Vous êtes sur la page 1sur 3

JUSTA CAUSA DO EMPREGADOR RESCISO INDIRETA O contrato poder ser considerado rescindido pelo empregado, quando: 1.

Forem exigidos servios superiores s suas foras, defesos por lei, contrrios ao bons costumes, ou alheios ao contrato: Superiores s suas foras observe-se que neste caso a doutrina tem entendido que por fora deve-se entender no somente a fora fsica mas a intelectual, portanto deve ser interceptado em sentido mais amplo; Ex.: Obrigar empregado (mulher e/ou menor) a levantar continuamente material/equipamento com peso superior a 30 kg, quando a legislao permite no mximo o emprego de fora muscular superior a 20 kg para trabalho contnuo da empregada mulher e do menor (arts. 390 e 405 da CLT). Defesos por lei exigir que o empregado execute servios proibidos por lei; Ex.: o empregador obrigar o empregado menor de 18 anos e maior de 16 anos a executar servio em local comprovadamente caracterizado como insalubre ou perigoso. (art. 7, inciso XXXIII, da Constituio Federal). Bons Costumes so aqueles contrrios moralidade mdia da , Sociedade de acordo com a doutrina trabalhista; Ex.: O empregador exige que seu empregado (a) mantenha conjuno carnal com o diretor de uma empresa com a finalidade de fechar um contrato. Alheios ao contrato - exigir que o empregado execute tarefas para as quais no foi contratado. Ex.: Determinar que o empregado eletricista execute servio de motorista. 2. For tratado pelo empregador ou por seus superiores hierrquicos com rigor excessivo Quando o empregador persegue seu empregado, quando intolerante ou tem um implicncia, sem motivo, para a sua caracterizao, o rigor excessivo. Ex.: O empregador pune com rigor excessivo um empregado em determinada situao e a punio a outro empregado na mesma situao branda. Correr perigo manifesto de mal considervel O empregador exigir trabalho do empregado onde ele possa contrair doena ou em local onde possa colocar em risco, alm de sua sade, a sua integridade fsica e mental, quando no for inerente sua funo/profisso. Ex.: O empregador no fornece o Equipamento de Proteo Individual (EPI) colocando em risco a sade do empregado. No cumprir o empregador as obrigaes do contrato Quando o empregador no cumpre com as obrigaes pactuadas com o empregado ou a que esto obrigados em virtude de lei ou documento coletivo da categoria profissional respectiva. O empregador que altera unilateralmente o que foi acordado quanto a funo, horrio, salrio ou local de trabalho em prejuzo ao empregado, ressavalda as hipteses de alterao contratual prevista no art. 486 da CLT. Ex.: No pagar os salrio do empregado por mais de trs meses (mora contumaz), sem motivo grave e relevante que o justifique. Observe-se que o risco empresarial inerente ao empreendimento no justificaria a resciso indireta. Praticar o empregador ou seus prepostos, contra ele ou pessoas de sua famlia, ato lesivo da honra e boa fama a calnia, difamao ou injria, no importando aonde o empregado foi ofendido, dentro ou fora da empresa.

3.

4.

5.

Ex.: o empregador deixa o empregado sem qualquer tarefa ou atribuio a executar, permanecendo ocioso, como forma de castig-lo ou ofender-lhe a honra; Utilizao indevida do nome do empregado para a prtica de transaes comerciais; O empregador ou seu preposto agride verbalmente o empregado. 6. O empregador ou seus prepostos ofenderem-no fisicamente, salvo em caso de legtima defesa, prpria ou de outrem A agresso fsica do empregador ou seu preposto ao empregado, salvo no caso de legitima defesa, poder ocorrer dentro da empresa ou fora dela. Ex.: O empregador ameaa o empregado de morte; O preposto do empregador superior hierrquico agride fisicamente o empregado e o empregador nada faz contra o agressor.

7. O empregador reduzir o seu trabalho, sendo este por pea ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importncia dos salrios Ex.: O empregador fornece quantidade menor de servio ao empregado cuja remunerao por produo, reduzindo de forma considervel a sua remunerao. O empregado poder suspender a prestao dos servios ou rescindir o contrato quando tiver de desempenhar obrigaes legais, incompatveis com a continuao do servio. O empregado poder pleitear a resciso de seu contrato de trabalho e o pagamento das respectivas indenizaes, permanecendo ou no no servio at final deciso do processo quando o empregador no cumprir com as obrigaes do contrato ou reduzir o seu trabalho, de forma a afetar sensivelmente a importncia dos salrios itens 1 e 7 anteriores), nos demais casos no dever permanecer em atividade. Direitos na Resciso por Justa Causa do Empregador Empregados com menos de 1 ano de servio na Empresa saldo de salrio, aviso prvio, 13 salrio, frias proporcionais acrescidas do tero constitucional, saque do FGTS, dos valores depositados inclusive da multa de 40%, salrio famlia (quando for o caso) proporcional aos dias efetivamente trabalhados no ms da resciso. Empregado com 1 ano ou mais de servio na empresa saldo de salrio, aviso prvio, 13 salrio, frias vencidas e proporcionais acrescidas do tero constitucional, saque do FGTS, dos valores depositados inclusive da multa de 40%, salrio famlia (quando for o caso) proporcional aos dias efetivamente trabalhados no ms da resciso.

Vous aimerez peut-être aussi