Vous êtes sur la page 1sur 24

Homenagem ao menino que se foi...

JORNAL DE GRANDE CIRCULAO NO SUL DO ONTRIO


PORTUGAL MAIS PERTO

Enaltecer a figura do Christopher. Que tem agora, l no campo onde morreu, uma placa evocativa. PG 2

Um outro Ministro pode sair...

Vic Toews poder ser a prxima pessoa a sair do gabinete. Iria para o tribunal de Manitoba. PG 5

Faz senso ir ao SENSO - Ns fomos!


Uma empresa nova que est a crescer. E que acompanha a construo. E os quintais. PG 6

Segunda-feira, 16 de Julho 2012 | Ano III N.109

PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPER


www.pcnewsnetwork.com

PALUCA PALUCA DE BOM DE BOM GOSTO... GOSTO...

DISTRIBUIO GRATUITA

Vale a pena continuar

J se fala em cruzeiro no Lago em conjunto


8/9

No h como um passeio ao ar livre


O Amor da Ptria parou por um dia as suas Actividades. E foi at Quinta Ol Touro fazer tambm O seu piquenique.

As sardinhas da ACMT tm mais sabor


11
E se no tm mais sabor... pelo menos parece. Passmos l umas boas horas e gostmos. Muito.

21

Para os jogos olmpicos


Pedro Jorge Costa Baptista pedrojorgeri@gmail.com Desta vez gostava de ter a oportunidade de desejar aos atletas do Canad e de Portugal, boa sorte para todos. Gostava de salientar que os jogos olmpicos so, desde o seu comeo, na Grcia (da antiguidade), passando pelo seu renascer no inicio do sculo XX, uma expresso de elevar o desporto e as naes em competio, para fins pacficos e tambm para celebrar grandeza. Os jogos tm vindo a evoluir, muitos foram polmicos (os jogos de Berlim em 1936 em pleno regime Nazi, os jogos de 2008 na China a grande fbrica e democracia do mundo) outros foram memorveis. Todos recordam Carlos Lopes e Rosa Mota, mo momento que passaram a linha, que marca a meta da maratona. Para muitos a mais difcil e mais exigente das provas. Os jogos olmpicos demonstram a excelncia no mundo desportivo, ou numa actividade desportiva, no preciso ser-se profissional e ganhar uma fortuna para competir, apenas necessrio ser qualificado para competir. Numa pequena frase. Os jogos olmpicos representam igualdade entre todos, ou pelo menos deviam representar. Mas no foi sempre assim, no inicio as mulheres no podiam competir, felizmente essa barreira foi ultrapassada. Hoje fico muito feliz por ter conhecimento que duas mulheres da Arbia Saudita vo poder competir, com muitas restries, mas o importante que vo l estar, mais tarde iro puder competir sem nenhuma restrio. As pessoas devem todas continuar a trabalhar para salvaguardar o que consideram ser bom e justo. Para depois melhorar a sociedade. Desejo assim a todos os atletas de todo o mundo BOA SORTE. AT PARA A SEMANA.

2 . Nossa gente

16 Julho 2012

A Comunidade Lusa o qu?


Ouvimos dizer, muitas vezes, que a comunidade lusa no bem isto que ns cantamos (noticiando, claro) vezes sem conta. Que outra e vive mais paredes meias com a chamada comunidade maior. Quem o diz , por norma, um ou outro dos patriarcas de uma Emigrao que teve o seu incio em 1953 (se no antes...) E ns que, por aqui, acompanhamos uma e outra das comunidades de que eles falam... entendemos que a comunidade lusa est no bom caminho. Mesmo a que ainda afervora a saudade com o apego a uma certa tradio que nos vem de l. E, naturalmente, a outra que j se colou e est a influenciar tal comunidade maior. No temos de que nos envergonhar do nosso Passado. Cultivar a tal tradio que vamos deixando por a no necessariamente mal algum. E muito menos atraso... no raciocnio. O mesmo se poder dizer da preservao da Lngua e, naturalmente, dos costumes. No temos de que nos envergonhar, igualmente, dos que avanaram para outros patamares. Que, estudando tudo o que se relaciona com

este Pas, enveredaram pelo campo do Saber, entrando na Poltica ou nas grandes empresas, sendo Mdicos e Advogados, Empresrios de sucesso e Professores, at. Directa ou indirectamente, esto tambm eles a dar sequncia ao que, em esforo e capacidade de sofrimento na adaptao, pais e avs fizeram quando da (quase) integrao. Importa, assim, puxar no melhor sentido do termo por ambos os extractos sociais da comunidade lusa. Pelos que fazem dos piqueniques de vero o seu tubo de escape de um ano inteiro de trabalho rduo. E pelos outros que, em Programas Erasmus ou outros similares, se juntam aos outros da Comunidade maior. ptima a integrao. Salutar a forma de a fazer. Mesmo que tenham comeado pelos Ranchos Folclricos ou pelas Bandas. A integrao no anula no deve anular a nossa maneira de ser. Mesmo diferente. Mesmo maneirinha. Mesmo que... enveredando por outra Lngua que no apenas o Portugus.

Uma homenagem de quem sabe ser colega...

Ainda a tempo

Material atrasado na Redaco. Sem culpa de ningum. Mas que... ainda vai a tempo. Sobretudo por enaltecer a figura do Christopher. Que tem agora, l no campo onde morreu no exerccio do desporto que mais gostava uma placa comemorativa. Com gesto impulsionado pelo Sporting e pela sua Academia? Pelo Pedro Dias? Pelo Augusto Pires? Sim, sim... mas tambm pelos colegas que jogavam com ele, conviviam com ele... davam as mos e o corao ao menino que se finou em pleno Brockton Stadium. Presentes na cerimnia estava a vereadora Ana Bailo. Mas estavam sobretudo membros da equipa do Christopher McCurbinParki. E a me, Paula Parkin, que tambm l estava, naturalmente amargurada, ficou a saber que o seu menino era uerido de muita gente. At de ns, aqui no Jornal, que o vimos duas ou trs a trocar por tu a bola com que brincava. No sabemos porqu... mas apraz-nos repetir o que de Lisboa chegou h semanas atrs a respeito da morte do menino. Lemos: A vida traz-nos destas surpresas, Chris. No teu caso, com uma profunda tristeza. Custa a acreditar. Ainda h duas semanas me ouviste no teu Brockton Stadium dizer, alto e bom som, quanto o Sporting e o nosso Presidente Lus Godinho Lopes, gostvamos de ter os jovens connosco. Que tudo fazamos para que as nossas escolas continuassem um modelo de prestgio e de orgulho para todos ns. Que os jovens como tu eram o futuro do nosso Clube, eram a fora que o leo irradiava e que nos garantia eternizar a nossa actividade e o nosso smbolo.

Que antigos atletas como o Beto, que tambm viste e ouviste entusiasmado, eram a vossa referncia e continuariam a ser um exemplo que todos os jovens como vs deviam seguir e para isso os queramos connosco. O Sporting disse-o. E ns guardamos as palavras. Guida Micael

Propriedade:

Ficha tcnica

Cambio

ABC Portuguese Canadian Newspaper Ltd


Conselho Empresarial: Fernando Cruz Gomes, Presidente; Paulo Fernando, Vice-Presidente; Carlo Miguel, Tesoureiro; e Lara Ingrid, Secretria.

Director: Fernando Cruz Gomes Redaco e Cronistas:

Antnio Pedro Costa (Ponta Delgada), Antnio dos Santos Vicente, Carlo Miguel, Cristina Alves (Lisboa), Custdio Antnio Barros, Edgar Quinquino (Hamilton), Fernando Cruz Gomes, Fernando Jorge, Guida Micael, Helder Freire (Lisboa), Humberto Costa (Luanda), Lara Ingrid, Luis Esgio, Luky Pedro Maria Joo Rafael (Lisboa), Pedro Jorge Costa Baptista, Srgio Alexandre, Snia Catarina Micael.

Clubes e Associaes
Envie-nos a sua lista de eventos semanais
CASA DOS AORES - Tera-feira, 24 de Julho, Sexto Torneio de Golfe da Casa dos Aores. FIRST PORTUGUESE - Sbado, 21, Cruzeiro Anual no Lago Ontrio com buffett e animado musicalmente pelo duo Os Vadios. Das 12 s 17.00. CASA DOS POVEIROS - Sbado, 28 de Julho, Jantar com caldeirada de cabrito, s 19h30. Informaes: 416-315-4598.

Secretria de Redaco:
Srgio Alexandre

Chefe Grfico:

Lara Ingrid

Jacks bakery Espere para ver... o que vem a seguir!

Telefones: 416 995-9904 * 647 962-6568 * 416 828 6568. E-mail: admin@abcpcn.com director@abcpcn.com advertising@abcpcn.com
725 College St. PO Box 31064 TORONTO ON M6G 1C0

16 Julho 2012 EDITORIAL

Material Editorial . 3
O descontentamento dos inquiridos no Barmetro Mensal Correio da Manh/Aximage reflecte-se tambm numa perda de confiana em Passos Coelho. A sondagem mostra que as perspectivas dos portugueses esto piores, havendo mais inquiridos a temer pelo futuro. Exactamente. Trata-se de uma subida de 3%, em apenas um ms. Passou-se de 74,1% em Junho para 77,1% em Julho. Realizado entre os dias 2 a 4 de Julho - antes da declarao de inconstitucionalidade da suspenso dos subsdios -, o inqurito aponta para um aumento da confiana em Antnio Jos Seguro, lder do PS, para ocupar o cargo de primeiro-ministro. Trinta e seis por cento dos portugueses mantm a confiana em Passos Coelho, o que representa uma quebra em relao aos 39,3% registados no ms passado, enquanto 32,8% preferiam que fosse Seguro a assumir o cargo. Passos recua tambm na avaliao aos lderes partidrios, enquanto Antnio Jos Seguro avana. O inqurito revela ainda que, se as eleies legislativas fossem hoje, o PSD venceria, mas ficaria longe dos 38,66% dos votos que conquistou nas eleies de 2011. Tudo visto, compreende-se a afirmao de uma outra sondagem que diz que os Portugueses so dos Europeus que andam mais tristes nos dias de hoje. A tristeza , afinal, filha de muitas desiluses. filha, afinal, da danada da crise... que teima em manter-se. Entendemos. Pena ser se o Governo no o entender.

O Portugus anda triste...


O Portugus mdio anda triste, segundo as indicaes dadas pelos Jornais. E mesmo que haja razes de sobra para isso, a verdade que, por norma, o Portugus mais optimista. H indicaes que chegam a preocupar. Uma dessas indicaes que anotmos, ainda agora, diz que os portugueses esto mais pessimistas em relao ao futuro. A esmagadora maioria das pessoas considera que os jovens vo ter um nvel de vida pior que o dos pais.

Helder Freire Jornalista(Lisboa) Sempre achei uma tontice, algum candidatar-se e querer ser primeiro-ministro de um pas em crise, como o nosso. Foi o que aconteceu nas ltimas eleies, aps a demisso do primeiro--ministro Jos Scrates. que preciso ter um estmago de ferro, para aguentar todos os insultos e crticas avulsas, por uns milhares no muitos de Euros. Sabia-se que estvamos em pr bancarrota, que o pas iria ser ingovernvel, com perspetivas de grande agitao social, e quem quer que fosse que ganhasse as eleies, iria perd-las logo a seguir, dada a poltica que teria de implementar. o que vai acontecer ao PSD j nas autrquicas. Foi o PSD, poderia ter sido o PS, que o efeito e o destino seria o mesmo. Ainda assim, acagaado com as notcias que nos davam na penria, os portugueses deram um capital de confiana ao governo PSD/CDS, na esperana de que o aperto fosse o menor possvel e que as coisas haveriam de entrar nos eixos. Aps o chamado estado de graa, que a bem dizer, durou quase um ano, eis que o governo comeou a enfrentar as dificuldades, e as criticas externas e internas, ao que se somou um certo desnorte no discurso poltico, muitas vezes provocado pela ingenuidade da poltica de comunicao do governo. A conjugao das foras da oposio, com uma campanha clara da comunicao social cavalgada por interesses econmicos que se prendem, sobretudo com a privatizao de um canal da RTP, h meses que definiram os alvos e no largam o osso, como diz o povo. Miguel Relvas e Vtor Gaspar comearam a ser escrutinados diariamente e passaram a jogar defesa, agindo por reao, mas o que verdade que o governo se tem posto a jeito. J no tem conta as vezes que o Ministro das Finanas diz uma coisa hoje para desdizer amanh, pondo o povo todo nora. No acerta uma. Por sua conta, o ministro Miguel Relvas prometeu vender um canal da RTP, o que causou grande alvoroo nos outros operadores que no querem mais ningum a disputar-lhes o bolo da publicidade. Vai da, com os meios ao seu dispor, no h dia em que no desanquem o ministro, para grande gozo dos socialistas que assim vm vingada a licenciatura de Scrates. A isto junte-se o caldo de hesitaes e arranques e recuos, como os que nos dizem que a execuo oramental vai de mal a pior e que todos os nossos sacrifcios serviram para pouco, para ser simptico. Comeam a surgir vozes inesperadas no seio do PSD e do CDS, o que no augura nada de bom. Parece-me demasiada areia para a camioneta de Passos Coelho que, a cada passo, tem de repetir as explicaes para preservar a unidade de um governo que comea a dar mostras de alguma instabilidade. Parece-me cada vez mais um homem s. Se calhar, o melhor ser uma remodelao no fim das frias de vero e depois da prxima avaliao da Troika, que alivie o governo das gorduras e parasitas. Vamos ver se tambm acerto desta vez.

Licenciaturas relmpago a preo de saldo


Ainda sob o rescaldo da polmica licenciatura em Cincias Polticas e Relaes Internacionais de Miguel Relvas concluda em apenas um ano, atravs do reconhecimento das suas habilitaes profissionais na Universidade Lusfona , talvez este seja o momento oportuno para o Governo voltar atrs e repensar a extino do programa Novas Oportunidades, do qual o ministro foi o primeiro portugus, um pioneiro, na obteno de uma licenciatura no mesmo esprito do programa recentemente extinto.

Cristina Alves jornalista (Lisboa)

de competncias no mbito do processo de Bolonha, no entanto, mais uma vez devia ser a pessoa em questo, no caso o ministro dos Assuntos Parlamentares, a explicar um acontecimento que revela no mnimo alguma hipocrisia, em vez de termos que ser ns a descobrir estes rabos presos atravs da comunicao social. Seja a propsito da licenciatura relmpago ou da licenciatura do outro que foi tirada a um domingo, isto s vem reforar a excelncia, mrito, rigor entre outras qualidades do funcionamento de duas instituies privadas portuguesas. Neste caso foi na rea do ensino, mas podia ser tambm na rea da sade ou mesmo noutra qualquer. Perante tanto escndalo sou obrigada a pensar que isto pode ser apenas a ponta do iceberg e que se provavelmente investigassem a srio este assunto, talvez viessemos a descobrir mais politicos com cursos relmpago ou expedientes parecidos. Costuma-se dizer: Se um caso surpreende, dois deveria dar o azo a desconfianas e ao alerta geral. caso para nos comearmos a interrogar quantos mais polticos tero recorrido a expedientes destes para tirarem os seus cursos? No meio de tanta palhaada comeo a pensar que s os desempregados que so realmente licenciados, tendo obtido os seus canudos depois de quatro anos a queimar pestanas. Infelizmente para mim, incluo-me nesta categoria...

Alis, aconselho vivamente Passos Coelho a tomar como exemplo o percurso do ministro para reconhecer que possvel certificar as qualificaes dos portugueses avaliando o currculo, as competncias adquiridas na vida e a experincia profissional. O primeiro-ministro devia sem dvida repensar as polticas que tem seguido em reas como a Educao e a qualificao dos portugueses, nomeadamente no que toca extino do programa Novas Oportunidades e aos eptetos que Governo tem lanado sobre os programas que valorizam a experincia profissional e de vida dos portugueses com a aprendizagem concedendo-lhes, com certificao e com rigor, determinadas qualificaes e graus de estudos. Segundo o reitor da Universidade Lusfona, a concluso da licenciatura de Miguel Relvas procedimento comum desde a aplicao do Processo de Bolonha que uniformizou o ensino superior no espao europeu. E, sinceramente, do ponto de vista dos princpios, nem tenho nada contra a possibilidade de se obter um grau acadmico por reconhecimento

muita areia

Onde esto os operrios da messe?


Rabo de Peixe viveu neste fim-de-semana dias muito especiais, com a ordenao do Pe. Nelson Vieira, um novo sacerdote da Diocese de Angra, que nasceu e cresceu naquela Vila. O Senhor jurou e no voltar atrs: tu s sacerdote para sempre. Com esta solene mensagem iniciou-se o belo rito da ordenao, perante os fiis que quiseram associar-se emocionante cerimnia da sagrao do novo eleito. Nelson Vieira agora um pastor escolhido pelo Senhor e fiel testemunha do seu amor, que estar ao servio fiel e prudente das ovelhas do rebanho aoriano. Rabo de Peixe, terra de onde saram inmeros sacerdotes, no ter nos prximos tempos outras cerimnias como aquelas, atendendo a que nestes ltimos anos, nenhum dos seus incontveis jovens quiseram ingressar no Seminrio. Um sacerdote algum frgil e com limitaes, tal como todos os homens, mas chamado e considerado apto para ser no mundo uma presena viva de Jesus. Foi, por isso, uma agradvel surpresa a revelao de toda a capacidade teologal do Pe. Nelson, pois ainda Dicono, comeou a cativar os cristos de Rabo de Peixe, com a sua palavra fcil e fortemente doutrinal que entra diretamente no corao e interpela de cada um, acerca da sua misso. Estamos seguros que este neossacerdote saber fazer da sua vida uma transparncia de amor ao prximo e em favor de todos os que necessitam de Jesus, dedicando-se totalmente ao servio do Evangelho. Prostrado diante do altar, enquanto se cantava as ladainhas, ali estava o jovem provindo de uma famlia com nove filhos, humilde e respeitada, que integrou a banda filarmnica da sua terra, foi aclito e escoteiro e membro dos movimentos de juventude, tomando conscincia do chamamento para se
Antnio Pedro Costa Deputado Regional dos Aores

Se no vejamos

consagrar e continuar a memria de Jesus pela celebrao do mistrio eucarstico. Cerimnia comovente, que no deixou ningum indiferente e tocou bem fundo o corao at dos mais empedernidos. Temos conscincia de que cada vez mais teremos menos sacerdotes na nossa Diocese para continuarem a misso que Jesus deixou, em que o novo presbtero rematava: no sei se neste momento fui arrebatado ao cu ou se o cu desceu terra, numa carga de emoo e felicidade. Infelizmente muito claro que, nos ltimos anos, diminuram as vocaes em todo o mundo ocidental, porque nas prprias famlias o laicismo impera, a estima pelos sacerdotes, que favorece o ambiente para o surgimento de novas vocaes deixou de ser cultivada, dando-se mais valor s profisses e os pais no se preocupam em que filhos assimilem sentimentos positivos em relao aos sacerdotes. Tudo isto leva-nos a uma sociedade que deixa de ter necessidade de Deus. Trata-se de uma bela misso e os sacerdotes devem ter o desejo de serem bons, serem santos, de evangelizarem mais pela vida do que pela palavra. Todo sacerdote, quando se espelha no modelo Jesus, sente tremer a sua conscincia e tomado pelo temor santo que tomou conta dos profetas que, diante do Deus altssimo, sentiam toda a fragilidade.

