Vous êtes sur la page 1sur 20

Thiago Coelho - Direito Processual Civil

Direito Processual Civil para Tribunais

Direito Processual Civil: noes gerais. Estrutura do Cdigo de Processo Civil. Jurisdio, processo e ao.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL: NOES GERAIS.

Diante da complexidade com que se travam as relaes sociais, impossvel evitar conflitos de interesses entre os cidados, ou entre estes e prprio Estado, a respeito da interpretao dos direitos subjetivos e da fiel aplicao do direito objetivo aos casos concretos.

Para manter o imprio da ordem jurdica e assegurar a paz social, o Estado no tolera a justia feita pelas prprias mos dos interessados. Divide, pois suas funes soberanas, de modo a atender essa contingncia, em atividades administrativas, legislativas e jurisdicionais.

A funo administrativa diz respeito gesto ordinria dos servios pblicos e incumbe ao Poder Executivo. A legislativa consiste em traar, abstrata e genericamente, as normas de conduta que formam o direito objetivo, e cabe ao Poder Legislativo. A terceira a jurisdio, que incumbe ao Poder Judicirio, e que vem a ser a misso pacificadora do Estado, exercida diante das situaes litigiosas. Atravs dela, o Estado d soluo s lides ou litgios, que so os conflitos de interesse, caracterizados por pretenses resistidas, tendo como objetivo imediato a aplicao da lei ao caso concreto, e como misso mediata restabelecer a paz entre os particulares e, com isso, manter a sociedade. Para regular esse mtodo de composio dos litgios, cria o Estado normas jurdicas que formam o direito processual, tambm denominado formal ou instrumental, por servir de forma ou instrumento de atuao da vontade concreta das leis de direito material ou substancial, que h de solucionar o conflito de interesses estabelecido entre as partes.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Diante desse quadro, o Direito Processual Civil pode ser definido como o ramo da cincia jurdica que trata do complexo das normas reguladoras do exerccio da jurisdio civil. A autonomia do direito processual civil, frente ao direito substancial, inegvel e se caracteriza por total diversidade de natureza e de objetivos. Enquanto o direito material cuida de estabelecer as normas que regulam as relaes jurdicas entre as pessoas, o processual visa a regulamentar uma funo pblica estatal. Seus princpios, todos ligados ao direito pblico a que pertence, so totalmente diferentes, portanto, daqueles outros que inspiram o direito material, quase sempre de ordem privada. Tem, pois, o processo civil, natureza de direito pblico, pois regula o exerccio de parte de uma das funes soberanas do Estado, que a jurisdio. JURISDIO. - A JURISDIO E AS FORMAS DE SOLUO DOS CONFLITOS.

A jurisdio, como se sabe, um dos pilares no qual se funda a teoria geral do processo. As bases deste ramo do Direito, que formam, na feliz expresso de Ramiro Podetti, a trilogia estrutural do processo, so justamente a jurisdio, a ao e o processo. A importncia do estudo da jurisdio est em que os institutos processuais e o prprio processo se desenvolvem em meio atividade jurisdicional. lio por demais conhecida que a jurisdio a funo do Estado, mediante a qual este ente se substitui aos particulares ou mesmo a outros rgos pblicos com o objetivo de resolver os conflitos de interesses existentes, promovendo a pacificao social. Mas ser que sempre foi assim? E quando o Estado ainda no era suficientemente forte e estruturado, como eram solucionados os conflitos de interesses? A resposta a estas indagaes nos permitir adentrar em breve anlise sobre a origem da jurisdio, perpassando por todas as formas de resoluo de conflitos j evidenciadas na sociedade, que so, a bem da verdade, antecedentes lgicos da atividade jurisdicional dentro da evoluo dos tempos, embora estas fases no sejam estanques nem tenham acontecido obrigatoriamente na seqncia adiante exposta. A jurisdio, evidentemente, a forma mais perfeita de soluo dos conflitos, mas no a nica, como dito. Ao longo do tempo, diante do fato de que as insatisfaes sempre existiram, motivadas pela circunstncia de os bens da vida serem insuficientes diante das necessidades ilimitadas dos seres humanos, alguns mtodos de soluo dos conflitos receberam notoriedade. Vejamo-los. Autotutela -

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Nos primrdios da civilizao, mediante a utilizao de meios bastante primitivos, onde se destacava o uso da fora fsica, os litgios eram resolvidos. Destacava-se, aqui, a fase da autotutela ou autodefesa, que significava manifesta forma de justia privada, uma vez que as partes ou os grupos, utilizando-se dos meios que estivessem mo, resolviam suas insatisfaes. Prevalecia, portanto, a vontade unilateral e cogente dos mais fortes e poderosos. Logicamente, no atual desenvolvimento social, h um repdio a este modo de colocar fim aos litgios, na medida em que a justia cede espao para a fora e a esperteza. Mas h uma razo de ser para o florescimento inicial da autotutela. Nesta poca no havia um Estado organizado, capaz de enfeixar em suas mos a soluo das conflituosidades e superar os mpetos individualistas dos homens, nem tampouco normas de conduta (leis) anteriormente fixadas que pudessem servir de regras orientadoras para o comportamento dos indivduos. Nesta fase de justia privada, ademais, como lgico concluir, era notria a prevalncia da instabilidade e insegurana social, uma vez que inexistia uma garantia que os mais fracos iriam permanecer com os bens da vida obtidos. Estes viviam sob permanente ameaa de serem despojados destes bens. Diante disso, a autotutela evoluiu para uma regulamentao desta justia privatstica, como ocorreu com a criao da Lei de Talio, que preconizava a mxima do olho por olho, dente por dente. Em abordagem assaz didtica, os professores WAMBIER, CORREIA DE ALMEIDA e TALAMINI, em obra conjunta, apresentam esclarecedor panorama desta fase evolutiva, atravs da seguinte lio:

Se A e B estivessem em conflito em razo do desrespeito, por B, de direito atribudo a A, este poderia defender-se sozinho resolvendo o conflito em que estivesse envolvido, mediante qualquer tipo de soluo, ainda que baseada na supremacia da fora bruta ou de qualquer faceta representativa dos poderes econmico e blico. Por exemplo: diante do inadimplemento de obrigao consistente em pagar um dbito, assumida por uma parte diante da outra, o credor poder-se-ia apropriar de bens do devedor, em valor equivalente ao de seu crdito, como forma de receber aquilo a que tinha direito, sem que estivesse incidindo na prtica de qualquer delito.

