes? Sabia também que você também já foi como Pedro e negou a Jesus? Sabia que você também cuspiu em Jesus? Como? Olhe sua vida de

pecados, olhe a dureza do seu coração e veja se você já não zombou de Jesus várias vezes?

A Cruz está pesada mas o peso não é só da madeira, são os seus pecados que a torna quase

insuportável.

Chegando ao Gólgota (caveira-lugar de morte) os soldados pressionam seu braço, Ele vira a cabeça para o lado e com o rosto apoiado na madeira, Ele viu uma lista de nossos erros, nossas mentiras, nossos desejos, nossos pecados, mas Ele não recuou!!! Ele sabia que o preço daqueles pecados era a morte. Ele sabia que a fonte de pecado era você!!!

E como Ele não poderia suportar a idéia de uma eternidade sem você

Ele

escolheu os

cravos!!!Foi por isso que Jesus não recusou os cravos, foi uma idéia de Deus, e assim como

as mãos de Jesus abriram-se para os cravos as portas do céu se abriram para mim e para

você!!!

Colocam o primeiro prego aquela dor o dilacera.

A cruz era feita cinco dias antes da crucificação , quando vão colocar o segundo prego surge

um problema.

A cruz não era de Jesus era minha e sua e era do assassino Barrabás, e os pecados de

Barrabás eram muito maiores do que tudo que se pode imaginar, então para pregá-lo Eles esticam a Jesus desconjuntando assim seu ombro. Uma profunda dor jamais imaginada o

dilacera. Os pecados da humanidade inteira está sobre Ele e pregam o segundo prego. Ainda não acabou, vem agora a agonia maior. Começam a pregar os pés, golpes desferidos em cima dos ossos e articulações de Jesus deveriam dizer a si mesmas vai acabar.

O buraco do Gólgota está feito eles não tendo nenhuma compaixão das chagas de Jesus

jogam a cruz dentro do buraco e quando a cruz bate dentro do buraco Jesus é jogado para frente e fica preso pelos pés e pelas mãos, os ossos comprimem seu pulmão e Ele não consegue respirar, mas Ele sabia que Deus não aceitava sacrifício de carne sufocada então num esforço sobre humano joga o seu corpo para trás sentindo dores que jamais sonhou. Na crucificação podemos tomar uma decisão sobre aceitar ou não Jesus em sua vida. Quando Jesus foi crucificado Pilatos fez uma placa e pregou na cruz e ela dizia: JESUS DE NAZARÉ REI DOS JUDEUS. Todos que passaram por ali podiam ver e ler, foi escrita em três línguas (Hebraico,Grego,Latim) Jesus era declarado rei em todas as línguas, a mensagem era falada em línguas diferentes. Em qual Ele fala com você? Deus fala com você sabia?

Ele fala na língua que podemos entender, as placas escritas em três línguas, e só para lembrar que Ele fala todas as línguas incluindo a sua. Qual a língua Ele tem falado com você? Do lado de Jesus a duas escolhas, dois ladrões o da esquerda escolhe zombar de Jesus, possuído por satanás ele zomba da autoridade de Jesus e faz a escolha de viver longe de Deus para toda a eternidade. A dor da decisão daquele homem é para Jesus maior que suas pisaduras, pois Jesus também estava morrendo pela salvação daquele homem.

O ladrão da direita faz a escolha de o reconhecer como o Rei e Salvador ele clama a Jesus

que se lembre dele quando entrar no Reino do Céus

Ele

Creu

E

foi salvo!!!

E você qual é a sua escolha????

Nós estamos na semi-escuridão do calvário e escutamos os soldados que xingam as mulheres que choram mas acima de tudo escutamos os três homens que gemem, os profundos gemidos expressam o sofrimento e a sede que vai crescendo a cada virada de cabeça mas a medida que os minutos e as horas passam os gemidos começam a enfraquecer os três homens estão morrendo a respiração enfraquecida, chegaremos a pensar

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

três homens estão morrendo a respiração enfraquecida, chegaremos a pensar Manual do Encontro Com Deus: Equipe

- 46 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião que estão mortos. Então Ele

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

que estão mortos. Então Ele grita!! Como se alguém pegasse uma daga ponte aguda

enquanto os cravos permitem que Ele erga, então Ele grita. ELI

reflexos das chamas, das tochas, dançam em seus olhos arregalados

ignorando o vulcão de dor que o dilacera, Ele busca forças e ergue-se até que seus ombros

fiquem mais elevados do que as mãos e pergunta: Porque me abandonastes?

