Vous êtes sur la page 1sur 18

Unidade 3

Mdulo 2

3 A CONSTRUO DO SUS NO CONTEXTO DAS POLTICAS PBLICAS


Para iniciar o dilogo acerca da construo do SUS, precisamos, antes de tudo, contextualizar historicamente a formulao de iniciativas e polticas pblicas que no se restringem ao contexto brasileiro, pois este traz as marcas da evoluo e da hegemonia dos diferentes modelos de sade desenvolvidos nos pases ditos colonizadores. Assim, convidamos voc a mergulhar no percurso histrico que antecede a emergncia do SUS, que, apesar de tudo, se tornou decisivo para a possibilidade do exerccio poltico na luta pela cidadania em nosso pas. O objetivo desta unidade levar voc a refletir criticamente sobre o processo histrico da construo das polticas de sade no Brasil e as condies de instalao do SUS e do modelo de sade brasileiro.

3.1 Premissas Iniciais


Antes de conhecer a histria recente das polticas de sade no Brasil, vamos apresentar trs premissas que influenciaram decisivamente a evoluo que resulta na possibilidade de construo do SUS. (Quadro 9)

Unidade 3 A construo do SUS no contexto das polticas pblicas

37

A situao da classe trabalhadora na Inglaterra dessa poca apresentava alta mortalidade e super explorao em ambientes superlotados sem condies sanitrias e sem janelas. Grassavam epidemias e altos ndices de morbi-mortalidade.

MoviMento de Medicina social - sec. XiX

O movimento d a explicao para o processo: mudem-se as condies da sociedade que acabam as epidemias e transforma-se o perfil das patologias. Virchow e Neumann, em 1847, conseguem a aprovao da lei de sade pblica prussiana: sade, direito de todos, dever do Estado. Com a descoberta da associao causal entre a bactria e a doena, em vez de aumentarmos o potencial explicativo do processo sade-doena, h uma ruptura. A descoberta das bactrias desnudava a causa das doenas; assim, o mdico no precisa mais se preocupar com a sociedade.

priMeira preMissa

pasteur - associao causal


entre bactria e doena

E este passa a ser o modelo hegemnico ao final do sculo XIX, incio do sculo XX o modelo unicausal de explicao da doena, negador da determinao social. D nfase cura das doenas, em detrimento da promoo da sade, e da preveno das doenas. O melhor ambiente para tratar as doenas o hospital, porque tem todos os exames acessveis e se administram medicamentos nas horas certas. Rockfeller Foundation financia a John Hopkins University, com um modelo de ensino de medicina centrado na unicausalidade, biologicista, hospitalocntrico, fragmentado, detentor da verdade cientfica, positivista.

segunda preMissa

Modelo Mdico norte-aMericano - incio do sculo XX

Estabelece-se um modelo claramente hegemnico de medicina especializada, medicina/cincia/verdade, no hospital. A utilizao de exames e medicamentos passa a ser superestimulada e se desenvolvem as bases para o poderoso complexo mdico-industrial. No desenvolvimento da cincia, o positivismo, foi superado desde as contestaes ao Crculo de Viena. Surge o entendimento de que existe um processo permanente de desvelamento, que podemos chamar de princpio do conhecimento mximo, com potencial explicativo para superar ou incorporar os conhecimentos anteriores.

terceira preMissa

contestaes ao crculo de viena positivisMo

Quadro 9: Premissas que influenciaram a construo do SUS.

38

Verdi, Da Ros, Cutolo

Sade e sociedade

3.2 Condies para Instalao do Modelo Brasileiro


Vamos, agora, analisar como ocorreu a instalao do modelo brasileiro de sade, desde o inicio at a atualidade, relatando os avanos e retrocessos do processo.

3.2.1 O Incio
Vamos fazer, por opo explicativa, um corte histrico que nos remete dcada de 1960, o ponto que consideramos importante para as definies em pauta ainda hoje. importante ressaltar que as polticas pblicas de sade anteriores a essa poca podem ser resumidas em dois modelos: o sanitarismocampanhista (lgica do Ministrio da Sade) e o modelo da medicina previdenciria de ateno doena baseado nos Institutos de Aposentadorias e Penses (IAP) - antigas caixas de aposentadorias e penses - para os trabalhadores organizados. Em 1963, por exemplo, o IAP dos industririos (IAPI), o mais organizado dos institutos, cobrava 3% dos trabalhadores e igual contribuio dos patres. Com estes recursos, tinha hospitais prprios, corpo de mdicos e enfermeiros, equipamentos de ltima gerao e ambulatrios gerais. Os recursos eram suficientes para garantir as penses/aposentadorias e para financiar casas prprias, as vilas do IAPI existentes nas cidades industrializadas do Brasil naquela poca. O Ministrio da Sade (MS) era encarregado da preveno. Tinha 8% do oramento e realizava desde a perfurao de poos artesianos e confeco de fossas at operaes mata-mosquitos, bem como tinha centros de sade para atender s grandes endemias de hansenase, tuberculose, verminose, etc. Tambm caiava casas para a preveno da doena de Chagas. A populao pobre dependia de Hospitais de Caridade e Santas Casas de Misericrdia, normalmente sob a responsabilidade da Igreja.