O que caracteriza, portanto, a fase da autotutela, no feliz resumo de CINTRAGRINOVER-DINAMARCO, : a) ausncia de juiz distinto das partes; e, b) imposio da deciso por uma das partes outra.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Nos dias atuais, diante de um Estado suficientemente estruturado, no se aceita, como regra, a autotutela, sendo inclusive criminalizada a conduta de fazer justia com as prprias mos (art. 345 do CP - crime de exerccio arbitrrio das prprias razes). Ocorre, no entanto, que no Direito presente, em situaes excepcionalssimas, existem resqucios de autotutela, como ocorre, por exemplo, nos casos de legtima defesa, desforo imediato (art. 1.210, 1 CC), etc. Segundo os sempre citados CINTRA-GRINOVERDINAMARCO: So duas as razes pelas quais se admite a conduta unilateral invasora da esfera jurdica alheia nesses casos excepcionais: a) a impossibilidade de estar o Estado-juiz presente sempre que um direito esteja sendo violado ou prestes a s-lo; b) a ausncia de confiana de cada um no altrusmo alheio, inspirador de uma possvel autocomposio. Autocomposio Aliado autotutela, a racionalizao humana engendrou outro mtodo de soluo dos conflitos de interesses mais consentneo com a sobrevivncia, a estabilidade social e a paz jurdica. Refiro-me autocomposio. Esta consiste basicamente na existncia de concesses feitas por uma ou ambas as partes em relao s suas pretenses ou parte destas. No h, aqui, imposio pelo uso da fora. A autocomposio pode se dar de trs formas: a) pela renncia (A simplesmente desiste da sua pretenso em relao a B); b) pela submisso (A renuncia resistncia que est oferecendo a B); e, c) pela transao (A e B fazem concesses reciprocas, abdicando de parte de suas pretenses). Observa-se nesta forma de resoluo de litgios que a presena do Estado ainda no sentida, sendo sempre dependente da vontade de uma ou ambas as partes. No processo civil moderno tem sido considerada salutar e at valorizada a autocomposio. A busca da conciliao entre as partes, por exemplo, uma diretriz inafastvel do Direito Processual Civil moderno, como se percebe pela dico dos arts. 125, IV e 331 do CPC. Somente para citar, o primeiro dispositivo estabelece que compete ao juiz, a qualquer tempo, tentar conciliar as partes. Arbitragem (facultativa e obrigatria) Na seqncia da evoluo das formas de soluo dos conflitos, procurou-se retirar do mbito das partes a definio dos litgios, passando-se a buscar, atravs da presena de um terceiro, a resoluo das insatisfaes sociais. Isto ocorreu inicialmente atravs do acordo entre as partes para que uma pessoa eleita por estas pudesse resolver o conflito, comprometendo-se as partes a aceitarem a soluo apresentada. Surgia, portanto, a figura do rbitro e a fase da arbitragem facultativa. Este terceiro (rbitro), no comeo, freqentemente, era um sacerdote ou um ancio, pois estes gozavam de maior prestgio na sociedade da poca, seja pela proximidade com as divindades, seja pelo conhecimento dos costumes.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Com o passar do tempo, a arbitragem facultativa evoluiu para a arbitragem obrigatria, o que demonstra uma presena mais efetiva do Estado, que, nesta poca, j tinha fora de indicar um rbitro independente da vontade das partes, cuja deciso seria vlida entre as partes1. A arbitragem (conveno de arbitragem), vale dizer, ainda hoje tem espao no nosso ordenamento jurdico, recebendo, inclusive, com a edio da Lei n 9.307, de 26 de setembro de 1996, novo arcabouo, restando estabelecida a arbitragem facultativa, a teor do art. 1 da citada legislao: As pessoas capazes de contratar podero valer-se da arbitragem para dirimir litgios relativos a direitos patrimoniais disponveis. Isto no quer dizer, contudo, que seja a regra a ser observada. Jurisdio Aps a arbitragem obrigatria, com o fortalecimento e a presena efetiva do Estado, aliado conscincia cada vez mais presente da existncia de um Estado de Direito, a soluo dos conflitos passou a ser tida efetivamente como uma funo do Estado, inicialmente atribuda ao rei, e depois emoldurada como autntica atividade jurisdicional, nos moldes percebidos na atualidade. A soluo das contendas passava a ser dever do Estado, atravs de um rgo deste, que, interferindo na esfera jurdica dos indivduos, seria capaz de substituir s partes e, com imparcialidade, declarar o direito protegido e fazer com que, efetivamente, este direito venha a ser observado no campo prtico. Chega-se, portanto, idia e construo da teoria da jurisdio.

- CARACTERSTICAS E CONCEITOS DE JURISDIO. As princpais caractersticas da jurisdio, portanto, j foram referidas no tpico passado, sendo esta a oportunidade para traar breve comentrio sobre cada uma destas caractersticas. So elas: a) carter substitutivo - O Estado, como j ensinava Chiovenda, na medida em que probe a justia privada, trouxe para si o monoplio jurisdicional. Sendo assim, ante a existncia de um conflito de interesses trazidos ao Estado-juiz, este se substitui s partes litigantes para, com atividades do prprio Estado, solucionar o conflito e efetivar a vontade da lei. A substitutividade tambm indica a necessidade de o conflito ser resolvido por um terceiro (rgo estatal)

