Vous êtes sur la page 1sur 30

Como funciona a internet

Novas Tecnologias Introduo TCP/IP Protocolos do TCP/IP Principais conceitos

Novas Tecnologias

VoIP
O que VoIP? VoIP (voice over IP) significa voz sobre IP, ou seja, uma forma de transmitir sinais de adio atravs da internet como se fosse um telefone convencional, sem a necessidade de ter uma linha telefnica. Como funciona o VoIP? A plataforma VoIP transforma os sinais de voz (analgicos) em pacotes digitais para transmisso tanto na Internet quanto na Intranet. Estes pacotes so compactados e enviados a um segundo portal, no qual eles sero novamente compactados, dessa vez em sinais de som analgicos, e enviados ao receptor.

Novas Tecnologias

VoIP
Evoluo do VoIP Nessa comunicao de voz, necessrio que o usurio tenha instalado em seu computador um software para transferncia de dados, no caso a voz. Vale lembrar que, para usufruir desse servio, seu micro deve possuir um kit multimdia. Em seu primeiro estgio, a VoIP podia ser entendida como uma conversao telefnica entre dois usurios de uma rede privada usando converso de voz para dados (exclusivamente em redes corporativas).

Novas Tecnologias

VoIP
Mais tarde esta tecnologia chegou ao seguinte conceito: uma conversao telefnica entre um usurio de Internet e um usurio da telefonia convencional, sem necessidade de acesso simultneo. Agora, o que chega ao mercado domstico uma idia muito mais completa e que promete resultados cada vez melhores: uma conversao telefnica entre um usurio Internet e um usurio da telefonia convencional, ambos utilizando apenas o telefone.

Novas Tecnologias

Bluetooth
O Bluetooth uma tecnologia que permite uma comunicao simples, rpida, segura e barata entre computadores, smartphones, telefones celulares, mouses, teclados, fones de ouvido, impressoras e outros dispositivos, utilizando ondas de rdio no lugar de cabos. Assim, possvel fazer com que dois ou mais dispositivos comecem a trocar informaes com uma simples aproximao entre eles.

Novas Tecnologias

Blu-ray / HD-DVD
Na verdade, um disco Blu-Ray ou HD-DVD nada mais do que um disco de DVD com capacidade de armazenamento mais elevada, permitindo a gravao de contedo de alta definio. importante salientar que a principal motivao para a criao de um sucessor para o DVD foi o surgimento da TV de alta definio, que exige maior espao de armazenamento em disco, coisa que o DVD no pode oferecer. O ponto chave das tecnologias Blu-Ray e HD-DVD a utilizao de um laser azul-violeta usado para ler e gravar dados no disco. Este laser tem um comprimento de onda menor do que o laser vermelho usado pelos aparelhos de DVD, o que permite uma maior densidade de gravao.

Novas Tecnologias

Blu-ray / HD-DVD
Um disco Blu-Ray de uma nica camada permite a gravao de at 25 GB, enquanto que o mesmo disco na tecnologia HD-DVD permite a gravao de apenas 15 GB. J um disco Blu-Ray de dupla camada permite a gravao de at 54 GB, enquanto que o mesmo disco na tecnologia HDDVD permite apenas a gravao de 30 GB.

Novas Tecnologias

WEB 2.0
O termo Web 2.0 utilizado para descrever a segunda gerao da World Wide Web --tendncia que refora o conceito de troca de informaes e colaborao dos internautas com sites e servios virtuais. A idia que o ambiente on-line se torne mais dinmico e que os usurios colaborem para a organizao de contedo.

Vamos ver um glossrio da Web 2.0 elaborado pela Folha de S.Paulo.

