Vous êtes sur la page 1sur 10

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Estrutura Curricular Modalidade / Nível de Ensino: Ensino Fundamental Arte Visual como produção cultural e histórica
Apresentação: Na transição do século XIX para o XX houve mudanças significativas no período chamado Revolução Industrial que abarca as descobertas cientificas e tecnológicas como a eletricidade, os combustíveis derivados de petróleo, metalurgia etc. e sua decorrente aplicação capitalista e a hegemonia européia nos modos de vida, costumes e formas de pensar e agir. o desenvolvimento industrial decorrente dessas transformações gera uma disputa entre países europeus e os Estados Unidos, por matérias-primas e novos mercados de consumo para absorção da crescente produção industrial. Isso implicou na incorporação de novos territórios e na transformação do modo de vida das sociedades tradicionais, introduzindo-lhe novos hábitos e praticas voltado ao consumo, de acordo com a economia capitalista. Dentro desse contexto sócio-politico ocorre o movimento cultural chamado modernismo cujo objetivo era o rompimento com o tradicionalismo. Em oposição às formas clássicas, arte moderna surge trazendo novas formas de expressão na pintura, escultura, fotografia, cinema e arte contemporânea. Diante do exposto essa sequência didática tem como objetivo de colocar o aluno em contato com a arte desse período visando compreender e valorizar cultura atual bem como motivar a produção artística através de varias técnicas e materiais disponíveis na escola. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Tema: A Arte moderna /Liberdade e ação Ano: 9º Eixo temático: Projeto Número de aulas: 13 Modalidades: Colagem/Desenho/pintura/ Filmografia Conceitos: bidimensional; tridimensional; figurativo/ linear/pictórico Recursos materiais: Câmeras digitais; TV/DVD; Lápis de cor; tesoura; cola; Tinta guache; pincéis, Xerox, papéis, data show. 8. Recursos humanos: professores, alunos, equipe escolar. Expectativas de Aprendizagem: Espera-se que os estudantes aprendam a: • • • Apreciar o objeto estético e suas linguagens; Identificar, relacionar e compreender diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas Entender a motivação os artistas, aprendendo sobre suas vidas e suas contribuições para sociedade. Desenvolver qualidades pessoais requerida para um trabalho artístico com sucesso, tais como persistência, paciência, e autocrítica. Elaborar trabalhos práticos, enfocando os conceitos acima abordados. Saber que na Arte Moderna e, em especial, na Contemporânea, artistas extrapolam as regras tradicionais acadêmicas em nome de novas experiências no campo da arte.


• •

Avaliação A avaliação será através de portfólio com anotações, atividades e fotos pesquisadas e registradas pelos alunos, seus relatos, anotações, imagens, questionamentos, reflexões escritas. Os critérios serão: habilidade, compromisso dos estudantes com as pesquisas, dedicação e envolvimento, produção de atividades práticas (intervenção, pinturas)