4 . Comunidades Uma mini-remodelao

16 Julho 2012

Muito badalada a demisso de Bev Oda


Bev Oda acaba de ser demitida. Foi substituda por um ministro muito virado aos temas mais duros, como Polcia e talvez foras de segurana. Saiu sem estrondo. Dizem at que saiu sem um gemido. Depois de oito anos no Parlamento, seis dos quais como membro do Governo, ela sumiu, desapareceu. Foi empurrada para fora do helicptero de convenincia poltica... De resto, nem foi demitida. Ao invs disso, renunciou ao seu posto. J h quem diga que a sua sada no motivo para celebrao. Pelo contrrio, parece dizer muito mais sobre a nossa poltica. E depois h tambm, a quase comdia da substituio da Sra. Oda por Julian Fantino, o ministro de inspirao militar, cuja nica realizao no governo tem sido a de transformar o fiasco de F-35 num como que elefante branco, o mais caro na histria do Canad. Para ele: uma promoo. Para ela: uma penso. E, dado que a Sra. Oda foi punida por abusar do errio pblico, interessante notar que o Sr. Fantino j coleta vrios destes pecadilhos. Seria ingnuo imaginar que Sra. Oda foi embora por manifestar a sua viso sobre o aborto, ou pelo seu registo como ministro da cooperao internacional. No em Ottawa de hoje, onde a defesa da Sra. Oda nas questes da contracepo no podia matar a sua carreira, e nem teria que ver com a sua gesto da ajuda externa.

Bev Oda has been smoking in her office

Even though she has announced her departure from politics, it appears MP Bev Oda hasnt departed from the media cross-hairs just yet. A former employee of Odas has confirmed that the minister did smoke in her office, as was alleged on Monday, and

expensed an air purifier to taxpayers in order to do so undetected. It has come to my attention that yes, after your story, Bev Oda has been smoking in her office, said Odas press secretary Justin Broekema to QMI Agency reporter Annie Dufour.

Pelos vistos, os nossos padres tornaram-se to superficiais, que em vez de responsabilizao, exigimos controle de danos. Como observa Adam Goldenberg, da Macleans, os Ministros chegam agora a ser qualquer coisa como porta-vozes. Podemos julg-los pela sua actuao no perodo de perguntas e respostas e suas falas no escrutnio parlamentar. O gabinete federal to frgil, to insubstancial, que um veterano de seis anos pode ser derrubado por um nico copo de sumo de laranja... que foi dado como custando 16 dlares. A senhora Oda teria, decerto, muitos pecados acumulados ao longo dos tempos. Mas era, pelos padres do governo Harper, um ministro razoavelmente realizado. A agncia canadiana de desenvolvimento internacional (CIDA), parece ser prova disso. A senhora Oda presidiu a importantes mudanas na poltica de ajuda externa do Canad. A nossa ajuda agora vai para um conjunto menor de pases, do que antes, e menos restrita. Poltica de mudanas como estas no fazem manchetes, mas o seu significado ultrapassa muitas que tm honras de notcia grande. A base conservadora capaz de ficar feliz em v-la partir. No porque valorizam a responsabilidade ministerial, nem porque se opem despesa do dinheiro pblico. Que inclui Penses de deputados, subsdios por votao de partidos polticos, servio pblico de radiodifuso, benefcios sazonais de seguro de desemprego e sumo de laranja, tambm. Outro grupo de antagonistas da Sra. Oda merece ateno especial: a multido anti-escolha. Poucos, se houver, tero gasto tanto tempo pedindo a sua cabea como a campanha Pr-Vida (CLC), que aplaudiu a sua demisso em comunicado oficial. Oda foi notria na sua posio a favor do aborto, declarou. Em 2010, Oda falou contra a deciso indicada de seu lder, o primeiroministro Stephen Harper, quando ele disse que o Canad no iria pagar por abortos nos pases em desenvolvimento. O presidente nacional da CLC, Jim Hughes, entende que por isso s ela deveria ter sido convidada a demitir-se.

Estamos em todo o lado a acompanhar o dia-a-dia das comunidades

Canad promete mais 227 milhes de ajuda ao Afeganisto


O Canad contribuir com mais 227 milhes de dlares em ajuda ao desenvolvimento do Afeganisto entre 2014 e 2017. O dinheiro destinado, sobretudo, a apoiar as mulheres e meninas nas reas de educao, direitos humanos e assistncia humanitria. O dinheiro vai para alm do compromisso inicial de 300 milhes que o Canad se comprometeu a concluir entre 2011 e 2014.

16 Julho 2012

Comunidade . 5

Mais um Ministro a Toews poder ser a prxima pessoa a sair do gabinete, sair? Vic

Anthony Sedlak foi encontrado morto

O anncio foi feito pelo secretrio parlamentar da defesa nacional, Chris Alexander, como parte da Conferncia de Tquio sobre o Afeganisto. Na conferncia, os doadores internacionais prometeram 16 bilies em ajuda ao desenvolvimento daquele pas. Sabe-se, entretanto, que os gastos do dinheiro sero monitorizados de perto para certificar-se de que ele no desperdiado atravs de corrupo ou m gesto.

Theres no better time for Charest to call an election


Reports out of Quebec indicate that Liberal Premier Jean Charest is ready to go to the polls in early September. Speculation became rampant, Tuesday, after Liberal stalwart Norman MacMillan held a news conference to announce he was quitting politics after a lengthy career. MacMillan, who has sat in the legislature since 1989, acknowledged he was going to wait until later in the summer to make the announcement but that his party asked him to bring it forward. While Charests polling numbers may suggest otherwise, theres no better time for the three-term Premier to call a provincial election. Charest needs to build on the momentum he gained during the student protests over tuition hike,s which began last Spring. For a variety of reasons, the vast majority of Quebecers supported the Liberal governments hard-line stance against the students. Quebecs colleges and universities, however, are scheduled to re-open in mid-August. If students should re-organize and revamp their message, Charest risks public opinion turning the other way. Charest also needs be weary of the next round of the Charbonneau Commission, which has been set-up to investigate widespread reports of corruption in the provinces construction sector. The hearings, set to resume on September 17, will only serve to remind Quebecers of the scandals that undermined the governments popularity in the first place.

assumindo o mais alto tribunal de Manitoba. Se assim for, Stephen Harper poder ter encontrado uma maneira de se livrar de um outro ministro que tem alguns problemas... Na esteira da demisso da Ministra do desenvolvimento internacional Bev Oda, na semana passada, e a que nos referimos na pgina anterior, fontes annimas disseram ao Winnipeg Free Press que o ministro Vic Toews est para ser nomeado para o Tribunal de recursos de Manitoba. Existem nove juzes do Tribunal de recurso de Manitoba trabalha a tempo parcial mas um dever aposentarse em breve, quando atingir a idade de aposentadoria obrigatria aos 75 anos. Outras histrias dizem que o ministro Toews vai, de facto, aposentar-se da poltica e vai para o banco. S que a notcia abordada todos os anos e todos os anos ele regressa ao Parlamento para continuar a trabalhar. Os analistas dizem que uma nomeao para os tribunais de Manitoba pouparia Toews ao constrangimento de ser demitido em prxima remodelao ministerial, que estaria agora a ser preparada.

O chefe Anthony Sedlak, anfitrio do The Main na rede de Network.Food de alimentos e vencedora do Chef Superstar Challenge, foi encontrado morto, Sedlak parece ter morrido de repente de uma doena no diagnosticada, tendo sido encontrado em sua casa, em Vancouver, no dia 6 de julho. O seu corpo foi encontrado, mas a hora exata da morte ainda est para ser determinado. O comunicado de imprensa emitido no deu a causa da morte. A famlia Sedlak, fs e associados, obrigado por todo seu amor, devoo e condolncias, disse o comunicado. Sedlak conhecido por dirigir o principal programa da Food Network Canada e lanou um livro com o mesmo ttulo. O jovem chef conseguiu mudar a sua imagem anterior em 2010, quando ele perdeu 50 lbs. este ano, Sedlak tinha 29 anos. Food Network Canada postou em blog a notcia da morte de Sedlaks: Nesta manh recebemos a trgica notcia que Anthony Sedlak tinha falecido. com pesar que compartilhamos esta notcia com a nossa comunidade de Food Network Canada. Gostaramos de estender nossas sinceras condolncias famlia de Anthony neste tempo difcil... Anthony tinha um esprito vivaz e fervor para cozinhar e foi nosso privilgio ter trabalhado com ele. Seu falecimento uma perda terrvel e ele ser infelizmente sentida por todos ns na Food Network

Recession, unemployment drive Americans north


Economic woes in the U.S. are driving Americans across the northern border in near-record numbers as they seek better job opportunities and cheaper education in Canada, according to the latest federal government figures obtained by CTV News. Ottawa approved 34,185 visas for U.S residents last year alone -- a figure that falls just short of the all-time record of 35,060 approved visas in 2010. The number one problem in the U.S. economy is unemployment, so its natural you're going to see more young Canadians coming back from the States, and young Americans pursuing economic opportunity here, Immigration Minister Jason Kenney said. Immigration officials say the slight drop in visa approvals last year was attributed to the rigid applicant screening process and strict rules. Visas are only granted to Americans with pre-arranged jobs and students who are welcomed by cash-strapped Canadian universities. Many expats are also fleeing the effects of the U.S recession and returning home.

Finally, a summer election campaign means many voters wont be paying attention to election issues and, are therefore, less likely vote. People will have to focus on politics instead of having that last little stint of fun before the fall start, Leger Marketing vice-president Christian Bourque told CBC News. That could bode well for the Liberals and their election machine, even though its a fairly unpopular government, Bourque said. Doing the election while people are not usually focused on politics might be a better timing for the Liberals, he said.

Canadian Randy Kientz spent most of his life in the U.S., but after losing his business in Reno, Nevada, he decided to head back north. It was a deteriorating economy, the housing market was crashing, Kientz told CTV News, adding that the cost of medical insurance also adds to Americans financial troubles. American Jillayne Bohler, on the other hand, recently moved to Winnipeg to attend university because she could not afford to pay tuition in her home state of Minnesota. So Im paying less than a third of that here, so it makes my parents happy, Bohler said. We definitely have seen an increase in the number of people, to the point that it is a steady stream of Americans trying to come into Canada, Toronto immigration lawyer Sergio Karas told CTV News. By comparison, fewer than 20,000 Canadians moved to the U.S. over the past two years -- the lowest number in nearly a decade.

6 6 .Comunidades . Comunidades
Faz senso ir ao SENSO?

Em tempo de ar livre... um BBQ quase didctico

20 de Junho 2011 16 Julho 2012

O convite era interessante. E era interessante por que, no fundo, aliava duas coisas. Era um quase piquenique o que que um BBQ ao ar livre?! e, por outro, era como que o apalpar o pulso a uma empresa que est a avanar, dia aps dia, para novas metas e novos objectivos. Chamou-se o Sensos Contractor BBQ. Foi no sbado. Contractores? Muitos. Mas o povo em geral clientes, decerto estavam tambm por l.

E ns a picar: E so mesmo? E o Jack. Garantido... e so mesmo. Quase que se pode dizer... que se encontrar mais barato... venha c, que eu rebato isso... E Jack Prazeres a atirar com o seu 100 por cento.

L era no 6 Hyde Ave. (Rogers & Weston). A receber os que vinham chegando a Cynthia Prazeres e, naturalmente, o patriarca da familia, Jack Prazeres. Mas a verdade que a Cynthia estava em todas. Recebia todos e fazia aquelas coisinhas que uma dona de casa e ela, ali, era tambm dona de casa sabia fazer. S no conseguimos que ela se chegasse at ns... para falar sobre tudo aquilo. Para outra vez ser!

Jack Prazeres, uma vez mais, feliz. Tudo isto uma apreciao aos nossos clientes. Para eles verem o que temos. Temos alguns produtos novos. Uma pequena exposio. E dar uma ajuda queles que querem desenhar um jardim, j que temos aqui um arquitecto. E tudo isto aliado a uma assada tradicional portuguesa... para confraternizarmos e falar.

O Vero d para isso...


Claro. O Vero d para isso mesmo. Temos esta gente nova, cheia de energia, at para fazer os seus novos jardins, renovar as suas casas e ns estamos aqui para apoiar e dar uma garantia de que os preos, aqui, so muito competitivos... os mais baratos que h na cidade...

Religio e F

Sade espiritual
Quando alguma doena fsica aparece ns ficamos preocupados e imediatamente procuramos o mdico. Todavia, embora a doena espiritual seja real e perigosa... poucos se preocupam com a sua sade espiritual. Este vero, na provncia de Ontrio, tem sido bastante seco e quente. Tal combinao perigoso para o bem estar das plantas, dos animais e da humanidade. Se a chuva no vier este vero com mais frequncia, todos seremos afectados, especialmente os fazendeiros que semearam os seus campos e precisam da gua para que as suas searas produzam o fruto do seu trabalho. A relva para estar verde e saudvel, precisa de duas coisas, suficiente gua e fertilizante. Foi isto que aprendi quando estava regando a relva do meu quintal. Este ano a nossa relva est verde e saudvel porque eu decidi fertilizar e regar frequentemente, para quando as ondas de calor viessem a relva pudesse aguentar o calor e no murchar e morrer. No entanto, se eu for negligente, em pouco tempo a relva fica seca e morre. Deus nos fala de diferente maneiras (Hebreus 1:1). Enquanto eu estava regando a relva e a pensar como est to saudvel nesta onda de grande calor, Deus falou ao meu corao que assim a mesma coisa com a nossa vida espiritual. Cada um de ns somos responsveis pela nossa sade espiritual. Se eu no regar frequentemente a relva e fertiliz-la, em pouco tempo a relva murcha e morre. Alm disto eu preciso de estar alerta e no permitir que as ervas daninhas cresam e sufocam a relva. Infelizmente vivemos num mundo materialista aonde a maiora pensa que no precisa de Deus na sua vida. Todavia, sem Deus nada somos e nada podemos fazer. Tudo o que existe no mundo, inclundo a raa humana, foi criado por Deus (Gnesis 1:1-28). Por isso, dizer que no precisamos de Deus no faz senso. Como est escrito: Disse o nscio no seu corao: no h Deus (Salmo 53:1). Todas as benos materiais so dadas de cima. Deus d o sol, a chuva e o ar de graa. A nossa sade, a nossa fora e a nossa mente foi dada de Deus, de graa. Deus deu-nos olhos para ver, boca

E outra vez a pergunta: o que que o faz andar? andar entretido... andar a fazer coisas novas. Andar a lidar com o pblico da nossa comunidade. muito bom. Ter aqui o prazer de todos os dias conhecer empresas novas e por vezes ficamos surpreendidos com a qualidade de trabalho que fazemos nesta cidade de Toronto. Temos pessoas a fazer trabalhos nicos, dentro da nossa comunidade, que ningum sabe. Conhecemos os mdicos, os advogados... mas no conhecemos estes artistas que fazem trabalhos de Construo, que no h outros que faam igual...

Rev. Joo Duarte

para falar, ouvidos para ouvir, pernas para andar, mos para edificar e uma mente e conscincia para nos guiar. Realmente devemos ter um corao grato pelas suas maravilhosas benos. O Cristo So Agostinho, que viveu no sculo quatro depois de Cristo, escreveu na sua biografia, Confisses, as seguintes palavras: Todo o ser humano tem um lugar vazio que s Deus pode encher. Portanto, todos aqueles que pensam que no precisam de Deus esto espiritualmente secos, porque s Deus, a fonte de toda a riqueza material e espiritual, que pode encher o nosso vazio. As Sagradas Escrituras na Bblia foram inspiradas por Deus para dar direco espiritual aos que andam espiritualmente secos e doentes. Por isso, aqueles que meditam nos ensinamentos da Bblia e os pem em prtica esto bebendo a gua divina que fortalece as suas vidas espirituais (Salmo 1:1-3). Deus o manacial das guas vivas (Jeremias 2:13). Jesus disse: Se algum tem sede, venha a mim, e beba. Quem cr em mim, como diz a Escrituras, rios de gua viva correro do seu ventre (Joo 7:37-38). Alm de ler a Palavra de Deus devemos fertilizar as nossas almas pedindo o auxlio espiritual que s Deus pode dar. Por isso, devemos depender diariamente em Deus, em orao, suplicando que Ele nos protega dos ataques do maligno, nos livre das tentaes e nos guie nos seus caminhos (Mateus 6:12-13; 26:41; I Tessalonicenses 5:17 ). Finalmente, no se esquea de arrancar da sua vida as ervas daninhas que podem prejudicar a sua vida espiritual. Todos ns temos uma natureza pecadora que nos impele a pecar, e se no tivermos cuidado, facilmente podemos ser prisioneiros de maus hbitos. Por isso, arrependa-se de todo o mau pensamento e mau hbito que est sufocando a sua vida espiritual. No devemos permitir que as ervas daninhas do pecado criem razes profundas na nossa vida.

E h clientes interessados
Mais uma volta. Mais uma espiadela por recantos que poderiam efectivamente servir para abonecar os melhores jardins das cidades. E vamos encontrando pessoas que falam connosco, quase sem ns fazermos perguntas. Ana Rodrigues diz-nos ter ido ali ver a seleco de mercadoria que h por aqui..., por que estou a pensar fazer a frente da minha casa, as escadas, e como ouvi na Rdio dizer que tinham aqui uma pessoa que nos poderia dar ideias, um arquitecto, e portanto foi o que eu fui fazer. Fiquei satisfeita com o servio e no deixmos de ficar satisfeitos com o BBQ e, na verdade, vamos avanar com o projecto que temos em mente. O marido, Pedro Figueiredo, diz concordar plenamente. Espero ter sucesso e ficar contente com aquilo que vai sair deste projecto... a frente da casa e temos ideias de dar outro aspecto, vamos renovar... Bem... parece que faz senso... ir a SENSO!

