Vous êtes sur la page 1sur 9

RESTITUIO DE COISA APREENDIDA

1) INTRODUO:
Em um inqurito ou em um processo criminal muito comum que objetos sejam apreendidos, como um carro que foi furtado, jias que foram roubadas, alm do objeto com o qual pode ter sido praticado o crime (uma faca, um revlver...). Esses objetos, quando apreendidos, devem seguir o inqurito ou o processo enquanto tiverem relevncia para investigao, porque pode ser necessrio se fazer uma percia na arma, uma avaliao das jias e etc. Entretanto, no sendo mais relevantes para o processo, e no se tratando de coisa ilcita, esses bens devem ser restitudos aos donos ou a quem tenha legtimo direito sobre eles. Para isso, surge o pedido e o incidente de restituio de coisa apreendida.

2) DEFINIO:
A restituio de coisa apreendida consiste em um incidente processual pelo qual se devolve ao proprietrio ou a quem tenha legtimo direito os bens lcitos apreendidos ao longo de um inqurito ou de um processo criminal.

3) BASE LEGAL:
A restituio de coisa apreendida encontra-se positiva fundamentalmente no CPP, entre os arts. 118 e 124, sendo tambm pontualmente tratada na Lei Antidrogas e na Lei de Lavagem de Capitais.

4) ESPCIES:
RESTITUIO PERMITIDA: Os bens apreendidos podem ser restitudos. a regra no CPP. RESTITUIO CONDICIONADA: Algumas leis, como a Lei Antidrogas e a Lei de Lavagem de Capitais, condicionam a restituio das coisas apreendidas ao comparecimento do acusado. RESTITUIO VEDADA: O CPP veda a restituio de determinados bens, como a coisa que ainda interesse ao processo, bem como aquelas elencadas no 1, II, a e b do CP.

5) QUEM PODE PEDIR A RESTITUIO:


O art. 120, caput, do CPP, ao tratar do pedido de restituio, fala em reclamante; j no 4, trata do verdadeiro dono. De qualquer sorte, podemos indicar a legitimidade para a restituio como sendo do reclamante e no exclusivamente do proprietrio -, seja ele o acusado, a vtima ou terceiro de boa-f, desde que demonstre ter legtimo direito sobre a coisa apreendida em razo de uma relao jurdica (proprietrio, locatrio, muturio e etc.).

6) COMO SE DEVE PEDIR:


O CPP no prescreve forma para o pedido, podendo, assim, ser formulado por termo nos autos, com juntada da documentao pertinente, ou por meio de petio, o que mais recomendvel. O CPP tambm no informa se necessria a representao por meio de advogado. Nessas hipteses, em consonncia com o Estatuto da OAB (Lei n 8.906/94), entendemos ser necessria essa representao por advogado.

7) REQUISITOS:
De uma interpretao sistemtica do arts. 118, 119 e 120 do CPP, conjugada com o art. 91, II, a e b, ambos do CP, com a Lei 9.613/03 (Lei de Lavagem de Capitais) e Lei n 11.343/06 (Lei Antidrogas), podemos indicar trs requisitos necessrios para que se proceda restituio das coisas apreendidas: 7.1) NO HAVER DVIDAS SOBRE O DIREITO DO RECLAMANTE. Ao se requerer a restituio de um bem apreendido, o reclamante dever provar seu direito sobre a coisa. Essa prova poder se dar de maneira pr-constituda (quando caber simples pedido de restituio) ou aps singela instruo (quando ser instaurado incidente de restituio). Entretanto, caso no prove de forma satisfatria o seu direito, o juiz indeferir o pedido de restituio e remeter o reclamante para as vias ordinrias, ou seja, s poder reaver os bens apreendidos por meio de ao cvel que declare seu direito sobre a coisa.

