Vous êtes sur la page 1sur 5

INTRODUCTION TO WORK STUDY Edited by George Kanawaty Fourth (revised) edition International Labour Office Geneva

Captulo 3

Estudo e Trabalho, a abordagem.

1. Por que o estudo do trabalho valioso?


No h nada novo sobre a investigao e melhoria das operaes no local de trabalho; bons gerentes tm vindo a investigar e melhorar cada vez uma vez que o esforo humano foi organizada pela primeira vez em larga escala. Gerentes de habilidade excepcional - gnios - sempre foram capazes de fazer notvel avanos. Infelizmente, nenhum pas parece ter um suprimento adequado de gestores competentes. O valor principal de estudo de trabalho encontra-se no facto de que, por realizao de seus procedimentos sistemticos, um gerente pode conseguir resultados to bons ou melhor que o gnio menos sistemtica foi capaz de atingir no passado. Estudo trabalho sucede porque sistemtica tanto na investigao de o problema a ser considerada e no desenvolvimento de sua soluo. A investigao sistemtica leva tempo. necessrio, portanto, em todos, mas o empresas mais pequenas, para separar o trabalho de fazer estudos de trabalho da tarefa de gesto. Gerentes da fbrica ou supervisores, no seu dia-a-dia, com seus recursos humanos e muitos problemas materiais, nunca esto livres de interrupo por longa. No entanto capazes que sejam, os gestores podem raramente dar ao luxo de dedicar um tempo, sem interrupo, para o estudo de uma nica actividade na fbrica cho ou numa rea de trabalho. Isto significa que quase sempre impossvel par-los para obter todos os fatos sobre o que est acontecendo no curso de que atividade. A menos que todos os fatos so conhecidos, impossvel ter certeza de que qualquer alteraes no procedimento de que so feitos so baseados em informaes precisas e ser plenamente eficaz. somente atravs da observao contnua e estudo na local de trabalho ou na rea onde a actividade est a ter lugar que os factos podem ser obtida. Isto significa que estudo, trabalho deve ser sempre da responsabilidade do algum que capaz de realizar isso em tempo integral, sem a administrao direta deveres: algum em uma equipe e no um estudo de Trabalho position.1 linha um servio para gesto e superviso. Ns j discutimos, muito resumidamente, alguns aspectos da natureza do trabalho estudar e por isso um tal de "ferramenta" valiosa de gesto. Existem outras razes a ser adicionado ao descrito acima. Estes podem ser resumidos como se segue:

(1) um meio de elevar a produtividade de uma unidade fabril ou operacional pelo reorganizao do trabalho, um mtodo que envolve normalmente pouca ou nenhuma despesas de capital em instalaes e equipamentos.
1- As pessoas em "linha" posies exercer a autoridade de superviso directa sobre as fileiras inferiores. "Pessoal nomeados, por outro lado, so estritamente conselheiros sem nenhum poder ou autoridade para colocar as suas recomendaes em funcionamento. Sua funo fornecer informao especializada. 17 Introduo ao trabalho de ESTUDO

(2) sistemtico. Isto assegura que nenhuma factor que afecta a eficincia de um operao esquecido, se na anlise das prticas originais ou em desenvolvimento do novo, e que todos os fatos sobre a operao so disponvel. (3) o meio mais precisos ainda evoluram de estabelecimento de padres de desempenho, em que o planeamento e controlo da produo Depende. (4) Pode contribuir para a melhoria da segurana e condies de trabalho em trabalho, expondo operaes perigosas e desenvolvimento de mtodos mais seguros de realizao de operaes. (5) As economias resultantes do estudo, trabalho corretamente aplicada comear de uma vez e continuar enquanto a operao continua na forma melhorada. (6) uma "ferramenta" que pode ser aplicado em todos os lugares. Ele pode ser usado com sucesso onde quer que o trabalho feito ou planta operado, no s na lojas de fabricao, mas tambm em escritrios, lojas, laboratrios e servios indstrias como a distribuio por grosso ea retalho e restaurantes, e em fazendas. (7) relativamente barato e fcil de aplicar. (8) uma das ferramentas mais penetrantes de investigao disponveis para gesto. Isso o torna uma arma excelente para iniciar um ataque contra ineficincia em qualquer organizao uma vez que, na investigao de um conjunto de problemas, os pontos fracos de todas as outras funes que lhes diga respeito vontade ser gradualmente posta a nu.

