Vous êtes sur la page 1sur 35

Arquitetura e Urbanismo

CASA SUSTENTVEL: Uma alternativa possvel

Monografia realizada para o concurso Prmio Senador Milton Campos promovido pela Fundao Milton Campos e o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras CRUB. Realizada pela discente Penlope Duse Manetti.

Braslia Dezembro - 2007

Penlope Duse Manetti

CASA SUSTENTVEL: uma alternativa possvel

Monografia realizada para o concurso Prmio Senador Milton Campos promovido pela Fundao Milton Campos e o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras CRUB. Orientado por Encarnita Salas Martin e Cristina M. P. Baron Okimoto.

Braslia Dezembro - 2007


Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

RESUMO
Hoje vivemos em um mundo, na qual o poder de produo e consumo dita os rumos da tecnologia, tecnologia esta que vem se especializando mais e mais para atender toda essa lgica. Assim a moda direcionada as novas tendncias a serem utilizadas por um determinado tempo e a inteligncia se encarrega de produzi-las e entreg-las aos seus usurios, mas e o meio ambiente, onde se encontra nessa histria? O meio ambiente vem sendo palco de muitas atraes nos ltimos tempos. As atividades humanas vm sendo desenvolvidas numa intensidade e velocidade sem precedentes na histria ambiental do planeta. Nesse contexto, os problemas ambientais vm sendo discutidos diariamente nas mais diferentes instncias, com diferentes graus de profundidade e de alarmismo, para medo de uns e alegria de outros. A preocupao com as atitudes individuais vem sendo mais cobrada, bem como a mudana do nosso comportamento em relao ao meio ambiente. Sendo assim, a nica forma de mudar o comportamento da sociedade d-se no mbito da educao. As pessoas devem ser educadas para entender, aceitar e adotar esses novos hbitos. conscientizando toda a populao dos graves problemas que temos enfrentado, bem como as suas razes e as possveis solues, que conseguiremos reverter o quadro de degradao generalizada dos recursos naturais, para que se possa assegurar que as geraes futuras no sero privadas desses recursos, tal como prega o princpio do desenvolvimento sustentvel. A idia da proposta que as edificaes, pelo menos as residenciais, sejam projetadas levando em considerao os conceitos e princpios desenvolvidos pela sustentabilidade, de forma a minimizar os impactos causados pela construo civil ao meio ambiente.

ABSTRACT
In the present days we live in a world where the power of production and consumption dictates the direction of technology, that has been specializing more and more to supply all this logic. Then the new trends to be used for a certain time are dicted by the fashion, and the "intelligence" is responsible for producing and return it to its users, but and the environment, where is it in this story? The environment has been the scene of many attractions in recent times. The human activities have been developed in an unprecedented speed and intensity in the environmental history of the planet. In this context, environmental problems are being discussed daily in the most different bodies, with varying degrees of depth and scaremongering, for fear of ones and happiness of others. The concern with the individual attitude has been more charged, as well as the change of our behavior in relation to the environment. Therefore, the only way to change the behavior of society is with education. People should be educated to understand, accept and adopt these new habits. Awarding people of the serious problems that we have faced, as well as their reasons and possible solutions, we can reverse the context of widespread degradation of natural resources, so that we can ensure that future generations will not be deprived of these resources, such as preaches the principle of sustainable development. The idea of the proposal is that the buildings, at least the houses are already designed taking into consideration the concepts and principles developed by sustainability, to minimize the impacts caused by construction to the environment.

Palavras-chaves: sustentabilidade, conforto, habitao.


Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

SUMRIO
INTRODUO 1. REVISO BIBLIOGRFICA 1.1. Sustentabilidade 1.2. Conforto 1.2.1. Conforto Trmico 1.2.2. Conforto Visual e Luminotcnico 1.2.3. Conforto Acstico 1.2.4. Materiais Construtivos 2. DIRETRIZES PROJETUAIS 2.1. Implantao 2.2. Orientao e Insolao 2.3. Fachadas 2.4. Paredes 2.5. Coberturas 2.6. Aberturas 2.7. Iluminao 2.8. Conforto Trmico 2.9. Ventilao 2.10. Rudos 2.11. Eficincia Energtica 2.12. Eficincia no uso da gua 3. CONCLUSO BIBLIOGRAFIA SITES ACESSADOS 6 8 8 13 15 17 20 24 26 26 27 27 27 28 28 28 29 29 30 30 31 33 34 35

LISTA DE FIGURAS E TABELAS


Figura 1 - Causas e Conseqncias ocasionadas pelo desconforto ambiental Figura 2 - Gradaes da Temperatura Corprea e as Trocas Trmicas sofridas entre o Corpo e o Meio Ambiente. Figura 3 Mdia anual do potencial solar brasileiro (em MJ/m/dia) Figura 4 Captao da gua da chuva Figura 5 Esquematizao da implantao de uma mini-estao de tratamento de esgoto 15 16 31 32 33

Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

Tabela 1 Nveis de rudos de diferentes fontes Tabela 2 Limites de tolerncia para rudo contnuo ou intermitente Tabela 3 Classificao acstica de materiais

22 23 24

Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

INTRODUO
Segundo RODRIGUES (2003) o significado de habitao muito mais abrangente do que somente garantir s famlias casa para morar: As pessoas que vivem nessas reas necessitam de qualidade de vida e acesso cidade. J segundo CORBELLA e YANNAS (2003:16), tem-se a habitao como o espao para morar e exercer uma srie de atividades humanas, sendo o arquiteto o criador desse ambiente, o grande decifrador dos desejos pessoais do usurio.
Devem ser acessveis s possibilidades reais dos usurios necessitados, sendo mais amplas, durveis e resistentes, e que, alm disso, tenham uma boa apresentao formal e seja segura, garantindo a sobrevivncia da obra e com isso a permanncia do usurio no lugar (ORTIZ, 2004).

A arquitetura deve criar identificao entre a edificao e o usurio. o espao que condiciona e modifica o sentimento de pertencimento, atravs das imagens e representaes que o indivduo recria da sua moradia.
A moradia representa o homem no mundo e atravs do seu endereo fixo que ele confirma seu lugar no espao urbano e na hierarquia social. Os significados so interpretados pela sociedade atravs de uma semitica complexa que contribui para a estratificao social da metrpole. Assim sendo, da mesma forma que as condies de vida de uma pessoa se reflete na qualidade da sua habitao, a relao da sua habitao com o resto da cidade reflete a prpria relao social entre o indivduo e sua sociedade (COSTA, 2004).

Todas as pessoas tm o direito de ter uma moradia com qualidade, inserida na cidade. Poder andar no seu bairro e se sentir bem, ter qualidade de vida. Segundo RODRIGUES (2003) essas pessoas, que vm de classes sociais e faixas etrias diversas, no querem viver em comunidades decadentes ou em reas urbanas degradadas. Deve haver uma interlocuo entre arquitetura e desenvolvimento, para que se garanta um meio ambiente com qualidade e onde as pessoas possam usufruir de seus direitos cultura, lazer, educao, emprego e sade. Um fator relevante pensar o projeto no mbito da arquitetura sustentvel, visando incorporar o uso de materiais mais adequados e apontar tecnologias que sejam menos desperdiadoras, para que o projeto possa dar sua contribuio, tambm, do ponto de vista ambiental. importante enfatizar que o fato da arquitetura ser sustentvel no significa o acesso construo apenas para populao de mdia e alta renda, mas sim, obras com qualidade disposio, tambm, da populao de baixa renda. Nesse caso, os projetos no devem ser
Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

necessariamente de casas minsculas para diminuir o preo, mas de casas confortveis, econmicas e de custo acessvel. Para tal pensamento, desenvolve-se hoje um declogo para uma arquitetura sustentvel:
1.Respeitar o desenho do terreno; 2.Considerar os saberes e as tcnicas locais de construo; 3.Prestar ateno escolha dos materiais; 4.Prestar ateno para o uso exato e racional dos materiais; 5.Verificar a legalidade da madeira; 6.Luz e vento so fontes de energia renovveis, usar e abusar; 7.Economizar gua; 8.Procurar o selo PROCEL nos eletrodomsticos; 9.3R: Reduzir, Reutilizar e Reciclar; 10. Ter os olhos no futuro; (LACERDA, 2004: 68-69).