Novas Tecnologias

WEB 2.0
AdSense: Um plano de publicidade do Google que ajuda criadores de sites, entre os quais blogs, a ganhar dinheiro com seu trabalho. Tornou-se a mais importante fonte de receita para as empresas Web 2.0. Ao lado dos resultados de busca, o Google oferece anncios relevantes para o contedo de um site, gerando receita para o site a cada vez que o anncio for clicado Blogs: De baixo custo para publicao na web disponvel para milhes de usurios, os blogs esto entre as primeiras ferramentas de Web 2.0 a serem usadas amplamente

Novas Tecnologias

WEB 2.0
RSS: Abreviao de "really simple syndication" [distribuio realmente simples], uma maneira de distribuir informao por meio da internet que se tornou uma poderosa combinao de tecnologias "pull" --com as quais o usurio da web solicita as informaes que deseja-e tecnologias "push" -- com as quais informaes so enviadas a um usurio automaticamente. O visitante de um site que funcione com RSS pode solicitar que as atualizaes lhe sejam enviadas (processo conhecido como "assinando um feed"). O presidente do conselho da Microsoft, Bill Gates, classificou o sistema RSS como uma tecnologia essencial 18 meses atrs, e determinou que fosse includa no software produzido por seu grupo.

Novas Tecnologias

WEB 2.0
Wikis: Pginas comunitrias na internet que podem ser alteradas por todos os usurios que tm direitos de acesso. Usadas na internet pblica, essas pginas comunitrias geraram fenmenos como a Wikipedia, que uma enciclopdia on-line escrita por leitores. Usadas em empresas, as wikis esto se tornando uma maneira fcil de trocar idias para um grupo de trabalhadores envolvido em um projeto.

Introduo

Funcionamento Tcnico
A internet com popularmente conhecida uma coleo de informaes armazenadas em pginas de sites, pginas essas espalhadas pelo mundo inteiro. Basicamente a internet est dividida em computadores clientes, que utilizam um software (programa) cliente, mais conhecido como navegador ou browser, e computadores servidores, que utilizam softwares especficos para servir pginas dos sites para os navegadores.

Introduo

Introduo

Introduo

Conceitos
Site Conjunto de pginas da internet, tambm conhecido como endereo eletrnico. Pgina da internet pgina do site, onde esto informaes mais especficas sobre determinado assunto, pode conter textos, imagens, sons e vdeos. Home Page Pgina inicial do site, onde atravs dela possvel ter acesso a todos as pginas do site atravs dos hyperlinks Hyperlinks Ligaes entre diversas pginas de um site, geralmente apontam para uma outra pgina ou arquivo que esteja disponvel para ser acessado.

Introduo

Internet x Intranet
A grande diferena entre esses dois conceitos que a intranet, pode ser vista como uma internet corporativa, ou seja, utilizada apenas dentro de uma organizao. Na intranet, tambm esto presentes os conceitos de endereos, controle de usurios com autenticao com senha, dentre outros. A intranet utiliza a mesma infra-estrutura da internet, com a diferena de ser restrita aos funcionrios da empresa, que tm as devidas permisses para tal.

TCP/IP

TCP/IP
um conjunto de protocolos que interligados fazem com que o uso da internet seja possvel Portanto, todos os computadores que se conectam a internet precisam saber falar e entender os protocolos que constituem esse conjunto.

Protocolos do TCP/IP

Protocolos do TCP/IP
Vejamos alguns dos protocolos mais explorados em concursos: Protocolos de rede IP Protocolos de transporte TCP e UDP Protocolos de aplicao HTTP, FTP, POP3, SMTP, IMAP, DHCP, DNS, TELNET.

Protocolos do TCP/IP

Protocolos de rede
IP
Responsvel por identificar unicamente os computadores na internet, cada computador que se conecta a rede recebe um nmero de identificao chamado de IP, que pode ser um IP Fixo ou um IP dinmico. Exemplo de um nmero IP: 200.72.27.85 Ele formado por quatro 4 Bytes (4 octetos), que so nmeros que podem variar de 0 a 255.