Jesus meio que faz uma pergunta aos céus e espera ouvir uma resposta e aparentemente a resposta veio, pois a expressão do Salvador se abranda e uma alvorada surge em plena tarde

enquanto Ele fala pela ultima vez, tudo está cumprido

espírito. De repente surge um silêncio !!!!!!! E um romano que primeiramente reconhece que Jesus era verdadeiramente o Filho de Deus!!!!! O Véu se rasgou!!!!!! Temos livre acesso ao Pai pela cruz de Jesus!!!!! Hoje não há mais necessidade de sacrifícios pelos pecados o sacrifício que deveria ser feito está consumado na cruz do calvário Nós apenas temos que oferecer a Ele sacrifício de louvor, adoração, reverência, e ação de graças .

Momento da Fogueira

a

sua voz rouca, irregular,

Meu

Deus

Ele

diz e

Pai

em tuas mãos entrego meu

Louvores: Nova Criatura (Kléber Lucas), Tudo é Teu (Aline Barros), Tua Graça Nos Faz Dançar (Deivid Quilan) Início: 21:30 Duração: 30 min

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

Tua Graça Nos Faz Dançar (Deivid Quilan) Início: 21:30 Duração: 30 min Manual do Encontro Com

- 47 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião DOMINGO 1ª MINISTRAÇÃO Oração como

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

DOMINGO 1ª MINISTRAÇÃO

Oração como estilo de vida Louvor: Intimidade (Santa Geração) / Início: 7:00 / Duração: 1 hora

A oração é uma das coisas mais importantes da nossa vida. Ela é o recurso que temos nos

momentos difíceis e dela todos os seres humanos fazem uso.

1. Conversando com Deus

Como podemos ter certeza de que Deus nos ouve quando oramos?

"Então vocês clamarão a Mim, virão ORAR A MIM, e EU OS OUVIREI. Vocês Me procurarão e Me acharão quando Me procurarem de todo o coração". Jeremias 29:12, 13. (A não ser quando indicado, todos os textos bíblicos da série DESCOBERTAS BÍBLICAS são da Nova Versão Internacional da Bíblia [NVI].).

Que certeza Jesus nos dá de que Ele nos ouve e responde as orações?

"Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta". Lucas 11:9

A oração é uma conversa que envolve falar e ouvir. É isso o que Jesus promete:

"Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo". Apocalipse 3:20

Como é possível se sentar e ter uma boa conversa de hora de jantar com Cristo?

Primeiramente, contando para Ele em oração o que se passa em nosso coração. Segundo, ouvindo atentamente. Ao meditarmos em oração, Deus pode falar diretamente a nós. E, ao lermos a Palavra de Deus em devoção, Deus falará a nós através de suas páginas.

A oração pode se tornar um estilo de vida para o cristão.

"OREM CONTINUAMENTE. Dêem graças em toda as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus". I Tessalonicenses 5:17, 18.

Como podemos orar "continuamente"? Precisamos ficar de joelhos todo o tempo ou repetir

continuamente frases de adoração e petição? Claro que não. Devemos viver tão intimamente ligados a Jesus que possamos ter liberdade para falar com Ele a qualquer hora, em qualquer lugar. "Entre as pessoas na rua, ou em meio a uma transação comercial, podemos elevar a

A porta do coração deveria estar

Deus um pedido, solicitando a direção divina

constantemente aberta, sempre pedindo a Jesus que venha habitar em nós, como hóspede

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

aberta, sempre pedindo a Jesus que venha habitar em nós, como hóspede Manual do Encontro Com

- 48 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião celestial". Ellen G. White, Caminho

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

celestial". Ellen G. White, Caminho a Cristo (Casa Publicadora Brasileira: Tatuí, SP, 1999), pág. 99.

Uma das melhores maneiras de desenvolver esse tipo de relação íntima é aprender a meditar enquanto oramos.

"Seja-lhe agradável a minha meditação, pois no Senhor tenho alegria". Salmo 104:34

Não ore falando rapidamente a sua lista de pedidos. Espere. Ouça. Um pouco de reflexão durante a oração pode enriquecer grandemente seu relacionamento com Deus.

