Vous êtes sur la page 1sur 20

1

ESTUDOS PARA EDIFICAO

ADORAO

2 CAPA INDICE I )- INTRODUO 1 2 3

3 II )- O QUE CULTO III)- O QUE LOUVOR IV)- PONTOS IMPORTANTES a)- A VERDADEIRA ADORAO PRODUZ SERVIO b)- H VERDADEIRA ADORAO QUANDO NO H PECADO c)- H VERDADEIRA ADORAO QUANDO H HUMILDADE CNTICOS DO APOCALIPSE V)- RAZES PARA ADORAO 1)- DEUS ORDENA EM SUA PALAVRA 2)- PORQUE FICA BEM AOS RETOS LOUV-LO 3)- ELE EST ENTRONIZADO ENTRE OS LOUVORES 4)- O LOUVOR GLORIFICA A DEUS 5)- O LOUVOR GERA PODER 6)- OS VALORES INVERTIDOS 7)- O LOUVOR PRECEDE A VITRIA 8)- O LOUVOR PROTEO CONTRA O DESVIO VI)- DEZ MANDAMENTOS DO LOUVOR 1)- AO SENHOR TEU DEUS ADORARS E S A ELE DARS CULTO 2)- ADORARS AO SENHOR 3)- ENTRAIS POR SUAS PORTAS COM AES DE GRAAS 4)- OFERECERS O SACRIFCIO DE LOUVOR 5)- ADORARS AO SENHOR DE CORAO E COM TODO O CORAO 6)- ADORARS AO SENHOR COM LOUVOR AUDVEL 7)- LOUVAR O SENHOR EM TODO O TEMPO 8)- ADORARS E LOUVARS EM TODA A PARTE 9)- LOUVARS AO SENHOR EM TU O QUE H EM TI 10)- TODOS OS SERES DEVEM LOUV-LO VII)- CONCLUSO 3 4 6 6 7 8 8 9 9 9 10 10 10 11 11 11 12 12 13 13 13 14 14 15 16 16 18 18

TEXTO:- Joo 4:21-24

I )- INTRODUO:Todos os ensinos de Cristo, inclusive as suas parbolas, nos mostram que a vida crist uma vida abundante e uma vida que deve produzir fruto. Tanto que Ele diz em Joo l5, que o galho que afirma estar nEle que a videira, e no produzir fruto, ser cortado e lanado no fogo. Se o resultado que buscamos de nosso relacionamento com Deus produzir frutos, o nosso ato de adorao e culto a Ele deve ser a motivao, isto , servir como adubo estimulo, para que a produo seja maior e melhor. Nosso culto de adorao deve produzir maior dedicao, para que possamos servir ao Senhor melhor! Se no obtemos estes resultados, ento temos que examinar a nossa experincia de culto para saber o que pode ser melhorado, para que ela de fato produza mais dedicao e melhor servio cristo. Sabemos que o Senhor est a procura de verdadeiros adoradores. Est Ele nossa procura? Ser que o nosso culto, de fato, O agrada?

II )- O QUE CULTO
O dicionrio diz que cultuar reverenciar e adorar um ser divino. Em nosso caso seria o Senhor Jesus.

Prestar culto a Deus ador-lo e am-lo profundamente, dedicar muito respeito, reverncia e dignidade ao Senhor. De acordo com I Pedro 2:9, a prpria definio de igreja implica em louvor e proclamao das virtudes e do poder de Deus ao Mundo: Vs porm, sois raa eleita, sacerdcio real, nao santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, afim de proclamardes as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.. Em nosso dias est havendo uma troca de valores em muitas igrejas, como segue abaixo:

FORMA ERRADAS
O pregador o executante / artista A congregao o juiz ou crtico Deus o anunciador da mensagem

FORMA CORRETA
O pregador o anunciante A congregao o executante / artista Deus o juiz ou crtico

III )- O QUE LOUVOR:- glorificar a Deus por todas as coisas, sabendo que tudo
contribui para o nosso bem. Romanos 8:28 Porm, em muitas ocasies, os cnticos so sobre pessoas e no sobre Deus. Quando isto acontece, no um louvor a Deus. Posso cantar e no louvar, como posso louvar e no ser atravs da msica. estamos vivendo uma realidade que Israel viveu no tempo do profeta Ezequiel, (Ez. 33:31-33), ou seja, a adorao pela tcnica, ritmo e etc. Mas, nem sempre estamos dispostos a praticar a

mensagem cantada, ou seja, o fruto desejado por Deus.