nomes de principais artistas e obras) e apresentar em sala de aula. Aula 4 Professor nesta aula passe um documentário do youtube ou outro acessível que explore bem o tema modernismo e suas obras. o que marcou o espírito da arte moderna foi o Aula 2 Propor aos alunos um trabalho de pesquisa no laboratório de informática sobre a arte no século XX: Cubismo.youtube. Tudo que existe no campo da literatura. Forneça aos alunos imagens do arquivo do professor com as tendências estudadas. variados estilos convivem em uma mesma época e por vezes ate no mesmo lugar. Op art. Aula 3 Professor organize vários grupos e coordene a apresentação dos temas pesquisados com os alunos sentados em circulo. sem duvida. fovismo.com/watch?v=bqXhYROHiAE&feature=related DVD. características. Ao termino dessa atividade pedir aos alunos que escolham uma obra de um artista do modernismo e faça um replica usando como suporte uma tela. Ele não está mais preso ao registro realista. Leia com os alunos fazendo a contextualização do período histórico. enfim. sugestões: http://www. a revolução causada pela informática. Apresente um texto com o conceito de modernismo e arte moderna. avanços na medicina. Pop art. Suporte para o professor: O século XX. tudo acontecendo e sendo divulgado pelos meios de comunicação.com/watch?v=DZiA6lKwZBg http://www. Agora. aparecimento de doenças até então desconhecidas.A arte modena e suas tendências. Explique aos alunos a importância de conhecer a história da arte.com/watch?v=YlYnOlHIh48&feature=related http://www. das artes plásticas. O caminho iniciado pela arte no século XX apresentou múltiplas tendências. da musica e do cinema esta de alguma forma relacionado ás propostas desenvolvidas pela arte moderna neste período de modo geral. influenciando assim o artista moderno que a tudo vê com seu olhar sensível e passa a se expressar influenciado por esse mundo conturbado que o rodeia.AULA 1 Professor nesta aula faça uma sondagem para obter os conhecimentos prévios dos alunos sobre a arte moderna. tragédias e conquistas importantes: duas guerras mundiais a invenção do avião. Nesse contexto. abstracionismo.youtube. dadaísmo. surrealismo. A partir do inicio deste século o artista buscou e ainda busca novas formas e diferentes meios e materiais para satisfazer a sua capacidade de criação. a chegada do homem à lua. foguetes. Pesquisar a cada tendência ( origem. . Obs: Reserve a TV para a próxima aula.youtube. Um século de grandes descobertas.Volume 05. é um dos períodos mais agitados da história. a maior importância é dada à criatividade e à livre expressão. pois a fotografia livra-o dessa preocupação. porém o artista não se preocupou em ajustar-se a elas.

Qual o nome do artista plástico que pintou a obra expressionista “ o Grito”? 5. 19-Como é o o nome do movimento artistico surgido nos Estados Unidos que tem ideias de reutilização dos objetos sob uma nova proposta? 20. 3.Cite os principais representantes do abstracionimo.Em que ano começou o movimento artistico Art nouveu? Quais são as formas determinantes nesta arte? Cite alguns artistas.Quem foi o primeiro artista a pintar uma obra cubista? Qual o nome da obra? 12. “Para o sucesso.Dê um exemplo do trabalho em série do artista plástico Andy Warhol.Estudo dirigido para o documentário: De acordo com o documentário: A Arte Moderna e suas tendências. Banks .Quais as divisões do abstracionismo? 16.O que significa Fauves em português? 9. 17.Quais as linhas predominantes na obra? 6.Qual a tematica das obras de Cândido Portinari? Qual é a sua maior obra? 8. 13-Qual é o artista do movimento Dadaísta que coloca uma roda em cima de um banquinho? 14.Quais fases do cubismo é mostrado no video? Fale das caracteristicas de cada uma. responda as questões abaixo: 1Quais são as tendências e/ou movimentos artisticos da arte moderna? 2.Quais as caracteristicas das obras do Fauvismo? 10.Historicamente qual foi a influência e origem do cubismo? 11. atitude é igualmente tão importante quanto capacidade” ( Harry F.Quias os principais pintores expressionistas do Brasil? 7.Onde e quando surgiu o Expressionismo? Quais as preocupações dos artistas em relação à tecnica? 4.Qual a origem e o estilo da arte abstrata? 15.Quais são os artistas pioneiros do abstracionismo no Brasil? 18-Em qual país o movimento astistico surrealista? Descreva as principais caracteristicas.

O que elas estão fazendo? O que parece estar acontecendo? Descreva os animais. as cores e linhas utilizadas por Picasso estão relacionadas ao que o artista tentou expressar? Dão ênfase ao assunto pintado? Por quê? Que sentimentos essa obra desperta em você? PARA CASA: a) Pesquisa biográfica do artista plástico Pablo Picasso. existe alguma com maior destaque? As formas. .Aula 5 Professor para essa aula providencie uma imagem da obra Guernica de Pablo Picasso e uma cópia do roteiro de apreciação de obra para os alunos responderem em dupla. (b) Peça aos alunos que levem jornais da ultima semana para escola. Museu Rainha Sofia. Quantos são? Onde estão as pessoas e os animais? Estão próximos ou distantes uns dos outros? As figuras estão voltadas para a mesma direção? Que objetos você consegue observar? Eles parecem significar algo em especial? Como são as cores do quadro? Quais são as partes mais iluminadas do quadro? Quais linhas e os planos são contínuos ou fragmentados? De onde vem a luz? A imagem parece estática ou representa movimento? Por quê? Tente localizar formas geométricas na obra. Roteiro de apreciação da obra Guernica Promova uma leitura da obra Guernica a partir de uma conversa que pode ser orientada pelas seguintes perguntas: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ O que você vê na obra? Descreva as pessoas representadas no quadro. 1937. 350x782. Guernica. óleo sobre tela. Madri. Pablo Picasso.

