Vous êtes sur la page 1sur 8

8

REVISO 2011

Intensivo
Salvador | quinta-feira | 20 de outuBro de 2011

PROJETO ESPECIAL DE MARKETING

REVISO 2011

Salvador | quinta-feira

20 de OUTUBRO de 2011

www.ibahia.com/enem2011
PROJETO ESPECIAL DE MARKETING

Redao de PRimeiRa divulga gRande vencedoRa


Os leitores baianos mostraram que querem mesmo se dar bem no exame Nacional do ensino Mdio (eNeM) e aproveitaram o Concurso Cultural Redao de Primeira, promovido pelo jornal Correio, para treinar a capacidade de escrita para os dias de avaliao. Foi difcil selecionar o melhor texto, mas os grandes vencedores foram Lorena Correia de Jesus (1 lugar), Alana Caiusca de Santana dos Santos (2 lugar) e Augusto Lima dos Santos (3 lugar). Lorena, 17, mora em Simes Filho e se prepara para o vestibular e para o eNeM fazendo curso pr-vestibular, acompanhando o especial eNeM no Correio e no iBahia e estudando muito. ela depositou a redao nos postos AcheAqui no ltimo dia para entrega e conta que no teve dificuldades para escrever. Como eu fao cursinho, apliquei as tcnicas de redao que aprendi durante as aulas, explica. Alm disso, a jovem contou com um excelente aliado: o hbito de ler e escrever textos e poesias desde pequena. Para a estudante, que pretende cursar a faculdade de Jornalismo, vencer o Concurso Redao de Primeira um incentivo para continuar persistindo nos seus objetivos e, quem sabe, se tornar uma escritora e, at mesmo, ganhar o Prmio Nobel de Literatura. Sei que meus objetivos so muito complexos, mas com persistncia eu sei que consigo, revela, confiante. Por ter conquistado o primeiro lugar, Lorena ganhou um notebook. Alana, que alcanou o segundo lugar, foi premiada com um Hd externo com capacidade para 500 GB. J Augusto, autor da terceira melhor redao, recebeu uma MP4 de 4GB. Os trs vencedores tambm ganharam uma assinatura semestral do jornal Correio.

expediente

MarkeTing Analista Responsvel aline Pimentel Projetos Especiais Tel.: (71) 3203-1090 Analista de Comunicao Fernanda Malaquias Tel.: (71) 3203-1870 CoMerCial Tel.: (71) 3203-1812

Encartado no jornal Correio.

No pode ser vendido separadamente.


produo

VENCEDORES 1 - Lorena Correia de Jesus; 2 - Alana Caiusca de Santana dos Santos; 3 - Augusto Lima dos Santos.

Tel.: (71) 3342.4440/41 metta@mettacomunicacao.com.br Projeto Grfico Joo Soares Textos Las Santos

confiRa o gabaRito:

Para saber se voc mandou bem no intensivo publicado ontem, confira o gabarito na pgina 8. fique atento! as respostas das questes do intensivo de hoje, estaro no jornal correio de amanh (sexta, 21).

8
leiras foi o pau-brasil, comumente utilizado para tingir tecidos. C- A pecuria foi a nica atividade econmica, aps a expulso dos holandeses. Alm de garantir lucros com a exportao para a Europa, contribuiu para o desbravamento o interior da colnia. D - As expedies interioranas, conhecidas como bandeiras, desbravaram o serto de Minas, Mato Grosso e Gois onde foram encontradas as minas de ouro, aumentando consideravelmente a arrecadao real. E - A presena da Igreja catlica, representada pelos membros da Companhia de Jesus, contribuiu para o sucesso de Portugal no processo de colonizao e explorao. qUESTO 03 I. Trata-se de um enclave de escassa pluviosidade (inferior a 600mm anuais) dentro do domnio tropical, abrangendo quase um milho de km2. As chuvas so no apenas escassas, mas irregulares, com caractersticas de torrencialidade, isto , grandes quantidades concentradas em pouco tempo, provocando desequilbrios ambientais. em virtude de se registrarem a as mdias trmicas mais altas do pas (acima de 26C), o dficit hdrico severo e h alguns indcios de desertificao. essas caractersticas climticas aparecem retratadas no quadro natural pela vegetao xerfita, pelo escoamento hidrogrfico intermitente e pelos solos pedregosos como formas agressivas, como, por exemplo, os campos de inselbergs.
(ROSS, 2000, p. 105).