3.2.2 O Retrocesso
Como em 1959 havia eclodido uma revoluo em Cuba, os Estados Unidos da Amrica (EUA) ficaram apreensivos com as democracias que permitiam organizaes populares/polticas que contestavam a explorao capitalista. Em 1 de abril de 1964, aplica-se um golpe militar contra um governo legitimamente eleito, pensado e financiado em conjunto entre os EUA e militares, polticos e empresrios conservadores brasileiros. Instala-se uma ditadura na qual os pensamentos contrrios a ela so duramente perseguidos com ameaas, cadeia, exlio ou mesmo morte. A censura passa a ser

Unidade 3 A construo do SUS no contexto das polticas pblicas

39

exercida em todos os meios de comunicao. H interveno nos sindicatos, a Unio Nacional dos Estudantes (UNE) fechada, tendo sua sede inclusive sido queimada. Este golpe determina extensas modificaes em relao ao patamar anterior. Vamos pular mais dez anos, 1964/1974, para tirarmos outro retrato da situao e avaliar o que tinha ocorrido. Os hospitais do IAP foram desapropriados e passaram a ser hospitais governamentais submetidos ao Ministrio da Previdncia e Assistncia Social (MPAS), que, em mdia, alocava 25% do que arrecadava para a sade). Seus recursos eram, em teoria, tripartite, assim divididos: de 6%, e no mais de 3%, do salrio do trabalhador, 6% do empregador (nem sempre pagos e que a cada cinco anos de no pagamento eram anistiados) e 6% do governo (que tambm nem sempre cumpria a sua parte). Estes recursos do MPAS (que deveriam fazer lastro para o financiamento e assegurar benefcios no futuro) so pulverizados da seguinte forma:
a)

desviados para financiamento de grandes obras do Brasil Potncia (Itaipu, Usina Nuclear de Angra dos Reis, Ponte RioNiteri e Transamaznica); desviados para financiamento da construo de hospitais privados e compra de exames e medicamentos do mercado privado; havia corrupo em todos os nveis: de aposentadorias falsas a pacientes inexistentes, exames inventados, diagnsticos falsos, superutilizao de material de consumo e pagamento por Unidades de Servio (US) quanto mais sofisticado o ato, mais caro se pagava por ele; foram concedidos emprstimos para a construo de hospitais do setor privado, com dez anos de carncia. Aps isso, sem juros e sem correo monetria, que se iniciaria o pagamento; houve grande aumento na compra de aparelhos de exames sofisticados, muitos deles desnecessrios, assim como uma verdadeira exploso de construo de hospitais e de compra de medicamentos.

b)

c)

d)

e)

O Ministrio da Sade (MS) tem seu oramento reduzido de 8% para 0,8%, permitindo o ressurgimento de epidemias relativamente controladas. Cria-se uma central de medicamentos, cuja principal funo a de ampliar a possibilidade de o remdio privado chegar na populao pobre, aumentando muito os lucros dos fabricantes. Associado ao que

40

Verdi, Da Ros, Cutolo

Sade e sociedade

ocorre na formao do mdico e do farmacutico, isso faz com que o Brasil seja um dos dois pases (junto com o Mxico) com mais nomes comerciais de medicamentos, absolutamente sem controle.

