Vous êtes sur la page 1sur 7

Resenha do livro “Segurança e defesa do espaço cibernético brasileiro”,

http://mundorama.net/2012/02/03/resenha-do-livro-seguranca-e-defesa-d

Mundorama Divulgação Científica em Relações Internacionais – ISSN 2175-2052

Científica em Relações Internacionais – ISSN 2175-2052 Biblioteca O que é Como publicar Contato Posts 03/02/2012

BibliotecaCientífica em Relações Internacionais – ISSN 2175-2052 O que é Como publicar Contato Posts 03/02/2012 por

O que éem Relações Internacionais – ISSN 2175-2052 Biblioteca Como publicar Contato Posts 03/02/2012 por Equipe de

Como publicarInternacionais – ISSN 2175-2052 Biblioteca O que é Contato Posts 03/02/2012 por Equipe de Colaboradores 0

Contato– ISSN 2175-2052 Biblioteca O que é Como publicar Posts 03/02/2012 por Equipe de Colaboradores 0

Posts– ISSN 2175-2052 Biblioteca O que é Como publicar Contato 03/02/2012 por Equipe de Colaboradores 0

2175-2052 Biblioteca O que é Como publicar Contato Posts 03/02/2012 por Equipe de Colaboradores 0 Comentários
2175-2052 Biblioteca O que é Como publicar Contato Posts 03/02/2012 por Equipe de Colaboradores 0 Comentários
03/02/2012 por Equipe de Colaboradores 0 Comentários
03/02/2012 por Equipe de Colaboradores
0 Comentários

Rate This

por Equipe de Colaboradores 0 Comentários Rate This No mundo todo o tema dos conflitos cibernéticos

No mundo todo o tema dos conflitos cibernéticos vem ganhando cada vez mais atenção de governos, universidades e empresas. Diversos países já criaram suas unidades militares voltadas à chamada “guerra cibernética”, entre eles os Estados Unidos, que montou o seu Comando Cibernético (órgão do Comando Estratégico dos EUA), e o Brasil, com o seu Centro de Defesa Cibernética (CDCiber) do Exército Brasileiro.

No caso dos Estados Unidos, quem passou a chamar a atenção para o tema, colocando-o na pauta da imprensa e levando-o ao conhecimento da opinião pública, foi basicamente Richard A. Clarke. Funcionário do governo norte-americano por mais de 30 anos, Clarke atuou nas administrações de Bill Clinton e George W. Bush, lidando com temas desde o contra-terrorismo até a guerra cibernética. Em abril de 2010 foi publicado nos EUA livro escrito por Clarke e Robert Knake, intitulado Cyber War: The Next Threat to National Security and What to Do About It. O livro serve para chamar a atenção da necessidade de debate público nos Estados Unidos sobre a segurança cibernética, já que Washington criou o Comando Cibernético quase sem nenhuma discussão com a população. Para Clarke, os Estados Unidos são o país mais vulnerável à guerra cibernética, pois suas infra-estruturas críticas (como a de transmissão de energia elétrica, por exemplo) são na maioria gerenciadas por computadores que podem, de alguma forma, ser invadidos por adversários ou inimigos (até mesmo países amigos). E no caso do Brasil, pode-se perguntar como que se está lidando com a questão de segurança cibernética. Nosso país não ficou para trás das demais nações no tratamento dos conflitos no espaço cibernético. É possível dizer que também temos o nosso “Richard Clarke”: seu nome é

cibernético. É possível dizer que também temos o nosso “Richard Clarke”: seu nome é 1 de

Resenha do livro “Segurança e defesa do espaço cibernético brasileiro”,

Raphael Mandarino Júnior.

http://mundorama.net/2012/02/03/resenha-do-livro-seguranca-e-defesa-d

Mandarino Jr. é diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC) do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República (PR). Também coordena o Comitê Gestor da Segurança da Informação (CGSI), parte do Conselho de Defesa Nacional (CDN), órgão de consulta à Presidência da República nos assuntos relacionados à soberania nacional e à defesa do Estado democrático. Mandarino Jr. possui licenciatura de curta duração em Ciências Físicas pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), formação em Matemática (também no UniCEUB) e especialização em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações pela Universidade de Brasília (UnB) – sua monografia de conclusão de curso deu origem ao livro aqui resenhado.