Nasce, portanto, nesta fase, a figura do juiz. Com a presena da arbitragem obrigatria surge tambm a necessidade de elaborao de regras objetivas e vinculativas para nortear as decises da autoridade pblica, o que demonstra que, no desenrolar dos estgios de desenvolvimento social, o legislador apareceu depois do julgador.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

dotado de imparcialidade, totalmente alheio ao conflito, embora, por dever de funo, deva solucion-lo. b) escopo de atuao do direito - Um dos objetivos da jurisdio, que a caracteriza, o objetivo de fazer prevalecer a vontade da lei, dando a quem de direito tudo aquilo e somente aquilo que, segundo a lei, o interessado tem direito de obter. c) justa composio da lide - As mais das vezes, Carnelutti dizia que sempre, a jurisdio ser exercida diante de um conflito de interesses apto a gerar uma insatisfao. d) inrcia - Outra caracterstica importantssima da jurisdio a inrcia dos rgos jurisdicionais. O art. 2 do CPC estabelece que: Nenhum juiz prestar a tutela jurisdicional seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e forma legais. Esta caracterstica ser vista com mais vagar quando se estudar o princpio da demanda, que correlato deste, com a diferena de que a inrcia vista do ponto de vista do juiz. A partir destas caractersticas os doutrinadores tm formulado suas definies sobre a jurisdio. A bem da verdade, cada uma delas observa a jurisdio sob um determinado ngulo, sendo muito difcil se engendrar uma definio que consiga exprimir de forma completa todo o fenmeno jurisdicional. Para apresentar uma viso mais genrica do instituto, seguem algumas definies apresentadas por doutrinadores de nomeada: a) CHIOVENDA - Jurisdio a funo do Estado que tem por escopo a atuao da vontade concreta da lei por meio da substituio, pela atividade de rgos pblicos, da atividade de particulares ou de outros rgos pblicos, j no afirmar a existncia da vontade da lei, j no torn-la, praticamente, efetiva. b) AMLCAR DE CASTRO - Jurisdio um poder-dever do Estado de distribuir justia, aplicando a lei ao caso concreto. c) WAMBIER, CORREIA DA ALMEIDA E TALAMINI - A jurisdio , portanto, no mbito do processo civil, a funo que consiste, primordialmente, em resolver os conflitos que a ela sejam apresentados pelas pessoas, naturais ou jurdicas (e tambm pelos entes despersonalizados, tais como o esplio, a massa falida e o condomnio) em lugar dos interessados, por meio da aplicao de uma soluo prevista pelo sistema jurdico. d) CINTRA, GRINOVER E DINAMARCO - Jurisdio uma das funes do Estado, mediante a qual este se substitui aos titulares dos interesses em conflito, para imparcialmente, buscar a pacificao do conflito que os envolve, com justia. - PRINCPIOS DA JURISDIO. Vrios princpios informam a jurisdio. O estudo destes serve de norte indispensvel para se reconhecer os verdadeiros contornos da funo jurisdicional, apresentando, alm disso, grande importncia prtica para todo o estudo do processo.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Nesta parte, a anlise dever ser o mais minudente possvel, a fim de que se possa, alm de enunciar o princpio e apresentar seu significado, enfatizar todas as decorrncias deste, bem como as discusses que enseja. Merecem destaque os seguintes princpios da atividade jurisdicional: investidura, juiz natural, indelegabilidade, indeclinabilidade, inevitabilidade, aderncia ao territrio, demanda ou dispositivo, inafastabilidade do controle jurisdicional. Princpio da investidura Somente poder exercer jurisdio a pessoa investida na atividade judicante. Eis o que enuncia o princpio da investidura. Sem estar investido no cargo de juiz no lcito o exerccio da funo jurisdicional. Como explica RUI PORTANOVA: No Brasil condio indispensvel a quem se submete a um juzo natural que este seja personificado na pessoa de um agente pblico investido regularmente nas suas funes estatais. Em razo do princpio da investidura, o juiz aposentado, pelo fato de perder a jurisdio, dever passar os autos ao seu sucessor, no podendo julgar a causa (RJTJSP 39/218), mesmo que tenha encerrado a instruo (JTACivSP 61/143). Princpio do juiz natural Outro postulado da jurisdio o do juiz natural ou juiz legal ou constitucional. Este princpio, de particular importncia, enuncia que todos tm direito a um julgamento independente e imparcial, perante autoridade previamente estabelecida pelas normas constitucionais e legais. Sob um primeiro prisma, portanto, o princpio do juiz natural impede um julgamento viciado, proferido por juiz que no seja independente e imparcial. Para isso, garante a observncia da competncia prevista na Constituio e nas leis. Primeira manifestao deste postulado o art. 5, LIII da CF/88: ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente. Por outro lado, o princpio em referncia tambm impede a criao de Tribunais para julgamento de fatos anteriores a sua instituio ou para julgar pessoas determinadas, o que no se confunde com a possibilidade de se criar competncia por prerrogativa de funo, a qual em razo do cargo e no da pessoa. No se aceitam, portanto, a criao dos chamados Tribunais de Exceo, que so aqueles criados aps o fato que lhes cabe julgar. Sobre o assunto, tem-se a regra do art. 5, XXXVII, da CF/88, que preceitua que: no haver juzo ou tribunal de exceo. O processualista RUI PORTANOVA, em feliz lio, percebeu o significado e a importncia do princpio do juiz natural. Transcrevemos:

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

O princpio do juiz natural verdadeira garantia a ser invocada contra toda e qualquer forma de autoritarismo que queira se justificar atravs do Poder Judicirio. A invocao do juiz natural, com seu extenso contedo democrtico, consagra conquistas da humanidade, ao longo de sua histria, contra um Judicirio subserviente a comandos ditatoriais que o afrontam. Com base no juiz natural, poder o operador jurdico pleitear contra invenes legislativas. No mesmo passo, o princpio do juiz natural constitucional fundamento para afastar toda sorte de influncia estranha no Poder Judicirio (tribunais de ocasio, escolhas ou substituies de juzes) to a gosto de ditadores que conquistam o executivo.