Protocolos do TCP/IP

Protocolos de rede
IP
IP fixo configurado diretamente no computador como sendo seu endereo IP. Esta configurao bastante comum em servidores; IP Dinmico configurado para ser recebido automaticamente quando um computador ser conecta a uma determinada rede, esse endereo IP atribudo atravs de um servidor de DHCP

Protocolos do TCP/IP

Protocolos de transporte
So os protocolos responsveis pela comunicao entre os dois computadores, o que enviou a solicitao e o que est recebendo a solicitao. TCP(Transmission Control Protocol) Protocolo de Controle de Transmisso, garante a entrega dos pacotes com integridade. Utiliza controle de fluxo e seqncia (numerao) de pacotes. um protocolo orientado conexo, ou seja, ele espera uma confirmao de recebimento por parte do destinatrio do pacote de dados. extremamente confivel. UDP(User Datagram Protocol) Por no ser um protocolo orientado a conexo, ou seja no tem a garantia da entrega dos pacotes que foram enviados, ele no um protocolo confivel. Porm ele tem em suas caractersticas uma importante, a sua velocidade de transmisso bem maior que o TCP.

Protocolos do TCP/IP

Protocolos de Aplicao
Diferente dos protocolos vistos anteriormente esses tipos de protocolos tm uma funo bastante definida, geralmente esto relacionados diretamente a um servio na internet. Portanto cada protocolo da camada de aplicao est relacionado uma tarefa (servio) e a uma porta

Protocolos do TCP/IP

Protocolos de Aplicao
HTTP(HiperText Transfer Protocol)
Protocolo de transferncia de hipertexto, utilizado pelos navegadores (browsers) para transferir as pginas dos servidores para os computadores clientes. Utiliza a porta 80 Alm do HTTP, tambm existe o HTTPS, que o protocolo HTTP acrescido dos algoritmos de segurana implementados no SSL (Secure Socket Layer)

Protocolos do TCP/IP

Protocolos de Aplicao
FTP(File Transfer Protocol) Protocolo de transferncia de arquivos, utilizado pelos programas clientes FTP, que consistem em enviar arquivos de um computador cliente para o servidor, onde esse arquivo poder ou no ficar disponvel para outros usurios. Geralmente esse protocolo utiliza a porta 21.

Protocolos do TCP/IP

Protocolos de Aplicao
POP(Post Office Protocol) Protocolo de agncia de correio, utilizado para receber mensagens de correio eletrnico (emails), esse protocolo utiliza a porta 110 SMTP(Simple Mail Transfer Protocol) Protocolo de transferncia de correio simples, utilizado para enviar mensagens de correio eletrnico (e-mails), esse protocolo utiliza a porta 25

Protocolos do TCP/IP

Protocolos de Aplicao
IMAP(Internet Message Access Protocol) Protocolo de gerenciamento de correio eletrnico com recursos superiores ao POP3, sua ltima verso a 4, a grande diferena que possvel o usurio acessar sua caixa de e-mails utilizando um navegador (webmail) ou um cliente de correio eletrnico.

Protocolos do TCP/IP

Protocolos de Aplicao
TELNET(Terminal Emulator) Permite o acesso remoto a servidores, possibilitando executar rotinas de backup dos dados, verificao de erros no sistema entre outros. Esse protocolo utiliza a porta 23. DHCP(Dynamic Host Configuration Protocol ) Protocolo utilizado para fornecer nmeros IP a determinados computadores em uma rede, esse protocolo serve os nmeros IP dinmico.

Protocolos do TCP/IP

Protocolos de Aplicao
DNS(Domain Name Service) Servio de nomes de domnio, utilizado em servidores de pginas, tem sua caracterstica principal a associao de um nome do domnio (URL Uniform Resource Locator) a um nmero IP Exemplo: 202.125.23.7 <-> www.uol.com.br

Principais conceitos

Cookies
So pequenos arquivos salvos pelo navegador na mquina do usurio, onde ficam armazenadas informaes pessoais do usurio do computador, como por exemplo: senhas, endereos de e-mail entre outros.

Principais conceitos

Histrico
Armazena todos os sites acessados pelo usurio, que ficam armazenados no histrico do navegador utilizado.

Favoritos
Armazena endereos de sites que o usurio adiciona ao browser.

Vous aimerez peut-être aussi