Vous êtes sur la page 1sur 34

Reutilizao da gua da Chuva

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense Professor Airton Bodstein de Barros Niteri, 29 de Junho de 2012

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense

Projeto de Reutilizao da gua da Chuva para Fins No Potveis no Instituto de Qumica da Universidade Federal Fluminense
Equipe:
Allan Phelipe de Souza Cruz Ana Carolina Preciso de Morais Ana Carolina Prudencio Costa Ana Clara Reis da Silva Andr Lus de Souza Adami Santos Arlindo Leoni Hartz Bruno Rocha Silva Setta Camila Novo de Rocha Amaral Felipe Augusto Neves e Souza Gabriela da Cruz Mello Julia Rodrigues Barreto Karla Saboya da Matta Lvia Bretas Bittencourt Luiza Coelho Lopes e Silva Marcella de Andrade Zeitune Mariana Teixeira Mendes Natlia Aguiar Brittes Tinoco Paola Gaspar Coutinho Rayssa Hitomi Magalhes Katayama Rayza Mitraud Pimenta Rebecca Voss Damasceno Regina Pereira de Oliveira Rennan Carrio Payer Rodrigo Alves dos Santos Pereira Vanessa Sampaio Zanon Eric Bastos.

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense

Sumrio
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. Contextualizao............................................................................ pg. 04 Introduo...................................................................................... pg. 05 Justicativa.................................................................................... pg. 07 Objetivo do projeto........................................................................ pg. 07 Objetivo superior............................................................................ pg. 08 Anlise de problemas..................................................................... pg. 08 Metodologia.................................................................................... pg. 13 Anlise tcnica............................................................................... pg. 20 Anlise de viabilidade nanceira.................................................... pg. 22 Parcerias......................................................................................... pg. 26 Resultados esperados.................................................................... pg. 28 Cronograma de atividades............................................................. pg. 29 Bibliograa...................................................................................... pg. 29

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense

Contextualizao
A gua um componente indispensvel a vida e representa o constituinte inorgnico mais abundante da matria viva e da superfcie do planeta em si. Cerca de 2/3 da superfcie do planeta Terra so dominados pelos oceanos. O volume total de gua na Terra estimado em torno de 1,35 milhes de quilmetros cbicos, sendo que 97,5% deste volume so de gua salgada, encontrada em mares e oceanos e 2,5% so de gua doce, porm localizada em regies de difcil acesso, como aqferos (guas subterrneas) e geleiras. Portanto, apenas 0,007% da gua doce encontra-se em locais de fcil acesso para o consumo humano, como lagos, rios e na atmosfera (UNIGUA, 2006). Embora a Hidrosfera recubra 7/10 do Globo terrestre, sabe-se que menos de 1% dessa gua encontra-se disponvel para o consumo. No Brasil, a descarga mdia de longo perodo nos rios (182.633 m3/s), dividida pela populao de 170 milhes de habitantes (IBGE, 2000), resulta em um potencial da ordem de 34.000 m3 por habitante por ano, o que coloca o pas na classe dos pases ricos de gua doce das Naes Unidas. Entretanto, nossas cidades enfrentam crises de abastecimento, das quais no escapam nem mesmo as localizadas na Regio Norte, onde esto perto de 80% das descargas de gua dos rios do Brasil. Esse um dos motivos pelos quais em 1972, a preocupao com o meio ambiente obteve um maior enfoque, quando em Estocolmo foi organizada a primeira Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente. Foi a partir dela que a humanidade passou a reconhecer a magnitude de seus atos sobre a natureza e suas relaes, e assim compreender melhor o processo de conservao. Por ser um recurso natural e essencial para todas as formas de vida, a gua doce passou a adquirir um maior grau de importncia atravs do reconhecimento de todos seus benefcios, os quais no so usufrudos por todos, visto que sua distribuio no uniforme.

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense

Existe uma correlao clara entre o acesso gua potvel e o PIB per capita de uma regio. No entanto, alguns pesquisadores estimaram que em 2025 mais de metade da populao mundial sofrer com a falta de gua potvel.

Introduo
Um programa de conservao da gua constitui-se de medidas e incentivos. Medidas, por sua vez, so as tecnologias e mudanas de comportamento, chamados de prticas, que resultam no uso mais eficiente da gua. Incentivos de conservao da gua so a educao pblica, as campanhas, a estrutura tarifria e os regulamentos motivam o consumidor a adotar medidas especficas (Amy Vickers,2001). O aumento da eficincia do uso da gua ir libertar os suprimentos de gua para outros usos, tais como crescimento da populao, estabelecimento de novas indstrias e a melhora do meio ambiente. A conservao da gua est sendo feita na Amrica do Norte, Europa e Japo. As principais medidas so o uso de bacias sanitrias de baixo consumo, isto , 6L por descarga; torneiras e chuveiros mais eficientes quanto a economia da gua; diminuio das perdas de gua nos sistemas pblicos de maneira que o tolervel seja menor que 10%; reciclagem; reuso da gua e informaes pblicas. Porm existem outras tecnologias no convencionais tais como o reaproveitamento de guas de usos residenciais (grey water), muito comum na Califrnia, e a captao de gua de chuva. No Brasil h um projeto de norma da ABNT10844, dezembro 1989, para o aproveitamento da gua da chuva, que fixa exigncias e critrios necessrios aos projetos das instalaes de drenagem de guas pluviais,visando a garantir nveis aceitveis de funcionalidade, segurana, higiene, conforto, durabilidade e economia.