"Aproximem-se de Deus, e Ele se aproximará de vocês!" Tiago 4:8

Quanto mais perto chegarmos de Jesus, mais seremos capazes de experimentar Sua presença. Por essa razão, continue sempre a falar com Jesus através de seus pensamentos. Não se preocupe em falar as palavras certas, apenas fale honesta e abertamente com Ele. Fale sobre tudo. Ele teve que passar pela própria agonia da morte para poder se tornar seu Amigo Íntimo.

2. Como orar?

Sendo a oração o nosso veículo de comunicação com o Pai, devemos aprender a fazê-la de maneira eficiente e produtiva. Há princípios a serem observados para que ela seja

alguns:

operante.

Podemos

citar

I - Fé - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam (Hb 11.6).

II - O Nome de Jesus - E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei

(João 14.13).

Ill

-

O

propósito

-

para

que

o

Pai

seja

glorificado

no

Filho

(Jo

14.13).

IV

- Crer - Por isso, vos digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis e

tê-lo-eis

(Mc

11.24).

V - Não duvidar - Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é

semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte (Tg 1.6).

Além destes princípios básicos, há outros, de não menos importância, que também devem ser seguidos, como o de não usar vãs repetições: E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que, por muito falarem, serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lho pedirdes (Mt 6.7,8). Não sejais hipócritas E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Manual do Encontro

- 49 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião Quando você se engajar na

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

Quando você se engajar na oração, talvez deseje seguir o esboço da Oração do Senhor, o modelo de oração ensinado por Jesus a Seus discípulos em resposta ao pedido: "Senhor, ensina-nos a orar".

"Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o Teu nome. Venha o Teu reino; seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque Teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém". Mateus 6:9-13

De acordo com o padrão que Jesus deu em Sua oração, devemos ir a Deus como nosso Pai celestial. Peça-Lhe que Sua vontade tome conta de seu coração da mesma forma que essa vontade é feita nos céus. Nós O buscamos para saciar nossas necessidades físicas, obter perdão, e para ter uma atitude de perdão para com os outros. Lembre-se que nossa capacidade de resistir ao pecado vem de Deus. A oração de Cristo termina com expressões de louvor.

Quando os discípulos de Jesus perceberam que ele era, de fato,era o enviado de Deus, pediram-lhe que lhes ensinasse a orar de maneira eficiente. Jesus Cristo então lhes ensinou a oração do Pai-Nosso.*

A oração do Pai-Nosso não é uma oração miraculosa para ser repetida como se fosse um “abracadabra”. Na verdade, considero-a como um modelo de petição. É como um formulário a ser preenchido com as nossas próprias palavras para nos relacionarmos com Deus de forma sensata e realmente produtiva.

Analise a explicação abaixo para entender como obter sucesso durante suas orações. Observe o significado de cada frase, separadamente:

1 o Nível de redenção “PAI NOSSO, autoridade, que estais no céu, e adoração santificado ”

seja o vosso nome;

exclusivamente ao Deus Criador, (ao Pai), que está no céu. Segundo a Bíblia, a palavra santificado significa: separado, diferenciado, exclusivo e de forma inconfundível. Logo, toda oração deve ser encaminhada diretamente ao Deus Criador. Isso quer dizer que não convém endereçarmos a personalidades históricas tentando bajulá-las com "jeitinho brasileiro". Suborno, corrupção e pistolão, só "funcionam" na sociedade brasileira, no relacionamento com Deus esse tipo de tentativa não é indicado.

Esta parte inicial deixa claro que toda oração deve ser dirigida

Nós cremos em Jesus, devemos chamar Deus de Pai porque:

Ele nos deu vida quando estávamos mortos (Ef 2:1);

Ele abriu os nossos olhos e nos converteu das trevas à luz, porque recebemos fé em Cristo, perdão dos pecados e herança entre os santificados. (At 26:18);

Ao crermos em Jesus Cristo, Ele nos deu poder para sermos filhos de Deus. (Jo

1:12);

Porque estamos crucificados com Ele e já não vivemos mais nós, mas Cristo vive em nós. (Gl 2:20);

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

com Ele e já não vivemos mais nós, mas Cristo vive em nós. (Gl 2:20); Manual

- 50 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião  Aqui, Jesus Cristo usou

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

Aqui, Jesus Cristo usou a palavra

reino porque, naquela época, a maioria dos povos só conhecia organizações do tipo “reinado” (um rei e seus súditos). Nos dias de hoje as "sociedades" são mais comuns (governantes e cidadãos). Portanto, a expressão reino de Deus quer dizer sociedade de Deus, critérios sociais estabelecidos e administrados por Deus. Logo, nesta parte da oração Jesus Cristo nos ensina que não devemos inventar leis de nós mesmos. Precisamos praticar as leis de Deus (Seus mandamentos) para sermos cidadãos do seu reinado e termos direito a petições.