TEORIA:- Cantamos:Bendita a hora de orao ou

6 Preciosas so as horas na presena de Jesus

PRATICA:Muitas vezes no ficamos nem minutos na presena do Senhor!

TEORIA:- Cantamos:Vamos ns trabalhar, somos servos de Deus

PRATICA:Mas no levantamos uma palha para servir no reino de Deus!

No podemos esperar um fim satisfatrio, sem nos preocuparmos com os meios. E h muitos que esto usando todo tipo de meio para dizer que esto louvando a Deus, ou fazendo a obra de Deus, porm, sem se preocuparem com as diretrizes da palavra do senhor. H hoje mais do que nunca, a necessidade de discernimento espiritual, para no cairmos nas astutas ciladas do diabo, nesta rea do louvor e em outras reas.

Os jovens de hoje, esto num verdadeiro campo minado, onde os meios de comunicao esto bombardeando suas mentes com msicas e ritmos desvirtuados, e o pior de tudo isto que eles esto tomando gosto por isso, e esto levando para dentro das igrejas com o pretexto de louvarem a Deus. E alguns so mais ousados e usam versculos bblicos para os apoiarem em seus comportamentos, tais como:

I Corintios 9:22 que diz: Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para todos os meios, chegar a salvar alguns.

7 O que na verdade verifico que existe no anonimato, uma diviso de geraes, ou seja, os mais velhos cruzam os braos e no cantam os louvores jovens. Os jovens por sua vez, fecham-se e no cantam os hinos antigos, da harpa crist, salmos e hinos etc. Muitos buscam emoo extrema atravs da msica. Buscam uma experincia esttica que os deixa enebriados, da mesma maneira que ficam certos cantores de rock, que perdem totalmente suas responsabilidades individuais e comeam a agir como grupo, em comportamento de massa, grandemente influenciados pelo ritmo persistente e s vezes, ensurdecedor!

IV)- PONTOS IMPORTANTES

IV. a)- A verdadeira adorao produz servio


Todas as grandes e verdadeiras experincias de adorao na Bblia produziram um compromisso com o Senhor e um contrato de trabalho!

Ezequiel:- Aps a sua viso maravilhosa da glria divina foi enviado por Deus aos filhos
rebeldes de Israel que estavam obstinados e teimosos, para traz-los de volta a Deus.

Moiss:- Aps a viso da sara ardente, foi enviado a libertar o povo de Israel da
escravido do Egito.

Joo:- Em Patmos, teve uma tremenda viso de todas as criaturas no cu adorando a


Deus, mas imediatamente aps esta experincia, Deus lhe disse:- Escreve cartas s sete igrejas da sia!

****Deus procura adoradores que o adorem em esprito e verdade. Deus procura adoradores cuja experincia de adorao produza frutos: mais dedicao e melhor servio cristo.

****Temos que ser honestos:- Se o resultado do nosso culto no este, no verdadeira adorao, mas entretenimento e encenao!

SERVIO CRISTO TAMBM :-

Dar uma palavra de nimo a quem precisa; Ensinar a respeito de Cristo a algum; Suprir a necessidade de algum que chamamos de irmo; Acertar as coisas com quem tem algo contra ns;

por isto que Jesus disse que se trouxermos uma oferta ao altar e ali nos lembrarmos que nosso irmo tem algo contra ns, que devemos ir reconciliar e acertar as contas em primeiro lugar, para depois vir e oferecer o nosso culto!

