Vous êtes sur la page 1sur 22

AS REVOLUES INDUSTRIAIS

A Diviso Internacional do Trabalho e as trocas desiguais


Atualmente existe uma economia mundial, ou seja, um sistema de relaes de produo e de relaes de troca que envolve o mundo todo. Nesse cenrio, em que a integrao econmica do mundo se baseia na existncia de pases industrializados e suas respectivas reas de influncia, podemos identificar uma Diviso Internacional do Trabalho (DIT). Isso porque a desigualdade do desenvolvimento das foras produtivas cria uma estrutura na qual alguns pases exportam produtos agrcolas e importam manufaturas, enquanto outros exportam manufaturas e tecnologia.

Para que haja DIT, so necessrias algumas condies. Alm do grau de desenvolvimento das foras produtivas e dos diferentes nveis da estrutura econmica, a DIT se relaciona com a diversidade do meio natural e das condies sociais.

A concepo de DIT est associada teoria das vantagens comparativas, segundo a qual as trocas comerciais favorecem todos os pases participantes. Por isso, seus defensores pregam o livre-comrcio internacional, sem qualquer tipo de protecionismo ou de barreira alfandegria.

No entanto, a aplicao dessa teoria criaria uma situao na qual os pases pobres com base agrcola jamais sairiam dessa condio. A criao de indstrias seria limitada por uma concorrncia desigual, uma vez que o desenvolvimento das indstrias nos pases centrais maior. Os pases que j haviam se industrializado, como a Inglaterra teria o monoplio industrial.

Os crticos da teoria das vantagens comparativas argumentam que no foi a competitividade da Inglaterra que proporcionou, aps a Revoluo Industrial, seus grandes ganhos comerciais, mas, sim, o monoplio comercial sobre suas colnias. Segundo eles, nunca houve livre-comrcio. As colnias eram obrigadas a comprar os produtos industrializados

ingleses. Com a abertura dos portos, em 1808, o Brasil tambm se tornou rea de influncia direta da Inglaterra, o que causou uma srie de dificuldades para a criao de indstrias nacionais.

Uma das principais crticas feitas ideia das vantagens comparativas est relacionada deteriorao nos termos de troca entre exportadores de produtos primrios (produtos agrcolas e minerais) e exportadores de produtos industrializados ao longo do tempo.
A teoria das vantagens comparativas Teoria formulada pelo economista ingls David Ricardo, em 1817. Segundo Ricardo, todos os pases obteriam vantagens com o livre-comrcio internacional. Cada pas teria vantagens maiores ou menores para produzir determinados tipos de mercadoria. Quanto maior a vantagem, menor o custo de produo. Tais vantagens poderiam ser naturais (como o caso da agricultura ou extrao mineral) ou adquiridas (como o caso das indstrias), e estariam ligadas especializao tcnica e mo de obra qualificada. Assim, se cada pas se especializasse no setor em que apresenta maiores vantagens relativas, isso criaria uma vantagem geral para todo o sistema de produo mundial, e seria mais proveitoso do que a autossuficincia.

A DIT e a organizao do espao mundial


A DIT marcou a organizao do espao sob o capitalismo. As relaes centro-periferia foram, em grande parte, fundamentadas pela diviso entre os pases industriais e os pases primrios exportadores. Alguns desses pases se tornaram muito especializados em poucos produtos (ver mapa abaixo). Foi o caso de alguns pases africanos - algodo, no Chade; cacau, na Costa do Marfim; diamantes, na Zmbia; etc. Essa caracterstica tornou a economia de tais pases muito dependente dos preos internacionais desses produtos, o que os inseriu na DIT em condies de desvantagem.

A DIT, no entanto, no inaltervel; ela se modifica de acordo com a conjuntura internacional. As crises do capitalismo levam a reestruturaes econmicas e espaciais, podendo mudar o papel dos pases nessa diviso. Podemos identificar quatro momentos centrais em relao DIT.

Na Primeira Revoluo Industrial, o papel principal das colnias foi o de fornecedor de matrias-primas e consumidor dos produtos industrializados.