2 o Nível de governo

venha a nós o vosso reino;

3 o Nível de evangelização

Nesta parte Jesus deixa claro que: mesmo nos tornando cidadãos do reino de Deus, não podemos fazer projetos a revelia. Temos que nos adaptar aos critérios.de Deus e nos conformar com o que Ele nos permitir. Só assim seremos, de fato, bem-aventurados (bem- sucedidos) em tudo o que fizermos.

seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”.

4 o Nível de provisão “O pão nosso de cada dia nos dai hoje;

significa suprimento, alimento, vestimentas, etc. Nesta parte Jesus ensina que não adianta

pedir a mais com o intuito de estocar. Deus só concede o que necessitamos de imediato, o amanhã é um outro dia e não adianta pedir com antecedência. (Provavelmente para não descuidarmos com o que já temos nem desperdiçarmos).

Aqui, a palavra pão

5 o Nível de perdão

perdoamos aos que nos ofenderam [aos nossos devedores]; Nesta parte fica evidente

que, se estamos em débito com Deus, precisamos pedir o perdão destas dívidas (destas ofensas) para que, estando sem débitos, Deus nos conceda aquilo que desejamos. Note, entretanto, que existe uma precondição para que Deus nos perdoe e, conseqüentemente, nos atenda. A pré-condição é sermos capazes de perdoar os que estão em débito conosco também (aos que tenham nos ofendido), de modo a alcançarmos o perdão de Deus e recebermos aquilo que desejamos.

perdoai-nos as nossas ofensas [dívidas], assim como nós ”

6 o -Nível de proteção

Aqui, Jesus Cristo comenta que o mal e as tentações existem de verdade. A melhor maneira

de nos proteger é seguir os ensinamentos de Deus pedindo a Ele freqüentemente que nos proteja e nos salve do "predador" da humanidade (mais conhecido como diabo ou satanás).

e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal”.

Em outra ocasião, Jesus instruiu Seus discípulos a orarem ao Pai "em Meu nome" (João 16:22), isso é, para orar em harmonia com os princípios de Jesus. Essa é a razão pela qual os cristãos normalmente terminam suas orações com as palavras: "Em nome de Jesus, Amém!" O amém é uma palavra hebraica que significa "Assim seja!".

Apesar de a Oração do Senhor nos dar diretrizes sobre o que orar e como formular uma oração, nossa comunicação com Deus funciona melhor como uma composição espontânea de nosso coração.

Podemos orar sobre qualquer coisa. Deus nos convida a orar pelo perdão de nossos pecados (I João 1:9), pelo aumento de nossa fé (Marcos 9:24), pelas necessidades da vida (Mateus 6:11), pela cura do sofrimento e da dor (Tiago 5:15), e pelo derramamento do Espírito (Zacarias 10:1). Jesus nos assegura que podemos levar todas as nossas necessidades e preocupações a Ele; nada é muito pequeno que não seja motivo de oração.

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

e preocupações a Ele; nada é muito pequeno que não seja motivo de oração. Manual do

- 51 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião "Lancem sobre Ele toda a

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

"Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês". I Pedro

5:7

Nosso Salvador está interessado em cada detalhe de nossas vidas. Seu coração fica feliz quando nossos corações O alcançam em amor e fé.

3. A Oração Particular

A maioria de nós tem coisas que hesitamos em compartilhar até mesmo com nossos amigos

mais íntimos. Por essa razão, Deus nos convida a aliviarmos nossas cargas em oração

particular: conversa de um para um com Ele. Não é que Ele precisa de qualquer informação.