REVISO 2011

Salvador | quinta-feira

20 de OUTUBRO de 2011

www.ibahia.com/enem2011
PROJETO ESPECIAL DE MARKETING

CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS


qUESTO 01 Na Idade Moderna, o Absolutismo monrquico foi caracterstico da europa. Para fortalecer o prprio poder real, os monarcas europeus: A - opuseram-se aos privilgios da burguesia, apoiando os empresrios capitalistas em sua luta contra as corporaes de artesos. B - diminuram o poder da nobreza, que passou a depender economicamente do rei, deste recebendo o governo das provncias e postos de comando no exrcito. C - favoreceram os ideais econmicos da Igreja, que condenavam a usura e pregavam o justo preo, como desejava a burguesia. D - socorreram economicamente a decadente burguesia e defenderam o proletariado em sua luta contra os empresrios capitalistas. E - Combateram as ideias de Thomas Hobbes, por consider-las como um obstculo a consolidao do Antigo Regime da Era Moderna qUESTO 02 A charge representa a viso da metrpole portuguesa sobre o Brasil, num perodo caracterizado pelo intervencionismo de estado e pela acumulao primitiva do capital, por isso as atividades econmicas aplicadas na colnia visavam sempre o enriquecimento da metrpole.

qUESTO 04 depois de um perodo inicialmente conturbado, as antigas repblicas da ex-Unio Sovitica formaram um bloco denominado Comunidade dos estados Independentes. esta nova composio do espao estratgico ex-sovitico tende a: A - dar incio a outro perodo da Guerra Fria, opondo est Comunidade ao Bloco da Unio Europeia. B - se reagrupar em torno da Rssia, que ainda mantm a liderana econmica e geopoltica sobre a regio. C - excluir a Rssia uma vez que este pas, mergulhado em crises econmicas, deixou de exercer a tradicional liderana. D - excluir a Rssia, pois com os atuais conflitos tnicos enfrentados pelas antigas repblicas no mais possvel qualquer associao com aquele pas. E - isolar-se do restante da Europa, para preservar a identidade tnica e impedir a penetrao de capitais transnacionais nas economias ainda em crise. qUESTO 05 RUNAS dO IMPRIO:

Transio ao capitalismo na verdade uma grande depresso.

(Folha de S. Paulo 19/09/99.)

Um estudo realizado pela ONU mostra o declnio da ex-URSS. dentre as razes para esta situao podemos citar o(a): I. desmantelamento do aparato estatal que propiciou o aumento da contraveno e da economia informal; II. colapso do sistema de sade e de educao que levou ao empobrecimento da populao. III. liberalizao imediata e indiscriminada dos preos que gerou uma economia hiperinflacionria. (So) verdadeira(s) a(s) afirmativa(s): A - I, apenas. B - I e II, apenas. C - I e III, apenas. D - II e III, apenas. E - I, II e III. qUESTO 06 Com o fim da Guerra Fria, os pases que integravam o bloco socialista europeu voltaram-se economia de mercado. Nessa transio econmica, a Federao Russa tem: A- produzido o suficiente para atender s necessidades da populao, graas elevao do nvel dos preos, antes determinados pelo Estado Sovitico. B - controlado com eficincia a inflao dos preos dos gneros

II. a rea que apresenta as mais bizarras e rsticas paisagens morfolgicas e fitogeogrficas do pas. Tem havido aumento da pedregosidade do solo e formao de novas malhadas estreis. uma regio de velha ocupao baseada no pastoreiro extensivo e da agricultura de subsistncia associada pecuria.
(AbSBER. 2003, p. 15).

Considerando-se a organizao do espao brasileiro, a opo que sintetiza as afirmaes dos textos I e II a: A- Clima tropical de altitude, conjunto de serras e planaltos, solos ricos, paisagens agrrias diferenciadas, industrializao. B - Clima quente mido, terras baixas, solos orgnicos, entremeados de manchas laterficas e o extrativismo vegetal como sua atividade tradicional. C - Clima tropical alternadamente seco e mido, relevo sedimentar, de topo tabular e afloramentos cristalinos, solos arenosos e pobres, expanso da agropecuria. D - Clima semi-rido, marcado por um relevo planltico onde aparecem reas deprimidas e inselbergs, solos rasos e pedregosos, criao extensiva e cultura de subsistncia. E - Clima subtropical, planaltos, chapadas e depresses, solos frteis (terra roxa), pecuria, policultura e industrializao.

(Fonte: NOVAES, Carlos E. LOBO, Csar. Histria do Brasil para principiantes. So Paulo: tica. 2003, p. 15.)

