Vous êtes sur la page 1sur 13

ILUSTRISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO ___________ VARA CRIMINAL DA CAPITAL ___________________.

CRIMINAL ESTADO

DA DE

Processo n. _________/_______

JOO__________________, j devidamente qualificado nos autos em epigrafe, que lhe move a Justia Pblica, por suposta infrao com base no artigo 148, 1, V, do Cdigo Penal, por seu advogado que a esta subscreve, vem respeitosamente presena de Vossa Excelncia apresentar em tempo o MEMORIAL DE DEFESA, com fundamento no artigo 403 pargrafo 3 do Cdigo de Processo Penal, ante os fatos e fundamentos a seguir exposto:

PRELIMINAR DE NULIDADE

Preliminarmente, destacamos o cerceamento de defesa posto que a nica testemunha arrolada pela defesa fosse

dispensada pelo nobre Magistrado, a pedido do Ministrio Pblico e sem aquiescncia da defesa, sobre o fundamento de que, por no ter comparecido audincia de instruo, a insistncia em sua oitiva somente iria tumultuar o andamento processual. Ressaltamos que a testemunha estava devidamente intimada. DO DIREITO

O princpio constitucional da ampla defesa versa sobre a imparcialidade que imposta ao juiz durante uma deciso judicial. O juiz ter que se colocar entre as partes, mas de forma eqidistantes a elas, quando ouvir uma, necessariamente dever ouvir a outra, somente assim se dar a ambas a possibilidade de por suas razes e de apresentar as suas provas, influindo no convencimento do juiz. A ampla defesa garantia do demandado inerente ao Estado, portanto, devem ser garantidas as partes o direito de ampla defesa, com a produo de todas as provas lcitas admitidas pelo ordenamento jurdico, sob pena de ocorrer o cerceamento de defesa e a conseqente invalidade da deciso judicial que deixou de ser firmada na prova no produzida. Assim dispe de Alexandre de Moraes: Por ampla defesa entende-se o assessoramento que dado ao ru de condies que lhe possibilitem trazer para o processo todos os elementos tendentes a esclarecer a verdade ou mesmo omitir-se ou calar-se, se entende necessrio, enquanto o contraditrio a prpria exteriorizao da ampla defesa, impondo a conduo dialtica do processo (par conditio), pois a todo ato produzido pela acusao caber igual direito de defesa de opor-se-lhe ou de dar-lhe a verso que melhor lhe apresente, ou, ainda, de fornecer uma interpretao jurdica diversa daquela feita pelo autor.

www.pergamum.univale.br/.../acesso em 30 de maio 2010 s 13:40hs

Por fora do que foi enunciado, no seria demasiado dizer que a ampla defesa e o contraditrio so garantidos aos acusados em geral, conforme o inciso LV do artigo 5 da Constituio Federal dispe:

(...), aos litigantes em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. O testemunho a prova por excelncia, o crime um fato, um trecho da vida e, consequentemente, em regra percebido por outrem. O depoimento uma das provas mais antigas e generalizadas. No h sistema probatrio que lhe negue um lugar mais ou menos importante entre as demais provas. A prova testemunhal quase imprescindvel na maioria das aes penais. O juiz deve confiar nos depoimentos prestados desde que estejam de acordo com os demais elementos dos autos. Salienta Mirabete: No se pode afastar de plano depoimento de qualquer pessoa unicamente por seu estado social, idade, profisso, ocupao, etc. Mirabete,
op. cit., pg 290 - RT 609/308 e RT 580/461acesso em 28 de maio de 2010

Em sintonia com o principio da verdade real o magistrado poder ouvir outras testemunhas, alm das indicadas pelas partes, o que proporcionaro maior esclarecimento e compreenso do caso em apreciao, como nos ensina o artigo 209 do Cdigo de Processo Penal:

Art. 209 - O juiz, quando julgar necessrio, poder ouvir outras testemunhas, alm das indicadas pelas partes. 1 - Se ao juiz parecer conveniente, sero ouvidas as pessoas a que as testemunhas se referirem.
www.dji.com.br/codigos/1941_dl...cpp/cpp202a225.htm em 28 de maio de 2010 -acesso

No processo penal vigem os princpios da ampla defesa e da verdade real, podendo o juiz, com fundamento no artigo 209 do Cdigo de Processo Penal, ouvir as testemunhas extemporaneamente arroladas, no caracterizando tal ato tumulto processual ou insegurana jurdica, tampouco erro ou abuso que venha a inverter a ordem legal do processo, vendo por este prisma, a testemunha arrolada que no compareceu pode com certeza vir a ser ouvida sem que isso venha a causar qualquer incidente processual, ao contrario garantindo assim o direito ampla defesa e do contraditrio. Conforme ensinamento:

