Vous êtes sur la page 1sur 37

Temperatura

Temperatura

Conceitos Temperatura: Grandeza fsica que mede o estado de agitao das partculas de um corpo, caracterizando o seu estado trmico. Energia Trmica: a somatria das energias cinticas dos seus tomos, e alm de depender da temperatura, depende tambm da massa e do tipo de substncia. Calor: a energia que transferida entre um sistema e seu ambiente, devido a uma diferena de temperatura que existem entre eles. Termometria: Medio de Temperatura, o termo mais abrangente que inclui tanto a pirometria como a criometria. Pirometria: Medio de altas temperaturas, na faixa que os efeitos de radiao trmica passam a se manifestar. Criometria: Medio de baixas temperaturas, ou seja, aquelas prximas ao zero absoluto de temperatura.

Temperatura

Formas de Transferncia de Calor Conduo (slidos): Transferncia de calor por contato fsico. Conveco (lquidos e gases): Transmisso ou transferncia de calor de um lugar para outro atravs de um deslocamento de material. Radiao (sem contato fsico): Emisso contnua de energia de uma corpo para outro, atravs do vcuo ou do ar.

Temperatura

Escalas Relativas e Absolutas A escala Celsius, que divide a medio de temperatura em 100 partes iguais, denominadas graus Celsius de uso universal, e a Fahrenheit, que dividida em 180 partes iguais denominados graus Fahrenheit, usada em muitos paises de lngua inglesa. Tanto Celsius como Fahrenheit, so escalas relativas. O fsico irlands William Thomson (Lorde Kelvin) chegou concluso de que, se a temperatura mede a agitao das molculas, ento a menor temperatura possvel aconteceria quando as molculas estivessem em repouso absoluto. A esse estado de repouso trmico chamamos zero absoluto. Baseado no conceito de temperatura, ele criou a Escala Absoluta, conhecida como Escala Kelvin.

Escalas Relativas e Absolutas

Temperatura

Temperatura

Termmetro de Dilatao Volumtrica

Dilatao volumtrica de um lquido dentro de um recipiente fechado, com o aumento da temperatura.

Temperatura

Termmetro de Dilatao Volumtrica Termmetro de Vidro de Mercrio amplamente usado em laboratrios, oficinas e quando protegidos na rea industrial.

Termmetro Metlico de Mercrio bastante usado em reas industriais como indicador local.

Temperatura

Termmetro de expanso

Temperatura

Termmetro Capela

Proteo de alumnio anodizado e haste de lato de 25 a 1000 mm, rosca opcional, capilar redondo branco ou amarelo, conforme norma DIN.

Temperatura

Termmetro de Expanso de Gs A alterao da temperatura varia a presso do gs conforme a Lei dos gases perfeitos (Gay-Lussac), sendo o volume constante.

Elemento de Medio

Capilar O elemento de medio pode ser do tipo Bourdon, Espiral ou Helicoidal.

Bulbo

Temperatura

Termmetro de Expanso de Gs Aplicao: Para processos qumicos e petroqumicos, alimentcios, papel e celulose. Tipos de Gs de Enchimento: -Hlio (He); -Hidrognio (H2); -Nitrognio (N2) (Faixa: -100 a 600C); -Dixido de Carbono (CO2). Material de Construo do bulbo e capilar: -Ao, Ao inox, Cobre, Lato e Monel. Material de Construo do Elemento de Medio: Cobre-Berlio, bronze fosforoso, ao e ao inox.

Termmetro Bimetlico

Temperatura

Termopares (thermocouples)
Teoria Termoeltrica O fenmeno da termoeletricidade foi descoberto em 1821 por T. J. Seebeck, quando ele notou que em um circuito fechado formado por dois condutores metlicos e distintos A e B, quando submetidos a um diferencial de temperatura entre as suas junes, ocorre uma circulao de corrente eltrica ( i ). A existncia de uma fora eletro-motriz (F.E.M.)EAB no circuito conhecida como Efeito Seebeck, e este se produz pelo fato de que a densidade de eltrons livres num metal, difere de um condutor para outro e depende da temperatura. Quando este circuito interrompido, a tenso do circuito aberto (Tenso de Seebeck ) torna-se uma funo das temperaturas das junes e da composio dos dois metais. Denominamos a juno na qual est submetida temperatura a ser medida de Juno de Medio (ou junta quente) e a outra extremidade que vais se ligar no instrumento medidor de juno de referncia (ou junta fria).