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense

Em regies como o Nordeste brasileiro, onde difcil conseguir gua, seja para o uso domstico ou para o consumo humano, a populao se v obrigada a usar e consumir gua de qualidade duvidosa, o que vem associado a uma srie de doenas, tendo muitas vezes que andar quilmetros para conseguir gua. Uma alternativa que resolve esse conflito a captao de gua de chuva, algo relativamente fcil de se fazer e que com um tratamento adequado pode ser utilizada inclusive para o consumo humano. Em algumas metrpoles brasileiras, como So Paulo e Rio de Janeiro, a coleta da gua da chuva tornou-se obrigatria para alguns empreendimentos, visando a reduo das enchentes. Existem tambm empresas especializadas como a 3P Technik com filial no Brasil que fabrica e fornece solues para o aproveitamento da gua da chuva. importante salientar, tambm, que o uso de guas pluviais para a gua no potvel evita que seja desperdiada uma gua pura e tratada na limpeza de jardins, gramados, descargas de banheiros e outras aplicaes dentro da universidade, que no necessitam de guas potveis. Pesquisas feitas no Japo mostraram que com a reutilizao da gua da chuva, conseguiu-se reduzir o consumo de 30% da gua potvel. O uso de fontes alternativas de suprimento para o abastecimento dos pontos de consumo de gua no potvel uma importante prtica na busca da sustentabilidade hdrica. Dentre as fontes alternativas pode-se citar o aproveitamento da gua da chuva, o reso de guas servidas e a dessalinizao da gua do mar. Destaca-se o aproveitamento da gua da chuva como fonte alternativa de suprimento pela sua simplicidade. O aproveitamento da gua da chuva como fonte alternativa para fins no potveis vem sendo amplamente utilizado tanto em pases desenvolvidos como nos sub-desenvolvidos, tanto como fonte principal quanto como fonte suplementar de gua, tornando-se uma contribuio descentralizada importante.

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense

Justicativa
A busca de fontes alternativas de recursos hdricos uma estratgia de gesto ambiental indispensvel para evitar uma possvel escassez, visto que a demanda vem aumentando progressivamente. Uma forma de conservar a gua aproveitar a gua da chuva para consumo no potvel em edificaes e , portanto, o assunto que ser abordado neste trabalho. A viabilidade do uso de gua de chuva em edificaes caracterizada pela diminuio da demanda de gua fornecida pelas companhias de saneamento, tendo como consequncia a diminuio de custos com gua potvel. A reutilizao de gua pluvial traz tambm como vantagem a retirada desse volume de gua do sistema de drenagem urbana, o que em larga escala permitiria a diminuio da ocorrncia de enchentes em caso de chuvas fortes. O projeto tambm permite que a Universidade seja vista como um rgo que se preocupa com o meio ambiente e possibilita que alunos, professores, servidores e a comunidade em geral tenham contato maior com atividades de preservao, gerando uma maior disseminao da conscincia ambiental.

Objetivo do projeto
O presente projeto tem como objetivo geral a reutilizao de gua da chuva pela Universidade Federal Fluminense, permitindo uma diminuio do consumo de gua tratada (que disponibilizada pela rede de abastecimento local) para fins no potveis (como descargas, pias, limpeza, etc), acarretando tambm uma reduo nos custos.

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense

Objetivo superior
Com a execuo do projeto ser possvel aumentar a conscientizao da populao atravs da criao de cartazes sobre a importncia da reutilizao da gua da chuva bem como panfletos com a mesma mensagem, de forma a difundir as vantagens desta prtica. Promover palestras com a finalidade de alertar ao pblico usurio do prdio da qumica (alunos, professores e funcionrios) sobre as vantagens do reaproveitamento da gua da chuva para fins no potveis, como a diminuio do consumo e desperdcio da gua, este bem natural que em breve se tornar escasso para todos ns. Essa prtica permite ainda que a Universidade se torne uma referncia local de conscientizao ambiental, gerando visibilidade positiva para sua imagem, que pode incentivar a comunidade local e tambm demais universidades, difundindo a atitude.

Anlise de problemas
Estiagem ou perodos sem chuva. Soluo- Criao de um sistema interligado que une a tubulao da cisterna, onde a gua da chuva armazenada, com a da caixa dgua. Assim, em perodos de estiagem, ou quando a gua da chuva acabar na cisterna, automaticamente a gua a ser utilizada a gua proveniente da caixa dgua. A funo do sistema de captao de gua de chuva seria, dentre outras, complementar o sistema convencional. Destino de resduos ltrados da gua da chuva.