IV. b)- H verdadeira adorao quando no h pecado

Atravs de Isaias Deus deixou bem claro que no podia aceitar culto solene associado ao pecado. (Isaias 1:12-15)

Atravs de Ams Deus disse:- Porque sei serem muitas as vossas transgresses, e graves os vosso pecados; afligis o justo, tomais suborno, e rejeitais os necessitados na porta. (Ams 5:12)

Tambm disse:- Afasta de mim o estrpito dos teus cnticos, porque no ouvirei as melodias dos teus instrumentos (Ams 5:23)

IV. c)- H verdadeira adorao quando h humildade


A atitude fsica daqueles que tiveram grandes experincias de adorao na bblia mostra grande humildade :- Prostravam-se, no cho, com seus rostos na terra, e mostravamse inteiramente submissos a Deus!

Vemos a mesma atitude de humildade nos grandes cnticos apocalpticos encontrados no ltimo livro:Apocalipse Apocalipse Apocalipse Apocalipse Apocalipse Apocalipse Apocalipse Apocalipse Apocalipse 4:8-11 5:8-14 7:9-12 11:15-18 12:1012 14:3-7 15:2-4 16:5-7 19:1-8 Os quatro seres viventes Idem + os 24 ancios Cntico dos glorificados A stima trombeta A peleja e a vitria do povo de Cristo O cntico novo O cntico de Moiss e do cordeiro O cntico do anjo do flagelo O cntico dos remidos

O orgulho o maior impecilho para a verdadeira adorao em esprito e em verdade. O orgulho foi o pecado de satans; Algum diz que este o grande aliado do inimigo em nossos coraes, o nosso EU. Ele precisa ser morto!

De que maneira?

Atravs de nossa identificao com Cristo em sua humilhao e morte. (Ap. 12:8-11) Veja a questo da parbola do fariseu e do publicano. Deus no aceitou a adorao do fariseu por causa do orgulho, por sua vez aceitou a humildade do publicano, que se despiu de mritos e capacidades prprias.

10

V )- RAZES PARA A ADORAO

1)- Deus ordena em sua palavra.


Ao Senhor teu Deus adorars, e s a Ele dars culto(Mateus 4:10) Todo o ser que respira louve ao Senhor. Aleluia (Salmos 150:6)

So vrias as

citaes onde Deus nos ordena a louv-lo. Veja quantos salmos

comeam com louve ao senhor. O que isto seno uma ordem de louvarmos a Deus? Muitas pessoas evitam de pecar para no desobedecerem os mandamentos de Deus, porm, deixam de louv-lo nas circunstncias da vida, o que tambm pecado.

2)- Porque fica bem aos retos louv-lo (Salmos 33:1)


A expresso fica bem significa apropriado, adequado, certo, etc. Alguns cristos parecem achar que louvar a Deus e regozijar-se Nele imprprio e inconveniente.

salmista declara, bom render graas ao Senhor, e cantar louvores ao seu nome, Altssimo (Salmos 92:1).

Esta escritura sugere algo da influncia benfica do louvor. atividade boa, saudvel e teraputica. Recebemos uma libertao sadia ao louvarmos a Deus, que beneficia pessoa inteira.

3)- Ele est entronizado entre os louvores (Salmos 22:3).


O santo de Israel est entronizado (habita), em nossos louvores. Podemos cercar-nos com a presena de Deus, cultivando uma atitude de louvor. Ento estaremos mais cnscios de sua presena, do que de problemas, dificuldades, circunstncias adversas, etc.

11 H tantas bnos a serem obtidas do louvor ao Senhor, mas a maior que o Senhor Habita os nossos louvores.

4)- O louvor glorifica a Deus.


O que me oferece sacrifcios de aes de graa, esse Me glorificar. Cada vez que oferecemos louvor escritural e espiritual, levantamos, magnificamos e glorificamos o nosso Deus. Como cristos, o nosso fito e desejo na vida deve ser o de glorificar a Deus. Esta uma maneira escritural de faz-lo.