Temperatura

Termopares (thermocouples)
O elemento termopar consiste em dois fios de diferentes ligas metlicas, emendados juntos num ponto onde ser medida a temperatura. Esta juno gera uma pequena tenso quando aquecida. Esta tenso em funo da temperatura da juno. A relao entre a temperatura da juno e a tenso de sada varia para diferentes tipos de termopares. No instrumento de medio, a tenso do termopar na junta de referncia depende do material do fio do termopar a da diferena de temperatura entre a juno sensora e a juno de referncia. A temperatura da juno de referncia deve ser mantida constante. Se isto no for possvel, a conexo do termopar ao instrumento de medio deve ser feita usando um cabo de compensao . Por este mtodo, o sinal de sada do termopar pode ser transmitido, para temperatura acima de 200C , sem perda significantes de preciso.

Temperatura

NBR 12771- Tabela de referncia de Termopares


Objetivo: Esta norma estabelece as tabelas de referncia usadas na converso de fora eletromotriz trmica gerada pelo termopar em funo da temperatura . Tipos de Termopares: Termopar tipo R (0 a 1600C): Composto de platina pura(-) e uma liga de platina(+) contendo um teor de rdio o mais prximo possvel de 13% em peso. Termopar tipo S (0 a 1600C): : Compostos de platina pura(-) e uma liga de platina(+) contendo um teor de rdio o mais prximo possvel de 10% em peso Termopar tipo B (600 a 1700C): : Feito de ligas cujas composies nominais em peso so platina 30% rdio(+) e platina - 6% rdio(-). Termopar tipo J (-40 a 750C): : Compostos de ferro comercialmente puro(+) e uma liga de nquel(-) contendo 45% a 60% de cobre em peso, conhecida com constantan. Termopar tipo T (-200 a 350C): : Compostos de cobre comercialmente puro(+) e uma liga de nquel() contendo 45% a 60% de cobre em peso. Termopar tipo E (-200 a 900C): : Compostos de ligas comerciais do tipo nquel-cromo(+) e nquelcobre(-). Termopar tipo K (-200 a 1200C): : Compostos de ligas comerciais do tipo nquel-cromo(+) e nquelmangans-silcio-alumnio(-). Termopar tipo N (-200 a 1200C): : Compostos de ligas nquel-cromo-silcio(+) e nquel-silcio(-).

Temperatura

Curvas caractersticas de Termopares

Temperatura Fios e cabos de extenso e compensao Fios e cabos de extenso e compensao (ou fios e cabos compensados), nada mais so que outros termopares, cuja funo alm de conduzir o sinal gerado pelo sensor, a de compensar os gradientes de temperatura existentes entre a juno de referncia (cabeote) do sensor e os bornes do instrumento, gerando um sinal proporcional de milivoltagem a este gradiente. Fios e Cabos de Extenso so condutores fabricados com as mesmas ligas dos termopares a que se destinam; portanto apresentam a mesma curva F.E.M. x temperatura. Os fios e cabos de extenso so usados com os termopares de base metlica ou bsicos tipo T, J, E e K. Apesar de possurem as mesmas ligas dos termopares, apresentam um custo menor devido a limitao de temperatura que podem ser submetido, pois sua composio qumica no to homognea quanto a do termopar. Fios e Cabos de Compensao so os condutores fabricados com ligas diferentes dos termopares a que se destinam, mas tambm apresentando a mesma curva F.E.M. x temperatura dos termopares. So usados principalmente com os termopares nobres (feitos a base de platina) tipos S e R, porm pode-se utiliz-lo em alguns termopares bsicos e com os novos tipos que ainda no esto normalizados.

Temperatura

Cores de Termopares

Temperatura

Cores de Termopares

Temperatura

Cores de Termopares

Temperatura Cabeotes A funo do cabeote a de proteger os contatos do bloco de ligao, facilitar a conexo do tubo de proteo e do condute, alm de manter uma temperatura estvel nos contatos do bloco de ligao, para que os contatos feitos de materiais diferentes do termopar no interfiram no sinal gerado por ele . - O Cabeote a Prova de Tempo, um cabeote mais robusto, indicado ambientes onde necessrio a proteo contra os efeitos do meio ambiente como umidade, gases no inflamveis, poeiras, vapores e vedao (gaxetas), que fazem a vedao contra o tempo, vapor, gases e p. Seu corpo feito de alumnio ou ferro fundido com sua tampa rosqueada para maior proteo.

Temperatura Poos Termomtricos O poo termomtrico tem a funo de proteger os termoelementos contra a ao do processo (ambientes agressivos, esforos mecnicos entre outros). fornecido com meio para ligao estanque do processo, ou seja, veda o processo contra vazamentos, perdas de presso, contaminaes e outros. Genericamente usa-se o poo onde as condies do processo requisitam alta segurana e so crticas tais como altas temperaturas e presses, fluidos muito corrosivos, vibraes e alta velocidade de fluxo.

Temperatura

Termmetro de Resistncia As termoresistncias ou bulbos de resistncia ou termmetros de resistncia ou RTD, so sensores que se baseiam no princpio da variao da resistncia hmica em funo da temperatura. Elas aumentam a resistncia com o aumento da temperatura. Seu elemento sensor consiste de uma resistncia em forma de fio de platina de alta pureza, de nquel ou de cobre (menos usado) encapsulado num bulbo de cermica ou vidro.