Leia as afirmativas abaixo a respeito das atividades econmicas no perodo colonial brasileiro e em seguida assinale a alternativa FALSA. A - A atividade aucareira colonial se estruturou no sistema de Plantation: grande propriedade monocultora e escravista. B - A primeira riqueza explorada pelo europeu em terras brasi-

Albert Einstein

8
da assimetria projetou- se mais fortemente entre os pases mais desenvolvidos e aqueles em desenvolvimento.
BARROS, F. A. F. Concentrao tcnico-cientfica: uma tendncia em expanso no mundo contemporneo? Campinas: Inovao Uniemp, v. 3, n 1, jan./fev. 2007 (adaptado).

REVISO 2011

Salvador | quinta-feira

20 de OUTUBRO de 2011

www.ibahia.com/enem2011
PROJETO ESPECIAL DE MARKETING

de primeira necessidade, mantendo um dos ideais bsicos do socialismo: o bem-estar de toda a sociedade. C - passado por privaes, considerando-se que as novas regras de mercado significam a continuidade do apoio poltico aos pases que antes constituam o bloco, incluindo a ajuda financeira. D - ampliado os privilgios da classe burocrata que, em troca, cuida da planificao necessria para o atendimento satisfatrio das necessidades alimentares do povo sovitico. E - enfrentando uma forte competio entre as prprias ex-repblicas, uma vez que o fim da planificao extinguiu mecanismos que integravam o conjunto da economia sovitica. qUESTO 07 A figura abaixo uma representao esquemtica da geopoltica atual (1991-2009), segundo o autor Philip S. Golub.

excesso de luz no ambiente. Um capacitor plano de placas paralelas muito longas alimentado por uma bateria de fem de 1,5 volts. Considerando que as placas esto distantes 3 centmetros, obtenha a intensidade do campo eltrico entre as placas. A - 0,5V/m B - 5,0V/m C - 50V/m D - 500V/m E - 2V/m qUESTO 10 devido sua composio qumica a membrana formada por lipdios e protenas ela permevel a muitas substncias de natureza semelhante. Alguns ons tambm entram e saem da membrana com facilidade, devido ao seu tamanho. ... No entanto, certas molculas grandes precisam de uma ajudinha extra para entrar na clula.
(Solange Soares de Camargo, in Biologia, Ensino Mdio. 1. srie, volume 1, SEE/SP, 2009.)

diante das transformaes ocorridas, reconhecido que: A - a inovao tecnolgica tem alcanado a cidade e o campo, incorporando a agricultura, a indstria e os servios, com maior destaque nos pases desenvolvidos. B - os fluxos de informaes, capitais, mercadorias e pessoas tm desacelerado, obedecendo ao novo modelo fundamentado em capacidade tecnolgica. C - as novas tecnologias se difundem com equidade no espao geogrfico e entre as populaes que as incorporam em seu dia. D - os tecnopolos, em tempos de globalizao, ocupam os antigos centros de industrializao, concentrados em alguns pases emergentes. E - o crescimento econmico dos pases em desenvolvimento, decorrente da disperso da produo do conhecimento na esfera global, equipara-se ao dos pases desenvolvidos.

No texto, e na ordem em que aparecem, a autora se refere: A - ao modelo mosaico-fludo da membrana plasmtica, difuso e as endocitoses. B - ao modelo mosaico-fludo da membrana plasmtica, osmose e ao transporte passivo. C - permeabilidade seletiva da membrana plasmtica, ao transporte ativo e ao transporte passivo. D - aos poros da membrana plasmtica, osmose e difuso facilitada. E - aos poros da membrana plasmtica, difuso e permeabilidade seletiva da membrana.

CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS


qUESTO 09 Um exemplo de capacitor o flash da mquina fotogrfica. este elemento armazena energia eltrica e, quando acionado, libera esta energia em um tempo muito curto, resultando em um

Considerando seus conhecimentos sobre a atual geopoltica mundial, identifique a opo que contm um ttulo adequado para a figura bem como informaes que completam, corretamente, os itens 1, 2 e 3 da legenda.
TTULO Hegemonia contestada da trade: emergncia de um Mundo Policntrico. Mundo Unipolar: planeta sob o controle econmico dos EUA. Membros permanentes do Conselho de Segurana da ONU e Mundo Tripolar. Hegemonia contestada da trade: emergncia de um Mundo Policntrico. Membros permanentes do Conselho de Segurana da ONU e Mundo Tripolar. LEGENDA 1. Resistncia influncia europeia. 2. Pases membros da OTAN. 3. Potncias militares regionais sob a liderana de Brasil e ndia. 1. Resistncia ao uso de armas nucleares. 2. Pases signatrios de tratados de livre-comrcio. 3. Pases do hemisfrio sul sob tutela dos EUA. 1. Resistncia influncia europeia. 2. Pases membros da OTAN. 3. Potncias militares regionais sob a liderana de Brasil e ndia. 1. Resistncia hegemonia norte-americana. 2. Pases da trade. 3. Ascenso de poderes regionais e diminuio do poder norte-americano. 1. Resistncia ao uso de armas nucleares. 2. Pases signatrios de tratados de livre-comrcio. 3. Pases do hemisfrio sul sob tutela dos EUA.

