Vous êtes sur la page 1sur 14

CAPTULO I PRINCPIOS GERAIS Artigo 1. Descrio 1.

. O Encontro Nacional de Estudantes de Medicina Veterinria, doravante designado por ENEMVet, uma actividade da Associao Nacional de Estudantes de Medicina Veterinria (ANEMVet) organizada anualmente no ltimo trimestre do ano civil, em data acordada entre a AE/Ncleo responsvel pela organizao e pela Direco da ANEMVet. 2. O ENEMVet tem como principais objectivos: 2.1. Debater temas relacionados com a prtica e ensino da Medicina Veterinria; 2.2. Estimular o convvio saudvel entre os estudantes de Medicina Veterinria de todo o pas; 2.3. Ser um espao de reflexo conjunta e partilha de experincias comuns.

SECO II PARTICIPAO

Artigo 1. Participantes 1. No ENEMVet pode participar todo o estudante de Medicina Veterinria inscrito numa Escola Mdica Veterinria onde esteja sedeada uma Associao/Ncleo membro da ANEMVet, de acordo com as vagas disponveis e as regras estabelecidas neste Regulamento e pela Comisso Organizadora (CO). 1.1. Sem prejuzo do disposto no nmero anterior, em casos de manifesto interesse para a ANEMVet, sob proposta da sua Direco ou da Comisso Organizadora e de acordo com as vagas disponveis, poder ser aceite a participao de outros elementos. 2. Os participantes tm direito a programa cientfico, social, alojamento e alimentao para todo o tempo em que decorre o ENEMVet, viagem com partida e chegada da respectiva AE/Ncleo e outras regalias que a CO queira conceder. A CO no se responsabiliza pela viagem dos participantes caso estes no cumpram os horrios e locais estipulados pela CO. 3. Aos participantes poder ser pedida uma verba suplementar, caso queiram participar noutras actividades providenciadas pela CO, mas no includas no programa. 4. Os participantes devem cumprir todas as indicaes da CO e do elemento responsvel da sua AE/Ncleo membro.

Artigo 2. Responsabilizao 1. Todos os participantes so pessoalmente responsveis por todas as atitudes tomadas durante o ENEMVet, conforme o constante no Termo de Responsabilidade assinado pelos mesmos. 1.1. Caso se prove a realizao deliberada de distrbios, danos ou prejuzos por parte de um, ou de um grupo de participantes, a CO poder intimar o/os participante(s) a responsabilizarem-se civilmente pelas suas atitudes podendo ser impedida a sua participao em futuras edies do ENEMVet; 1.2. O responsvel ou responsveis, por qualquer dano ou prejuzo pagaro na totalidade os encargos e custos deles derivados que excedam o valor da cauo estipulada pela CO; 1.3. Caso se prove a realizao de distrbios, danos ou prejuzos considerados extremamente graves ou de realizao deliberada e/ou premeditada, o responsvel, ou responsveis, podero ser privados das regalias estabelecidas no ponto 2 do Artigo 1 da Seco II, sem reembolso de qualquer parcela do valor da inscrio. 2. Todos os participantes devem zelar pelo bom-nome e boa imagem do ENEMVet, da ANEMVet, das AEs/Ncleos membro e essencialmente do estudante de Medicina Veterinria.

Artigo 3. Inscries 1. O preo da inscrio estabelecido pela CO, sendo que no poder ultrapassar os 130.

1.1 Se o preo previsto de ser estabelecido superar esta quantia, tal dever ser aprovado por maioria simples em Assembleia Geral da ANEMVet e devidamente justificado. 2. A CO estabelece uma cauo individual at ao valor equivalente ao valor da inscrio estipulado para todos os participantes. 2.1. A cauo servir para pagar eventuais danos ou prejuzos efectuados pelos participantes, quando estes Ihes forem directamente imputveis; 2.2. Caso no haja prejuzos a registar por parte do participante a CO dever devolver as devidas caues at 60 dias teis aps o final do ENEMVet. 2.3. As caues devero ser entregues em cheque bancrio (com prazo de validade mnimo de 3 meses), de acordo com indicaes da CO. 3. A CO estabelece ainda uma cauo para um fundo comum que ser utilizado no caso de haver estragos cujos responsveis no sejam identificados. 3.1. O valor mximo desta cauo ser de 10 por participante, entregue obrigatoriamente em dinheiro. 3.2. Ser devolvida aos participantes, no acto de devoluo da cauo em cheque, a diferena entre a cauo em dinheiro e a poro da cauo retirada para os danos gerais; 3.3. No caso das AEs/Ncleos Membro no pretenderem recolher esta cauo, suportaro as despesas correspondentes aos seus participantes at ao limite de 10 por participante 4. A CO pode recusar a inscrio de determinados elementos, caso se consiga provar que em edies anteriores estes foram deliberadamente responsveis por distrbios, danos ou prejuzos.

