Vous êtes sur la page 1sur 14

PLEO Planilha Eletrnica de Oramentos

A montagem de um oramento consistente uma cincia. Diferentemente de uma simples estimativa de custos, quando a avaliao emprica, o oramento que segue os critrios e tcnicas da Norma, traz segurana para o profissional responsvel, alcanada com uso de mtodos bem definidos, que evitam que voc deixe de lado fatores essenciais para sua composio. Orar um empreendimento, seja uma obra isolada, um conjunto delas, ou um servio de qualquer porte e complexidade, sempre requer o atendimento de uma srie de componentes, medidos com clareza, seguindo definies usadas nos trabalhos profissionais de mais ampla aplicao. O PLEO foi desenvolvido com base nos critrios tcnicos atualizados, a partir de estudos e pesquisas desenvolvidos nas instituies mais acreditadas do Brasil, seguindo orientaes de experientes profissionais da rea. No item de menu Caderno Tcnico voc vai conhecer algumas dicas, como por exemplo um valioso Check-List de perguntas, e mais orientaes, tabelas e critrios adotados, que iro assegurar um resultado confivel. Seja bem vindo ao PLEO. INICIANDO O PROGRAMA A PRIMEIRA TELA DE MENUS So 5 as opes: Obras Insumos Composies Fornecedores Caderno Tcnico

(UMA VISO PANORMICA DO SOFTWARE)

DATACAD BRASIL LTDA. Revenda Autorizada Franarin www.datacad.com.br

OBRAS - CADASTRAMENTO E MANUTENO


Neste mdulo o operador vai fornecer e consultar as informaes bsicas da referida Obra. Preencha os campos na tela para iniciar uma obra.

1. Moeda (de oramento) o nome de um parmetro de grandeza que voc poder usar para comparar o valor do oramento da obra. Por exemplo: CUB, Dlar, Ufir, etc. 2. Valor da Moeda o custo unitrio que a moeda de oramento escolhida representa, na moeda corrente do pas (R$ Real). 3. Encargos o ndice (%) a ser acrescido na mo-de-obra da referida Obra. Sugerimos que voc consulte a Tabela do seu Sinduscon local que mantm este dado atualizado. 4. BDI Material (%) o ndice percentual de Benefcios e Despesas Indiretas no valor do material utilizado na Obra. Ser usado para definir o preo final de venda da obra. 5. BDI Mo-de-Obra (%) o ndice percentual de Benefcios e Despesas Indiretas no valor da mo-de-obra utilizada na Obra. Ser usado para definir o preo final de venda da obra. 6. rea de Construo a rea da obra, em m2, calculada adotando critrios usuais. No resumo do oramento mostrar o custo por m2 de obra. 7. Etapas do Cronograma o tempo previsto para execuo da referida OBRA. Ex. 4, 6 ou 12 , ser o nmero de parcelas do cronograma. 8. Ttulo das Etapas do Cronograma define o perodo de tempo que ser visualizado e impresso no cronograma, por ex.: Semana, Ms, Quinzena, etc. Caso no seja preenchido, na montagem do cronograma grava o perodo como Parcela. >Veja os sub-itens do mdulo Obras (Oramento e Gerenciamento) a partir da pg. 8<

DATACAD BRASIL LTDA. Revenda Autorizada Franarin www.datacad.com.br

INSUMOS - ADIO E GERENCIAMENTO


Neste mdulo o operador ter acesso ao Banco de dados de todos os Insumos do Sistema, com total liberdade para ajust-los de acordo com suas necessidades. Ex.: Preo, Valor, etc.

1. Fornecedores a fonte de pesquisa do preo dos respectivos insumos, tendo mais duas fontes para o caso de tomada de preos. O custo do material ou da mo-de-obra ali apresentados se refere ao fornecedor preferido. Os outros dois so indicaes. 2. Atualiza Preos (dos insumos) para que se possa atualizar rapidamente um determinado grupo de materiais ou mo-de-obra, utilizando um ndice (%) escolhido. Isso no afetar as obras j oradas a menos que voc autorize a atualizao das composies e dos oramentos l nos respectivos mdulos de composio e oramento. Nota 1: na relao de materiais do Pleo podem existir materiais ou itens de mo-de-obra que no constam no Banco de dados das composies, porm eles estaro no banco de dados dos Insumos para que voc possa criar suas prprias composies e mant-las atualizadas de maneira automtica com uso do arquivo mensal de atualizao da Franarin. Nota 2: os insumos materiais e mo-de-obra so diferenciados na opo Tipo de Insumo. Assim, ao incluir um insumo informe sempre o seu Tipo, para que o programa possa identificar se uma "Pessoa" ou uma "Coisa". Nota 3: sugerimos que ao cadastrar os seus prprios (novos) insumos voc use a codificao abaixo do nmero 1001, pois a Franarin no usa estes nmeros para cadastrar novos materiais. Fazendo assim no haver conflito de cdigos entre os seus insumos e os que a Franarin venha a fornecer via arquivo mensal de preos atualizados. Caso necessite usar a codificao acima de (1000), use uma letra para caracteriz-lo como seu insumo. Nota 4: lembre-se de que ao cadastrar um novo insumo, voc deve se certificar que o fornecedor deste j exista no banco de dados de Fornecedores, para que voc possa amarr-lo ao seu respectivo fornecedor. Nota 5: todos os (novos) insumos que voc inserir no banco de dados, sero destacados com uma cor diferenciada dos da planilha original. 3. Composies com este Insumo uma janela que mostra em quais composies aquele insumo assinalado em destaque est participando.
DATACAD BRASIL LTDA. Revenda Autorizada Franarin www.datacad.com.br