7.2) NO SE TRATAR DE BEM CUJA RESTITUIO VEDADA. A regra insculpida em nosso ordenamento, especificamente no art. 118 do CPP, de que as coisas apreendidas em um processo crime podero, antes mesmo do trnsito em julgado, serem restitudas a quem de direito (ao acusado, vtima, terceiro de boa-f e etc.). Entretanto, o prprio legislador vedou a restituio de determinados bens, nas seguintes hipteses: (i) Quando o bem ainda interessar ao processo (art. 118 do CPP), como, por exemplo, um veculo furtado em que ainda no se realizou percia para se averiguar se houve rompimento de obstculo; uma arma em que ainda no se realizou a percia sobre a potencialidade lesiva; (ii) Tambm no sero restitudos os instrumentos do crime, quando consistir em objeto proibido (art. 119 do CPP c/c art. 91, II, a, do CP). Caso se trate de objeto permitido, como uma arma de fogo registrada e que o reclamante tenha autorizao de porte, dever ser restituda. O CP, em seu art. 91, II, inclusive, estabelece como efeito extrapenal da condenao a perda em favor da Unio a) dos instrumentos do crime, desde que consistam em coisas cujo fabrico, alienao, uso, porte ou deteno constitua fato ilcito; (iii) tambm no se restituir ao acusado, pelo mesmo motivo indicado na alnea anterior, o produto do crime (art. 119 do CPP c/c art. 91, II, b, parte inicial, do CP). Esse produto, por exemplo, pode consistir em jias roubadas, em um carro furtado e etc. A restituio, no entanto, no ser vedada vtima, proprietrio do bem furtado; (iv) Igualmente no se restituir ao acusado qualquer bem ou valor que constitua proveito auferido pelo agente com a prtica do fato criminoso (art. 119 do CPP c/c art. 91, II, b, parte final, do CP), como, por exemplo, um barco adquirido com o dinheiro de um roubo. 7.3) COMPARECIMENTO DO RU, NOS CRIMES RELACIONADOS A DROGAS E A LAVAGEM DE CAPITAIS. Em alguns casos, o legislador, malgrado a licitude dos bens apreendidos, entendeu por bem condicionar a restituio dos mesmos ao comparecimento pessoal do acusado. Por essa locuo, podemos entender qualquer atitude do acusado que d cincia inequvoca ao juzo do local onde se encontre, como a habilitao de um causdico, ou mesmo o comparecimento em secretaria, reduzido a termo pelo diretor de secretaria. A Lei Antidrogas, em seu art. 60, 3, condiciona a restituio de qualquer bem apreendido ao comparecimento pessoal do acusado em Juzo, em dispositivo de seguinte literalidade: Nenhum pedido de restituio ser conhecido sem o comparecimento pessoal do acusado, podendo o juiz determinar a prtica de atos necessrios conservao de bens, direitos ou valores. A Lei de Lavagem de Capitais tambm prev dispositivo de redao semelhando, em seu art. 4, 3: Nenhum pedido de restituio ser conhecido sem o comparecimento pessoal do acusado, podendo o juiz determinar a prtica de atos necessrios conservao de bens, direitos ou valores, nos casos do art. 366 do Cdigo de Processo Penal..

8) A QUEM SE DEVE PEDIR A RESTITUO:


O direcionamento do pedido de restituio passar por dois filtros: a qualidade e/ou prova do direito reclamado e o momento procedimental da apreenso. 8.1) Quanto qualidade e/ou prova do direito reclamado, o CPP, em dispositivo de redao truncada (art. 120), informa ( 1) que se duvidoso o direito do reclamante o pedido de restituio ser far por incidente, autuando-se em apartado, s podendo ser conhecido pelo juiz (e no pelo delegado). No 4, o dispositivo informa que em caso de dvida sobre quem seja o verdadeiro dono, o juiz remeter as partes para o juzo cvel. O art. 120 fala duas vezes em dvida, uma vez indicando a necessidade de se instaurar o incidente, outra, remetendo as partes para as vias ordinrias. A melhor interpretao que se pode tirar dos dispositivos a seguinte: SE o direito do reclamante for evidente e vier provado de forma pr-constituda, o pedido de restituio se far por simples petio de poder sem dirigido autoridade policial ou ao juiz. SE o direito do reclamante no for evidente ou sua prova no vier pr-constituda, o juiz e s ele dever instaurar um incidente de restituio de coisa apreendida, abrindo singela instruo. SE, aps essa breve instruo, persistir qualquer dvida sobre o direito do reclamante, o juiz julgar improcedente o incidente e remeter a(s) parte(s) para as vias ordinrias, ou seja, para juzo cvel. Portanto, se o direito reclamado for evidente e a sua prova se der de maneira prconstituda, o pedido de restituio poder ser feito autoridade policial ou ao juiz, a