AULA 6 e 7 .

Uso de formatos planos. O fauvismo foi um movimento artístico do começo do século XX. 3. verde. que me permite observar uma fusão de camadas? O material utilizado: têmpera. trabalhando a organização estrutural das mesmas. 2. há um tema principal que pode ser identificado? O que está sendo representado. Principais características do Fauvismo: . 7. escultor e pintor francês. um rosto. 4. tranqüilidade. passou a pintar dentro do estilo fauvista. amarelo. A Dança (1910). . Suporte para o professor: Henri Matisse foi um importante desenhista. essencialmente: uma paisagem. A palavra tem origem no vocábulo francês fauves que significa feras. uma passagem da história ou da literatura.Buscou passar equilíbrio e tranqüilidade em suas obras. um pigmento mais diluído. retratos. 6. nus e cenas ao ar livre. embora tenha ganhado esta denominação somente em 1905. . com a sensação de bidimensionalidade. uma ação. objetos (e que tipo de objeto)? Isso nos ajuda a definir o que chamamos de gênero da pintura. .Aula 8 Nesta aula apresente a imagem da tela de Henri Matisse e explore a percepções pessoais de seus estudantes.Trabalhou. azul e vermelho) . Nasceu em 31 de dezembro de 1869 na cidade francesa de Le Cateau-Cambrésis e faleceu em 3 de novembro de 1954 na cidade de Nice (sul da França).A partir de 1907. pureza e equilíbrio nas obras de arte. usando a mesma intensidade cromática em suas obras. O artista plástico Henri Matisse é conhecido como o pai deste movimento artístico. Foi um dos principais representantes do movimento artístico conhecido como Fauvismo. grandes. Este movimento seguiu características expressionistas.No começo de sua carreira artística seguiu um estilo tradicional.Usou a cor como destaque principal de suas obras. ambientes internos. . Teve inicio em 1901. óleo. em alguns quadros. .Utilizou-se de formatos variados em suas obras. . eliminando a profundidade. 8. . pontilhada. ou há transparência. guache? 5. Descreva um lugar nos dias atuais que ocorrem cenas semelhantes à narrativa do quadro? Quais as cores dominantes? Cores quentes ou frias? Quanto à técnica da pintura: mancha larga.Uso de cores intensas (rojo. . O que mais chamou sua atenção na obra? Como você acha que está obra foi recebida no contexto histórico em que foi pintada? Qual conceito predomina na imagem? O abstrato ou figurativo? Se a imagem for figurativa.Usou a simplificação e a exclusão de detalhes em suas pinturas. linear? Vejo camadas espessas de pigmento.Temas preferidos: cenas urbanas e rurais.Intenção de demonstrar sentimentos nas obras. Foto: Museu Hermitage/Divulgação Utilize as questões abaixo para auxiliar o debate na sala de aula: 1. simples e com traços largos. Estilo artístico de Matisse: . .Busca de estabelecer harmonia. . que cobrem completamente o que existia embaixo.