Soluo- Os resduos obtidos a partir da filtrao da gua da chuva proveniente do telhado, como galhos, folhas secas e outros resduos orgnicos podem ser destinados para a produo de hmus, atravs da

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense


compostagem em locais apropriados dentro do campus do Valonguinho. O objetivo da compostagem transformar o material orgnico em hmus, concentrando, de forma equilibrada, nutriente para as plantas, alm de dar estrutura e vida ao solo. A aplicao de composto orgnico no solo possibilita a criao de microrganismos que iro fornecer nutrientes que as plantas necessitam.

Contaminao da gua da chuva por microrganismos (fungos, bactrias, etc.). Soluo- O controle da potencial presena de agentes patognicos na gua, a exemplo de protozorios, deve ser efetuado antes da sua utilizao. Os mtodos mais comuns so: a filtrao, o tratamento qumico e a fervura da gua. O tratamento da gua mais comumente utilizado em sistemas de captao e armazenamento de gua de chuva e que ser adotado nesse projeto a clorao, por ser um mtodo simples e barato. Este proporciona a desinfeco da gua e o controle de surtos de doenas de veiculao hdrica. Para evitar a contaminao que vem do telhado aconselhado evitar a entrada das primeiras guas escoadas do telhado na caixa, desviando os tubos de conduo para fora do orifcio de entrada do reservatrio. Em alguns sistemas utilizado dispositivo desviador das primeiras guas de chuva. Monitoramento da qualidade da gua como composio (xido de enxofre e nitrognio) e pH.

Soluo- Sabendo-se que a despeito da acidez natural das chuvas, este fator no chega a ser significativo para o consumo no potvel, de resto, todos os componentes, os quais incluem os sistemas de filtragem, bombas, rea de captao e pavimentao, devem ser monitorados e bem conservados. Inclusive a qualidade da gua armazenada que deve

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense


ser monitorada em vrios pontos: i) antes de atingir o solo; ii) aps escorrer pelo telhado; iii) dentro do reservatrio; iv) no ponto de uso.

Ausncia de dados de precipitao o que inviabilizaria o clculo das estruturas.

Soluo- O problema da ausncia de dados estatsticos de precipitao, bem como de estaes de monitoramento do ndice pluviomtrico podem ser resolvidos com a utilizao de dados da mesma latitude na cidade mais prxima, ou seja, Rio de Janeiro. A partir desses dados pode-se dar continuidade ao clculo do dimensionamento do sistema de captao de gua, o qual formado basicamente por: um tanque de armazenamento (Ta), um sistema de filtragem (Sf) e rea de captao (Ac) que usualmente o telhado das construes (desde que possua rea suficiente para coletar gua em quantidade e qualidade necessrias finalidade que se props), materiais disponveis para a sua construo, calhas e tubulaes responsveis por conectar estes componentes e regulamentos e cdigos de construo estabelecidos por legislao especfica, a NBR 10884/89. Brito & Porto (1997) apresentam o dimensionamento do sistema de captao no qual o volume total de gua necessrio (Vt) em m3, funo do nmero de pessoas e/ou animais (N), do consumo por pessoa e/ou animal (S) em litros e do perodo de uso da gua armazenada, isto , o perodo (U) em dias estimado para o recomeo das chuvas. A rea de captao (Ac) corresponde ao tamanho do telhado e o volume captado funo do escoamento e da precipitao mdia anual, sendo esta importante para o clculo das estruturas do projeto.

10

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense

Espao escasso para implantao de reservatrio seja ele subterrneo ou apoiado. Soluo- Segundo May (2004), os sistemas de coleta e aproveitamento de gua de chuva em edificaes so formados por quatro componentes bsicos: reas de coleta; condutores; armazenamento e tratamento. Em reas para captao de gua de chuva, comumente utiliza-se materiais como: telhas galvanizadas pintadas ou esmaltadas com tintas no txicas, superfcies de concreto, cermicas, policarbonato e fibra de vidro. As calhas tambm devem ser fabricadas com materiais inertes, como PVC ou outros tipos de plsticos, evitando assim, que partculas txicas provenientes destes dispositivos venham a ser levadas para os tanques de armazenagem (MACOMBER, 2001). A escassez referente ao espao para a construo do reservatrio pode ser resolvido com o estudo e anlise do entorno do prdio, para analisar onde h espao suficiente para a construo da cisterna, sendo necessrio tambm analisar um espao adequado dentro do prdio para a construo do reservatrio superior (podendo ser construdo na laje do prdio). Deve-se procurar, tambm, um local afastado de rvores ou arbustos cujas razes possam provocar rachaduras e consequente vazamento na parede do reservatrio.

11

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense

Tubulao interna do prdio j existente.

