Vous êtes sur la page 1sur 1

Dwight Lyman Moody (1837-1899) Moody considerado o pai do movimento de evangelizao, e ganhou aproximadamente quin hentas mil almas

s para Cristo. Descendente de lavradores pobres, era o sexto entr e nove filhos. Cedo ficou rfo de pai, que os deixara endividados, e os credores ap ossaram-se de tudo, at da lenha que os aquecia no rigoroso inverno. Consta que no faltavam conselhos para que sua me entregasse os filhos para que outros criassem. Dedicada e decidida, contudo, a mulher os criou em seu lar, na doutrina unitari sta. No entanto, no houve dinheiro para enviar o jovem Moody para a escola. Como conseqncia, ele nunca foi capaz de falar corretamente. Aos 17 anos Moody saiu de casa para trabalhar na loja de sapatos do seu tio, em Boston. Em 1856, poca em que os congregacionais da regio estavam em meio a um reav ivamento, recebeu certa manh uma visita especial: durante o expediente na loja, f oi visitado pelo seu professor da Escola Dominical, que acreditava que tinha de falar-lhe de Cristo. Em poucas palavras, falou do amor que Jesus tinha por ele e do amor que esperava em retorno; colocou a mo sobre seu ombro e convidou-o a vir para Cristo. L, nos fundos da loja, Moody recebeu a Cristo. Moody tinha um forte desejo de ficar rico. Foi para Chicago, onde seu negcio de s apatos e botas prosperou rapidamente. Imediatamente aps sua converso, comeou a agir como um novo homem. O costume da poca era alugarem-se os assentos nas igrejas. M oody pagou um banco e o enchia com homens que ele tirava das ruas. Depois pagou outro, um terceiro e um quarto banco, que enchia com homens e meninos. Buscando alcanar as crianas, Moody tornou-se tambm professor da Escola Dominical. Em sua pri meira manh, reuniu 18 meninos de rua. Logo o nmero destes chegou aos 600. Certo di a em que Moody resolveu fazer algumas visitas evangelsticas, pecadores convertera m-se a Cristo. Isso lhe marcou tanto que Moody desligou-se do lucrativo negcio e passou a dedicar-se exclusivamente evangelizao.

Sua Escola Dominical em North Market Hall tornou-se em 1863 a Igreja de Illinois Street. Esta, com o tempo, passou a ser a Igreja Chicago Avenue, onde ele era p astor leigo. Hoje conhecida como Moody Memorial Church. Em 1870 uniu-se ao canto r e compositor de hinos Ira David Sankey numa srie de cultos evangelsticos nos Est ados Unidos e na Gr-Bretanha. Homem de orao, suas so as palavras: Se estamos cheios d o Esprito Santo, ungidos, nossas palavras alcanaro os coraes do povo . Seus sermes colo idos e dramticos, sua convico intensa, a voz agradvel de Sankey e seus hinos comoven tes conduziram multides aos ps do Senhor. Apesar de iletrado, Moody valorizava a educao: em 1879 abriu o Seminrio para Moas de Northfield; em 1881, a Escola Monte Hermon para Moos, e em 1889 fundou em Chicag o o Instituto Bblico, hoje em dia conhecido como Moody Bible Institute, para trei nar obreiros cristos.

Vous aimerez peut-être aussi