Ementa

Juizado Especial Criminal Procedimento sumarssimo: aplicao subsidiria do CPP (art. 92, Lei 9.099, de 26.19.1995). Ouvida de testemunhas por determinao judicial: legalidade (art. 209, caput e I, CPP) Requerimento das partes na fase de debates: possibilidade. Indeferimento por precluso - Cerceamento de defesa: caracterizao. Recurso provido. .
www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=3.4931acesso em 27 de maio de 2010

Uma nica testemunha faz prova o bastante quando seu depoimento se harmoniza com o mais que se apurar no processo.

Resta-nos finalmente analisar a nulidade prevista no artigo 564 do Cdigo de Processo Penal: Art. 564. A nulidade ocorrer nos seguintes casos: IV - por omisso de formalidade que constitua elemento essencial do ato.
www.planalto.gov.br/CCIVIL/Decreto-Lei/Del3689.htmacesso em 30 de maio de 2010.

O artigo deixa clara a omisso ocorrida no processo em tela, mas passvel de correo pelo magistrado. DOS PEDIDOS Ante o exposto requer: - que seja convertido o julgamento em diligncia para a oitiva da testemunha arrolada s folhas ________ a qual foi devidamente intimada sob pena de no o fazendo configurar cerceamento de defesa, ausncia do contraditrio e via de conseqncia nulidade processual absoluta conforme artigo 564, inciso V do Cdigo de Processo Penal. DO MERITO Caso no seja esse o entendimento de Vossa Excelncia o que se admite a ttulo puramente argumentativo, ento quanto aos fatos que sejam observados os seguintes elementos: DOS FATOS Conforme narra a denuncia em 20 de outubro de 2009 o acusado teria levado uma danarina de uma casa noturna Noites de Prazer, com fins libidinosos.

O acusado foi interrogado e disse que realmente a convidou para ir a sua casa, o que foi aceito de pronto, mas mediante remunerao. O acusado relata que a moa no pessoa honesta, logo que chegaram casa do acusado, ao discutirem o valor dos servios, no chegaram a um acordo plausvel, e que a moa foi embora dizendo que se vingaria. As testemunhas arroladas pela acusao asseguraram que encontraram a moa naquela noite na casa noturna aps a sada do acusado, fica assim configurado pela prpria acusao que o acusado no a privou de liberdade, ao contrrio do que configura na denuncia do Ministrio Publico. O Ministrio Pblico fundamentou sua alegao no fato de que o acusado teria de qualquer forma retido a suposta vitima, contra sua vontade, privando-a de sua liberdade de locomoo e com finalidade libidinosa, restando autoria e materialidade devidamente comprovada. Os fatos acima narrados revelam sem qualquer sobra de duvidas que a suposta vtima acompanhou o acusado de livre e espontnea vontade e que voltou ao onde se encontrava anteriormente, portanto livre de leses, seno as testemunhas de acusao no a teriam visto novamente na casa noturna. Nota-se o cuidado ao ouvir as testemunhas de acusao, enquanto que a nica testemunha arrolada pela defesa sequer foi ouvida, lembramos que a testemunha em sentido prprio, pessoa diversa dos sujeitos principais do processo que chamado em juzo para declarar, sob juramento, a respeito de circunstancias referente ao fato delituoso objeto da ao penal, a partir da percepo sensorial que sobre eles obteve no passado.

DO DIREITO O acusado foi denunciado por supostamente ter praticado o delito previsto no artigo 148 pargrafo 1 inciso V do Cdigo de Processo Penal:

Art. 148 - Privar algum de sua liberdade, mediante seqestro ou crcere privado: 1 - A pena de recluso, de dois a cinco anos: V - se o crime praticado com fins libidinosos. (Includo pela Lei n 11.106, de 2005. www.jusbrasil.com.br/busca?q=CP+-+ART.
+148&s...acesso em 30 de maio de 2010.