Listagens

Este item permite que voc produza listagens para impresso ou exportao dos insumos armazenados no banco de dados, ordenando-os pelo modo que desejar, incluindo os itens escolhidos ou o conjunto completo.

COMPOSIES DE PREOS - ADIO E GERENCIAMENTO Neste mdulo o operador ter acesso ao banco de dados de todas as Composies do Sistema, com plena liberdade para ajust-los de acordo com suas necessidades. Poder criar novas, imprimir, etc.

1.Encargos (%) o ndice na composio de custo dos encargos sobre os salrios e custo da mo-de-obra, que voc vai usar como base em sua consulta aos servios apresentados. Obs.: o valor aqui inserido no altera o ndice escolhido para a Obra, e serve somente como varivel para estudo dos custos.
DATACAD BRASIL LTDA. Revenda Autorizada Franarin www.datacad.com.br

2. Atualiza Composies um comando utilizado para que o banco de dados das composies assuma os valores dos insumos modificados manualmente no Banco de Insumos. Os novos oramentos utilizaro os servios j reajustados. Para os oramentos antigos, por medida de segurana, a atualizao nunca automtica. Voc dever atualiz-los l no mdulo de oramentos, de acordo com a respectiva Obra. Nota 1: os grupos-chaves do banco de dados das Composies so marcados com o item Ttulo Grupo. Isto mostra a ordem e a Discriminao Oramentria dos dados. Nota 2: ao incluir composies novas, certifique-se de estar incluindo dentro do grupochave correspondente, pois existem intervalos entre os cdigos usados nos servios para atender a esta finalidade. Nota 3: o grfico serve apenas para destacar o Peso (%) e o Valor ($) do material e da mo-de-obra na composio selecionada. Nota 4: voc poder pesquisar as composies do banco de dados por ordem de cdigo ou alfabtica. 3. Componentes uma janela adicional que permite a voc visualizar os insumos e os quantitativos utilizados naquele item de composio. Na janela permitido ajustar os ndices conforme o critrio tcnico que voc quiser utilizar.

Ateno: ao modificar uma composio no arquivo de composies, voc estar alterando o banco de dados principal, por isso deve tomar cuidado para no perder o parmetro. Nota 2: utilize o boto Incluir Insumo para inserir um novo insumo na composio. Nota 3: utilize o boto Copia Composio para copiar uma composio existente, para uma nova composio. Ateno: Quando fizer a cpia de uma composio para uma outra j existente, o programa acrescenta os componentes no existentes e soma os que j existem na composio de destino, portanto voc deve examinar com cuidado o resultado, antes de confirmar. Nota 4:Utilize o boto Coeficiente para editar a quantidade do insumo na composio. 4. Marca p/ Impresso uma chave onde voc vai selecionar as composies que deseja imprimir e analisar em separado. 5. Desmarca neste boto se pode desmarcar todas as composies selecionadas para impresso.

DATACAD BRASIL LTDA. Revenda Autorizada Franarin www.datacad.com.br

Listagem

Este item permite que voc produza listagens para impresso ou exportao das composies armazenadas no banco de dados, ordenando-as de diversos modos, incluindo os itens escolhidos ou o conjunto completo.

FORNECEDORES - GERENCIAMENTO
Neste mdulo o operador ter acesso ao banco de dados dos Fornecedores dos Insumos do Sistema, com total liberdade para edit-los de acordo com suas necessidades. Ex.: Cadastrar novos, Pesquisar, etc.

Listagem

DATACAD BRASIL LTDA. Revenda Autorizada Franarin www.datacad.com.br

Este item permite que voc produza listagens para impresso ou exportao dos fornecedores de insumos armazenados no banco de dados, ordenando-os por cdigo ou em ordem alfabtica, incluindo ou no os insumos que fornecem.

