Vous êtes sur la page 1sur 13

Tipografia

A tipografia sempre foi o principal elemento da pgina impressa. Hoje em dia, sob o peso crescente de uma saturao visual e conseqente nfase em relao aos conceitos verbais, a tipografia atinge o seu ponto de mais alta prioridade no mundo do design. Isso no impede, todavia, que um surpreendente nmero de designers grficos encare a tipografia como um mal necessrio, havendo mesmo muitos layouts onde as palavras ocupam claramente um segundo plano. No h justificao para os designers que consideram as palavras como algo a ser pesado, especificado, medido, sem nenhuma considerao com o significado de sua mensagem. Palavras so comunicao. Como assinalou muito bem um comunicador moderno, pode ser verdade, como disse Confcio, que uma imagem vale mais que mil palavras s que Confcio teve de usar palavras para dizer isso. O designer deve estar preparado no apenas para ler as palavras que vo fazer parte do seu layout, mas tambm para entend-las. Ele deve, tambm, dar a sua contribuio com idias e sugestes quanto ao contedo das palavras. O tipografia no se limita a questes tais como legibilidade e adequao de estilo. A moda e as mudanas tecnolgicas so apenas uma parte do problema. O que converte a tipografia em algo fascinante, e em um tema de investigao essencial para qualquer pessoa que se dedique ao design, que esta atividade consiste em uma manifestao de nossa busca de maior eficincia e maior poder de comunicao da palavra escrita. A tipografia revela uma srie de fatores pessoais, polticos e econmicos. uma exaltao de humanidade e um ndice de valores sutis e vitais. Oua as palavras e desfrute sua forma. A boa tipografia deve reunir forma, equilbrio e color. Esteja sempre consciente da forma que o tipo tm. O bom ou mau uso na escolha tipogrfica o que vai diferenciar o bom diretor de arte. Mas o que o alfabeto? Por ele se entende uma coleo de formas abstratas que ao ordenar e combinar entre si de diferentes modos do lugar a mensagens que possibilitam a comunicao. Muitos destes caracteres bsicos foram convertidos em formas de grande beleza com a imaginao dos designers tipogrficos. Ao longo dos anos, em especial durante as ltimas dcadas, tem aparecido inmeros tipos, porque os designers esto buscando constantemente formas novas e mais interessantes para transmitir determinada sensao e causar o impacto certo. A escolha correta do caracter pode ser um problema para o diretor de arte amador por onde comear? qual o tamanho? qual a variao exata? Existem milhares de tipos, o que dificulta ainda mais a escolha. Esta amplssima diversidade de tipos se distingue por diferenas to mnimas, porm, os mais experientes costumam eleger uma dezena de tipos que sero os mais empregados nos seus trabalhos.

Os tradicionais. Entre os principais tipos escolhidos pelos diretores de artes, os clssicos esto sempre presentes. Alguns deles foram criados no sculo XV. Conhea alguns deles

Garamond
Criado por Claude Garamond, gravador francs, que viveu entre os anos de 1499 e 1561. Apresenta tipos com traos arredondados, serifas arrematadas e acento em forma de lgrima. tido como tipo de fcil leitura, aspecto agradvel e linhas simples.

Caslon
Os prprios classificadores no identificam com exatido o verdadeiro criador dos tipos desta famlia. Alguns creditam a William Caslon, outros citam Guilherme Caslon como seu criador. Estes tipos surgiram na Inglaterra, no sculo XVII, e se popularizaram com facilidade na Europa. Apresentam grande contraste entre os traos finos e grossos, sendo suas serifas arrematadas.

Baskerville
Nome que homenageia John Baskerville, seu criador. Baskerville (1706/1775), foi o mais famoso impressor de Birmingham, Inglaterra. Alm de impressor, era fundidor, fabricante de tinta e papel para seus trabalhos. Os traos curvos so bastante arredondados, o contraste dos traos retos no to acentuados, e as serifas so arrematadas.

Bodoni
Foi criada por Juan Bautista Bodoni (1740-1813), filho de tradicional famlia de impressores italianos.