Além deste, Mandarino também escreveu artigos e capítulos de livros, focando-se com frequência no tema segurança cibernética. Seu artigo “Segurança Cibernética: o desafio da nova sociedade da informação” (2009), escrito em co-autoria, foi publicado na revista Parcerias Estratégicas. O capítulo “Reflexões Sobre Segurança e Defesa Cibernética” é parte do livro Desafios Estratégicos para a Segurança e Defesa Cibernética (2011), elaborado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República. Mandarino também foi co-organizador dos livros Guia de Referência para a Segurança das Infraestruturas Críticas da Informação (2010) e Livro Verde Segurança Cibernética no Brasil (2010). Mais informações podem ser encontradas em seu currículo lattes. Mandarino defende uma cultura de segurança da informação e um engajamento da alta administração pública federal em assuntos referentes à segurança da informação e comunicações. Seu livro é escrito para a cúpula da administração federal, particularmente aqueles que lidam com a segurança e defesa do Estado.

O livro é resultado da experiência profissional de Mandarino Jr. Com mais de 30 anos de atuação na área de

Informática, acabou constatando que faltam ao Brasil “elementos que garantam a segurança do seu espaço cibernético” (p. 13). E Mandarino aponta uma solução para isso: a elaboração de uma política pública chamada “Estratégia de Segurança e Defesa Cibernética para a Administração Pública Federal”. A pesquisa que deu origem ao livro “tem por objetivo identificar alguns atores, propor a forma de articulação desse conjunto e levantar métodos, técnicas, princípios e diretrizes … para a construção de uma estratégia de segurança e defesa do espaço cibernético brasileiro” (p. 14). Mas esta tarefa não é desprovida de desafios. Entre eles, pode-se destacar a necessidade de “conciliar dois princípios basilares constitucionais de que se reveste a administração pública: transparência e publicidade dos atos públicos, em contraponto à necessidade de proteger informações de Estado” (pp. 16-17).

O livro é rico em definições, como as referentes à “guerra de informações”, “guerra cibernética”, “segurança

da informação” etc. Destaque para uma das definições do termo hacker: “segundo a lenda, o primeiro uso não

‘tradicional’ do termo vem de alguém que sabia onde dar o chute (‘hack’) exato numa máquina de refrigerente para conseguir uma lata” (p. 82) [sem pagar pela lata, explorando as vulnerabilidades da máquina]. Enfim, a chamada estratégia de segurança cibernética do Brasil pode ser compreendida como “a arte de utilizar o espaço cibernético pela adoção de ações que assegurem disponibilidade, integridade, confidencialidade e autenticidade das informações de interesse do Estado brasileiro” (p. 122).

É interessante para alguém com formação em ciências humanas escrever a resenha de um livro escrito por

alguém com formação em matemática. Em atividade de pesquisa, aprendemos com os nossos mestres a ir sempre atrás da informação direto em sua fonte. Por isso o recurso chamado “apud” deve ser evitado ao máximo, utilizado apenas como último recurso. O uso recorrente deste recurso pode ser arriscado, pois não se usa a informação em sua fonte original, mas sim a informação já interpretada, abrindo assim a margem para distorções, o que é perigoso em uma pesquisa. Mandarino Jr. se utiliza com frequência deste recurso, o que pode levar à pergunta sobre qual é a importância da segurança das informações quando se está lidando com informações que não sejam das mais finamente apuradas. Todavia, isso não tira, de forma alguma, a importância do livro.

mais finamente apuradas. Todavia, isso não tira, de forma alguma, a importância do livro. 2 de

Resenha do livro “Segurança e defesa do espaço cibernético brasileiro”,

http://mundorama.net/2012/02/03/resenha-do-livro-seguranca-e-defesa-d

O trabalho de Mandarino Jr. é importante, entre outros fatores, pois apresenta uma proposta de estratégia de segurança do espaço cibernético brasileiro. Essa é a sua colaboração para uma área de conhecimento que está emergindo. A proposta de estratégia feita por Mandarino Jr. se dirige aos altos escalões da administração pública federal brasileira, particularmente aqueles que lidam com questões de segurança e defesa do Brasil. Ou seja: é um tema de interesse de todos nós. Vale à pena ler o livro, o qual deve ser lido por todos aqueles, leigos ou especialistas, que tenham interesse em Relações Internacionais, Segurança e Defesa, Segurança da Informação etc. As posições do autor são coerentes e originais. Inclusive no final do trabalho são apontados temas para pesquisas futuras: da falta de taxinomia, passando pelo impacto das novas tecnologias e chegando à necessidade de um marco legal internacional. O trabalho de Mandarino é o início, apontando caminhos em um espaço cibernético que ainda tem muito para ser explorado.