5)- Louvor gera poder.


No salmos 84, Davi proclama:- Bem aventurados, Senhor os que habitam em tua casa (louvam-te perpetuamente... bem aventurado o homem cuja fora est em Ti... Vo indo de fora em fora... Este homem tambm conhece a alegria do Senhor atravs de uma vida de louvor porque a alegria do Senhor a nossa fora(Neemias 8:10).

6)- Os valores invertidos.

Muita gente diz: Se somente Deus satisfizesse os desejos do meu corao, como eu O louvaria por isso.

A ordem Divina, porm, invertida. Primeiro ns o louvamos, e Ele ento satisfaz os desejos do nosso corao.

Da e ser-vos- dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos daro; (Lucas 6:38).

7)- O louvor precede a vitria.

12 Em (II Crnicas 20), o rei Josaf levou o povo de Deus para a Batalha contra os inimigos. Ele nomeou cantores levitas para louvarem ao Senhor dos Exrcitos dizendo:Rendei graas ao Senhor, porque a sua misericrdia dura para sempre. inimigos foram desbaratados em uma emboscada. Imagine um exrcito sendo conduzido por cantores louvando a Deus. Como parece estranho esta passagem nossa mente humana. Entretanto, as armas de nossa milcia no so carnais (naturais). Mas so poderosas em Deus para destruir as fortalezas de satans. Avanar louvando a Deus caminhar com f e vitria. Podemos ento aquietar-nos e contar com o livramento do Senhor. E assim, os

8)- O louvor proteo contra o desvio.


Ningum cai em desvio se manter uma vida de louvor a Deus. Romanos 1;21 no diz:portanto, tendo o conhecimento de Deus no o glorificaram como Deus, nem lhe atriburam graas, antes se tornaram nulos os seus prprios raciocnios, obscurecendo-se-lhes o corao insensato. J no caiu em apostasia porque ele manteve firmemente seu louvor a Deus, mesmo nas circunstncias as mais adversas e difceis. Todas as coisas pelas quais se pode dar

graas a Deus e louv-lo, jamais se tornaram um meio de desviar-nos de Deus e de levar-nos para a apostasia. Cultive a atitude de louvor e adquira o hbito de dar graas a Deus em todas as coisas, e nada poder derrot-lo ou afast-lo de Deus. ALELUIA! DEUS SEJA LOUVADO!.

13

VI )- DEZ MANDAMENTOS DE LOUVOR E ADORAO

1)-:- Ao Senhor teu Deus adorars e s a Ele dars culto TU adorars. No h excees ou excluses. Adorar. Amar, adorar, louvar, dar graas, conversar intimamente, cantar para, elogiar,
alegrar-se em, etc.

Dar culto. Eis um mandamento do Senhor. O louvor no somente recomendado mas


tambm, ordenado para o homem reto. No venerar a Deus uma desobedincia a uma ordem do Senhor.

Ao Senhor teu Deus. Nossa adorao para o seu uso e louvor. No principalmente
para o nosso prazer e a nossa alegria pessoal, mas para o seu louvor e glria! Repare que adorao vem antes de culto ou servio. At que aprendemos a adorar de maneira aceitvel, no podemos servir a Deus de maneira aceitvel. Deus deseja mais, receber a nossa adorao do que o nosso servio. O Pai procura aqueles que o adoraro em esprito e em verdade. (Joo 4:23) Deus est a procura de adoradores.

2)- Adorars ao Senhor:


Por sua grandeza (Salmos 48:1) Grande o Senhor e mui digno de ser louvado Por sua bondade (Salmos 100:5) Bendizei-lhe o nome, porque o Senhor bom Porque ele digno (Ap. 4:11) Tu s digno, Senhor... de receber a glria, a honra, poder

3)- Entrai por suas portas com aes de graas

14

e nos seus trios com hinos de louvor. (Salmos 100:4).