HISTRIA

1900-1920
No incio do sculo XX, ocorreram vrios e significativos movimentos, que viriam alterar profundamente o curso do design. Art Nouveau. Surgiu no final do sculo XIX. Para alguns, foi o alarme falso do movimento moderno. Caracterizado por motivos florais, linhas curvas, forma e fluidos orgnicos. Alm da nfase que em geral atribua decorao superficial, ao mero ornamento, este movimento exerceu certa influncia mais direta sobre o design grfico; marcou o incio dos posters como forma de expresso artstica, com os trabalhos de Beardsley, Bonnard e Toulouse-Loautrec. Os posters acabaram por representar uma fora importante na formao e transio do estilo artstico para outras formas de arte aplicada.
Poster editado em 1900 para promover o lanamento de um tipo criado por Otto Eckmann, este tipo deriva diretamente da escrita caligrfica, suas formas suaves sugerem o movimento natural do pincel ao pintar formas orgnicas, como plantas e rvores. Esta fonte caracteriza o vnculo do movimento art nouveau natureza e espiritualidade. Kelmscott Press, William Morris, 1890.

Arts & Crafs Moviments. Surgiu na Inglaterra e foi liderado pelo socialista Willian Morris. Foi essencialmente uma reao contra a revoluo industrial. Sua fora foi uma reverncia aos mtodos tradicionais de produo e ao uso de materiais tradicionais. Futurismo. Criado por um grupo de jovens artistas e escritores italianos para expressar sua viso dinmica do futuro. Usavam pontos de vista em movinento para revelar uma ao dinmica em sucessivas imagens sobrepostas.

Le-Dantyu as a Bacon, Ilya Zdanevih, uma obra de teatro sobre os pintores. Cada pgina tem vrias opes de leitura. Zdanevich (1894-1975) foi um futurista russo que colaborou com a concepo de zaum, teoria de uma linguagem transracional.

O que pretendo com esta revoluo tipogrfica e esta variedade multicromtica de letras, redobrar a fora expressiva das palavras.
Marinetti.

Theo van Doesburg e Kurt Schwitters, 1922. A sobreposio de caligrafias manuais, os contrastes de tamanhos e espessuras das letras, mesclados com fontes e smbolos, transmitem uma sensao de anarquia.

Manifestazione interventista de Carlo Carr, 1914, colagem de papel e pintura sobre carto. O pintor italiano exalta os principios futuristas do dinamismo, da velocidade e do conflito.

Dadasmo. O derrubar de estruturas. Se o Cubismo golpeou as convenes da arte e do design, o Dadasmo foi ainda mais longe: derrubou toda a estrutura da representao racional. Muito mais do que criar um novo estilo, o objetivo dos dadastas era reduzir ao cacos todos os conceitos tradicionais. Com isso pretendia revitalizar as artes visuais, quebrando todas as regras.

O design revolucionrio russo. Suprematismo. Kasimir Malevitch, que vivera em Paris, por volta de 1915, empenhou-se em dar sua arte o mximo de simplicidade, criou um estilo de pintura composto de elementos absolutos fundamentais. Estes elementos eram as simples formas geomtricas do quadrado, do crculo e do tringulo, que desempenharam papel de destaque no design Bauhaus.
Capa e interior de um livro de contos infantil De dos cuadrados, de El Lissitsky, 1920. Estas obras supremativistas foram produzidas na poca em que El Lissitsky e Kasimir Malevich colocaram em prtica um programa radical introduzindo os ideais supremativista que unificaram os pensamentos cubista e futurista.

O perodico Der Dada desenhado por Raoul Hausmann, Alemanha, 1919.

Construtivismo. Eles acreditavam no emprego racional de material til para criar objetos de uso comum, ou encontrar solues para problemas de comunicao. Neste processo eles rejeitavam os aspectos mais permanentes da esttica em benefcio da utilidade corrente. A palavra Construtivismo , na verdade, um largo rtulo aplicado a um grupo de trabalhos de tendncias diversas. Uma das metas do Construtivismo era combinar palavras e imagens numa experincia simultnea.

