Vous êtes sur la page 1sur 5

ngulos interiores de polgonos

Un ngulo interior es un ngulo dentro de una figura.

Tringulos
Los ngulos interiores de un tringulo suman 180

90 + 60 + 30 = 180
En este tringulo es verdad!

80 + 70 + 30 = 180

Vamos a inclinar una lnea 10 ... Tambin funciona, porque un ngulo aument 10, pero otro disminuy 10

Cuadrilteros (cuadrados, etc.)


(Un cuadriltero es una figura de 4 lados)

90 + 90 + 90 + 90 = 360
Un cuadrado suma 360

80 + 100 + 90 + 90 = 360
Vamos a inclinar una lnea 10 ... tambin suman 360!

Los ngulos interiores de un cuadriltero suman 360

Porque en un cuadrado hay dos tringulos


... y los de este cuadrado360 ... porque el cuadrado est hecho de dos tringulos!

Los ngulos interiores de este tringulo suman 180 (90+45+45=180)

Pentgono
Un pentgono tiene 5 lados, y se puede dividir en tres tringulos, as que ... ... sus ngulos interiores suman 3 180 = 540 Y si es regular (todos los ngulos son iguales), cada uno mide 540 / 5 = 108 (Ejercicio: asegrate de que cada tringulo aqu suma 180, y comprueba que los ngulos interiores del pentgono suman 540)

La regla general
As que cada vez que aadimos un lado ms (de tringulo a cuadriltero, a pentgono, etc) sumamos otros 180al total: Si es regular...

Figura
Tringulo

Lados
3

Suma de los ngulos interiores


180

Forma

Cada ngulo
60

Quadriltero

360

90

Pentgono

540

108

Hexgono ... Cualquier polgono

6 ... n

720 .. (n-2) 180 ...

120 ... (n-2) 180 / n

Tipos de tringulos
Os tringulos mais simples so classificados de acordo com os limites das propores relativas de seus lados e de seus ngulos internos: Um tringulo equiltero possui todos os lados congruentes, ou seja, iguais. Um tringulo equiltero tambm equingulo: todos os seus ngulos internos so congruentes(medem 60), sendo, portanto, classificado como um polgono regular. Um tringulo issceles possui pelo menos dois lados de mesma medida e dois ngulos congruentes. O tringulo equiltero , consequentemente, um caso especial de um tringulo

issceles, que apresenta no somente dois, mas todos os trs lados iguais, assim como os ngulos, que medem todos 60. Num tringulo issceles, o ngulo formado pelos lados congruentes chamado ngulo do vrtice. Os demais ngulos denominam-se ngulos da base e so congruentes. Em um tringulo escaleno, as medidas dos trs lados so diferentes. Os ngulos internos de um tringulo escaleno tambm possuem medidas diferentes.

Denomina-se base o lado sobre qual se apoia o tringulo. No tringulo issceles, considera-se base o lado de medida diferente. Todos esses tringulos so os mesmos encontrados num plano de duas dimenses, porem em grandes extenses, como na superfcie do planeta por exemplo, os ngulos para continuarem os mesmos necessrio que o comprimento dos lados sejam deformados ou seja ampliados em igual proporo ao permetro da esfera.

Equiltero

Issceles

Escaleno

Um tringulo retngulo possui um ngulo reto. Num tringulo retngulo, denomina-se hipotenusa o lado oposto ao ngulo reto. Os demais lados chamam-se catetos. Osngulos agudos de um tringulo retngulo so complementares (ou seja, sua soma igual a 90). Um tringulo obtusngulo possui um ngulo obtuso e dois ngulos agudos. Em um tringulo acutngulo, os trs ngulos so agudos(formando 180).

Retngulo [editar]Condio

Obtusngulo

Acutngulo

de existncia de um tringulo

Para que se possa construir um tringulo necessrio que a medida de qualquer um dos lados seja menor que a soma das medidas dos outros dois e maior que o valor absoluto da diferena entre essas medidas.

[editar]Fatos

bsicos

Fatos elementares sobre tringulos foram apresentados por Euclides nos livros 1-4 de sua obra Elementos aproximadamente em 300 a.C.. Um tringulo um polgono. Dois tringulos so ditos semelhantes se um pode ser obtido pela expanso uniforme do outro. Este o caso se, e somente se, seus ngulos correspondentes so iguais, e isso ocorre, por exemplo, quando dois tringulos compartilham um ngulo e os lados opostos a esse ngulo so paralelos entre si. O fato crucial sobre tringulos similares que os comprimentos de seus lados so proporcionais. Isto , se o maior lado de um tringulo duas vezes o maior lado do tringulo similar, diz-se, ento, que o menor lado ser tambm duas vezes maior que o menor lado do outro tringulo, e o comprimento do lado mdio ser duas vezes o valor do lado correspondente do outro tringulo. Assim, a razo do maior lado e o menor lado do primeiro tringulo ser a mesma razo do maior lado e o menor lado do outro tringulo. Usando-se tringulos retngulos e o conceito de similaridade, as funes trigonomtricas de seno e cosseno podem ser definidas. Essas so funes de um ngulo que so investigadas na trigonometria. Nos casos a seguir, ser usado um tringulo com vrtices A, B e C, ngulos , e e lados a, b e c. O lado a oposto ao vrtice A e ao ngulo , o lado b oposto ao vrtice Be ao ngulo e o lado c oposto ao vrtice C e ao ngulo . Na geometria Euclidiana, de acordo com o Teorema angular de Tales, a 32 proposio de Euclides afirma que a soma dos ngulos internos de qualquer tringulo igual a dois ngulos retos (180 ou radianos). Isso permite a determinao da medida do terceiro ngulo, desde que sejam conhecidas as medidas dos outros dois ngulos. Por exemplo:

Vous aimerez peut-être aussi