MANDARINO JUNIOR, Raphael. (2010). Segurança e defesa do espaço cibernético brasileiro. Recife: Cubzac, 182 págs. ISBN: 978-85-61293-13-0.

Bernardo Wahl G. de Araújo Jorge é Mestre em Relações Internacionais e Professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP e das Faculdades Metropolitansa Unidas – FMU (bernardowahl@gmail.com).

0 Gostar disso: Seja o primeiro a gostar disso post.
0
Gostar disso:
Seja o primeiro a gostar disso post.

1. Boletim Mundorama, Brasil, Estado da Arte, Segurança e Defesa Segurança cibernética Evento – Publicação do livro “África parceira do Brasil atlântico: relações internacionais do Brasil e da África no início do século XXI”, de José Flávio Sombra Saraiva Evento – Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Política Internacional e Dinâmica das Relações Internacionais – CENEGRI-UGF

Ainda sem comentários

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a responder!

– CENEGRI-UGF Ainda sem comentários Deixe uma resposta Seja o primeiro a responder! 3 de 7
– CENEGRI-UGF Ainda sem comentários Deixe uma resposta Seja o primeiro a responder! 3 de 7
– CENEGRI-UGF Ainda sem comentários Deixe uma resposta Seja o primeiro a responder! 3 de 7

Resenha do livro “Segurança e defesa do espaço cibernético brasileiro”,

http://mundorama.net/2012/02/03/resenha-do-livro-seguranca-e-defesa-d

Notificar-me os comentários mais recentes via e-mail.Notifique-me de novos artigos por e-mail Busca Navegação

Notifique-me de novos artigos por e-mailNotificar-me os comentários mais recentes via e-mail. Busca Navegação Últimas Populares Tags Publicar

Busca

via e-mail. Notifique-me de novos artigos por e-mail Busca Navegação Últimas Populares Tags Publicar comentário

Navegação

Notifique-me de novos artigos por e-mail Busca Navegação Últimas Populares Tags Publicar comentário Evento –
Notifique-me de novos artigos por e-mail Busca Navegação Últimas Populares Tags Publicar comentário Evento –

ÚltimasNotifique-me de novos artigos por e-mail Busca Navegação Populares Tags Publicar comentário Evento – Curso de

Popularesde novos artigos por e-mail Busca Navegação Últimas Tags Publicar comentário Evento – Curso de

Tagsartigos por e-mail Busca Navegação Últimas Populares Publicar comentário Evento – Curso de Pós-Graduação

Publicar comentário
Publicar comentário

Evento – Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Política Internacional e Dinâmica das Relações Internacionais – CENEGRI-UGF 03/02/2012 Internacionais – CENEGRI-UGF 03/02/2012

Resenha do livro “Segurança e defesa do espaço cibernético brasileiro”, de Raphael Mandarino Júnior, por Bernardo Wahl G. de Araújo Jorge 03/02/2012 por Bernardo Wahl G. de Araújo Jorge 03/02/2012

Júnior, por Bernardo Wahl G. de Araújo Jorge 03/02/2012 Evento – Publicação do livro “África parceira

Evento – Publicação do livro “África parceira do Brasil atlântico: relações internacionais do Brasil e da África no início do século XXI”, de José Flávio Sombra Saraiva 02/02/2012 Brasil e da África no início do século XXI”, de José Flávio Sombra Saraiva 02/02/2012

século XXI”, de José Flávio Sombra Saraiva 02/02/2012 Evento – Mesa-redonda “As Agendas dos BRICS para