O famoso poster, criado em 1924 por El Lissitzky para as tintas Pelikan, da Alemanha, foi um dos primeiros a usar o fotograma no design grfico. As letras estampadas refletem a influncia do Cubismo

Alexander Rodchenko: Capa da revista LEF (abreviao de LEft Front), 1923. Art Dco. Este movimento, que em muitos sentidos corre em direo contrria tendencia da simplicidade do design moderno, trouxe de volta a decorao superficial s artes aplicadas.

El Lissitzky. Suas concepes sobre tipografia e fotomecnica assimtricas marcaram profundamente o estilo dos anos 20. Ressaltou os aspectos visuais e funcionais do uso das letras, palavras e sistemas na comunicao de idias. Foi um dos primeiros designers a perceber a interdependncia e a troca de influncias entre a fotografia e o design grfico. Sua concepo da fotografia como parte integrante da estrutura grfica fez dele o primeiro designer grfico a entender que os recursos fotogrficos podem eventualmente libertar o layout das rgidas imposies retilneas, dos tipos de metal e da gravura, tradicionais na tecnologia de impresso da poca. Hoje, ainda estamos mergulhados na revoluo que El Lissitzky antecipou.

Dois exemplos do estilo Art Dco. Capa da revista The New Yorker que traz o logotipo com um tpico desenho do estilo dco; direita, o tipo Broadway, desenhado por Morris Fuller Benton para American Type Founders em 1929. Este tipo apareceu muito nos menus de restaurantes da poca.

Poster criado para Exposio Russa em Zurique, 1929. El Lissitzky considerado um dos notveis pioneiros do design grfico moderno. A combinao de palavras e imagens influenciou profundamente a comunicao de idias.

De Stijl. Fizeram-se notar pela rigorosa preciso com que dividiam o espao, algumas vezes constrastando as divises com linhas negras; pela tenso e pelo equilbrio, alcanados com a assimetria; por seu arrojado e criativo uso das formas bsicas e das cores primrias; e pela mxima simplicidade de suas solues. Seus principais representantes foram Piet Mondrian e o seu principal fundador e terico, Theo van Doesburg.

Piet Mondrian foi o protagonista da formao do grupo De Stijl. Suas pinturas constituem uma srie de obras mestras das divises assimtricas do espao

Gill Sans
Eric Gill, Monotype, Britain, 1928-30.
Capa do jornal De Stijl, Vilmos Huszar, Holanda, 1917.

Copperplate Gothic
Frederick Goudy, American Typefounders, US, 1901. Devido aos seus remates diminutos assemelha-se aos tipos talhados em pedra. Foi muito utilizado em cartes de visitas no mundo inteiro.

DCADA DE 30
Bauhaus. O objetivo original deste movimento foi formar arquitetos, pintores e escultores num ambiente de oficina. Introduziu novas concepes no tratamento da forma e do espao e ainda liberdade trazida para o layout da pgina impressa. A dcada que teve que suportar os efeitos da Grande Depresso e culminou com a II Guerra Mundial, tambm foi testemunha de um substancial aumento dos meios de comunicao, como o cinema e o rdio que alcanaram xito rapidamente. Ao lado, anncio de cigarro Chesterfield, US, 1931. Abaixo, capa da revista AC (Documentos de atividade contempornea), Barcelona. Uma publicao de vida efmera que serviu para veicular as idias arquitetnicas do movimento moderno que tambm colaborou com a bandeira da nova tipografia. A revista apresentava um formato pouco utilizado, o quadrado, o Futura era o nico tipo utilizado.

Capa da revista Offset Buch und webekunst, 1926, Herbert Bayer.

Joost Schmidt: exposio Bauhaus em Weimar. 1923,

ALGUNS DOS PRINCIPAIS TIPOS DESTA POCA

Franklin Gothic
Lanado em 1905 com fins publicitrio. Foi um dos tipos de maior xito criados por Morris Fuller Benton para American Type Foounders.