depender do momento procedimental da apreenso; entretanto, se houver dvidas sobre o direito reclamado ou se as provas do direito no estiverem pr-constituda, o juiz converter o pedido em incidente. Assim, controle sobre a prova do direito reclamado - se ou no suficiente - ser feita pelo delegado e pelo juiz, no caso concreto. Na hiptese de o pedido de restituio ser formulado ao delegado e o mesmo entenda que o direito do reclamante no est provado, dever indeferir o pedido e remeter o requerente ao juzo. Caso o pedido seja formulado perante o juiz e esse entender que o direito ou sua prova no se encontra satisfatoriamente provada, dever instaurar o incidente de restituio, determinando o desentranhamento da petio e documentos, para que sejam apensados ao processo principal, determinando, em seguida, a intimao do reclamante para provar o seu direito em cinco dias; em seguida, colher a manifestao do representante do MP e, s ento, decidir o pedido. 8.2) Quanto ao momento procedimental da apreenso, o CPP positiva, em seu art. 120, que A restituio, quando cabvel, poder ser ordenada pela autoridade policial ou juiz, mediante termo nos autos, desde que no exista dvida quanto ao direito do reclamante. Portanto, o pedido poder ser formulado autoridade policial ou ao juiz, a depender do momento procedimental da apreenso. Quanto os bens houverem sido apreendidos no bojo de um procedimento policial (inqurito) e o mesmo ainda no tenha sido enviado, junto com os bens apreendidos, ao Judicirio, o pedido ser feito autoridade policial, a saber, ao delegado de polcia que preside o inqurito. Aqui calha duas observaes prticas: primeira, quando a polcia apreende qualquer objeto, seja em uma priso flagrancial, seja por fora de um mandado de busca e apreenso, dever lavrar um auto de apreenso e apresentao, descrevendo os bens apreendidos e entregando-os autoridade policial. Esse auto de apreenso o documento que, no inqurito, indicar o que foi apreendido, com todas as suas caractersticas: quantidade, cor, volume, estado de conservao e etc. A segunda observao que os bens apreendidos integram o inqurito, devendo ficar sob a responsabilidade da autoridade policial que assinou o auto de apreenso e apresentao. Quando o inqurito for finalizado, com o relatrio da autoridade policial, os autos (do inqurito) sero encaminhados, juntos com os objetos apreendidos, ao Judicirio. Assim, entre a apreenso dos bens no bojo do inqurito at a remessa do mesmo ao Judicirio, quando do encaminhamento do relatrio, o pedido de restituio poder ser feito diretamente ao delegado que preside o inqurito, que apreciar o pleito na forma do art. 120, caput, do CPP. Por fim, vale mencionar que, quando o pedido de restituio for feito autoridade policial, ser desnecessria a prvia oitiva do MP, o que merece crticas da doutrina. Se os bens houverem sido apreendidos em sede de processo judicial, por fora de um mandado de busca a apreenso, ou mesmo se vieram encaminhados pela autoridade policial, junto com o inqurito, caber autoridade judiciria apreciar o pedido de restituio. Aqui, recebida a petio, o juiz abrir vista ao MP e, em seguida, decidir, observando a comprovao dos requisitos legais autorizadores da restituio. 9) TIPOS DE RESTITUIO 9.1) PEDIDO DE RESTITUIO DE COISA APREENDIDA (ART. 120, CAPUT) Comprovados os requisitos autorizadores da restituio e sendo o direito do reclamante evidente, estando provado de forma pr-constituda, a restituio se far por mera petio nos autos do inqurito ou do processo-crime, com a entrega dos bens por meio de termo de restituio, que ficar hospedado nos autos, nos termos do art. 120 do CPP. Essa uma forma simplificada de restituio, que no ser autuada em apartado, no virando um incidente processual. 9.2) INCIDENTE DE RESTITUIO DE COISA APREENDIDA (ART. 120, 1 E 2) O incidente de restituio de coisa apreendida no propriamente um procedimento escolhido pelo reclamante. Como indicado no tpico anterior, o postulante deve - sempre formular pedido de restituio, caso o juiz no entenda cabvel, converter o pedido em incidente de restituio, com procedimento mais largo, previsto no art. 120, 1, em que dever determinar o desentranhamento do pedido e dos documentos para que o mesmo seja autuado em apartado aos autos do processo-crime, abrindo-se singela instruo, pelo qual o requerente ter prazo de 5 (cinco) dias para a provar seu direito sobre a coisa.Em seguida,