qUESTO 08 entre as promessas contidas na ideologia do processo de globalizao da economia estava a disperso da produo do conhecimento na esfera global, expectativa que no vem se concretizando. Nesse cenrio, os tecnopolos aparecem como um centro de pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia que conta com mo de obra altamente qualificada. Os impactos desse processo na insero dos pases na economia global deram-se de forma hierarquizada e assimtrica. Mesmo no grupo em que se engendrou a reestruturao produtiva, houve difuso desigual da mudana de paradigma tecnolgico e organizacional. O peso

8
qUESTO 13 (PAS/USP 2009) Substncias podem ser identificadas com base em propriedades qumicas, conforme mostra a tabela abaixo. Um aluno tem disposio quatro frascos rotulados (A, B, C e d) e cada um deles contm um dos seguintes slidos brancos: acar, cloreto de sdio, dixido de silcio e bicarbonato de sdio, no necessariamente nesta ordem. No h dois frascos com a mesma substncia. Aps realizar alguns experimentos, o aluno fez as seguintes anotaes: Aps a dissoluo do slido contido no frasco A em gua, obteve-se soluo que conduziu corrente eltrica. O slido contido no frasco B foi solvel em gua, e no reagiu com HCl. A adio do slido contido no frasco C em soluo de HCl produziu reao qumica. O slido contido no frasco D no foi solubilizado em gua.
Condutividade eltrica da soluo obtida pela dissoluo do slido em gua No Sim * Sim

REVISO 2011

Salvador | quinta-feira

20 de OUTUBRO de 2011

www.ibahia.com/enem2011
PROJETO ESPECIAL DE MARKETING

qUESTO 11 A Holanda conhecida como o pas dos moinhos de vento, das tulipas, dos sapatinhos de madeira. Mas quem tem a oportunidade de conhecer a Holanda, descobre que tambm o pas das bicicletas. em nenhum outro lugar do planeta esse meio de transporte to popular. Para se ter uma ideia, em Amsterdam o estacionamento de bicicletas da estao Central comporta 8 mil delas! Realmente a bicicleta um meio de locomoo muito vantajoso. Alm de ser econmico, se comparado a carros ou motocicletas (uma nova custa entre 200 e 400 euros e uma usada de 50 a 150 euros), no necessita de gastos com combustvel, no poluente, no congestiona a cidade e no acarreta problemas para estacionar. A fim de transitar noite com maior segurana, um cidado de Amsterdam, colocou em sua bicicleta um dnamo que alimenta uma lmpada de 12 V. Num dnamo de bicicleta, a parte fixa (estator) constituda de bobinas (espiras), onde gerada a corrente eltrica, e de uma parte mvel (rotor), onde existe um m permanente, que gira devido ao contato do eixo do rotor com o pneu da bicicleta. Figura I parte dianteira da bicicleta

ocorresse uma pandemia. D - mutaes nos genes que codificam as protenas virais dificultam o reconhecimento dos anticorpos, facilitando as estratgias de infeco. E - para ocorrer recombinao gentica entre os diferentes tipos virais, estes devem infectar diferentes tipos celulares no mesmo organismo. qUESTO 15 Milhares de anos aps o ltimo mamute lanoso caminhar sobre a tundra, os cientistas conseguiram sequenciar 50% do genoma desse animal extinto, recuperando boa parte do seu material gentico. Sobre o dNA, possvel afirmar: I. Na molcula do dNA, so encontradas as quatro bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina e timina. II. A ligao entre as bases complementares da dupla fita do dNA feita atravs de pontes de hidrognio. III. Se, no filamento de dNA, houver a sequncia TTTCCATGT, haver, no seu filamento complementar, a sequncia AAAGGUACA. est(o) correta(s): A - apenas I. B - apenas I e II. C - apenas II. D - apenas I e III. E - apenas II e III.

Substncia

Solubilidade em gua

Reao com HCl (aq)

Acar Cloreto de sdio

Sim Sim No Sim

No No No Sim

figura II representao esquemtica, em dado instante, do dnamo visto por dentro

dixido de silcio Bicarbonato de sdio

LINGUAGENS E CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS


qUESTO 16 El espaol envilecido* Seremos entregados a los brbaros fieros?* Tantos millones de hombres hablaremos ingls? Ya no hay nobles hidalgos ni bravos caballeros? Callaremos ahora para llorar despus?
Rubn Daro (El Cisne)

* Condutividade eltrica no avaliada, pois o slido no se dissolve em gua.