T.L.DUTRA Professional Legal Services


Immigration - Small Claims Court- Criminal Summary Landlord & Tenant / Ontario Court of Justice / Labour

Tony L. Dutra
533 College Street , Suite 306, Toronto ON, Canada M6G 1A8 Telephone: (416) 532-8400 - Fax (416) 532-6906 E-Mail: dutralegal@sympatico.ca L.S.U.C - P00405

16 Julho 2012

Comunidades . 7

Ervanaria Victoria agora tambm em Cambridge


* Uma nova dependncia til a todos
A Ervanria Victoria abriu, agora, na sexta-feira, mais uma dependncia em Cambridge. Fica situado no 65 Dickson Street e tem o telefone (519) 620-4321. A verdade que foi uma abertura mais ou menos institucional, feita para dar a entender o muito que por ali se pode vir a fazer. Conhecer produtos e servios ali prestados, conhecer a forma de ser e estar neste mundo de entre-ajuda de Manuel Antonio Medeiros, informao geral sobre vrias doenas, e os bens e servios que podem ajudar. Por ali, a partir de agora, haver consultas de medicina natural, suplementos e vitaminas, produtos homeopticos, massagens, fisioterapia e acunpunctura, etc., num conjunto de actividades que a Ervanria Victria providencia em todos os seus estabelecimentos. Antnio Medeiros estava l, naturalmente. Para ele, ir para Cambridge como que obedecer a vrios pedidos. Foi, de facto, o povo que me alertou, j que havia muitas pessoas que iam para Toronto e como havia muitas pessoas j idosas, tornava-se, ento, tudo mais difcil. E eu achei ento que deveria vir. Antnio Medeiros diz-nos ainda que sempre gratificante podermos fazer a diferena. Numa cidade como Cambridge, que est, no nosso caso, a comear grande...

Foi daqui que tudo foi saindo


As conversas so como as cerejas. Perguntmos-lhe at onde ele quer chegar. No quero chegar a lado nenhum e quero chegar a todos os lugares. O que acontece que eu gosto de dar o meu melhor, no espero chegar... ao fim do mundo, como se diz, mas se eu puder abrir os braos e fazer a diferena onde eu puder tocar com os meus dedos, j muito bom... e por essa razo que eu estou e por essa razo que eu quero fazer a diferena, mesmo em regies que esto algo longe da nossa sede. Ainda hoje tivemos pessoas de London e de Sarnia, por exemplo, que vieram para nos falar e acompanhar... ser eu... mas mais ainda a pessoa que precisa dos nossos servios e quando uma pessoa faz a diferena no sofrimento de algum sempre gratificante e quando a gente gosta daquilo que faz ainda mais gratificante .

Empregos e... desemprego


Fernando Cruz Gomes Jornalista (Toronto)

Servios bem recebidos


A verdade que Antnio Medeiros ele que nos diz tem sido, ao longo deste tempo que j leva de trabalho, bem recebido e muito respeitado. Os meus servios so, efectivamente, distinguidos por essas mesmas pessoas e o incentivo tem sido muito bom e por isso que eu me tenho dado, de corpo e alma, aqui cidade de Cambridge e no s.

O beneficirio quem precisa


E vai-nos contando o muito que pensa fazer por ali, em Cambridge. Apoio holstico, designadamente a grvidas, que uma coisa de que nem se fala muito. De resto, foi uma inaugurao institucional. At porque a associada que fica directamente em Cambridge no estava presente e... Antnio Medeiros prefere guardar para mais tarde a sua apresentao. H pessoas que pensam, s vezes, que o beneficirio de tudo isto o naturopata. Nem sempre . O beneficirio posso

Em louvor da Juventude
Longe vo os tempos em que alardevamos por a a nossa mgoa de no vermos os Jovens os nossos Jovens envolvidos nas coisas da Comunidade. Metiam-se nos Ranchos Folclricos, sim, e iam (s vezes contra-gosto) s aulas de Portugus. De resto, embrenhavam-se por entre os meandros da nova Cultura, jogavam o... jogo da integrao no pas de acolhimento. E pouco mais. Hoje, parece ser notrio que h uma diferena. Para melhor. Para nos dizer que uma Comunidade como a nossa no morre. E que o nosso nome... j se no perde nas duas linhas de necrologia. Pelo contrrio, vai perpetuar-se por c. De resto, agora com os piqueniques e outras manifestaes ao ar livre, so cada vez mais os jovens que se integram nas nossas coisas. E que vibram com a confraternizao que fazem... com os mais velhos. E gostam de se integrar em iniciativas que tenham a ver com os tempos de hoje e de amanh. De facto, os nossos filhos e netos esto em todo o lado. So polticos de flego e professores universitrios de prestgio... mas no deixam de ser, igualmente, presidentes e directores de clubes e associaes e afinam a voz para serem os artistas do futuro em comunidade que, felizmente, j tem quem a cante. E mesmo que a sua forma de actuar, nos clubes onde os Jovens pontificam, seja diferente e mais virada ao amanh, eles andam por a com um certo orgulho de pertencerem a uma comunidade como a nossa. J no so apenas Portugueses. So Luso-Canadianos. J no vivem apenas na College e Dundas. Demandam outras paragens. Aos mais velhos pedem apenas que os deixem crescer harmoniosamente. Que lhes dem espao e tempo para olhar o seu futuro. Que os deixem pegar nas tradies e na cultura dos mais velhos e dar-lhe o toque novo que a Juventude sabe dar. A Comunidade tem assim, aos poucos, a noo de que vai continuar. Talvez ainda mais forte.

Uma cidade. Uma Provncia. Um Pas. O Multiculturalismo a cola social que faz andar a nossa mquina social. O Multiculturalismo em toda a sua dimenso. Com gente vinda de todos os recantos do mundo. Com msica e folclore, culinria e desfiles. Tudo a vir de muitas e variadas terras e a transformar-se em cultura desta grande terra que tambm nossa. E isto entra-nos pela mente adentro. , de facto, com o Multiculturalismo que vivemos. Servimos de porta-voz como radio multicultural que somos aos que compem essa onda multicultural do Pas e da Provncia. Talvez por isso, o emprego e o desemprego fazem-nos pensar. Mexem com o dia-a-dia da nossa gente. que com o oscilar do emprego e do desemprego, h possibilidades de pormos mais po na mesa ou retirar esse mesmo po. O governo do Ontario dizia-nos, ainda agora, que o plano de criao de empregos e o crescimento da economia esto a trabalhar. Acrescenta-nos que o Ontario criou mais 20.200 postos de trabalho em Junho e avana que a taxa do desemprego entre ns baixou para os 7.7 por cento. Para o Governo, a economia do Ontario est no caminho certo como resultado da forte aco para eliminar o dfice, ajudar as empresas a crescer e a criar empregos para as famlias em todo o Ontario. Tudo isto, em termos de palavras, parece bonito... mesmo bonito. Mas a verdade que, entre a nossa gente, h quem sofra com o desemprego. Quem conte os tostes para ver se pode fazer a mesma vida que fazia h uns meses atrs. E fala-nos que, s na Direco Escolar, houve tambm no mesmo ms de Junho umas quantas centenas de despedimentos, a rondar os mil. E mesmo que o governo continui a dizer que o seu foco continua a ser... a tal forte aco para fortalecer a economia, eliminando o dfice e protegendo os servios absolutamente necessrios s famlias citando os cuidados da sade e a educao a verdade que nesses sectores notam-se falhas. A gente onde vamos beber as informaes a comunidade multicultural, como evidente e de nossa obrigao diz que h falhas de trabalho, que as coisas comeam a complicar-se, que h necessidade de incentivar mais sectores vitais como o da Educao. Tudo visto, importa acelerar ainda mais o crescimento. Dar mais po s famlias. Criar boas bases para que os nossos servios de Sade e de Educao sejam mesmo... bons e protejam as famlias. Todas as famlias.

Jacks bakery Jacks


SEMPRE EM MOVIMENTO!

Espere para ver o que vem a seguir...

8 . Comunidades 4 associaes a falar... a mesma Lngua

PALUCA foi mais do


Carlo Miguel Cruz Gomes
Para j, os nossos parabns aos corpos gerentes das quatro Casas, que h pouco mais de seis anos se uniram, para a realizao do Piquenique Anual conhecido na comunidade como o Piquenique PALUCA no Madeira Park, propriedade da Casa da Madeira de Toronto, localizado na estrada 48, na povoao de Georgina, mais ou menos a uma hora de viagem para norte de Toronto. As quatro associaes continuam a parecer estar no caminho certo e pensaram em tudo e mais alguma coisa para agradar a todos os gostos incluindo um autocarro para levar ao parque aqueles que no podiam por um motivo ou outro, ou no quisessem conduzir at l. Muitos dos presentes no local, e este ano (no sabemos ainda se bateram o recorde) mas estiveram l milhares, apreciavam a tourada corda, dedicavam-se a um bom jogo de malha, futebol, ciclismo ou at uma simples caminhada pela bonita propriedade que (agradecemos ao Presidente Salom Gonalves da Casa da Madeira por a sua hospitalidade em dedicar algum do seu tempo para mostrar aos reprteres do Jornal ABC a gigantesca propriedade) e ainda por onde se centravam as festas do evento. Era difcil ter uma ideia exata de quantas pessoas por l andavam porque alem do parque j ser enorme, algumas pessoas ficavam debaixo de rvores, a ler ou ate a dormir uma sesta aps a ingesto de qualquer um dos saborosos grelhados, ou outros acampavam nas muitas tendas que por toda parte se viam.

16 Julho 2012

Este Sbado e Domingo, a Casa dos Aores, Casa do Alentejo, Casa das Beiras e Casa da Madeira provaram, mais uma vez, que a unio faz a fora. Para quem nunca foi ao Madeira Park esta era uma ocasio perfeita para poder

l estar e ver a maravilha que , de facto, o Madeira Park. Com ainda uma atrao extra para aguar ainda mais todos os gostos possveis, a empresa Ganadaria Sol e Toiros tambm l esteve com 5 toiros em cada um dos dias a dar espetculos de Tourada corda.

Quem esta gente?


Muita gente capaz de se interrogar. Perguntando quem esta gente que, em chegando o Vero, enche parques e logradouros pblicos, faz piqueniques, levando ou no o farnel, diverte-se, em suma... bem capaz de perguntar... S que esta gente a mesma que enche os locais da construo, que ajuda a enriquecer esta e outras cidades. a mesma gente que faz maior este Pas em todos os sectores empresariais, industriais ou, at, de um voluntarismo que bem capaz de fazer a diferena. a mesma gente que, em chegando o Vero, entende ser chegada a altura de descansar um pouco, de conviver com os seus, de levar os filhos e netos para um dia diferente. No convvio e na confraternizao... est a outra faceta da nossa gente. E surgiu assim toda uma srie de piqueniques. Que neste fim-de-semana passou designadamente pelo nosso deixem-nos dizer nosso... Madeira Park. A j quase a cantar loas unio e fraternidade, j que foram quatro as associaes que se meteram a caminho. E que j esto a pensar em, conjuntamente, fazer o habitual Passeio no Lago. A j com mais uma associao. Sim, porque s Casas da Madeira, dos Aores, das Beiras e do Alentejo, se vai juntar assim nos dizem - a associao Os Amigos do Minho. Talvez como aconteceu, sbado, na quinta Ol Touro, com o Amor da Ptria, que j tem 41 anos, e tinha por ali tambm gente ligada, directa ou indirectamente, ao Asas do Atlntico. Esta , de facto, a nossa gente. A fazer o seu caminho... caminhando. A olhar, no Presente, o Futuro que a vem. O Vero permite isso. E ns, ao noticiar toda esta movimentao associativa, at achamos uma vez mais que estamos no bom caminho. Deixem-nos perguntar: no estamos no bom caminho? - CG

Gente e mais gente. Aqui... era o Folclore a dar um ar da sua graa.

Petiscos regionais, tambm

Para aqueles que no levaram o seu farnel ou ento quiseram provar um petisco regional, no ficaram

desapontados pois estas quatro associaes preparavam, muitos petiscos como as famosas malassadas, os charrinhos fritos com batata cozida e pimenta (Casa

dos Aores); as famosas espetadas de carne (Casa da Madeira), a aorda e a carne de porco alentejana (Casa do Alentejo), que este ano tambm tinham umas sardinhas assadas - sempre um favorito, a apetitosa chanfana (Casa das Beiras) ou churrasco, e bifanas entre muitas outras. Alem de a Tourada corda que faziam sorrir os mais novos e mais velhos da mesma maneira, o PALUCA 2012 teve um toque de magia por ter tambm o bom gosto de escolher por entre a comunidade Luso Canadiana do Ontrio os melhores nomes artsticos para marcarem presena. Com musica e som durante todo fim de semana a cargo de Sangue Lusitano, (que confessamos nunca ouvimos falar) mas que por a sua atuao aplaudimos quem se lembrou deles... O Grupo de Cantares Estrelas do Norte pisaram o

parque e francamente encantaram os que ainda no os conheciam. O talentoso Victor Martins em ambos os dias esteve por l a fazer vibrar aquela malta toda, e Ins Henriques em noite de sbado mostrou o porqu do seu nome estar a ser falado um pouco por toda parte (bem o dissemos algum tempo atrs em breve... zoom... ela vai subir a outro patamar.) No Domingo a jovem sempre linda Michelle Madeira entrou em destaque alem de Victor Martins claro, e o fim de semana foi um sucesso pegado.

Amostra da unidade existente


Para Armando Viegas, Presidente da Casa do Alentejo este acontecimento era a amostra da unidade existente mas por vezes no vista na comunidade. Aqui esto provavelmente as 4 casas mais representativas no

que um Piquenique
Ontrio em termos de clubes que se juntaram h 6 anos atrs e fazem em conjunto um piquenique que traz ao Madeira Park perto de 5000 pessoas num fim de semana. Lembrava Presidente Viegas que anteriormente as 4 casas faziam cada um o seu prprio Piquenique onde apenas se juntavam 200 ou 300 pessoas e ao juntaremos, tambm conseguimos juntar para quem vier participar e nos visitam as grandes vantagens de poder saborear comeres de outras regies, e ver ranchos de variadas regies tambm. Para Bernardino Nascimento, Presidente da Casa das Beiras, que parece j ter em mente algumas novas ideias e projetos para este ano na Casa das Beiras, celebrvamos o Piquenique por causa das nossas similaridades e no diferenas, isto queria dizer que simplesmente somos Portugueses e no s de diferentes regies.

16 Julho 2012

Comunidades. 9

O calor sempre... aqui era para preparar os petiscos regionais de que todos gostaram.

J Salom Gonalves, Presidente da Casa da Madeira que nos disse, tudo era uma continuao de uma boa iniciativa, era positivo esta unio, e que lembrava que em Madeira Park so sempre bem vindos todos portugueses e no s madeirenses como nos disse. Alias Salom Gonalves era um homem feliz quando falava para ABC, estvamos em como nos disse na sua casa juntos num s povo.

Agora tambem em Bradford!

Depois de ter tirado uma fotografia com os 4 Presidentes procuramos Luclia Simas, Presidente da Casa dos Aores que esteve sempre ocupada a tratar de diversas coisas para que tudo corresse da melhor forma que nos disse estou muito orgulhosa e contente

DOCE MINHO
Po quente de hora a hora Broa de milho como se faz na terra

Pastelaria Fina

Venha provar as nossas Delicias...

Salo de ch Ambiente acolhedor


Uma casa com a tradio de bem servir porque sabe produzir melhor!

de ver esta unio, esta pequena amostra que somos um s povo e temos s a ganhar com a unio e no desunio. Para ns, assinamos por baixo. Para o ano l estaremos outra vez se DEUS Quiser.

Para encomendas ligue-

416 - 652 - 8666


2189 Dufferin St. Toronto (Entre a Rogers e Eglinton)

Aquela Dufferin Mall

10 . Comunidades

16 Julho 2012 Obras de Santa Engrcia

Numa cidade com a dimenso de Toronto (atualmente a terceira maior cidade da Amrica do Norte) a construo de vero e os problemas de transito parecem ser uma das maiores dores de cabea para habitantes de uma cidade onde moram a maioria dos Luso Canadianos residentes no Canada. Agrada redao, e, em particular, a este reprter ABC, quando recebemos telefonemas ou correspondncia de leitores que perguntam varias coisas ou comentam algum artigo que publicamos. Agrada porque reafirma que estamos a conseguir ser uma referencia valida, e respeitada os nossos agradecimentos.

Osler e Dupont obras que para moradores... nunca mais acabam

H um colega brasileiro que muito prezamos que nos envia, de vez em quando, notas de interesse certo. Em palavras e ideias cheias de significado. Trata-se de Jos Francisco Shuster. Pediste sugestes . ele quem o diz - e sugiro colocares a mo em um abelheiro... Sei que isso envolve muitos interesses e muito dinheiro, mas porque Portugal algo oculto no Dufferin Mall, se a maioria dos clientes so portugueses? Pergunta simples. Pertinente. Vlida. Para alm do mais, a nica presena empresarial portuguesa por l era o banco o BCP, lembram-se?! - que virou BMO... E diz o Jos Francisco: Fico triste, principalmente, por no ver uma opo de gastronomia portuguesa sequer, enquanto se pode escolher por vrias opes orientais. Acho que isto virar as costas aos clientes lusfonos! J nem digo ter cartazes s portas das lojas dizendo-se fala-se portugus, mas, ao menos, a gastronomia! Poderia haver uma presso atravs da Acapo e demais rgos representativos neste sentido. Razo? Montes de razo?