Soluo- As tubulaes e calhas so utilizadas para transportar a chuva coletada, podendo ser encontradas em diversos materiais, porm os mais utilizados so em PVC e metlicos (alumnio e ao galvanizado).Toda a tubulao que fizer parte desse sistema deve estar destacada com cor diferente e avisos de que essa conduz gua de chuva evitando, assim, conexes cruzadas com a rede de gua potvel. Assim, torna-se necessrio verificar se possvel utilizar a coluna para a construo dessas tubulaes que transportaro as guas pluviais ou se a substituio necessria.

Quais so os fatores necessrios para avaliar o custo da implantao do sistema de captao de gua.

Soluo- O custo de implantao (Ci), em uma primeira e mais superficial anlise proporcional: ao volume de reservao (Vr); quantidade ou comprimento total das calhas (Ca), condutores (Co), e tubulao (Ct); quantidade de dispositivos (singularidades) usados para filtrar e limpar a gua captada (ralos, filtros entre outros) (Cs); ao incremento de dispositivos que impeam a contaminao da gua tratada pela gua de chuva; rea de captao (A), oferta de chuva ndice pluviomtrico (i); demanda de gua (Da); instalao de dispositivos de recalque bombas de recalque (Bo) entre outros. importante observar que cada item descrito acima contribui em maior ou menor grau para aumentar ou diminuir o custo de implantao do sistema de captao de gua de chuva.

12

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense

Metodologia
Os sistemas de aproveitamento de gua da chuva usualmente possuem os seguintes componentes:

rea de captao: Geralmente so os telhados. Podem ser telhas cermicas, de fibrocimento, de zinco, de ferro galvanizado, de concreto armado, de plsticos, entre outros. Calhas e condutores: So necessrias calhas e coletores de guas pluviais que podem ser de PVC ou metlicos. Para dimensionamento das calhas a NBR 10844/89 adota a frmula de Manning. By pass: A primeira chuva, que contm muita sujeira dos telhados pode ser removida manualmente com uso de tubulaes, as quais podem ser desviadas de reservatrios ou automaticamente atravs de dispositivos de autolimpeza em que o homem no precisa fazer nenhuma operao. Peneira: Para remover o material em suspenso, usam-se peneiras com telas de 0,2mm a 1,0mm (p. 91 The Rainwater Technology Handbook, 2001, Alemanha). Reservatrio: Podem estar apoiado, enterrado ou elevado. Podem ser de concreto armado, alvenaria de tijolos comuns, alvenaria de bloco armados, plsticos, polister, etc. Foi escolhido para o dimensionamento o mtodo de Rippl, ou diagrama de massas. Extravasor: Dever ser instalado no reservatrio um extravasor. O extravasor dever possuir dispositivos para evitar a entrada de pequenos animais. Devendo cada parte ser dimensionada individualmente, segundo as caractersticas de precipitao da regio onde o sistema deseja ser implantado.

13

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense

I.

Dimensionamento das calhas e condutores As calhas e condutores verticais devero obedecer ao solicitado nas

normas brasileiras de instalaes de esgoto pluvial (NBR 10844/89). Dependendo da regio onde ser alocado o projeto devemos adotar os seguintes perodos de retorno: T=1 ano para regies pavimentadas onde empoamento possa ser tolerado; T=5 anos para coberturas eou terraos; T=25 anos para coberturas e reas onde o empoamento ou extravasamento no possa ser tolerado. II. Vazo da calha

Para o clculo da vazo a NBR 1084489 sugere o uso da seguinte frmula:

Onde: Q I A = = = Vazo de projeto (L/min) Intensidade pluviomtrica (mm/h) rea de contribuio (m)

Frmula de Manning Para dimensionamento das calhas a NBR 10844/89 adota a frmula de Manning:

14

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense

Onde: Q A P = = = = n S = = Vazo de projeto (L/min) rea da seo molhada (m) Permetro molhado (m) AP = Raio Hidrulico (m) Coeficiente de rugosidade de Manning (Tabelado) Declividade (m/m)

Os condutores horizontais so calculados para lmina de gua mxima de 2 3 do dimetro, ou seja, 0,66D. A Tabela a seguir fornece as vazes em litros por minuto, de acordo com os dimetros dos condutores horizontais de seo circular e da declividade.

Tabela 1 - Capacidade de condutores horizontais de seo circular (vazes em L/min.) Fonte: ABNT 10.844/89

15

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense

III. Declividade das calhas As calhas, condutores e superfcies horizontais devero ter declividades mnimas de 0,5%. Quando uma calha muito comprida h o perigo do entupimento, assim, muitas vezes necessrio dividir a calha em diferentes condutores verticais. Segundo NBR 1084489 as calhas de beiral ou platibanda, quando a sada estiver a menos de 4m de uma mudana de direo, a vazo de projeto deve ser multiplicada pelos coeficientes da tabela a seguir.