A Arquitetura deve trabalhar como mais um instrumento para que se possa atuar de acordo com esse conceito de sustentabilidade. Segundo SIQUEIRA (2001) a Arquitetura, enquanto produto cultural do homem, torna-se, tambm, Arte e pode passar a expressar, em sua forma e significado, o conjunto de aspiraes e o iderio de uma sociedade. E segundo AQUINO (2005), a arquitetura preocupada com a questo ambiental deveria ser corriqueira para tratar do processo de construo, e no assunto de interesse somente de um grupo.
Ou descobrimos rapidamente formas novas de produzir e satisfazer nossas necessidades, levando em conta o meio ambiente e tudo o que ele contm, ou nos arriscamos a caminhar muito rpido para um colapso total, comprometedor at mesmo da prpria sobrevivncia da espcie, sem falar na de outros seres vivos (ALMEIDA, 1993:9-10).

Segundo COSTA (2004), No h atividades do homem que no cause impactos natureza. O ideal investir em recursos e materiais construtivos que minimizem esses efeitos, sendo que a fuso com a natureza acontece atravs do emprego de materiais pr-estudados e sustentveis. A construo civil, da forma como praticada no Brasil e em muitos pases, provoca muitos impactos ambientais em todas as suas etapas. A extrao das matrias-primas feita a partir de tcnicas que envolvem explosivos, dragagem de rios para retirada de areia, etc. O transporte que feito percorrendo distncias cada vez maiores, devido escassez de alguns produtos. As tcnicas construtivas e a mo-de-obra mal qualificada levam a um desperdcio de material, tanto aquele que fica retido na obra, como aquele que se transforma em entulho, entre outros problemas. Alm disso, a construo civil vem se constituindo, h muitos anos, como uma prtica de projetos que raramente levam em considerao as caractersticas do local onde
Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

ser implantado, tais como: posio e implantao no terreno, iluminao natural, ventilao, vegetao natural local, caractersticas culturais locais. Do mesmo modo, os materiais utilizados tambm no se adequam s caractersticas climticas e, na maioria das vezes, no esto associados disponibilidade na regio. O resultado dessa postura tem sido a construo de edificaes em que h necessidade de iluminao e ventilao artificiais o tempo todo, o que alm de consumir muita energia eltrica, tem conseqncias, inclusive, sobre a sade dos seus usurios. preciso que se reveja esse modelo para que a construo civil deixe de ser uma atividade to degradadora do meio ambiente, partindo-se para o que poderia ser chamado de uma construo sustentvel.

1. REVISO BIBLIOGRFICA
Foram efetuados levantamentos a cerca do tema Arquitetura Sustentvel e suas variantes, tais como: sustentabilidade, conforto e materiais alternativos. 1.1. Sustentabilidade Numa sociedade movida por modismos, o termo sustentabilidade representa para muitos mais uma moda tentando ser ditada, dentre tantas que j existiram e vem sendo empregadas de maneira genrica e indiscriminadamente, sem nenhum controle.
O termo sustentabilidade vem sendo aplicado aleatoriamente nos mais diversos seguimentos da sociedade, no s nas instituies de pesquisa, mas tambm em rgos e organizaes no governamentais. Esta proliferao da utilizao do termo sustentabilidade, sem um consenso e respaldo cientfico, acaba fazendo com que o termo se generalize. (SILVA, 2000; ULTRAMARI, 2000 apud KRONKA, 2002: 33).

O termo sustentabilidade tem sua origem nas discusses ambientais, mas de acordo com Ignacy Sachs (SACHS, 1994 apud MLFATH, 2002: 42), pode ter outros enfoques:
a. Sustentabilidade Social: Entende-se pela criao de um processo de desenvolvimento sustentvel com melhor distribuio de renda e reduo do abismo entre classes ricas e pobres.

Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

b. Sustentabilidade Econmica: possvel atravs de um gerenciamento mais eficiente dos recursos e maiores investimentos tanto nos setores pblicos como privados, alm de se procurar maior eficincia econmica em termos macrossociais e no apenas atravs do critrio macroeconmico do empresariado. c. Sustentabilidade Ecolgica: a utilizao dos recursos naturais, quando possvel, renovveis, com maior eficincia, reduo da utilizao de combustveis fsseis, reduo do nmero de resduos e de poluio, promovendo a autolimitao do consumo, intensificao nas pesquisas para obteno de meios mais eficientes e menos poluentes para o desenvolvimento do espao urbano, rural e industrial, desenvolvimento de normas adequadas para proteo ambiental com elementos de apoio econmicos legais e administrativos necessrio para seu cumprimento. d. Sustentabilidade Espacial: Configurao urbana rural mais equilibrada entre os assentamentos urbanos e atividades econmicas, reduo da concentrao excessiva nas metrpoles, explorao racional das florestas e da agricultura atravs de tcnicas modernas e regenerativas, explorao da industrializao descentralizada, criao de uma rede de reservas naturais e da biosfera para proteo da biodiversidade. e. Sustentabilidade Cultural: Procurando manter as razes em todos os processos de modernizao, agricultura, indstria; preservando as caractersticas locais, particulares de cada regio.

Mais do que construir causando o menor impacto ambiental, existe a necessidade de se desenvolver a conscincia humana para o equilbrio que deve haver entre desenvolvimento urbano e tecnolgico e o Meio Ambiente. A sustentabilidade deve estar nos princpios de projetos e comportamentos no s da populao carente, mais tambm de todos os outros habitantes. Trata-se de uma questo de comportamento ou hbito.
A sustentabilidade deve ser entendida como um grande tema da cultura contempornea, que afeta e transforma a teoria e a prtica do desenho, reformulando-o frente onipotncia tecnolgica e anti-sustentvel da modernidade. (HICKEL, 2005) I

Outro termo igualmente importante o de desenvolvimento sustentvel. O governo brasileiro adota a definio apresentada no documento Nosso Futuro Comum, publicado em 1987, tambm conhecido como Relatrio Brundtland, no qual desenvolvimento sustentvel concebido como o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das geraes futuras de suprir suas prprias necessidades.
I

Disponvel em http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/esp328.asp.
Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

10

Esta monografia aponta para a incompatibilidade entre desenvolvimento sustentvel e os padres de produo e consumo vigentes,
II

at a poca em que foi elaborado. Ate hoje

considerado um documento de referncia, uma vez que o desenvolvimento sustentvel continua sendo um desafio a ser enfrentado pela sociedade como um todo. Aps de mais de dez anos do lanamento do Relatrio, ROGERS (1998:) afirmava:
Principais papis da arquitetura neste momento fazer com que as cidades sobrevivam de forma menos impactante, se tornando inclusive um laboratrio vivo para a educao da sociedade neste contexto de mudanas de condutas e hbitos. A forma da cidade e suas funes podem gerar uma cultura que fortalea a formao de um nmero maior de cidados. (ROGERS, 1998).

O grande desafio a implantao de um novo modo de vida, da qual a principal caracterstica da nova arquitetura sempre pressupor a interdependncia dos sistemas em questo, interligando as aes do homem aos sistemas naturais, evitando que os impactos destrutivos ao meio ambiente continuem se dando, por exemplo, atravs das tcnicas construtivas utilizadas. GONALVEZ (1999) entende que a industrializao trouxe uma massificao para arquitetura, em nvel at mesmo mundial. Infindveis tipos de vidros para fachadas, centenas de tipos de lmpadas, sistemas condicionamento trmico artificial, vm contribuindo para a proliferao das cortinas de vidro e das plantas que no favorecem/consideram a iluminao natural. Estes edifcios so exemplos da banalizao/pasteurizao que acabou ocorrendo com a arquitetura em boa parte do mundo. Segundo HICKEL (2005), a realidade contempornea se baseia cada vez mais no predomnio do ambiente construdo e no crescimento descontrolado das metrpoles, no uso de materiais e tcnicas com elevado custo energtico e alto grau de desperdcio em seu funcionamento e manuteno. preciso buscar parmetros relacionados com a capacidade da arquitetura contempornea de responder a essas demandas. Uma arquitetura para o presente deve considerar o construdo, afrontando a melhoria de entornos degradados em busca de um reequilbrio ecolgico na relao entre seres humanos e seu entorno artificial, sem cair em nostalgias de um passado perdido.
As edificaes devero combinar o melhor das tradies de cada regio, com o mais sustentvel das novas tecnologias, em um NOVO REGIONALISMO, que confia nos aspectos locais, como os materiais
II