Desde 2010 que foram varias as noticias (em ingls) que davam conta do problema de transito causada pela implementao de uma via para bicicletas tempos atrs na estrada da Dupont que encurtou ainda mais a via de transito para automveis naquela zona. Com vrios dedos a apontarem a culpa para uns e para outros, a verdade que desde ento j se passaram alguns episdios e o problema de congesto de trnsito, devido s vias para bicicletas, ainda no esta resolvida. A semana passada recebemos um telefonema de uma leitora do ABC preocupada por causa da construo que acontece na mesma Dupont, desta vez mais concretamente na esquina da Osler. Por no ser a primeira vez que recebemos correspondncia acerca daquela parte da cidade, resolvemos investigar do que se trata. Para j, quando chegamos Osler e Dupont confirmamos o que a Osler uma estrada de dois sentidos, ou seja, permitida a circulao de automveis em direcao Norte e Sul mas por causa da construo, que aparentemente j acontece h mais de dois meses, a circulao de transito est atualmente restrita para uma s via, no permitindo que veculos entrassem da Dupont em direcao norte que j em si limitava o fluxo de transito. Falamos com Maria Tavares, moradora da Osler, j h 15 anos que nos disse ter alem de problemas para circular na estrada onde mora, tambm tem problemas de estacionamento. Telefono para cidade para perguntar quando estas obras vo terminar duas em

duas semanas, e cada vez que ligo depois de estar muito tempo no telefone, dizem-me que as obras esto quase prontas, mais um dia ou dois, isto j la vai mais de dois meses e sempre a mesma coisa, o que triste. Quando perguntamos como que sentem seus vizinhos, a resposta foi clara: Obras que demoram uma semana, duas semanas ou mesmo trs semanas, entende-se mas... 2 meses., e sempre com a mesma resposta... de mais disse Maria Tavares. A estrada da Osler est localizada numa rea quase privilegiada para comunidade porque alem de varia oficinas de reparao de automveis, como e o caso de CP Auto Collision por exemplo e de ter vrios moradores Luso Canadianos que vivem naquela mesma estrada h alguns anos, a Osler localizada perto do Sporting Clube

48 turistas luso-canadianos de visita aos Aores


Gente Tours, escrevendo desde Ponta Delgada, com data de quinta-feira, conta-nos que, pela segunda vez este ano, leva um

EUROPA DUCT CLEANING

grupo de 48 canadianos e luso-canadianos, que esto a visitar, durante 18 dias, as 9 ilhas dos Aores, comeando por So Miguel, segundo-se Santa Maria, Flores, Corvo, Faial, Pico, So Jorge, Terceira e, finalmente, Graciosa. A este propsito, Nellie Pedro escreveu que, em cada ilha, haver transporte e guia turstico local para assim transmitirmos aos nossos turistas um conhecimento mais profundo de cada ilha. Utilizamos sete vos da SATA Air Aores entre as ilhas, alm do voo da SATA Internacional de e para Toronto, haver ainda a utilizao dos transportes martimos no tringulo entre as Flores e o Corvo. Nellie Pedro acentua que viaja com o grupo Joe Melo, natural da Candelria (So Miguel), empresrio de grande sucesso no Canad. A verdade que as suas empresas tm obtido vrios prmios de prestgio na indstria do paisagismo. dono da Paisagismo Melo Empresas e tambm produtos de pedreira Allstone. Adquiriu vrias pedreiras no norte de Ontrio, sendo fornecedor de pedra para muitas empresas de construo. Tem na sua propriedade, na cidade de Schomberg um Inukshuk gigante, que est listado no Guiness Book of Records como o mais alto do mundo. Joe Melo, segundo revela a nota que estamos a referir, vai tentar durante esta viajem, adquirir pedra dos Aores para uso na jardinagem e muitos projetos de construo no Canad. Com natural satisfao, Nellie Pedro termina dizendo que, desde 2004 mais de 4000 canadianos e Luso-canadianos vieram connosco descoberta ou re-descoberta de Portugal continental, Aores e Madeira.

Portugus de Toronto, a Casa da Madeira, isto alem de ser o local da Osler Fish Warehouse(o mercado do peixe na comunidade).

Ana Bailo em aco


Falamos com o escritrio da vereadora Ana Bailo que nos disse e informou sobre todo problema, que as obras de construo estarem... quase prontas. Queramos saber porque que realmente andavam ali ainda aquelas obras, e qual a razo de tanta demora. Ficamos a saber que o problema original aparentemente envolveu um esgoto danificado por tempestade ao longo dos anos, que causou a gua infiltrar e desestabilizar a terra circundante. Com tempo, uma depresso apareceu na superfcie da estrada e durante aquele reparo original do esgoto algum tempo atrs, uma srie de outros problemas surgiram misteriosamente, e outra linha de agua inesperadamente foi descoberta danificada. Felizmente, esses problemas foram identificados suficientemente cedo e evitaram danos maiores disse a vereadora Ana Bailo. Para agravar o problema ainda mais alguns trabalhos subterrneos da Bell Canada foram tambm encontradas com problemas graves que exigiam reparao. A cidade de Toronto e o departamento de Aguas completou os reparos a 28 de junho de 2012, ou seja h j mais de duas semanas atrs e a batata quente foi passada a Bell Canad que diz que os seus reparos so vo poder comear entre 23 a 27 de julho! Quando telefonamos para Bell Canada para saber mais detalhes, a representante para aquelas obras no tinha mais informacoes sobre aquela zona, alias nem sabia do que se tratava. A vereadora deixou uma mensagem, com todos os reparos de cidade de Toronto sendo concludos, espero que a Bell Canada se mexa mais rapidamente possvel para resolver seus reparos. Eu tambm trabalharei para minimizar os inconvenientes. Para j de positivo fica que agora decerto mais olhos esto virados para ver a demora daquela construo. Fechamos com uma frase da Senhora Maria, Obras que demoram uma semana, duas semanas ou mesmo trs semanas, entendem-se mas 2 meses, e sempre com a mesma resposta... demais. Continuaremos atentos para melhor informar. - Carlo Miguel Cruz Gomes

Alergias e doencas so provocadas pelo p, por pelos de animais, ou por bacterias e fungos que permanecem no sistema...

EUROPA DUCT CLEANING


(Uma diviso de EUROPA HEATING & AIR CONDITIONING) Email - info@europaair.net europa@rogers.com Webpage - www.europaair.net

telf: (416) 536 3828 (416) 537 4296

A MELHOR SOLUO SER Contactar Manuel ou Mike

Deslocaes a vrias cidades do Ontrio

16 Julho 2012 No Harbourfront Centre

Comunidades . 11

Expresses do Brasil em destaque

Comunidade Angolana do Ontario


Tanto quanto nos informa a Comunidade Angolana do Ontario, est de novo no exerccio das suas funes o presidente daquela colectividade, Antonio Ildo Major Alves. Durante alguns meses, Antnio Alves esteve ausente daquelas funes, por motivos de fora maior. A indicao foi transmitida ao nosso Jornal pelo SecretrioGeral daquela associao, Francisco Rodrigues Diogo. Por nossa parte, saudamos o regresso de Antnio Alves, a quem desejamos muitos xitos.

Ana Fernandes deu-nos estas explicaes. O jornalista Jos Francisco Schuster vai ainda mais longe e diz-nos que este Expressions of Brazil 2012 vai ficar na lembrana como um dos acontecimentos mais memorveis que ele prprio j viveu em Toronto. Trs dias de cultura brasileira, 41 atraes, valorizando sobretudo a prata da casa. Aquele colega diz que simplesmente foi de lavar a alma. At porque, ainda segundo a sua expresso, o Brasil nunca foi to bem exposto aqui, em quantidade e em qualidade. Tiro meu chapu para Barbara de la Fuente e Ceclia Queiroz, as produtoras. As palavras so do Jos Francisco... mas no temos dvidas em tom-las como nossas.

Amor da Ptria Community Centre


J o dissemos, ainda que sem o destaque que o acontecimento merece. O Harbourfront Centre costuma organizar todos os anos no vero festivais multiculturais. De h uns anos a esta parte, o Brasil tem sido um dos pases escolhidos pela dinmica que a comunidade brasileira tem em Toronto. Este ano o Expressions of Brazil decorreu no fim de semana passado - de sexta a domingo - e fez parte do cartaz que est a decorrer The world in one place. Estas expresses fizeram-se representar atravs da pintura, das artes plsticas, da bijoteria, da fotografia, da msica... enfim, uma srie de exposies cuja finalidade era dar a divulgar o Brasil na sua diversidade. O workshop the papel mach foi oferecido pela esposa do cnsul, ela uma artista plstica, para todas as crianas. Teve muito sucesso porque as crianas aprenderam a trabalhar uma tcnica muito conhecida das escolas, mas com o toque tropical.

Um ano de trabalho e sucesso culmina em dia de convvio

Jorge Campos

Diz-se - e no seremos ns a neg-lo - estar mais do que provado que so os nossos Clubes e Associaes a assumir o essencial da interveno cultural, desportiva e social na nossa comunidade! E para isso necessrio o envolvimento de muita gente, j que uma colectividade nasce e mantm-se com doses (muitas doses...) de boa vontade e da fora anmica de um conjunto de pessoas, unidas por um forte interesse comum. Neste caso, o empenho na promoo dos nossos usos e costumes que o prestigioso Amor da Ptria tem vindo a divulgar ao longo

amizade, decorreu o seu anual piquenique, na Quinta do Ol Touro! Foi um dia feito para lembrar, para sempre - cheio de alegria, de linda msica, abraos e muita, muita amizade! Ns no estivemos l, directamente, mas o empenho de muita gente fez o milagre... de estarmos onde estava o acontecimento. E o acontecimento era mesmo... uma espcie de Piquenique interessante de seguir. Curiosamente houve gente do Asas do Atlntico (obrigado, Conceio Baptista) e do Amor da Ptria, quase em parceria, pelo

No ser ainda reforma mas... quase. E dizemos que no ser ainda reforma por que um homem como Jorge Campos no se reforma. Habituado a trabalhar, mesmo em termos voluntrios tanto que ele fez por esta comunidade vai estar no activo muitos mais anos. De qualquer modo, recebemos uma nota em que Jorge Campos o popular Joca, para muitos de ns diz que, na impossibilidade de poder contactar individualmente todos os seus clientes e amigos, comunica ter deixado de prestar servico na World Link Communications Inc. Segundo a sua nota, a razo apenas e s a de querer, agora, cumprir a minha misso de marido, pai e av o que no dia a dia das nossas actividades profissionais nem sempre se consegue. Naturalmente que a todos clientes e amigos apresento os meus sinceros agradecimentos pelo suporte e forma afavel que sempre me dedicaram, diz-nos ainda. Ao Jorge Campos... desejamos ns, naturalmente, uma boa reforma... entremeada com muitos dos seus actos de voluntarismo, de h muito conhecidos. de muitos anos e j so quarenta e um - demostrando um forte esprito de equipa, na vontade de construir mais e melhor e no reconhecimento do lema: A Unio Faz A fora! Desta feita, foi a culminao de um ano cheio de muitas actividades e sucessos, que numa manifestao de alegria, orgulho e muita menos no que toca aos elementos informativos que nos foram chegando. E pena temos ns de no termos feito ainda mais... pois o Amor da Ptria agora com Bertina Matos frente, tendo como vicepresidente Manuel Goulart (obrigado pelas fotos) bem merece.

Benfica e Porto em duelo desde o primeiro dia


*Inimigos na vizinhana
O Benfica est desde segunda-feira em vian-les-Bains, localidade turstica francesa de apenas oito mil habitantes, bem perto da Sua. Curiosamente, o local de estgio das guias dista apenas 25 quilmetros em linha recta do quartel-general do seu grande rival FC Porto, do outro lado da fronteira. Os drages escolheram a mesma unidade hoteleira que tem recebido os estgios de pr-poca das guias nas ltimas oito pocas, em Prangins, localidade dos arredores de Nyon, que praticamente tem contacto visual com vian-les-Bains, na outra margem do lago Genebra. Talvez que a rivalidade comece ainda na pr-poca, com as duas equipas em curiosa marcao cerrada. Em vian, a equipa de Jorge Jesus vai permanecer uma semana, tendo previsto efectuar trs jogos de treino. O primeiro que decorreu na sexta-feira, a que nos referimos noutra pgina, precisamente em Nyon, frente ao Marselha. Seguiu-se uma deslocao ao Luxemburgo, no dia 15 (ontem), para defrontar o RH Hamm. Dois dias depois, as guias terminam este estgio com uma deslocao a Metz, Frana, para defrontar o Lille.

12 . Desporto

16 Julho 2012

Benfica e o Resto do Mundo unem-se contra a fome


*Benfica forte quando no joga contra o Sporting - Lus Figo

Lus Figo diz que o futebol portugus s tem a ganhar com um Benfica forte, porm, o antigo internacional portugus abre uma exceo. Benfica forte quando no joga contra o Sporting, ressalvou. Desejo sorte [ao Benfica] porque uma instituio forte e far com que o Campeonato seja mais interessante. Quanto mais competitivo for o campeonato portugus, mais emotivo e mais qualidade ter, sustentou Lus Figo depois de receber uma camisola com o nmero 7 das mos de Lus Filipe Vieira, durante a cerimnia de

apresentao do jogo de solidariedade Um gesto contra a fome, que ter lugar no prximo dia 18, no Estdio da Luz. O antigo jogador no escondeu que poderia ter jogado de guia ao peito. Houve essa possibilidade mas no veio a confirmar-se, referiu. Vieira e Figo apresentaram Um Gesto contra a Fome Lus Filipe Vieira e Lus Figo apresentaram, segunda-feira, no Estdio da Luz, o jogo Um Gesto Contra a Fome, no qual o Benfica jogar com a seleo Lus Figo & Resto do Mundo. Na cerimnia, que decorrer no camarote presidencial, tambm estaro presentes o presidente executivo da Fundao Benfica, Carlos Mia, e a diretora geral da Fundao Lus Figo, Sara Souto. As receitas, recorde-se, revertem a favor das duas fundaes e da Agncia da ONU para os Refugiados (ACNUR).

Benfica-Marselha, 2-0

O Benfica cumpriu e venceu, sexta-feira, o seu primeiro particular disputado nesta pr-poca, ao derrotar os franceses do Marselha, por 2-0, numa partida cumprida em Sion, na Sua.

Benfica vence e convence no primeiro particular


de Elie Baup como novo treinador dos gauleses. Jorge Jesus inovou na segunda parte e utilizou o avanado paraguaio Melgarejo na posio de lateral esquerdo, trazendo memria dos adeptos benfiquistas a bem sucedida adaptao de Fbio Coentro quela posio. Ola John tambm se estreou pelas guias, enquanto Paulo Lopes, Roderick, Enzo Prez, Kardec e Carlos Martins voltaram a vestir de encarnado. O holands, tal como Matic, teve um jogo azarado, j que saiu lesionado e no conseguiu mostrar muito servio. Carlos Martins, por sua vez, terminou a partida em destaque, ao fazer o 2-0 j em perodo de compensao, atravs de um grande remate de primeira entrada da grande rea, aps cruzamento de Nolito.

Perante o olhar de centenas de emigrantes benfiquistas, os pupilos de Jorge Jesus rubricaram uma boa exibio, materializada com os golos de Cardozo (penlti, 37) e de Carlos Martins (90+1), que permitiu ao treinador do Benfica avaliar muitas das caras novas no plantel das guias - Ola John, que reunia as maiores expetativas, saiu lesionado. Numa partida onde o Marselha teve mais bola (56%-44%) e mais remates (9-6), o Benfica atacou mais (71-41) e controlou o jogo durante os 90 minutos, perante um Marselha que misturou alguns nomes fortes do plantel com jovens do clube, logo no primeiro jogo

Jesus obrigado a chamar os titulares para vencer o modesto Hamm


O Benfica venceu, ontem, domingo, o RM Hamm, por 3-0, num segundo teste da pr-temporada de futebol em que Jorge Jesus foi obrigado chamar as primeiras figuras da equipa para conseguir ultrapassar o adversrio luxemburgus. Em Hesperange, Maxi Pereira (48 minutos), Oscar Cardozo (66) e Nolito (85), todos jogadores que entraram em campo na segunda parte, marcaram os golos do clube da Luz, num encontro em que se esperava que a equipa encarnada protagonizasse uma goleada bem maior. O tcnico Jorge Jesus apresentou um onze inicial cheio de experincias e com vrios jogadores novos, com Yannick por exemplo a defesa direito e Hugo Vieira a estrear-se com a camisola encarnada. Por falta de pontaria e tambm devido boa exibio do guarda-redes Sommer, o Benfica chegou a zero ao intervalo e obrigou Jesus a operar 10 substituies de uma vez s (s se salvou Carlos Martins), colocando em campo os habituais titulares. Com um cabeceamento cheio de raa, Maxi Pereira abriu o marcador aos 48 minutos e Cardozo imitou o uruguaio aos 66, aps boa jogada individual de Witsel. A cinco minutos do fim, o espanhol Nolito encerrou a contagem em estilo com um belo golo na marcao de um livre direto. O Benfica volta a entrar em campo hoje frente ao Lille, no terceiro jogo da pr-temporada. Jogo disputado no Estdio Alphonse Theis, em Hesperange (Luxemburgo)

Tem tambm uma cozinha maravilhosa que prepara pratos quentes todos dias... Aberto das 8 as 8 Todos dias (encerra as Teras-feiras e Domingos)

Sweet Tooth Tea House tem mais do que uma grande variedade de chs...
Servimos Bolos, Pudins, Doces variados Chs naturais Sopa caseira de feijo vermelho Bife no prato Bife de cebolada Camaro panado Febras na Brasa Prego no po, Bifana Frango e Salmo, Filetes de peixe Peito de galinha na brasa e ainda muito mais! Venha-nos visitar!

TEL. 647 345 5551

1680 St. Clair Ave.

16 Julho 2012

Desporto . 13

FC Porto-vian, 1-0

O FC Porto derrotou os franceses do vian, sbado, por 1-0, no ltimo jogo de pr-poca disputado pelos drages na Sua. Numa partida difcil para os pupilos de Vtor Pereira, o golo da vitria s apareceu a trs minutos do final, na sequncia de um pontap livre batido pelo central Maicon.

Maicon d a vitria ao FC Porto no adeus Sua

Lees goleiam Atltico do Cacm por 11-0

Foi o segundo e ltimo jogo dos drages no estgio de prtemporada na Sua. Para trs, ficam duas vitrias (a primeira foi frente ao Servette, por 2-0) e um registo defensivo imaculado. Um teste srio, difcil, mas mais uma vez, mesmo debaixo de algum cansao, conseguimos fazer um bom jogo e estou satisfeito do ponto de vista individual e coletivo. Levamos para Portugal duas vitrias, zero golos sofridos e muito trabalho, destacou Vtor Pereira, no final da partida.

Beto assinou pelo Sporting de Braga at 2014

O triunfo dos drages, porm, foi suado e em muito se deveu a Helton e Fabiano, guarda-redes brasileiros que fizeram defesas providenciais na primeira e segunda partes, respetivamente. O gans Atsu foi o nico reforo titular no FC Porto, mas ao contrrio da ltima partida esteve apagado. James Rodrguez foi um dos poucos a brilhar durante o primeiro tempo e a entusiasmar as centenas de emigrantes portistas. No segundo tempo, Iturbe e Kelvin foram dos poucos a conseguir acrescentar velocidade a um jogo onde faltou criatividade e que teve um nmero anormal de passes errados por parte do FC Porto. Faltaram soluo a Vtor Pereira, que por no ter o plantel completo teve que recorrer a Djalma e a Mangala (muito mal na partida) para as laterais. Os drages, porm, conseguiram chegar ao golo por intermdio de Maicon, que aproveitou a falta de reao do guardio do vian para fazer o golo da vitria.

