Vous êtes sur la page 1sur 5

A anatomia das emoes segundo a Psicologia Budista

Segundo o budismo tibetano, a natureza da mente sutil do ser humano potencialmente pura como a energia de um puro cristal. No entanto, est contaminada por trs grandes venenos mentais: o apego, a raiva e a ignorncia. Estes, por sua vez, so resultantes de um grande veneno mental: o fato de pensarmos que as coisas existem por si s e que so permanentes. Nada existe por si s, tudo est interligado. Apesar do seu aspecto permanente, tudo est em constante transformao. Podemos compreender estas verdades racionalmente, mas agimos instintivamente como se as coisas e as pessoas existissem em si e por si prprias, a partir delas mesmas. Nossa percepo da realidade est distorcida. Da mesma forma, sabemos que vamos morrer um dia, mas vivemos como se fssemos imortais. Podemos at perceber nossa ignorncia, mas enquanto a base de nosso ambiente interno for o medo e a dvida, continuaremos presos a nossos hbitos mentais distorcidos. Enquanto pensarmos que somos pessoas carentes e inadequadas, no seremos capazes de reconhecer nossa base interna positiva! A anatomia das emoes conforme a psicologia budista descrita no Abhidharma (que na lngua pali dos tempos de Buddha significa a doutrina final), o texto original da epistemologia do budismo, onde so elaboradas as investigaes originais de Buddha sobre a natureza humana. Segundo o Abhidharma, todos os seres so compostos de fatores mentais ou Nama, e fatores materiais ou Rupa. O indivduo um Nama-rupa. Nama denota tanto a conscincia como os estados mentais. Assim, o Abhidharma enumera 51 tipos de estados mentais. Ainda de acordo com o Abhidharma, existem 89 tipos de conscincia. Destas, 80 so caractersticas do ser comum, e as 9 restantes so prprias daqueles que atingiram um desenvolvimento espiritual superior.

A psicologia budista descreve nos sankharas, ou estados mentais generalizados, Seis Emoes Bsicas (Seis VenenosRaiz ou Aflies mentais); Vinte Emoes Secundrias; Onze Fatores Mentais Virtuosos; Quatro Fatores Mentais que podem ou no ser virtuosos. As Seis Emoes Bsicas so (em itlico, os termos em tibetano): 1. Apego, isto , desejo ou ansiedade por possuir D.Tchag 2. Raiva, hostilidade, dio Kong.tro 3. Ignorncia, iluso Ma.rig.pa 4. Orgulho, arrogncia Nga.guiel 5. Dvida ou suspeita Te.tsom 6. Vises falsas ou errneas Ta.wa.nyon.mon.tchen Destas, as trs primeiras so as mais graves, por isso, so chamadas de Os trs Venenos Mentais. As Vinte Emoes Secundrias, derivadas de algumas Emoes bsicas, conhecidas tambm como Os Vinte Fatores Afins da Instabilidade, so: Raiva 1.Irritao, agressividade ou indignao Tro.wa 2.Ressentimento ou rancor Kn.dzin 3.Hipocrisia ou dissimulao Tchab.pa 4.Malevolncia ou animosidade Tseg.pa 5.Inveja ou cimes Trag.dog 6. Crueldade ou malcia Nam.Tse Apego 7. Avareza Ser.na 8. Excitao mental Go.pa 9. Arrogncia ou presuno Guia.pa Ignorncia 10. Desateno She.Shin Min.pa 11. Melancolia ou Mente Pesada Mug.pa 12. Falta de confiana ou Incredulidade Ma.te.pa 13. Preguia L.lo 14. Falta de ateno introspectiva ou esquecimento