A Segunda Revoluo Industrial marcou um perodo de rediviso do mundo, pois novas potncias se formaram (Alemanha e EUA) e passaram a partilhar o mundo colonial. A periferia do sistema capitalista tomou-se rea para a exportao dos capitais e atuao dos monoplios. Essa exportao de capitais permitiu a industrializao de alguns pases perifricos, como o Brasil e a Argentina.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial e a formao do bloco socialista, uma nova DIT se apresentou. Novos interesses geopolticos passaram a prevalecer no conflito entre o capitalismo e o socialismo, expressando-se sob a forma de ajuda dos EUA e da URSS (emprstimos, investimentos, melhores condies para o comrcio) aos pases de seu

bloco. Esse processo criou condies para a industrializao de outros pases da periferia do sistema.

A Terceira Revoluo Industrial transformou novas reas do globo em fornecedoras de tecnologia, enquanto outras passaram a ser fabricantes de produtos com menor tecnologia. Surgiu, assim, uma nova DIT: de um lado, fornecedores de matrias- -primas e de produtos intensivos em mo de obra; de outro, fornecedores de produtos intensivos em tecnologia.

A Primeira Revoluo industrial


A Primeira Revoluo Industrial foi um processo de transformaes tcnicas, econmicas e sociais ocorrido entre o final do sculo XVIII e o incio do sculo XIX. Suas principais caractersticas foram o uso do vapor como fonte primordial de energia - no lugar da fora muscular do ser humano, da trao animal e das energias hdrica e elica - e a produo mecanizada. Isso possibilitou a substituio das manufaturas pelas fbricas no processo de produo capitalista.

As viam para

Grandes formado que se

Navegaes um

gigantesco mundial que

incremento criou as A

do

comrcio

ha-

mercado a

condies Inglaterra

iniciais assumiu

desencadeasse

Revoluo

Industrial.

a liderana desse processo, em grande parte devido aos capitais acumulados na fase do seu capitalismo comercial e ao fato de contar com boas

condies naturais. O minrio de ferro e o carvo ofereceram indstria de mquinas as matrias-primas e as fontes de energia necessrias ao seu desenvolvimento.

indstria

do

algodo mais

deu baratos, de

tom

da

mudana. para

Inglaterra

queria as

produzir colnias.

tecidos At

principalmente 90% das

export-los britnicas de

para

1770,

mais

exportaes

tecidos

de algodo eram destinadas s colnias, em especial s africanas. A partir da dcada de 1790, a maior parte do algodo das fbricas inglesas saa do sul dos Estados Unidos, que ainda usava trabalho escravo.

Inglaterra

outros

pases

que

se

industrializaram

como

Frana,

a Blgica e a Holanda (cujo nome oficial Reino dos Pases Baixos), levaram outras regies do mundo a se articular de acordo com seus interesses industriais, tanto na produo como no consumo. A influncia da indstria na produo mundial sofreu uma expanso geogrfica.

Apesar

de

indstria

britnica

ser

melhor

do

mundo,

foram

as

re-

laes coloniais e a possibilidade de exportao dos tecidos manufaturados em condies vantajosas que garantiram Inglaterra a sua superioridade nessa primeira fase da Revoluo Industrial.

Vrias

caractersticas A

gerais

da passou

Primeira a ser

Revoluo realizada

Industrial em

podem

ser

mencionadas.

produo

grandes

unidades

fabris, com o predomnio de uma intensa diviso do trabalho. Isso criou condies para o barateamento de preos e a expanso do mercado.

Houve

uma

separao

entre

capital

trabalho.

Na

pequena

produo mercantil, as formas artesanais da manufatura eram dominantes, e o produtor, o comerciante e o proprietrio dos meios de produo eram a mesma pessoa. Na estrutura industrial, o trabalhador no mais possuidor de meios de produo, sendo

obrigado a vender a sua fora de trabalho como mercadoria. Essa a principal caracterstica do modo de produo capitalista.

O grande agrupamento de trabalhadores levou a um forte movimento sindicalista, que foi importante nas lutas dos trabalhadores europeus.