Disponvel em http://www.crescentefertil.org.br/agenda21/index2.htm.
Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

11

construtivos, responsabilidade climtica, econmica e cultural, com solues apropriadas. (ROAF, 2001: 15)

Na maioria das vezes ficamos encantados com os materiais e tcnicas utilizadas at mesmo em outros pases que nos esquecemos que a arquitetura deve transparecer a cultura de um povo, deve estar integrada com o local onde ser inserida, deve estar em harmonia com o entorno e com seus usurios.
No momento passamos por uma fase de experimentao quanto a materiais, tcnicas, formas. uma agitao necessria para se superar o excessivo esquematismo do material nico, aptrida e aclimtico. Nossa tradio colonial de devastao e desperdcio vai aos poucos cedendo espao para a reflexo sobre o clima e a adequao energtica dos edifcios. (HICKEL, 2005)

Segundo MEIRIO (2004), a sustentabilidade deve estar na elaborao de projetos energeticamente eficientes, atravs de uma arquitetura adaptada ao clima, considerando a iluminao natural integrada artificial, na especificao de acabamentos e materiais adequados ao clima, no uso de ventilao natural, entre outros aspectos. Enfim na elaborao de uma edificao de fato inteligente, menos casustica e desnecessariamente automatizada. Para CORBIOLI (2003) depende do arquiteto buscar caminhos que eliminem ou pelo menos reduzam a necessidade de usar recursos artificiais.
uma forma de promover a busca pela igualdade social, valorizao dos aspectos culturais, maior eficincia econmica e menor impacto ambiental nas solues adotadas nas fases de projeto, construo, utilizao, reutilizao e reciclagem da edificao, visando distribuio eqitativa da matria-prima e garantindo a competitividade do homem e das cidades. CORBIOLI (2003).

Segundo AMORIM (2000) o Environmental Building News, ou EBNs, prope uma lista de prioridades para os edifcios sustentveis, dentre os quais se podem destacar:
Economizar energia: projetar e construir edifcios energeticamente eficientes. O uso contnuo de energia provavelmente o maior impacto ambiental especfico de um edifcio, e por isso o projeto energeticamente eficiente deve ser a prioridade nmero um. Isto se relaciona com diversos aspectos, dentre eles a utilizao de fontes energticas renovveis, a minimizao das cargas de aquecimento e refrigerao, a otimizao da luz natural, etc. Construir edifcios saudveis- conforto ambiental e segurana: por exemplo, atravs da introduo da luz e ventilao naturais onde for possvel.
Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

12

Maximizar a longevidade dos edifcios: projetar pensando na durao e possibilidade de adaptao funcional dos edifcios ao longo do tempo. Quanto mais dura um edifcio, maior o perodo de tempo no qual os impactos ambientais sero amortizados. Reciclar edifcios: reutilizar edifcios e infra-estruturas existentes. Os edifcios existentes contm uma enorme quantidade de recursos culturais e materiais, e conferem identidade aos lugares. Mas a prioridade otimizar a eficincia energtica2, mesmo em reformas. (AMORIM, 2000: 1-2)

Alm dos conceitos apresentados de arquitetura sustentvel temos outras denominaes de estudos com o objetivo de minimizar os impactos e melhorar a qualidade de vida, como arquitetura ecolgica, arquitetura verde, arquitetura de baixo impacto humano e ambiental, arquitetura vernacular, arquitetura bioclimtica. No caso da arquitetura bioclimtica, passa a ser discutida a partir da dcada de 70, com a crise do petrleo. A arquitetura bioclimtica aquela que tem por objetivo conseguir um grande nvel de conforto trmico mediante a adequao do projeto e da construo do edifcio s condies climticas de seu entorno. Trata-se, pois de uma arquitetura adaptada ao meio ambiente, sensvel ao impacto que provoca na natureza, e que procura minimizar o consumo energtico, e com isso, a degradao ambiental. O movimento por esse tipo de arquitetura nada mais do que a volta dos princpios da arquitetura vernacular popular, porm com mais tecnologias envolvidas e desenvolvidas. III, por exemplo:
- Reciclagem e tcnicas de reuso de materiais. - Pesquisa de novos produtos base de matrias-primas naturais no agressivas e renovveis. - Desenvolvimento de novas maneiras de utilizar materiais de mercado com caractersticas agressivas ao meio ambiente diminuindo a quantidade empregada (cimento, madeira, PVC...). - Sistemas energticos com recursos naturais locais (solar, elico, biodigestor...). - Novas vises de gesto da obra e da manuteno dos edifcios. (LIMA)IV

O prprio edifcio se comporta como uma mquina trmica que capta energia gratuita, a conserva e, por ltimo, a distribui. Isso apresenta como principal dificuldade o fato de que o

III

_____. Princpios Bioclimticos da Arquitetura e do Urbanismo. Disponvel em http://www.unb.br/fau/planodecurso/graduacao/unidade1.pdf#search=%22arquitetura%20bioclim%C3%A1tica %22.


IV

LIMA, F. Bioarquitetura: Um http://www.anabbrasil.org/art060609.htm.

olhar

em

busca

da

essncia.

Disponvel

em

Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

13

mesmo edifcio necessita dar uma resposta integral ao condicionamento higrotrmico, isto , tanto em condies de inverno como no vero. Na busca pelo desenvolvimento de um sistema que proporcione melhor qualidade de vida e conforto, no basta levarmos em conta o macro-clima da local escolhido, depende de cada regio, dos seus micro-climas, o que torna o estudo muito particular. H algumas exigncias neste tipo de arquitetura, o que faz com que tenha um tipo de desenho especfico, mas que est longe de ser pr-determinado. uma linguagem prpria que varia de regio para regio, j que esta muito vinculada ao clima e as possibilidades do entorno. Uma construo bioclimtica reduz a energia consumida e, portanto, colabora de forma importante na reduo dos problemas ecolgicos que se derivam dela. Alm de economizar nas contas mensais de gua e energia. No entanto, a arquitetura bioclimtica no ltimo sculo parece ter sido esquecida. O conceito de bem-estar evoluiu de uma maneira curiosa. A construo representa mais do que abrigo, como tambm status familiar e por isso, deve adequar-se a certos cnones pr-estabelecidos. Importam culturas e com ela o estilo de construo e sem analisar os aspectos do local de implantao copiando modelos prontos. Isto vale tambm para a populao migrante que traz consigo uma forma de construir que pode ser mais adequada regio de onde saiu, agregando construo piores qualidades de conforto. papel do profissional desta rea conscientizar a populao de que mais do que uma casa a formao de um conjunto de aes e reaes que vem destruindo o meio ambiente. (ATEM, 2004) 1.2. Conforto Muitos so os fatores que esto relacionados com o desconforto ambiental vivido, atualmente, nas cidades: excesso de rudo, emisso de poluentes no ar e na gua, escassez de recursos energticos e de gua, inexistncia de tratamento adequado de resduos, alteraes no regime de chuvas e de ventos, surgimento de ilhas de calor, inverso trmica, aumento do consumo de energia para condicionamento artificial e transporte, etc. Cada vez mais o uso de aclimatadores no s acontece devido aos condicionantes climticos como tambm numa demonstrao de status, alm de projetos que priorizam mais forma e funo, at mesmo estilo, deixando de lado sua implantao e conforto. O conforto deve ser pensado conjuntamente com o projeto, deve ser parte essencial. Isso pode tornar a arquitetura mais adequada, o que resulta at mesmo em economia! No que este seja o fator principal para seu raciocnio, uma busca de equilbrio entre homem e
Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

14

natureza. isto que traz beneficio para ambos os lados. Segundo LOUIS KAHN (1950 apud GONALVES, 2001: 273) O arquiteto tem de fazer da luz, do som e do calor um problema seu. Nessa fase de renovao da Arquitetura, onde a cincia promove o desenvolvimento de tecnologias adequadas as respectivas realidades; cabe ao arquiteto saber utiliz-las, com a mxima eficincia, no campo do conforto para que assim promova solues cada vez mais satisfatrias. O controle do ambiente no totalidade da arquitetura, porm deve ser parte da mesma, parte da ordenao bsica de qualquer projeto. As questes referentes habitabilidade dos espaos especificamente aquelas relacionadas ao conforto ambiental so fundamentais quando a satisfao do homem o objeto principal. a partir da interpretao por meio das sensaes de estmulos fsicos, objetivos e facilmente mensurveis que conseguimos entender o que conforto. a fcil adaptao ao meio. Quanto maior for o esforo para um indivduo se adaptar a um determinado ambiente, maior ser sua sensao de desconforto. Na figura 1 abaixo, vem descrito as causas e conseqncias ocasionadas pelo desconforto ambiental. Dentre os confortos na qual podemos estar ou no inseridos e sentindo, existe uma subdiviso, destaca-se a seguir anlise sobre o conforto trmico, conforto visual e luminotcnico e o conforto acstico.