Wilson Eduardo, Van Wolfswinkel e Diego Rubio bisaram no primeiro ensaio dos lees na pr-temporada. A equipa de futebol do Sporting venceu, sbado, o Atltico do Cacm por 11-0, no primeiro particular da nova temporada, com Wilson Eduardo, Rubio e Van Wolfswinkel a bisarem na partida disputada porta fechada. A equipa orientada por Ricardo S Pinto realizou o primeiro jogo da nova temporada, na Academia em Alcochete, ao final da primeira semana de trabalho dos lees e antes da partida para Espanha, onde a equipa vai realizar um estgio. Os golos Sporting, que j vencia ao intervalo por 7-0, foram apontados por Andr Martins, Insa, Adrien Silva e pelos juniores Filipe Chaby e Iuri Medeiros. Os avanados Wilson Eduardo, Rubio e Van Wolfswinkel bisaram.

O internacional portugus Beto assinou um contrato vlido at 2014 com o Sporting de Braga, depois de ter acertado a resciso com o FC Porto. O guarda-redes de 30 anos, que na ltima temporada esteve cedido aos romenos do Cluj, j se apresentou esta sexta-feira em Braga, onde cumpriu os exames mdicos e rubricou um vnculo vlido por duas temporadas. Tal como o j havia sido noticiado, a transferncia feita a custo zero, mas o FC Porto fica com 50% dos direitos econmicos do atleta. O empresrio de Beto, Antnio Teixeira da Silva, disse ao Dirio de Notcias que um clube com objetivos como os do Sporting de Braga s poderia agradar ao Beto, que tentar ganhar minutos na Pedreira para se manter nas escolhas de Paulo Bento para o Mundial 2014.

Os drages regressaram, ontem, domingo, a Portugal e s voltaro a entrar em cena dia 21, frente ao Celta de Vigo, em Viseu.

So 5 os estdios onde Portugal joga a qualificao


A seleo portuguesa de futebol vai disputar o ltimo jogo do Grupo F de qualificao para o Mundial 2014 em Coimbra, frente ao Luxemburgo, a 15 de outubro de 2013, anunciou a Federao Portuguesa de Futebol (FPF). Depois de iniciar a fase de apuramento diante do Luxemburgo, a 7 de setembro, a equipa das quinas disputa o primeiro jogo em casa frente ao Azerbaijo, no Estdio AXA, em Braga. A Rssia, seleo teoricamente mais forte do grupo de qualificao, vai jogar contra Portugal no dia 7 de junho de 2013, no Estdio da Luz, em Lisboa. Vejamos todos os jogos de qualificao do grupo F que Portugal vai disputar em casa: - Portugal x Azerbaijo, 11 de setembro de 2012 - Estdio AXA, Braga.

Lees goleiam Cacm por 11-0

Atltico

do

Wilson Eduardo, Van Wolfswinkel e Diego Rubio bisaram no primeiro ensaio dos lees na pr-temporada. A equipa de futebol do Sporting venceu, sbado, o Atltico do Cacm por 11-0, no primeiro particular da nova temporada, com Wilson Eduardo, Rubio e Van Wolfswinkel a bisarem na partida disputada porta fechada. A equipa orientada por Ricardo S Pinto realizou o primeiro jogo da nova temporada, na Academia em Alcochete, ao final da primeira semana de trabalho dos lees e antes da partida para Espanha, onde a equipa vai realizar um estgio. Os golos Sporting, que j vencia ao intervalo por 7-0, foram apontados por Andr Martins, Insa, Adrien Silva e pelos juniores Filipe Chaby e Iuri Medeiros. Os avanados Wilson Eduardo, Rubio e Van Wolfswinkel bisaram.

Olympiacos o adversrio no Trofu Cinco Violinos


Os lees anunciaram, na quinta-feira, que vo disputar um jogo particular no dia 12 de agosto, no mbito do Trofu Cinco Violinos. O adversrio da partida ainda estava por designar, mas a formao grega, orientada agora pelo portugus Leonardo Jardim, foi a escolhida para a homenagem s cinco antigas glrias do futebol do Sporting.

- Portugal x Irlanda do Norte, 16 de outubro de 2012 - Estdio do Drago, Porto. - Portugal x Rssia, 07 de junho de 2013 - Estdio da Luz, Lisboa. - Portugal x Israel, 11 de outubro de 2013 - Estdio Jos Alvalade, Lisboa. - Portugal x Luxemburgo, 15 de outubro de 2013 - Estdio Cidade de Coimbra, Coimbra.

Os campees do pas helnico vo apadrinhar a primeira edio do torneio que visa recordar Jesus Correia, Vasques, Albano, Peyroteo e Jos Travassos. O presidente do emblema verde e branco, Godinho Lopes, apelou presena dos adeptos leoninos, no sentido de se criar uma festa para toda a famlia sportinguista e destacou que s um campeo fazia sentido neste encontro, justificando a escolha do Olympiacos. A partida, essa, ser a ltima de carter particular antes do incio do campeonato, frente ao Vitria de Guimares.

14 . ABC Real Estate

As hipotecas imobilirias tm novas regras mais apertadas


Novas regras de hipoteca entraram em vigor no Canad, mas uma pesquisa recente parece sugerir que muitas pessoas no esto familiarizadas com as mudanas.

ABC Real Estate

16 Julho 2012

Novas regras em novos tempos


Foi a 21 de Junho. O Governo Federal anunciou que, a partir de 9 do corrente ms de Julho, o mximo de amortizao para pagar uma hipoteca ia ser reduzido de 30 para 25 anos. Tambm foi anunciado que o mximo de valor da propriedade que os bancos podem financiar, aps a compra, ia ser reduzido de 85% para 80%. Igualmente foi anunciado que, na compra de uma casa de valor superior a 1 milhao de dlares, essa hipteca no pode ser segurada pela companhia do CMHC ou Genworth. Tudo isto quer dizer o qu? - Para as pessoas que esto a pensar em comprar casa, com a reduo da amortizao para 25 anos, isto significa que agora essas pessoas qualificam para uma hipoteca menor. Quanto menos a amortizao, mais alto o pagamento mensal e menos as pessoas qualificam. Isto no quer dizer que no podem comprar casa, mas essas pessoas ou tero que procurar uma casa de um preo mais baixo ou necessitaro de pr mais dinheiro de entrada para compensar a descida do montante para que qualificam. Para as pessoas que, neste momento, j tm casa e estavam a pensar refinanciar a hipoteca atual para poderem pagar algumas dividas ou renovar a propriedade, talvez j no o podero fazer. E explicamos com mais pormenor: se uma pessoa comprou casa h pouco tempo e financiou 95% do preo da compra, ao tentar refinanciar s pode refinanciar 80%, o que significa uma hipoteca menor do que a hipoteca actual. Neste caso, as pessoas em causa tm que esperar muito tempo para que o valor da casa suba o suficiente para poderem ento refinaciar a sua hipoteca.

Zelia Gouveia Mobile Mortgage Specialist


Uma alternativa seria, na altura da compra, se necessitar de fazer algumas renovaes, a pessoa deve fazer uma hipoteca para a compra e para renovaes ao mesmo tempo. Para as pessoas que tm a casa quase paga, ainda podem financiar 80% do valor, e ento esta nova lei no os afetar. Para as pessoas que compravam casa no valor superior a 1 milho de dlares, normalmente os bancos exigiam uma percentagem de entrada superior a 25%. Quando as pessoas nao tinham esses 25%, os bancos emprestava~m o dinheiro mas exigiam que essas hipotecas fossem seguradas pela companhia CMHC ou Genworth. Com as novas regras, essas companhias no vo segurar as hipotecas para compras de casa num valor superior a 1 milho de dlares, o que significa que essas pessoas tm que ter mais dinheiro para a entrada. Dependendo da situao e eu posso ajudar a fazer essas contas - essas pessoas poderao ter de entrar com 35-40% para poderem comprar uma casa no valor superior a 1 milho de dlares. Espero, sinceramente, ter ajudado a entender melhor as novas regras... nestes novos tempos.

A partir de agora, os credores s podem emitir emprstimo de home equity at um mximo de 80 por cento do valor de uma propriedade abaixo dos anteriores 85 por cento. O prazo mximo de amortizao tambm caiu para 25 anos, quando era de 30 anos dando, assim, aos compradores menos tempo para pagar a dvida integralmente.

Uma pesquisa realizada pela Pollara para o Banco de Montreal, descobriu que apenas cerca de metade dos entrevistados estavam familiarizados com as alteraes introduzidas pelo governo federal. Apenas 45 por cento dos entrevistados, de 29 de junho a 4 de julho, estavam cientes de que o prazo de amortizao mximo foi reduzido em cinco anos. O Ministro das Finanas Jim Flaherty anunciou as novas regras em 21 de junho.

O NOVO NOME DE COMPETNCIA E HONESTIDADE

PAULO

Sutton Group Innovative Realty Inc.


ON L8W 3J6 escritrio

Paulo Antunes
109 Elgin St- $149,900 Charme e beleza, tetos bem altos, 3 quartos de dormir, 2 quartos de banho. Perto do centro da cidade. Um prazer ver.

1423 Upper Ottawa St.

673 King St. E $ 289,900 Negcio e dois apartamentos completamente renovados, ideal para ter o seu prprio negcio. Seja proprietrio

24 Ward av. $379,900 Perto da universidade de McMaster. 5 quartos, todos arrendados a estudantes universitrios. Bem renovada

HAMILTON

905 575 7070

Fax: 905 575 8878 Telefone Directo:

289 440-1319

391 Emerald St.N $ 87,900 Aposentar-se ou alugar. Com este preo tudo possvel. Presentemente alugada por $745 por ms.

400 Old Mud-$359,900 Uma beleza com apenas 6 anos de idade. Pisos de madeira, cave com 9 ps de altura. Um prazer...

304 Britannia Av. $ 122.900 Um s andar, ideal para se retirar, presentemente alugado por $ 875 por ms.

60 Beechwood av. $137,900 Estacionamento para 2 carros, alugada por 900 por ms. Sero horas de ser senhorio?

Carlos Morgadinho

16 Julho 2012

Ainda a tempo . 15

Casal detido por esconder beb em bagagem


Um homem e uma mulher egpcios foram detidos num aeroporto dos Emirados rabes Unidos aps as autoridades detetarem uma criana numa mala de viagem. O servio de segurana do aeroporto de Sharjah descobriu a presena do beb de cinco meses num controlo de raio-x, numa mala transportada pela me. O casal est acusado de pr a vida do filho em risco, que no entanto no apresenta qualquer problema de sade. Segundo a CNN, o casal estava no aeroporto h dois dias, impedido de entrar nos Emirados rabes Unidos por o filho no ter visto. Em vez de esperar pela abertura do servio que lhes permitiria seguir a viagem sem problemas, o homem ter decidido tentar iludir os responsveis do aeroporto, colocando a criana numa mala.

Autoridades fiscalizam armazm onde moravam operrios


Posteriormente, os elementos do SEF e da ACT deslocaramse depois do armazm, na zona industrial do Tortosendo, para o local da obra, para identificar os restantes operrios que ainda se encontravam a trabalhar. As condies do local foram avaliadas pela equipa da ACT, enquanto o SEF averigua a situao de permanncia em territrio portugus. No armazm moravam cerca de 50 operrios, naturais de pases africanos e afrodescendentes, desde meados de maio, sem gua, nem condies sanitrias e com um frgil fornecimento de eletricidade. A Autoridade das Condies de Trabalho (ACT) e o Servio de Estrangeiros e Fronteiros (SEF) comearam, na quintafeira, a fiscalizar o armazm sem condiesonde estavam a morar cerca de 50 operrios das obras do centro de dados da Portugal Telecom, na Covilh. Quando os elementos das duas entidades chegaram ao local encontraram apenas dois trabalhadores que estavam a transportar objetos pessoais para dentro de uma viatura, para se dirigirem para onde os trabalhadores estaro a ser realojados.

Estou absolutamente inocente

Duarte Lima quebra o silncio:

Em entrevista exclusiva VISO, que a publica esta semana, Duarte Lima quebra um silncio de quase dois anos sobre o crime de Saquarema e a Herana Feteira. Junta novos dados e diz que a filha de Feteira conduziu a acusao dentro e fora do processo e que a polcia brasileira investigou por encomenda. Acusado da autoria do crime pelas autoridades brasileiras e a poucos meses de saber se vai a julgamento, um homem mais magro, de t-shirt, calas de ganga e tnis, que guia a VISO pelo corredor de sua casa rumo a uma sala soalheira, onde abundam as obras de arte, o mobilirio de estilo, os lbuns de Bruegel e Bosch e os livros de Borges. No dia seguinte, para a fotografia, aparecer mais formal, de blazer e sapatos. Entre o tempo de cadeia e a priso domiciliria, o advogado no prescindiu das leituras de Curzio Malaparte e George Steiner. penitenciria de Lisboa, chegaram manifestaes de amizade, solidariedade e carinho e at alguns cds do maestro e cravista Gustav Leonhardt, oferecidos por um casal amigo. Em casa, reinam, ainda e sempre, os corais de Bach. Lima tem escrito algumas memrias dos mais recentes acontecimentos. Afirma estar a viver uma experincia demolidora, pior do que a doena, pois a leucemia no deixa qualquer estigma. Os amigos no fugiram, garante. Nem os do PSD, com o qual no est zangado. O meu partido no tem nada a ver com estes processos. Jamais misturei as coisas. Dizendo-se vtima do tribunal meditico, fixa-se obsessivamente neste ponto: como pode ele, salvador de centenas de vidas atravs da Associao Portuguesa contra a Leucemia, ser acusado da morte da sua cliente? Um argumento usado no pedido de habeas corpus que o juiz de Saquarema no atendeu. VISO: O Ministrio Pblico brasileiro diz que capaz de matar quem no satisfaa os seus interesses pessoais e financeiros... DUARTE LIMA: uma frase completamente vazia, no lhe dou qualquer valor. Nunca fui ouvido formalmente no processo... Diz-se que fez tudo para no ser ouvido... No. A polcia tem de respeitar a lei. Enviou uma carta rogatria quando eu tinha pedido acesso aos autos, o que, no Brasil, permitido em relao prova que esteja documentada. O meu advogado fez esse pedido vrias vezes e foi recusado. Quando fui ouvido, aqui, pela PJ, juntei uma carta do meu advogado em que ele dizia que no devia falar, pois estavam a sonegar-me aquilo que era dado comunicao social. atroz. Na carta rogatria, pedem para ouvir-me como testemunha. Ora, quando concludo o inqurito, o delegado de polcia disse s televises que eu tinha sido o principal suspeito desde a primeira hora. Se foi assim, porque nunca fui ouvido na qualidade de suspeito? Enganaram o meu advogado e mentiram s autoridades portuguesas. A verso policial para sustentar a autoria do crime a de que Rosalina se recusou a assinar um documento pedido por si sobre uma transferncia de 5,2 milhes de euros, a provar que o senhor nada lhe devia nem era depositrio de qualquer quantia... ridculo. Os pagamentos da minha cliente foram sempre feitos por transferncia bancria e esto registados. Foram at levados ao processo no Brasil pela prpria Olmpia. Armando Carvalho, o afilhado de Rosalina, quem diz no inqurito que eu estava a pedir minha cliente essa declarao, mas, quando foi ouvido pela primeira vez, nada disse. quase no fim do inqurito, em 2011, que se lembra disso, alegando ter ouvido essa verso das amigas de Rosalina. Ora, as amigas foram ouvidas trs vezes pela polcia e nunca o disseram. um depoimento forado.

Comentrio Semanal de Economia e Mercados Semana de 9 a 13 de julho

Parceria ABC/Montepio

China Economia abranda, abrindo caminho a mais estmulos


A economia da China encontra-se numa fase de abrandamento, pelo padro de crescimento que tem apresentado nas ltimas dcadas, mas continua a expandir-se a um ritmo excecional, em particular quando enquadrado numa economia mundial dominada pela incerteza. Atualmente uma das maiores ameaas ao crescimento da China a crise que assola um dos maiores parceiros comerciais, a Zona Euro. Os efeitos de contgio desta crise ao resto do Mundo tem sido evidente na deteriorao das condies financeiras e no abrandamento das trocas comerciais, o que constitui um significativo risco para as economias emergentes, muito dependentes dos respetivos setores exportadores, tanto industriais, no qual se inclui a China e a ndia, como de commoditieis, de que so exemplos a Rssia ou o Brasil. Desta forma, alm da China ter em curso uma srie de reformas estruturais para alterar o modelo de crescimento, de forma a elevar simultaneamente os padres internos de consumo e reduzir a elevada dependncia da procura do exterior, do qual depende o seu imenso setor exportador, que est a ser afetada por um abrandamento do crescimento mundial. Resta-lhe a margem manobra oramental e de poltica monetria que detm para contrabalanar parte destes efeitos. Refira-se que, apesar do arrefecimento do crescimento ter sido o objetivo das autoridades chinesas, no mbito da reestruturao da economia e de controlo da inflao, e que levou implementao de diversas medidas restritivas, os recentes desenvolvimentos adversos a nvel externo, tanto a nvel econmico, como financeiro, elevaram significativamente os nveis de incerteza e a probabilidade da economia desacelerar mais do que o antecipado.

Mudar o nfase do controlo da inflao

Estas preocupaes conduziram as autoridades a mudar a nfase do controlo da inflao para o combate ao abrandamento, de forma a permitir um soft-landing da economia, como mostram as concluses sadas das conferncias governamentais, nos primeiro meses do ano, e a atuao recente do Banco Popular da China (PBoC) no sentido de aliviar a relativamente limitadora poltica monetria implementada nos anos mais recentes, que, como referido, teve como objetivo conter a escalada do nvel de preos em geral, e dos preos do imobilirio, em particular. Os dados divulgados esta semana ilustram bem a situao da economia chinesa, com o PIB a registar um crescimento homlogo de 7.6% no 2T2012, o que se traduz na 6 desacelerao consecutiva, desta feita face aos 8.1% do 1T2012, e no mais baixo ritmo de crescimento desde o 1T2009. Este abrandamento reflete a acentuada desacelerao do setor secundrio da economia, num contexto de recuperao do ritmo de crescimento dos setores primrio e tercirio, moderada neste ltimo.