Evento – Mesa-redonda “As Agendas dos BRICS para a Cúpula de Nova Déli” – BRICS Policy Center & CEBRI 02/02/2012 Center & CEBRI 02/02/2012

Déli” – BRICS Policy Center & CEBRI 02/02/2012 Evento – Chamada de Artigos – Revista Monções

Evento – Chamada de Artigos – Revista Monções – UFGD 02/02/2012 02/02/2012

de Artigos – Revista Monções – UFGD 02/02/2012 Evento – Bolsas de Estudos na Holanda 01/02/2012

Evento – Bolsas de Estudos na Holanda 01/02/2012 01/02/2012

Evento – Bolsas de Estudos na Holanda 01/02/2012 As flores crispadas de Teerã, por José Flávio

As flores crispadas de Teerã, por José Flávio Sombra Saraiva 30/01/2012 30/01/2012

de Teerã, por José Flávio Sombra Saraiva 30/01/2012 Evento – Lançamento de edição especial sobre China

Evento – Lançamento de edição especial sobre China da Revista Sociologia & Política – UFPRde Teerã, por José Flávio Sombra Saraiva 30/01/2012 26/01/2012 Reflexos da inserção internacional do Brasil

26/01/2012

Reflexos da inserção internacional do Brasil sobre seu pensamento estratégico de defesa, por Paulo Roberto Laraburu 23/01/2012 Roberto Laraburu 23/01/2012

Ron Paul: as primárias republicanas e a política externa americana, por Carlos Góes e Henrique Barbosa 22/01/2012 Henrique Barbosa 22/01/2012

americana, por Carlos Góes e Henrique Barbosa 22/01/2012 Irã: Entre a Pressão Internacional e a Guerra,

Irã: Entre a Pressão Internacional e a Guerra, por Pio Penna Filho 19/01/2012 19/01/2012

Internacional e a Guerra, por Pio Penna Filho 19/01/2012 Evento – Concurso público para professor de

Evento – Concurso público para professor de Relações Internacionais – UNESP 11/01/2012 11/01/2012

professor de Relações Internacionais – UNESP 11/01/2012 Evento – XIV Curso de Especialização em Relações

Evento – XIV Curso de Especialização em Relações Internacionais – iREL-UnB 10/01/2012 10/01/2012

Rússia: A Eurasia de Putin. “Oligarcas e Autocratas, uní-vos!”, por Paulo Antônio Pereira Pintoem Relações Internacionais – iREL-UnB 10/01/2012 09/01/2012 Evento – Seleção para o Mestrado em

09/01/2012

uní-vos!”, por Paulo Antônio Pereira Pinto 09/01/2012 Evento – Seleção para o Mestrado em Relações

Evento – Seleção para o Mestrado em Relações Internacionais – UEPB 06/01/2012 06/01/2012

Evento – Seleção para o Mestrado em Relações Internacionais – UEPB 06/01/2012 4 de 7 2/3/2012

Resenha do livro “Segurança e defesa do espaço cibernético brasileiro”,

http://mundorama.net/2012/02/03/resenha-do-livro-seguranca-e-defesa-d

Evento – Lançamento da edição No. 2, ano II (Dezembro

Evento – Lançamento da edição No. 2, ano II (Dezembro 2011) da Revista Mural Internacional – PPGRI-UERJ 05/01/2012 – PPGRI-UERJ 05/01/2012

da Revista Mural Internacional – PPGRI-UERJ 05/01/2012 Evento – Concurso público para professor de Relações

Evento – Concurso público para professor de Relações Internacionais – UFSC 04/01/2012 04/01/2012

Guerra no Iraque: princípio e meio, sem fim, por Gersoney A. Brandão 04/01/2012 04/01/2012

Why Japan Shouldn’t Say Sayonara to its Nuclear Energy, por Diogo Mamoru Ide 03/01/2012 03/01/2012

Evento – Concurso público para professor de Relações Internacionais – UNIFAP 03/01/2012 03/01/2012

As dimensões estratégicas do Acordo entre o Brasil e França para a construção do submarino nuclear brasileiro, por Samuel de Jesus 02/01/2012 brasileiro, por Samuel de Jesus 02/01/2012