5. Todos os participantes do ENEMVet pagam a respectiva inscrio, excepo de 15 elementos da CO, Presidente da ANEMVet e do responsvel por cada Coordenador Local do ENEMVet (que pagar metade do valor da mesma).

5.1. Caso o nmero de elementos da CO exceda os 15, o nmero excedente dos mesmos, at ao limite de elementos disposto no ponto 5 do artigo 1 da Seco III, estar isento do pagamento da respectiva inscrio se o balano final do ENEMVet for suficientemente positivo para cobrir a totalidade esse valor. 6. As inscries s so consideradas vlidas aps o pagamento ser efectuado CO, bem como entregue todo o material por esta solicitado (ex. fotografias, nomes completos, fotocpia do Bl), aces que so da responsabilidade das AEs/Ncleos membros. 7. O referido no nmero anterior ter que ser efectuado dentro do prazo limite estipulado pela CO, sob pena de esta poder cancelar as prinscries que no cumpram os requisitos. A AE/Ncleo membro deve ser informada deste limite com o mnimo de 15 dias de antecedncia.

Artigo 4. Permutas e Desistncias 1. No so permitidas permutas entre estudantes com vaga atribuda e estudantes sem vaga atribuda ou suplentes, caso estes existam. 2. Os participantes que desistam at 15 dias antes da data de incio do ENEM perdero na totalidade o valor da cauo.

2.1. A este ponto excluem-se situaes em que a vaga do participante desistente seja ocupada por um outro estudante da lista de suplentes. 2.2. A este ponto excluem-se situaes de doena comprovada ou morte de familiares directos. 3. Os participantes que desistam nos 15 dias precedentes data de incio do ENEMVet perdero na totalidade o valor da inscrio e da cauo. 3.1. A este ponto excluem-se situaes em que a vaga do participante desistente seja ocupada por outro estudante. 3.2. A este ponto excluem-se situaes de doena comprovada ou morte de familiares directos.

SECO III - ORGANIZAO

Artigo 1. Comisso Organizadora 1. O ENEMVet organizado rotativamente pelas 5 Associaes/Ncleos de Estudantes membro. 1.1. A ordem seguida : Associao de Estudantes do Instituto de Cincias Biomdicas Abel Salazar (AEICBAS), Associao de Estudantes de Medicina Veterinria da Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro (AEMV-UTAD), Associao de Estudantes da Faculdade de Medicina Veterinria da Universidade Tcnica de Lisboa (AEFMV-UTL), Associao de Estudantes de Medicina Veterinria da Universidade de vora (AEMV-UE) e Associao de Estudantes da Escola Universitria Vasco da Gama (AE-EUVG). 2. As AEs/Ncleos responsveis pela organizao do ENEMVet devem assegurar directa ou indirectamente a correcta organizao desta actividade, devendo manter a Direco da ANEMVet sempre ao corrente do estado de preparao da mesma. 3. No caso da AE/Ncleo responsvel no poder organizar o ENEMVet dever comunic-lo at 31 de Maio daquele ano. A Assembleia Geral da ANEMVet determinar a provenincia da Comisso Organizadora, maioritariamente constituda pela prpria Direco.

4. A no organizao do ENEMVet, por parte de uma AE/Ncleo membro responsvel, implicar a no participao dos estudantes dessa AE/Ncleo nas restantes actividades da ANEMVet, assim como, a responsabilizao da totalidade dos prejuzos que advenham do ENEMVet, no tendo direito a qualquer parte de eventual lucro.

