Vous êtes sur la page 1sur 47

Mecnica dos Solos

COMPRESSIBILIDADE E ADENSAMENTO DOS SOLOS

Mecnica dos Solos


COMPRESSIBILIDADE E ADENSAMENTO DOS SOLOS

Todos os materiais sofrem uma variao de volume quando submetidos a um estado e tenso. Quando um solo submetido a um estado de tenso ou a um carregamento, em condies adequadas, sofre uma reduo de volume devido a 3 fatores:

- compressibilidade dos gro; - compresso da gua e ar contidos nos vazios; - devido expulso da gua e do ar existente nos vazios.

Mecnica dos Solos


COMPRESSIBILIDADE E ADENSAMENTO DOS SOLOS

Principais conceitos relacionados com a reduo de volume que ocorre em um solo:

Adensamento: reduo de volume no solo ao longo do tempo Compressibilidade: a reduo de volume sem considerao com relao ao tempo Recalque: deformao vertical devida ao de uma tenso OBS: o recalque uma medida da deformao do solo enquanto que o adensamento um fenmeno em funo do tempo. Os termos compressibilidade e adensamento so sinnimos, embora a diferena fundamental seja feita pela considerao da varivel tempo.

Mecnica dos Solos


COMPRESSIBILIDADE E ADENSAMENTO DOS SOLOS

Mecnica dos Solos

Mecnica dos Solos

Mecnica dos Solos


COMPRESSIBILIDADE E ADENSAMENTO DOS SOLOS

Recalque total (Rt) Rt = Ri + Ra + Rs Ri recalque imediato aplicao da tenso; Ra recalque primrio Rs recalque secundrio

Mecnica dos Solos


Ri causado pela deformao do solo

Ra devido a dissipao do excesso de poropresso, tpico de argilas moles saturadas

Rs devido a plasticidade do solo aps a dissipao da poro-presso

Mecnica dos Solos

Mecnica dos Solos

Causas de Recalque

Mecnica dos Solos

Resumo As deformaes de compresso do solo, responsveis pelo aparecimento de recalques na superfcie do terreno, so devidas ao deslocamento relativo das partculas de solo, diminuindo os espaos existentes entre as mesmas.

As deformaes que ocorrem no macio podem ser de dois tipos: as que ocorrem rapidamente aps a aplicao do carregamento e as que se desenvolvem lentamente aps a aplicao das cargas.

As deformaes rpidas ocorrem em solos granulares ou solos finos no saturados, enquanto que nos solos finos saturados os recalques so muito lentos, pois necessria a sada da gua dos vazios.

Mecnica dos Solos


TEORIA DO ADENSAMENTO UNIDIMENSIONAL

Adensamento um processo lento e gradual de reduo do ndice de vazios de um solo por expulso do fluido intersticial e transferncia da presso do fluido (gua) para o esqueleto slido, devido a cargas aplicadas ou ao peso prprio das camadas sobrejacentes.

Mecnica dos Solos

Mecnica dos Solos


TEORIA DO ADENSAMENTO UNIDIMENSIONAL O desenvolvimento da Teoria do Adensamento se baseia nas seguintes hipteses: - O solo homogneo e completamente saturado; - A gua e os gros so incompressveis; - O escoamento obedece Lei de Darcy e se processa na direo vertical; - O coeficiente de permeabilidade se mantm constante durante o processo; - O ndice de vazios varia linearmente com o aumento da tenso efetiva durante o processo do adensamento. - A compresso unidirecional e vertical e deve-se sada de gua dos espaos vazios; - As propriedades do solo no variam durante o adensamento.

Mecnica dos Solos


TEORIA DO ADENSAMENTO UNIDIMENSIONAL Grau de Adensamento (U) a relao entre a deformao () ocorrida num elemento numa certa posio ou profundidade z, num determinado instante de tempo t e a deformao deste elemento quando todo o processo de adensamento tiver ocorrido (f), ou seja:

U= f
A deformao final do elemento devida ao acrscimo de tenso pode ser expressa pela equao seguinte:

e1 e2 f = 1 + e1

U=

e1 e e1 e2

Mecnica dos Solos

Um elemento de solo que est submetido tenso vertical efetiva 1, com seu ndice de vazios e1, ao ser submetido a um acrscimo de tenso , surge instantaneamente uma presso neutra de igual valor (ui), e no h variao no ndice de vazios.