3.2.3 Retrocesso do Ensino: ltimo Passo


Ento, as bases para o grande complexo mdico-industrial esto plantadas aqui hospitais, equipamentos e medicamentos. Faltava mexer na formao. Em 1968, a Reforma Universitria tem, entre outras intenes, a de reprimir a possibilidade de organizao estudantil. Em especial na rea da sade, ocorrem intervenes que modificam substancialmente a formao dos profissionais da sade em direo lgica capitalista de mercado. Na Medicina, a recomendao era de, alm de implantar o modelo flexneriano, de que se executasse a supresso da disciplina de teraputica, o que torna os alunos refns dos representantes de laboratrios, que agem como ensinadores do funcionamento dos medicamentos. No curso de Farmcia-Bioqumica, suprimida a disciplina de Farmacognosia (conhecer de onde so extrados os princpios ativos dos medicamentos) e a de Farmacotcnica (como os princpios ativos se transformam em produto de venda), assegurando que nos tornssemos somente consumidores de medicamentos prontos vendidos pelas multinacionais (KUCINSKI e LEDGAR, 1977). Em dez anos (1964-1973), cresce rapidamente o nmero de cursos de graduao em sade, inclusive com a obrigatoriedade de seguir o modelo biologicista, hospitalocntrico e fragmentado, com estmulo tecnificao (a verdade dos exames feitos em aparelhos cada vez mais sofisticados). Tudo isso ocorre sob forte represso do governo ditatorial militar, impossibilitando denncia ou reao. So nesses anos que o complexo mdico-industrial brasileiro se fortalece a nveis inimaginveis. Seu lobby elege deputados, senadores e governadores e faz com que ministros viabilizem seus interesses na poltica pblica de sade que feita no interesse de fortalecimento deste complexo. O discurso era de que primeiro o governo faria o bolo financeiro crescer, depois seria repartido.

3.2.4 Contra-Hegemonia ao Modelo


Em 1973, porm, com a primeira crise internacional do petrleo, os pases capitalistas dependentes sofreram srias consequncias e se deu a primeira grande crise do governo militar brasileiro. Em funo disto, parte deste governo comea a procurar outras sadas, inclusive para

Unidade 3 A construo do SUS no contexto das polticas pblicas

41

o modelo de sade, e busca ajuda nos setores at ento proibidos de falar. A prpria Escola Superior de Guerra (ESG) a base da inteligncia militar) denuncia a diminuio das condies de sade dos candidatos ao servio militar. Afirmava que nesses dez anos havia aumentado o nmero de cries e o percentual de verminoses nos brasileiros, a altura mdia tinha diminudo, alm de terem eclodido epidemias at ento relativamente sob controle, como malria, esquistossomose, doena de Chagas e febre amarela, em funo da diminuio extrema de recursos para medidas preventivas do Ministrio da Sade. Este quadro de difceis condies materiais de existncia propicia que surjam os movimentos contra a prpria ditadura militar. Na rea da sade surge, ento, a contra-hegemonia ao modelo flexneriano e ao modelo unicausal. Comeava a luta contra o complexo mdico-industrial, que defendia um sistema hierarquizado de sade no qual prticas curativas e preventivas estivessem dentro de um comando nico ministerial.
Est em curso uma 11 reforma democrtica no anunciada ou alardeada na rea da sade. A Reforma Sanitria brasileira nasceu na luta contra a ditadura, com o tema Sade e Democracia, e estruturouse nas universidades, no movimento sindical e em experincias regionais de organizao de servios. Esse movimento social consolidou-se na 8 Conferncia Nacional de Sade, em 1986, na qual, pela primeira vez, mais de cinco mil representantes de todos os segmentos da sociedade civil discutiram um novo modelo de sade para o Brasil. O resultado foi garantir na Constituio, por meio de emenda popular, que a sade seja um direito do cidado e um dever do Estado. A inteno desta unidade caracterizar as polticas pblicas de sade no Brasil da dcada de 1960/1970 como uma proposta positivista, unicausal, flexneriana e voltada para os interesses do capital, sustentadas por uma ditadura militar e em confronto com novas foras nascentes a partir da dcada de 1970, como vamos caracterizar a seguir.

3.2.5 Novas Foras Nascentes: o Movimento pela Reforma Sanitria


Este novo pensamento, de oposio ao complexo mdico-industrial, pode ser simbolizado pelo chamado Movimento pela Reforma Sanitria11 (AROUCA, 1998) ou simplesmente Movimento Sanitrio, que inclui a participao de vrios movimentos que, autonomamente, iniciavam uma contraposio poltica hegemnica:
a)

os preventivistas, do Ministrio da Sade, reivindicando recursos para reiniciar uma medicina preventiva e denunciando os gastos com a ateno curativa; os publicistas do INAMPS, conclamando que os recursos do governo deveriam ser usados para a construo de hospitais e compra de equipamentos pblicos. Denunciavam tambm a forma de pagamento por unidades de servio (US), como fonte incontrolvel de corrupo. Por exemplo: se pagava mais US por parto cesreo que por parto normal, com isto, nessa poca, o Brasil foi campeo mundial de cesarianas;

b)

