Vous êtes sur la page 1sur 12

COMPANHIA PERNAMBUCANA DO MEIO AMBIENTE - CPRH

NCLEO DE AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL

TERMO DE REFERNCIA PARA ELABORAO DE ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL EIA, RELATRIO DE IMPACTO AMBIENTAL RIMA E ESTUDO DE ANLISE DE RISCO RELACIONADO IMPLANTAO DE 1 GASODUTOS .

1. INTRODUO
O objetivo deste documento estabelecer um referencial para orientar a equipe multi e interdisciplinar quanto aos procedimentos a serem seguidos na elaborao do Estudo de Impacto Ambiental EIA, Relatrio de Impacto Ambiental RIMA e, Anlise de Risco para implantao de Gasodutos. Este instrumento fixa os requisitos mnimos para o levantamento e anlise dos componentes ambientais existentes na rea de influncia do projeto, tornando-se, assim, um instrumento orientador, o qual a equipe executora dever tomar como base para a realizao dos estudos sem, contudo, excluir a sua capacidade de inovao; contendo tambm informaes gerais sobre os procedimentos administrativos necessrios regularizao do processo junto CPRH - Companhia Pernambucana do Meio Ambiente. Dado sua natureza o TR ter validade de 01 (hum) ano, a contar da data de recebimento do mesmo por parte do empreendedor, podendo ser renovado, a critrio da CPRH.

2. DISPOSIES GERAIS
2.1 FORMA DE APRESENTAO O EIA e RIMA devero ser apresentados em volumes separados, em folhas de tamanho A4 (210 x297 mm)2 ou em folhas de formulrio contnuo, tamanho padro (215 x 280 mm). As fotografias tero de ser originais em todas as cpias e legendas. As cpias de mapas, tabelas e quadros tero de ser legveis, com escalas, informando as origens, datas e demais det alhes que sejam necessrios 3 ; O RIMA deve ser apresentado de forma sinttica e objetiva, em linguagem corrente e acessvel ao pblico em geral e aos tomadores de deciso devendo ser ilustrado por mapas, cartas, quadros, grficos e demais tcnicas de comunicao visual, de modo que se possa entender as vantagens e desvantagens do projeto e suas alternativas, bem como todas as conseqncias ambientais de sua implementao.

2.2 NMERO DE CPIAS / CONTEDO O EIA dever ser apresentado em, no 3 deste Termo; mnimo, 05 (cinco) vias, obedecendo ao roteiro estabelecido no item

O TEXTO ORA ELABORADO PELO NCLEO DE AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL/ CPRH CONSTITUI-SE PARTE INTEGRANTE DA NOVA VERSO DOCUMENTO ANUAL DE DIRETRIZES PARA AVALIAO DE IMPACTOS AMBIENTAIS. RECIFE: CPRH/GTz,. 3 ed. PARTE 6 M (NO PRELO) AS ILUSTRAES E DESENHOS TCNICOS QUE NO REUNIREM CONDIES DE SEREM APRESENTADAS NESTE FORMATO, DESDE QUE ADEQUADAMENTE JUSTIFICADAS, PODERO SER ACEITAS PELA CPRH. QUANDO COLORIDOS DEVERO SER REPRODUZIDOS IGUALMENTE EM TODAS AS VIAS DO EIA E RIMA.

COMPANHIA PERNAMBUCANA DO MEIO AMBIENTE - CPRH


NCLEO DE AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL
TERMOS DE REFERNCIA PARA ELABORAO DE ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA), RELATRIO DE IMPACTO AMBIENTAL (RIMA) E ESTUDO DE ANLISE DE RISCO RELACIONADO IMPLANTAO DE GASODUTOS.

O RIMA dever ser apresentado em, no item 5 deste Termo.

mnimo, 05 (cinco) vias ,4, obedecendo ao roteiro estabelecido no

O Estudo de Anlise de Risco (AR) dever ser elaborado em consonncias s diretrizes expostas no item 4 e apresentado em, no mnimo, 03 (trs) cpias. Os produtos elaborados (EIA/RIMA e Anlise de Risco - AR) devero tambm ser apresentados em meio digital (01 cpia em CD-ROM) inclusive com ilustraes (mapas, figuras, grficos, etc.). 2.3 ELABORAO Os estudos devero ser realizados por equipe multidisciplinar habilitada a qual ser responsvel tecnicamente pelos resultados apresentados.