No foram conhecidos os detalhes do PIB na tica da despesa, mas, de acordo com os nossos clculos, as exportaes lquidas tero contribudo para o abrandamento do crescimento econmico, parcialmente compensado por um maior contributo do investimento (real), embora deprimido pelos padres histricos, enquanto o contributo do consumo privado ter ficado inalterado, em linha com a estabilizao do ritmo de crescimento das vendas a retalho (reais), em mnimos desde o 3T2004. Assim, no 1 semestre do ano, a atividade na China desacelerou para 7.8%, quando em maro, recorde-se, o Primeiro-Ministro chins anunciou que a economia deveria crescer 7.5% em 2012 (que representa um abrandamento de mais de 2 p.p. face mdia anual observada desde o final da dcada de 1970), sendo que o PIB teria de abrandar para um ritmo de crescimento entre os 7.1% e os 7.2% na 2 metade do ano para que esta previso do Governo se materializasse. A China enfrenta uma difcil e voltil envolvente externa, num contexto de crescentes desafios internos, o que, como referido, tem levado a uma atitude menos limitativa por parte do PBoC, numa altura em que a par do menor mpeto da economia, os indicadores de massa monetria e de crdito revelam tambm uma evoluo abaixo dos padres histricos. Foi perante este cenrio que, no passado dia 5 de julho, o PBoC desceu a sua taxa de interveno de referncia em 0.31 p.b. para 6.00%, pela 2 vez desde o incio de junho (no dia 7 de junho j a tinha cortado em 25 p.b. para 6.31%), depois de, entre 30 de novembro 2011 e 12 de maio, j ter reduzido por 3 vezes as taxas de reservas obrigatrias dos bancos, deixando a taxa de reservas dos maiores bancos em 20% e as dos bancos de menor dimenso em 18%. No entanto, o trabalho ainda no acabou, sendo necessrios mais esforos, em particular que o Governo implemente medidas fiscais para sustentar a procura interna e estimular o investimento, vislumbrando-se no futuro prximo uma maior atuao das autoridades chinesas. Antnio Gouveia (antonio.catalao.gouveia@montepio.pt)

16 . Ainda a tempo Maria do Carmo Oliveira 100 anos

16 Julho 2012

Fazer 100 anos no meio dos filhos e dos netos, bisnetos e trinetos
famlia. So filhos que se revem na me quase matriarca, j que o pai morreu h muito. Filhos que acompanham, afinal, o j longo caminhar. Eles e os 20 netos, 6 dos quais no Canad. Eles e os 21 bisnetos. Eles e os 4 trinetos... No sbado, estivemos com a senhora centenria, em Mississauga, no restaurante Bairrada, em recanto reservado para a famlia que ali se juntou. No assistimos distribuio das prendas nem ao partir do bolo. Mas assistimos ao carinho que os mais novos nutrem pela senhora. Alguns a falarem, e bem, o Portugus. Outros, assim-assim. O que natural nestas andanas das geraes. O beb da famlia No final, era a conversa possvel. Falmos com Maria dos Anjos e com a Fernanda. O Constantino, o tal beb da famlia, dir-nos ia, desde logo, ser uma grande felicidade termos a me connosco. que no h muita gente que consiga chegar aos 100 Janeiros, como se costuma dizer. Foi tudo muito difcil para ela, mas, graas a Deus, estamos todos muito contentes, junto com a familia toda. H elementos da famlia que esto em Portugal e na Amrica. Mas, graas a Deus, estamos muito satisfeitos e muito unidos. Constantino, o beb famlia... com 63 anos! da Para a me... a certeza de que a vida nem foi fcil. O meu marido morreu... e eu tive de cuidar dos meus filhos. Depois, meio a rir, meio a srio, ainda nos foi dizendo que no bebe...

Tem 100 anos. Bem bonito rol. 100 anos tem a Dona Maria do Carmo Oliveira. Nasceu em Teatro Novo, Capelas, So Miguel, em 12 de Julho de 1912. Est ali para as curvas, como soe dizer-se. Quase tomando conta de si, agora que est guarda de uma das filhas. O ouvido... o ouvido comea a no deix-la ouvir bem o que se lhe pergunta, mas chega para as encomendas... vamos l! Maria dos Anjos, Fernanda, Manuel (em Portugal) e Constantino, o beb da

O Constantino diz-nos, uma e muitas vezes, que somos de facto muito unidos.

que o Constantino bebe... que a Maria dos Anjos e a Fernanda tambm gostam de um copinho de vinho...

E pouco mais disse... porque ter 100 anos... no d para grandes conversas.

TEM AGORA AO SEU DISPOR; TRATAMENTOS HOLSTICOS MASSAGENS TRATAMENTOS PARA PERCA DE PESOS CHS EXCLUSIVOS LEITURA DE CARTAS E TRATAMENTOS ESPIRITUAIS 425 Rogers Road (junto ao Silverthorn) em Toronto

Naturistas : Paula Soares e Venessa Barros

ERVANRIA MUNDIAL

Venessa Barros N.H.C (Ervanria Mundial)

Impotncia Sexual Masculina

CONSULTAS PRIVADAS E CONFIDENCIAIS - POR APONTAMENTO


adrenalina que bloqueia a ereo do pnis. 3. Falta de uma nutrio adequada que contenha zinco suficiente, vitamina E e vitaminas para o sistema nervoso, como a B1, B5, B6 e B12. 4. A vitamina E e o zinco so indispensveis para a produo do esperma. O zinco se encontra em grande quantidade em alguns mariscos como as ostras. Tratamento: Aspectos fsicos: 1. Primeiro, confirmar com o mdico que no existe nenhum impedimento orgnico real; 2. Segundo, a impotncia e a frigidez derivam muito freqentemente da falta de nutrio adequada. Para sanar essa defcincia, recomenda-se a ingesto de gelia real, plen e ginseng, j que so poderosos afrodisacos e energizantes. Esses produtos, alm de conter uma srie de hormnios que so necessrios para os procesos sexuais, so altamente energticos. muito importante tambm ingerir as vitaminas C e E e o zinco. A produo de smen fortemente influenciada por esses dois elementos indispensveis para a produo de espermatozides e o correto funcionamento das glndulas sexuais, tanto no homem como na mulher. Descobriu-se que o aminocido Arginina - que se encontra na Aloe Vera em 14 ppm - ajuda muito a produo de espermatazides. Para mulheres, recomenda-se adicionar dieta azeite de oliva, abacate e nozes, j que esses elementos ajudaro a incrementar a lubrificao vaginal. Aspectos psicolgicos ou mentais: Se o problema grave e de origem mental, a consulta com um psiclogo pode ser de grande utilidade, j que pode encontrar-se alguma situao traumtica desde a infncia ou da adolescncia que esteja bloqueando a pessoa para que nesse sentido se desenvolva adequadamente. Alm de ser conveniente ingerir as vitaminas B1, B5, B6 e B12, as quais se encontram em alta concentrao na gelia real e no ginseng, pode complementar-se acrescentando 5 rng de extrato de testosterona 2 vezes ao dia. Alm de incrementar o apetite sexual, tambm iro melhorar a concentrao mental e a imaginao da pessoa, to necessria para todo o processo sexual. O exerccio fsico tambm incrementa a atividade sexual, j que faz com que o crebro segregue substncias como a dopamina (a qual causa euforia nos esportistas), alm do hormnio testosterona e outros hormnios da sexualidade. Recomendaes: 1. Vitaminas: B1, B5, B6, B12, C e E; 2. Minerais: Zinco; 3. Outros: extrato de testosterona e arginina; 4. Gelia Real. Para maior eficcia colocar a gelia real abaixo da lngua at que se dissolva 2O a 3O min antes de comer qualquer alimento. Abaixo da lngua existem veias que absorvem diretamente os componentes da Gelia Real; 5. Ginseng; 6. Vitamina E; 7. Multiminerais. O zinco o mais importante. As ostras contm grande quantidade desse mineral; 8. Plen.

Tel: 416 - 654 - 9133

Esta semana tive alguns clientes procura de uma explicao sobre a Impotncia Sexual Masculina, as causas, possveis tratamentos e dietas para melhorar este tipo de condio. Espero que este artigo seja benfico para todos. Vou fazendo aquilo que gosto de fazer, ajudando qualquer pessoa a ajudar-se a si mesmo. Se gostar de um artigo sobre um tpico especfico envie-me um email para venessa_consultations@ yahoo.ca A IMPOTNCIA MASCULINA manifesta-se como a incapacidade de ter e manter uma ereo, bem como de ejaculao. As causas da impotncia podem ser fsicas e psicolgicas. As de origem fsica devem-se a: 1. Bloqueio das artrias que irrigam o pnis devido a aterosclerose (colesterol que obstrui as artrias e diabetes, os quais; detm o fluxo correto do sangue nos corpos do pnis). A presso do sangue dentro do pnis que produz a ereo. 2. O estresse, a ansiedade, as preocupaes e a depresso fazem com que seja produzida uma forma de

16 Julho 2012 Ex-presidente da SATA fala na... SATA


O ex-presidente da transportadora area aoriana SATA Antnio Cansado props um novo regime de preos para as ligaes areas entre os Aores e o continente, que prev uma tarifa especial para residente de 125,5 euros. Os residentes nos Aores tm que ter maior mobilidade, tm que viajar a preos mais baratos, afirmou Antnio Cansado, na interveno que proferiu numa conferncia sobre economia e transportes promovida pelo PSD/Aores. Para o ex-presidente da SATA, que apresentou um quadro completo com os novos preos que prope no mbito de uma reviso das obrigaes de servio pblico para as ligaes areas entre os Aores e o continente, com base no custo unitrio de hora de voo que possvel pensar em preos e saber at onde se pode ir sem sobrecarregar o errio pblico.

Ainda a tempo . 17

Novo regime de preos entre Aores e continente


Nesse sentido, no caso da denominada tarifa especial de residente, seria mantido o subsdio do Estado que actualmente existe, no valor de 86 euros por viagem de ida e volta. Antnio Cansado defendeu, no entanto, que tambm importante reduzir o preo das viagens para os no residentes, de forma a potenciar o turismo na regio. Por isso, props tambm a criao de uma tarifa especial para operadores, que se destinaria a alimentar os hotis dos Aores. Na interveno que proferiu, Antnio Cansado admitiu que o transporte areo para os Aores constitui um fardo para o errio pblico, frisando que necessrio garantir uma tarifa razovel, ou seja, uma tarifa que esteja ao alcance do bolso dos aorianos. Os dados que divulgou revelam que, no ano passado, o transporte areo entre as ilhas dos Aores custou ao errio pblico 30 milhes de euros, dos quais 23,5 do Governo Regional e 6,4 milhes do Governo da Repblica. Cada passageiro custou ao errio pblico mais ou menos 70 euros por percurso, afirmou, acrescentando que a taxa de ocupao dos avies foi de 56%. Na sua perspectiva, muito pouco, defendendo a necessidade de encontrar instrumentos e solues que permitam aumentar a taxa de ocupao, o que possibilitar uma reduo das tarifas. No caso das ligaes entre os Aores e o continente, custaram no ano passado 10,2 milhes de euros em subsdios estatais, o que implicou um custo ao errio pblico de 31 euros por passageiro num trajecto de ida e volta. Reduo do preo absolutamente necessria A candidata do PSD/Aores a presidente do governo regional afirmou quarta-feira que a reduo significativa do preo das passagens areas uma condio absolutamente necessria para a Regio promover o seu desenvolvimento econmico e o turismo. A reduo do preo das passagens um verdadeiro investimento estruturante e reprodutivo. O custo do transporte areo nas ligaes com o continente portugus no pode continuar a ser um fator estrangulador do nosso desenvolvimento, mas antes deve ser um instrumento de mobilidade e crescimento, afirmou Berta Cabral, na abertura de uma conferncia sobre economia e transportes, integrada no ciclo Conferncias da Autonomia, organizado pelo gabinete de estudos do partido. A lder social-democrata salientou que pretende um modelo agilizado que defenda os passageiros, residentes e no residentes, por via da fixao de uma tarifa de teto mximo capaz de inviabilizar qualquer tentao especulativa nos perodos de maior procura.

ADVOGADA em Portugal Pode resolver-lhe todos os assuntos em qualquer rea jurdica


CONTACTE E TER BONS RESULTADOS

Dra. Ema Secca

A gozar
Carlos Morgadinho

com o pagode...
o que penso, e digo, no que concerne aos discursos, e promessas, e os ditos por no ditos e os que so alterados sem darem cavaco (e talvez tambm ao Cavaco) nao por muitos dos nossos governantes de l, do nosso Portugal. Se a memria no me atraioa foi no encerramento do debate do Oramento de Estado para 2012, na Assembleia da Repblica, aprovado pelo Parlamento com algumas alteraes, onde o presente Ministro de Estado e das Finanas, o senhor Vctor (no sei se com ou sem C mas que para aqui no interessa muito) Gaspar, que afirmou no estar previsto os cortes dos subsdios de natal e de frias aos reformados ou assistncia social. O que me aborrece deveras foi o atrs referido governante, em Novembro do ano findo, que reiterou que quase 90% dos pensionistas do regime geral da segurana social sero poupados a qualquer corte no subsdio de Natal ou de frias. A realidade outra, infelizmente, e pelo que constatei ser muito diferente dessas declaraes quando me desloquei a Portugal h poucas semanas. Verifiquei nos locais onde passei ento que muitos reformados esto vivendo com pouco mais de 200 euros por ms, outros com 300 e tais, e para agravar-lhes a situao foi-lhes simplesmente cortado o subsdio de Natal no fim de 2011 e agora so os relacionados com as frias anuais. Pergunto. Andamos a brincar? Ou ser que os nossos Ministros j no governam, mas sim, so governados por remoto controlo de Bruxelas, Berlim ou qui pela to falada, e abelhuda tambm, Troika? C de poltica, confesso, percebo muito pouco. E, do nosso Portugal, infelizmente, ainda menos! Talvez, devido, eu estar afastado demasiado tempo e distncia (sete mil quilmetros), desconhecer parte dessas quezlias polticas! Mas no necessito, julgo eu, de tirar nenhum Mestrado s famosas Universidades, nomeadamente s Independentes e muito menos s Lusfonas, para conseguir obter um diploma, nem que seja daqueles passado ao domingo para analisar, detalhadamente, o que est a ser feito com faculdade de orientao, para o bem de todos os cidados, ao invs testemunhar - impvido e sereno - ao afundar do barco, com sua tripulao e passageiros, havendo apenas na mente dos timoneiros, salvar os bens materiais, e carga, que de outrem. As taxas moderadoras nos servios de sade bem como a aquisio medicamentosa, pelo que tive ocasio de observar, tem-se vindo a agravar e vermos a equao dos reformados e idosos que tm pela frente o de comer e no comprar os medicamentos - que os encaminhar, a breve trecho, para os hospitais ou, derradeiramente, para os cemitrios. Se em vez, disso, decidirem comprar os to necessitados medicamentos para o alvio das suas patologias que os afligem...no comem, ou alimentam-se mal, a seguem o mesmo curso anterior pois vo estagiar, queiram ou no, para o hospital ou para o cemitrio. Agora no me digam que isto falar barato. Uma ova! Andamos a ouvir constantemente as histrias do Ali Bab.

Tel: 214418910 (Lisboa) Cel: 918825577 e-mail: emaseca@netcabo.pt

Toronto e Winnipeg em foco

Royal LePage aborda problemas de imobiliria


O ltimo relatrio de Royal LePage sobre vendas de casas no Canada diz que geralmente os preos subiram no segundo trimestre e vo provavelmente subir ainda mais em algumas reas, tais como Toronto e Winnipeg. O relatrio sugere que o mercado imobilirio residencial do Canad parece estar num ponto de equilbrio, com algumas reas de provveis, mas muito caro para compradores nos nveis atuais. Os preos mdios nacionais para um andar em bungalow, dois andares individual, casas e condomnios - todos subiram, em abril, para animar o trimestre de junho. O preo mdio nacional de bungalows foi 376.311, sendo 356.625 no mesmo trimestre de 2011 e 356.306 no primeiro trimestre de 2012. O preo mdio nacional de casas de dois andares foi de 408.423, at 390.163 um ano anterior e 398.282 no primeiro trimestre de 2012. O preo mdio nacional de condomnios foi de 245.825, com 238.064 no segundo trimestre de 2011 e 243.153 nos primeiros trs meses deste ano. A maioria das grandes cidades controladas pelo Royal LePage mostrou aumentos a partir do primeiro trimestre de 2012 e pelo segundo trimestre de 2011. Havia algumas excees espalhadas por todo o pas, no entanto, com alguns tipos de casas em algumas cidades mostrando baixos preos mdios de venda. A confiana no mercado imobilirio de Canadas boa, mas os preos internos no podem crescer mais rpido do que os salrios e a economia subjacente, disse Phil Soper, o Presidente e executivo-chefe do Royal LePage Real Estate. Algumas regies tm alcanado ou talvez mesmo ultrapassado o atual nvel superior de resistncia de preo com os compradores a abraarem uma era de historicamente baixas taxas de hipoteca. Disse, ainda, que mudanas para as regras introduzidas pelo Ministro das Finanas Jim Flaherty nos ltimos quatro anos de hipoteca iro manter algumas pessoas com um certo receio, particularmente se forem compradores pela primeira vez o que representa at a metade das transaes. O impacto cumulativo dos novos regulamentos criou um obstculo maior para jovens compradores que procuram a sua primeira casa e vem em um momento quando o mercado estava retardando de seu prprio acordo. O momento desta interveno foi infeliz disse Soper.