42

Verdi, Da Ros, Cutolo

Sade e sociedade

c)

a Igreja se organiza nas pastorais de sade, cria os ENEMECs (Encontros Nacionais de Experincias em Medicina Comunitria) e defende o uso de fitoterapia; os antigos militantes da UNE, hoje profissionais e professores universitrios, organizam-se em experincias de integrao docente assistencial. Criam resistncias ao movimento mdico privatista, como, por exemplo, o Movimento de Renovao Mdica (REME) e o Centro Brasileiro de Estudos de Sade (CEBES), que passa a ter vnculo de discusso da situao da sade brasileira e a editar uma revista intitulada Sade em Debate, publicada at hoje; em 1976, nasce tambm a primeira residncia em Sade Comunitria, na Unidade Sanitria Murialdo, em Porto Alegre, e, rapidamente, junto com outras que se conformam nessa poca, torna-se mais um movimento contra-hegemnico.

d)

e)

Ainda em 1976, todos os movimentos se encontram em So Paulo e percebem que compem um movimento nico, com causas em comum: pelo fim da ditadura militar, por um Sistema nico de Sade e contra o complexo mdico-industrial. Nasce, assim, o chamado Movimento pela Reforma Sanitria (DA ROS, 1995).

3.3 Ventos de Mudana


As polticas de sade, de 1976 at hoje, constroem-se na tenso entre duas foras, o complexo mdico-industrial e o movimento sanitrio. At 1985, com vitrias claras do primeiro e, a partir do fim 12 O CEBES foi criado em da ditadura, com algum equilbrio de foras. 1976, como uma fora Antes disso, em 1975, existiu uma primeira tentativa de criar um Sistema Nacional de Sade, tema da 5 Conferncia Nacional de Sade, que cria a Lei n 6.229, que no passou do papel.
contra-hegemnica que aglutina profissionais e estudantes com o objetivo de democratizar a sade e a sociedade.

Em 1980, na 7 Conferncia Nacional de Sade, pela primeira vez o Centro Brasileiro de Estudos (CEBES)12 convidado a participar e colaborar para a apresentao de uma proposta chamada PREVSade, que fundiria os dois ministrios13 e iniciaria o repasse de recursos 13 Ministrio da Previdncia e para os municpios. Esta proposta criou uma porta de entrada (os Assistncia Social (MPAS) e postos de sade) com alta resolutividade, uma lista de medicamentos Ministrio prioritrios/bsicos e salrios para os profissionais de sade. da Sade.

Unidade 3 A construo do SUS no contexto das polticas pblicas

43

Durante a 7 Conferncia Nacional de Sade, o presidente do INAMPS vai aos jornais denunciar que a proposta do PREV-Sade era estatizante, estragava a profisso mdica e era coisa de comunistas. Ato contnuo, publicada uma lista de funcionrios de ambos os ministrios com supostas ligaes com partidos de esquerda clandestinos e so expurgados mais de cem funcionrios dos ministrios. Como efeito cascata, vrios funcionrios estaduais e municipais ligados ao movimento sanitrio sofrem perseguies polticas.

Em 1982, inicia-se um programa-piloto Programa de Aes Integradas de Sade (PAIS) no qual um municpio em cada estado recebia recursos dos dois ministrios para viabilizar a sade. Em 1983, com avaliao positiva, passa a ser poltica ministerial, e as Aes Integradas de Sade (AIS) passam a ser a poltica prioritria de ambos os ministrios. Centrada nos municpios, que deveriam, para obter recursos, apresentar um plano municipal de sade e ter uma comisso interinstitucional de sade para acompanhamento do programa. Considera-se que as AIS foram a grande matriz para o SUS. Aps o movimento pelas Diretas J e os acordos de cpula feitos pelos partidos da poca, estabeleceu-se que a eleio presidencial seria indireta, atravs de um colgio eleitoral. Com a definio da candidatura Tancredo Neves, na sua proposta ministerial, abre espaos fundamentais na sade com profissionais da sade militantes do Movimento Sanitrio. Com sua morte, antes da posse, e a ascenso de Jos Sarney, este no altera inicialmente os acordos pactuados por Tancredo. Inicia-se, ento, a Nova Repblica, com Hsio Cordeiro como presidente do Instituto Nacional de Assistncia Mdica da Previdncia Social (INAMPS) e Srgio Arouca na Fundao Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), vinculado ao Ministrio da Sade. Ambos j haviam sido presidentes nacionais do CEBES. Sabedor de que seu cargo era cobiado pelo complexo mdicoindustrial, Hsio Cordeiro trata de radicalizar a proposta das AIS, criando o Sistema Unificado Descentralizado de Sade (SUDS) e propondo claramente a extino do INAMPS e o repasse dos recursos para as administraes municipais. Enquanto isso, Srgio Arouca pauta suas aes na busca de legitimao para as propostas do movimento coordenando a emblemtica 8 Conferncia Nacional de Sade, a primeira com participao da sociedade organizada, envolvendo desde a presena de movimentos sociais, a associao de portadores de patologias e

44

Verdi, Da Ros, Cutolo

Sade e sociedade

profissionais da sade. O tema da conferncia era Sade: direito de todos, dever do Estado.