2.4 LISTA DE DOCUMENTOS E BIBLIOGRAFIA Apresentar relao de obras consultadas, com a referncia bibliogrfica seguindo as normas da ABNT. Quadros e tabelas devero conter a fonte dos dados apresentados. 2.5. EMPRESA CONSULTORA Discriminar o nome da Empresa de Consultora responsvel pela elaborao do EIA, RIMA e ANLISE DE RISCO, acompanhado do endereo, telefone, telex, telefax, e nome do profissional para contato. 2.6 EQUIPE TCNICA Relacionar a equipe tcnica responsvel pelo estudo indicando no EIA / RIMA e ANLISE DE RISCO, o nome, a especialidade de cada profissional, bem como o nmero dos respectivos registros profissionais e assinatura no original de todos os integrantes. Em todas as pginas do EIA e do RIMA E ANLISE DE RISCO dever constar rubrica do coordenador da equipe.

2.7 DAS OBRIGAES DO EMPREENDEDOR Ao proponente do projeto compete:

a)

arcar com todas as despesas e custos referentes realizao do Estudo de Impacto Ambiental, tais como: coleta e aquisio de dados e informaes; trabalhos e inspees de campos; anlises de laboratrio; estudos tcnicos e cientficos, acompanhamento e monitoramento dos impactos; elaborao do RIMA e fornecimento de cpias conforme o exposto no item 2.2 desta instruo; arcar com custos referentes a: anlise do EIA / RIMA; publicao de editais em jornal oficial e em um peridico local de grande circulao (referente a abertura de processo de EIA / RIMA na CPRH), realizao de audincia pblica; publicao de editais e de pedido de licena,5; e, concesso das licenas ambientais; remeter CPRH, declarao de Cadastramento Tcnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental, obtida junto ao IBAMA referente aos profissionais integrantes da equipe tcnica e da Empresa de Consultoria responsvel; e,

b)

c)

AS CPIAS DO RIMA TERO A SEGUINTE DESTINAO: BIBLIOTECA DA CPRH, PREFEITURAS DOS MUNICPIOS NA REA ATINGIDA PELO PROJETO, GRUPO TCNICO DE ANLISE (CPRH) E RGOS PBLICOS QUE TIVERAM MAIOR ENVOLVIMENTO COM AS QUESTES RELACIONADAS AO PROJETO. PARA GARANTIR UMA MAIOR PUBLICIDADE E PARTICIPAO POPULAR NO PROCESSO DE AIA E TENDO EM VISTA O NMERO DE MUNICPIOPS ENVOLVIDOS, A CPRH PODER EXIGIR OUTRAS CPIAS ADICIONAIS DO RIMA . 5 A PUBLICAO DOS EDITAIS DEVER OCORRER CONFORME MODELO A SER FORNECIDO PELA CPRH AO EMPREENDEDOR.

COMPANHIA PERNAMBUCANA DO MEIO AMBIENTE - CPRH


NCLEO DE AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL
TERMOS DE REFERNCIA PARA ELABORAO DE ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA), RELATRIO DE IMPACTO AMBIENTAL (RIMA) E ESTUDO DE ANLISE DE RISCO RELACIONADO IMPLANTAO DE GASODUTOS.

d)

atender s exigncias da CPRH quanto aos elementos informativos julgados necessrios ao processo de anlise ambiental e de licenciamento dos diversos projetos.

Cabe tambm ressaltar que a consecuo do processo de licenciamento, que inclui as Licenas Prvia, de Instalao e de Operao, depender do cumprimento pelo empreendedor, dos requisitos bsicos exigidos pela CPRH para aprovao do EIA / RIMA e dos projetos ambientais para implantao das medidas mitigadoras, do projeto de engenharia do empreendiment o e dos procedimentos tcnicos e construtivos adotados, assim como, do desempedimento do processo quanto a restries de ordem jur dica e legal.

3. ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL - EIA


3.1- INFORMAES GERAIS

a) b)

Identificao do empreendimento; Identificao e qualificao do empreendedor (nome ou razo social, nmero dos registros legais, endereo completo, telefone, fax, telefone e fax dos responsveis legais e pessoas de contato); Identificao da empresa consultora, conforme o exposto no item 2.5 desta instruo; Identificao do (s) profissional (is) responsvel (is) pelo EIA / RIMA/ANLISE DE RISCO e de todos os tcnicos e consultores que participaram do mesmo, observando as orientaes do item 2.6 desta instruo; Cpia do registro no Cadastro Tcnico Federal (Firma consultora e profissionais da equipe tcnica responsveis pela elaborao do EIA/RIMA e Anlise de Riscos)

c) d)

e)

3.2 CARACTERIZAO DO EMPREENDIMENTO

a) b) c)

Sntese dos objetivos do empreendimento e sua justificativa em termos de importncia no contexto social da regio e do municpio; Localizao do empreendimento; Descrio do empreendimento compreendendo a indicao dos elementos bsicos que nortearo o mesmo nas fases de projeto (planejamento, instalao, operao e, se for o caso, desativao) bem como as diretrizes previstas para sua manuteno adequada.

Dever constar dessa caracterizao as seguintes informaes:

detalhamento das aes potencialmente causadoras de impactos que sero executadas em cada etapa de implantao do projeto, e as ampliaes e expanses do sistema; caracterizao do produto a ser transportado, sua composio (caractersticas fsicoqumicas e toxicolgicas) e, aspectos de segurana; concepo, dimensionamento e caractersticas tcnicas do gasoduto; detalhamento dos principais aspectos implantao do projeto; e tcnicas construtivas em cada etapa de

COMPANHIA PERNAMBUCANA DO MEIO AMBIENTE - CPRH


NCLEO DE AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL
TERMOS DE REFERNCIA PARA ELABORAO DE ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA), RELATRIO DE IMPACTO AMBIENTAL (RIMA) E ESTUDO DE ANLISE DE RISCO RELACIONADO IMPLANTAO DE GASODUTOS.

descrio da infra-estrutura de apoio;

- descrio da operao: i) caracterizao das instalaes e equipamentos; ii) descrio das rotinas operacionais, de manuteno e segurana. procedimentos de desativao; informaes cartogrficas: traado bsico do gasoduto em mapa em escala adequada6,, incluindo toda a extenso da obra (partido adotado), indicando, no mnimo, as localidades atendidas e/ou atravessadas, as delimitaes dos municpios beneficiados, as interligaes previstas de imediato ou fut uras e a rede hidrogrfica; normas e regulamentos pertinentes; outras informaes (qualificao e estimativa de quantificao de mo-de-obra a ser empregada; prazo previsto para implantao do projeto; cronograma; etc)

d) Alternativas Descrio e anlise, com o mesmo grau de profundidade e sob os mesmos critrios, das alternativas locacionais e tecnolgicas estudadas avaliando os aspectos tcnicos, econmicos e ambientais envolvidos (anlise custo-benefcio ampliada), ou seja, analisar as alternativas em termos de impactos ambientais; requisitos em termos de custo de capital e operao; confiabilidade; adapatabilidade s condies locais; requisitos institucionais; etc. Na medida do possvel, quantificar os custos e benefcios de cada alternativa incorporando os custos calculados para as medidas mitigadoras propostas. Considerar inclusive a alternativa de no realizao do projeto, a fim de esclarecer as condies ambientais sem ele.. Apresentar justificativa caso algumas delas no possam ser avaliadas. Incluir, por fim, mapa em escala adequada indicando o traado de cada uma dessas alternativas. e) Justificativa da alternativa preferencial Apresentar justificativa da escolha da alternativa preferencial para implantao do gasoduto (proceder apreciao sucinta de comparao das alternativas analisadas em d e, indicar qual, dentre elas, constituise na opo mais adequada s prioridades de investimento a serem implementadas). f) Planos e Programas de Desenvolvimento

Os estudos ambientais devero contemplar o levantamento dos planos e programas (pblico, de iniciativa privada e mistos) em desenvolvimento propostos e em implantao com incidncia na rea de influncia e que possam interferir positiva ou negativamente com a ao proposta (projeto, empreendimento, etc.). Alm de list-los dever ser precedida uma anlise das influncias recprocas da ao proposta e desses processos setoriais de desenvolvimento na rea de influncia e as medidas para promover as compatibilidades porventura necessrias. g) Anlise Jurdica Dever ser contemplado o conjunto de leis e regulamentos, municipal), que regem os empreendimentos econmicos e a influncia e que tenham relao direta com a ao proposta. procedida, tambm, anlise das limitaes por eles impostas ao para promover compatibilidade porventura necessrias. nos diversos nveis (federal, estadual e proteo ao meio ambiente na rea de Alm de enumer-los, no EIA dever ser projeto, bem como explicitar as medidas

INTERVENES EM REA DE IMPORTNCIA AMBIENTAL (ALAGADIAS, ECOLOGICAMENTE INSTVEIS, REAS DE VEGETAO, ETC.) DEVERO SER APRESENTADAS EM DETALHE EM ESCALA MXIMA DE 1:10.000.