Houve enorme concentrao da produo industrial em centros urbanos. Na GrBretanha, surgiram grandes cidades industriais, como Lancashire, Manchester, Birmingham e Glasgow, entre outras.

As inovaes tcnicas eram rapidamente aplicadas a problemas prticos e absorvidas pelos empresrios.

A Segunda Revoluo Industrial


Aps o intenso crescimento da produo mundial ocorrido com a Primeira Revoluo Industrial, o capitalismo ingls passou por uma fase de crise de superproduo, em meados do sculo XIX. Isso levou a Inglaterra a buscar solues para a retomada da lucratividade. Entre as solues encontradas, destacam-se o avano nos transportes, como a locomotiva e o navio a vapor, e a expanso geogrfica da Revoluo Industrial para outros pases da periferia do sistema capitalista.

No final do sculo XIX, diante de nova crise, o esforo se deu no sentido de criar tecnologias que levassem a maiores lucros, o que acabou ocasionando a Segunda Revoluo Industrial. Os pases que lideraram esse processo foram a Alemanha e os Estados Unidos.

A caracterstica marcante da Segunda Revoluo Industrial foi a apropriao da cincia e da tcnica como maneira de auxiliar o processo de acumulao de capital.

A cincia se transformou em propriedade capitalista. A pesquisa cientfica influa de tal modo nos principais setores industriais que os capitalistas perceberam claramente a sua importncia como meio de estimular o aumento dos lucros.

A Alemanha deu incio incorporao da cincia empresa capitalista, o que se deveu, em grande parte, a seu alto grau de desenvolvimento cientfico e necessidade de superar o atraso do capitalismo no pas. O pas foi pioneiro na transformao da Qumica de pura pesquisa em um ramo industrial de grande importncia, com efeitos sobre o processo de produo de outros ramos industriais.

Os Estados Unidos e a Alemanha tiveram uma trajetria diferente quanto s inovaes. A diferena fundamental que nos EUA elas estavam ligadas mais ao empirismo tcnico (a

prtica dos inventores), ao passo que na Alemanha se estabeleciam mais pelo pensamento reflexivo relacionado cincia (a teoria cientfica).

Destacam-se os avanos em quatro campos fundamentais: eletricidade, ao, petrleo e motor a exploso. Algumas das principais caractersticas da Segunda Revoluo Industrial podem ser vistas a seguir.

Nesse perodo, as inovaes tcnicas passaram a desempenhar um papel central nas empresas capitalistas. Algumas delas marcaram poca e foram responsveis por grande parte do dinamismo capitalista, como o caso da indstria automobilstica.

O grande desenvolvimento da indstria levou a produo a concentrar-se em empresas cada vez maiores. Foram criados trastes, cartis e holdings. Tais associaes proporcionaram enorme superioridade sobre os concorrentes.

O papel dos bancos e das bolsas de valores tornou-se central no desenvolvimento do capitalismo, pois essas instituies possibilitaram a fuso entre o capital bancrio (dinheiro de depsitos, etc.) e o capital industrial (mquinas, prdios, etc.). Foi tambm nesse perodo que as exportaes de capital adquiriram uma importncia central no capitalismo, diferentemente do ocorrido durante a Primeira Revoluo Industrial, quando as exportaes de mercadorias eram mais importantes.

As grandes empresas monopolistas associadas aos Estados modernos dividiram o mundo entre si e transformaram essa nova partilha colonial em uma estratgia importante para o avano do capitalismo e da lucratividade das empresas. Esse perodo ficou conhecido como imperialismo, e foi um dos principais fatores que levaram Primeira Guerra Mundial.

Cartel: Associao entre empresas do mesmo ramo de produo com objetivo de dominar o mercado e disciplinar a concorrncia. As partes entram em acordo sobre o preo, que uniformizado geralmente em nvel alto, e quotas de produo fixado para as empresas membro. No seu sentido pleno, os cartis comearam na Alemanha no sculo XIX e tiveram seu apogeu no perodo entre as guerras mundiais. Os cartis prejudicam a economia por impedir o acesso do consumidor livre-concorrncia e beneficiar empresas no rentveis. Tendem a durar pouco devido ao conflito de interesses.