3.4 O SUS
Dentre os diversos avanos propiciados pela 8 Conferncia Nacional de Sade de 1986, um dos mais importantes o chamado Conceito Ampliado de Sade.
Em seu sentido mais abrangente, a sade resultante das condies de alimentao, habitao, educao, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a servios de sade. , assim, antes de tudo, o resultado das formas de organizao social da produo, as quais podem gerar grandes desigualdades nos nveis de vida, a sade no um conceito abstrato. Define-se no contexto histrico de determinada sociedade e num dado momento de seu desenvolvimento, devendo ser conquistada pela populao em suas lutas cotidianas (CONFERNCIA NACIONAL DE SADE, 1986, p. 4).

Tambm deliberao importante a adio de uma pauta de direcionamentos que converge para o embate da formao da nova Constituio Brasileira de 1988. Durante os dois anos de constituinte, os embates foram acompanhados pela Comisso Nacional da Reforma Sanitria, que conseguiu assessorar os deputados de forma que, em 1988, pela primeira vez, numa constituio brasileira, aparecessem artigos que dissessem respeito sade (do 196 ao 200). O primeiro deles assegura o lema da 8 Conferncia e o ltimo assegura que a ordenao dos recursos humanos fique a cargo do SUS. Foi, ainda, criado um Sistema nico de Sade, que tem como princpios a universalidade, equidade, integralidade, hierarquizao e controle social. Para que efetivamente entrassem em vigor os artigos da Constituio, eram necessrias leis aprovadas somente em 1990: a Lei Orgnica da Sade n 8.080/90 e a Lei Orgnica da Sade n 8.142/90, que tiveram importantes artigos vetados pelo ento Presidente Fernando Collor. Com dois anos de atraso, em 1992, realiza-se a 9 Conferncia Nacional de Sade, cuja recomendao principal fica por conta da ideia de que, alm das leis orgnicas, precisavam ser definidas Normas Operacionais Bsicas (NOB) para que o SUS comeasse a funcionar de fato. Em 1993, com o impeachment de Collor (Figura 10), o governo Itamar Franco elabora, ao final do ano, a primeira proposta do Programa Sade da Famlia, tentando dar forma para a Ateno Bsica (porta de entrada do SUS), entendendo que, enquanto no se resolvesse esta

Figura 10 - Campanha pelo Impeachment Fonte: Mendona, 2009

Unidade 3 A construo do SUS no contexto das polticas pblicas

45

instncia, a demanda estouraria sempre nos servios dependentes de hospital, tecnologia pesada e medicamentos (DA ROS, 2000). O ento ministro Henrique Santillo acatou o nome sugerido pelo Fundo das Naes Unidas para a Infncia (UNICEF) para iniciar um programa de sade comunitria, que foi chamado de Programa Sade da Famlia (PSF). importante mencionar que o Programa de Agentes Comunitrios de Sade (PACS), como antecessor do PSF, tambm foi lanado para configurar no cenrio nacional como um potencial integrador da poltica pblica governamental. Em 1994, comea novo governo (Fernando Henrique Cardoso), que inicialmente investe muito pouco em polticas de sade. A forma de financiamento do PSF ainda no estava dada, tampouco a formao dos recursos humanos para este novo trabalho existia. Somente em 1996, criam-se os Polos de Capacitao, Formao e Educao Permanente para o pessoal do PSF e uma proposta de ampliao dos recursos aos municpios que se comprometessem com o PSF. Com isto, rapidamente comeam a se multiplicar equipes Brasil afora, com as premissas do SUS como base, acrescidas dos princpios de Ateno Bsica/Sade da Famlia. Algumas destas caractersticas so: o trabalho com promoo da sade, acolhimento, as visitas domiciliares, trabalho em equipes multidisciplinares, educao em sade, alta resolutividade. Inicia-se assim a expanso do SUS rumo universalidade e equidade. Estas premissas no estavam ainda conquistadas em sua totalidade, mas tiveram grande acelerao a partir de 1997. Um fator determinante para a manuteno deste modelo de poltica foi o apoio financeiro do Banco Mundial, entendendo que isto baixaria o custo total do sistema de sade. Assim, a lgica de poltica de cesta bsica era uma lgica completamente diferente da do Movimento Sanitrio (COSTA, 1996). Pela proposta viabilizada (em conjunto com o Banco Mundial), no h uma preocupao com a equipe multidisciplinar, nem com o salrio dos profissionais, nem com o tamanho da clientela a ser atendida e nem com a qualidade do servio.