COMPANHIA PERNAMBUCANA DO MEIO AMBIENTE - CPRH


NCLEO DE AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL
TERMOS DE REFERNCIA PARA ELABORAO DE ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA), RELATRIO DE IMPACTO AMBIENTAL (RIMA) E ESTUDO DE ANLISE DE RISCO RELACIONADO IMPLANTAO DE GASODUTOS.

h) Outras informaes julgadas necessrias compreenso do projeto. 3.3 REA DE INFLUNCIA DO EMPREENDIMENTO Apresentar os limites da rea geogrfica a ser direta e/ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada rea de influncia do projeto. A rea de influncia dever conter as reas de incidncia dos impactos, abrangendo os distintos contornos para as diversas variveis enfocadas. Dever ser apresentada a justificativa da definio das reas de influncia e incidncia dos impactos, acompanhada de mapeamento. 3.4 CARACTERIZAO E DIAGNSTICO AMBIENTAL A caracterizao e o diagnstico ambiental devero basear-se na anlise integrada dos componentes biticos, abiticos, scio-econmicos e culturais. No diagnstico devero ser considerados com maior detalhe aqueles aspectos que levem anlise dos efeitos e suas conseqncias e no servir apenas como caracterizao geral da regio onde o projeto ser implantado. As informaes para o diagnstico devero se basear em dados primrios e secundrios atualizados (Censo demogrfico IBGE; Zoneamento Ecolgico e Econmico; Plano de Gerenciamento Costeiro; ndices de desenvolvimento Humano IDH PNUD/ONU; etc.) de modo a caracterizar a situao ambiental da rea de influncia do empreendimento, direta e indireta, antes da implantao do projeto. Devero ser apresentadas descries e anlises dos fatores ambientais e das s uas interaes, caracterizando a situao ambiental da rea de influncia antes da implantao do empreendimento, considerando, no mnimo as informaes abaixo:

Meio Fsico

a) Geologia e Geotecnia Informaes geolgicas e geotcnicas do solo e subsolo na rea potencialmente atingida pelo projeto (caractersticas do relevo e caractersticas geotcnicas gerais dos solos e rochas; os fenmenos da dinmica natural e os problemas mais comuns em funo das diversas atividades previstas). b) Geomorfologia Caracterizao geomorfolgica da rea potencialmente atingida pelo empreendimento, incluindo-se: caracterizao topogrfica (levantamento planialtimtrico em escala adequada); caractersticas da dinmica do relevo (presena ou propenso eroso e assoreamento, reas sujeitas a inundaes, escorregamentos de encostas e taludes, etc.).

c) Climatologia Caracterizao do clima incluindo temperatura, pluviometria e regime de chuvas, umidade relativa dos ventos. e regime

d) Recursos Hdricos Caracterizao dos recursos hdricos (rede hidrogrfica com localizao do empreendimento; caractersticas fsicas das bacias hidrogrficas, incluindo corpos dgua na rea de influncia do

COMPANHIA PERNAMBUCANA DO MEIO AMBIENTE - CPRH


NCLEO DE AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL
TERMOS DE REFERNCIA PARA ELABORAO DE ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA), RELATRIO DE IMPACTO AMBIENTAL (RIMA) E ESTUDO DE ANLISE DE RISCO RELACIONADO IMPLANTAO DE GASODUTOS.

projeto tais como, rios, riachos, olhos dgua, nascentes, etc., de carter permanente ou intermitente); condies atuais de proteo aos corpos dgua especialmente aqueles utilizados como mananciais de abastecimento e que podero ser perturbados direta ou indiretamente pelas atividades relacionadas ao projeto nas fases de instalao e operao; Devero ser descritos os principais parmetros relacionados qualidade da gua dos corpos dgua que sero atravessados pelo duto, ou prximos faixa de servido, alojamentos e oficinas; Caracterizao dos principais sistemas aqferos existentes na rea de influncia;

e)

Solos

Caracterizao dos solos na rea potencialmente atingida pelo empreendimento, incluindo mapeamento em escala adequada.