Times New Roman Futura


Lanado em 1927 pela fundio Bayer. Este desenho de Paul Renner tambm estava voltado para o mercado publicitrio. Converte-se no tipo mais utilizado durante ao longo do sculo. Desenhado por Stanley Morison e Victor Lardent para o jornal londrino The Times, e inspirado em um tipo do sculo XVII (Plantin). O objetivo era criar um tipo legvel e transparente

DCADA DE 40
A II Guerra Mundial atrasou o avano tecnolgico e comercial das novas idias que haviam surgidas. As necesidades de um esforo blico engoliram todas as discusses sobre os avanos estticos dos movimentos artsticos. Os cartazes, assim como na I Guerra Mundial, foram um dos principais meios de comunicao empregados pelos militares para persuadir a populao.

Optima
Hermann Zapf, 1958. Uma mistura entre a letra romana e os tipos modernos. O resultado um tipo enftico que mostra qualidades quase caligrficas.

Univers
Desenhado por Adrian Frutier, 1954-1957. Como seu prprio nome sugeria, Univers pretendia ser um alfabeto universal e foi desenhado com 21 variantes, desde o mais fino at os mais pesados. Foi empregado um sistema de nmeros para identificar as variantes, do univers 45, o mais fino, ao univers 83, o mais grosso.

Acima, poster oficial da URSS, 1943. Ao lado, poster ingles de contra-espionagem. 1942, Abram Games

DCADA DE 60
A contracultura chegou com o rock e o movimento pop. As agncias de publicidade j consolidadas, trabalhavam a imagem dos grandes fabricantes. Catlogos de imagem corporativa eram criados para as empresas.

Avant Garde Stencil


Desenhado por R. Hunter Middleton no final da dcada de 1930, foi conhecido nos seis anos seguintes, pois foi amplamente utilizado nos equipamentos militares da poca Desenhado por Herb Lubalin na dcada de 1960. Destaca-se por sua forma geomtrica. Foi um tipo muito utilizado em anncios e cartazes ligados arte em geral.

DCADA DE 50
Durante este perodo cresceu o poder da industria cinematogrfica e da televiso. Novos tipos foram criados para compor com as imagens das telas. Nos Estados Unidos, o way of life americano dominava o povo daquele pas.

Helvetica
M. Miedinger e Haas, Germany, 1957. Sua fama aumentou na dcada de 1960, converteu-se no tipo sem serifa mais popular, ajudado por suas formas mais slidas e linhas modernas.

Capa da revista Avant Garde, desenhado por Herb Lubalin

A comunicao grfica que girava em torno da msica rock, desenvolveu suas prprias formas, utilizando a impresso serigrfica para seus cartazes psicodlicos. Cartaz desenhado por B. McLean (1967) para uma srie de concertos dos The Yardbirds, The Doors, Richie Havens e outros.

DCADA DE 80
A informtica comea a dominar o mercado. Com o aparecimento do computador da Apple Macintosh, em 1984 , introduzindo o desktop publishing. Logo surgiram os programas PageMaker e QuarkXPress abrindo caminho para uma revoluo nas artes grficas. A era digital.

Industria Solid

DCADA DE 70
Algumas pessoas dizem que a dcada de 70 foi marcada pela moda que tambm, se estendeu para o grafismo. Foi a poca dos punks na Inglaterra. Na tipologia quem esteve na moda por muito tempo foram os tipos Souvenir, Tiffany e American Typewriter

Insignia

American Typewriter
Os trs tipos foram desenhados por Joel Kaden e Tony Stan.

Chicago
Foi projetada especialmente para os computadores Macintosh para se obter uma boa legibilidade.

Souvenir

DCADA DE 90
H uma nova ordem geral, um outro cdigo. Um mundo governado pela incompletude e pela incerteza. A diagramao deixou de ser suporte para ser tambm o assunto do qual trata e tratada.