9 _Depois. Os jovens podem interferir colocando outros recortes para compor a cena da colagem coletiva. os jovens devem levar material para desenhar. criando espaços vazios entre o ombro e o braço (como nas colagens de Matisse). o grupo dará início a um painel coletivo montado sobre as folhas de cartolina ou papel cartão (pode ser também uma só folha grande para todos). Recortes: Nu Azul (1952). à esquerda. os demais observam.explorando os diferentes movimentos obtidos a partir da variedade de músicas executadas. folhas de cartolina ou papel cartão. papéis coloridos. Terminadas as apresentações. os colegas que estão observando têm poucos instantes (entre 1 e 3 minutos) para registrar os contornos das formas dessa dança utilizando lápis ou giz de cera brancos sobre papéis coloridos. todos podem aproveitar o painel e desenvolver uma discussão a respeito dos elementos compositivos. ”A dança” – Alunos 3º C . Ao término do trabalho. Enquanto um grupo se apresenta ao som da música escolhida. mas com os contornos dos corpos. como o ritmo. Para a dança das “estátuas vivas”. as silhuetas devem ser recortadas – com atenção aos contornos. Aproveite para mostrar algumas imagens. a cor. as tensões visuais e outros aspectos ligados ao universo da visualidade. É importante explicar que eles devem registrar só as linhas gerais das formas (contornos). serão utilizadas as músicas trazidas pelos grupos.AULA 09 Para a aula seguinte. Além disso. serão aplicados os recortes. Nesse instante. criando uma grande dança em que cada aluno contribui com os próprios desenhos. buscando captar o gesto. Nelas. Num determinado momento. o movimento que ficou paralisado . Foto: Sucession Henri Matisse/Divulgação Professor comece a atividade propondo a realização de um jogo de estátuas dançantes (os próprios alunos). são exemplos da técnica de colagem a partir de contornos humanos usada por Matisse. desenhos e colagens de Matisse para que isso se torne claro (veja indicação abaixo). As divisões entre tronco e membros podem ser solucionadas por meio de cortes. a música para e imediatamente todos cristalizam suas posições. tesoura e cola. AULA. que serão criadas e registradas em desenhos pelos colegas. e Ícaro (1947) à direita. É importante que os alunos não se preocupem com detalhes. divida a classe em grupos e peça que cada um escolha uma música que o represente.

youtube.Faça uma apresentação coletiva das pinturas produzidas durante o desenvolvimento desta sequência didática.org/wiki/Semana_de_Arte_Moderna Sugestões de vídeos: http://www. a Semana não foi bem entendida em sua época. Bibliografia: Robert Cuming. A Semana de Arte Moderna se encaixa no contexto da República Velha.wikipedia.itaucultural.youtube.youtube.brasilescola. Reflexões para debate em sala de aula: -Qual a importância da Semana de Arte Moderna para o Modernismo? . Seu objetivo era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade com "a perfeita demonstração do que há em nosso meio em escultura. Cada grupo deverá debater essas questões internamente a partir dos textos disponíveis nos links: http://www.com/watch? v=_4g1j59AhEw&feature=relate http://www. controlada pelas oligarquias cafeeiras e pela política do café com leite.1997.Modernismo brasileiro e identidade nacional A Semana de Arte Moderna ocorreu em uma época cheia de turbulências políticas. As novas vanguardas estéticas surgiam e o mundo se espantava com as novas linguagens desprovidas de regras. acrilex para tecido. escolher três e imprimir levar para sala de aula Aula 12 -Apresentar as obras pesquisadas dos artistas e outras do arquivo do professor para que os alunos escolham uma e produza uma replica em tela usando a tinta que desejar: óleo.Quais os aspectos fundamentais da arte modernista? _ Qual a relação entre identidade nacional e arte modernista? Para casa: os alunos irão pesquisar obras do modernismo.com/watch? v=9oXpYNjTuqk&feature=related http://www. como informava o Correio Paulistano.youtube. http://pt.Qual a relação que os modernistas tinham para com os artistas que os precederam? .com/watch?v=wf1M5nx-cZI&feature=related http://www. sociais.org.com/watch?v=SzbH-5FYS8A&feature=related Aula 11 Dividir a sala em grupos e distribuir o texto: A Semana de Arte Moderna. Destaque os diferentes tratamentos dados a assuntos semelhantes e realce as soluções pessoais de cada aluno. historia& rpodução. Revise conceitos e técnicas estudados.Aula 10. econômicas e culturais. Também poderá levar os alunos para o laboratório de informática selecionar as obras e passar no datashow para fazer a seleção. em 29 de janeiro de 1922.htm e http://www.com . arquitetura.Para entender a arte-editora atica Carla Paula Brond Caabria-Arte. http://www.com/watch? v=Siv_pR5GDb4&feature=related http://www.com/watch?v=ATAY66NkR-4 http://www. 2:arte cocidental-São Paulo:FTD. consolidando a República e a elite paulista.youtube. O capitalismo crescia no Brasil. um texto respondendo às perguntas propostas para serem entregues ao professor. guache. Aula 13.youtube.youtube. Cada grupo deverá redigir.com/literatura/o-modernismo-no-brasil.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index. esta totalmente influenciada pelos padrões estéticos europeus mais tradicionais.cfm? fuseaction=termos_texto&cd_verbete=359 . música e literatura sob o ponto de vista rigorosamente atual". órgão do partido governista paulista. Alvo de críticas e em parte ignorada.

