Vous êtes sur la page 1sur 4

Tratamento de gua O processo de tratamento de gua a livra de qualquer tipo de contaminao, evitando a transmisso de doenas.

Numa estao de tratamento de gua, o processo ocorre em etapas: Coagulao - quando a gua na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de alumnio. Esta substncia serve para aglomerar (juntar) partculas slidas que se encontram na gua como, por exemplo, a argila. Floculao - em tanques de concreto com a gua em movimento, as partculas slidas se aglutinam em flocos maiores. Decantao - em outros tanques, por ao da gravidade, os flocos com as impurezas e partculas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da gua. Filtrao - a gua passa por filtros formados por carvo, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro. Desinfeco - aplicado na gua cloro ou oznio para eliminar microorganismos causadores de doenas. Fluoretao - aplicado flor na gua para prevenir a formao de crie dentria em crianas. Correo de pH - aplicada na gua uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sdio. Esse procedimento serve para corrigir o pH da gua e preservar a rede de encanamentos de distribuio. Materiais e Reagentes Dois bqueres de um litro Uma pipeta de 5,0 mL Uma pra Uma proveta de 50 mL Um basto de vidro Papel de filtro Um funil de filtrao Sulfato de alumnio Al2(SO4)3 Soluo saturada de hidrxido de clcio (CaOH)

Procedimento Experimental a) Coloque em um bquer de um litro, cerca de 500mL de gua de represa e reserve para comparao. b) Em outro bquer de um litro contendo cerca de 500mL de gua de represa, adicione cerca de 1,0mL de soluo saturada de sulfato de alumnio, Al 2(SO4)3 e agite. c) A seguir, acrescente aos poucos 30 a 50mL de soluo saturada de hidrxido de clcio. Agite brandamente. d) Deixe em repouso e observe (durante 15 minutos).

e) Filtre cerca de 100mL de gua de represa e observe. f) Filtre um pouco do lquido do bquer onde ocorreu o tratamento da gua de represa e observe. g) Compare os recipientes contendo a gua de represa filtrada e a gua de represa tratada e filtrada Observao: Realize a determinao do pH da gua tratada com sulfato de alumnio e da gua no tratada e comparar estes valores.

Tratamento de gua
Tratamento de gua um conjunto de procedimentos fsicos e qumicos que so aplicados na gua para que esta fique em condies adequadas para o consumo, ou seja, para que a gua se torne potvel. O processo de tratamento de gua a livra de qualquer tipo de contaminao, evitando a transmisso de doenas. So vrios os fatores levados em conta na determinao da qualidade da gua para um determinado uso. Um fator muito importante a sua dureza. A dureza da gua definida em termos da concentrao dos ctions clcio e magnsio, normalmente acompanhados pelos nions carbonato, bicarbonato, cloreto e ou sulfato. Dependendo da concentrao desses ctions, as guas so classificadas como duras (teores acima de 150 mg/L), mole (teores abaixo de 75 mg/L) ou moderada (entre 75 e 150 mg/L). Para que a gua nestas condies possa tornar-se vivel ao consumo humano, necessrio que ela passe por um processo de tratamento para retirada de Ca2+ e Mg2+, este conhecido por abrandamento. MATERIAIS uma garrafa ao Para preparar o filtro, corte E REAGENTES meio e, com o auxlio da tira elstica, amarre 5 L de gua "suja" (ou adicionar um pedao de tecido do lado externo da boca 2 copos e meio de terra em 5L de da garrafa. gua de torneira); Coloque a garrafa de cabea para baixo, 3 garrafas PET (de refrigerante) encaixando-a na garrafa com a parte superior de 2 L com tampa; removida, como ilustrado na Figura 1. Adicione uma camada de brita ou pedras de aqurio ao interior do frasco. Construo do filtro Adicione uma camada de areia no topo da camada de brita existente. Finalmente, limpe o contedo do filtro, passando pelo sistema cerca de 5L (ou mais, se necessrio) de gua da torneira. Esta lavagem deve ser realizada cuidadosamente.

1 pedao de tecido; Areia (cerca de 400 mL, em volume); Brita fina ou pedras de aqurio, lavadas;

Os trs tipos de gua Materiais e Reagentes gua mole (gua destilada) gua dura (gua com cal virgem) gua amostra (gua de torneira)

Procedimento Experimental Ensaboar as mos e lavar com a GUA DURA, gastando o mnimo de gua possvel, at remover todo o sabo; observar a quantidade de gua gasta; Repetir o procedimento anterior para a GUA MOLE e depois para a AMOSTRA;

GUA MOLE VOLUME GASTO (mL)

GUA DURA

GUA AMOSTRA

Questo 01) Qual a gua que utilizou o menor volume para retirar o sabo da mo? E o maior volume? Questo 02) Porque isso aconteceu?

Vous aimerez peut-être aussi