Mostra-nos o entendimento do TJMG:

Ementa APELAO CRIMINAL CRIME CONTRA A LIBERDADE SEXUAL ESTUPRO E CRCERE PRIVADO (CP, ARTS. 213 E 148) ENTRECHOQUE DE VERSES APRESENTADAS PELA OFENDIDA - DIVERGNCIAS ENTRE AS PALAVRAS DA VTIMA E O DEPOIMENTO DAS TESTEMUNHAS CARNCIA DE SUBSTRATO PROBATRIO - ABSOLVIO QUE SE IMPE. Em se tratando de crime contra a liberdade sexual (CP, art. 213) e de delito conexo com idntica restrio probante (CP, art. 148), de suma importncia que se reconhea a eficcia probatria da palavra da vtima. Isso porque, os delitos contra a liberdade sexual, quase em sua totalidade, so insuscetveis de demonstrao com base em vestgios ou mediante declaraes de testemunha ocular, dada a peculiaridade de que so praticados s ocultas (qui clam comittit solent), revestindo-se a palavra da ofendida, em casos tais, de relevncia preponderante. No entanto, as declaraes da vtima, para legitimar a prolao de uma sentena condenatria, no devem se apresentar

isolada do contexto dos autos, afigurando-se imprescindvel, para o acolhimento da denncia fundada em fatos dessa natureza, que do referido elemento probatrio resplandea coerncia e harmonia com todo o contedo destinado a formar a convico do julgador, pois, do contrrio, a absolvio imperativa.
www.tjmg.jus.br/.../jt_/inteiro_teor.jsp?...1...1acesso em 30 de maio de 2010.

Restou provado no caso em tela pelas testemunhas de acusao que a suposta vitima foi casa do acusado por vontade prpria, consciente. Provado tambm que a suposta vitima voltou ao local aps sair da casa do acusado em perfeito estado, portanto no existe crcere privado. Ensina-nos o Tribunal de Justia do Paran: TJPR - Apelao Crime: ACR 2264535 PR Apelao Crime - 0226453-5 Resumo: Contra a Liberdade de Locomoo. Seqestro e Crcere Privado. No Caracterizado. Conduta Atpica. Ausncia dos Requisitos do Tipo Penal. Inexistncia do Dolo. Consentimento da Vtima. Desclassificao Para o Crime de Ameaa. Impossibilidade. Leses Corporais Configuradas... Relator (a): Tufi Maron Filho Julgamento: 18/06/2003 rgo Julgador: Quarta Cmara Criminal (extinto TA) Publicao: 08/08/2003 DJ: 6429 Ementa Contra a liberdade de locomoo. Seqestro e crcere privado. No caracterizado. Conduta atpica.

Ausncia dos requisitos do tipo penal. Inexistncia do dolo. Consentimento da vtima. Desclassificao para o crime de ameaa. Impossibilidade. Leses Corporais configuradas. Materialidade comprovada. Autoria incerta. Aplicao do princpio in dbio pro reo, vez que inexiste prova suficiente para a condenao. Absolvio, que se impe. Recurso provido. 1 - "Os requisitos para o delito de crcere privado se caracterizam com a deteno ou reteno de algum em determinado lugar, dissentimento, explcito ou implcito do sujeito passivo e a ilegitimidade da reteno ou deteno." 2 - "Agindo o acusado impelido por intento outro que no o de seqestrar ou manter a vtima em crcere privado, no se configura o crime contra liberdade pessoal previsto no art. 148, por faltar o elemento subjetivo que constitui, ou seja, a vontade livre e consciente de privar algum de sua liberdade de locomoo."3 - O crime de ameaa se caracteriza pelo ato de ameaar, intimidar, prometer castigo, a denominada violncia moral, portanto, como ocorreram agresses fsica, incabvel a desclassificao pretendida.
www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/.../apelacao-crime-acr2264535-pr-apelacao-crime-0226453-5-tjpr acesso em 30 de maio de 2010

Em cache

Com certeza o crime do qual o acusado esta sendo denunciado inexistente, portanto a absolvio deve ocorrer, conforme nos ensina o artigo 386 do Cdigo de Processo Penal: Art. 386 - O juiz absolver o ru, mencionando a causa na parte dispositiva, desde que reconhea: I - estar provada a inexistncia do fato;

Assim sendo, a constituio de um juzo correto e imparcial para apreciar as provas estaria comprometido, uma vez que embasado nas verses da vitima e de testemunhas de acusao. Com isso, comprovamos que a absolvio o correto que se impe conforme lio dos Ilustres Relatores Cunha Camargo e lvaro Cury: "Sendo conflitante a prova e no se podendo dar prevalncia a esta ou aquela verso, prudente a deciso que absolve o Ru". (AP. 29.889, TACrimSP, Relator Cunha Camargo).
www.uj.com.br/.../ALEGACOES_FINAIS__PEDIDO_DE_ABSOLVICAO acesso em 30 de maio de 2010