Tipo de curva Canto reto Canto arredondado

Curva a menos Curva entre 2 e de 2 m da sada 1,2 1,1 4 m da sada 1,1 1,05

IV. Condutores de guas pluviais Os condutores verticais, segundo NBR 10844/89, devem possuir dimetro mnimo da seo circular de 70mm. Tambm como recomendao da norma a drenagem devem ser feita por mais de uma sada, exceto nos casos em que no houver risco de obstruo. O dimensionamento dos condutores verticais deve ser feito a partir dos seguintes dados: Q H L = = = Vazo de projeto, em L/min Altura da lmina de gua na calha, em mm Comprimento do condutor vertical, em m.
16

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense

Utilizando os bacos previstos na norma, mostrados a seguir. Procedimento: levantar uma vertical por Q at interceptar as curvas de H e L correspondentes. No caso de no haver curvas dos valores de H e L, interpolar entre as curvas existentes. Transportar a interseo mais alta at o eixo D. Adotar o dimetro nominal cujo dimetro interno seja superior ou igual ao valor encontrado.

17

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense

V. Coeciente de Runoff Para efeito de clculo, o volume de gua de chuva que pode ser aproveitado no o mesmo que o precipitado. Para isto, utilizado o coeficiente de escoamento superficial, ou coeficiente de runoff, que o quociente entre a gua que escoa pela superfcie e o precipitado. So consideradas aqui perdas por evaporao, limpeza do telhado, na autolimpeza, entre outras. O coeficiente usualmente adotado de 0,8 para reas urbanas. VI. Reservatrios Os reservatrios podem ser basicamente de concreto armado, plsticos, ao, fibrocimento ou alvenaria de bloco armada. Devem ser considerados no projeto dos reservatrios: extravasor, dispositivo de esgotamento, cobertura, inspeo, ventilao e segurana. Deve ser minimizado o turbilhonamento, dificultando a ressuspenso de slidos e o arraste de materiais flutuantes. A retirada de gua do reservatrio deve ser feita prxima superfcie. Recomenda-se que a retirada seja feita a 15 cm da superfcie. O volume de gua a ser aproveitado dado pela seguinte frmula:

Onde: V P A C = = = = o volume anual, mensal ou dirio de gua de chuva a precipitao mdia anual, mensal ou diria; a rea de coleta; o coeficiente de escoamento superficial da cobertura; aproveitvel;

18

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense

VII. Dimensionamento do reservatrio

Foi escolhido para o dimensionamento o mtodo de Rippl, ou diagrama de massas, por ser um dos mtodos mais prticos e simplificados, ainda assim garantindo bons resultados. A eficincia e a confiabilidade dos sistemas de aproveitamento de gua de chuva esto ligados diretamente ao dimensionamento do reservatrio de armazenamento reservatrio necessitando de um ponto timo na combinao do volume de reserva e da demanda a ser atendida, que resulte na maior eficincia, com o menor gasto possvel. (PROSAB, 2006). Neste mtodo, o volume de gua que escoa pela superfcie de captao subtrado da demanda de gua pluvial em um mesmo intervalo de tempo. A mxima diferena acumulada positiva o volume do reservatrio para 100% de confiana. (SCHILLER;LATHAN, 1982). um mtodo de clculo de volume de armazenamento necessrio para garantir uma vazo regularizada constante durante necessrio o perodo mais crtico de estiagem observado. A Tabela abaixo mostra o roteiro para clculo do volume do reservatrio. Sendo que o volume a ser utilizado o maior valor para a diferena acumulada.
CES x Precipitao rea de Meses mdia mensal (P) mm Jan Fev ... Total coleta (A) m Ecincia do sistema Volume Demanda mensal m Volume aproveitvel demanda m

Diferena acumulada m

de captao aproveitvel (Cx) m

19

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense

Anlise tcnica
Para a realizao do Projeto de Reutilizao da gua da Chuva para Fins No Potveis no Instituto de Qumica da UFF, fez-se um estudo de viabilidade tcnica. Esta consiste em avaliar a infra-estrutura da organizao e compreender se h suporte tcnico necessrio para as ambies. Ser avaliada a viabilidade tcnica atravs da anlise de execuo e identificao da soluo tcnica, assim como sua implementao.

PARMETROS Certeza de soluo com evidncias de Conhecimento: sucesso; Sabemos como Evidncias da soluo (soluo existente, identicar e desenhar porm com baixa maturidade); a soluo (ou rota) Indcios de soluo (soluo inovadora, tcnica do projeto? sem conhecimento internacional). Diculdade: Sabemos Grande diculdade (fsica ou conceitual) de quais so as implementao; mudanas necessrias Pequena diculdade; na execuo do projeto, e seu grau de Sem diculdade. diculdade?