Este ltimo ponto uma discusso mais aprofundada vale a pena. Como estudo e trabalho sistemtica, e porque envolve a investigao atravs da observao direta de todos os fatores que afetam a eficincia de uma dada operao, ele vai aparecer qualquer deficincias em todas as atividades que afetam a operao. Por exemplo, observao pode mostrar que o tempo de um agente em um trabalho de produo est sendo desperdiado por ter que esperar para o fornecimento de material ou a permanecer inativo por meio do desagregao da mquina. Isso aponta uma vez para uma falha de controle de material ou uma falha na parte do engenheiro de manuteno para levar a cabo adequado procedimentos de manuteno. Do mesmo modo, o tempo pode ser desperdiada atravs lotes curtos de trabalho, necessitando a constante reposio de mquinas, a uma escala que pode s se tornam aparentes aps um estudo prolongado. Isso aponta para a produo de pobres planejamento ou uma poltica de marketing que exige olhar. Trabalhe atos de estudo como a faca de um cirurgio, pondo a nu as atividades de um empresa e seu funcionamento, bem ou mal, para que todos possam ver. Pode, portanto, "Aparecer" as pessoas. Por esta razo, deve ser manuseado, como faca do cirurgio, com habilidade e cuidado. Ningum gosta de ser mostrado acima, e menos que o estudo do trabalho especialista exibe grande tato em lidar com pessoas que ele ou ela pode despertar o animosidade dos gestores e trabalhadores similares, o que tornar impossvel fazer o trabalho corretamente. Gerentes e supervisores geralmente falharam em alcanar as economias e melhorias que podem ser efectuadas pelo estudo de trabalho, porque eles tm 18 sido incapaz de aplicar-se continuamente a essas coisas, mesmo quando eles foram treinados. No o suficiente para estudo, trabalho a ser sistemtica. Para alcanar resultados muito importantes que deve ser aplicada de forma contnua, e ao longo do organizao. No adianta praticantes de trabalho de estudo fazendo um bom trabalho e, em seguida, sentar e congratulando-se, ou ser transferido em breve posteriormente pela administrao para outra coisa. As economias obtidas em postos de trabalho individuais, embora por vezes grande em si mesmos, so geralmente pequenos quando comparada com a actividade da empresa como um todo. O efeito total senti em uma organizao somente quando estudo e trabalho aplicado em todos os lugares, e quando todos torna-se imbudo de uma atitude de esprito que a base de estudo do trabalho bem-sucedido: a intolerncia dos resduos, sob qualquer forma, seja de material, tempo, esforo ou capacidade humana, ea recusa em aceitar sem questo de que as coisas devem ser feitas de certa forma ", porque esse o caminho eles sempre foram feitas ".

2. Tcnicas de estudo, trabalho e sua relao


O estudo do trabalho abarca vrias tcnicas, mas em determinado mtodo estudar e trabalhar de medio. Quais so essas duas tcnicas, o que seu relao um ao outro?

Estudo mtodo o registo sistemtico e anlise crtica de maneiras de fazer as coisas em ordem para fazer improvements. Medio de trabalho a aplicao de tcnicas concebidas para estabelecer o tempo de um trabalhador qualificado para realizar uma tarefa em um taxa definida de working.

Mtodo de estudo e medio de trabalho so, portanto, intimamente ligados. Mtodo de estudo refere-se reduo do teor de trabalho de um posto de trabalho ou operao, enquanto a medio trabalho est principalmente preocupada com a investigao e de qualquer tempo ineficaz associado a ele, e com a subsequente estabelecimento de padres de tempo para a operao, quando realizada na melhorado moda, como determinado por estudo de mtodo. A relao do mtodo estudar a trabalhar a medio mostrado simplesmente na figura 5. Como ser visto nos captulos posteriores deste livro, tanto estudo e mtodo medio de trabalho so, eles prprios constituda por um nmero de diferentes tcnicas. Embora o estudo mtodo deve preceder o uso de trabalho medio quando os padres de tempo para sada esto sendo definidos, muitas vezes necessrio para usar uma das tcnicas de medio de trabalho, tais como amostragem do trabalho (ver Captulo 19), a fim de determinar a razo de tempo ineficaz est ocorrendo e que sua extenso, de modo que a administrao pode tomar medidas para reduzi-la antes de mtodo estudo iniciado. Novamente, o estudo de tempo pode ser usado para comparar a eficcia do mtodos alternativos de trabalho antes de decidir sobre o melhor mtodo para instalar. Estas tcnicas sero tratadas em detalhe nos captulos dedicados a eles. Para o presente, devemos considerar o procedimento bsico de estudo e trabalho que se aplica a todos os estudos, qualquer que seja a operao ou processo que est sendo examinou se na indstria, em uma empresa de servios ou no escritrio. Este procedimento fundamental para todo o estudo e trabalho. No h corte curto.

