Vous êtes sur la page 1sur 5

Saber Eletrnica Online

http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/264/imprimir:yes

Imprimir

PROJETOS / Projetos
03/01/2008 07:11:56

Projetos simples com LEDs pisca-pisca


Antigamente, para fazer um LED piscar era necessrio utilizar circuitos especiais como multivibradores com transistores e circuitos integrados a exemplo do LM3909 (no muito barato!). Alm do custo era preciso considerar o espao ocupado pelo circuito, dado o nmero de componentes usados. Hoje diferente. Podemos contar diretamente com LEDs pisca-pisca e com eles fazer alguns projetos muito interessantes como os que descrevemos neste artigo.
Newton C. Braga

Os LEDs Pisca-Pisca que usamos na montagem dos prottipos dos circuitos apresentados aqui foram obtidos na Eletrnica Rei do Som, operando com tenses a partir de 1,6 V.

Esses LEDs podem ser obtidos nas cores vermelha, amarela e verde e, para tenses maiores que 1,6 V, ser preciso usar um resistor limitador que obedea a tabela 1.

Tabela 1 - Valores para resistor limitador Os LEDs piscam aproximadamente a 1 Hz e tm um consumo extremamente baixo, da ordem de 0,5 mA com 1,6 V, o que significa grande durabilidade para as pilhas que os alimentam. Os projetos que vamos expor a seguir so ideais para experimentadores iniciantes e mesmo para algumas solues simples, que logo ficaro claras na sua descrio. Em especial, destacamos os projetos que podem ser usados no ensino para ilustrar o funcionamento desses componentes, de fontes de energia alternativa e at como iniciao no curso de Mecatrnica, onde o primeiro projeto utilizado justamente como introduo aos trabalhos prticos para aprender a soldar.

Teste de componentes Usamos esse simples circuito na primeira aula do curso de Mecatrnica do Colgio Mater Amabilis de Guarulhos-SP, na qual os alunos aprendem a soldar. Trata-se de um simples provador de continuidade, com o circuito exibido na figura 1.

Figura 1 - Provador de continuidade Quando as pontas de prova so unidas o circuito fechado e o LED alimentado, passando a piscar. Se ligarmos entre as pontas de prova um componente, a corrente que vai passar atravs dele depender de sua resistncia. Se ele apresentar continuidade, a corrente circular e com isso o LED ser alimentado, piscando. Caso

1 de 5

23/08/2011 16:16

Saber Eletrnica Online

http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/264/imprimir:yes

o componente no apresente continuidade, a corrente no circular e conseqentemente o LED permanece apagado. A resistncia mxima que representa continuidade nesse circuito da ordem de 1 k ohms com alimentao de 3 V. A montagem muito simples, podendo ser realizada com base em um pedao de ponte de terminais, conforme mostra a figura 2.

Figura 2 - Montagem em ponte de terminais

Observe que as pontas de prova so improvisadas com dois pregos ou pedaos de fio mais grosso, os quais so posteriormente protegidos por espaguetes. Os espaguetes nada mais so do que capas de fios grossos que podem ser usadas para proteger conexes e pontas, veja a figura 3.

Figura 3 - Pontas de prova Na montagem necessrio observar a polaridade do suporte de pilhas, pelas cores dos fios e tambm a posio do LED. O terminal mais comprido corresponde ao anodo, que vai alimentao positiva do suporte de pilhas (fio vermelho). Se houver inverso, o LED no piscar. O conjunto poder posteriormente ser alojado numa caixinha plstica e, considerando que o consumo s ocorre quando as pontas de prova so unidas ou os LEDs piscam, no preciso empregar interruptor: fora de uso, basta manter as pontas de prova separadas. Fonte de energia alternativa Muitas escolas incluem no ensino fundamental pelo menos um experimento que envolva o uso de energia alternativa. Se bem que a preferida seja a energia solar, existe a dificuldade em se obter uma clula solar eficiente, e mais do que isso, algo que possa ser alimentado por ela.

