Vous êtes sur la page 1sur 13

IBOConsole

Recuperação do Banco de Dados

IBOConsole Recuperação do Banco de Dados Ferramenta de manutenção para recuperação de banco de dados.

Ferramenta de manutenção para recuperação de banco de dados.

2

IBOConsole

2 IBOConsole
2 IBOConsole

ÍNDICE

MAINTENANCE

3

VALIDATION

4

BACKUP/RESTORE

6

BACKUP

7

RESTORE

10

3

IBOConsole

3 IBOConsole
3 IBOConsole

MAINTENANCE

Esta ferramenta permite a recuperação de arquivos corrompidos no banco de dados, bem como uma melhora no seu desempenho.0

Para realizar esse processo devemos executar as seguintes ferramentas (em sua respectiva ordem):

Validation

Backup

Restore

Verificações:

Certifique-se que o IBOConsole esteja instalado na máquina, na qual será realizado o processo, pois é ele que permitirá a recuperação de arquivos corrompidos no banco de dados.

Certifique-se que o Firebird Server esteja instalado na máquina, na qual irá ser realizado o processo.

Certifique-se de que o banco de dados (Arquivo. GDB – Exemplo: CALI.GDB) se encontra na máquina, na qual irá ser realizado o processo.

Certifique-se que o banco de dados não esteja sendo executado.

Certifique-se que o software (Cali) não esteja sendo executado em nenhuma máquina na rede, pois se estiver, logo o banco de dados também estará sendo executado, já que o software (Cali) armazena seus dados nele.

No IBOConsole faça o login no servidor utilizando o usuário SYSDBA e a senha masterkey, pois somente esse usuário pode executar todas as ferramentas de manipulação do banco de dados.

Por questão de segurança execute a ferramenta backup (página 7) antes de iniciar todo o processo, pois se ocorrerem problemas, o banco de dados não será perdido, assim podendo realizar a tentativa novamente.

4

IBOConsole

4 IBOConsole
4 IBOConsole

VALIDATION

Quando IBOConsole valida uma base da dados, verifica a integridade das estruturas de dados.

Especificamente:

Relata estruturas de dados corrompidas

Relata probabilidade de erros de tipo de dados

Retorna as páginas órfãs para livrar espaço.

Execute Validation quando ocorrer erros ou em qualquer altura que haja suspeita de arquivos corrompidos no banco de dados.

Para realizar uma Validation selecione o servidor desejado, clique no menu Database -> Maintenance -> Validation (Figura 1).

-> Maintenance -> Validation (Figura 1). Figura 1 Cali - Aumente a Qualidade e Produtividade de

Figura 1

5

IBOConsole

5 IBOConsole
5 IBOConsole

Obs.: Somente o usuário SYSDBA pode executar Validation.

Para executar Validation o banco de dados deve estar desconectado.

Logo será apresentada a tela de opções de Validation (Figura 2).

Options:

Validate Record Fragments – Quando selecionado falso, a Validation relata e libera somente estruturas da página. Quando verdadeiro, a Validation relata e libera estruturas de registro assim com estruturas da página. Esta opção pode reduzir mais o tamanho de um banco de dados, gerando um processo de tempo maior de execução.

Read-Only Validation – Examina o banco de dados para cancelar liberação das páginas das páginas e cria um relatório. O banco de dados é alterado. Não pode ser verdadeiro se Validation Record Fragments também for verdadeiro.

Ignore Checksum Errors – Permite que a Validation continue mesmo que existam erros na Checksum. Isto deve ser feito antes que um banco de dados com erros na Checksum possa fazer o backup.

banco de dados com erros na Checksum possa fazer o backup. Figura 2 Cali - Aumente

Figura 2

6

IBOConsole

6 IBOConsole
6 IBOConsole

BACKUP/RESTORE

Um Backup/Restore irá fazer com que:

As páginas (“pages”) na Base de Dados utilizadas pelas tabelas e índices sejam alocados na forma contínua;

Os índices sejam recalculados. A árvore de índices seja recontruída.

A seletividade do índices seja recalculada para todos os índices.

As páginas de TIP (“Transaction Information Pages” – páginas que contém toda a informação sobre as trnasações) que contém transações antigas (“old transations”) e transações correntes (“current transations”) sejam inicializadas e os contadores das transações sejam reiniciados.

Todas a versões de “metadata” sejam reinicializadas a 0 (alguns objetos podem iniciar com uma versão de 1 ou 2). O Firebird apenas permite 255 versões de um registro numa tabela de sistema.

Todas as páginas de dados que não são utilizadas sejam eliminadas.

Nenhuma versão antiga (“back version”), “delta” ou registro esteja presente.