CADERNO TCNICO Neste mdulo o operador tem acesso a um banco de dados com orientao completa de como se d a elaborao de um oramento realmente consistente, incluindo os critrios adotados na medio dos servios, orientaes sobre escolha do BDI, encargos, e muitas tabelas tcnicas, como auxlio na sua montagem do oramento.

No menu de Dicas voc toma contato com diversas orientaes de como deve conduzir um oramento bem sucedido, mais teis ainda se voc no tem o encargo de fazer oramentos no seu dia-a-dia. Com algumas orientaes simples, so levantados itens que voc deve prestar ateno enquanto prepara as informaes do oramento, como um estudo dos Percentuais correntemente aceitos para composio de um oramento equilibrado, a Discriminao dos itens constantes na NBR 12721 que serve para distribuir corretamente seu oramento, e especialmente uma preciosa listagem de itens, em forma de Check-List, que ajuda voc a observar com olhos treinados as variveis que iro influenciar nos custos do empreendimento, com as coisas que voc no deve deixar de prestar ateno, de medir, ou de se informar, antes de sentar para compor seu oramento. O item Critrios especifica todas as regras usuais para medio de servios e serve para definir, em cada um dos grupos de servios, os critrios adotados nos levantamentos usualmente aceitos. A adoo destes critrios permite que se tenha homogeneidade entre oramentos de diversos empreendimentos.

DATACAD BRASIL LTDA. Revenda Autorizada Franarin www.datacad.com.br

A sub-seco BDI descreve, de maneira equilibrada, os componentes de custo direto, indireto e outras despesas includas, para a realizao de qualquer empreendimento. Usa-se inclusive uma frmula para calcular as margens de benefcios e despesas indiretas nos empreendimentos, e exemplo-prtico, que permitem cobrir com segurana os custos alcanados, garantindo retorno ao trabalho do profissional ou empresa. Os itens Encargos, Tabelas e CUB contm listagem e tabelas de itens que so levados em conta quando se considera a composio dos itens de custos. So elementos teis para que voc tenha um embasamento slido sobre os custos.

OBRAS MENU DE MANUTENO E ACESSO AO ORAMENTO DAS OBRAS

Para incluir uma nova obra, clique em Inclui, para alterar informaes de uma obra existente, entre em Editar, e para remover uma obra da sua listagem escolha Excluir. Listagem Obras Aqui voce poder organizar a listagem das obras cadastradas no Pleo, ordenadas como desejar. Oramento

Aqui voc monta a composio do oramento da obra. Nela voc poder incluir itens de composio que j existem no banco de dados do Pleo, como tambm as Verbas provenientes de servios sub-contratados, por exemplo, ou mesmo um Insumo isolado.

DATACAD BRASIL LTDA. Revenda Autorizada Franarin www.datacad.com.br

Gerenciamento (Notas Fiscais, Recibos, Custos contabilizados)

Com este menu voc faz o gerenciamento dos documentos de custo registrados que permite obter o controle sobre os custos efetivos do empreendimento. Cpia do Oramento Serve para um reaproveitamento de um determinado oramento ou grupo de uma obra existente, para outra obra que seja semelhante na oramentao. Pois isso ir agilizar o trabalho de digitao e oramentao.

ORAMENTO - BARRAS DE ICONES - SUPERIOR E INFERIOR DA TELA

Na parte superior esto os menus que voc vai usar preferencialmente para Criao do oramento enquanto na parte inferior esto menus que servem para Alterao/Edio e para as aes de manuteno.

DATACAD BRASIL LTDA. Revenda Autorizada Franarin www.datacad.com.br

Quando abrir um novo oramento, a primeira operao que voc deve fazer criar os Grupos para a sua obra, que podem ser importados de outra obra, e modificados livremente.

GRUPO serve para incluir um novo item ou sub-item que ser chave em seu oramento.

COMPOSIO - TRAZENDO UM ITEM DO BANCO DE DADOS

1. Cdigo digite o cdigo do servio desejado, ou d um duplo-clique sobre seu nome na listagem da janela inferior, para inclu-lo no oramento.