CRITRIO

PESO 1 0,66 0,33 0,33 0,66 1

Por meio de algumas dessas informaes bsicas fundamentais, didaticamente podemos traduzir em nmeros o potencial do projeto. De acordo com os estudos realizados para elaborao e proposio desse projeto, tornase plausvel afirmar peso 1 para conhecimento devido a certeza de soluo com evidncias de sucesso e, peso 0,66-1 para dificuldade j que observa-se pequena ou ausente. Para anlise dos dados pluviomtricos, se fez necessrio o levantamento da srie histrica de chuvas da regio desejada. Como exemplo de clculo, pode-se pegar como referncia um ano com uma precipitao pluviomtrica de 500mm, que pode ser considerado como crtico para as condies comuns de precipitao e de difcil ocorrncia.

20

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense


A anlise desse dado pessimista por si s j demonstra potencial

positivo da implantao. Existem vrios aspectos positivos no uso de sistemas de aproveitamento de gua pluvial, pois estes possibilitam reduzir o consumo de gua potvel diminuindo os custos de gua fornecida pelas companhias de abastecimento; minimizar riscos de enchentes e preservar o meio ambiente reduzindo a escassez de recursos hdricos (MAY, 2004). Finalmente, importante ressaltar que a experincia de anos de trabalho das ONGs apoiando a disseminao de projetos como esse tem demonstrado que o sucesso depende, com raras excees, diretamente da metodologia adotada no processo de implantao (WEIERBACHER, 2008). Nessas circunstncias, cabe ratificar que a metodologia aplicada no presente projeto consagrada alm de contar com forte mobilizao de ao participativa e valorizao do conhecimento local, uma reflexo e educao sobre a problemtica da gua com respectivas solues passveis e ainda um momento de abrir uma porta para um debate local sobre a questo da convivncia com adversidade de escassez de gua e conscientizao ambiental na comunidade. As tcnicas de aproveitamento de gua pluvial so solues sustentveis que contribuem para uso racional da gua, proporcionando a conservao dos recursos hdricos. Portanto, a implantao um sistema de captao de gua de chuva no ser abordada simplesmente como um processo de uma obra de engenharia civil, ser estimulada a viso de uma perspectiva sustentvel de uso desse recurso hdrico. Como em discusso, h a possibilidade de parceria com empresas a fim de suprir habilidades complementares, conhecimento tcnico, recursos financeiros bem como outras competncias atravs de parcerias na realizao de aes especficas que podem auxiliar na implementao e no resultado final do projeto.

21

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense


Ao final desse estudo de viabilidade tcnica da captao e

aproveitamento de gua da chuva, levando-se em considerao a precipitao da regio e o fato da metodologia a ser aplicada e a equipe envolvida na execuo desse projeto estarem pr-concebidas e consagradas para realizar a captao e o aproveitamento, constatou-se que h viabilidade tcnica na instalao do sistema estudado.

Anlise de viabilidade nanceira


Realizou-se uma anlise de viabilidade econmica dos sistemas de aproveitamento de gua de chuva dimensionados. Esta anlise teve com objetivo determinar o perodo de retorno dos gastos com a implantao dos sistemas de aproveitamento de gua de chuva, ou seja, determinou-se o perodo de retorno do investimento. Para realizar a anlise de viabilidade econmica do sistema foram contabilizados os custos de implantao, incluindo material, e custos com despesas de operao e manuteno do sistema, incluindo custo de energia eltrica para o bombeamento da gua. Contabilizou-se tambm o benefcio gerado pela economia de gua potvel na edificao.

Telhado Metlico

Calhas em PVC

22

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense

Reservatrio de Armazenamento Final

Filtro Autolimpante

Tela em Nylon

Medidor de Vazo Reservatrio de Eliminao de Primeira Chuva


23

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense

Vista Geral do Sistema

Para o clculo do valor da economia de gua proporcionada pelo sistema de gua de chuva, utilizaram-se dados encontrados na literatura referentes a residncia padro, com consumo acima de 30 m/ms, que de R $ 3,38 (trs reais e trinta e oito centavos) por m de gua. Alm disso, a taxa de esgoto em funo do volume de gua consumido de R$ 2,71/m. Portanto, o custo total por m de gua economizada de R$6,09 (seis reais e nove centavos). Onde: P: Valor presente (R$), A: Custo mensal com operao e manuteno (R$), n: Vida til do projeto (anos), correspondente ao perodo de atendimento das estruturas fsicas projetadas, variando de 10 a 30 anos. i: Taxa de juros (% aa.).
24