Princpio da indelegabilidade Decorre do princpio constitucional de que vedado aos Poderes delegar atribuies. Este no um princpio constitucional expresso, mas decorre da forma rgida como se estabelecem as atribuies dos diversos poderes estatais pela Constituio Federal. Tambm o juiz, pessoa fsica investida na atividade judicante, no pode delegar as atribuies que lhe foram outorgadas como dever de funo para que outras pessoas as exeram. Princpio da indeclinabilidade Este princpio tem relao com a prpria funo da jurisdio de solucionar todos os conflitos de interesses trazidos apreciao do Poder Judicirio, no af de obter a pacificao social com justia. As mais diversas espcies de demandas, sejam elas individuais ou coletivas, so trazidas ao conhecimento do juiz. Em razo do princpio da indeclinabilidade no pode o juiz deixar de apresentar soluo para o caso, mesmo que esteja diante da mais intrincada controvrsia jurdica que se possa submeter a um magistrado. No pode, portanto, o rgo julgador pronunciar o non liquet, deixando assim de resolver a pendenga judicial. obrigado a oferecer pronunciamento sobre o fato analisado, mesmo que este seja desfavorvel pretenso do autor. O princpio da indeclinabilidade, na forma em que est emoldurado, deixa claro que a atividade jurisdicional sobretudo um dever dos rgos que a exerce.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

A expresso legislativa do citado postulado est no art. 126 do CPC, que preceitua: O juiz no se exime de sentenciar alegando lacuna ou obscuridade da lei... Princpio da inevitabilidade A jurisdio, como j foi dito anteriormente, manifestao do poder estatal, este conceituado como a capacidade de decidir imperativamente e impor decises. Isto decorrncia da natureza publicstica do processo. Existe, portanto, a sujeio das partes s decises jurisdicionais, independentemente da vontade dos interessados. Assim, por fora do princpio da inevitabilidade, a jurisdio se impe por poder prprio, o qual independe da vontade das partes. Assim, foroso concluir que existe uma relao de sujeio das partes litigantes em relao s decises jurisdicionais exeqveis. Princpio da aderncia ao territrio Sobre este postulado esclarece CINTRA-GRINOVER-DINAMARCO: No princpio da aderncia ao territrio manifesta-se, em primeiro lugar, a limitao da prpria soberania nacional ao territrio do pas: assim como os rgos do Poder Executivo ou do Legislativo, tambm os magistrados s tm autoridade nos limites territoriais do Estado. Alm disso, como os juzes so muitos no mesmo pas, distribudos em comarcas (Justias Estaduais) ou sees judicirias (Justia Federal), tambm se infere da que cada juiz s exerce a sua autoridade nos limites do territrio sujeito por lei sua jurisdio. O princpio de que tratamos , pois, aquele que estabelece limitaes territoriais autoridade dos juzes. CARREIRA ALVIM ainda acrescenta que o princpio em epgrafe: Quer significar que a jurisdio pressupe um territrio sobre a qual exercida. No se pode falar em jurisdio seno enquanto correlata com determinada rea territorial do Estado. Tal princpio estabelece, inclusive, limites s atividades jurisdicionais dos juzes, que, fora do territrio sujeito por lei sua autoridade, no podem exerc-las. Em razo destas limitaes territoriais que, com relao aos atos estabelecidos fora da circunscrio territorial que exerce autoridade o juiz, este deve solicitar a cooperao de outro juiz que possua aderncia ao territrio, atravs da expedio de carta precatria. Diante da organizao judiciria brasileira, o STF e o STJ tm jurisdio limitada ao territrio nacional. Os Tribunais Regionais Federais, por sua vez, limitam-se territorialmente em relao determinada regio, que pode compreender um ou mais Estados. Os Tribunais de Justia, por seu turno, possuem jurisdio em todo o territrio estadual, enquanto os juzes de direito ficam limitados s suas comarcas.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Princpio da demanda Previsto no art. 2 (CPC): Nenhum juiz prestar a tutela jurisdicional seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e forma legais. Uma caracterstica j estudada da jurisdio que ela inerte, pelo que necessita ser provocada. A inrcia o mesmo princpio da demanda sendo que visto sob a tica do juiz. O postulado em anlise tem sua extenso evidenciada atravs de dois brocardos latinos: Ne procedat judex ex officio (No proceda o juiz de ofcio) e Nemo judex sine actore (Ningum juiz sem autor). Significa, em rpidas palavras, que no pode haver jurisdio sem ao, o que demonstra que, para atuar, a jurisdio dever ser provocada pela parte ou interessado. Depois de acionada a jurisdio, contudo, esta desenvolve-se por impulso oficial (art. 262 do CPC). Outra nuance do princpio da demanda que serve como limitao atividade do juiz. Isto porque a parte pode ativar a jurisdio somente em relao parte da pretenso que tenha, o que impossibilitar o conhecimento sobre a totalidade da pretenso. Alm do mais, decorrncia do postulado da demanda o princpio da adstrio do juiz ao pedido da parte, de forma que o pedido o norte do qual no pode se afastar o julgador. A doutrina costuma elencar alguns fundamentos para a existncia da necessidade de que a jurisdio seja ativada e estabelecidos os limites da pretenso. Primeiramente, este postulado uma garantia para a imparcialidade do juiz. J se tem observado que quando algum d incio ao, este se liga psicologicamente causa, de tal maneira que dificilmente conseguiria solucion-la com iseno. Por outro lado, agrega-se tambm que este postulado se afina, de forma bastante prxima, com o escopo maior da jurisdio: a pacificao social com justia. que se a jurisdio fosse exercida espontaneamente, ou seja, sem depender de provocao, acabaria por fomentar conflitos que as prprias partes no tm interesse em resolver, o que, fatalmente, iria de encontro ao objetivo de pacificao social. Ainda em relao ao princpio da demanda, indispensvel observar a existncia de situaes excepcionais onde o mesmo no observado. Exemplos de excees ocorrem na possibilidade de se instaurar de ofcio a execuo trabalhista, assim como a execuo penal. Por ltimo, resta comentar o princpio da inafastabilidade da funo jurisdicional, sendo este um dos que maior importncia prtica possui. Princpio da inafastabilidade do controle jurisdicional