Os testes de mísseis iranianos e a construção de eventos relevantes para a segurança internacional, por Marcos Valle Machado da Silva 02/01/2012 Marcos Valle Machado da Silva 02/01/2012

por Marcos Valle Machado da Silva 02/01/2012 Evento – Lançamento do No. 4 do Boletim Orbipolítica
por Marcos Valle Machado da Silva 02/01/2012 Evento – Lançamento do No. 4 do Boletim Orbipolítica

Evento – Lançamento do No. 4 do Boletim Orbipolítica – UFF-UECE 02/01/2012 02/01/2012

Boletim Mundorama No. 52 – dezembro/2011 31/12/2011 31/12/2011

Boletim Mundorama No. 52 – dezembro/2011 31/12/2011 Boletim Meridiano 47 – No. 128 – Novembro –

Boletim Meridiano 47 – No. 128 – Novembro – Dezembro/2011 26/12/2011 26/12/2011

47 – No. 128 – Novembro – Dezembro/2011 26/12/2011 Evento – Lançamento da edição No. 128

Evento – Lançamento da edição No. 128 (novembro-dezembro 2011) do Boletim Meridiano 4747 – No. 128 – Novembro – Dezembro/2011 26/12/2011 26/12/2011 Brasil e a Comunidade Sul –

26/12/2011

Brasil e a Comunidade Sul – Americana: a necessidade de construir confianças, por Samuel de Jesus(novembro-dezembro 2011) do Boletim Meridiano 47 26/12/2011 23/12/2011 A paz, eterna quimera das relações

23/12/2011

de construir confianças, por Samuel de Jesus 23/12/2011 A paz, eterna quimera das relações internacionais, por

A paz, eterna quimera das relações internacionais, por José Flávio Sombra Saraiva 22/12/2011 22/12/2011

Evento – Bolsas Pierre du Bois para Doutorado no Graduate Institute of International and Development Studies, Genebra 22/12/2011 22/12/2011

Evento – Cursos de Verão no Graduate Institute of International and Development Studies, GenebraInternational and Development Studies, Genebra 22/12/2011 21/12/2011 Assine Mundorama Informe o seu e-mail Join 1.196

21/12/2011

Assine Mundorama

Informe o seu e-mail

Join 1.196 other followers

Mundorama Informe o seu e-mail Join 1.196 other followers Twitter Resenha do livro “Segurança e defesa
Mundorama Informe o seu e-mail Join 1.196 other followers Twitter Resenha do livro “Segurança e defesa

Twitter

Resenha do livro “Segurança e defesa do espaço cibernético brasileiro”, de Raphael Mandarino Júnior,Informe o seu e-mail Join 1.196 other followers Twitter por Bernard http://t.co/mjVnm0sl 2 hours ago Evento

por Bernard

http://t.co/mjVnm0sl 2 hours ago

Evento – XIV Curso de Especialização em Relações Internacionais – iREL-UnB http://t.co/JwNeSNVY 13 hours ago http://t.co/JwNeSNVY 13 hours ago

As flores crispadas de Teerã, por José Flávio Sombra Saraiva http://t.co/8kQsOzmu via @ mundoramanet 16 hours ago http://t.co/8kQsOzmu via @mundoramanet 16 hours ago

Evento - Publicação do livro “África parceira do Brasil atlântico: relações internacionais do Brasil e dapor José Flávio Sombra Saraiva http://t.co/8kQsOzmu via @ mundoramanet 16 hours ago 5 de 7 2/3/2012

do livro “África parceira do Brasil atlântico: relações internacionais do Brasil e da 5 de 7

Resenha do livro “Segurança e defesa do espaço cibernético brasileiro”,

África no … http://t.co/2b4snrAh 17 hours ago

http://mundorama.net/2012/02/03/resenha-do-livro-seguranca-e-defesa-d

Evento – Mesa-redonda “As Agendas dos BRICS para a Cúpula de Nova Déli” – BRICS Policy Center& CEBRI http://t.co/VU1J2pVa 18 hours ago Irã: Entre

& CEBRI http://t.co/VU1J2pVa 18 hours ago

Irã: Entre a Pressão Internacional e a Guerra, por Pio Penna Filho http://t.co/ikznZhX3 21 hours ago http://t.co/ikznZhX3 21 hours ago