colher a manifestao ministerial e, por fim, decidir o pedido por meio de deciso interlocutria mista terminativa. Duas so as hipteses converso do pedido de restituio em incidente de restituio: (a) A primeira hiptese de incidente de restituio encontra-se positivada no art. 120 do CPP, em seu 1, parte inicial, e ocorrer quando for duvidoso o direito alegado pelo reclamante sobre a coisa apreendida. Assim, caso o direito do reclamante no seja ostensivo ou no venha provado de forma pr-constituda, dever ser instaurado o incidente de restituio, em que se oportunizar a comprovao desse direito, por meio de breve instruo, assinando-se ao requerente o prazo de 5 (cinco) dias para a prova do direito alegado. Portanto, havendo caso o direito do reclamante no seja evidente ou no esteja provado de forma prconstituda, ser oportunizada breve instruo, no prazo de cinco dias. Terminada a instruo e provado o direito alegado, o juiz, por meio de deciso interlocutria mista, conceder a restituio, por meio de termo de restituio que ficar hospedado nos autos. Entretanto, aps a instruo, caso persista qualquer dvida sobre o direito do reclamante, o juiz remeter as partes para o juzo cvel, ordenando o depsito das coisas em mos de depositrio ou do prprio terceiro que as detinha, se for pessoa idnea, nos termo do 4. O juiz, assim, decidir pela improcedncia do incidente por meio de deciso interlocutria mista terminativa, que remeter o reclamante para as vias ordinrias (juzo cvel), onde dever provar, em procedimento mais aprofundado, o direito alegado sobre a coisa. (b) A segunda hiptese encontra-se albergada no mesmo art. 120, mas no 2, sendo cabvel quando as coisas houverem sido apreendidas em poder de terceiro de boa-f, que ser intimado para alegar e provar o seu direito, em prazo igual e sucessivo ao do reclamante, tendo um e outro dois dias para arrazoar. Aqui se observa que poder ser instaurada breve instruo e singelo contraditrio entre o reclamante e o terceiro de boa-f, cabendo a produo de provas no prazo de 5 (cinco) dias, alm 2 (dois) dias, aps a instruo para arrazoarem acerca de seus interesses e em vista da prova colhida. Aqui, o juiz tambm decidir em deciso interlocutria mista terminativa, devendo os bens serem restitudos, se for o caso de procedncia, com a confeco do devido termo de entrega.