10

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Este talvez seja o mais importante de todos os princpios da atividade jurisdicional, bem como o que mais evidncia tem tido, principalmente em poca de reformas processuais, onde se faz urgente a remoo de obstculos para o pleno acesso justia e efetividade processual. Na verdade, estes dois ltimos princpios (acesso justia e efetividade processual) so o pano de fundo de que decorre o princpio da inafastabilidade do controle judicial. Este postulado indica que a sociedade est a clamar pela soluo rpida e justa dos conflitos trazidos apreciao judicial. Na feio moderna, a inafastabilidade do controle jurisdicional implica na possibilidade de acesso a uma ordem jurdica justa. A expresso constitucional do postulado em anlise o art. 5, XXXV, da CF/88, que preceitua: a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito. O professor NELSON NERY explica sobre esta garantia que: Isto quer dizer que todos tm acesso justia para postular tutela jurisdicional preventiva ou reparatria relativamente a um direito. Esto aqui contemplados no s os direitos individuais, como tambm os difusos e coletivos. Dentro desta tica, possvel afirmar que o postulado da inafastabilidade do controle jurisdicional enuncia que no podem ser criados obstculos ao cidado de buscar o seu direito no Poder Judicirio, o que engloba tambm a necessidade de se garantir a efetividade das decises jurisdicionais. princpio voltado para o legislador, incitando-o a remover todos os bices ao exerccio e efetividade da funo jurisdicional, assim como ao julgador que deve cuidar de no deixar prevalecer qualquer iniciativa legislativa que atente contra o citado preceito magno. As tendncias modernas do acesso ordem jurdica justa procuram realar a necessidade de promover uma maior admisso das partes ao processo, que este se desenvolva sob o signo do devido processo legal, com a observncia de todos os princpios deste decorrente, bem como buscando que a soluo final seja dotada de efetividade, outorgando-se a quem de direito, tudo aquilo e somente aquilo que tenha o direito de obter, consoante feliz mxima chiovendiana. Analisando-se o direito positivo, a Constituio Federal de 1988 e as recentes reformas introduzidas no Cdigo de Processo Civil e na legislao processual extravagante, vse claramente a busca de se aproximar de uma ordem jurdica mais justa. Alguns aspectos demonstram esta tendncia moderna de tornar prtico o princpio da inafastibilidade do controle jurisdicional. So exemplos deste rumo do Processo Civil:

11

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

a) a garantia da assistncia judiciria gratuita e integral para os que comprovarem a insuficincia de recursos (art. 5, LXXVI, da CF/88), sendo necessrio a mera declarao para gozar dos benefcios da assistncia judiciria gratuita; b) criao e aperfeioamento de institutos jurdicos para a tutela dos mais diferentes direitos, sejam eles individuais ou coletivos. Exemplos clssicos do que foi dito so: o Mandado de Segurana coletivo, o Mandado de Injuno, o Habeas-Data, o alargamento da legitimidade e do objeto da Ao Popular e da Ao Civil Pblica; c) ampliao do campo da legitimidade processual - Exs.: Ao Direta de Inconstitucionalidade, legitimidade do partido poltico, organizao sindical, entidade de classe ou associao no MS coletivo, legitimao da associao para representar seus filiados na defesa de seus direitos e legitimao do sindicato na defesa dos direitos e interesses da categoria (arts. 103; 5, LXX e XXI; e, 8, III, todos da Constituio Federal); d) criao de rgos especficos para atender a grande massa da populao, como ocorre com instituio dos juizados especiais, previstos na Lei n 9.099/95;

PROCESSO
- CONCEITO Para exercer a funo jurisdicional, o Estado cria rgos especializados, contudo, esses rgos encarregados da jurisdio no podem atuar discricionria ou livremente, dada a prpria natureza da atividade que lhes compete. Subordinam-se, por isso mesmo, a um mtodo ou sistema de atuao , que vem a ser o processo. Entre o pedido e o provimento jurisdicional se impe a prtica de uma srie de atos que formam o procedimento judicial, isto , a forma de agir em juzo, e cujo contedo sistemtico o processo. Do ponto de vista etimolgico, processo significa marcha avante. Esta idia, contudo, mais se aproxima da noo de procedimento, que se apresenta diversa da de processo. Processo tem sentido teleolgico, constituindo-se no instrumento pelo qual se exerce a atividade jurisdicional

PRINCPIOS DO PROCESSO CIVIL

12

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Distingue-se tambm a existncia de princpios fundamentais do processo civil, muito destes inclusive recebendo expresso constitucional. So exemplos: a) Imparcialidade do juiz ( art.95 da CF) - Decorre da necessidade de o magistrado ser subjetivamente capaz (no ser suspeito nem impedido). O juiz dever ficar eqidistante das partes, para decidir imparcialmente. A imparcialidade liga-se ao carter substitutivo da jurisdio e, sobretudo, ao princpio do juiz natural. b) Igualdade ( art.5, caput, CF; art.125,I, do CPC) Indica que deve haver tratamento igualitrio entre as partes. A igualdade deve ser entendida do ponto de vista material. A justia que procurada no processo no ser alcanada se no h igualdade entre as partes. c) Contraditrio Tambm se constitui, assim como os outros, em garantia constitucional. Resta assegurado o direito informao acerca dos atos e termos do processo, bem como a possibilidade de manifestar-se nos autos, deduzindo alegaes, defesas e produzindo provas. tambm chamado de princpio da bilateralidade da audincia. d) Oralidade Muitos autores defendem que o processo civil deveria se pautar mais pela oralidade, ao invs de valorizar tanto o procedimento escrito. Para haver oralidade, faz-se mister a presena de outros princpios, como: imediatidade (tem que haver um contato direto do juiz com as partes e as provas), concentrao (procedimento deve ser concentrado em uma ou poucas audincias a serem realizadas em breve espao de tempo), identidade fsica do juiz (o juiz da instruo deve sentenciar) e irrecorribilidade das interlocutrias ( no o sistema vigente, diante do recurso do agravo). e) Livre convencimento do juiz A prova no deve ter um valor predeterminado, tampouco deve ficar unicamente ao arbtrio do juiz a valorao desta. O juiz deve livremente apreciar a prova, com a condicionante de que deve demonstrar as razes de sua deciso. tambm conhecido por princpio da persuaso racional. f) Princpio dispositivo ou da demanda No h jurisdio sem ao, pelo que a primeira dever sempre ser provocada pela parte. g) Impulso oficial Apesar de iniciar por provocao, o processo se desenvolve por impulso oficial, podendo o juiz determinar o andamento do processo. No se pode olvidar, contudo, que, no curso do processo, persiste, em algumas hipteses, a necessidade de alegao das partes. h) Princpios da publicidade e da motivao Esto previstos no artigo 93, IX, da Constituio. So garantias do Estado Democrtico de Direito. O processo deve ser pblico, salvo para resguardar o decoro e a intimidade ( casos de segredo de justia). Deve haver tambm fundamentao das decises, para que possa haver o controle judicial destas, evitando-se abusos e deformaes do processo.