5. A CO deve ser constituda maioritariamente por estudantes de Medicina Veterinria, no devendo, por princpio, exceder quinze elementos. Destes quinze elementos devero ser includos, todos os elementos pertencentes Direco da ANEMVet oriundos daquela AE/ncleo. 6. A CO deve manter as Associaes/Ncleos de Estudantes a par do desenrolar da preparao da Actividade, bem como de toda a contribuio que necessria da sua parte. 7. A Direco da ANEMVet deve ser informada e ouvida acerca das decises logsticas e de imagem da CO. 8. Direco da ANEMVet compete prestar assistncia formativa CO ou outro apoio solicitado pela mesma, bem como intervir, sempre que o julgue relevante, para o bom desenrolar da Actividade. 9. Sem prejuzo do disposto no ponto anterior, a CO tem poder de deciso sobre todos os aspectos da organizao no dispostos neste Regulamento, devendo antes ouvir a Direco da ANEMVet. 10. O Oramento e Programa Provisrio do ENEMVet devem ser apresentados pela CO Direco da ANEMVet at 4 meses antes da sua data de realizao. 11. A CO, em conjunto com responsveis da unidade hoteleira, dever, no ltimo dia do ENEMVet, fazer a verificao de todos os quartos e espaos comuns, com vista a que todos os estragos estejam devidamente identificados.

Artigo 2. Divulgao 1. Em todo o material publicitrio do ENEMVet deve constar a designao e smbolo da ANEMVet e dos seus patrocinadores anuais, podendo ainda

constar logtipos de possveis patrocinadores e da AE/Ncleo membro responsvel. 2. A divulgao da data, local e preo, incluindo as caues do ENEMVet, cuja responsabilidade da CO, deve ser enviada para as AEs/Ncleos membro at 30 dias antes da data de incio da 1 fase de inscries. 3. A divulgao do programa do ENEMVet, cuja responsabilidade da CO, deve ser enviada para as AEs/Ncleos membro at 10 dias antes da data de incio da 1 fase de inscries. 4. Sempre que solicitado com antecedncia, o Coordenador de Informao e Imagem da ANEMVet deve prestar apoio CO.

Artigo 3. Financiamento 1. A CO responsvel pela angariao de fundos (incluindo publicidade) para a organizao do ENEMVet, tendo o cuidado de no ferir os princpios ticos e morais da ANEMVet. No obstante, a Direco da ANEMVet pode prestar apoio na angariao de fundos, sempre que assim solicitado e de acordo com a disponibilidade da mesma. 2. O pagamento de todas as despesas da organizao do ENEMVet, bem como a organizao de toda a contabilidade inerente Actividade so da responsabilidade do Tesoureiro da Actividade, pertencente CO. O Tesoureiro da ANEMVet deve estar disponvel sempre que solicitado, tendo o direito de verificar periodicamente estes documentos.

3. Os possveis lucros ou prejuzos da organizao do ENEMVet sero divididos em partes iguais pela AE/Ncleo responsvel e pela ANEMVet.

Artigo 4. Vagas 1. A CO deve assegurar as seguintes vagas: 1.1. Quinze vagas para os rgos Sociais da ANEMVet, que pode distribulas entre os seus dirigentes e/ ou convidados oficiais, sendo que os titulares dessas mesmas vagas suportaro o custo da totalidade do valor da inscrio. 1.1.1. A este ponto exclui-se o pagamento das vagas dos responsveis pela actividade da Direco da ANEMVet e do Presidente da Direco da AnemVet 1.2. Uma vaga por cada Associao/Ncleo membro para o Coordenador Local do ENEMVet (elemento que assegurar a ligao entre a CO e a respectiva AE/Ncleo), sendo que a CO suportar o custo de metade do valor da inscrio. 1.3. Mximo de 20 vagas para a Comisso Organizadora. 1.4. Mnimo de 25 vagas para estudantes de Medicina Veterinria por cada AE/Ncleo membro. 2. A CO deve assegurar no mnimo 125 vagas para estudantes de Medicina Veterinria, parte das vagas referidas nos pontos 1.2. e 1.3. deste mesmo artigo. 3. As vagas programadas para alm de 125 sero distribudas pelas AEs/Ncleos membro, de acordo com o nmero de estudantes que representam. 3.1. O nmero total de estudantes de Mestrado Integrado em Medicina Veterinria representados por cada AE/Ncleo deve ser entregue