3.5 As Polticas Atuais


Ao final da gesto no Ministrio da Sade, em 2002, houve uma grande expanso no nmero de equipes do Programa Sade da Famlia (PSF), mas se evidenciavam problemas de toda ordem. Apesar da presso do Banco Mundial, foram criados Polos de Capacitao

46

Verdi, Da Ros, Cutolo

Sade e sociedade

para direcionar a formao das equipes de sade da famlia. Foram criadas mais de vinte residncias multiprofissionais em Sade da Famlia, alm de mais de cinquenta cursos de especializao na mesma rea. A Ateno Bsica tentava garantir uma formao via Polos, mas isto esbarrava nas dificuldades operacionais de liberao de verbas e, especialmente, na estrutura dos governos estaduais. O diagnstico era que se precisava mexer fundamentalmente na formao de pessoal. Enquanto no se rompesse a viso positivista, flexneriana e unicausal, no avanaramos na direo que o SUS propunha. Um passo muito importante foi dado em 2001, por presso do Movimento Sanitrio, diludo em entidades como Rede Unida, Associao Brasileira de Ensino Mdico (ABEM), Associao Brasileira de Enfermagem (ABEn) e Associao Brasileira de Sade Coletiva (ABRASCO), que articularam junto ao Ministrio da Sade para que este colaborasse com a presso sobre o Ministrio da Educao e Cultura (MEC) para assinar uma nova lei de Diretrizes Curriculares para os cursos de graduao da sade. A partir dessa aprovao, ficou estabelecido que todos os cursos de sade deveriam formar profissionais crticos, reflexivos, humanistas e de alta resolutividade, com um horizonte no SUS e com prazo de trs anos para este incio (BRASIL, 2004). Nesse sentido, o financiamento para as especializaes e residncias em sade da famlia e o Programa de Incentivo a Mudanas Curriculares nos Cursos de Medicina (PROMED), conquistado em 2002, j apontavam nesta direo. Em 2003, pela primeira vez, o Ministrio da Sade assume-se como parte da luta pela Reforma Sanitria (BRASIL, 2004). H uma reestruturao profunda na organizao do Ministrio: as polticas de sade e a organizao de todos os esforos de ateno (de bsica a alta complexidade) sob uma nica secretaria demonstram este avano. Mas na poltica de educao em sade que a modificao mais evidente. criada uma secretaria de Gesto do Trabalho e da Educao na Sade (SEGTES) com dois departamentos que unificam a gesto do trabalho e a educao em sade, esta ltima organizada no Departamento de Gesto em Educao e Sade (DEGES), em suas trs dimenses que envolvem o Ministrio da Sade: educao popular, educao tcnica e educao superior, alm de pensar aes estratgicas que contemplam esta multiface que a educao. Em fevereiro de 2004, publicada a portaria ministerial adotando a Poltica de Educao Permanente, com a organizao de Polos em

Unidade 3 A construo do SUS no contexto das polticas pblicas

47

todos os estados brasileiros, para modificar a formao de pessoal na rea de sade. Naquela gesto, foram organizados mais de 120 Polos de Educao Permanente, que cobriram todo o Brasil, tratando-se agora de viabilizar a mudana na formao com toda a fora necessria. Recursos existiam, mas se fazia necessrio mudar as prticas que se apresentavam com as seguintes caractersticas:
a)

clientelistas, como, por exemplo, vender projetos no interesse uninstitucional a quem tem recursos (no caso o ministrio); academicistas, em que, especialmente, as universidades acreditam que so donas da verdade em relao s necessidades de formao; antidemocrticas, em que os gestores definem as necessidades sem ouvir as universidades e o controle social, ou, nos centros de ensino no so ouvidos os estudantes; no integradoras em todas as instncias, sem levar em considerao a diversidade. Nas universidades, cada curso ou cada departamento pensando isoladamente.

b)

c)

d)