13

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

i) Princpio da lealdade decorrncia da boa-f que deve informar os litigantes. H penalidades para o atuar desleal das partes (arts.17 e 18 do CPC). J) Princpio da economia processual Deve-se buscar o mximo da atuao do processo, com o mnimo de atividades processuais. Colima-se evitar repeties desnecessrias. k) Duplo grau de jurisdio a possibilidade de reexame das decises judiciais pelo mesmo juzo ou por juzo diverso, geralmente de instncia superior, mas no necessariamente. Implcita ou indiretamente prev a Constituio o duplo grau de jurisdio quando, entre outras coisas, incube-se de atribuir competncia recursal a diversos rgos do Poder Judicirio ( art.102,II; 105,II; 198,II ). l) Instrumentalidade das formas Embora haja necessidade de se estabelecer formas para os atos processuais, os mesmos consideram-se hgidos quando, mesmo inobservada a forma, atingirem sua finalidade ou no causarem prejuzo. Busca-se o total aproveitamento dos atos processuais. CAPACIDADE PROCESSUAL (art.7 CPC) A capacidade processual consiste na aptido de participar da relao processual, em nome prprio ou alheio. Em regra geral, a capacidade que se exige da parte para o processo a mesma que se reclama para os atos da vida civil em geral, isto , para a prtica dos atos jurdicos de direito material. Sobre o tema, convm diferenciar: a) Capacidade de ser parte Est intimamente ligada com a personalidade jurdica ou capacidade de direito. Tm capacidade para ser parte aqueles que tm aptido para serem sujeitos de direitos e obrigaes. pressuposto pr-processual. O incapaz tem capacidade de ser parte, mas no possui capacidade processual. b) Capacidade processual ou capacidade de estar em juzo Tm capacidade para estar em juzo aqueles que puderem, por si prprios, exercer os atos da vida civil. Relaciona-se com a capacidade de fato ou de exerccio. No tm capacidade de estar em juzo os absolutamente e os relativamente incapazes. Para estes necessria a integrao da capacidade atravs da representao ou assistncia, conforme o caso. Tem-se ainda que o representante no considerado parte, mas sim gestor de interesses alheios, pois age em nome alheio para a tutela de direito alheio. A capacidade processual pressuposto de validade do processo. Sendo a capacidade processual um pressuposto de validade, somente estando ela presente em relao a todas as outras partes que o juiz poder julgar o mrito da causa, caso contrrio extinguir o processo sem resoluo, em consonncia com o artigo 267,IV, do CPC, caso a situao no

14

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

seja regularizada no prazo por ele fixado. No sendo sanado o defeito, o juiz declarar a nulidade do processo se a incapacidade for do autor; a revelia se a incapacidade for do ru; se for de terceiro a incapacidade, ser excludo do processo. Trata-se de nulidade sanvel, no podendo ser decretada antes de o juiz assinar o prazo do art. 13 do CPC para a sua regularizao. Como matria de ordem pblica, pode ser alegada a qualquer tempo e grau de jurisdio, devendo o juiz conhec-la de ofcio. c) Capacidade postulatria - Indica a necessidade da parte ser representada por advogado legalmente habilitado. Tem capacidade postulatria o advogado regularmente inscrito no quadro da OAB, bem como o Ministrio Pblico, tanto para a ao penal, quanto para o processo civil.

SUJEITOS DO PROCESSO PARTES E PROCURADORES

O processo s se estabelece plenamente com a participao de trs sujeitos principais: Estado, autor e ru. Gera o processo uma relao jurdica trilateral que vincula os sujeitos da lide e o juiz, todos procura de uma soluo para o conflito de interesses estabelecido em torno da pretenso de direito material de um dos litigantes e da resistncia do outro. Sem a presena do rgo judicial impossvel o estabelecimento da relao jurdica processual. Mas tambm, sem a provocao da parte, o juiz no pode instaurar o processo. Por outro lado, se aparte no cuida de fornecer ou indicar os meios de prova necessrios tutela de sua pretenso ou no exercitar as faculdades de defesa ou resposta, a soluo a que ser conduzido o juiz poder no ser aquela a que corresponderia a verdadeira situao jurdica material. Assim, a parte, alm de sujeito da lide ou do negcio jurdico material deduzido em juzo, tambm sujeito do processo, no sentido de que uma das pessoas que fazem o processo, seja no sentido ativo ou no passivo. Pode-se, portanto, distinguir dois conceitos de parte: como sujeito da lide, tem-se a parte em sentido material, e como sujeito do processo, a parte em sentido processual. Como nem sempre o sujeito da lide se identifica com o que promove o processo, como se d, por exemplo, nos casos de substituio processual, pode-se definir a parte para o direito processual como a pessoa que pede ou perante a qual se pede, em nome prprio, a tutela jurisdicional.