Agradece ao Senhor ao entrares pela porta da igreja e quando chegares bem no meio da casa de Deus, deixa que o louvor encha o teu corao e esteja em teus lbios. A ao de graas o preldio do louvor. Comea a agradecer a Deus por toda a sua bondade e misericrdia para contigo. Rememora as suas bnos, d graas a Ele e ento entra em verdadeira adorao. No espere que o pregador inicie o louvor dentro de ti, esteja agradecendo e louvando a Deus desde o momento em que entrardes em sua casa.

4)- Oferecers o sacrifcio de louvor (Hebreus 13:15).


Sob a lei, animais eram sacrificados a Deus. Sob a graa estamos oferecemos o sacrifcio de louvor. Isto um ato deliberado de oferecer adorao a Deus. Sacrifcio o ato de dar algo que temos, para o bem de outros, muitas vezes a alto custo pessoal. Isto inclui dar louvor a Deus, mesmo quando parece estar dando tudo errado. Louvar a Deus diante das dificuldades, adversidades ou de perdas sofridas. Louvar a Deus quando a nossa natureza e o nosso temperamento no nos facilita faz-los. Quando a timidez ou as inibies o tornam difcil.

Paulo e Silas oferecem um sacrifcio de louvor de seus crceres meia noite, e como Deus ficou deleitado em receb-los.

5)- Adorars o Senhor de corao e com todo o seu corao.

15 Firme est o meu corao, Deus, o meu corao est firme, cantarei e entoarei louvores(Salmos 57:7) Dar-te-ei graas, Senhor, Deus meu, de todo o corao, e glorificarei para sempre o teu nome. (Salmos 86:12). verdadeiro louvor comea no corao. a expresso de nossas emoes, sentimentos e desejos para com Deus. o verdadeiro mago de nosso ser, a fonte de nossas emoes, clamando o nosso louvor, venerao, adorao, amor e devoo a Deus. Comea no corao (devaneio, meditao, etc. ), e exterioriza numa manifestao fsica.

6)- Adorars o Senhor com louvor audvel.

Bendizei povos, o nosso Deus; e fazei ouvir a voz de seu louvor(Salmos 6:8).

6.a) Com clamor (orao):

Celebrai a Deus com vozes de jbilo (Salmos 47:1) Cantem com jbilo e se alegrem os que tem prazer na minha retido; e digam sempre glorificado seja o Senhor (Salmos 35:27).

6.b) Com canto: Salmodiai a Deus, cantai louvores; salmodiai ao nosso Rei, cantai louvores (Salmos 47:6) Apresentai-vos diante dEle com cntico (Salmos 100:2)

6.c) com aclamao e alegria: Aclamai a Deus, toda a terra. Salmodiai a glria do seu nome (Salmos 66:1-2) Vinde cantemos ao Senhor com jubilo, celebremos o rochedo da nossa salvao (Salmos 95:1 ).

16 Deve ser com aclamao e alegria. No com rudo espantoso, assustador ou desagradvel. Deve alegrar pessoa que o faz; alegrar a Deus; e alegrar aos outros celebrantes; pois Paulo diz:- Seja tudo feito para edificao.

6.d) Com riso: Ento a nossa boca se encheu de riso, e a nossa lngua de jubilo a cantar; ento entre as naes se dizia:- Grandes coisas tem feito o Senhor por eles.... e por isso estamos alegres (Salmos 126:2) .

6.e) com palmas: Batei palmas todos os povos, celebrai a Deus com vozes de jubilo. (Salmos 47:1)

6.f) Com instrumentos musicais: Louvai a Deus com trombeta, o saltrio, a harpa, o adufes, instrumentos de cordas, cmbalos sonoros, cmbalos retumbantes, etc. (Salmos 150).

7)- Louvar o Senhor , em todo o tempo.