Face descrio acima e com o auxlio de conhecimentos de Fsica, pode-se afirmar: A - A energia por unidade de tempo emitida pela lmpada mostrada na figura I no depende da velocidade da bicicleta. B - No instante representado na figura II, o sentido correto da corrente eltrica induzida do ponto Q para o ponto P. C - A converso de energia mecnica em energia eltrica ocorre devido variao temporal do fluxo magntico nas espiras (figura II). D - A velocidade angular do rotor (figura II) tem que ser igual velocidade angular do pneu da bicicleta (figura I), para a lmpada funcionar. E - No h variao do fluxo magntico nas espiras. qUESTO 12 (UeL 2005) Um teste para avaliar o teor de lcool mais gasolina para carros consiste nas seguintes etapas: etapa I: em uma proveta de 100 cm3, so colocados 50 cm3 de gasolina. etapa II: adiciona-se uma soluo aquosa de NaCl 10%(m/v) at completar 100cm3. etapa III: agita-se fortemente a mistura e a deixa em repouso por 15 minutos. Uma mistura, submetida a esse teste, est representada a seguir.

Pode-se concluir que nos frascos A, B, C e d encontram-se, respectivamente, A - cloreto de sdio, bicarbonato de sdio, acar e dixido de silcio. B - cloreto de sdio, bicarbonato de sdio, dixido de silcio e acar. C - acar, cloreto de sdio, bicarbonato de sdio e dixido de silcio. D - bicarbonato de sdio, cloreto de sdio, dixido de silcio e acar. E - cloreto de sdio, acar, bicarbonato de sdio e dixido de silcio. qUESTO 14 No ano de 2010, o Brasil realizou uma grande campanha de vacinao contra o vrus Influenza H1N1. A figura abaixo mostra como, possivelmente, este vrus se tornou to perigoso e nos leva a concluir que:

* envilecido = desprezvel / Fieros = ferozes Rubn daro foi um poeta Nicaraguense aclamado como um dos maiores poetas da lngua espanhola. Morreu em 1916. A charge apresentada ao lado do poema retrata com humor uma situao de uso de um termo da informtica na linguagem cotidiana. O poema e a caricatura tm em comum: A - Uma crtica ao uso do ingls na informtica e no o espanhol. B - Uma critica invaso de termos tcnicos da informtica do ingls no uso do idioma espanhol. C - O fato de tratarem a questo do idioma de maneira irnica. D - Elementos que mostram uma preocupao com a invaso do idioma ingls no idioma espanhol. E- A tentativa de sensibilizar o governo em relao questo do mau uso do idioma. qUESTO 17 POTICA Estou farto do lirismo comedido Do lirismo bem comportado Do lirismo funcionrio pblico com livro de ponto expediente protocolo e manifestaes de apreo ao Sr. direitor. Estou farto do lirismo que para e vai averiguar no dicionrio o cunho vernculo de um vocbulo. Abaixo os puristas Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais Todas as construes sobretudo as sintaxes de exceo Todos os ritmos sobretudo os inumerveis Estou farto do lirismo namorador Poltico Raqutico Sifiltico De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de si mesmo De resto no lirismo Ser contabilidade tabela de co-senos secretrio do amante exemplar com cem modelos de cartas e as diferentes

correto afirmar que, aps a realizao do teste, a porcentagem (v/v) de lcool presente nessa amostra : A - 13% D - 50% B - 26% E - 63% C - 37%

A - os vrus Influenza Suno e o vrus humano Influenza H1N1 so, na verdade, o mesmo vrus causador da gripe pandmica. B - de maneira geral, as vacinas somente atenuam os sintomas das doenas virais; haja vista que muitas necessitam de novas dosagens ou vacinaes anuais. C - mutaes simultneas e vantajosas devem ter ocorrido, de forma independente nos vrus humanos e animais, para que

8
qUESTO 18 Quanto ao texto de Caetano, apenas no possvel afirmar A - Pares como Leblon / Pernambuco ou eunuco / garanho sucedem-se, reiterando a falta de sintonia entre os amantes. B - O texto est repleto de antteses no bvias, cuja significao apreensvel pelo contexto como construo metafrica do desencontro amoroso. C - Na ltima estrofe, percebe-se a resoluo da dualidade antittica presente na maior parte do texto. D - A seleo lexical na composio do texto, de certa forma, reitera o que j constante no cancioneiro popular. Ao enfocar a temtica amorosa, privilegia o infortnio como tnica do amor-paixo. E - Na reproduo da imagem do amor-paixo como forma de obteno da completude, ideia constante do imaginrio ocidental, as antteses traduzem a dificuldade de realizao de tal desejo.