15

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

SUBSTITUIO PROCESSUAL (art.6 CPC) Em regra a titularidade da ao vincula-se titularidade do pretendido direito material subjetivo, envolvido na lide (legitimao ordinria). Assim, ningum poder pleitear, em nome prprio, direito alheio, salvo quando autorizado por lei ( art.6 CPC). H, s por exceo, portanto, casos em que a parte processual pessoa distinta daquela que parte material do negcio jurdico litigioso. Quando isso acontece, d-se a substituio processual ou legitimao extraordinria, que consiste em demandar a parte, em nome prprio, a tutela de um direito controvertido de outrem. Trata-se de uma faculdade excepcional, pois s nos casos expressamente autorizados em lei possvel tal substituio. Exemplo claro de substituio processual est previsto no artigo 42 do CPC, ou seja, quando a parte, na pendncia do processo, aliena a coisa litigiosa ou cede o direito pleiteado em juzo. Embora, neste caso, o alienante deixe de ser o sujeito material da lide, continua a figurar na relao processual como parte (sujeito do processo), agindo em nome prprio, mas na defesa de direito material de terceiro, o adquirente (substituio superveniente). Pode-se afirmar que o substituto processual tambm parte e tem atividade autnoma da vontade do substitudo. Poder, pois, praticar todos os atos processuais permitidos s partes (produzir provas, recorrer etc.). Como autor pode ajuizar ao; como ru pode contestar. - AO

CONCEITO
O direito de ao o direito subjetivo pblico de pleitear ao Poder Judicirio uma deciso sobre uma pretenso. Desde o momento em que o estado instituiu a proibio da justia privada, foi outorgado aos cidados o direito de recorrer a rgos estatais para a soluo de seus conflitos de interesses. Primitivamente, entendeu-se o direito de ao como um complemento do direito subjetivo de cada um, mas a doutrina percebeu que aquele era independente deste, isto , que o direito de ao existia independentemente da existncia do direito subjetivo. Alis. Chiovenda demonstrou, em seu trabalho sobre a ao declaratria negativa, que algum poderia pleitear ao judicirio a declarao de que no existe uma relao jurdica de direito material entre dois sujeitos, de modo que o direito de pleitear (direito de ao) autnomo e independente do direito material ou relao jurdica material eventualmente existente entre as partes.

16

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Alm disso, ficou claro que o direito de ao no dirigido contra o ru, mas sim contra o Estado, porque o direito de obter dele uma deciso sobre determinado pedido. verdade que com o pedido ao judicirio, pretende o autor que os efeitos almejados se produzam contra algum, o ru, mas o direito de agir se exerce perante o Estado-Juiz. Em contrapartida, o direito de ao, no que concerne ao ru, traduz-se em direito de defesa, ou seja, o direito de somente se ver constrangido a algo aps a deciso judicial, com a garantia de que a deciso s sobreviver aps ser ouvido e ter oportunidade de produzir prova e manifestar-se adequadamente. Por isso se diz que o direito de ao uma direito subjetivo ( de cada um) pblico, que se exerce contra o Estado, do qual se exige uma deciso sobre uma pretenso. tambm um direito abstrato, autnomo e, ainda, instrumental. A pretenso o bem jurdico que o autor deseja obter por meio da atuao jurisdicional. tambm chamada pretenso de direito material, porque o resultado pretendido dever projetar-se nessa rea. A pretenso, sim, dirigida contra o ru, pois contra ele que o autor deseja a produo dos efeitos da deciso, a fim de obter o que no est conseguindo sem a interveno jurisdicional.
CONDIES DA AO

Certo que a jurisdio, o processo e ao so trs elementos e indissoluvelmente ligados e que representam a trilogia estrutural dos conceitos bsicos ou fundamentais do direito processual civil. Mas a prestao jurisdicional realizada atravs do processo e em resposta ao no dispensada parte como simples assessoramento consultivo ou acadmico; pressupe, ao contrrio, uma situao concreta litigiosa a dirimir em que o manejador do direito de ao tenha realmente interesse tutelvel. Sendo um mtodo ou sistema, o processo subordina-se a requisitos e condies indispensveis sua prpria existncia e eficcia. No se pode alcanar, como bvio, a tutela jurisdicional mediante qualquer manifestao de vontade perante o rgo judicante. Tem-se, primeiro, que se observar os requisitos de estabelecimento e desenvolvimento vlidos da relao processual, como a capacidade da parte, a representao por advogado, a competncia do juzo etc (pressupostos processuais j examinados). No atendidos tais pressupostos, no h viabilidade de desenvolver-se regularmente o processo, que, assim, no funcionar como instrumento hbil composio do litgio ou ao julgamento do mrito da causa. Mas, para que o processo seja eficaz para atingir o fim buscado pela parte, no basta, ainda, a simples validade jurdica da relao processual regularmente estabelecida

17

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

entre os interessados e o juiz. Para atingir-se a prestao jurisdicional, ou seja, a soluo do mrito, necessrio que a lide seja deduzida em juzo com observncia de alguns requisitos bsicos, sem cuja presena o rgo jurisdicional no estar em situao de enfrentar o litgio e dar s partes uma soluo que componha definitivamente o conflito de interesses. que, embora abstrata, a ao no genrica, de modo que, para obter a tutela jurdica, indispensvel que o autor demonstre uma pretenso idnea a ser objeto da atividade jurisdicional do Estado. Vale dizer: a existncia da ao depende de alguns requisitos constitutivos que se chamam condies da ao, cuja ausncia, de qualquer uma delas, leva carncia de ao, e cujo exame deve ser feito, em cada caso concreto, preliminarmente apreciao do mrito, em carter prejudicial. Vale notar que a falta de uma das condies da ao acarreta a extino do processo sem julgamento do mrito (art.267,VI), acorrendo, portanto, a carncia de ao.