Figura 1 - Causas e Conseqncias ocasionadas pelo desconforto ambiental. Fonte: CARVALHO, BONFSTABS, BUENOI (2001: 42).
Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

15

1.2.1. Conforto trmico Segundo BUENO-BARTHOLOMEI (2006)V o homem um ser homeotrmico, ou seja, mantm a sua temperatura do corpo constante, em torno de 37. Ele uma mquina trmica, que produz energia trmica por meio do processamento dos alimentos ingeridos. Para que se consiga uma condio de conforto trmico o corpo deve-se encontrar em equilbrio com as trocas de calor s quais se submete. Para melhor exemplificar segue abaixo a figura 2, que trata sobre as trocas que ocorrem com o corpo humano.

Figura 2 - Gradaes da Temperatura Corprea e as Trocas Trmicas sofridas entre o Corpo e o Meio Ambiente. Fonte: BEALING, RIVERO (2001: 44).

Segundo RORIZ (1993), a sensao de conforto trmico em um ambiente depende do efeito conjugado de vrios fatores que se do concomitantemente. Dentre os fatores relacionados com o ambiente, a temperatura e a velocidade dos ventos so os principais pontos agregados. Com relao aos fatores que envolvem o prprio indivduo, a taxa metablica e o tipo de roupa utilizado interferem nas condies de conforto sentido. O conforto trmico nos nossos lares extremamente importante para o nosso bem-estar e qualidade de vida. Para tal, as necessidades de aquecimento e arrefecimento devem ser evitadas ao mximo. Assim, planejamento o ponto de partida para uma maior eficincia energtica na habitao. atravs da arquitetura que se consegue chegar num desenho que apresente menor desconforto. Se considerarmos aspectos como: ventilao, orientao na sua
V

Notas de aulas.
Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

16

implantao, e at mesmo os materiais e tcnicas utilizadas, atinge-se resultados bastante significativos.


A qualidade na construo o primeiro passo para se ter uma casa confortvel, do ponto de vista trmico. A incluso de sistemas de climatizao passivos no desenho da habitao, a considerao do espao envolvente, e a escolha da melhor orientao, so fundamentais para se ter um espao mais confortvel, e reduzir a necessidade de utilizao de aparelhos de aquecimento e arrefecimento, reduzindo a fatura de energia, e, consequentemente, a ambiental. Assim, a utilizao de aparelhos/sistemas de aquecimento deve ser considerada somente quando no se consegue atuar em termos do edifcio. Nestes casos, sempre que possvel, deve-se optar pela utilizao de sistemas de energias renovveis que j atuam na climatizao da habitao. VI

Uma das diferentes formas de se utilizar a energia renovvel no mbito do projeto, englobando a eficincia na iluminao natural, na ventilao cruzada, de maneira integrada ao projeto arquitetnico. Deve ser levada em conta a implantao da edificao, seu entorno e as condies climticas na qual est inserido. Isto pode trazer um retorno rpido e com baixo impacto ambiental, alm de economia. De forma geral o dimensionamento dos sistemas de arrefecimento e aquecimento est diretamente relacionado com:
VI

Local: Orientao; Vegetao existente. Caractersticas arquitetnicas: Exposio solar; Relao massa/volume; Protees exteriores ao vo (janela); Sombras; Palas de sombreamento. Caractersticas da construo: Isolamento de caixilharias; Tipo de vidro nas janelas; Massa trmica do material de construo; Textura dos acabamentos.

Disponvel em http://www.ecocasa.org/projeto1.php.
Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

17

1.2.2. Conforto visual e luminotcnico Conforto visual entendido como um conjunto de elementos que, em um determinado ambiente, facilitam a realizao de tarefas visuais com o mximo de acuidade e preciso, alm de que tais elementos no oferecem prejuzos vista e apresentam reduzido esforo e riscos de acidentes, sendo a acuidade visual, a capacidade de reconhecer pormenores sutis, e por sua vez influenciados pela luminncia do objeto observado. Quanto mais iluminado estiver determinado objeto, mais facilmente seus detalhes sero percebidos sem, claro, que cause ofuscamento. Segundo SMIT (1964) a iluminao insuficiente em um ambiente pode causar fadiga, dor de cabea, e irritabilidade, alm de provocar erros e acidentes, ou seja, so prontamente reconhecidas como desconfortveis e prejudiciais. Assim, uma boa iluminao, uniforme e suficiente, est diretamente relacionada com uma melhor utilizao do espao. A disposio dos objetos deve ser adaptada tambm s necessidades desse espao e no o contrrio, o ambiente adaptado iluminao. Assim como a questo do conforto trmico, a iluminao deve ser pensada no mbito do projeto, para que se dem, de forma suficiente, as condies mnimas exigidas pelo organismo. Para que tal feito seja conseguido e ocorra de maneira mais econmica e natural, como a prpria palavra refere, quanto maior a captao de luz natural, melhor para o projeto e seus moradores e usurios. Segundo KALFF (apud GONALVES, 2001: 273) Com a ajuda da luz, um dos instrumentos mais poderosos, possvel dar vida aos espaos internos. As bases necessrias para a elaborao de um projeto com nfase na iluminao natural so: Conhecimento sobre o funcionamento do sistema visual humano. Alm da 1. Aparncia geral do ambiente; 2. Visualizao das formas; 3. Controle do ofuscamento; natural; O projeto de iluminao natural deve levar em conta o interior, devido s possveis reflexes nas superfcies internas que contribuem na admisso da luz do dia, na modelagem dos objetos e na aparncia geral dos ambientes;
Arquitetura e Urbanismo

capacidade de ler pequenos caracteres impressos, deve-se considerar:

As leis de uso do solo devem garantir aos usurios dos edifcios acesso luz

_____________________________________________________________________________________________________

18

Conhecimento da penetrao da luz no ambiente e sua influncia nas cores; Um bom projeto de iluminao natural deve buscar a interao entre: eficincia

visual, conforto visual e satisfao esttica; (BUENO-BARTHOLOMEI, 2005)VII. Luz natural a luz proveniente do sol, seja de forma direta atravs de seus raios ou indiretamente podendo estar difundida na atmosfera (abbada celeste) ou refletida no entorno. Com a divulgao dos problemas ambientais, a questo da utilizao da luz natural vem sendo mais e mais abordada nos projetos contemporneos, o que se coloca como extremamente importante para o equilbrio ambiental, alm de influenciar na economia das contas de energia e na qualidade dos projetos arquitetnicos. Segundo GONALVES (2001) a iluminao natural, alm de ser uma varivel ambiental, pode ser considerada como elemento de projeto. Ela consegue oferecer melhor qualidade em relao luz artificial. J para LENGEN (2004: 54-57) essa qualidade da iluminao natural em um cmodo depende de alguns fatores como: Tamanho da janela; A forma e a proporo do ambiente; A orientao da edificao; Reflexo do sol do lado externo; A influncia do sol ocasionada por outros edifcios pode prejudicar ou no a iluminao do ambiente; Escolha dos tipos de materiais e das cores a serem utilizadas na edificao pode influenciar na reflexo; A topografia do terreno ao redor da edificao pode influenciar a intensidade da luz em determinadas horas do dia; A sombra ocasionada por outras edificaes ou plantas pode impedir a passagem de iluminao; As condies climticas tambm agem sobre a iluminao natural de interiores; A luz natural oferece enormes vantagens, e pode ser utilizada como estratgia para obter maior qualidade ambiental e eficincia energtica em edifcios. Dentre os pontos positivos da luz natural:
A qualidade da iluminao obtida melhor, pois a viso humana desenvolveu-se com a luz natural;

VII

Notas de aula.
Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

19

A constante mudana da quantidade de luz natural favorvel, pois proporciona efeitos estimulantes nos ambientes; A luz natural permite valores mais altos de iluminao, se comparados luz eltrica; alm disso, a carga trmica gerada pela luz artificial maior do que a da luz natural, o que nos climas quentes representa um problema a mais; Um bom projeto de iluminao natural pode fornecer a iluminao necessria durante 80/90% das horas de luz diria, permitindo uma enorme economia de energia em luz artificial; A luz natural fornecida por fonte de energia renovvel: o uso mais evidente da energia solar. (MAJOROS in AMORIM).