Dje.nhe Ignorncia + apego 15. Falsidade ou pretenso Guiu 16. Desonestidade Yo Ignorncia + apego + raiva 17. Impudncia ou ausncia de vergonha NgoTsa Med.pa 18. Falta do senso de propriedade ou desconsiderao Trel.Me.pa 19. Desinteresse Bag.me 20. Distrao Nam.yen Os Onze Fatores Mentais Virtuosos so: 1. F De.pa 2. Sentido do que correto Ngo.Tsa.she.pa 3. Considerao pelos outros Trel.yo.pa 4. Desapego Ma.tchag.pa 5. No-raiva ou imperturbabilidade She.dang.me.pa 6. No-confuso Ti.mug.me.pa 7. Perseverana entusistica Tson.dru 8. Flexibilidade Shintu.djang 9. Retido mental Bag.yo 10. No-violncia Nam.par.mi.tse.ba 11. Equanimidade Tang.nhn Os Quatro Fatores Mentais que podem ou no ser virtuosos so: 1. Dormir nhi 2. Arrependimento Guio.pa 3. Investigao geral Tog.pa 4. Anlise Tcho.pa O Abhidharma distingue entre os fatores mentais que so puros, saudveis e os que so impuros e prejudiciais. O critrio usado para fazer essa distino foi a observao dos fatores mentais que contribuem para a meditao e para o desenvolvimento espiritual. As emoes positivas encontram-se, na maioria das vezes, encobertas por emoes negativas. A psique humana formada por camadas mentais: experincias que se sobrepem e se sustentam umas s outras. Por esta razo, o desenvolvimento espiritual comparado ao ato de descascar uma cebola: cada

camada retirada expe as qualidades da camada que est abaixo, at desvendar seu ncleo, que verdadeiramente puro e positivo. Portanto, o budismo nos inspira a entender que no exato momento em que sentimos raiva, temos tambm a no-raiva como um realidade emocional subjacente ela. Ou seja, nossas emoes negativas no podem contaminar nossa natureza essencial - o ncleo de nossa mente -, mas podem encobri-la. Se elas fossem inerentes mente, no haveria sentido em nosso trabalho de remov-las! Para nos desenvolvermos interiormente, essencial perceber que possvel nos libertarmos delas. Chgyam Trungpa, um renomado mestre do budismo tibetano, define o ncleo central e saudvel de nossa mente como a bondade fundamental dos seres humanos. Assim, diz ele: O primeiro passo para perceber a bondade fundamental valorizar o que temos. Em seguida, porm, deveramos ver mais longe e examinar o que somos, quem somos, onde estamos, quando somos e como somos enquanto seres humanos, para ento sermos capazes de tomar posse da nossa bondade fundamental. No se trata de uma posse, mas de todo modo ns a merecermos. A mente pura como cristal est sempre presente; no entanto, depende de nosso ambiente interior para se manifestar. Isto , necessita de constante abertura, confiana e coragem para olhar o que quer que surja em nossa vida com compaixo e entendimento. Chgyam Trungpa esclarece ainda: A bondade fundamental est estreitamente vinculada idia de Bodhichitta na tradio budista. Bodhi significa desperto ou alerta e chitta quer dizer corao; Bodhichitta, portanto, o corao desperto. O corao desperto provm de estarmos dispostos a enfrentar nosso estado anmico. Essa exigncia pode parecer excessiva, mas necessria. Cada um de ns deve examinar-se, perguntando quantas vezes tentou um contato pleno e verdadeiro com seu corao. No caminho do desculpas que podemos nos estagnao ou autoconhecimento, temos que ficar atentos s usamos para no buscar nossa evoluo. No acomodar nem confundir estabilidade com segurana com resistncia mudana.

As emoes destrutivas nos deixam inquietos e inseguros. Se, por exemplo, estamos preocupados em buscar formas de garantir a continuidade de um prazer, perdemos a espontaneidade e deixamos de apreciar o momento presente. O problema que estamos to habituados a nosso ambiente interno de tenso e expectativa que sequer nos damos conta de que estamos sofrendo. As emoes positivas, ao contrrio, so sempre realistas e construtivas. Com elas, nos aquietamos e sentimos disponibilidade para nos abrirmos para os outros. Jeremy Hayward, discpulo de Chgyam Trungpa, escreve em O Mundo Sagrado: Nossa bondade fundamental repousa na capacidade de vivermos de uma maneira plena, apaixonada, vvida e ativa; na capacidade de estarmos totalmente conscientes de nossa vida e de viv-la irrestritamente, no importa as reviravoltas que possa dar; e na capacidade de cuidar tanto dos outros quanto de ns mesmos. Portanto, o ponto de partida aceitar que podemos transformar nossa mente inquieta em uma mente de abertura e confiana: voltar para casa, como dizem os mestres budistas.

Vous aimerez peut-être aussi