Nenhuma página de índice de “garbage” (lixo) esteja presente.

Todas as tarefas são executadas por um sweep numa conexão única.

7

IBOConsole

7 IBOConsole
7 IBOConsole

BACKUP

Para realizar um backup, selecione o servidor desejado, clique no menu “Database” -> “Maintenance” -> Backup/Restore -> Backup (Figura 3).

-> Backup/Restore -> Backup (Figura 3). Figura 3 Logo será exibida a tela de backup (Figura

Figura 3

Logo será exibida a tela de backup (Figura 4).

Database

Server: Nome do servidor. Exemplo: CALI

Alias: Nome do banco. Exemplo: CALI.GDB

Backup File(s)

Server: Nome do servidor. Exemplo: CALI

Alias: Nome do Banco. Exemplo: CALI

8

IBOConsole

8 IBOConsole
8 IBOConsole

Filename(s)

o Destino onde será salvo o backup. Exemplo: C:\CALI.GBK

Size (Bytes)

o Tamanho de banco de dados. Exemplo: 4096

Options:

Format: A opção Transportable permite que você mova um banco de dados para uma máquina com um sistema operacional diferente da máquina em que foi executado o backup. Já a opção Non-Transportable não permite este recurso e também deixa menos flexível as opções do restore.

Metadata Only: Se selecionado True, exclui os dados do banco de dados, conservando somente seu metadata (estrutura das tabelas, das chaves, dos disparadores, etc.). Selecionado False backup com todos os dados e seu metadata.

Garbage Collection: Se selecionado como True, instrui o IBOConsole pare executar o Garbage Collection durante o backup. Para impedir a Garbage Collection durante o backup, selecione como False. O Garbage Collection marca o espaço usado por versões velhas de registros de dados como livre para reusar, resultando possivelmente num banco de dados menor.

Transactions in Limbo: As Transactions in Limbo são causadas geralmente pela falha de um Duplo Commit. Podem tembém existir devido à falha de sistema ou quando uma transação de único-banco de dados estiver preparada. Selecione Ignore para ignorar o Transaction in Limbo durante um backup. Selecione Process para poder dar commit ou para retornar Transactions in Limbo. Quando marcado Ignore em Transactions in Limbo durante o backup, ignora todos os registros das versões criadas por todo o Transactions in Limbo durante o backup, encontra a versão mais recente de commit de um registro, e faz backup dessa versão.

Checksums: Uma Checksum é uma análise de página por página dos dados para verificar sua integridade. Um mal Checksum significa uma página dos dados reescrita aleatoriamente, devido a um ruído elétrico de sistema por exemplo. Os erros de Checksum indicam o corrompimento dos dados e e InterBase normalmente impede o suporte de um banco de dados se detectados Checksums. Examine os dados na próxima vez que executar restore no banco de dados. Selecione Ignore durante um backup, se necessário para terminar um backup. Selecione Process para parar o backup caso ocorram erros no Checksum.

Convert to Tables: Selecione True para converter arquivos externos do banco de dados às tabelas internas, que são incluídas como parte co backup.

9

IBOConsole

9 IBOConsole
9 IBOConsole

Verbose Output: Para monitorar o processo backup em execução, selecione True. Esta opção abre uma janela de exposição padrão para indicar mensagens do status à saída padrão. Se selecionado False, as exposições de janela backup ficam durante o tempo de processo do backup.

janela backup ficam durante o tempo de processo do backup. Figura 4 Cali - Aumente a

Figura 4

10

IBOConsole

10 IBOConsole
10 IBOConsole

RESTORE

Para realizar um restore selecione o servidor desejado, clique no menu Database -> Maintenance -> Backup/Restore -> Restore (Figura 5).

-> Backup/Restore -> Restore (Figura 5). Figura 5 Logo será exibida a tela de restore: Backup

Figura 5

Logo será exibida a tela de restore:

Backup Files(s):

Sever: Nome do servidor. Exemplo: CALI

Alias: Nome do banco. Exemplo: CALI.GBK

Database:

Server: Nome do servidor. Exemplo: CALI

Alias: Nome do Banco Exemplo: CALI

11

IBOConsole

11 IBOConsole
11 IBOConsole

Filename(s)

o Destino onde será salvo o backup

Exemplo: C:\Cali\Database\CALI.GDB

Pages

o Tamanho do banco de dados Exemplo: 4096

Options

Page Size (Bytes): Selecione um tamanho diferente da página se quiser cancelar. O tamanho da página padrão é de 1024. Os tamanhos disponíveis são 1024, 2048, 4096, 8192. O tamanho crescente da página pode melhorar o desempenho para diversas razões:

o

Os índices trabalham mais rapidamente porque a profundidade do índice é mantida a um mínimo.

o

Manter fileiras grandes em uma única página é mais eficiente.

o

Os dados de BLOB são armazenados e recuperados de maneira mais eficiente quando ele se junta em uma única página. Se uma aplicação armazenar tipicamente colunas grandes de BLOB (entre o 1K e o 2K), um tamanho da página de 2048 bytes é preferível ao padrão

(1024).

o

Se a maioria das transações envolverem somente algumas fileiras dos dados, um tamanho menor da página pode ser apropriado, desde que menos dados necessitem ser passados para frente e para trás e menos memória seja usada pelo disk cachê.