LEIA E DIVULGUE O ABC

18 . Ler e contar

A Voz Do Povo
Sao_baptista@hotmail.com

Conceio Baptista

A minha bisav nasceu, quando, na Ilha, no havia luz elctrica, automveis, televiso e mquinas de lavar roupa. Mas... nasceu no tempo em que a criatividade prevalecia, nascida da necessidade de inventar divertimentos e ensinamentos, que as crianas de hoje iriam gostar muito, se os tivessem... Era a poca das estrias, contadas ao calor da lareira, das cantigas, nos seres das desfolhadas, das lendas de fadas e encantos, mesmo ali inventadas. Era toda uma sabedoria popular, que divertia e, ao mesmo tempo, ensinava-nos para o resto da vida. E eu, tive a sorte, de crescer ao p dela, at sua partida, tinha ela noventa e cinco anos e eu dez. A minha bisav, essa velhinha linda, de olhar doce, ensinou-me as mais lindas lendas, cantigas, rezas e provrbios, at a declarao de amor, em versos, que recebeu do meu bisav, que os cantou, numa dessas lindas festas do Divino Esprito Santo, onde o povo cantava e bailava as mais lindas modas regionais. A minha Av-Velhinha, como eu a chamava, tinha uma profisso linda, de que muito se orgulhava. Era a conhecida e distinguida costureira de toda a freguesia, especializada em roupa de homem. E o povo, que sempre sabe chamar as coisas pelos seus nomes, com alcunhas engraadas, chamava-lhe A Tia So Pedro-Alfaiate. Quando eu lhe perguntava como era, realmente, o seu nome, ela respondia: - Maria de So Pedro, e tenho muita sorte, pois o bom Santinho meu padrinho, e ele nunca fecha uma porta, que no abra outra... Quando dou uma caminhada pelas minhas recordaes, vejo que fui criada no seio da mais linda Cultura de Raz Popular. Aprendi, com a minha Av-Velhinha, as mais fantsticas lendas, que sempre tenho passado aos mais novos, e o meu filho, hoje, j as conta aos filhos dele... como a estria do Touro Azul, que transformava as rvores do bosque em prata e os frutos em ouro; A Gata Borralheira, que, apesar de pobre, era a menina mais linda do mundo inteiro; A Lenda do Lenhador que num momento de raiva matou a raposinha e chorou por ela o resto da vida. E ainda me contou a Histria da Nossa Gente.... falou-me da Brianda Pereira, a corajosa herona terceirense, que foi aos terrenos baldios buscar os mais bravos touros, para assim expulsar da Ilha de Jesus, os arrogantes castelhanos, que a tinham invadido! A minha Avzinha tambm cantava, e passvamos horas a fio a cantar ao Desafio, que tradicional da nossa Ilha. E nesse ambiente de sonho e de cantigas eu aprendi a esquecer as carncias da vida, de quem pobre... de riquezas materiais. ramos quatro geraes de mulheres bordadeiras, sentadas no estrado a bordar, com pontos bastinhos e miudinhos, os mais delicados e refinados desenhos, para ganharmos a vida. Aprendi, custa de muito trabalho, que eu ajudava a enriquecer os enxovais de muitas meninas ricas, que no sabiam bordar... nem contar estrias, nem cantar, nem tinham avs cantadeiras nem alfaiates, nem ningum... que lhes ensinasse as estrias mais lindas do mundo! Beijo-te, Av-Velhinha - por me teres passado esta herana cultural, que muito me orgulha!

Foram cerca de dois mil mdicos que, na quarta-feira tarde, vestiram as batas brancas no para atender doentes mas para se manifestaram pelo futuro do Servio Nacional da Sade (SNS) em frente ao ministrio da Sade, naquela que dizem ter sido a maior manifestao de sempre. Na quinta-feira houve greve novamente.

Mais de dois mil mdicos protestaram em Lisboa

16 Julho 2012

Ao longo de duas horas, a avenida Joo Crisstomo, onde se situa o ministrio da Sade, transformou-se num palco por onde passaram, e falaram, os representantes dos mdicos, dos sindicatos Ordem, passando por estudantes e jovens mdicos, numa das aes que marca a greve dos mdicos, que decorreu em todo o Pas e que segundo os sindicatos teve uma adeso de 95 por cento.

No h dvidas de que estamos perante a maior manifestao mdica jamais realizada no nosso pas. Nem no tempo da [ministra da Sade] Leonor Beleza. Temos uma enormssima responsabilidade como classe profissional de hoje em diante, disse Mrio Jorge Neves, da Federao Nacional dos Mdicos, num protesto que a PSP estima que tenha reunido cerca de duas mil pessoas.

O encerramento das intervenes em frente ao ministrio coube ao bastonrio da Ordem dos Mdicos, organizao que apoia o protesto, que classificou o dia como o incio de um novo futuro. Os mdicos admitem novas formas de luta, como um novo protesto desta vez na Assembleia da Repblica, com o apoio de associaes de doentes e utentes.

Dez anos depois, orangotango deixa de fumar


J era conhecida como a orangotango fumadora, mas os responsveis do jardim zoolgico de Taru Jurugu, na Indonsia, esto decididos a ajudar o animal a deixar o vcio, que dura h 10 anos. A orangotango, chamada Tori, foi ganhando fama e a delcia dos turistas no zoo, que lhe atiram cigarros acesos para dentro da jaula. Tori agradece e gesticula de forma semelhante aos humanos, segura o cigarro entre dois dedos e d valentes passas, expelindo depois o fumo pela boca. Acontece que os responsveis do zoo no aprovam a prtica e pretendem levar Tori para longe dos humanos, e assim pr um fim aos 10 anos de vcio que leva.

Tori ser transferida para um outro zoo, em Solo, na ilha de Java. Aps um perodo ainda por determinar a primata ser transportada

para uma ilha, onde viver o resto dos seus dias em liberdade. Entretanto os responsveis do zoo aguardam os

resultados dos exames mdicos a que Tori foi sujeita, de forma a avaliar os danos provocados pelo vcio de fumar.

16 Julho 2012
Em tempo de crise, h NOVAS OPORTUNIDADES de emprego. Aproveite

Ler e contar . 19

Procura-se

As fotos que eu perdi...


Fernando Cruz Gomes
Uma jovem reprter - muito mais jovem do que eu, como evidente quis, h dias, fazer-me uma entrevista quase a corpo inteiro. E queria que eu cedesse umas quantas fotos da minha actividade ao longo dos tempos. A Marlene no sabia e nem sei se o ficou a saber que eu no sou adepto de fotos. No meu cruzar dos mares encapelados das mars da Informao, senti, muitas vezes, prazer em ser fotografado com este e aquele famoso. Dedilhar, afinal, as cordas do quase egoismo balofo, para dizer aos meus e aos outros que... sim, eu estive l. S que os tempos eram outros e vontade de ser fotografado, respondia logo a seguir com o esquecimento da foto-histria. No me sentia ainda gente que valesse a pena ser fotografado. E as fotos... foram-se perdendo. Uma, aqui. Outra, mais acol. Ainda algumas nas mos de quem gostava de mim... mas foi perdendo o prazer de me tutear. Hoje por hoje, tenho poucas fotos para mostrar. As ltimas perderam-se no mar, quando ao regressar da frica onde joguei muitas vezes o jogo da cabra cega... com a Dona Morte... me deixaram trazer duas das chamadas malas de poro e uma se perdeu, v l saber-se onde e por qu. Fiquei sem fotos e sem livros, sem a alma que eu tinha criado naquelas terras de maravilha. E, no entanto, a minha vida dava, de facto, um romance ou uma telenovela. Dava, sim. Com fotos muitas a testemunhar amores fugazes que o no foram e entrevistas que at a Histria esqueceu. S ficou uma... que nem posso mostrar. Uma que , afinal, a cicatriz de local onde me entrou uma bala que s me no matou por que o Homem Grande no quis. E que os cirurgies que ma tiraram foram dizendo que me safei por um escasso centmetro, j que a bala que eles tiraram... estava mesmo ao lado do corao. A, sim, uma cicatriz-prova, uma cicatriz-testemunho, uma cicatriz-foto! E se eu gostava, hoje, de ter essas fotos! Se eu gostava de ver um senhor grande que se chamava Marcello Caetano a falar comigo naquele avio que o levou ao Brasil, pas para onde ele deveria ir mais tarde... para mais no voltar. Nem depois de morto...!

Um eletricista para restabelecer a corrente entre as pessoas que j no dialogam.

Corpo de Maddie est enterrado no quintal de Robert Murat

Descoberta nova pista?

Em declaraes ao Correio da Manh, Stephen Birch adianta que j informou tanto a Scotland Yard como a Polcia Judiciria sobre a sua alegada descoberta: o investigador garante ter detectado vestgios do corpo de Madeleine McCann a 60 cm de profundidade, no quinta de Robert Murat, no Algarve. A sua convico ser corroborada por imagens recolhidas por um geo-radar da polcia britnica. Robert Murat foi investigado no mbito do caso do desaparecimento da menina, em maio de 2007. O britnico mora ao lado do Ocean Club, na Praia da Luz, de onde Maddie desapareceu. O investigador sul-africano garante ter feito um estudo exaustivo que o ter conduzido, h cerca de duas semanas, at ao quintal de Murat. Desde ento, ter vigiado a casa de Murat 24 horas por dia, tendo mesmo chegado a invadir a sua propriedade.

Dois dias depois de um especialista da Scotland Yard ter vindo a pblico explicar porque acreditava que Maddie pode estar viva, um investigador sul-africano garante que o corpo da menina est enterrado no quintal do ex-suspeito no caso Robert Murat

Cidade feita por chineses em Luanda tem tudo, menos pessoas


O objectivo era albergar s portas de Luanda cerca de meio milho de pessoas. Mas, at agora, o empreendimento Nova Cidade de Kilamba no passa de mais um elefante branco angolano construdo com dinheiros chineses. O Pblico, que publica a notcia, diz que h relvados, prdios, apartamentos, escolas, lojas e estradas. A nica coisa que no h? Pessoas. Era suposto o complexo residencial Nova Cidade de Kilamba - a cerca de 30 quilmetros de Luanda - estar por esta altura cheio de habitantes. Mas at agora no passa de uma cidade-fantasma. As pessoas que a conseguiram comprar um apartamento, vemse agora a braos com propriedades depreciadas. A empresa China International Trust and Investment Corporation (CITIC) gastou 3500 milhes de dlares nesta urbanizao que, uma vez completa, ocupar 5000 hectares. Em troca, Angola pagou este investimento com a sua matria-prima mais preciosa: petrleo. Este investimento o mais significativo de uma srie de cidades satlite que esto a ser construdas por empresas chinesas um pouco por todo o pas desde que Pequim comeou, h alguns anos, a investir fortemente em Angola.

Preos muito altos?

consultora Mercer a segunda cidade mais cara do mundo a seguir a Tquio.

E a classe mdia?

O governo angolano promoveu a Nova Cidade de Kilamba como um novo paraso para a classe mdia angolana, que podia aqui encontrar um estilo de vida mais relaxado que no centro de Luanda. Mas num pas onde a classe mdia ainda no tem visibilidade nem poder econmico, o plano parece agora condenado. Elias Isaac, responsvel pelo ramo angolano da sociedade OSISA (Open Society Initiative of Southern Africa), constata, em declaraes BBC: No h classe mdia em Angola, s os muito pobres e os muito ricos, e por isso no h ningum que compre este tipo de casas. Os factos no desmentem Isaac: quase um ano depois de os primeiros 2800 apartamentos concludos terem sido postos venda, apenas 220 foram vendidos. E mesmo estes - avana a BBC - no tero sido ainda totalmente ocupados. O local tambm no tem ainda infra-estruturas a funcionar. excepo de um hipermercado localizado entrada do complexo, a BBC diz que no h mais nenhum stio para comprar comida. Nada disto surpreendente, porm, se levarmos em conta que os apartamentos esto a ser vendidos a preos que variam entre os 120 mil e os 200 mil dlares, num pas onde se estima que dois teros dos cidados vivam com menos de dois dlares por dia. Tudo isto s portas de uma capital considerada este ano pela

Paulo Casco, director-geral da Imobiliria Delta, a agncia que est a gerir as vendas na Nova Cidade de Kilamba, frisa, porm, que o problema est na dificuldade de acesso a crditos bancrios. Os preos esto correctos para a qualidade dos apartamentos e para todas as condies oferecidas pela cidade. As vendas esto a decorrer lentamente por causa das dificuldades na obteno de emprstimos. Elias Isaac sublinha que a prioridade em Angola devia ser a construo de casas a preos reduzidos, uma vez que maioria da populao ainda vive em barracas sem gua, electricidade nem saneamento. De acordo com Paulo Casco, o governo anunciou recentemente que uma parte dos apartamentos de Kilamba se destina a habitao social, podendo ser arrendados por pessoas com poucos rendimentos. A BBC acrescenta que ainda ningum sabe exactamente como que ser feito o processo de seleco de habitantes e os mais cnicos argumentam que tudo no passa de uma manobra eleitoralista antes das eleies de 31 de Agosto. Tambm se desconhece o que ir acontecer aos apartamentos que no forem vendidos. Isso no preocupa, para j, o governo. O vice-ministro das Obras Pblicas, Manuel Clemente Jnior, disse BBC estar convencido que o projecto ser um sucesso. Respondendo s crticas que do conta que a urbanizao fica demasiado longe do centro de Luanda, o governante afirmou: H sempre pessoas que criticam, mas graas s novas autoestradas que esto a ser construdas, a Nova Cidade de Kilamba ficar apenas a 15/20 minutos do centro da cidade (de Luanda).

Se eu gostava de ter aquela foto que algum me tirou quando eu entrevistava para jornal grande onde pontificava um grande Jornalista, o Artur Ferreira da Costa o poderoso Tchomb, que foi depois senhor soberano do ento Zaire! Ou aquela outra que eu prprio tirei com um medocre oficial portugus a desarmar, no Katanga, a mando da ONU, o Bob Dnard, que era mercenrio, sim, mas nunca lutava contra governos eleitos democraticamente. Fotos! Como eu gostava de ter at aquelas fotos da civilizada Suia, onde senti, pela primeira vez, nas narinas no Chantepoulet, de Genebra o gaz lacrimogneo com que a Polcia (simpticos que so os seus agentes, no?!) dispersava uma aguerrida manifestao de estudantes contra a presena do X do Iro, Reza Pahlevi. Ainda tenho nos ouvidos, o som das invectivas estudantis: Xa d`Iran... assassin... cha dIran... assassin. Nos olhos, hoje fracos de morrer, tenho ainda os pontaps desalmados que os tais polcias bons de Genebra davam aos estudantes, todos eles muito jovens! Fotos? Perdia-as. Foram-se. Guardo, agora querem essas, querem?! muitas de um menino rosado e belo, que j vai chamando av, e quer sempre o meu colo protector! Protector, hem?! Eu quase nem posso com ele...

20 . Automobilismo Aston Martin aposta em SUV

16 Julho 2012

McLaren perde Vodafone e tenta Coca Cola


Apesar das informaes contraditrias relativas ao assunto, a Vodafone prepara-se mesmo para terminar a sua parceria com a McLaren e abandonar a F1. Por isso, a McLaren procura um grande patrocinador e a Coca-Cola o alvo preferencial. O primeiro sinal da sada da Vodafone foi dado quando a marca inglesa de telecomunicaes anunciou o abandono doutras categorias, como por exemplo os V8 Supercars australianos, e apesar dos responsveis da McLaren e da Vodafone negarem essa situao, ou se escusarem a coment-la, o desfecho praticamente certo. Neste contexto, a ideia dos homens da McLaren utilizar o mediatismo alcanado pela Red Bull nos ltimos anos, e com isso conseguir seduzir a Coca-Cola, marca que, curiosamente, nunca apostou no automobilismo em grande escala, somente em casos muito pontuais. Patrocnios famosos na F1 A sponsorizao na F1 existe desde o final dos anos 60, quando as cores nacionais comearam a ser substitudas. Em 1968, a Lotus foi autorizada a negociar um patrocnio com a Gold Leaf (tabaco) por 100 mil libras durante trs anos. Pela primeira vez, os carros de Colin Chapman trocaram o seu tradicional verde pelo vermelho e branco da tabaqueira. Um ano depois, foi a vez da BRM ter aceite uma proposta dos cosmticos Yardley para uma sponsorizao, trocando igualmente as cores dos seus monolugares. Com a subida dos custos na modalidade, os patrocnios foram ganhando importncia, e hoje em dia o marketing uma rea com enorme peso no seio das equipas. Muitas destas mantiveram a base da sua ao longo dos anos, como o vermelho da Ferrari (que dificilmente poderia ser patrocinada pela 7Up, como foi a Jordan), mas a Williams teve quase toda a panplia de cores, e a McLaren,

Paulo Alves Carlos Moreira

A Aston Martin confirma que se encontra empenhada no desenvolvimento de um SUV. Segundo a Inside Line, o novo modelo poder basear-se na plataforma do Mercedes GL e seguir as linhas estticas do concept Lagonda (na foto), apresentado no Salo de Genebra de 2009. Alis, o SUV que poder ser apresentado com sendo da marca Aston Martin ou Lagonda, dever ter como topo de gama uma verso com o motor V12 de 6 litros assim como outros motores de origem Mercedes. Se na altura da sua apresentao, o SUV da Aston Martin no encontrou um business case que justificasse a sua produo. Contudo, o aparente sucesso do Bentley EXP 9F Concept (que j regista cerca de dois mil pedidos) e mesmo do recente Lamborghini Urus Concept poder acelerar a produo de um concorrente para o segmento dos SUV de luxo, em expanso sobretudo em mercados como a China.

Mitsubishi vende fbrica holandesa por apenas 1 euro

Bohuslav Ceplecha morreu em acidente no Rali da Bomia


uma notcia invulgar, mas no singular na indstria automvel. A construtora holandesa VDL comprou a fbrica NedCar, situada na cidade de Born, pela quantia simblica de apenas 1 euro, na condio de assegurar os actuais 1.500 postos de trabalho existentes. No h muitos anos, tambm o consrcio britnico Phoenix negociou a Rover por uma mo-cheia de libras. Nas ltimas semanas, a Mini apresentou o Paceman e aumentou a produo nas suas fbricas britnicas, num investimento para o trinio que ultrapassar os 315 milhes de euros. Ora, isto pouco relacionado estar com a venda da fbrica holandesa NedCar, outrora detida pela Mitsubishi, aos construtores de pesados VDL Group. Menos ainda influenciar a deciso dos japoneses em vender a sua unidade naquele pas, onde foram desenvolvidos Colt e Outlander, pela cifra irrisria de 1 euro. Ou ento, no. que a Mini, numa altura em que apresentar uma dezena de veculos no concorrido mercado europeu, trs dos quais ainda por divulgar, estuda a possibilidade de utilizar aquela fbrica, caso as unidades britnicas no consigam responder ao nmero crescente de encomendas. Assim, como acordado durante a negociao entre Mitsubishi e VDL Group, os actuais 1.500 trabalhadores da NedCar devem continuar naquela fbrica, quem sabe a desenvolver os prximos Mini Cooper. Quanto ao improvvel desta compra, no sendo uma singularidade na indstria automvel, pois no incio deste sculo tambm o consrcio Phoenix pagou apenas 12,5 euros pela construtora Rover, servir s duas partes envolvidas. Os japoneses da Mitsubishi abandonam uma fbrica europeia onde tinham prejuzos avultados, pois esta funcionava somente a 15 por cento da sua capacidade mxima, tendo a VDL Group, uma oportunidade para melhorar estes resultados negativos, tambm pela vontade da Mini em actuar naquele pas.

comeou pelo laranja, passou pela decorao Marlboro, evoluindo depois da o prateado, onde se mantm at hoje. O tabaco foi durante muitos anos Rei e Senhor dos patrocnios na F1, numa lista que inclui algumas das marcas mais famosas e conhecidas de sempre, nas mais diversas reas. Na lista que se segue, sem ser exaustiva, vai trazer alguns cliques memria coletiva: HSBC, ING, USF&G, Royal Bank of Scotland, Parmalat, Copersucar, Arisco, AOL/Time Warner, Orange, Telefonica, T-Mobile, Yahoo, Johnny Walker, 7 UP, Martini, Labatts, Budweiser, Marlboro, Mild Seven, Benson & Hedges, West, Rothmans, Gitanes, Camel, John Player Special, Gold Leaf , Gauloises, Texaco, Shell, Sasol, Fina, Motul, ELF, Castrol, Valvoline, Gulf, HP, Olivetti, Epson, Canon, Panasonic, Nokia, Sanyo, Pioneer, Compaq, Microsoft, TAG, Denim, Benneton, Hugo Boss, Matchbox, Tamiya, Citizen, Leyton House, Zanussi, Fuji Film, Magneti Marelli, etc.