Tiffany

Berlinger

Capa do disco dos Sex Pistols, Inglaterra, 1977

X-Fuse Fontur

Tipo
Chamam-se caracteres, individualmente, s letras, nmeros ou sinais de pontuao. As letras maiores so chamadas maisculas, versais ou caixa alta; as letras menores, minsculas ou caixa baixa. Um alfabeto completo de um s desenho com caixa alta e baixa, com nmeros e sinais de pontuao, chamado fonte. Agrupando todos os tamanhos (corpos) e estilos de um desenho de tipo (redondo, grifo, negrito, largo, condensado, etc.) teremos uma famlia de tipos. H cinco maneiras bsicas para arrumar as linhas de comosio numa pgina: alinhado esquerda; alinhado direita; centralizado; justificado e irregular.

Alinhamento
H cinco maneiras bsicas para arrumar as linhas de comosio numa pgina: alinhado esquerda; alinhado direita; centralizado; justificado e irregular. H cinco maneiras bsicas para arrumar as linhas de comosio numa pgina: alinhado esquerda; alinhado direita; centralizado; justificado e irregular. H cinco maneiras bsicas para arrumar as linhas de comosio numa pgina: alinhado esquerda; alinhado direita; centralizado; justificado e irregular. H cinco maneiras bsicas para arrumar as linhas de comosio numa pgina: alinhado esquerda; alinhado direita; centralizado; justificado e irregular.

Uma famlia de tipos pode apresentar todas as variaes abaixo, mas voc pode encontrar famlias de tipos com variaes menores.

Corpo
o que determina o tamanho da letra. Esta medida se refere a distncia entre a face anterior e posterior do tipo.

Entrelinhas
Espao entre as linhas

Espelho
Esboo das pginas de um jornal.

Linotipo
Mquina de compor, inventada por Ottmar Mergenthaler. Tem esse nome porque o jornalista norte-americano Whithelaw Reid, ao ver a mquina em funcionamento pela primeira vez, tomou a composio produzida e exlcamo: A line of type. A composio feita com chumbo derretido e depois reaproveitada.

Entreletras
Espao entre as letras

Medidas tipogrficas
Antigamente, para compor o texto era utilizado duas medias tipogrficas para determinar a largura do texto: Ccero - baseadas no Ponto Didot, que tem, aproximadamente, 0,3759 milmetros. 1 ccero tem 12 pontos = 4,5108 minlmetros Pica - sitema norte-americano que corresponde a cerca da sexta-parte da polegada (4,218 milmetros) 1 ccero tem 12 pontos.

Entrelinhas
Espao entre as linhas

Capitular
Letra usada na abertura das composies, de tamanho maior que os tipos do texto.

Clich
Chapa de impresso usado na impresso pelo mtodo da tipografia. Pouco utilizado atualmente. O mtodo atual o offset

Bibliografia. Lewis Blackwell, Tipografia del siglo XX, Editorial Bustavo Gili, SA, Barcelona; Alain Weill, The Poster - A Worldwide Surey and History, Sothebys Publications, New York; Liz McQuiston e Barry Kitts, Graphic Design - Source Book, Macdonald Orbis, London; Michael Beaumont, Tipo & Color, Hermann Blume, Madrid; Jornal O Estado de S. Paulo, Tipologia do Caos. James Graig, Produo Grfica. Editora Mosaico.

Nesta opo voc encontrar alguns formatos j definidos como: Letter, A4, A3 e outro. Caso voc escolha um formato diferente, esta opo ter o nome Custom (formato de sua preferncia) Voc pode alterar as dimenses entrando com outros nmeros.

Opo para se trabalhar com pginas duplas As margens servem para delimitar o texto. Em uma revista o normal 15mm

Orientao. Voc pode trabalhar com a pgina em p (Tall) ou deitada (Wide)

Janela de Ferramentas

Rgua

Janela de Cores. Voc pode criar cores ou usar cores de diversas escalas como Pantone, Focoltone etc. nesta janela que elas aparecero para serem aplicadas

Indica a quantidade de pgina do arquivo e em qual delas se est trabalhando. Serve, tambm, para acessar as pginas desejadas.