Overwrite: Diz ao IBOConsole como tratar todos os arquivos do banco de dados existentes. Selecionado True, o IBOConsole substitui arquivos do banco de dados existente. Selecionar False (padrão) e tentar restaurar os arquivos do banco de dados existentes fará com que o IBOConsole não substitua os aquivos existentes, gerando assim uma falha no restore.

Commit After Each Table: Normalmente, o Server Manager restaura todo o metadata antes de restaurar alguns dados. Selecionando True o IBOConsole restaura o metadata e os dados para cada tabela junto, fazendo um commit na tabela de cada vez. Esta opção é útil quando se está tendo problemas em restaurar o backup, por exemplo, se os dados forem corrompidos ou inválidos de acordo com confinamentos de integridade. Se você tiver um backup com problemas, é possível que se restaure tabela por tabela. É possível restaurar somente as tabelas que precedem os dados maus, pois a restauração falha quando encontra dados maus.

Create Shadow Files: Para restaurar um banco de dados sem restaurar sua sombra, ajuste a opção para False. Pode-se querer este se:

o A restauração está sendo feita de um usuário que suporta sombras a um tipo do usuário que não suporta sombras.

12

IBOConsole

12 IBOConsole
12 IBOConsole

o

O banco de dados que está sendo restaurado é uma cópia de um banco de dados existente que tenha uma sombra.

o

Está sendo feita migração de uma base de dados da versão InterBase 3.3 a um usuário da versão 4.0 que não suporta sombras. Quando uma banco de dados é restaurado sem sua sombra, a definição de sua sombra está suprimida no banco de dados restaurado. É possível então criar uma nova sombra, especificando ainda um novo nome ou uma nova posição como apropriada.

Deactivate Indices: Normalmente reconstrói índices quando um banco de dados é restaurado. Se

o banco de dados contiver valores duplicados em um índice original quando realizar o backup, a restauração falhará. Os valores duplicados podem ser introduzidos em um banco de dados se um

índice for feito temporariamente inativo (por exemplo, para permitir a inserção de muitos registros ou para rebalancear um índice). Para permitir a restauração de suceder neste caso, selecione True. Isto faz índices inativos e impede que reconstruam. Então, elimine os valores de índice duplicados e reative índices ALTER INDEX completamente na aba ISQL.

A opção “Deactivate Indices” é útil também para trazer o banco de dados em linhas mais

rapidamente. O acesso dos dados será mais lento até que os índices estejam reconstruídos, mas ao menos o banco de dados estará disponível. Depois que o banco de dados é restaurado, os

usuários podem alcançar o banco de dados quando você reativar os índices.

Validity Conditions: Se fossem redefinidos confinamentos da validez em um banco de dados onde os dados já estivessem incorporados, seus dados não poderiam, por muito tempo, satisfazer os confinamentos de validez. Não é possível descobrir este, até que se tente restaurar a base de dados. Nesse caso uma mensagem de erro sobre dados inválidos aparecerá. Para restaurar um banco de dados que contenha dados inválidos, selecione False. Esta opção suprime confinamentos da validez do metadata. Depois que o banco de dados é restaurado, mude os dados para fazê-lo válido de acordo com os confinamentos que foram suprimidos. Esta opção é útil também se desejado redefinir as condições da validez após ter restaurado o banco de dados. Para testar completamente os dados após ter redefinido algum confinamento da validez.

Verbose Output: Para monitorar o processo do restore como funciona, selecione False. Esta opção abrirá uma janela de exposição padrão do texto para indicar mensagens do status na tela.

A janela de exposição padrão do texto permite procura pelo texto específico, exceto o texto a

um arquivo e imprimir o texto em uma impressora.

Obs: No Options ative a opção Overwrite como True, para sobrescrever o banco de dados.

13

IBOConsole

13 IBOConsole
13 IBOConsole
13 IBOConsole Figura 6 Cali - Aumente a Qualidade e Produtividade de seu Laboratório de Calibração

Figura 6