Por fim, vlido ressaltar que a carncia de ao matria de ordem pblica e pode ser conhecida de ofcio em qualquer tempo ou grau de jurisdio, no havendo, pois que se falar em precluso quanto a essa matria. So condies da ao a legitimidade, o interesse e a possibilidade jurdica do pedido. a) Legitimidade - A legitimidade refere-se s partes, sendo denominada, tambm, legitimao para agir ou, legitimatio ad causam. A legitimidade, no dizer de alfredo Buzaid, a pertinncia subjetiva da ao, isto , a regularidade do poder de demandar de determinada pessoa sobre determinado objeto. A cada um de ns no permitido propor aes sobre todas as lides que ocorrem no mundo. Em regra, somente podem demandar aqueles que forem sujeitos da relao jurdica de direito material trazida a juzo (legitimao ordinria). Cada um deve propor as aes relativas aos seus direitos. Salvo casos excepcionais expressamente previstos em lei, quem est autorizado a agir o sujeito da relao jurdica discutida. H casos em que texto expresso de lei autoriza algum que no seja o sujeito da relao jurdica de direito material a demandar. Nestes casos, diz-se que a legitimao extraordinria. A legitimao extraordinria foi denominada por Chivenda substituio processual, e ocorre quando algum, em virtude de texto legal expresso, tem qualidade para litigar, em nome prprio, sobre direito alheio. So comumente citados como exemplos dessa figura a ao do Ministrio Pblico na ao de acidente do trabalho e na ao ex delicto, quando a vitima pobre etc.

18

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Diferem legitimao extraordinria de representao processual. A substituio ocorre, como j se disse, quando a lei autoriza que algum demande, em nome prprio, sobre direito alheio; j a representao processual verifica-se quando algum ( o representado) demanda por intermdio de outrem ( o representante). Este atua em nome alheio sobre direito alheio. A representao resulta da lei, como, por exemplo, a dos pais que representam os filhos menores em juzo e fora dele, e do contrato, em virtude do mandato que se outorga por meio de procurao. Na primeira figura, quem parte e exerce toda a atividade processual o substituto, cabendo ao substitudo, apenas, suportar os efeitos da demanda; na representao, por sua vez, a parte o representado, sofrendo ele tambm os resultados da ao, sendo que o representante exerce a atividade processual em nome dele. A legitimao para ser regular, deve verificar-se no plo ativo e no plo passivo da relao processual. O autor deve estar legitimado para agir em relao ao objeto da demanda e deve prop-la contra o outro plo da relao jurdica discutida, ou seja, o r deve ser aquele que, por fora da ordem jurdica material, deve, adequadamente, suportar as consequncias da demanda. Apesar de a legitimidade ser examinada no processo e ser uma condio da ao, a regra a de que as normas definidoras da parte legtima esto no direito material, porque ele que define as relaes jurdicas entre os sujeitos de direito, determinando quais os respectivos titulares. Assim, somente a anlise cuidadosa das relaes jurdicas entre os sujeitos, a serem submetidas ao judicirio, que determinar a legitimatio ad causam .

b) Interesse de agir O termo interesse pode ser empregado em duas acepes: como sinnimo de pretenso, qualificando-se, ento, como interesse substancial ou de direito material, e para definir a relao de necessidade existente entre um pedido e a atuao do Judicirio, chamando-se, neste caso, interesse processual. O interesse processual , portanto, a necessidade de se recorrer ao Judicirio para a obteno do resultado pretendido, independentemente da legitimidade ou legalidade da pretenso. Para verificar-se se o autor tem interesse processual para a ao devese responder afirmativamente seguinte indagao: para obter o que pretende o autor necessita da providncia jurisdicional pleiteada? Faltar o interesse processual se a via jurisdicional no for indispensvel, como, por exemplo, se o mesmo resultado puder ser alcanado por meio de um negcio jurdico sem a participao do judicirio. O interesse processual , portanto, uma relao de necessidade e uma relao de adequao, porque intil a provocao da tutela jurisdicional se ela, em tese, no

19

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

for apta a produzir a correo da leso arguida na inicial. Haver, pois, falta de interesse processual se, descrita determinada situao jurdica, a providncia pleiteada no for adequada a essa situao. Se algum, por exemplo, foi esbulhado em sua posse, far pedido inadequado, faltando-lhe interesse, se pleitear a declarao de que e proprietrio, pois, neste exemplo, o pedido s pode ser de devoluo da posse, indevidamente esbulhada. Parcela da doutrina se manifesta no sentido de que o Cdigo de Processo Civil exige, quanto ao interesse, tambm a utilidade, e que o pargrafo nico do artigo 4 existe exatamente porque uma exceo a essa regra. Se o princpio geral do Cdigo dispensasse a utilidade para a ocorrncia de interesse, o dispositivo referido seria intil e repetitivo, justificando-se, pois, em virtude de sua excepcionalidade ou seja, porque o Cdigo, em princpio, somente admite a provocao do judicirio quando o autor tiver necessidade de obter o provimento jurisdicional e, tambm, quando esse provimento lhe puder trazer utilidade prtica. Assim, diz-se existir interesse de agir quando est presente o trinmio necessidade-utilidade-adequao. preciso que haja necessidade de buscar a proteo do Poder Judicirio, bem como que a providncia requerida venha a ser til e que o meio utilizado seja adequado para o fim pretendido. c) Possibilidade Jurdica do Pedido Indica-se a exigncia de que deve existir, abstratamente, dentro do ordenamento jurdico, um tipo de providncia como a que se pede atravs da ao. Esse requisito, de tal sorte, consiste na prvia verificao que incumbe ao juiz fazer sobre a viabilidade jurdica da pretenso deduzida pela parte em face do direito positivo em vigor. O exame realiza-se, assim, abstrata e idealmente, diante do ordenamento jurdico. Cabe observar que a rejeio da ao por falta de possibilidade jurdica deve limitar-se s hipteses claramente vedadas, no sendo o caso de se impedir a ao quando o fundamento for injurdico, pois, se o direito no protege determinado interesse, isto significa que a ao deve ser julgada improcedente e no o autor carecedor de ao. So exemplos de pedidos juridicamente impossveis: a revogao de adoo; herana de pessoa viva;cobrana de dvidas de jogo etc.

20

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Vous aimerez peut-être aussi