Os Polos de Educao Permanente para o SUS criaram uma nova cultura de busca de consensos, pactuao de projetos com mltiplos interesses, de priorizao na escuta da populao e dos servios, de democratizao das decises, de projetos interdisciplinares e interinstitucionais (BRASIL, 2004). Criaram tambm o entendimento de que as reflexes e a busca de solues a partir das necessidades da populao e dos servios um processo permanente. Para ampliar o caminho nesta direo, cria-se o Humaniza SUS, o VER SUS e o Aprender SUS. Assim, o SUS passa a ser realmente uma prioridade.
LAPPIS, que envolve 14 instituies como a Escola Nacional de Sade Pblica (ENSP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), e centralizadas pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Para concluir, vamos enfocar um pouco o Aprender SUS. Na ltima semana de agosto de 2004, foi apresentada, para aproximadamente mil pessoas vindas dos Polos de todo o Brasil, a poltica conjunta do Ministrio da Sade e Ministrio da Educao (MEC), na direo de mudana de formao das universidades. Realiza-se uma oficina na qual, a partir das reflexes feitas em conjunto MS Laboratrio de Pesquisa sobre Integralidade em Sade (LAPPIS)14 e MEC, deflagra-se o processo de utilizar a integralidade como eixo para as mudanas curriculares em todo o Brasil.

48

Verdi, Da Ros, Cutolo

Sade e sociedade

Deflagram-se, portanto, em 2004, esses dois processos integrados: o dos Polos de Educao Permanente e o Aprender SUS, como um redesenho para que se possa desentortar o estilo de pensar ainda hegemnico na sade do Brasil. A esperana de manuteno desta poltica de sade pode nos fazer imaginar que dentro de alguns anos tenhamos o SUS que tanto sonhamos, como algo concreto, com profissionais comprometidos.

3.6 De 2004 a 2009


Entre 2004 e 2009 muda-se a gesto do Ministrio da Sade, mas a poltica de nfase na mudana da formao dos Recursos Humanos para a sade altera a direo, sem perder o foco. So criados financiamentos para viabilizar a parceria entre servios e universidades. Novas portarias so assinadas. A dicotomia entre o MEC e o Ministrio da Sade, enfim, termina, e passa-se a pensar em conjunto (comisso interministerial) para mudar a formao. A nfase passa a ser Pr-Sade (Figura 11), que inicialmente amplia a mudana na formao dos profissionais que devero atuar na equipe bsica (enfermeiros e dentistas) e, posteriormente, para as 14 profisses/reas de sade no Prsade II. Os profissionais podem ser preceptores dos estudantes de graduao na rede, e, para tanto, ambos recebem bolsas (o preceptor e o estudante). Este outro projeto se chama Pet-Sade. Incorpora-se, em definitivo, o dentista na equipe bsica, com a formao das equipes de Sade Bucal, e cria-se o Ncleos de Apoio Sade da Famlia (NASF). Ampliam-se e legalizam-se as residncias multiprofissionais em Sade da Famlia com financiamento do Ministrio da Sade. Em Santa Catarina, j temos em Blumenau, Lages, Florianpolis e Chapec. Ampliam-se as ofertas de residncia em medicina de famlia e comunidade, infelizmente ainda separadas do esforo de integrar o trabalho em equipe, mas enfocando a necessidade maior da populao, a ateno bsica. Cria-se o projeto Telessade com objetivo de contribuir para a qualificao profissional e auxlio aos procedimentos assistenciais da rede de Ateno Bsica. A iniciativa mais recente do Ministrio da Sade em direo formao e educao permanente dos profissionais de sade no mbito do SUS a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), criada em junho de 2008 pela Secretaria de Gesto do Trabalho e da Educao na Sade (SEGTES).

Figura 11 - Logo Pr-Sade Fonte: PR-SADE, 2010

Unidade 3 A construo do SUS no contexto das polticas pblicas

49

Trata-se de programa que cria condies para o funcionamento de uma rede colaborativa de instituies acadmicas, servios de sade e gesto do SUS, destinada a atender s necessidades de formao e educao permanente do SUS. Essa rede funciona por meio do intercmbio de experincias, compartilhamento de material instrucional e de novas tecnologias educacionais em sade, inclusive com o uso de tcnicas de educao a distncia. Dessa forma, possvel levar a cada trabalhador de sade oportunidades de aprendizado, como material para autoinstruo, cursos livres e de atualizao, cursos de aperfeioamento, especializao e, at mesmo, mestrados profissionais. A primeira ao da UNA-SUS a oferta de curso de Especializao em Sade da Famlia para os mdicos, dentistas e enfermeiros da Estratgia Sade da Famlia (ESF). Seis Universidades Pblicas esto conveniadas para a oferta de 5.500 vagas de especializao em sade da famlia na primeira etapa do projeto, que ser ampliada para mais 18.700 vagas na etapa seguinte (BRASIL, 2009).

SNTESE DA UNIDADE
Com este estudo, apresentamos como os momentos histricos anteriores contriburam para a construo do SUS, para que voc pudesse refletir criticamente sobre as condies de instalao do modelo de sade brasileiro e sobre o processo histrico de construo da atual poltica de sade, o SUS. Iniciamos a compreenso das diretrizes e princpios que regem o SUS e alguns de seus dispositivos legais e operacionais para sua concretizao na prtica. Voc conseguiu chegar a esta reflexo? Atingiu os objetivos propostos?