Progressivamente, a presso neutra vai se dissipando, at que todo o acrscimo de presso aplicado seja suportado pela estrutura slida do solo (2= 1+ ) e o ndice de vazios se reduz a e2.

Mecnica dos Solos


Coeficiente de Compressibilidade

Considerando linear o comportamento da curva ndice de vazios x tenso vertical efetiva, pode-se definir a inclinao da reta correspondente como um coeficiente que d indicaes da compressibilidade do solo. Esse coeficiente denominado Coeficiente de Compressibilidade vertical, av, definido conforme a equao:

Como a cada variao de tenso efetiva corresponde uma variao de presso neutra, de mesmo valor mas de sentido contrrio, pode-se dizer que:

Mecnica dos Solos


Deduo da Teoria do Adensamento de Terzaghi O objetivo determinar, para qualquer instante de tempo e em qualquer posio da camada que est adensando, o Grau de Adensamento, ou seja, as deformaes, os ndices de vazios, as tenses efetivas e as presses neutras correspondentes.

O fluxo tridimensional num solo saturado, sem variao volumtrica, dado por:

Mecnica dos Solos


Deduo da Teoria do Adensamento de Terzaghi No adensamento, h variao de volume e admite-se que o fluxo s ocorre numa direo, a vertical, uma vez que a gua e as partculas slidas so consideradas incompressveis.

Considerando: A variao de volume do solo expressa em termos de variao de seu ndice de vazios; E que de= av.du;

Mecnica dos Solos


Deduo da Teoria do Adensamento de Terzaghi

Coeficiente de Adensamento (Cv)

Logo, a equao diferencial do adensamento assume a seguinte expresso:

Mecnica dos Solos

Mecnica dos Solos


ENSAIO DE ADENSAMENTO (EDOMTRICO)

O ensaio de adensamento tem por objetivo a determinao experimental das caractersticas do solo que interessam determinao dos recalques provocados pelo adensamento. - Aparelho utilizado: edmetro; - A amostra geralmente indeformada e com altura pequena em relao ao dimetro; -A amostra confinada por um anel rgido e a drenagem feita por duas pedras porosas (superior e inferior); - Aplicam-se vrios estgios de cargas verticais: (1/10; 2/10; 4/10; 8/10;...) kgf/cm2.

Mecnica dos Solos


ENSAIO DE ADENSAMENTO (EDOMTRICO) As deformaes so registradas no extensmetro em t = (0s; 15; 30; 1min; 2; 4; 8; 16; 32...). - No final de cada estgio as tenses so praticamente efetivas, ou seja, . A cada estgio de carga corresponde uma reduo de altura da amostra, a qual se expressa segundo a variao do ndice de vazios. (1) Quando o material retirado do campo, sofre um alvio de tenses. No laboratrio, reconstituise as condies de campo iniciais. (2) Corresponde primeira compresso do material em sua forma geolgica. (3) Ocorre quando o excesso de presso neutra praticamente nulo 0 e a tenso efetiva praticamente igual a tenso total ' .

Mecnica dos Solos


ENSAIO DE ADENSAMENTO (EDOMTRICO)

Mecnica dos Solos


PRINCIPAIS RESULTADOS DO ENSAIO DE ADENSAMENTO

Mecnica dos Solos


DETERMINAO DO COEFICIENTE DE ADENSAMENTO (CV)

Mecnica dos Solos


DETERMINAO DO COEFICIENTE DE ADENSAMENTO (CV)

Mecnica dos Solos


RAZO DE PR-ADENSAMENTO (RPA) OU OVER CONSERVATION RATIO (OCR)

Mecnica dos Solos

Mecnica dos Solos


DETERMINAO DO COEFICIENTE DE PERMEABILIDADE (K)

Mecnica dos Solos


DETERMINAO DO RECALQUE TOTAL Quando uma camada de solo sofre o efeito de uma sobrecarga ela se deforma, em conseqncia da diminuio do valor de seu ndice de vazios inicial (e0) para um valor final ef, motivada pela sua compressibilidade. Sua espessura passa, portanto, de um valor inicial H0 para um valor final Hf, cuja diferena (H = H0 - Hf) corresponde ao recalque total sofrido.