Meio Biolgico

a)

Descrio e caracterizao da cobertura vegetal considerando: extenso e distribuio das formaes vegetais; identificao dos diferentes estratos vegetais; identificao das espcies endmicas raras, ameaadas de extino, indicadoras da qualidade ambiental e de interesse econmico e cientfico, bem como a localizao das reas de ocorrncia das mesmas; Descrio e caracterizao da fauna associada considerando: identificao de espcies endmicas, raras, ameaadas de extino, de interesse econmico e cientfico, bem como a localiz ao das reas de ocorrncia das mesmas ; aspectos como hbitos alimentares, habitat (estrato vegetal), stios de nidificao e alimenta significativos, fontes de dessedentao e abrigos; e, o Mapeamento da cobertura vegetal, em escala adequada7, , da rea de influncia do empr eendimento indicando formaes vegetais, os diferentes estratos vegetais, as reas de preservao permanente, as unidades de conservao localizadas at 10 km do eixo do gasoduto.

b)

c)

a)

Meio Antrpico Populao Humana - Dimensionamento e caracterizao social e econmica da populao rural e urbana, destacando quela a ser direta e/ou indiretamente atingida pelo empreendimento; - Caracterizao dos principais ncleos populacionais urbanos e rurais; - Dimensionamento e caracterizao social e econmica da populao a ser desapropriada, quando houver; - Caracterizao das condies de vida da populao, incluindo nvel de instruo, habit ao, sade, religio e lazer.

c)

Organizao Social - Caracterizao sobre a organizao social da rea, indicando os grupos e lideranas, movimentos comunitrios, foras e tenses sociais; ou instituies existentes,

A ESCALA A SER ESCOLHIDA DEVER SER COMPATVEL COM AS CARACTERSTICAS E COMPLEXIDADE DA REA ESTUDADA DE FORMA A PERMITIR UMA COMPREENSO ADEQUADA DOS TEMAS MAPEADOS

COMPANHIA PERNAMBUCANA DO MEIO AMBIENTE - CPRH


NCLEO DE AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL
TERMOS DE REFERNCIA PARA ELABORAO DE ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA), RELATRIO DE IMPACTO AMBIENTAL (RIMA) E ESTUDO DE ANLISE DE RISCO RELACIONADO IMPLANTAO DE GASODUTOS.

d)

Estrutura Produtiva e de Servios - Caracterizao da estrutura dos servios primrio, secundrio e tercirio; - Caracterizao das atividades agropecurias, industriais, comerciais e de servios; - Caracterizao fundiria das propriedades diretamente atingidas, incluindo a descrio de posse, uso e benfeitorias das terras.

e)

Sade Pblica e Saneamento - Oferta de Servios (Sade, abastecimento dgua, etc.), principais doenas ocorrentes na rea de influncia e outras informaes julgadas necessrios.

f)

Infra-estrutura Regional - Caracterizao do sistema virio, abrangendo rodovias, ferrovias, hidrovias e aeroportos; - Caracterizao do sistema de transmisso e distribuio de energia eltrica; - Caracterizao do sistema de telecomunicaes; Incluir mapas com a infra-estrutura regional.

g) Patrimnio Histrico e Cultural - identificao e caracterizao, com mapeamento, quando necessrio, dos stios arqueolgicos e/ou histricos, locais de relevante beleza cnica ou quaisquer outros considerados patrimnio da populao. h) Uso do Solo - Identificao, em planta em escala adequada, das interferncias do projeto com os sistemas virios e de transportes, linhas de transmisso de energia, oleodutos, gasodutos, disposio de resduos, etc; - Delimitao, em escala adequada, dos principais usos do solo (residencial, industrial, agr cola, institucional, etc.); - Indicaes outras que possam esclarecer a situao atual da rea.

3.5 ANLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS Este tpico refere-se identificao, valorao e interpretao dos provveis impactos ambientais causados pelo projeto em referncia, nas etapas de implantao e operao. Para efeito de anlise, os impactos devero ser caracterizados pelo menos quanto ao efeito (positivos, negativos), natureza (diretos e indiretos), periodicidade (temporrios, permanentes ou cclicos) e reversibilidade (reversveis e irreversveis). Descrever as modificaes do meio ambiente a serem produzidas pelo empreendimento, considerando, no mnimo: possibilidade de perda da camada orgnica, aumento da susceptibilidade eroso, compactao de solo agriculturvel, contaminao do solo por resduos e derrame de leos ou combustveis;