DATACAD BRASIL LTDA. Revenda Autorizada Franarin www.datacad.com.br

2. Descrio da Composio neste local aparece a descrio do ttulo do item, grupo ou subgrupo do oramento. Voc pode alterar esta descrio se quiser, ou aceitar a descrio armazenada no banco de dados. 3. Quantidade informe a medio do servio para que o sistema possa efetuar o clculo e apresentar os resultados. 4. Pesquisa digite as iniciais do nome do servio desejado, quando for Alfabtica, ou cdigo ou grupo, para Cdigo, para que a procura seja feita automaticamente pelo sistema e apresentada na listagem inferior e assim o servio ou insumo ser includo no oramento. Incluir ou Sair clique em Incluir para confirmar, ou Sair para descartar a operao. Valor Material aqui voc pode digitar um outro valor (unitrio), para o sistema desconsiderar o valor do material constante na composio do banco de dados. Obs.: Ser considerado apenas para esta obra, ou seja; no afetar o banco de dados. Valor Mo-de-obra nos mesmo termos do item anterior. Valor do Servio informe neste campo o valor unitrio da mo-de-obra contratada para o respectivo servio, sendo assim o sistema ir desconsiderar a mo-de-obra da composio original do banco de dados. Obs.: 1. Ser considerado apenas para esta obra ou seja; no afetar o banco de dados. 2. O sistema considera servios empreitados, no levando em conta encargos sociais. VERBA opo para incluir servios no oramento sem criar uma composio especfica para este fim. Prpria para obra sub-contratada ou sob preo, por exemplo.

INSUMO para incluir insumos em um determinado oramento, sem ser necessrio criar composies de custo.

DATACAD BRASIL LTDA. Revenda Autorizada Franarin www.datacad.com.br

LISTAGENS Serve para o operador visualizar ou imprimir, via tela e impressora, as planilhas descritivas do oramento.

Listagem Discriminada

DATACAD BRASIL LTDA. Revenda Autorizada Franarin www.datacad.com.br

CURVA ABC opo para visualizar ou imprimir os relatrios dos insumos que representam maior valor (peso), ordenados por diversas formas opcionais, incluindo as respectivas quantidades e valores unitrios.

CRONOGRAMA DA OBRA neste menu o oramentista pode criar um Cronograma Fsico/Financeiro de uma obra, com base na planilha de oramento. Deve informar ao sistema o nmero das parcelas do cronograma juntamente com os percentuais desejados para cada uma das parcelas dentro de cada item de seu oramento j elaborado com esta finalidade. Nota 1: O operador poder editar o ttulo das colunas que representam as parcelas no cronograma, pois um modelo padro que poder ser modificado atendendo as necessidades do usurio. (Veja a caixa de textos no mdulo de cadastro da obra). Nota 2: Na tela esto a disposio do operador os botes de comando, para que se possa escolher o modelo de cronograma a ser apresentado visando sempre os Custos e os Preos seja do material ou da mo-de-obra, Fsico/Financeiro ou somente o Fsico ou Financeiro, em formato padro ou com a opo de export-lo para a planilha Excel em formato de texto, criando um arquivo em Meus Documentos com o nome da obra e o tipo de cronograma exportado. TEXTO opo que serve para armazenar comentrios ou observaes referentes ou oramento ou a obra como um todo. Pode ser impresso, se voc desejar.

DATACAD BRASIL LTDA. Revenda Autorizada Franarin www.datacad.com.br

GERENCIAMENTO DA OBRA PELAS NOTAS FISCAIS E RECIBOS


Voc pode efetuar os lanamentos das Notas Fiscais e/ou Recibos da obra (ou servio) usando recursos bem interessantes, que permitem controlar a evoluo dos custos e sua distribuio nas etapas de execuo da obra.

Faa inicialmente a incluso da Nota Fiscal, e a seguir a distribuio dos itens (caso haja diversos includos) em cada grupo, composio ou insumo no qual tenha influncia. Posteriormente voc ter relatrios segmentados conforme sua rea de interesse. Notas Fiscais (e Recibos) com Vencimentos prprios sero monitorados neste menu. Pela opo Totais voc obter um comparativo do total Previsto/Realizado em funo das notas e recibos includas. Tambm poder obter o relatrio das Notas Fiscais includas.

DICAS 1 - Preste ateno legenda indicada em cada boto, e siga a orientao dada para que voc possa utilizar todos os recursos do sistema. 2 - Fique atento aos cones, que esto nas telas com o objetivo de orientar ao prximo passo. 3 - Quando fizer a incluso de vencimentos das Notas Fiscais, saiba que possvel lanar mais de uma Data de Vencimento referente a mesma Nota Fiscal e/ou Recibo. 4 - Quando solicitar um relatrio, este poder ser exibido na tela antes de ser impresso via impressora. 5 - Nunca esquea de que no Relatrio de Custos no se considera o BDI (Benefcios e Despesas Indiretas). 6 - Voc faz um nico lanamento da Nota Fiscal, depois dever transportar seus valores para o mdulo desejado. 7 - Lembre-se que o seu Fornecedor de materiais ou servios dever estar cadastrado no bando de fornecedores do sistema. (todos os demais itens que no foram aqui cobertos esto detalhados junto com o software.)
Copyright 2006 Eng. Civil Miguel J. Palaoro - Direitos Autorais Reservados.

DATACAD BRASIL LTDA. Revenda Autorizada Franarin www.datacad.com.br

Vous aimerez peut-être aussi