"Sentena absolutria. Para a condenao do ru a prova h de ser plena e convincente, ao passo que para a absolvio basta a dvida, consagrando o princpio "in dubio pro reo" contido no art. 386, VI do CPP. (JTACrim, 7226, Relator Alvaro Cury ).
www.uj.com.br/.../ALEGACOES_FINAIS__PEDIDO_DE_ABSOLVICAO acesso em 30 de maio de 2010

Lio tambm de Magalhes Noronha: "A absolvio sumria autorizada pelo Cdigo norma tradicional do direito ptrio e inspira-se na razo preponderante de evitar para o ru inocente as delongas e nos notrios inconvenientes do julgamento pelo jri" (Magalhes Noronha, Direito Processual penal).
www.uj.com.br/.../ALEGACOES_FINAIS__PEDIDO_DE_ABSOLVICAO acesso em 30 de maio de 2010

Resta-nos analisar a tempestividade do Memorial de Defesa, apresentado dentro do prazo estipulado por lei conforme o artigo 403, pargrafo 3 do Cdigo de Processo Penal:

Art. 403. No havendo requerimento de diligncias, ou sendo indeferido, sero oferecidas alegaes finais orais por 20 (vinte) minutos, respectivamente, pela acusao e pela defesa, prorrogveis por mais 10 (dez), proferindo o juiz, a seguir, sentena. 3o O juiz poder, considerada a complexidade do caso ou o nmero de acusados, conceder s partes o prazo de 5 (cinco) dias sucessivamente para a apresentao de memoriais. Nesse caso, ter o prazo de 10 (dez) dias para proferir a sentena. (NR)

Permite a lei que o acusa apresente o Memorial de Defesa no prazo de 5 dias conforme nos ensina o Tribunal de Justia do Paran:

TJPR - Apelao Crime: ACR 5401569 PR 0540156-9 APELAO CRIMINAL N. 540.156-9 DE REBOUAS - VARA NICA. APELANTE: VALDIR LEAL E OUTRO. APELADO: MINISTRIO PBLICO. RELATOR: DES. MARQUES CURY. REVISORA: DES. SONIA REGINA DE CASTRO. APELAO CRIMINAL. ROUBO QUALIFICADO PELO CONCURSO DE AGENTES. PLEITO DE NULIDADE DA SENTENA POR CERCEAMENTO DE DEFESA. ALEGAES FINAIS APRESENTADAS EM AUDINCIA. NEGADO. PEDIDO DE DESCLASSIFICAO PARA FURTO. IMPOSSIBILIDADE. VIOLNCIA COMPROVADA. PEDIDO DE DIMINUIO DA PENA. CONCEDIDO. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO. A apresentao de alegaes finais de

forma oral em audincia, no fere, por si s, os princpios do contraditrio e da ampla defesa. O art. 403, 3 do Cdigo de Processo Penal faculta ao magistrado a abertura de prazo de 05 dias para a apresentao de memoriais. Caracteriza a violncia, para o crime de roubo, o fato de os agentes arrancarem a bolsa tira colo da vtima, ainda que tal fato no ocasione leses. No concorrendo nenhuma circunstncia judicial desfavorvel, a pena-base deve ser fixada no mnimo legal. ACR 5401569 PR 0540156-9 acesso 26 de
maio de 2010

DO PEDIDO

Ante o exposto, requer:

- que seja deferida a preliminar argida para determinar: - que seja convertido o julgamento em diligncia para a oitiva da testemunha arrolada s folhas ________ a qual foi devidamente intimada sob pena de no o fazendo configurar cerceamento de defesa, ausncia do contraditrio e via de conseqncia nulidade processual absoluta conforme artigo 564, inciso V do Cdigo de Processo Penal. - caso no seja este o entendimento de Vossa Excelncia, outra sorte no haver que absolver o acusado j que ausente materialidade e autoria por fora do que determina o artigo 386 inciso I do Cdigo de Processo Penal:

Artigo 386 do Cdigo Processo Penal Decreto-lei 3689/41. Art. 386. O juiz absolver o ru, mencionando a causa na parte dispositiva, desde que reconhea: I - estar provada a inexistncia do fato;

Termos em que Pede deferimento __________________, _____ de ________ de 2010

___________________________ ADVOGADO OAB n. ____________

Vous aimerez peut-être aussi