Pgina mestra. Tudo o que for colocado nessas pginas repetir nas outras pginas do seu documento. usado para colocar ropad (nome da publicao)

Barra de atalho. Esta barra apresenta comandos de acordo com as ferramentas selecionadas. Contm atalhos de men.

Barras de rolagem

Caixa de Ferramenta.
A caixa de Ferramentas do PageMaker pode ser acessada pelo menu Window - Show Tools. Veja abaixo para que servem cada uma delas: Use a ferramenta seta para selecionar, mover, redimensionar grficos e blocos de texto. Use a ferramenta de texto para digitar, selecionar, editar e formatar texto. Use a ferramenta de corte para cortar ilustraes e fotos. Use a ferramenta de linha restrita para desenhar linhas retas horizontais, verticais e em ngulos de 45 Essas ferramentas tm as mesmas funes das ferramentas ao lado, porm voc pode incluir texto e foto dentro delas. Ferramenta de zoom Use a ferramenta mo para mover a pgina na tela

Use a ferramenta de rotao para girar grficos e blocos de texto Use a ferramenta de linha para desenhar linhas retas em qualquer ngulo. Use estas ferramentas para desenhar quadrados e retngulos, elipses e crculos perfeitos e polgonos bsicos.

Ao desenhar fios e figuras geomtricas voc pode controlar a espessura dos fios e nas figuras geomtricas a espessura dos fios de contorno. Menu Element - Stroke. Para Mudar o preenchimento das figuras geomtricas v em Element - Fill
Ao criar novas cores. D um nome para elas Nesta opo voc pode definir o modelo de cor. Se voc estiver trabalhando com impressos, escolha CMYK ou RGB para tela de computador Voc pode criar novas cores misturando as cores primrias. No esquea de nome-las. Nesta opo voc acessa as escalas que acompanham o programa. Abaixo. A escala Pantone. Voc define as cores e elas aparecero na Janela de Cores prontas para serem aplicadas.

Cores. Ao abrir a janela Cores, o PageMaker apresenta algumas cores bsicas. Porm voc pode criar novas cores ou selecionar vrias tabelas de cores que acompanha o programa. Para aplicar cor em uma figura geomtrica selecione-a com a ferramenta seta. Para aplicar cor em um texto selecione-o com a ferramenta texto

Ao clicar nesta opo voc abre o quadro Color Option

Diviso da pgina em colunas


Para dividir a pginas em colunas v ao menu Layout - Columns Guides
Use esta opo se desejar trabalhar com nmero de colunas diferentes entre as pginas direita e esquerda. Adjust layout ajusta automaticamente o texto se voc mudar o nmero de colunas na pgina. Ex: se o texto estiver distribuido em trs colunas e voc mudar para duas o texto ser ajustado Digite o nmero de colunas desejado

Espao entre as colunas. Para trs colunas deixe com 4.23 mm

Importar textos
Menu File - Place. Localize o documento contento o texto. Voc pode importar arquivos do World e de outros editores de textos.
O cursor do mouse poder apresentar um dos cones abaixo: Esta opo descarrega o texto somente na coluna em que o cursor estiver. O restante do texto ficar escondido. Esta opo descarrega todo o texto. Abrir mais pginas se necessrio. Para ativar este comando v em Layout - Autoflow

Para descarregar o texto, basta clicar na coluna desejada. A coluna de texto apresentar uma ala superior e outra ala inferior. Veja as diferenas:

Incio do bloco de texto

Final do bloco de texto (ou final do texto)

+
Quando aparecer um sinal de +, na ala inferior, o texto tem uma continuao e o restante est em outro bloco

+
Quando aparecer um sinal de +, na ala superior, significa que este bloco uma continuao de um outro bloco.

Quando aparecer um tringulo vermelho na ala inferior sinal que o texto continua, porm ele est escondido. Para descarreg-lo, clique sobre o tringulo para carregar o cursor do mouse.

Vous aimerez peut-être aussi