50

Verdi, Da Ros, Cutolo

Sade e sociedade

Saiba mais
Para aprofundamento do tema recomendamos: Sobre a histria das Polticas de Sade no Brasil, assista o filme produzido pelo Ministrio da Sade: POLTICAS de Sade no Brasil: um sculo de luta pelo direito sade. produo de; Secretria de Gesto Estratgica e Participativa, Organizao Pan-Americana da Sade, Universidade Federal Fluminense, Fundao Euclides da Cunha. Direo de: Tapiri Cinematogrfica. Braslia, 2006. 1 DVD (60 min.). Disponivel em: <http://portal.saude.gov.br/portal/saude/ gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=26232>. Sobre a Reforma Sanitria Brasileira: PAIM, J. S. Reforma sanitria brasileira: contribuio para a compreenso e crtica. Salvador: EDUFBA; Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2008. 356 p. Sobre o Sistema nico de Sade: COHN, A. A reforma sanitria brasileira aps 20 anos do SUS: reflexes. Cadernos de Sade Pblica, Rio de Janeiro, v. 25, n. 7, jul. 2009. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid =SO102311X2009000700020&Ing=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 nov. 2009. CORTES, S. V. Sistema nico de sade: espaos decisrios e a arena poltica de sade. Cadernos de Sade Pblica, Rio de Janeiro, v. 25, n. 7, jul. 2009. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo. php&script=sci_arttext&pid=SO102311X2009000700022Ing=en&nrm =iso>. Acesso em: 15 nov. 2009. MAIO, M. C.; LIMA, N. T. Frum: o desafio SUS 20 anos do sistema nico de sade. Cadernos de Sade Pblica, Rio de Janeiro, v. 25, n. 7, jul. 2009. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=SO102311X2009000700019&Ing=en&nrm=iso>. Acesso em: 12 nov. 2009. MENICUCCI, T. M. G. O sistema nico de sade, 20 anos: balano e perspectivas. Cadernos de Sade Pblica, Rio de Janeiro, v. 25, n. 7, jul. 2009. Disponvel em: <http://www/scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=SO102311X2009000700021&Ing=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 nov. 2009.

Unidade 3 A construo do SUS no contexto das polticas pblicas

51

REFERNCIAS
AROUCA, S. Reforma sanitria. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1998. Disponvel em: <http://bvsarouca.icict.fiocruz.br/sanitarista05.html>. Acesso em: 11 fev. 2010. BRASIL. Ministrio da Sade. Poltica nacional de educao permanente em sade. Braslia, 2004.

______ , Secretaria de Gesto do Trabalho e da Educao na Sade.


Universidade aberta do sistema nico de sade (UNA-SUS). Braslia, 2009. Disponivel em: <http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/ visualizar_texto.cfm?idtxt=29886>. Acesso em: 12 fev. 2010. CONFERNCIA NACIONAL DE SADE, 8., 1986, Braslia. Relatrio final.... Braslia, 1986. Disponvel em: <conselho.saude.gov.br/biblioteca/Relatorios/ relatorio_8.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2010. COSTA, N. R. Polticas pblicas e justia urbana. 1996. Tese (Doutorado em Sade Pblica)-Universidade de So Paulo, So Paulo, 1996. DA ROS, M. A. Estilos de pensamento em sade pblica: um estudo da produo da FSP e ENSP/FIOCRUZ, entre 1948 e 1994, a partir da Epistemologia de Ludwik Fleck. 2000. 207 f. Tese (Doutorado em Educao)Centro de Cincias da Educao, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2000.

______ , Frum popular estadual de sade: expresso catarinense do


movimento sanitrio, para os anos 90. Trabalho apresentado para ingresso no corpo docente titular no Departamento de Sade Pblica, Centro de Cincias da Sade, Universidade Federal de Santa Catarina, 1995. KUCINSKI, B.; LEDGAR, R. J. Fome de lucros. So Paulo: Brasiliense, 1977. MENDONA, D. O Brasil da inverso de valores - Collor agora imortal em Alagoas. Crato, CE, 24 out. 2009. Disponvel em: <http://blogdocrato. blogspot.com/2009/10/o-brasil-da-inversao-de-valores-collor.html>. Acesso em: 12 nov. 2009. PR-SADE. Disponvel em: <http://prosaude.org/>. Acesso em: 02 mar. 2010.

52

Verdi, Da Ros, Cutolo

Sade e sociedade

Vous aimerez peut-être aussi