Bendirei o Senhor em todo o tempo, e o seu louvor estar sempre em meus lbios (Salmos 34:1).

Louvando o Senhor, continuamente.... perante a arca (I Crnicas 16:6). E digam sempre: Glorificado seja o Senhor (Salmos 35:27). Em hebreus 13:15 temos o mandamento de louvor contnuo do novo testamento, e repare que at se refere a sacrifcio de louvor, dando a entender que nem sempre ser fcil ou

17 conveniente faz-lo. Por meio de Jesus, pois, ofereamos a Deus, sempre, sacrifcio de louvor, que o fruto dos lbios que confessam o seu nome.

8)- Adorars e louvars em toda a parte e em todos os lugares.


A fim de darmos graas continuamente, de ter o louvor a Deus em nossos lbios e em todo o tempo, ns obviamente temos que ador-lo em toda a parte e em todo lugar. Rendam graas ao Senhor por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens (Salmos 107:31).

9)- Louvars ao Senhor com tudo o que h em ti.


E o vosso esprito, alma e o corpo sejam conservados ntegros e irrepreensveis na vida de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo ( I Tessalonicenses 5:23). Este verso no ensina que temos trs partes, sendo compostas de :- esprito, alma e corpo. Davi nos ensina a Bendizer ao Senhor com tudo o que h em mim. A)- Esprito:- Meu esprito se alegrou em Deus meu salvador. (Lucas 1:47). B)- Alma :- Bendize, minha alma ao Senhor (Salmos 103;1). C)- Corpo :- E toda a carne louve ao Senhor (Salmos 145:21)

Tudo o que h em mim (Corpo) = a)- aes b)- interno/externo c)- trabalho/estudo d)- relao com as pessoas, etc.

Bendiga o seu nome

Bendizer provocar nas pessoas atravs de nosso

testemunho, o falar bem do nome de Deus. No se esquecer dos seus feitos:-

18 a)- No esquecemos de comer/beber/dormir/trabalhar. b)- No esquecemos quando algum nos faz algo de ruim. **Quando nos esquecemos dos feitos de Deus, acabamos:c)- Temos a tendncia de esquecer dos feitos. (falta de gratido)

Reclamando; Desanimados; Deixamos de crescer na graa e conhecimento;

Veja alguns benefcios de Deus:-

Perdoa as iniquidades Redime a vida da perdio Encha nossa boca de bens Faz-nos justia No nos trata conforme merecemos longnimo

Sara as enfermidades Coroa de benignidade e de misericrdia Prolonga nossa vida misericordioso Ele a conhece a nossa estrutura benigno

10)- Todos os seres animados e inanimados devem louv-lo. Seres que louvam
O cosmo em geral

Textos bblicos
Salmos 19:1-6 e 148:1-6

19 Os anjos seus Os exrcitos seus Os seus servos Jerusalm As Baleias Abismos, fogo e saraiva, neve, vapores, vento fortes Montes, outeiros, rvores frutferas e todos os cedros Feras, gados, rpteis e aves voadoras Reis da terra, os povos, prncipes e juizes Rapazes, donzelas, velhos e crianas Os filhos de Israel (Salmos 103:20) (Salmos 103:20) (Salmos 135:2) (Salmos 147: 12) (Salmos 148:7) (Salmos 148:7-8) (Salmos 148:9) (Salmos 148:10) (Salmos 148:11 (salmos 148:12) (Salmos 148:14)

VII )- Concluso:- O que voc est esperando para adorar a Deus? Faa agora, faa
sempre. As situaes que surgem na sua vida, apenas querem proporcionar a voc uma

oportunidade de adorar a Deus e crescer um pouco mais.

Conforme diz Habacuque 3:17-18 :-

Ainda que a figueira no floresa, nem haja Fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos no produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos curais no haja vacas, todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvao.

20

Contatos:Wellington Pereira da Silva Fone: ( 0 xx 43 ) 330-9816 Londrina Pr.

Vous aimerez peut-être aussi