CO at ao dia 31 de Julho sob a forma de documento oficial carimbado pela respectiva instituio de ensino. 3.1.1. Caso as AEs/Ncleo no cumpram o prazo estipulado, incorrem o risco de apenas ter assegurado o mnimo de 25 vagas reservadas para cada AE/Ncleo. 4. Cabe CO estabelecer uma data limite de entrega da lista de vagas ocupadas, ponderada de acordo com as exigncias especficas da organizao do evento. A AE/Ncleo membro deve ser informada desta data limite com o mnimo de 15 dias de antecedncia em relao mesma. 5. Findo o prazo de resposta das AEs/Ncleos membro, a CO pode distribuir as vagas restantes, de forma equitativa e de acordo com o disposto no ponto 3 deste mesmo artigo, pelas AEs/Ncleos membro que manifestem interesse num maior nmero de vagas, que integraro as vagas para 2fase de inscries. 6. No caso de ainda assim haver vagas sobrantes (3fase de inscries), estas podero ser ocupadas por no estudantes de Medicina Veterinria definidos pela CO, sendo que dever ser dada prioridade a recmlicenciados em Medicina Veterinria. O preo para estes ser no mnimo o equivalente aos custos do alojamento, alimentao, programa, transporte e segurana e no inferior ao preo dos estudantes de Medicina Veterinria.

7. As

vagas

so

atribudas

AEs/Ncleos

membro,

ficando

estas

responsveis pela atribuio das mesmas aos estudantes.

Artigo 5. Coordenador Local do ENEMVet 1. O Coordenador Local do ENEMVet o responsvel de cada uma das delegaes devendo estar sempre contactvel pela CO, disponibilizandose para a resoluo de qualquer assunto necessrio. 2. A nomeao de cada Coordenador Local do ENEMVet da

responsabilidade de cada AE/Ncleo, devendo de ser nomeado at 2 meses antes da data definida para a actividade. 3. O Coordenador Local do ENEMVet deve cumprir todos os prazos estipulados pela CO, entregando todo o material ou informao solicitada. 4. O Coordenador Local do ENEMVet deve participar activamente no meio de discusso criado pela CO para debate de assuntos referentes actividade. 5. Todos os coordenadores locais do ENEMVet devem estar presentes no ENEMVet. 5.1. Durante a actividade, devero estar disponveis para reunir com a CO quando necessrio e esclarecer dvidas relacionadas com membros da sua AE/ncleo. 5.2. Caso o coordenador local do ENEMVet no se possa fazer representar no ENEMVet, a respectiva Associao deve nomear um novo Coordenador Local, a quem devem ser transmitidas todas as informaes necessrias ao bom desempenho do cargo. Caso tal no acontea, a respectiva Associao/Ncleo pode ser alvo de sano a decidir pela Assembleia Geral da ANEMVet.

Artigo 6. Relatrio de contas e de actividades 1. A CO deve apresentar o relatrio de actividades e de contas, perante a Assembleia Geral da ANEMVet, no mximo at primeira Assembleia Geral do novo mandato. Em caso de incumprimento poder ser aplicada uma sano definida em Assembleia Geral.

SECO IV DISPOSIES FINAIS Artigo 7. Consideraes 1. O presente regulamento entra em vigor imediatamente aps aprovao pela Assembleia Geral da ANEMVet. 2. At 45 dias antes da data de incio do ENEMVet, a CO deve enviar s AE's/Ncleos membro as datas importantes e informaes relevantes disponveis na altura, referente respectiva edio do ENEMVet. 3. O presente regulamento deve ser entregue a todos os participantes no acto da inscrio, ficando essa responsabilidade a cargo das AE's/Ncleos membro. 4. Qualquer dvida ou omisso ser oportunamente decidida pela Assembleia Geral da ANEMVet ou, em caso de impossibilidade de reunio em tempo til, pela Direco da ANEMVet.

Vous aimerez peut-être aussi