Se analisado a questo da eficincia energtica atravs do uso da luz natural controlada num pas com enorme disponibilidade de luz natural, como o Brasil, nota-se que este recurso muitas vezes subutilizado, ou utilizado de maneira equivocada, gerando problemas para os edifcios. Pode-se obter maior eficincia atravs do uso da luz natural controlada, basicamente em dois modos:
Economia Direta: atravs do uso otimizado da luz natural, h uma reduo do uso da luz artificial. necessrio que haja um sistema de controle da luz artificial incorporado, de forma que quando h suficiente luz natural, a luz artificial seja desligada ou diminuda. Desta forma, importante que o projeto de luz artificial seja integrado desde o incio com o estudo do comportamento da luz natural. Economia Indireta: atravs da reduo da carga do ar condicionado. Quando se h um bom projeto de luz natural, proporcionando a entrada de luz natural difusa controlada, h menores ganhos de calor solar e reduzemse os ganhos de calor gerados pela iluminao artificial. Isto diminui a carga de refrigerao do ar condicionado. (AMORIM, 2002).

Os sistemas e componentes que podem ser utilizados para aproveitamento da luz natural vo desde os mais simples, como protees solares fixas, prateleiras de luz at tecnologias mais sofisticadas.
VIII

A questo fazer desses instrumentos ou solues, partidos arquitetnicos que

tragam ao projeto qualidade de vida aos moradores e equilbrio com relao ao meio ambiente. 1.2.3. Conforto acstico Segundo BARROSO-KRAUSE (2005) a arquitetura e a acstica formam um nico corpo, sendo que a arquitetura acaba por determinar a acstica adequada ao espao. A relao entre ambas se d atravs da esttica proporcionada pela "sofisticao" da geometria
VIII

AMORIM, C. N. D. Iluminao Natural e Eficincia Energtica Parte I: Estratgias de Projeto para uma Arquitetura Sustentvel. Disponvel em http://www.unb.br/fau/pos_graduacao/cadernos_eletronicos/eficiencia_energetica.pdf.
Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

20

encontrada, cores, dimenses e funcionalidade associado ao bem-estar e ao prazer da vivncia de sua ocupao. Portanto, a arquitetura ir influenciar a acstica atravs de seu partido arquitetnico, ou seja, diretrizes como, por exemplo, as tecnologias utilizadas na edificao e seus respectivos materiais, a implantao e a orientao. Existe uma diferena sutil entre a denominao acstica arquitetnica e acstica de ambientes. A primeira tem por finalidade o estudo das condies acsticas aceitveis nas construes. Ela tambm nomeada de acstica das construes j que a sua principal finalidade exatamente a construo de edifcios com isolao acstica entre as diferentes salas. J a acstica de ambientes caracteriza-se pelo estudo da forma e tratamento dos ambientes de modo a torn-las acusticamente satisfatrias. Assim, a acstica arquitetnica prioriza o isolamento do barulho, a fim de se obter conforto, isolando um ambiente do outro e, a acstica de ambientes atua para a melhoraria das condies de cada ambiente. O profissional arquiteto sempre busca por solues acsticas em seus projetos, uma vez que cada elemento da construo possui alguma influncia sobre as caractersticas acsticas da edificao. Para tanto, ele deve possuir conhecimentos bsicos sobre esta. Assim, as determinaes dos fenmenos acsticos e a maneira como elas interferem no homem, tanto as formas de emisso do som, a propagao nos meios materiais e o comportamento na frente de barreira, como tambm os critrios de interferncia entre as comunicaes sonoras devem sempre ser compreendidos e incorporados ao projeto, para que assim o arquiteto obtenha resultados acsticos satisfatrios em seu projeto. A definio acstica de cada unidade do ambiente interno acaba se tornando a percepo auditiva de tudo que se venha a ser gerado ou reproduzido dentro deste, sempre pensando que cada ambiente possui sua dimenso privativa, individualizada de acordo com as caractersticas de quem vier vivenci-lo em sua plena ocupao. As reas destinadas ao descanso com seu ndice de conforto acstico prprio, recomendado para aquela atividade. As reas destinadas a servio, circulao, leitura, trabalho etc., respectivamente tambm com seus ndices de conforto recomendado. Tornando-se assim o espao lapidado, definido, prprio para cada atividade e personalidade de quem o ocupar. Dessa forma, observa-se que as dimenses do ambiente, os materiais, aberturas, e acabamentos de todas as superfcies so fatores determinantes para o conforto acstico do local. A Associao Brasileira de Normas Tcnicas coloca o assunto em termos nacionais mediante as normas NBR 10151 e NBR 10152 no ano de 1987. Assim, tais normas tcnicas fixam os nveis de rudo compatveis com o conforto acstico em ambientes diversos conforme pode ser verificado na tabela 1 a seguir.
Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

21

Tabela 1 - Nveis de rudos de diferentes fontes. Fonte: FAU-USP, 2002.

O rudo algo que interfere na recepo dos sinais sonoros pelo ouvido humano, ou seja, ele intervm sobre o processo de interpretao de alguma coisa. E, na maioria das vezes, podemos dizer que o rudo um sinal indesejvel. Quando duas ou mais pessoas falam ao mesmo tempo fica evidente a dificuldade de compreender o que elas esto dizendo. Isso ocorre porque o nosso crebro no consegue processar diferentes fontes sonoras simultaneamente, prejudicando nossa compreenso sobre o que est tentando ser falado. Assim, pesquisas constataram que o rudo pode ocasionar graves efeitos sobre o homem como, por exemplo: Enjos e sonolncia; Dor de cabea; Perda de concentrao; Baixa produtividade; Absentesmo; Insnia e estresse; Perda parcial ou total da audio; Conseqncias no sistema nervoso central; Conseqncias no sistema gastrintestinal; Conseqncias no sistema circulatrio e corao. (BUENO-BARTHOLOMEI, 2006)IX

IX

Notas de aula.
Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

22

A tabela 2, logo abaixo, relaciona os nveis de rudo, em decibis, com a mxima exposio diria permissvel. O limite da intensidade de rudos suportveis durante o dia regulamentado, e no deve ultrapassar 70 dB. Numa edificao, no s o rudo que vem de fora que pode incomodar, uma vez que o barulho interno tambm tem que ser levado em conta. Essa uma questo que deve ser considerada j na fase da escolha do terreno, atentando se a regio apresenta movimento intenso ou se h fontes de rudos prximas, como fbricas, por exemplo. Por sua vez, o projeto arquitetnico pode ajudar a controlar ou reduzir esses problemas.

Tabela 2 - Limites de tolerncia para rudo contnuo ou intermitente. Fonte: FUNDACENTRO

As edificaes necessitam de tratamento acstico devido ao nvel de rudo emitido, muitas vezes em conseqncia da existncia de fontes mltiplas de rudos dentro de uma instalao. Assim, uma vez desejado a atenuao do rudo e controle do espalhamento do som, deve-se tratar as superfcies de tal modo que reduza a energia sonora refletida, isto quer dizer que, parte da onda que no for absorvida ou transmitida, ser refletida novamente para o recinto. sabido que cada ambiente tem suas particularidades especiais, como dimenses, relao entre essas dimenses, disposio de paredes, piso e teto, materiais de revestimento e pavimentao, elementos vazados (portas e janelas), quadros, mveis. E cada ouvinte tem suas

Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

23

preferncias e suas deficincias auditivas. Isso tudo diversifica as providncias de ordem tcnica. A indstria tem desenvolvido novos materiais com coeficientes de isolamento acstico e/ou de absoro muito mais eficientes que os materiais acsticos at ento utilizados. Desta maneira, tem sido possvel obter, mediante variaes de composies, resultados acsticos cada vez mais satisfatrios s necessidades dos usurios. No existem materiais "melhores" ou "piores" para solues acsticas. O que existe a adequao (ou no) de determinado material para a finalidade que se deseja. Quanto mais denso for o material, mais prximas e rigidamente ligadas esto suas molculas favorecendo desta forma o aumento da velocidade sonora. Praticamente todos os materiais existentes no mercado ou isolam ou absorvem ondas sonoras, contudo apresentam funcionamentos diferentes vistos na tabela 3 abaixo. X
TIPOS Isolantes AO Impedem a passagem de rudo de um ambiente para outro EXEMPLOS Tijolo macio, pedra lisa, gesso, madeira e vidro com espessura mnima de 6 mm. Um colcho de ar uma soluo isolante, com paredes duplas e um espao vazio entre elas (quanto mais espao, mais capacidade isolante). Azulejos, cermica, massa corrida, madeira, papel de parede (em geral, materiais lisos). Materiais porosos como l ou fibra de vidro revestido, manta de poliuretano (dispensa revestimentos), forraes com cortia, carpetes grossos e cortinas pesadas.

