Vous êtes sur la page 1sur 1

AS SRIES ORGNICAS As sries orgnicas so grupos de compostos que guardam entre s semelhanas estruturais, de forma que permitem a racionalizao

do estudo de suas propriedades fsicas. As comparaes de propriedades fsicas, tais como pontos de fuso e de ebulio, bem como de solubilidades em gua (e em outros solventes) podem ser explicadas com base nas semelhanas (e diferenas) estruturais, como se mostrar a seguir. As Sries Homlogas Os componentes de uma dada srie homloga so da mesma funo orgnica e se diferenciam atravs de um ou mais grupos - CH2- . semelhante a uma progresso aritmtica de razo 14 unidades ( do grupo CH2 - ). Por exemplo, os alcanos formam uma srie homloga, os alcenos formam outra srie,os alcinos formam outra e assim por diante. possvel ter sries homlogas com outras funes.Assim, os mono-lcoois acclicos saturados como metanol, etanol, propanol uma srie, os mono-aldeidos acclicos saturados formam outra etc. Note que para exemplificar uma srie temos que ser precisos. errado dizer que os lcoois formam uma srie sem especificar que tipo de lcool,uma vez que existem vrios tipos(saturados,insaturados, de cadeia aberta,de cadeia fechada,aromticos,com mais de um grupo funcional etc). Como os componentes de uma dada srie homloga pertencem mesma funo, eles apresentam reaes qumicas semelhantes. Suas propriedades fsicas, tais como PF e PE e densidade aumentam com a massa molecular. Por exemplo, o ponto de ebulio do n-pentano maior que o do n-butano. No caso de ismeros de cadeia, o mais ramificado tem menores PF e PE. Assim, o metilpropano (isobutano) tem ponto de ebulio mais baixo que o n-butano. Com respeito solubilidade na gua, ou em outro solvente, lembre que semelhante dissolve semelhante: Como os hidrocarbonetos (petrleo e derivados) e os steres (de massa molar elevada) so apolares, no se dissolvem na gua. Os solutos polares (aldedos, cetonas, lcoois etc) dissolvem-se mais ou menos na gua. medida que cresce a cadeia carbnica, que apolar, a solubilidade na gua vai diminuindo. O butan-1-ol, por exemplo, menos solvel na gua do que o etanol.

As Sries Islogas Os componentes de uma mesma srie isloga so da mesma funo orgnica que se diferenciam por um ou mais grupos 2 H . Por exemplo, etano, eteno e etino formam uma srie isloga, enquanto que propano, propeno e propino formam outra, e assim por diante. De um modo geral, cada srie isloga formada por 3 componentes sendo um deles saturado e os outros dois insaturados, sendo um deles com dupla e o outro com tripla ligao. Muitas propriedades qumicas, que dependem das insaturaes, so diferentes. As propriedades fsicas que dependem das massas moleculares, tm valores prximos. Em geral, o composto mais insaturado tem valores menores de PF e de PE.

As Sries Heterlogas Os componentes de uma srie heterloga tm em comum apenas o mesmo nmero de tomos de carbono por molcula. Eles pertencem a funes diferentes. Por exemplo, etanol, ter dimetlico, etanal, cido etanico e etilamina, todos com dois tomos de carbono na molcula, so de uma mesma srie. Pelo fato de pertencerem a funes diferentes, suas propriedades qumicas so diferentes. O mais polar tem maiores pontos de fuso e de ebulio. A solubilidade na gua tanto maior quanto for a polaridade da molcula. Esta solubilidade diminui quando aumenta a cadeia carbnica.Geralmente os compostos polares com at dois tomos de carbono por molcula se dissolvem na gua.A partir de trs alguns j tm dificuldade em dissolver.

Vous aimerez peut-être aussi