COMPANHIA PERNAMBUCANA DO MEIO AMBIENTE - CPRH


NCLEO DE AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL
TERMOS DE REFERNCIA PARA ELABORAO DE ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA), RELATRIO DE IMPACTO AMBIENTAL (RIMA) E ESTUDO DE ANLISE DE RISCO RELACIONADO IMPLANTAO DE GASODUTOS.

possveis alteraes nestes recursos, inclusive modificaes da qualidade e quantidade da gua; devendo ser includa na anlise as guas subterrneas; impacto sobre a estabilidade de encostas; impactos das instalaes do gasoduto e das atividades desenvolvidas no canteiro de obras sobre as comunidades vizinhas, em especial quanto ao incmodo provocado por rudo e disposio de efluentes e resduos; possveis alteraes nos ecossistemas terrestres e interferncias com as Unidades de Conservao ambiental; aquticos, bem como as

possveis alteraes provocadas pela implantao do empreendimento sobre o meio antrpico, especialmente no que se refere aos aspectos demogrficos, ao nvel de vida e ocupao do espao, avaliao das possveis interferncias com as terras indgenas, reas de explorao mineral, stios arqueolgicos e demais patrimnios histrico e culturais, e as eventuais desapropriaes e remoes de comunidades locais devido construo do gasoduto. Dever ser avaliada, tambm, as interferncias com infra-estrutura bsica e social existente (linha de transmisso de energia, sistemas de comunicao, escolas, postos de sade, etc.), a gerao de empregos diretos e indiretos, as conseqncias provocadas pelo final das fases de construo e montagem do empreendimento; outros fatores julgados necessrios identificao dos impactos.

3.6 PROPOSIO DE MEDIDAS MITIGADORAS Neste tpico devero ser apresentadas as medidas que venham a minimizar ou eliminar impactos adversos analisados, abrangendo as reas de implantao e influncia do empreendimento e referindo separadamente as fases de implantao e operao, as quais sofrero uma integrao posterior com os programas de acompanhamento e monitoramento dos impactos ambientais (item 3.7). As medidas mais complexas, que envolvam uma metodologia particular de trabalho com a finalidade de obter-se a mitigao e/ou compensao de um ou mais impactos significativos, devero ser consolidados em um Programa de mitigao de impactos. As medidas mitigadoras sero classificadas quanto: sua natureza: preventiva ou corretiva, inclusive os sistemas de controle ambiental, avaliando sua eficincia em relao aos critrios de qualidade ambiental e padres de disposio de efluentes, emisses e resduos;

- fase do empreendimento em que devero ser adotadas: implantao, operao e para o caso de desativao e acidentes; - ao fator ambiental a que se aplicam: fsico, biolgico ou scio-econmico; - ao prazo de permanncia de sua aplicao: curto, mdio ou longo; - responsabilidade por sua implantao: empreendedor, poder pblico ou o utros, para os quais sero especificadas claramente as responsabilidades de cada um dos envolvidos; sua exeqibilidade (em termos de meios, recursos, tecnologia, etc.). Devero ser mencionados os impactos adversos que no podero ser eliminados ou evitados, indicando as medidas destinadas sua compensao.

COMPANHIA PERNAMBUCANA DO MEIO AMBIENTE - CPRH


NCLEO DE AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL
TERMOS DE REFERNCIA PARA ELABORAO DE ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA), RELATRIO DE IMPACTO AMBIENTAL (RIMA) E ESTUDO DE ANLISE DE RISCO RELACIONADO IMPLANTAO DE GASODUTOS.

3.7 PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DOS IMPACTOS Neste tpico devero ser apresentadas propostas de programas destinados a acompanhar as evolues dos impactos ambientais, positivos e negativos, causados pelo empreendimento nas fases de implantao, operao, bem como, para o caso de acidentes, incluindo:

- indicao e justificativa dos parmetros e indicadores selecionados para a avaliao dos impactos sobre cada um dos fatores ambientais considerados; - apresentao da (s) caracterstica (s) dimensionamento e distribuio espacial; da (s) rede (s) de amostragem, justificando seu

- apresentao e justificativa da periodicidade de amostragem para cada parmetro selecionado; apresentao e justificativa dos mtodos a serem empregados no processamento das informaes levantadas, visando retratar o quadro de evoluo dos impactos ambientais causados pelo empreendimento;

- cronograma de implantao e desenvolvimento das atividades de monitoramento; - indicao e justificativa dos mtodos de coleta e anlise de amostras; - indicao do(s) responsvel(eis). 3..8 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Conforme orientaes dadas no item 2.4 deste Termo de Referncia