Evento – Chamada de Artigos – Revista Monções – UFGD http://t.co/9ZpmeNA1 1 day ago http://t.co/9ZpmeNA1 1 day ago

Reflexos da inserção internacional do Brasil sobre seu pensamento estratégico de defesa, por Paulo Roberto Laraburu http://t.co/9LgpUFyM 1 day ago Roberto Laraburu http://t.co/9LgpUFyM 1 day ago

Ron Paul: as primárias republicanas e a política externa americana, por Carlos Góes e Henrique Barbosa http://t.co/aPTFV11p 1 day ago Barbosa http://t.co/aPTFV11p 1 day ago

Evento – Bolsas de Estudos na Holanda http://t.co/BFK1b6gv 2 days ago http://t.co/BFK1b6gv 2 days ago

Evento – Lançamento de edição especial sobre China da Revista Sociologia & Política – UFPR http://t.co/qk3kcNXp 2 days ago http://t.co/qk3kcNXp 2 days ago

As flores crispadas de Teerã, por José Flávio Sombra Saraiva http://t.co/8kQsOzmu via @ mundoramanet 2 days ago http://t.co/8kQsOzmu via @mundoramanet 2 days ago

Evento – XIV Curso de Especialização em Relações Internacionais – iREL-UnB http://t.co/JwNeSNVY http://t.co/JwNeSNVY

3 days ago

Internacionais – iREL-UnB http://t.co/JwNeSNVY 3 days ago As flores crispadas de Teerã, por José Flávio Sombra

As flores crispadas de Teerã, por José Flávio Sombra Saraiva http://t.co/8kQsOzmu via @mundoramanet 4 days ago

Evento – XIV Curso de Especialização em Relações Internacionais – iREL-UnB http://t.co/JwNeSNVY http://t.co/JwNeSNVY

5 days ago

Internacionais – iREL-UnB http://t.co/JwNeSNVY 5 days ago Evento – Lançamento de edição especial sobre China da

Evento – Lançamento de edição especial sobre China da Revista Sociologia & Política – UFPR http://t.co/qk3kcNXp 5 days ago

Veja todas as edições da Revista Brasilera de Política Internacional - RBPI, desde 1958, em @mundoramanet - http://t.co/GH1ol0I4 . 5 days ago mundoramanet - http://t.co/GH1ol0I4. 5 days ago

Bolsas de estudos no exterior, seleções para pós no Brasil? Saiba tudo da área de RI seguindo @ mundoramanet - http://t.co/m4OJz8NL 6 days ago @mundoramanet - http://t.co/m4OJz8NL 6 days ago

Evento – XIV Curso de Especialização em Relações Internacionais – iREL-UnB http://t.co/JwNeSNVY http://t.co/JwNeSNVY

6 days ago

Internacionais – iREL-UnB http://t.co/JwNeSNVY 6 days ago Irã: Entre a Pressão Internacional e a Guerra, por

Irã: Entre a Pressão Internacional e a Guerra, por Pio Penna Filho http://t.co/ikznZhX3 6 days ago

Seguir @mundoramanet Realização
Seguir @mundoramanet
Realização
6 days ago Seguir @mundoramanet Realização Patrocínio Apoio Citando e redistribuindo 6 de 7 2/3/2012

Patrocínio

6 days ago Seguir @mundoramanet Realização Patrocínio Apoio Citando e redistribuindo 6 de 7 2/3/2012 11:01

Apoio

6 days ago Seguir @mundoramanet Realização Patrocínio Apoio Citando e redistribuindo 6 de 7 2/3/2012 11:01

Citando e redistribuindo

6 days ago Seguir @mundoramanet Realização Patrocínio Apoio Citando e redistribuindo 6 de 7 2/3/2012 11:01

Resenha do livro “Segurança e defesa do espaço cibernético brasileiro”,

http://mundorama.net/2012/02/03/resenha-do-livro-seguranca-e-defesa-d

Conteúdo sob Licença Creative Commons . Mundorama . Blog

Conteúdo sob Licença Creative Commons.

Mundorama.

Blog no WordPress.com. Tema: Headlines até WooThemes.

Creative Commons . Mundorama . Blog no WordPress.com . Tema: Headlines até WooThemes . 7 de