Refletores Absorventes

Podem ser isolantes, e aumentam a reverberao interna do som. No deixam o som passar de um ambiente para outro e evitam o eco.

Refletem o som de forma difusa, sem Em geral, so materiais refletores sobre superfcies ressonncias. irregulares (pedras ou lambris de madeira). Tabela 3 - Classificao Acstica de Materiais. Fonte: Revista Arquitetura & Construo jul./93 in CATEP

Difusores

1.3. Materiais Construtivos A natureza ainda nos proporciona, hoje, uma gama muito grande de materiais possveis de serem utilizados. Porm muito desses ainda so desconhecidos para o mercado. Muitos esto em estudos e em grande maioria, esses que esto sendo mais estudados, so os materiais alternativos. Isto se deve ao processo de degradao ambiental que o mundo todo vive. Desses materiais estudados, muitos produtos esto sendo lanados todos os dias no mercado. Os produtos ecolgicos representam um dos mercados de maior potencial consumista,

Disponvel em http://www.fau.ufrj.br/apostilas/conforto/apostilacbk20051.pdf.
Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

24

porm muito pouco explorado no Brasil e Amrica do Sul. No Brasil, quando se fala dos produtos ecolgicos, imaginam-se artigos artesanais, ficando muito distante da realidade atual.
Produto ecolgico todo artigo que, artesanal, manufaturado ou industrializado, de uso pessoal, alimentar, residencial, comercial, agrcola e industrial, seja no-poluente, no-txico, notadamente benfico ao meio ambiente e sade, contribuindo para o desenvolvimento de um modelo econmico e social sustentvel. O uso de matrias-primas naturais renovveis, obtidas de maneira sustentvel ou por biotecnologia no-transgnica, bem como o reaproveitamento e a reciclagem de matrias-primas sintticas por processos tecnolgicos limpos (se a emisso de poluentes e sem o uso de insumos agressivos, como o cloro) permitem classificar um produto como aceitvel ou recomendvel segundo critrios ambientais. (ARAUJO) XI

O produto ecolgico capaz de despertar a conscincia eco-social da comunidade e educar ambientalmente quem produz e quem consome. evidente que no se pode chamar qualquer produto reciclado ou elaborado a partir de matria-prima natural de ecolgico, existem critrios e classificaes adequadas para isso, como no caso do Selo Verde.
O Selo Verde no apenas uma logomarca ou um rtulo com a palavra ecolgico na embalagem de um produto, mas o resultado de uma avaliao tcnica criteriosa, na qual sero levados em conta aspectos pertinentes ao seu ciclo de vida, como matrias-primas (natureza e obteno), insumos, processo produtivo (gastos de energia, emisso de poluentes, uso de gua), usos e descarte. No Brasil, os selos verdes existentes s atingem dois segmentos: produtos orgnicos (alimentcios) e madeira. A autocertificao um dos principais inimigos do mercado verde, uma vez que pode induzir o consumidor a aceitar que o produto que ele est adquirindo ecolgico apenas porque carrega este rtulo. A ausncia de normalizao e/ou legislao prejudica a divulgao desse fantstico mercado, uma vez que permite que a desconfiana se instale entre os consumidores, que no tem qualquer referncia de confiabilidade. (ARAUJO).

Devemos prestar ateno no fato de que mesmo os materiais alternativos no indicam o baixo impacto ambiental. O termo alternativo somente significa o uso de um material que no consta na lista dos materiais tradicionais, podendo at mesmo ser mais agressivos ao meio. No caso da construo civil, um grande nmero de produtos fabricados com materiais reciclados e a partir de novas tcnicas, vem chegando ao mercado nos ltimos anos.

XI

ARAUJO, M. A. Produtos ecolgicos para uma sociedade sustentvel. Instituto para o Desenvolvimento da
Arquitetura e Urbanismo

Habitao Ecolgica - IDHEA. Disponvel em http://www.idhea.com.br/artigos2.asp.


_____________________________________________________________________________________________________

25

2. DIRETRIZES PROJETUAIS
O projeto arquitetnico deve levar em considerao diversas variveis para sua proposio, devendo-se levar em considerao principalmente as condies climticas do local, buscando o aproveitamento dos condicionantes naturais e assim melhor eficincia energtica, alm de materiais e mo-de-obra locais, e o conhecimento do lote e seu entorno. Segue agora diretrizes que podem ser utilizadas para projetar habitaes com qualidade e de baixo impacto, ou menor impacto ambiental. Implantao

Deve-se incentivar o aumento da taxa de permeabilidade, tornando o ambiente de implantao com maior rea de absoro. A implantao deve priorizar manter o desnvel original do lote, para que no se despenda energia e gastos com a movimentao de terra. A implantao deve ser coerente com o entorno, devendo faz-lo de forma integradora. Para climas quentes, deve-se utilizar brises mveis ou fixos, ou at mesmo vegetao como forma de proteo radiao solar. Os brises mveis, localizados externamente, so mais eficientes do que os fixos ao se tratar do controle da radiao solar, contudo, apresentam custos iniciais e de manuteno mais elevados.

Orientao e Insolao

Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

26

Deve-se levar em considerao a latitude e longitude do local, quanta sombra resulta de obstculos que existem entre a edificao e o local, bem como o clima do local.
XII

Pode-se perceber a influencia da localizao no projeto quando analisamos, por

exemplo, o fato da fachada norte recebe sol o ano todo no hemisfrio sul, j no hemisfrio norte, a fachada sul que recebe insolao. Deve-se analisar a intensidade do sol no local, a posio relativa do sol, quanto do calor do sol a edificao necessitar ou no, bem como qual a capacidade de armazenagem que a edificao deve ter em relao ao ganho solar disponvel no local para suprir suas necessidades, tudo em relao a diferentes pocas do ano. XIII Fachadas Deve-se analisar a melhor relao entre ganho de calor e rea envidraada, o que est diretamente relacionado com o clima local. Por exemplo, para o clima de Presidente Prudente, deve-se diminuir as reas envidraadas devido ao ganho de calor. As cores das fachadas e das coberturas influenciam diretamente o conforto trmico. Considere que as cores claras no absorvem tanto calor como as mais escuras, uma fachada branca absorve s 25% do calor do sol, enquanto que a mesma fachada na cor preta pode absorver at 90% de calor. Paredes Utilizar materiais locais, alm de se analisar a melhor soluo para o clima. Para climas quente e seco, h a necessidade de paredes grossa, ou com capacidade de reter calor. J em climas frios, v-se a importncia da entrada do calor, porem devendo se manter dentro na residncia.