REVISO 2011

Salvador | quinta-feira

20 de OUTUBRO de 2011

www.ibahia.com/enem2011
PROJETO ESPECIAL DE MARKETING

maneiras de agradar s mulheres, etc Quero antes o lirismo dos loucos O lirismo dos bbedos O lirismo difcil e pungente dos bbedos O lirismo dos clowns de Shakespeare No quero mais saber do lirismo que no libertao Manuel Bandeira

estou farto repetido trs vezes revela o cansao do poeta diante: A - da enorme quantidade de direes da nova poesia. B - de dificuldades pessoais com as regras poticas. C - da rigidez das regras poticas que destroem o ato lrico. D - do conjunto de princpios que interferem na vida. E - do trabalho intil realizado pela poesia.

O quereres

Composio: Caetano Veloso Onde queres revlver, sou coqueiro e onde queres dinheiro, sou paixo Onde queres descanso, sou desejo e onde sou s desejo, queres no e onde no queres nada, nada falta e onde voas bem alto, eu sou o cho e onde pisas o cho, minha alma salta e ganha liberdade na amplido Onde queres famlia, sou maluco e onde queres romntico, burgus Onde queres Leblon, sou Pernambuco e onde queres eunuco, garanho Onde queres o sim e o no, talvez e onde vs, eu no vislumbro razo Onde o queres o lobo, eu sou o irmo e onde queres cowboy, eu sou chins Ah! Bruta flor do querer Ah! Bruta flor, bruta flor Onde queres o ato, eu sou o esprito e onde queres ternura, eu sou teso Onde queres o livre, decasslabo e onde buscas o anjo, sou mulher Onde queres prazer, sou o que di e onde queres tortura, mansido Onde queres um lar, revoluo e onde queres bandido, sou heri eu queria querer-te amar o amor Construir-nos dulcssima priso encontrar a mais justa adequao Tudo mtrica e rima e nunca dor Mas a vida real e de vis e v s que cilada o amor me armou eu te quero (e no queres) como sou No te quero (e no queres) como s Ah! Bruta flor do querer Ah! Bruta flor, bruta flor Onde queres comcio, flipper-vdeo e onde queres romance, rockn roll Onde queres a lua, eu sou o sol e onde a pura natura, o inseticdio Onde queres mistrio, eu sou a luz e onde queres um canto, o mundo inteiro Onde queres quaresma, fevereiro e onde queres coqueiro, eu sou obus O quereres e o estares sempre a fim do que em ti em mim to desigual Faz-me querer-te bem, querer-te mal Bem a ti, mal ao quereres assim Infinitivamente impessoal e eu querendo querer-te sem ter fim e, querendo-te, aprender o total do querer que h, e do que no h em mim

Para responder s questes 19 e 20 leia a estrofe destacada:


Eu queria querer-te amar o amor Construir-nos dulcssima priso Encontrar a mais justa adequao Tudo mtrica e rima e nunca dor Mas a vida real e de vis E v s que cilada o amor me armou Eu te quero (e no queres) como sou No te quero (e no queres) como s
Quanto estrofe destacada apenas no se pode afirmar: qUESTO 19 A - A anttese cede lugar ao paradoxo, na construo dulcssima priso, representando assim a viso mtica da unidade perfeita. B - O sujeito lrico cria uma idealidade que frustrada nos versos finais da estrofe. C - A aliterao presente em o amor me armou reala a ao enviesada do amor. D - O conectivo mas assume um valor de conformidade no contexto da cano, quebrando o seu sentido denotativo. E - priso funciona como substantivo, ncleo do complemento verbal. qUESTO 20 em qual opo a funo e a justificativa esto corretas, quanto a estrofe destacada: A - Emotiva pois impera a expresso do sentimento do sujeito do discurso diante do sentimento amoroso. B - Conativa pois o sujeito lrico procura convencer a amada a aceitar sua entrega. C - Metalingustica pois discute a construo da msica amorosa brasileira. D - Ftica- pois h uma constante reiterao da tentativa de abertura do canal da comunicao. E - Potica pois h predominncia de uma linguagem denotativa, referencial. Vou-me Embora pra Pasrgada Manuel Bandeira Vou-me embora pra Pasrgada L sou amigo do rei L tenho a mulher que eu quero Na cama que escolherei Vou-me embora pra Pasrgada Vou-me embora pra Pasrgada Aqui eu no sou feliz L a existncia uma aventura de tal modo inconsequente Que Joana a Louca de espanha Rainha e falsa demente Vem a ser contraparente da nora que nunca tive e como farei ginstica Andarei de bicicleta