Mecnica dos Solos


DETERMINAO DO RECALQUE TOTAL Solos Normalmente Adensados (OCR=1)

Mecnica dos Solos


DETERMINAO DO RECALQUE TOTAL Solos Pr-Adensados

Mecnica dos Solos


DETERMINAO DO RECALQUE TOTAL SOLOS SUB-ADENSADOS (OCR < 1)

Mecnica dos Solos


Fator Tempo (T) para o Adensamento Unidimensional

Para o problema do adensamento unidimensional, as condies limites so as seguintes: a) Existe completa drenagem nas duas extremidades da amostra; b) A presso neutra inicial, em t = 0, constante ao longo de toda a altura, sendo = . E para t = tem-se ' = , constante ao longo da altura. Numa extremidade z = 0 e na outra z= 2Hd , sendo Hd a metade da espessura da amostra H.

O smbolo T denominado de Fator Tempo. T adimensional, t expresso em segundos, Hd em cm e Cv em cm2/s.

Mecnica dos Solos

Mecnica dos Solos


Grau de Adensamento em Funo da Profundidade e do Fator Tempo

Mecnica dos Solos


Curva de Adensamento porcentagem de recalque em funo do Fator Tempo

Mecnica dos Solos


TABELA DO FATOR TEMPO EM FUNO DO GRAU DE ADENSAMENTO

Mecnica dos Solos


Relaes Aproximadas entre os Recalques e o Fator Tempo

Duas equaes ajustam-se muito bem equao terica do adensamento de Terzaghi, cada uma a um trecho dela. So elas:

Como acelerar o recalque

Mecnica dos Solos


Exemplo 1: Em um ensaio de adensamento uma amostra com 4 cm de altura exigiu 24 horas para atingir um determinado grau de adensamento. Pede-se calcular o tempo (em dias) para que uma camada, com 8m de espessura, e do mesmo material atinja, sob as mesmas condies de carregamento, o mesmo grau de adensamento.

Mecnica dos Solos


Exemplo 2: Um aterro foi construdo sobre uma argila mole saturada, tendo-se previsto que o recalque total seria de 50 cm. Um piezmetro colocado no centro da camada indicou, logo aps a construo, uma sobre-presso neutra de 30 kPa (3m de coluna de gua), que correspondia ao peso transmitido pelo terreno (1,5m com n=20 kPa). Sabiase que a drenagem seria tanto pela face inferior quanto pela face superior da argila mole. Quinze dias depois da construo do aterro, o piezmetro indicava um sobrepresso de 20 kPa (2m de coluna de gua). Para que data pode ser previsto que os recalques atingiro 45 cm.

Mecnica dos Solos


Exemplo 3: O ndice de vazios de uma amostra A de argila diminuiu de 0,572 a 0,505 sob uma variao de presso de 1,2 a 1,8 kg/cm2. Para uma amostra B, tambm de argila e nas mesmas condies, o ndice de vazios variou de 0,612 a 0,597 sob a mesma variao de presso que para a amostra A. A espessura da amostra A era de 1,5 vezes a espessura da amostra B e o tempo requerido para atingir 50% do adensamento foi trs vezes maior para a amostra B que para a A. Qual a razo entre os coeficientes de permeabilidade de A e de B? Considere apenas uma face drenante.

Mecnica dos Solos


Exemplo 4: Dado o perfil geotcnico abaixo, calcule: a) o recalque total da camada de argila provocado pela sobrecarga; b) o tempo para atingir 90% deste recalque, c) o tempo para atingir 47 cm de recalque, d) o tempo para atingir 47 cm de recalque, se houvesse uma camada inferior impermevel.

v = 45 kN/m2

Vous aimerez peut-être aussi