Cobertura

XII

ROAF, S. Ecohouse: A Casa Ambientalmente Sustentvel. Traduo Alexandre Salvaterra. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, p. 166-167, 2006. XIII Idem.
Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

27

Deve-se levar em considerao a relao entre a durabilidade do material e sua resistncia gua, ou mesmo a umidade. Utilizar materiais alternativos como o teto jardim, alm dos materiais reciclados como telhas feitas a partir de caixas TetraPak, feitas a partir de tubo de pasta de dentes triturados, ambos os casos tem comprovada garantia e eficincia, alm de custo baixo. Deve-se observar o material mais prximo ao local de implantao, evitando o gasto de energia no transporte. Deve ter uma gua da cobertura direcionada para a face norte, no caso do hemisfrio sul, se possvel, para que possam ser instalados coletores solares trmicos e/ou painis solares fotovolticos. Isto inclui que o clculo da estrutura da cobertura deve prever a possibilidade de peso extra com a instalao de coletores de chuva, se o sistema for utilizado. Abertura A altura das janelas dever considerar os limites de alcance visual, exceto em locais onde deva prevalecer a segurana e a privacidade. As aberturas devem estar adequadas ao sentido dos ventos locais e iluminao natural. Deve-se utilizar vidros adequados ao clima. As janelas deveram ficar na altura das mesas e devem ser altas, para atingir pontos mais profundos. Iluminao O projeto deve levar em conta a idade dos usurios, sendo diferente para cada ambiente. Para adequao do projeto deve-se analisar a NBR 5413. Como no caso de uma pessoa com 25 anos a cozinha deve fornecer cerca de 100 lux no modo geral, j no caso do local, so necessrios 200 lux. Isto demonstra a necessidade de se supera. Esses valores alteram de acordo principalmente por causa da idade. Para o caso da iluminao lateral, dever-se- evitar que as aberturas localizem-se por toda extenso do ambiente e que objetos que necessitem de ateno, como a televiso, encontre se at o canto da parede. As condies climticas agem sobre a iluminao natural de interiores.
Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

28

A geometria dos ambientes dever ter pouca profundidade para ser mais bem iluminada. Dever-se- verificar o ngulo de incidncia da luz. Aberturas simtricas e localizadas em paredes opostas, para que assim, ocorra uma melhor distribuio de iluminncia. Natureza dos vidros por onde penetra a luz dever estar adequado s condies de conforto trmico e luminosidade interna. Superfcies claras so excelentes refletoras e no direcionam o calor para dentro do ambiente. A cor utilizada no forro considerada o elemento mais responsvel pelos nveis de iluminncia de um ambiente, se comparado s cores das paredes e do piso. Dever-se- optar por lmpadas de baixo consumo e procurar usar iluminao localizada, colocando luz s onde seja de fato necessrio. Priorizar lmpadas fluorescentes compactas, pois elas tm o mesmo potencial de iluminao de lmpadas incandescentes e das lmpadas fluorescentes, mas consomem menos energia. Conforto Trmico Dever-se- manter uma temperatura constante no interior do edifcio, de forma a evitar perdas de calor no Inverno e ganhos de calor no Vero, no caso dos projetos para a rea sulamericana. Ventilao Dever-se- levar em considerao alguns fatores como a velocidade e direo alm das variaes dirias sazonais do vento. Proporcionar a ventilao cruzada, aproveitando os ventos para resfriamento e renovao do ar interno atravs de aberturas laterais opostas, porque o ar quase nunca est mesma temperatura nestas. Os caixilhos devem ter dispositivos que permitam ventilao ou ento deve existir um sistema de renovao mecnica de ar. Promover ventilao vertical, que a retirada do ar quente localizado nas partes mais elevadas do interior da edificao, gerando um fluxo de ar ascendente por diferenas de presso. Dispositivos como lanternins, aberturas no telhado, exaustores elicos ou aberturas zenitais so utilizados para tal fim. Pode-se combinar o fator iluminao natural ao fazer uso de aberturas zenitais, uma vez que podem ser locadas em pontos estratgicos que ofeream ventilao e iluminao simultaneamente.
Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

29

O projeto deve posicionar a edificao de modo a aproveitar as brisas de vero, alm de empregar recursos aplicveis forma do edifcio. Tal estudo da forma e da orientao da obra tambm explora a iluminao natural e favorecem ganhos ou perdas de calor. Rudos O som pode ser ouvido de diferentes formas, com a rea estritamente residencial urbana, a rea mista, predominantemente residencial, e sem corredores de transito. Para realizar o projeto deve se analisar a ABNT - NBR 10151- 1987

Eficincia Energtica Coletores solares trmicos: Captam a energia do Sol e a transformam em calor, poupando at 70% da energia necessria para o aquecimento de gua. Os materiais utilizados: Tubulao, isolamento, vlvulas e louas e metais hidrossanitrios so considerados materiais de instalao e normalmente esto disponveis em ferragens e lojas de materiais de construo. Todo o material necessrio despende de investimento inicial alto, porm o retorno de at 5 anos, alm do mais, existe alternativas, ainda que artesanais, como placas feitas a partir de caixa TetraPak e garrafas PETs, que apresentam custo muito baixo e com eficcia. Utiliza fonte de energia limpa e gratuita. Painis solares fotovolticos: Por meio do efeito fotovoltico a energia do Sol convertida em energia eltrica. Podem ser utilizados inclusive em locais isolados, com ou sem rede eltrica ou como sistemas ligados rede. Devem-se observar quais aparelhos eletrodomsticos sero utilizados para melhor escolha dos painis solares fotovoltaicos. Para poder quantificar o sistema preciso estimar a mdia de consumo, como tambm analisar as caractersticas locais de insolao e climas em que o sol predominante, como exemplificado na figura abaixo:

Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

30

Figura 3 - Mdia anual do potencial solar brasileiro (em MJ/m/dia) Fonte: CRESEB/CEPEL

No que diz respeito ao consumo de energia, usar-se- os aparelhos mais eficientes disponveis no mercado. A flexibilidade dos painis possibilita seu uso em muitos produtos de edificaes, tais como telhas solares, cortinas de vidro e painis decorativos. Eficincia no Uso da gua EQUIPAMENTOS ECONOMIZADORES Uso de equipamentos economizadores, vendidos no mercado, para economia de gua. Existem diversas marcas que comercializam estes equipamentos economizadores, como bacias sanitrias que contem duas vlvulas distintas para dejetos lquidos e slidos. Torneiras com sensores para funcionar, ou mesmo torneiras que funcionam de forma a diminuir o gasto de gua. Deve-se quantificar o gasto mensal para fazer a melhor escolha para o projeto. REUSO DA GUA O reuso interno da gua (reuso direto planejado) serve como fonte suplementar de abastecimento de gua, visando reutilizao da gua residuria, servida no lavatrio e
Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

31

chuveiro (vinda da rede pblica de abastecimento) para descargas nos vasos sanitrios, ou para regas de jardim. CAPTAO DE GUA DAS CHUVAS Existem mini-estaes de tratamento de gua ou cisternas de armazenamento de guas pluviais, para posteriores utilizaes em usos no potveis como rega de jardim, bacias sanitrias ou lavagem de automveis e caladas, que alm de diminuir o consumo de gua da rede pblica, a reteno de guas pluviais dentro do lote reduz o volume de gua jogado nas vias pblicas, diminuindo as enchentes comuns nas reas urbanas no Brasil. A captao deve ser feita na cobertura da casa e a gua captada servir para abastecer torneiras e descargas sanitrias, alm de irrigao de jardins e para lavar pisos e caladas, alm de automveis. Um exemplo de um equipamento para residncias com numero reduzido de pessoas (at 6 pessoas) est representado na figura abaixo, sendo que se necessrio deve-se buscar alternativas:

Figura 4 - Captao da gua da chuva Fonte: http://www.ecocasa.com.br/images/ext/filtragem_esquema_gal.jpg

Para utilizar desse procedimento, devem-se quantificar os volumes a serem captados, atravs do calculo dos indicadores pluviomtricos do local de implantao. Utilizar como sistema alternado e complementar ao sistema de abastecimento de gua pblica, de forma a no faltar abastecimento de gua na residncia.

Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

32

ESGOTO Utilizar, quando possvel, mini-estao de tratamento de esgoto, possibilitando o reuso da gua presente nele. Segue um exemplo de estao residencial de tratamento de esgoto domestico apropriado para uma famlia de ate 6 pessoas. Para famlias maiores faz-se necessrio a utilizao de sistemas que operem para maior numero de pessoas, podendo ser comum a diversas famlias.

Figura 5 Esquematizao da implantao de uma mini-estao de tratamento de esgoto Fonte: adaptado do site fossa ecolgica

Considerando-se que, em termos de uso domstico, uma pessoa produz cerca de 96 litros de esgoto/dia (80% de taxa de retorno para um consumo mdio de 180 litros / hab / dia).