Montarei em burro brabo Subirei no pau-de-sebo Tomarei banhos de mar! e quando estiver cansado deito na beira do rio Mando chamar a me-dgua Pra me contar as histrias Que no tempo de eu menino Rosa vinha me contar Vou-me embora pra Pasrgada em Pasrgada tem tudo outra civilizao Tem um processo seguro de impedir a concepo Tem telefone automtico Tem alcalide vontade Tem prostitutas bonitas Para a gente namorar e quando eu estiver mais triste Mas triste de no ter jeito Quando de noite me der Vontade de me matar L sou amigo do rei Terei a mulher que eu quero Na cama que escolherei Vou-me embora pra Pasrgada. Texto extrado do livro Bandeira a Vida Inteira, Editora Alumbramento Rio de Janeiro, 1986, pg. 90 qUESTO 21 Apenas no est correto: A - O poema de Bandeira apresenta um trao narrativo de distanciamento pico, evidenciado pelo verbo no futuro vou-me embora. B - No verso l sou amigo do rei o verbo no presente marca a recordao lrica. C - Da dualidade espacial marcada pelos modificadores aqui, l infere-se a presena da fora da realidade e do desejo. D - H, no poema, uma representao do espao constitudo na palavra potica, criadora de instncias ficcionais. E - O sujeito do discurso insere-se de forma distanciada em todo texto, instaurando uma separao ntida entre o eu que conta e o eu contado. qUESTO 22 Com relao ao termo grifado pode-se afirmar: A - E quando estiver cansado indica consequncia. B - De tal modo inconsequente possui valor semntico de condio. C - E quando estiver cansado no contexto imprime ideia de concluso. D - Que no tempo de eu menino restringe o termo anterior. E - Para a gente namorar indica concesso. qUESTO 23 Possui funo subjetiva: A - O inventrio um meio de identificao, documentao, reconhecimento e valorizao. B - No Brasil de hoje so faladas cerca de 210 lnguas. C - Segundo estimativas existentes, os grupos indgenas falam cerca de 180 lnguas. D - Alm disso, usam-se, pelo menos, duas lnguas de sinais de comunidades surdas. E - H tambm uma ampla riqueza de usos. qUESTO 24 O fEITIO DO CORPO IDEAL Insatisfao com a auto-imagem e luta contra a gordura se transformam em obsesso Karina Pastore e Laura Capriglione Todo dia ela faz tudo sempre igual. defronte do espelho, enquanto se veste para ir ao trabalho, avalia milimetricamente a curvatura da barriga, confere a linha dos culotes, compara o volume das pernas diante das formas de gazela da modelo da

8
no federal com os juros da dvida pblica. Pela anlise do grfico, pode-se afirmar que: A - 432. B - 576. C - 900. D - 1.080. E - 1.100 A - Em 1998, o gasto foi de R$102,2 bilhes. B - O menor gasto foi em 1996. C - Em 1997, houve reduo de 20% nos gastos, em relao a 1996. D - A mdia dos gastos nos anos de 1999 e 2000 foi de R$79,8 bilhes. E - Os gastos decresceram de 1997 a 1999. qUESTO 26 O fluxo de veculos que circulam pelas ruas de mo dupla 1, 2 e 3 controlado por um semforo, de tal modo que, cada vez que sinaliza a passagem de veculos, possvel que passem at 12 carros, por minuto, de uma rua para outra. Na matriz S= AB. CDE.

REVISO 2011

Salvador | quinta-feira

20 de OUTUBRO de 2011

www.ibahia.com/enem2011
PROJETO ESPECIAL DE MARKETING

capa da revista. Checa a densidade de seios e ndegas e conta o nmero de buraquinhos da celulite. O exame meticuloso e o resultado, sempre condenatrio: Preciso emagrecer. Muitas pessoas confundem sade com esttica. A definio coerente de sade incluindo diferentes implicaes legais, sociais e econmicas seria: A - Sade um perfeito bem-estar biopsicossocial. Um estado de completo bem-estar fsico, mental e social, e no apenas a ausncia de doenas. B - O conceito de Sade claramente exemplificado pelos atletas, que exibem corpo, habilidades psicomotoras e atribuies sociais respaldadas por preparadores fsicos, nutricionistas e psiclogos. C - O ideal de sade incompatvel com a situao de sobrepeso ou obesidade, embora no possa ser definido apenas com o perfil de magreza, independentemente de exames laboratoriais. D - O conceito de sade sofre uma grande variao nas diferentes culturas e atravs dos tempos, sendo, portanto um conceito principalmente emprico, devendo cada indivduo optar pelo que mais lhe convm. E - O ideal de sade perfeita prejudicial e falso. A ausncia de patologias e seus sintomas, aliada a capacidade de atuar nas diversas esferas sociais, conferem ao indivduo o status de pessoa saudvel.