4 ANLISE, AVALIAO E GERENCIAMENTO DE RISCO


Analisar os riscos de importncia relacionados ao empreendimento e avaliar seus efeitos sobre o meio ambiente e sade pblica nas reas adjacentes, considerando, no mnimo os seguintes aspectos: 4.1 HISTRICO E ACIDENTES Levantamento quali-quantitativo de acidentes ocorridos com o produto a ser transportado, em instalaes similares, com base em informaes existentes em banco de dados nacionais e internacionais ou atravs da literatura especializada; informaes sobre as causas mais comuns e relevantes de acidentes que ocorreram no passado. 4.2 SEGURANA Aspectos de segurana relacionados ao produto a ser transportado, etc. 4.3 IDENTIFICAO DOS RISCOS a) Identificao dos possveis eventos acidentais que possam ocorrer na implantao do gasoduto em suas diversas fases com base na elaborao de um estudo analtico dos sistemas e subsistemas, atravs de tcnicas e mtodos estruturados para a deteco de falhas e de eventos indesejveis que podem ocorrer nas instalaes que compem o empreendimento. Dever ser empregados tcnicas e mtodos reconhecidos, que permita a classificao dos perigos, de maneira a identificar e priorizar os eventos acidentais mais crticos. Dever ser contemplado o Efeito Domin, caso seja configurada durante o estudo, a significativa propagao dos efeitos de incndios e exploses de algum sistema sobre outros. Os perigos identificados devero ser

COMPANHIA PERNAMBUCANA DO MEIO AMBIENTE - CPRH


NCLEO DE AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL
TERMOS DE REFERNCIA PARA ELABORAO DE ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA), RELATRIO DE IMPACTO AMBIENTAL (RIMA) E ESTUDO DE ANLISE DE RISCO RELACIONADO IMPLANTAO DE GASODUTOS.

classificados de acordo com a sua freqncia decorrncia, magnitude das conseqncias e grau de risco, utilizando-se os critrios adequados e encontrados na literatura especfica; b) Consolidao das hipteses acidentais Identificados os principais riscos existentes no gasoduto dever ser precedida a seleo dos eventos acidentais considerados mais relevantes para cada fase do empreendimento (projeto, construo e montagem, operao/montagem). 4.4 AVALIAO DE RISCOS Anlise das Conseqncias Devero ser analisadas, de maneira genrica, as principais conseqncias decorrentes do desdobramento das hipteses acidentais consideradas na etapa anterior, de modo a que se tenha uma viso global da magnitude dos efeitos adversos decorrentes de eventos indesejados. Anlise de Vulnerabilidade Estimativa dos danos ao meio ambiente, ao homem e as propriedades com base em modelos de vulnerabilidade de uso reconhecido e explicitado. Avaliao Comparativa de Risco Devero ser calculados os riscos individual e social para cada cenrio acidental levantado e o risco total do empreendimento; Os resultados devero ser representados em mapas de iso-risco (risco individual) e em diagramas (risco social, quando devero ser comparadas os valores tpicos dos riscos individual e social associados s atividades cotidianas (pblicas) assim como os riscos mdios de indstria petroqumicas, de forma a permitir a avaliao dos resultados obtidos.

Gerenciamento de Riscos - Programa de gerenciamento de risco (PGR): O PGR visa mitigao e/ou minimizao dos riscos encontrados pelo estudo de Anlise de Risco. Deve conter tambm as informaes referentes a sua implantao, identificao dos responsveis, cronograma de implantao, programa de treinamento de pessoal/capacitao tcnica, programa de manuteno (preventivo e corretivo},procedimento e periodicidade para teste, treinamento, simulao, reviso e atualizao do Plano; auditorias peridicas etc; - Medidas para reduo dos riscos i) Medidas para reduo das freqncias: Devero ser sugeridas medidas capazes de diminuir a probabilidade de ocorrncia dos cenrios acidentais e/ou magnitude de suas conseqncias para as comunidades envolvidas diretamente com o empreendimento e/ou meio ambiente; ii) Medidas para reduo das conseqncias: reduo de impactos fsicos (reduo da quantidade de massa envolvida, efeito domin, etc); reduo ou proteo da populao exposta (reduo esttica como adoo de localizao do gasoduto em reas no sensveis, etc; e, reduo dinmica com adoo de Plano de Ao de Emergncia PAE). O PAE dever conter as medidas/procedimentos a serem adotados para combater/reduzir os efeitos das conseqncias acidentais sobre as populaes limtrofes e ao meio ambiente, com a utilizao de pessoal treinado para o combate das emergncias.