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense


Os valores adotados para a anlise de viabilidade econmica so

provenientes da literatura e foram de n igual a 20 anos, taxa de juros anual (i) igual 10% aa. e um custo com manuteno (A) de R$100,00 por ano. A anlise de viabilidade econmica do sistema de aproveitamento de gua de chuva do prdio do Ncleo gua localizado na UFES foi realizada tendo como base os dados utilizados no dimensionamento de reservatrio utilizando a demanda medida de gua no potvel do prdio em questo. Para a realizao da anlise de custo foram utilizados dois volumes de reserva, sendo um de 3,0 m e outro de 1,5 m, obtidos pelo Modelo Comportamental PAE, com capacidade para atender a 100% e a 50% da demanda de 3,0 m/ ms, respectivamente. O sistema de captao de gua de chuva composto pelas calhas, condutores verticais e horizontais, filtro autolimpante, reservatrio de eliminao de primeira chuva em acrlico com capacidade para 120L e demais acessrios, teve um custo total de R$1.000,00. Acrescentando-se o custo do reservatrio a esse valor, passa-se a ter um valor de R$ 1.700,00 para o sistema de 3,0 m e de R$ 1.400,00 para o sistema de 1,5 m. A Tabela sintetiza os dados utilizados nas duas anlises econmicas, bem como mostra os resultados obtidos pelas mesmas. Os dados so referentes a sistemas pequenos de aproveitamento de gua e esto presentes na literatura. Verifica-se que o perodo de retorno do investimento do sistema de aproveitamento de gua de chuva para o prdio do Ncleo gua maior que 10 anos para os dois dimensionamentos. No caso de um reservatrio menor, como o de 1,5 m, o perodo de retorno de mais de 20 anos, isso se explica pelo fato de que com um volume menor de reserva, menor tambm ser a economia de gua potvel gerada pelo sistema. Alm disso, atualmente, ainda se paga muito pouco pelo metro cbico de gua.

25

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense

Parcerias
Para a realizao do Projeto de Reutilizao da gua da Chuva para Fins No Potveis no Instituto de Qumica da UFF, avaliou-se a possibilidade do apoio de algumas empresas a fim de suprir habilidades complementares, conhecimento tcnico, recursos financeiros bem como outras competncias atravs de parcerias na realizao de aes especficas que podem auxiliar na implementao e no resultado final do projeto. Dentre as possveis parcerias selecionadas e o respectivo apoio prestado relativo a cada segmento, esto: guas de Niteri Grupo guas do Brasil e ONG gua e Cidade: a empresa guas de Niteri Grupo guas do Brasil, responsvel pelos servios de distribuio de gua, coleta e tratamento de esgoto no municpio de Niteri e a ONG gua e Cidade, uma organizao no governamental, sem fins econmicos, com atuao nacional e internacional que visa conscientizar e mobilizar a sociedade para o uso racional da gua de abastecimento e a conservao dos rios urbanos, podem prestar o apoio referente s aes ambientais. Em parceria com a ONG gua e Cidade, a guas de Niteri desenvolveu o projeto gua na Escola com o objetivo de educar crianas do municpio de Niteri para o uso racional da gua. O projeto capacita professores e alunos das redes pblicas e privadas a se tornarem agentes multiplicadores da causa ambiental, incentivando ainda escolas e organizaes a assumirem o compromisso com o gerenciamento da gua. Com o apoio destas possveis parcerias, pode-se mobilizar as pessoas que utilizam as dependncias do Instituto de Qumica da UFF na conscientizao a favor do uso racional da gua.

26

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense

Laboratrios de Anlise
O aproveitamento da gua da chuva em reas urbanas para fins no potveis s pode se aplicado aps o tratamento adequado desta gua captada e pelo controle de alguns critrios nos sistemas de reuso da gua de forma a evitar riscos do ponto de vista sanitrio a sade pblica e danos ao meio ambiente. Com o apoio dos laboratrios analticos que realizam pesquisas e prestao de servio nas dependncias do Instituto de Qumica, pode-se criar uma parceria de viabilidade econmica para a Universidade atravs do controle de alguns parmetros nacionais e internacionais sobre a qualidade da gua para fins no potveis, como: Coliformes Totais e Termotolerantes, Turbidez, Cor e pH.

Empresas Acquabrasilis, Acquasave e Harvesting do Brasil


As empresas Acquabrasilis e Acquasave, em relao ao reuso da gua da chuva para fins no potveis, dimensionam e projetam sistemas de captao, armazenamento e tratamento da gua da chuva. E a empresa Harvesting do Brasil possui solues de baixo custo para a captao e utilizao de gua de chuva, atravs de um sistema de fcil instalao e baixo custo, que retira o primeiro fluxo de gua da chuva que desce do telhado, o que causa uma perda da qualidade da gua j que o primeiro fluxo contm muito mais contaminante, com cisternas que no precisam ser enterradas. Essas empresas podem, por meio de uma parceria, prestar consultoria na implementao desses sistemas, assim como na definio de informaes de rea de captao das guas, da precipitao pluviomtrica local e da demanda de gua no potvel do empreendimento a ser executado neste projeto.

27

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense

Construtoras Queiroz Galvo e Odebrecht


O apoio de Construtoras de grande porte como a Queiroz Galvo e a Odebrecht atravs de uma parceria com a Universidade, poderia viabilizar financeiramente a implementao da infraestrutura do Projeto de Reutilizao da gua da Chuva para Fins No Potveis no Instituto de Qumica da UFF, visto que so empresas que possuem operaes que prezam pela dimenso da responsabilidade ambiental do desenvolvimento sustentvel.