Porm, pelo seu baixssimo consumo, os LEDs pisca-pisca podem ser alimentados pelos 1,6 a 2,7 V de uma clula solar do tipo obtido em calculadoras, sem problemas. Obtivemos uma clula que se prestou para a demonstrao do princpio da converso de luz (energia solar) em energia eltrica, capaz de fazer o LED piscar. Na figura 4 temos o arranjo bsico para o experimento, que tambm tem utilidades prticas.

Figura 4 - Uso de clula solar Iluminando-se com luz forte a clula solar, a energia eltrica produzida ser suficiente para fazer o LED piscar. Na soldagem do LED aos terminais da clula solar preciso prestar ateno polaridade, pois se houver inverso, o circuito no funcionar. Uma aplicao alternativa para esse arranjo consiste em um simples monitor de luz (inclusive infravermelha e ultravioleta) para uma cmara de secagem, observe a figura 5.

2 de 5

23/08/2011 16:16

Saber Eletrnica Online

http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/264/imprimir:yes

Figura 5 - Monitor de luz

O LED piscando indicar a presena de luz em um local remoto, onde est o sensor que a clula solar. O mesmo projeto pode ser alimentado por uma pilha qumica formada por recipientes com gua e sal e placas de metal, conforme ilustra a figura 6.

Figura 6 - Uso de bateria qumica Pelo menos dois recipientes devem ser usados, pois cada um produz entre 0,6 e 0,9 V, o que insuficiente para alimentar o circuito pisca-pisca do LED. As placas de metal, ou mesmo pedaos de fio devem ser alternadas: cobre para o plo positivo e zinco ou alumnio para o plo negativo.

Alarme psicolgico Um LED piscando em um local estrategicamente escolhido poder intimidar um possvel intruso, que evitar qualquer ao. possvel colocar um LED piscante no painel do carro ou ainda numa caixinha com uma lente, imitando uma cmera de vdeo, usada em vigilncia, veja exemplo na figura 7.

Figura 7 - Intimidando um "visitante" Evidentemente, os fios que saem da caixinha no vo a lugar algum e dentro dela no existe nenhum circuito sofisticado de vigilncia, mas sim um circuito simples que faz o LED piscar e que apresentado na figura 8.

3 de 5

23/08/2011 16:16

Saber Eletrnica Online

http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/264/imprimir:yes

Figura 8 - Alarme psicolgico

O circuito ultra-simples pode usar uma ponte de terminais comuns, ou de parafusos, caso o leitor no deseje usar solda. Uma possibilidade tambm alimentar o circuito com apenas uma pilha, soldando os fios de ligao diretamente em seus plos (depois de rasp-los). Na montagem do circuito deve-se apenas observar a polaridade do suporte de pilhas e a posio do LED, pois uma inverso de qualquer um deles impedir o funcionamento do circuito. Como o consumo do LED muito baixo, o circuito pode ficar ligado permanentemente, com um desgaste muito lento das pilhas utilizadas nas sua alimentao. Computador elementar Eis um projeto muito simples que pode ser implementado como aplicao do ensino de tecnologia no nvel fundamental. Trata-se de um computador elementar que pode ser construdo com extrema facilidade a partir de material comum. A idia bsica usar o teste de componentes da primeira montagem para detectar pergunta e resposta corretas, conforme mostra a figura 9.

Figura 9 - Computador elementar

Em um painel de papelo ou cartolina so colocados percevejos em duas regies separadas que correspondem s perguntas e respostas. Perguntas e respostas, de qualquer assunto, so interligadas atravs de fios na parte inferior do painel, de modo que no possam ser vistas, conforme ilustra a figura 10.

Figura 10 - Ligaes Se uma das pontas de prova for tocada na pergunta e a outra na resposta correta, o circuito ser fechado fazendo com que o LED pisque. *Artigo originalmente publicado na revista Eletrnica Total Ano 18 - Nmero 122 Maro/Abril 2007

4 de 5

23/08/2011 16:16

Saber Eletrnica Online

http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/264/imprimir:yes

Extrado do Portal Saber Eletrnica Online - Todos os direitos reservados - www.sabereletronica.com.br

5 de 5

23/08/2011 16:16

Vous aimerez peut-être aussi