Holding: Forma de organizao de empresas que surge depois de os trustes serem postos na ilegalidade. Consiste no agrupamento de grandes sociedades annimas. Sociedade annima uma designao dada s empresas que abrem seu capital e emitem aes que so negociadas em bolsa de valores. Neste caso, a maioria das aes de cada uma delas controlada por uma nica empresa, a holding. A ao das holdings no mercado semelhante a dos trustes. Uma holding geralmente formada para facilitar o controle das atividades em um setor. Se ela tiver empresas que atuem nos diversos setores de um mercado como o da produo de eletrodomsticos, por exemplo, abocanha gordas fatias desse mercado e adquire condies de dominar seu funcionamento.

Truste: Reunio de empresas que perdem seu poder individual e o submetem ao controle de um conselho de trustes. Surge uma nova empresa com poder maior de influncia sobre o mercado. Geralmente tais organizaes formam monoplios. Os trustes surgiram em 1882 nos EUA, e o temor de que adquirissem poder muito grande e impusessem monoplios muito extensos fez com que logo fossem adotadas leis antitrustes, como a Lei Sherman, aprovada pelos norte-americanos em 1890.

A Terceira Revoluo Industrial

A Terceira Revoluo Industrial tambm ficou conhecida como revoluo tcnica- cientfica e ocorreu marcadamente na segunda metade do sculo XX. A crise dos anos 1930 levou o capitalismo a desenvolver novas tecnologias, que foram em grande parte aplicadas na Segunda Guerra Mundial. Depois da guerra, elas se transformaram em tecnologia de uso civil - inovaes no setor farmacutico e qumico, o avio a jato e depois o computador e a internet, entre outras. As inovaes na agricultura fertilizante, defensiva e mquinas agrcolas - tambm foram amplamente aplicadas em vrias partes do globo.

Na Amrica Latina, a instalao das empresas multinacionais marcou um perodo de desenvolvimentismo, fundamental para a entrada de alguns pases como o Brasil e a Argentina em uma nova DIT.

A caracterstica fundamental do ps-Segunda Guerra na organizao do espao mundial foi a adoo do modelo fordista. Esse modelo visa a produes em grandes quantidades e incentiva o consumo, de modo que mais pessoas se tomem consumidoras.

Com a crise dos anos 1970 (marcados pelos choques do petrleo de 1973 e 1979) surgiu uma nova necessidade de desenvolvimento tecnolgico. O Japo tornou-se lder nesse momento, caracterizado pelo intenso uso de novas tecnologias para aumentar a lucratividade do capital. Tambm nesse perodo houve uma nova expanso geogrfica do capitalismo industrial em direo ao Oriente (Japo, China, Tigres Asiticos). Surgiu ainda um novo tipo de organizao do trabalho, muito mais produtivo, denominado toyotismo.

Podemos dizer que a Terceira Revoluo Industrial est ligada ao desenvolvimento dos ramos da robtica, da biotecnologia, da indstria aeroespacial e das tecnologias da informao.

As novas tecnologias permitiram o aumento da produo de alimentos, a melhoria das condies sanitrias e de sade, a reduo da taxa de mortalidade, etc. Alm disso, a tecnologia possibilita o crescimento econmico ao tomar o trabalho mais produtivo, aumentando o rendimento das colheitas e da produo industrial, bem como melhorando a eficincia no setor de servios.

No entanto, ainda que a criao de novas tecnologias requeira reflexes e formulaes tericas, ela no resolve todos os problemas da humanidade. Uma das principais questes que a produo tecnolgica se d de forma muito desigual no espao mundial. Existem pases com alto grau de tecnologia que mantm boas condies de vida e desenvolvimento. Por outro lado, nos pases que se inserem de forma submissa na DIT, a tecnologia gera mais desigualdades internas e externas. O uso de tecnologia importada muitas vezes pode levar ao desemprego, provocando o aumento da pobreza nesses pases.

As novas Tecnologias

Agora fazer as atividades !!!

Vous aimerez peut-être aussi