Esses movimentos representavam duas tendências ideológicas distintas. entre muitos outros.brasilescola. Raul Bopp.http://pt. Menotti del Picchia. sem com isso perder nossa identidade cultural. obras literárias e recitais inspirados em técnicas da vanguarda européia. movimento artístico em voga na época que cultivava uma poesia formal. Os participantes da Semana de 1922 causaram enorme polêmica na época. Manuel Bandeira. Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia. dança e música. com evidente inclinação para o nazifascismo.org/wiki/Semana_de_Arte_Moderna http://portaldoprofessor. leitura de poemas. Por Marina Cabral Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Equipe Brasil Escola Modernismo Brasil Escola: http://www. Propunham uma renovação radical na linguagem e nos formatos. Oswald propõe a devoração simbólica da cultura do colonizador europeu.html Anexos: A Semana de Arte Moderna (1922) é considerada o marco inicial do Modernismo brasileiro. Alcântara Machado. O evento contou com apresentação de conferências. integrado pelas pintoras Tarsila do Amaral e Anita Malfatti e pelos escritores Mário de Andrade. o expressionismo e o surrealismo. a exemplo dos rituais antropofágicos dos índios brasileiros. Guilherme de Almeida. numa investigação profunda e por vezes radical de novos conteúdos e de novas formas de expressão. movimentos. revistas e manifestos ganharam o cenário intelectual brasileiro. Dentre os muitos escritores que fizeram parte da primeira geração do Modernismo destacamos Oswald de Andrade. grupos.mec. destacam-se a publicação da revista Klaxon. O Grupo dos Cinco. como Manuel Bandeira.gov. Os modernistas ridicularizavam o parnasianismo. os artistas romperam as regras preestabelecidas na cultura. misturados a temas brasileiros. duas formas diferentes de expressar o nacionalismo. Graça Aranha. porém crítica.br/index. Na Semana de Arte Moderna foram apresentados quadros.htm . e o lançamento de quatro movimentos culturais: o PauBrasil. Portanto. a Antropofagia e a Anta. A primeira fase caracterizou-se pelas tentativas de solidificação do movimento renovador e pela divulgação de obras e ideias modernistas. Di Cavalcanti. os movimentos Verde-Amarelismo e Anta. no Teatro Municipal de São Paulo.wikipedia. lançada para dar continuidade ao processo de divulgação das ideias modernistas. O movimento Pau-Brasil defendia a criação de uma poesia primitivista. Cansados da mesmice na arte brasileira e empolgados com inovações que conheceram em suas viagens à Europa. todas elas estão relacionadas com a visão nacionalista. A Semana ocorreu entre 13 e 18 de fevereiro de 1922. A Antropofagia. Mário de Andrade. Os escritores de maior destaque dessa fase defendiam estas propostas: reconstrução da cultura brasileira sobre bases nacionais. promoção de uma revisão crítica de nosso passado histórico e de nossas tradições culturais. o Verde-Amarelismo. defendiam um nacionalismo ufanista. A primeira fase do Modernismo O movimento modernista no Brasil contou com duas fases: a primeira foi de 1922 a 1930 e a segunda de 1930 a 1945. marcando a ruptura definitiva com a arte tradicional. da realidade brasileira. liderou o movimento que contou com a participação de dezenas de intelectuais e artistas. nos quais eles devoram seus inimigos para lhes extrair força. Entre os fatos mais importantes.com/literatura/o-modernismo-no-brasil. Ronald de Carvalho e Guilherme de Almeida. construída com base na revisão crítica de nosso passado histórico e cultural e na aceitação e valorização das riquezas e contrastes da realidade e da cultura brasileiras. com participação de artistas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Várias obras. apegados a valores estrangeiros. Sua influência sobre as artes atravessou todo o século XX e pode ser entendida até hoje. como o dadaísmo. eliminação definitiva do nosso complexo de colonizados. o futurismo. Em oposição a essas tendências.