O Todo-Poderoso conhece nossos medos mais secretos, nossos motivos mais escondidos, e

ressentimentos enterrados no profundo de nosso ser, ainda melhor do que nós mesmos. Mas precisamos abrir nosso coração Àquele que nos conhece intimamente e nos ama infinitamente. A cura pode começar quando Jesus tem acesso às nossas feridas.Quando oramos, Jesus, nosso Sumo Sacerdote, está próximo a nós para nos ajudar:

"… Temos… Alguém que, como nós, PASSOU POR TODO TIPO DE TENTAÇÃO, porém, sem pecado. Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade". Hebreus 4:15, 16

Você se sente ansioso, estressado ou culpado? Coloque tudo diante do Senhor. Só assim, então, Ele pode suprir todas as nossas necessidades.Deveríamos ter algum lugar especial para termos nossa oração particular?

"Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que recompensará". Mateus 6:6

o

Em acréscimo à oração que podemos fazer enquanto andando pela rua, trabalhando, ou usufruindo uma reunião social, cada cristão deveria estabelecer um momento especial para a oração pessoal e estudo da Bíblia. Faça seu encontro diário com Deus num momento no qual você se sinta mais atento e possa se concentrar melhor.

4. A Oração Pública

Orar com outras pessoas cria uma união especial e convida o poder de Deus a atuar de uma maneira especial.

"Pois onde se reunirem dois ou três em Meu nome, ali eu estou no meio deles". Mateus

18:20.

Uma das maiores coisas que podemos fazer como família é desenvolver uma vida conjunta de oração. Mostre para seus filhos que levamos nossas necessidades diretamente a Deus. Eles irão se entusiasmar com Deus ao perceberem Suas respostas nos detalhes práticos da vida. Faça do culto familiar um momento alegre e relaxado de se compartilhar a vida entre todos.

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

familiar um momento alegre e relaxado de se compartilhar a vida entre todos. Manual do Encontro

- 52 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião 5. Os Sete Segredos da

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

5. Os Sete Segredos da Oração Respondida

Quando Moisés orou, o Mar Vermelho se dividiu. Quando Elias orou, fogo desceu dos céus. Quando Daniel orou, um anjo fechou a boca dos leões. A Bíblia nos apresenta muitos relatos de orações respondidas. E ela nos recomenda a oração como a forma de nos apoderarmos do poder infinito de Deus. Jesus promete:

"O que vocês pedirem em Meu nome, Eu farei". João 14:14

Ainda assim, algumas orações parecem que não foram percebidas. Por quê? Aqui estão sete princípios que ajudarão você a orar mais eficientemente:

(1) MANTENHA-SE LIGADO A CRISTO "SE VOCÊS PERMANECEREM EM MIM, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem e lhes será concedido" João 15:7

Quando priorizamos nosso relacionamento com Deus e nos mantemos sempre em contato com Ele, estaremos ouvindo e buscando respostas para nossas orações que, de outra maneira, passariam despercebidas.

(2) MANTENHA A CONFIANÇA EM DEUS "E tudo o que pedirem em oração, SE CREREM, vocês receberão". Mateus 21:22

Crer ou ter fé significa que estamos realmente esperando que nosso Pai celestial supra nossas necessidades. Se você está preocupado por falta de fé, lembre-se de que nosso Salvador fez um milagre em favor de um homem que clamava em desespero:

"Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!" Marcos 9:24

Concentre-se apenas no exercício da fé que você JÁ tem; não se preocupe com a fé que você AINDA NÃO tem.

(3) SUBMETA-SE HUMILDEMENTE À VONTADE DE DEUS "Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa DE ACORDO COM A VONTADE DE DEUS, Ele nos ouvirá". I João 5:14

Lembre-se que Deus deseja nos ensinar algo na oração, além de nos conceder coisas. Por isso, algumas vezes Ele diz: "Não"; algumas vezes Ele nos conduz noutra direção. A oração é uma maneira de conseguirmos mais e mais intimidade com a vontade de Deus. Precisamos estar sensíveis às respostas de Deus e aprender delas. Manter um registro de pedidos específicos e as respostas recebidas é de grande utilidade.

O Espírito Santo ajudará você a pedir corretamente, pois "o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus" (Romanos 8:27). Lembre-se que nossa vontade sempre seria igual a vontade de Deus se pudéssemos ver o que Ele vê.

(4) ESPERE PACIENTEMENTE EM DEUS "Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro". Salmo 40:1, Edição Almeida Revista e Atualizada, 2a edição.

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

socorro". Salmo 40:1, Edição Almeida Revista e Atualizada, 2a edição. Manual do Encontro Com Deus: Equipe

- 53 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião O ponto principal aqui é

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

O

ponto principal aqui é manter sua mente em Deus, manter seu foco na solução que Ele dá.