Resultados esperados
Como resultado da aplicao do projeto, espera-se que a construo seja a baixo custo e que tenha valorao ambiental, e que possa propiciar aos estudantes, professores, servidores pblicos e a toda comunidade universitria melhor qualidade de vida. Alm disso, espera-se que haja uma reduo na conta de gua, economia de gua, conscientizao de todos para preservao dos bens naturais e mudana de atitudes.

28

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense

Cronograma de atividades 2012


Abril Anlises de problemas Contextualizao Introduo Justicativa Metodologia Objetivo do projeto Objetivo geral (superior) Parcerias Resultados e produtos esperados Viabilidade nanceira Viabilidade tcnica Maio X X X X X X X X X X X Junho

Bibliograa
Acquabrasilis. Disponvel em: www.acquabrasilis.com.br. Acessado em: 17 de maio de 2012. Acquasave. Disponvel em: www.acquasave.com.br. Acessado em: 17 de maio de 2012. guas de Niteri Grupo guas do Brasil. Disponvel em: www.aguaecidade.org.br. Acessado em: 17 de maio de 2012.

29

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense

Aproveitamento da gua da Chuva Para fins No Potveis na Cidade de Vitria (ES). Karla Ponzo Vaccari Annecchini, dissertao para obteno do Grau em Mestre em Engenharia Ambiental, da Universidade Federal do Esprito Santo, 2005. ASSIS, F. N., ARRUDA, H. V., PEREIRA, A. R. Aplicaes de estatstica climatologia: teoria e prtica. Pelotas, RS, Ed. Universitria, 1996, 161p. BRANCO, Samuel Murgel & ROCHA, Aristides Almeida Ecologia Educao Ambiental, Cincias do Ambiente para Universitrios CETESB. Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental. So Paulo, p. 99, 13-15. 1980 BRESSAN, D. L.; MARTINI, M. Avaliao do potencial de economia de gua tratada no setor residencial da regio sudeste atravs do aproveitamento de gua pluvial. 2005. 117 f. Trabalho de concluso de curso (Engenharia Civil) Florianpolis. Campos, M. A. S. Aproveitamento de gua pluvial em edifcios residenciais multifamiliares na cidade de So Carlos, dissertao de mestrado em Engenharia Civil- Universidade de So Carlos, So Carlos, 2004. Carlon, M. R. Percepo dos atores sociais quanto as alternativas de implementao de sistemas de captao e aproveitamento de gua de chuva em Joinvelli-SC, dissertao de mestrado em Cincia e Tecnologia Ambiental, Universidade do Vale do Itaja, Itaja-SC 2005 Universidade Federal de Santa Catarina,

30

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense

Carvalho, G. S. Anlise de uma proposta de um sistema de captao e aproveitamento de gua da chuva para uso em bacias sanitrias com caixa acoplada em residncias unifamiliares, TCC, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro-SP, 2007. Construtora Odebrecht. Disponvel em: Acessado em 25 de maio de 2012. Construtora Queiroz Galvo. Disponvel em: www.queirozgalvao.com. Acessado em 25 de maio de 2012. Kulshreshtha, S.N. (1998). "A Global Outlook for Water Resources to the Year 2025". Water Resources Management 12 (3): 167184 ONG gua e Cidade. Disponvel em: www.aguasdeniteroi.com.br. Acessado em: 17 de maio de 2012. MAY, S. Estudo da Viabilidade do Aproveitamento de gua de Chuva para Consumo. No Potvel em Edificaes. Dissertao (Mestrado). Curso de Ps-Graduao em Engenharia da Construo Civil, Escola Politcnica, Universidade de So Paulo, 2004. PACEY, A. & CULLIS, A. Rainwater harvesting, the collection of rainfall and runoff in rural areas. London: Intermediate Techonology Publications. 1999. 216 p. JALFIM, F. T. Consideraes sobre a viabilidade tcnica e social da captao e armazenamento da gua da chuva em cisternas rurais na regio semi-rida brasileira. In: Simpsio de Captao de gua de chuvas no semi-rido, 30, Campina Grande, PB, 21 a 23.11.2001. CD-ROOM, 2001. REBOUAS, Aldo (2003). " gua no Brasil: abundncia, desperdcio e escassez", BAHIA ANLISE & DADOS, Salvador, v. 13, n. ESPECIAL, p. 341-345. www.odebrecht.com.br.

31

Projeto de Qumica Ambiental

Universidade Federal Fluminense

Srie de Cadernos Tcnicos do Crea-PR: Uso e Reuso da gua. Disponvel em: www.crea-pr.org.br. Acessado em: 17 de maio de 2012. SILVA, A. S et al. Captao e conservao de gua de chuva para consumo humano: cisternas rurais- dimensionamento, construo e manejo. EMBRAPA-CPTASA, Circular Tcnica n. 12, 103p, 1984. Weierbacher, L. Estudo de captao e aproveitamento de gua da chuva na indstria moveleira Bento Mveis de Alvorada-RS, TCC, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2008

32

33

34

Vous aimerez peut-être aussi