10) RECURSOS:
A forma de impugnar a deciso que indefere a restituio vai depender do instrumento pelo qual foi feito: se por meio de pedido de restituio ou por meio de incidente de restituio. Caso se tenha manejado um pedido de restituio, a deciso que apreciar o pedido consistir em deciso interlocutria simples, para a qual no h previso, de lege lata, de recurso. A jurisprudncia, no entanto, entende que caber a impetrao de mandado de segurana contra o ato denegatria de restituio. Se deciso negatria for da autoridade policial, caber a impetrao perante juiz de 1 grau; caso a negatria seja prolatada pelo juiz de 1 grau, dever o mandamus ser impetrado no tribunal ao qual vinculado. Na hiptese de haver sido manejado um incidente de restituio de coisa apreendida, o decisum que apreci-lo ter natureza de deciso interlocutria mista, para a qual no h previso de recurso de recurso em sentido estrito (581 do CPP). Assim, entendemos que caber recurso de apelao, nos termos do art. 593, III, do CPP. H, entretanto, precedentes do prprio STJ a aceitar a impetrao de mandado de segurana em casos excepcionais:
RECURSO ORDINRIO EM MANDADO DE SEGURANA. APREENSO DE VECULO UTILIZADO NA PRTICA DO CRIME DE TRFICO DE DROGAS. PERDA DO BEM EM FAVOR DA UNIO. RESTITUIO RECLAMADA POR TERCEIRO ESTRANHO LIDE QUE SE DIZ PROPRIETRIO DO AUTOMVEL. APLICAO DA SMULA N 202/STJ. RECURSO PROVIDO. 1. A teor do disposto na Smula 267 do Supremo Tribunal Federal, no se admite o uso de mandado de segurana desafiando deciso judicial contra a qual caiba recurso ou correio. Como cedio, apelvel a deciso que indefere pedido de restituio de coisa apreendida. Em situaes excepcionais, entretanto, como no caso, a jurisprudncia tem admitido o manejo de mandado de segurana, procurando evitar a ocorrncia de dano de difcil reparao. 2. O terceiro de boa-f que teve seu bem apreendido em processo crime, sem o devido processo legal, poder valer-se do incidente previsto no artigo 120 do CPP ou, ainda, impetrar mandado de segurana buscando ver reconhecido seu direito restituio. 3. Assim, deve o Tribunal de Justia de So Paulo examinar o alegado direito do impetrante luz dos documentos por ele apresentados, dizendo se h ou no prova bastante que autorize o pedido de restituio. 4. Recurso ordinrio provido to-somente para admitir o processamento do mandado de segurana, a fim de que o Tribunal de origem examine o mrito do writ ali impetrado. (STJ, RMS 17994/SP; Min. PAULO GALLOTTI; DJ 09.02.2005)

11) PROCEDIMENTO DO INCIDENTE:


11.1) QUANDO FOR DUVIDOSO O DIREITO ALEGADO PELO RECLAMANTE SOBRE A COISA

APREENDIDA FORMULAO DO PEDIDO DIRECIONADO AO JUIZ AUTUAO EM APARTADO AOS AUTOS DO PROCESSO CRIMINAL ABERTURA DE PRAZO DE 5 (CINCO) DIAS PARA O RECLAMENTE PROVAR SEU DIREITO MANIFESTAO DO MP SOBRE O PEDIDO DECISO DO JUIZ 11.2) QUANDO AS COISAS HOUVEREM SIDO APREENDIDAS EM PODER DE TERCEIRO DE BOAF FORMULAO DO PEDIDO DIRECIONADO AO JUIZ AUTUAO EM APARTADO AOS AUTOS DO PROCESSO CRIMINAL ABERTURA DE PRAZO DE 5 (CINCO) DIAS PARA O RECLAMENTE E O TERCEIRO PROVAREM SEUS RESPECTIVOS DIREITOS SOBRE A COISA ABERTURA DE PRAZO DE 2 (DOIS) DIAS PARA ARRAZOAREM MANIFESTAO DO MP SOBRE O PEDIDO DECISO DO JUIZ