E

não peça a ajuda de Deus num momento, e no momento seguinte você tenta afogar suas

mágoas buscando algum tipo de prazer. Espere pacientemente pelo Senhor; precisamos muito dessa disciplina em nossa vida.

(5) NÃO SE AGARRE A ALGUM PECADO ACARICIADO. "Se eu ACALENTASSE O PECADO NO MEU CORAÇÃO, o Senhor não me ouviria". Salmo 66:18.

Pecados acariciados impedem a atuação do poder de Deus em nossa vida; isso nos separa de Deus (Isaías 59:1, 2). Você não pode agarrar o pecado com uma mão e buscar a ajuda divina com a outra. Uma confissão e arrependimento sinceros solucionam esse problema.

Se não estivermos dispostos a permitir que Deus nos liberte dos pensamentos, palavras e atos maus, nossas orações não serão eficientes.

"Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres". Tiago 4:3.

Deus não vai responder "sim" às suas orações egoístas.

Mantenha os ouvidos abertos à lei de Deus e Sua vontade, e Ele manterá os ouvidos abertos às Suas petições.

"Se alguém se recusa a ouvir a lei, até suas orações são detestáveis". Provérbios 28:9.

(6) SINTA A NECESSIDADE DE DEUS Deus responde àqueles que pedem por Sua presença e poder em suas vidas.

"Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos". Mateus

5:6

(7) PERSEVERE EM ORAÇÃO Jesus ilustrou a necessidade de perseverar em nossos pedidos através da história de uma viúva insistente que sempre trazia seu pedido diante de um juiz. Finalmente, o juiz disse em exasperação: "Está viúva está me aborrecendo; vou fazer-lhe justiça". Então, Jesus concluiu:

"Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a Ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar?" (Lucas 18:5, 7).

Discuta todas as suas necessidades, esperanças e sonhos com Deus. Peça por alguma bênção em particular, por ajuda nos momentos de necessidade. Continue buscando, continue ouvindo, até que você aprenda algo da resposta de Deus.

6. Os Anjos Suprem a NecessidadeDaqueles Que Oram

O salmista se regozijou com o ministério dos anjos do Senhor por suas orações terem sido

respondidas:

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

o ministério dos anjos do Senhor por suas orações terem sido respondidas: Manual do Encontro Com

- 54 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião "Busquei ao Senhor, e Ele

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

"Busquei ao Senhor, e Ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra". Salmo 34:4, 7

O anjo

Quando oramos, Deus envia anjos como resposta às nossas orações (Hebreus 1:14). Cada cristão tem a companhia de um anjo da guarda:

"Cuidado para não desprezarem um só destes pequeninos! Pois eu lhes digo que os anjos deles nos céus estão sempre vendo a face de meu Pai celeste". Mateus 18:10

Por causa de nossas orações:

"Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus". Filipenses 4:5-7

7. O Estilo de Vida Cristão

A Bíblia descreve um estilo de vida cristão bem peculiar. De acordo com Efésios 4:22-24, o cristão deve "despir-se" do antigo estilo de vida que é resultado de "desejos enganosos" e "revestir-se" do novo estilo de vida, que é o de ser "criado para ser semelhante a Deus". Nessa passagem e na Lição 6, descobrimos que no novo nascimento, somos "re-criados" para sermos um tipo diferente de pessoa em Cristo.

Essa lição e as seis lições que se seguem, mostram o estilo de vida cristão; elas revelam os segredos de uma vida cristã feliz. Elas ajudarão você a ter um forte relacionamento com Cristo, que resultará num estilo de vida cristão bem peculiar. Por isso, fixe seus olhos em Jesus hoje, e você pode fazer parte daquela celebração final de vitória quando a paz de Cristo reinar eternamente.

Os heróis da fé conheciam os princípios que faziam as suas orações serem produtivas e operantes. Usando estes princípios, eles venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga exércitos de estrangeiros, etc

Manual do Encontro Com Deus: Equipe

na batalha se esforçaram, puseram em fuga exércitos de estrangeiros, etc Manual do Encontro Com Deus:

- 55 -

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião DOMINGO 2ª MINISTRAÇÃO Santidade como

Manual do Encontro com Deus - Igreja Evangélica Monte Sião

DOMINGO 2ª MINISTRAÇÃO

Santi