Temperatura

Termoresistncia de Platina Pt100 A mais utilizada a platina pois apresenta uma ampla escala de temperatura, uma alta resistividade permitindo assim uma maior sensibilidade, um alto coeficiente de variao de resistncia com a temperatura, uma boa linearidade resistncia por temperatura e tambm ter rigidez e ductibilidade para ser transformada em fios finos, alm de ser obtida em forma purssima. Faixa de trabalho de -200 a 600C. Aplicaes tpicas: -Processos industriais -Aquecedores dgua (Boilers) -Sistemas de aquecimento -Sistemas de ar condicionado -Sistemas de ventilao -Foges

Temperatura

Ponte de Wheatstone A ponte de Wheatstone, quando apresenta uma relao de resistncia R1 . R3 = R2 . R4 , esta se encontra balanceada ou em equilbrio e desta forma no circula corrente pelo galvanmetro pois os potenciais nos pontos A e B so idnticos.

Temperatura

Pt100 Ligao a dois fios

Temperatura

Pt100 Ligao a trs fios

Temperatura

Vantagens e Desvantagens de Termoresistncia x Termopar Vantagens: a) Possuem maior exatido dentro da faixa de utilizao do que os outros tipos de sensores. b) Tem caractersticas de estabilidade e repetibilidade melhores do que os termopares. c) Com ligao adequada, no existe limitao para distncia de operao. d) Dispensa o uso de fios e cabos de extenso e compensao para ligao, sendo necessrio somente fios de cobre comuns. e) Se adequadamente protegido ( poos e tubos de proteo ), permite a utilizao em qualquer ambiente. f) Curva de Resistncia x Temperatura mais linear. g) Menos influenciada por rudos eltricos.

Temperatura

Vantagens e Desvantagens de Termoresistncia x Termopar Desvantagens: a) So mais caras do que os sensores utilizados nesta mesma faixa. b) Range de temperatura menor do que os termopares. c) Deterioram-se com mais facilidade, caso se ultrapasse a temperatura mxima de utilizao. d) necessrio que todo o corpo do bulbo esteja com a temperatura estabilizada para a correta indicao. e) Possui um tempo de resposta mais alto que os termopares. f) Mais frgil mecanicamente g) Autoaquecimento, exigindo instrumentao sofisticada.

Temperatura

Transmissor Sensor de entrada programvel: termopares tipos J,K,T,N,E,R,S e RTD Pt100. Sada 4-20mA a 2 fios. Alimentao: 12 at 30 V. Sada de corrente linearizada e com compensao de junta-fria para termopares. Pt100 a 2 ou 3 fios, com linearizao. Exatido: 0.2% do fundo de escala para Pt100 e 0.3% do fundo de escala para os termopares. Temperatura de trabalho:-40 to +85C. Proteo para quebra de sensor programvel para incio ou fim da escala.

Temperatura

Transmissor

Temperatura

Termmetros Portteis

Temperatura Medio por Infravermelho


A tecnologia infravermelha no um fenmeno novo, ela tem sido utilizada com sucesso em setores industriais e de pesquisa durante dcadas, mas inovaes tem reduzidos custos, ampliado a confiabilidade, e resultou em sensores infravermelhos para medio de temperatura sem contato. Quais as vantagens da medio de temperatura sem contato ? rpida (na faixa de ms), permitindo mais medies e acumulao de dados Medies podem ser feitas em objetos perigosos ou fisicamente inacessveis (partes com altavoltagem, medies a grande distncia) Facilidade de medio quando o alvo est em movimento Medies de altas temperaturas(maiores que 1300C) no apresentam problemas. Em casos similares, termmetros comuns no podem ser utilizados ou tem a sua vida til reduzida Em casos de maus condutores de calor como plstico e madeira, medies so extremamente precisas sem distores dos valores, se comparado com medies com termmetros de contato No h risco de contaminao e efeito mecnico na superfcie dos objetos

Temperatura Em suma, as principais vantagens da medio de temperatura por infra-vermelho so a velocidade, ausncia de interferncia e possibilidade de medio de altas temperaturas at 3000C. Lembrando que apenas temperaturas na superfcie dos materiais podem ser medidas. Os termmetros de infra-vermelhos podem ser comparados ao olho humano. As lentes do olho representa a parte tica que faz com que a radiao(fluxo de ftons) vindos dos objetos pela atmosfera, alcancem a camada fotossensvel (retina). Isto convertido em um sinal que enviado ao crebro. A figura abaixo apresenta o processo de medio por infravermelho

Temperatura

Medio por Infravermelho: -

Temperatura

Medio por Infravermelho: Algumas aplicaes:

Vous aimerez peut-être aussi