Os momentos trgicos que tm acompanhado os ralis nos ltimos tempos parecem no ter fim. No passado Sabado e durante a disputa do Rali da Bomia, prova a contar para o campeonato checo da modalidade, a equipa Martin Semerad/Bohuslav Ceplecha (Mitsubishi Lancer IX) sofreu um violento acidente durante a disputa da terceira classificativa. Apesar dos esforos dos meios de socorro, o bito do co-piloto acabou por ser confirmado em resultado das leses sofridas. A direo de prova decidiu suspender o evento de imediato. Bohuslav Ceplecha nasceu a 6 de maio de 1977, estreou-se como navegador em 2002 e acompanhava Martin Semerad desde 2007.

Sexta Feira 13 faz das suas na qualificao para Long Beach no ALMS
Sexta Feira 13 um dia que o imaginrio popular h muito associou ao azar... e independentemente do grau de superstio de cada um e mesmo que no se acredite, pois como dizem nuestros hermanos: No creo en brujas, pero que las hay, las hay! - esse parece ter sido o caso em Long Beach durante a sesso de qualificao para a segunda prova do American Le Mans Series. No sendo to famosa como Santa Monica, Long Beach tem algumas das melhores praias do estado norte-americano da California e um clima ameno imagem do mediterrneo. Habitualmente, as corridas do ALMS em Long Beach ocorrem em dias agradavelmente solarengos, mas este fim-de-semana parece prometer ser diferente. De facto, e depois de nos treinos livres a chuva ter resolvido fazer uma visita pouco usual nesta altura do ano a Long Beach, durante a qualificao a mesma acabou mesmo por ser implacvel. Os carros das classes GT e GTC foram os primeiros a sair para a pista que ainda se encontrava seca, mas no por muito mais tempo. Uma chuva torrencial acabou por se abater sobre o circuito citadino

levando a direco de corrida a optar pelo cancelamento da sesso de qualificao. Com a chuva a estragar por completo o fim-desemana, a prova promete ser uma autntica roleta russa: h carros novos que nunca aqui competiram, pilotos tambm presentes pela primeira vez em Long Beach e pouco de til a tirar das sesses de treinos parte muitas incertezas.

16 Julho 2012 Sardinhada do ACMT - O Chico tinha razao

Ainda a tempo . 21

Dois e dois so quatro e... a soma do esforo tem de ser real


Recebemos o convite por carta escrita no correio, como tambm em correio eletrnico... Caro Carlo e Snia, A Associao Cultural do Minho de Toronto (ACMT) gostaria de lhe agradecer profundamente pelo seu apoio durante o ano e vem por este motivo lhe convidar para o nosso ultimo evento antes do encerramento das ferias de vero... Por ter a maior considerao para com esta associao, (e por ser amante de uma boa sardinhada) sempre gostar de um bom convvio entre amigos e familiares, (ser amante de uma boa Sardinhada) e ter amor pelo alto Portugal continental mais concretamente do Minho, e se calhar ate amar as tradies do Minho mais que muitos dos seus naturais, (ser amante de uma boa Sardinhada) aceitamos o convite pois claro. Bem, tambm queremos que fique claro - o Carlo um grande amante de uma Boa Sardinhada (e o chefe de redaco que sabe disto... at deixou ir a redundncia). Quando chegamos na sede da ACMT em plena sextafeira dia 13 (chamado por alguns como o dia de azar, mas provamos que nunca pode ser azar quando se come uma boa sardinhada com amigos e familiares) reparamos uma casa cheia. Sorrisos por toda parte, muitos familiares e amigos enchiam as mesas nos dois lados da sala principal e o som de concertinas a tocar enchia a sala de ainda mais beleza natural. Enquanto se sentava com a famlia a beber alguma coisa fresca em noite quente e hmida, fomos ate o quintal onde estavam alguns voluntrios a trabalhar no duro como o costume da casa. O Chico, como e conhecido entre amigos era um dos que la estava, a virar as muitas febras e depois as sardinhas na brasa, e quando virou reparamos uma cicatriz de queimadura no seu pulso e perguntamos como tinha acontecido aquilo.

Toda a gente miuda


Foi numa festa de Santoinho quando andava a fazer a mesma coisa que ando a fazer aqui hoje. Estou c porque uma alegria para mim ver esta juventude, ver que este clube no vai morrer porque ns no deixamos, e eles os jovens tambm no deixam que isso acontea... Costuma se dizer, Quem trabalha por amor no cansa. Sbado 3 ou 4 carros cheios de voluntrios do clube partiam para a Capital do Canada, Ottawa, para fazerem a rusga e participar nas festas do Senhor Santo Cristo daquela cidade no Sbado e Domingo... O Chico tinha razo. Se por acaso nunca se apercebeu sobre vrios factos que

A ultima frase e o sorriso do Chico, que estava acompanhado por Antnio Gonalves, Gloria Pereira e muitos outros que entravam no quintal de vez em quando para tambm dar o seu contributo ficou nos na cabea a noite inteira. A noite de convvio continuo e alguns convidados comeram primeiro e foram se logo embora mas nos ficamos entre aquele lindo sentido fraternal de gente simples, boa e trabalhadora. Depois de todos que quisessem terem provado as febras, sardinhas e caldo verde sem falar ainda das saladas frescas como tambm o pudins caseiros e sobremesas a festa prometia no acabar to cedo e j anoitecia l fora. Sentados mesa com Alexandre Da Silva, conhecido ensaiador do rancho excelente desta associao descobrimos que ainda naquela noite, ou melhor as 5:30 da manha de

fazem sem duvida o ACMT uma Associao respeitavelmente diferente, aqui mencionamos uma s... Tambm para no causar mal estar (no e a nossa inteno / bem pelo contrario) ou ferir qualquer leitor mais sensvel. A Presidente chama se Olivia Rites, a Presidente de Juventude Chama se Chantel Gonalves e a responsvel por as Relaes Publicas chama se Dorinda Martins. Pssst... So Mulheres. Quando saiamos para la fora das instalaes da atual sede, mais um segredo, em breve j pensam em comprar nova sede. La fora estavam mais jovens que adultos, entre eles tambm j muitas crianas. E como dissemos, O Chico tinha razo. Obrigado pelo convite, ser que chegamos a dizer que gostvamos de sardinhas? - Carlo Miguel Cruz Gomes / Sonia Micael advertising@ abcpcn.com & accounts@abcpcn.com

Jacks bakery
A PENSAR... E quando o Jack pensa... h algo de novo na cidade!

ESPERE!

22 . Passatempos

16 Julho 2012

Gossip
(DGEG) anunciou que o consrcio liderado pela empresa Almada Mining SA (detida a cem por cento pela empresa canadiana Petaquilla Minerals Ltd), com a EDM-Empresa de Desenvolvimento Mineiro, SA, foi o vencedor do procedimento concursal para a atribuio de uma rea de explorao experimental de ouro pelo perodo de trs anos e a uma outra rea adjacente para prospeco e pesquisa de ouro na rea de Jales/Gralheira (Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real). O investimento associado a este processo poder atingir os 66 milhes de euros, prevendo-se na fase de explorao a criao de cem postos de trabalho diretos e 250 indiretos. No mbito do procedimento so exigidos trabalhos mnimos obrigatrios a realizar durante esta primeira

Horscopo
fase de trs anos, que se traduzem num investimento previsvel superior a 26 milhes de euros. Aps este perodo, a empresa poder solicitar a concesso definitiva e, com isso, preparado e aprovado o respetivo Estudo de Impacte Ambiental, iniciar uma explorao definitiva, a que corresponder um investimento adicional de 40 milhes de euros. A rea de Jales/Gralheira uma zona tradicionalmente reconhecida pelas inmeras ocorrncias e antigas produes de ouro e metais associados, nomeadamente prata.

Canadianos vo explorar ouro em Trs-os-Montes. A Direo-Geral de Energia e Geologia

Carneiro - 21-3 A 20-4 Touro - 21-4 A 20-5

Algum de quem gosta pode ajud-lo, sem que voc se aperceba. Conseguir ainda equilibrar melhor a vida pblica e a privada.

Nestes dias pode refugiar-se no calor do lar e desejar estar na presena da famlia, j que ter maior necessidade de apoio.

Gmeos - 21-5 A 20-6

Tender a manter secreta a sua vivncia interior, o que lhe pode trazer alguns problemas.

Caranguejo - 21-6 A 20-7 Leo - 21-7 A 20-8

As relaes com os seus amigos sero mais fceis e profundas. Uma amiga poder ter um papel importante na sua vida.

Concretize objectivos em que se envolveu. D maior importncia ao seu descanso. Recupere energias dormindo mais.

Virgem - 21-8 A 20-9

Sudoku
3 8 1 6 4 9 2 2 7 9
8 5 7 6 3

Palavras Cruzadas
2 1 1 4 2 3 1 7 6 5 1 1 2 3 4 5 6 7 8 5 3
9 1 4

Semana marcada por uma maior interligao entre os valores da religio, filosofia, educao ou cultura e a famlia.

Balana - 21-9 A 20-10

8 9 10 11

Sentimentos de possessividade podero trazer-lhe alguns conflitos. Mas a sua capacidade de estratgia estar reforada.

5 7

Escorpio - 21-10 A 20-11 Sagitrio - 21-11 A 20-12

Ter dificuldade em manter objectividade e em distanciar-se dos acontecimentos ao relacionar-se com os outros.

possvel que surja um ressentimento em relao a algum, resultado da tendncia para a represso de sentimentos.

Capricrnio - 21-12 A 20-1 Aqurio - 21-1 A 20-2 Peixes - 21-2 A 20-3


Verticais 1-Amiba/Moca; 2-Sinal para comear alguma coisa/Acol; 3-Planta apicea conhecida por erva-doce/Ave trepadora do Brasil, de bico muito comprido; 4-Caminhar/Aludir; 5-Imposto Automvel (abrev.)/ Ter tonturas/Contr. da prep. a com o artigo ou pronome o; 6-Veculo de transporte pblico ou colectivo/grande embarcao; 7-Aqui/Tanger/Contr. da prep. de com o art. def. o; 8-Fundear/Contr. do pron. pess. compl. me e do pron. dem. o; 9-Tornar habitado/Estado patolgico caracterizado pela inrcia fsica e intelectual; 10-Agregar/Distradas (fig.); 11-Administrar diligentemente/ Pancadaria (pop.);

Tender a ser mais emocional nas relaes com outras pessoas. Contudo, preste mais ateno aos sentimentos alheios.

1 9 8
2

5 3

8 9 10 11
Horizontais 1-Fileira/Ferido de incapacidade; 2-Espcie de perturbao ou excitao caracterizada por aferro a uma ideia fixa/Que no tem ps ou os tem muito curtos; 3-Ttulo dado aos chefes de certas tribos muulmanas e aos descendentes de Mafoma/Curral de ovelhas; 4-Anotao musical para indicar repetio/Antigamente; 5-O espao areo/Galhofa; 6-As regies superiores da atmosfera/Rosto; 7-Vangloriar-se/Existes; 8-Rasgar com violncia/Que no est cozido; 9-Dar asas a/Reduzir ao p; 10-Reverncia/Domesticar; 11-Afectuoso/Membro guarnecido de penas que serve s aves para voar;

Pode haver um maior envolvimento de sua parte no que toca a assuntos familiares ou domsticos. Passe tempo em casa.

As conversas do dia-a-dia podem ser sobre temas mundanos. Pode fazer pequenas viagens ligadas a assuntos da casa.

Receita

Ingredientes (para 4 pax): -4 postas de bacalhau (lombo) -1 litro de leite -4 dentes de alho -2 folhas de louro -300 g de bacon fatiado -2 cebolas -2 dl de azeite -4 col. (sopa) coentros frescos -1 dl de azeite -pimenta branca q.b. Confeco: Junte o leite ao bacalhau, assim como o alho laminado, o louro e a pimenta. Deixe a marinar cerca de 1h. Lave as batatinhas e coza-as com pele. Escorra, pele-as e envolva-as numa fatia de bacon e prenda com um

Bacalhau no Forno com Coentros e Batatinhas

Sudoku

leia e divulgue o ABC

HORIZONTAIS 1-Ala; Incapaz 2-Mania; pode 3-Emir; Ovil 4-Bis; Outrora 5-Ar; Risota 6-ter; Cara 7-Ufanar; s 8-Lacerar; Cru 9-Alar; Moer 10-Vnia, Domar 11-Amoroso; Asa

6 2 8 4 5 1 7

8 5 3 9 7 2 4 6

7 3 2 1 6 9 8 5

VERTICAIS 1-Ameba; Clava 2-Lamir; Alm 3-Anis; Tucano 4-Ir; Referir 5-IA; Oirar; Ao 6-Bus; Nau 7-C; Tocar; Do 8-Aportar; Mo 9-Povoar; Coma 10-Adir; Areas 11-Zelar; Surra

9 1 4 6 3 7 5 8

4 7 9 5 1 6 3 2

3 6 7 2 8 4 1 9

5 9 1 8 2 3 6

1 4 5 3 9 2 7
8

2 8 6 7 4 5 9 1

palito. Escorra o bacalhau e coloque-o num tabuleiro. Cubra com as cebolas cortadas em rodelas e regue com azeite. Leve ao forno, previam. aquecido (180C), cerca de 30 min. Retire o tabuleiro do forno e ponha volta do bacalhau as batatas. Leve novam. ao forno por mais 20 min. Entretanto, triture os coentros com o azeite. Assim que tirar o tabuleiro do forno misture o preparado ao bacalhau.

Palavras Cruzadas

Buxo

16 Julho 2012
-Marceneiros com experincia em armrios de cozinha. Contactar Paulo Medeiros. 416-919-7158. -Homens para fazer limpeza na rea de Etobicoke. Contactar Emanuel. 905-847-7984. -Carpinteiro de acabamentos com experincia. Contactar Manuel. 647-215-7727. -Empregados de limpeza para a rea de Mississauga. 905-672-2304. -Costureira com experincia em vestidos de noiva. Contactar Alice. 416-535-8999. -Empregado para oficina de pneus. Contactar Tony. 416-994-2691. -Assistente de apoio domicilirio. Fluente em portugus e ingls e com Certificado de Personal Support Worker. Enviar resum ateno de Patrcia Gomez. Fax 416-532-6873. -Empregada domstica para a rea de Brampton. 416-831-3831. -Torneiro mecnico com experincia, para a area de Mississauga. 905-565-7070. -Marceneiro com alguma experincia em armrios de cozinha e outros. 416-746-7095.

Coisas e loisas . 23 PEQUENOS ANNCIOS -Padeiro com experincia. ALUGA-SE NO ALGARVE Contactar Joe. 416-533-6461.
-Empregado para churrasqueira. 416-625-2476. -Esteticista com experincia. Contactar Eunice. 416-535-9039. -Pessoa com experincia na instalao de interlock e flagstone. Bom salrio. 416-994-4048. -Motorista com carta AZ, com experincia, para transporte de material de construo. 905673-6803. Ligar entre as 18 e 21 horas. -Empregada para churrasqueira, cozinha e atendimento. 416-862-2867. -Empregado para instalao de drywall e taping, com experincia, para establecimentos comerciais. 416-670-5673. Para frias excelentes, no Algarve, Albufeira, Portugal. Lindo duplex com vista de mar, perto da praia, local perfeito, Albufeira. Completamente equipado. 3 quartos grandes, todos com varandas e linda vista. Cozinha. 2 WC completos. Sala com saida para 2 grandes terraos com vista de mar. Piscina para adultos e crianas, Jardim. Uma excelente localizao, na Rotunda dos Relgios, junto a todo o comrcio, frente ao Shopping e mesmo ao lado do Pingo Doce, Restaurantes, Trnasportes e Clnicas. Farmcias, divertimentos, Correios, Bancos, etc. Contacto em Portugal: LINDA ANTUNES 962681955 ou 214661517

Antnio Custdio Barros (RNhP 7132) Tel. 416 533-8907

O Buxo uma planta conhecida e usada desde a Antiguidade, mas que de facto se deve usar com precisas indicaes e doses adequadas a cada caso. Pertence famlia das Buxceas. Na Histria, as suas propriedades foram testadas por Santa Hildegarda, no sculo 12. Mais tarde, usou-se no tratamento da calvcie. Esta planta tem uma envergadura entre um e seis metros de altura. Em Portugal d-se bem, crescendo de uma forma natural em todas as reas, aparecendo tambm em toda a Europa Central e Meridional. As partes utilizadas pelos seus benefcios so as cascas das razes e as folhas, com extraordinria riqueza em vitamina c e alcalides. Os seus benefcios so as actividades colerticas, depurativas e desintoxicantes, laxantes e sudorficas, isto que provocam a transpirao. Tem teis efeitos sobre o fgado e no tratamento da epilepsia. A madeira do buxo muito apreciada para a manufactura de instrumentos musicais ( violinos, violoncelos etc.) e para a arte em madeira de objectos de muita beleza, tais como peas de damas, xadrez e outras figuras de madeira feitas mo dotadas de grande beleza. Em doses elevadas tem mau sabor e txico, no s para os seres humanos como para os animais.

SENHORA para fazer limpeza. Das 8 meianoite. Do-se referncias. Dona Elsa, 416 419-1787.
Flat em zona sossegada, entre a Queen e a King. Interessados liguem para 416 504 4917.

OFERECE-SE

ALUGA-SE

Prevenir bem melhor que remediar... Na Ervanria mais antiga da Comunidade temos tudo. E agora... TUDO O QUE VEM DE PORTUGAL AGORA MAIS BARATO!!!

50% 50%

OFF

VISITE-NOS, VEJA e PAGUE S

OFF TUDO O QUE VEM DE PORTUGAL AGORA MAIS BARATO!!!

J era o MERCADO DO PEIXE mais completo

AGORA... AINDA MELHOR


Trazemos para a sua mesa o MELHOR
O Peixe rico e saudvel. Somos a PEIXARIA MELHOR E MAIS COMPLETA Venha visitar-nos e ver!

NO REMODELMO S TUDO! O servio j era bom! Eo estacionamento tambm.

Vous aimerez peut-être aussi