10

COMPANHIA PERNAMBUCANA DO MEIO AMBIENTE - CPRH


NCLEO DE AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL
TERMOS DE REFERNCIA PARA ELABORAO DE ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA), RELATRIO DE IMPACTO AMBIENTAL (RIMA) E ESTUDO DE ANLISE DE RISCO RELACIONADO IMPLANTAO DE GASODUTOS.

4.5 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Conforme orientaes dadas no item 2.4 deste Termo de Referncia 4.6 ANEXOS

5. RELATRIO DE IMPACTO AMBIENTAL RIMA


O Relatrio de Impactos Ambientais RIMA - refletir as concluses do estudo de impactos ambientais e conter, no mnimo: - os objetivos e justificativas do projeto, sua relao de compatibilidade com as polticas setoriais, planos e programas governamentais; - a descrio do projeto e suas alternativas tecnolgicas e locacionais, especificando para cada uma delas nas fases de construo e operao, a rea de influncia, as matrias-primas e mo-de-obra, as fontes de energia, os processos e tcnicas operacionais, os provveis efluentes, emisses, resduos de energia e os empregos diretos e indiretos a serem gerados; - a sntese dos resultados de diagnstico ambiental da rea de influncia do projeto; a descrio dos provveis impactos ambientais da implantao e operao de atividades, considerando o projeto, suas alternativas, os horizontes de tempo de incidncia dos impactos, indicando os mtodos, tcnicas e critrios adotados para sua identificao e interpretao;

- a caracterizao da qualidade ambiental futura da rea de influncia, comparando as diferentes situaes da adoo do projeto e suas alternativas, bem como, da sua no realizao; - a descrio do efeito esperado das medidas mitigadoras previstas em relao aos impactos negativos, mencionando aqueles que no puderem ser evitados, e o grau de alterao esp erado; - o programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos, indicando os responsveis por sua execuo; - a sntese dos resultados do estudo de anlise de risco; - a descrio das aes e equipamentos utilizados nas diferentes possibilidades de emergncia ambiental; - recomendaes quanto a alternativa mais favorvel (concluses e comentrios de ordem g eral). O RIMA dever conter tambm, as informaes solicitadas nas alneas (a) a (d) do EIA, item 3.1.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Resolues do CONAMA; 1984/91.Braslia :IBAMA, 1992. 2 ed. CPRH/PETROBRS. Termo de Referncia para Elaborao e Apresentao de Estudo de Impacto Ambiental EIA e respectivo Relatrio de Impacto Ambiental RIMA e do Estudo de Anlise de Risco AR do Gasoduto Pilar Cabo. Recife, s. ed, 1997. CPRH. Termo de Referncia para Elaborao e Apresentao de Estudo de Impacto Ambiental EIA, respectivo Relatrio de Impacto Ambiental RIMA e, do Estudo de Anlise de Risco AR relacionado da Variante do Gasoduto Guamar (AL) Cabo (PE). Recife, s. ed, 2002.

11

COMPANHIA PERNAMBUCANA DO MEIO AMBIENTE - CPRH


NCLEO DE AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL
TERMOS DE REFERNCIA PARA ELABORAO DE ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA), RELATRIO DE IMPACTO AMBIENTAL (RIMA) E ESTUDO DE ANLISE DE RISCO RELACIONADO IMPLANTAO DE GASODUTOS.

IBAMA

- INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVVEIS. Coletnea de legislao ambiental. Braslia, 1992.

-----------. Termo de Referncia para Elaborao de Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatrio de Impacto Ambiental para o Gasoduto URUCUM PORTO VELHO (RONDNIA). Braslia, s.ed, 2000. MANUAL DE AVALIAO DE IMPACTOS AMBIENTAIS. Curitiba: SUREHMA /GTZ, 1992; MANUAL DE DIRETRIZES PARA AVALIAO DE IMPACTOS AMBIENTAIS. 2 ed. Recife: CPRH/GTz, 2000. SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE. Coordenadoria de Planejamento Ambiental. Estudo de impacto ambiental - EIA, Relatrio de Impacto Ambiental - RIMA. Manual de orientao. So Paulo, 1991, 30p.

12

Vous aimerez peut-être aussi