3. Procedimento bsico de estudo e trabalho


H oito etapas na realizao de um estudo do trabalho completo. Eles so:

(1) Selecione o trabalho ou processo a ser estudado. (2) Grave ou recolher todos os dados relevantes sobre o trabalho ou um processo, usando o mais adequadas tcnicas de coleta de dados (explicado na Parte II), de modo que os dados ser na forma mais conveniente para ser analisado. (3) Examine os fatos registrados de forma crtica e desafiar tudo o que feito, considerando, por sua vez: o propsito da atividade, o lugar onde realizada, a seqncia em que feito, a pessoa que est fazendo isso; os meios atravs dos quais feito. (4) Desenvolver o mtodo mais econmico, levando em conta todos os circunstncias e desenho apropriado como na produo de vrios tcnicas de gesto (explicado na Parte III), bem como na contribuies de gestores, supervisores, trabalhadores e outros especialistas com quais novas abordagens devem ser exploradas e discutidas.
2- Essas definies so aqueles adotados na BSI: Glossrio de termos utilizados em servios de gesto, BSI3138 (Londres, 1991). 19 Introduo ao trabalho de ESTUDO

(5) avaliar os resultados obtidos pelo mtodo melhorado comparado com o quantidade de trabalho envolvido e calcule um tempo padro para isso. (6) Definir o novo mtodo e do tempo relacionado e apresent-la a todos aqueles em causa, verbalmente ou por escrito, utilizando manifestaes. (7) Instale o novo mtodo, treinando os envolvidos, como uma prtica de acordo com o tempo atribudo de operao. (8) Mantenha a nova prtica padro, monitorando os resultados e comparando-os com as metas originais.

Passos 1, 2 e 3 ocorrer em cada estudo, se a tcnica utilizada estudo ou mtodo de medio de trabalho. Passo 4 faz parte da prtica estudo mtodo, enquanto passo 5 chama para a utilizao de medio de trabalho. possvel que, aps um determinado perodo de tempo o novo mtodo pode provar ser em necessidade de modificao, na qual caso seria reexaminado novamente usando a sequncia acima. Estes oito passos (figura 6) ser discutido em detalhe nos captulos destinado a estudos mtodo e medio de trabalho. Antes de faz-lo, no entanto, vamos discutir o papel do profissional de estudo do trabalho e do fator humano na a aplicao de estudo de trabalho.

4. O trabalho de estudo e gesto da produo


Quando o estudo trabalho surgiu no incio deste sculo como uma tcnica com vista racionalizao e medio do trabalho, a nfase era sobre a economia de 21 Introduo ao trabalho de ESTUDO.

SELECIONAR o trabalho a ser estudado REGISTRAR atravs da recolha de dados ou por observao direta EXAMINAR por objetivo desafiador, lugar, Sequncia e mtodo de trabalho DESENVOLVER novo mtodo, com base em contribuies dos interessados AVALIAR resultados de diferentes solues alternativas DEFINIR novo mtodo e apresent-lo INSTALAR mtodo novo e pessoas de trem em aplic-lo MANTER e estabelecer procedimentos de controle A abordagem para trabalhar estudo movimento e movimento. Devido a que foi chamado tempo e estudo de movimento. Mais tarde, comeou a abranger outros aspectos da observao e anlise do trabalho, eo termo anterior foi abandonado em favor de "estudo, trabalho". Simultaneamente, no final de 1940 e, posteriormente, na dcada de 1960, outras disciplinas foram desenvolvidas, engenharia ou seja, industrial e gesto da produo, respectivamente. Estes disciplinas diferiam estudo trabalho no sentido de que eles foram dedicados para aumentando a eficincia de uma operao de produo como um todo, no apenas o mtodos de trabalho. Gesto da produo, portanto, moderna olha para vrios aspectos da produo, tais como design de produto, controle de qualidade, layout e manuseio de materiais produo, planejamento e controle, gesto, manuteno e, invariavelmente, trabalhar, estudar. Estas tcnicas podem ser aplicados, sozinhos ou em combinao, na empresa. Alm disso, com o tempo muitos deles comearam a depender cada vez mais sofisticados mtodos quantitativos, tais como operaes A pesquisa para resolver cada vez mais complicados problemas operacionais. Avanos no campos de computadores e sistemas de informao ajudou a aumentar a produo tcnicas de gesto para o nvel alcanado no presente. Enquanto o estudo de trabalho continuou a ser um problema relativamente simples e barato mtodo de racionalizar os mtodos de trabalho, tambm continuou a se desenvolver. Assim, os especialistas de trabalho muitos de pesquisa treinados perceber que vrios dos actuais tcnicas de gesto de produo tambm pode ser usado vantajosamente por eles para ajudar a desenvolver

melhores mtodos de trabalho. Em certo sentido, eles fornecem um conjunto de tcnicas que no podem e no precisam de ser ignorada. Por esta razo. Parte III Nesta edio (revista) quarto de Introduo ao trabalho de estudo explica de forma simples maneira as vrias tcnicas novas que esto agora disposio de estudo e trabalho especialistas para ajud-los a anlise e desenvolvimento de melhores mtodos de trabalho. Tambm pode ser visto que a carreira de um profissional de estudo e trabalho agora pode evoluir em dois sentidos: primeiro, um caminho mais profissional, onde ele ou ela pode continuar a desenvolver conhecimentos e competncias nestas operacional novo campos para se tornar um especialista em gesto da produo ou, em segundo lugar, uma gesto caminho onde ele ou ela pode adquirir uma posio de alto nvel especializado em virtude de treinamento.

Vous aimerez peut-être aussi