Vous êtes sur la page 1sur 3

PODIVM

6º exercícios – MODELOS DE PROVAS DISCURSIVAS (sugestões de temas)

MODELOS DE PROVA DISCURSIVA

Caríssimos, pretendem candidatar-se a um concurso que tenha questão discursiva, por exemplo uma redação argumentativa ? Eis alguns modelos de provas. Aproveite os temas apresentados e faça sua redação; mas não se esqueça de marcar o tempo gasto na produção do seu texto. Lembre-se de que na sala de prova você não terá o conforto de sua casa.

Concurso

Polícia Federal

Público

Aplicação:

27/1/2002 //

Textos de base

UnB/CESPE//Cargo:

Agente

da

A sociedade organizada segundo os parâmetros do dinheiro e do trabalho, ao

mesmo tempo que cria a figura do trabalhador, cria também a figura do vagabundo, do delinqüente, do trabalhador que não deu certo e que freqüentemente “esbarra” na lei, do criminosos em potencial. Essas são as pessoas que estarão mais sujeitas à perseguição e à punição. (Andréa Buoro et al . Violência urbana- dilemas e desafios)

Art.5º Todos são iguais perante a lei; sem distinção de qualquer natureza,

garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade,à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

( )

III – ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou

degradante; (Constituição da República Federativa do Brasil, 1988)

Proposta: considerando que as idéias apresentadas acima e nos textos da prova objetiva têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo, posicionando- se acerca do seguinte tema:

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

PODIVM

O combate à violência deve ser feito com imparcialidade e respeito ao ser humano.

Obs.: Utilize, no mínimo, trinta e, no máximo, sessenta linhas. Qualquer prova com extensão aquém da mínima de trinta linhas efetivamente escritas será apenado e qualquer fragmento de texto além da extensão máxima de sessenta linhas será desconsiderado.

Outros temas:

Proposta: “A sociedade não é o retrato apenas de seus governantes, é o retrato de seus cidadãos, em destaque, de suas elites. É o nosso retrato, do Brasil todo, de todos nós”(Sérgio Abranches) – com fragmentos com caráter unicamente motivador. UnB ; CESPE –aplicação 10/10/2004 – cargo: Escrivão de Polícia Federal

Proposta: “Tomando como motivadores o texto inicial da prova objetiva de Conhecimentos Básicos e os excertos acima, redija um texto dissertativo, posicionando-se acerca das vantagens de utilização da tecnologia na educação, em um contexto sociocultural em que é elevado o número de analfabetos. UnB /CESPE –aplicação 30/5/2004 – cargo Papiloscopista Policial Federal.

Proposta: “ Redija um texto dissertativo, posicionando-se a respeito do seguinte enunciado: CONTRA FATOS, NÃO HÁ ARGUMENTOS.Em sua argumentação, refira- se, necessariamente, ao que expressam as figuras acima” . UnB / CESPE –aplicação 9/10/2004 – cargo: Perito Criminal Federal.

Um grande abraço a todos.

Noely Landarin Contato: noelylandarin@yahoo.com.br

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

PODIVM

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com