Vous êtes sur la page 1sur 4

A DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL

Relatrio da ONU (Pnud), divulgado em julho, aponta o Brasil como o terceiro pior ndice de desigualdade no mundo. Quanto distncia entre pobres e ricos, nosso pas empata com o Equador e s fica atrs de Bolvia, Haiti, Madagscar, Camares, Tailndia e frica do Sul. "O Brasil um pas rico, mas no justo" Aqui temos uma das piores distribuies de renda do planeta. Entre os 15 pases com maior diferena entre ricos e pobres, 10 se encontram na Amrica Latina e Caribe. Mulheres (que recebem salrios menores que os homens), negros e indgenas so os mais afetados pela desigualdade social. No Brasil, apenas 5,1% dos brancos sobrevivem com o equivalente a 30 dlares por ms (cerca de R$ 54) O percentual sobe para 10,6% em relao a ndios e negros. Na Amrica Latina, h menos desigualdade na Costa Rica, Argentina, Venezuela e Uruguai. A ONU aponta como principais causas da disparidade social a falta de acesso educao, a poltica fiscal injusta, os baixos salrios e a dificuldade de dispor de servios bsicos, como sade, saneamento e transporte. verdade que nos ltimos dez anos o governo brasileiro investiu na reduo da misria. Nem por isso se conseguiu evitar que a desigualdade se propague entre as futuras geraes. Segundo a ONU, 58% da populao brasileira mantm o mesmo perfil social de pobreza entre duas geraes. No Canad e pases escandinavos este ndice de 19%. O que permite a reduo da desigualdade , em especial, o acesso educao de qualidade. No Brasil, em cada grupo de 100 habitantes, apenas 9 possuem diploma universitrio. Basta dizer que, a cada ano, 130 mil jovens, em todo o Brasil, ingressam nos cursos de engenharia. Sobram 50 mil vagas E apenas 30 mil chegam a se formar. Os demais desistem por falta de capacidade para prosseguir os estudos, de recursos para pagar a mensalidade ou necessidade de abandonar o curso para garantir um lugar no mercado de trabalho. Nas eleies deste ano votaro 135 milhes de brasileiros. Dos quais, 53% no terminaram o ensino fundamental. Que futuro ter este pas se a sangria da desescolaridade no for estancada? H, sim, melhoras em nosso pas. Entre 2001 e 2008, a renda dos 10% mais pobres cresceu seis vezes mais rapidamente que a dos 10% mais ricos. A dos ricos cresceu 11,2%; a dos pobres, 72%. No entanto, h 25 anos, de acordo com dados do IPEA, este ndice no muda: metade da renda total do Brasil est em mos dos 10% mais ricos do pas. E os 50% mais pobres dividem entre si apenas 10% da riqueza nacional. Para operar uma drstica reduo na desigualdade imperante em nosso pas urgente promover a reforma agrria e multiplicar os mecanismos de transferncia de renda, como a Previdncia Social. Hoje, 81,2 milhes de brasileiros so beneficiados pelo sistema previdencirio, que promove de fato distribuio de renda. Mais da metade da populao do Brasil detm menos de 3% das propriedades rurais. E apenas 46 mil proprietrios so donos de metade das terras. Nossa estrutura

fundiria a mesma desde o Brasil imprio! E quem d emprego no campo no o latifndio nem o agronegcio, a agricultura familiar, que ocupa apenas 24% das terras mas emprega 75% dos trabalhadores rurais. Hoje, os programas de transferncia de renda do governo incluindo assistncia social, Bolsa Famlia e aposentadorias representam 20% do total da renda das famlias brasileiras. Em 2008, 18,7 milhes de pessoas viviam com menos de do salrio mnimo. Se no fossem as polticas de transferncia, seriam 40,5 milhes. Isso significa que, nesses ltimos anos, o governo Lula tirou da misria 21,8 milhes de pessoas. Em 1978, apenas 8,3% das famlias brasileiras recebiam transferncia de renda. Em 2008 eram 58,3%. uma falcia dizer que, ao promover transferncia de renda, o governo est sustentando vagabundos. O governo sustenta vagabundos quando no pune os corruptos, o nepotismo, as licitaes fajutas, a malversao de dinheiro pblico. Transferir renda aos mais pobres dever, em especial num pas em que o governo irriga o mercado financeiro engordando a fortuna dos especuladores que nada produzem. A questo reside em ensinar a pescar, em vez de dar o peixe. Entenda-se: encontrar a porta de sada do Bolsa Famlia. Todas as pesquisas comprovam que os mais pobres, ao obterem um pouco mais de renda, investem em qualidade de vida, como sade, educao e moradia. O Brasil rico, mas no justo.

INTRODUO

A DESIGUALDADE SOCIAL E A POBREZA SO PROBLEMAS SOCIAIS QUE AFETAM A MAIORIA DOS PASES NA ATUALIDADE.

CONCLUSO

CONCLUIRMOS NESTE TRABALHO, QUE A DESIGUALDADE SOCIAL SE RESUME, EM MUITOS COM POUCO E POUCOS COM MUITO, E QUE A SOCIEDADE BRASILEIRA DEVE PERCEBER QUE SEM UM EFETIVO ESTADO DEMOCRTICO, NO H COMO COMBATER OU MESMO REDUZIR SIGNIFICATIVAMENTE A DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL.

Vous aimerez peut-être aussi