passar da rua 2 para a rua 3, das 8h s 10h de um mesmo dia, :

qUESTO 27 O IBGe constatou que, em janeiro de 2009, uma determinada cidade A, no interior da Bahia, tem uma populao de P habitantes, e que esta cresce a uma taxa aproximada de 2% ao ano. em janeiro de 2012 esta cidade dever ter uma populao aproximada de:

MATEMTICA E SUAS TECNOLOGIAS


qUESTO 25 O grfico abaixo, publicado na Folha de S. Paulo de 16.08.2001, mostra os gastos (em bilhes de reais) do govercada termo SIJ indica o tempo, em segundos, que o semforo fica aberto, num perodo de 2 minutos, para que haja o fluxo da rua i para a rua j. ento, o nmero mximo de automveis que podem

qUESTO 28 Para o clculo da inflao, utiliza-se, entre outros, o ndice nacional de preos ao consumidor amplo (IPCA), que toma como base os gastos das famlias residentes nas reas urbanas, com rendimentos mensais compreendidos entre um e quarenta salrios mnimos. O grfico a seguir mostra as variaes do IPCA de quatro capitais brasileiras no ms de maio de 2008.

8
qUESTO 29 diante de um sanduche e de uma poro de batatas fritas, um garoto, muito interessado na quantidade de calorias que pode ingerir em cada refeio, analisa os dados de que dispe. ele sabe que a poro de batatas tem 200g, o que equivale a 560 calorias, e que o sanduche tem 250g e 500 calorias. Como ele deseja comer um pouco do sanduche e um pouco das batatas, ele se v diante da questo: Quantos gramas de sanduche e quantos gramas de batata eu posso comer para ingerir apenas as 462 calorias permitidas para esta refeio? Considerando que x e y representam, respectivamente, em gramas, as quantidades do sanduche e das batatas que o garoto pode ingerir, assinale a alternativa correspondente expresso algbrica que relaciona corretamente essas quantidades. A - 2x + 2,8y = 462. B - 2,8x + 2y = 462. C - 1,8x + 2,3y = 1.060. D - 0,5x + 0,4y = 462. E - 0,4x + 0,5y = 462.

REVISO 2011

Salvador | quinta-feira

20 de OUTUBRO de 2011

www.ibahia.com/enem2011
PROJETO ESPECIAL DE MARKETING

qUESTO 30 Um restaurante tem mesas retangulares de diferentes tamanhos, para acomodar um nmero diferente de clientes. A figura abaixo mostra os trs menores tipos de mesa e o nmero de clientes acomodados em cada um deles.

Com base no grfico, qual item foi determinante para a inflao de maio de 2008? A - Alimentao e bebidas. C - Habitao. E - Transportes. B - Artigos de residncia. D - Vesturio.

Seguindo o mesmo padro apresentado na sequncia de figuras acima, o nmero de clientes que podem ser acomodados em uma mesa de tipo 6 : A - 12. D - 18. B - 14. E - 20. C - 16.

gabaRito enem 7

1-e 16 - C

2-d 17 - C

3-d 18 - d

4-B 19 - B

5-A 20 - A

6-d 21 - A

7-e 22 - A

8-d 23 - A

9-A 24 - d

10 - A 25 - e

11 - C 26 - C

12 - A 27 - A

13 - A 28 - A

14 - B 29 - C

15 - e 30 - e

PROfESSORES DO COLGIO VILLA LObOS qUE ELAbORARAM AS qUESTES DA REVISO ENEM INTENSIVO 2011.

DORA fLORES HISTRIA dO BRASIL

DUDU VIEIRA INGLS

EVERT REIS LITeRATURA

GILTON DO CARMO ATUALIdAdeS

MRCIO qUEIROZ MATeMTICA

MARCUS ELOI QUMICA

MIDIAN GARCIA GRAMTICA

RICARDO AbUD RICARDO DANTAS FSICA edUCAO FSICA

RICARDO GARRIDO HISTRIA

RODOLfO bADILLA eSPANHOL

THOMAZ NOVA YOMAR SEIxAS BIOLOGIA GeOGRAFIA

Vous aimerez peut-être aussi