12) DICAS NA HORA DE PETICIONAR:


descrever o bem pormenorizadamente, com todas as suas caractersticas, nmero de srie, chassi, cor e etc. Indicando, se possvel, a folha dos autos em que se d notcia da apreenso do mesmo. Por exemplo, quando apreendido em inqurito policial, dever consta um auto de apreenso de apresentao, com a descrio do bem. interessante fazer referncia ao auto. para preencher o requisito do art. 118, explicar que o bem no interessa mais ao processo, porque j se realizou percia sobre o mesmo, ou porque, por sua natureza, no tem qualquer relevo para a instruo do feito e etc. para preencher o requisito do art. 119, indicar que no caso de restituio vedada. indicar que no caso de restituio condicionado ou, se o for, juntar documentao comprobatria do endereo atualizado do ru, ou mesmo diligenciar para que o mesmo, previamente, dirija-se secretaria do juzo para que o direto, constatando sua presena, reduza a termo sua apresentao e junte o termo no processo. para preencher o requisito do art. 120, trazer toda a prova do direito sobre o bem, como uma nota fiscal, um contrato de locao, uma cpia de formal de partilha, cpia do certificado de registro de propriedade e licenciamento de automvel e etc. MODELO DE PETIO Nome do arquivo: Pedido de Restituio de Coisa Apreendida Modelo.doc Tamanho: 37KB Formato: Word 97 Autor: Carlos Henrique Harper Cox Link para download: http://www.alunet.com.br/COX/MODELO%20DE%20PEDIDO%20DE%20RESTITUI%c7%c3O.doc

Postado por Carlos Cox s 13:19 Marcadores: Incidentes Processuais, Pedido de Restituio de Coisa Apreendida 5 comentrios:

1. Adriano31 de janeiro de 2012 02:04 Muito bom o artigo, tirou-me vrias dvidas. Responder

2. Tathyana8 de fevereiro de 2012 12:38 No estou conseguindo acessar o link para download. Como posso ter acesso? Responder

3. Annimo25 de abril de 2012 10:43 Link quebrado da petio Responder

4. Annimo23 de maio de 2012 11:03 Muito bom o artigo. Trata dos pontos mais importantes, no se esquecendo do lado prtico do instituto. Responder

5. Annimo21 de junho de 2012 16:34 Parabns. Voc ratifica a doutrina e legislao de forma sucinta e a confeco da pea resulta de mera olhadela nas rotinas elencadas no artigo. Responder Carregar mais... Postagem mais recente Postagem mais antiga Incio

Assinar: Postar comentrios (Atom)

DIREITO ALIMENTAR

Acordo de Alimentos (1) Alvar de Alimentos (1) Ao de Alimentos (1) Ao de Alimentos Gravdicos (1) Ao de Execuo de Alimentos (2) Ao de Exonerao de Alimentos (1) Ao de Investigao de Paternidade cc Alimentos (1) Ao de Oferecimento de Alimentos (1) Ao de Prestao de Contas de Alimentos (1) Ao Revisional de Alimentos (1) Justificao de Alimentos (1) Petio de Desarquivamento e Carga (1)

DIREITO DE FILIAO

Ao de Investigao de Paternidade cc Alimentos (1)

SEPARAO, DIVRCIO E UNIO ESTVEL


Ao de Reconhecimento Consensual de Unio Estvel (1) Divrcio Consensual (1) Divrcio Direto Litigioso (1) Divrcio Extrajudicial (1) Separao Extrajudicial (1) Separao Judicial Consensual (1)

INTERDIO JUDICIAL

Ao de Interdio (1)

RESPONSABILIDADE CIVIL DIREITOS REAIS SUCESSES

Alvar Judicial para levantamento de PIS/PASEP (1)

REGISTROS PBLICOS PETIES PENAIS

Liberdade Provisria (1) Pedido de Restituio de Coisa Apreendida (1)

Dicas de Petio

Dicas de Petio (6)

Dicas de Portugus e de Latim


Dica de Latim (3) Dicas de Portugus (1)

Tutoriais de Informtica

Imprimindo (1)

ON LINE
3 Usurios Online

Visitantes
Academias

Seguidores Quem sou eu

Carlos Cox Defensor Pblico no Estado de Alagoas. Visualizar meu perfil completo

Vous aimerez peut-être aussi