3. CONCLUSO
Para que se possa alcanar um mnimo de sustentabilidade, as diretrizes expressadas acima devem ser consideradas, de forma que mais do que importante, necessrio analisar a localizao do projeto, seu entorno e variveis climticas existentes, pois eles determinaro a soluo mais adequada, com qualidade projetual, bem como o controle dos impactos ambientais. A idia central que os profissionais da rea da construo civil proponham seus projetos com o pensamento sustentvel, e que isto seja demonstrado independentemente da escala e demanda do projeto, se portador de recursos financeiros ou no. O governo deveria exigir que os projetos direcionados s edificaes de interesse social devam estar enquadrados obrigatoriamente aos conceitos sustentveis, e incentivar que os
Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

33

outros projetos tambm se utilizem desse iderio. Alm disso, incentivar as solues alternativas para se alcanar um projeto de qualidade, bem como desenvolv-las. Deve-se cevar em conta que somados a populao mundial muito grande e que se cada um faz sua parte, no pesa sobre ningum e ao mesmo tempo a unio dessas pequenas aes fazem com que forme um grande volume.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA
ALMEIDA, A.; SBER, A. A.; SALUM, C. A. L.;et al. Ecologia: a qualidade da vida. SESC, So Paulo, maro, 1993.
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 5413: iluminncia de interiores. Rio de Janeiro, 1992. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS NBR 7229: Projeto, construo e operao de sistemas de tanques spticos, 1993. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10151: Acstica: Avaliao do rudo em reas habitadas, visando o conforto da comunidade. Rio de Janeiro, 2000. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10152: Nveis de rudo para conforto acstico. Rio de Janeiro (NB 95) - 1990. ATEM, C. G. Arquitetura Bioclimtica. Presidente Prudente: FCT UNESP, agosto de 2004. Curso ministrado aos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo e profissionais da cidade. BUENO-BARTHOLOMEI, C. L. Conforto II: Iluminao Natural e Artificial. Presidente Prudente: FCT UNESP, segundo semestre de 2005. Notas de aula ministrada aos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo. BUENO-BARTHOLOMEI, C. L. Conforto III: Trmico. Presidente Prudente: FCT UNESP, primeiro semestre de 2006. Notas de aula ministrada aos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo. BUENO-BARTHOLOMEI, C. L. Conforto IV: Acstica. Presidente Prudente: FCT UNESP, segundo semestre de 2006. Notas de aula ministrada aos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo. CORBELLA, O.; YANNAS, S. Em busca de uma Arquitetura Sustentvel para os trpicos conforto ambiental. Editora Revan, p. 29-52, Rio de Janeiro, 2003. DEL CARLO; U.; KRONKA, R.C., Sustentabilidade e o material construtivo: critrios de escolha de material construtivo com menor impacto ambiental. In: CADERNOS TCNICOS AUT (Departamento de Tecnologia da Arquitetura, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de So Paulo), So Paulo, n.9, p.100-109, 2002. GONALVES, J. C. S., VIANNA, N. S. Iluminao e arquitetura. Geros s/c Ltda. So Paulo, SP, 2001. LACERDA, M. 10 POSTURAS PARA UM CONSTRUIR CONSCIENTE. Revista Arquitetura & Construo, ano 20, n11, novembro, 2004. LENGEN, J.V. - Manual do arquiteto descalo. Tib, pginas 54-57, Rio de Janeiro, 1997.
Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

34

MENDES, B. H. E.; IRINO, K. Y. Literalmente verde: uso da vegetao integrada na tecnologia ambiental do edifcio. Trabalho realizado na disciplina AUT 221 Arquitetura, Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo USP, dezembro, 2005. MLFARTH, R. C. K. Arquitetura de Baixo Impacto Humano e Ambiental. So Paulo, dezembro de 2002. Tese (doutorado em arquitetura), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo, 2002. MULFARTH, R. C. K. Arquitetura sustentvel exige mais reviso de idias e menos investimentos. Projeto Design, So Paulo, n277, p. 94-96, marco, 2003. MLFARTH, R. C. K.; DEL CARLO, U. Sustentabilidade e o Material Construtivo: Critrios de Escolha de Material Construtivo com Menor Impacto Ambiental. CADERNOS TCNICOS AUT. -n 9. Universidade de So Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Tecnologia da Arquitetura. So Paulo: FAU, 2002, 25-34p. ROAF, S. FUENTES, M., THOMAS, S. .Ecohouse: a casa ambientalmente sustentvel. 2. ed. Porto Alegre, 2006. ROGERS, R. Cities for a small planet. Editado por Philip Gumuchdjian. Estados Unidos da Amrica, Westview Press, 1998, 180p. RORIZ, M. Conforto Trmico e Economia de Energia em Edificaes: um mtodo simplificado de avaliao. SINOPSES, n 19, pg. 13-20, jun. 1993. Universidade de So Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. So Paulo - 1993. SACHS, I.. .Estratgias de transio para o sculo XXI. In: Para Pensar o Desenvolvimento Sustentvel; BURSZTYN, M. (Org.) et al., Ed. Brasiliense, 1994, p.29-56. SMIT, L. Iluminao. Biblioteca Tcnica Philips. Rio de Janeiro: Livraria Freitas Bastos S. A., 1964.

SITES ACESSADOS
AMORIM, C. N. D. Iluminao Natural e Eficincia Energtica Parte I: Estratgias de Projeto para uma Arquitetura Sustentvel. 2000. Disponvel em http://www.unb.br/fau/pos_graduacao/cadernos_eletronicos/eficiencia_energetica.pdf, pesquisado em 16/11/2007. ARAUJO, M. A. Produtos ecolgicos para uma sociedade sustentvel. Instituto para o Desenvolvimento da Habitao Ecolgica - IDHEA. Disponvel em http://www.idhea.com.br/artigos2.asp, pesquisado em 12/12/2007. ARQUITETURA E CONSTRUO (artigo sobre casas ecolgicas). Disponvel em: <http://casa.abril.com.br/arquitetura/livre/casaecologica/mt_135902.shtml>, Acessado em 10/10/2007. AQUINO, R. Arquitetura preocupada com a ecologia. Fevereiro, 2005. Disponvel em <http://www.universia.com.br/html/materia/materia_gccb.html>, pesquisado em 25/11/2007. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10151: acstica avaliao do rudo em reas habitadas visando o conforto da comunidade - procedimento. 6 pginas. Rio de Janeiro, Novembro, 1998. Disponvel em <http://www.labeee.ufsc.br/conforto/textos/acustica/t3acustica/texto3-1298.html>, Acessado em 12/06/2007.
Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

35

BARROSO-KRAUSE, C. Bioclimatismo no projeto de arquitetura: dicas de projeto. Proarq DTC, FAU UFRJ, maro, 2005. Disponvel em http://www.fau.ufrj.br/apostilas/conforto/apostilacbk20051.pdf, pesquisado em 13/01/2007. CORBIOLI, N. O futuro pode ser limpo. Revista Projeto Design, edio 277, maro, 2003. Disponvel em http://www.arcoweb.com.br/tecnologia/tecnologia32.asp, pesquisado em 05/12/2007. HICKEL, D. K. A (in) sustentabilidade na arquitetura. Arquitextos 064, textos especiais n . 328, setembro, 2005. Disponvel em http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/esp328.asp, pesquisado em 13/10/2007. LIMA, F. Bioarquitetura: Um olhar em busca da essncia. Disponvel em http://www.anabbrasil.org/art060609.htm, pesquisado em 05/12/2007. MEIRIO, M. J. Arquitetura e sustentabilidade. Texto especial 227, abril, 2004. Disponvel em: http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/esp227.asp, pesquisado em: 25/11/07. ORTIZ, H. G. Arquitetura e indiferena: Carlos Gonzalez Lobo e a busca de uma arquitetura apropriada, julho, 2004. Disponvel em <http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/esp243.asp>, pesquisado em 25/11/2007.

RODRIGUES, L. L. A habitao social pode e deve ser mais do que uma casa. Disponvel em http://www.arcoweb.com.br/debate/debate56.asp, pesquisado em 22/04/2007, in PROJETODESIGN, Edio 282, Agosto, 2003.
SIQUEIRA, L. A expresso scio-cultural na imagem da arquitetura do ocidente de finais de sculos XIX e XX. Texto especial 073, Maio, 2001. Disponvel em <http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/esp073.asp>, pesquisado em 26/06/2006. SUNDATA V.1 Disponvel em: <http://www.cresesb.cepel.br/potencial_solar.htm>, Acessado em 10/10/2007.

Arquitetura e Urbanismo

_____________________________________________________________________________________________________

Vous aimerez peut-être aussi