Vous êtes sur la page 1sur 4

Abr/Mai/Jun 2009 Ano IV - N 13

Dia Nacional de Preveno e Combate Hipertenso Arterial


Dra. Ftima Negri

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a Hipertenso Arterial Sistmica atinge 30% da populao brasileira, chega a mais de 50% na Terceira Idade e est presente em 5% das crianas e adolescentes no Brasil. A doena responsvel por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vasculares enceflicos e 25% dos casos de insuficincia renal terminal, contribuindo para a alarmante estatstica de quase trezentas mil mortes/ano, no Brasil, cerca de um bito a cada 2 minutos! As graves consequncias da presso alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheam sua condio e mantenham-se em tratamento, sendo esse um grande desafio para todos os profissionais que lidam direta ou indiretamente com essa enfermidade.

No dia 26 de abril, foi montado um stand, no Busto de Tamandar, para dar orientaes e aferir a presso arterial

Com o objetivo de alertar a populao, foi institudo, pela Lei Federal 10.439, em 2002, o Dia Nacional de Preveno e Combate Hipertenso Arterial, que o dia 26 de abril, quando so desenvolvidas aes prticas, em todo o territrio nacional. Pelo segundo ano consecutivo, foi abordado o tema Tratar a Presso Alta um Ato de F na Vida e Os 10 Mandamentos para preveno e controle da presso alta foram amplamente divulgados. So eles: 1. Mea a presso pelo menos uma vez por ano; 2. Pratique atividades fsicas todos os dias; 3. Mantenha o peso ideal, evite a obesidade; 4. Adote alimentao saudvel: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes; 5. Reduza o consumo de lcool. Se possvel, no beba; 6. Abandone o cigarro; 7. Nunca pare o tratamento, para a vida toda; 8. Siga as orientaes do seu mdico ou profissional da sade; 9. Evite o estresse. Tenha tempo para a famlia, os amigos e o lazer; 10. Ame e seja amado.

A SBC-PB desenvolveu vrias aes em aluso a esse dia, no s em Joo Pessoa, mas tambm na cidade de Campina Grande. A saber: - Publicao de Artigo sobre Hipertenso Arterial, no Jornal Correio da Paraba, na Coluna de Sade da Unimed Joo Pessoa, no dia 19 de abril; - Publicao de artigo no Jornal da Paraba, no dia 26 de abril, no espao da Unimed: Hoje o dia de mostrar quem realmente amigo do peito e tambm no dia 03 de maio, no mesmo jornal, sobre a Hipertenso Arterial; - Orientao populao, distribuio do panfleto contendo os 10 Mandamentos e aferio da presso arterial no Posto Gervzio Maia (PSF), no dia 23 de abril, no Centro de Ateno ao Idoso, localizado no Hospital Santa Isabel (com o apoio da Secretaria Municipal de Sade), no dia 25 de abril e no Busto de Tamandar, Praia de Tamba, no dia 26 de abril. Tambm foram distribudos panfletos na cidade de Campina Grande. - Entrevistas, ao vivo, em programa da rdio CBN, no dia 24 de abril, s 10 e s 16h; Essas aes tiveram grande repercusso na mdia local, atravs de: - Nota de divulgao sobre o Posto de Orientao e Aferio de PA, montado no Busto de Tamandar, na Praia de Tamba, no Jornal Correio da Paraba, na Coluna de Sade da Unimed Joo Pessoa, no dia 19 de abril, na internet, atravs dos sites www.paraibaemnoticia.com e www.portalbip.com dias: 22 e 24 de abril, www.hermesdeluna.com.br dia: 24 de abril, www.paraiba.com.br dia: 22 de abril, www.pbnews.com.br dia: 24 de abril e no Programa Tony Show dia: 24 de abril; - Nota de alerta sobre a Hipertenso Arterial e o aumento da circunferncia abdominal, intitulada Alerta da Cala, no Jornal O Norte, pgina C-6 (colunista: Goretti Zenaide), no dia 25 de abril; - Reportagem e entrevista gravada com os participantes da ao realizada no Busto de Tamandar, no dia 26 de abril de 2009, exibida no Programa Bom Dia Paraba, da Rede Globo, do dia 27 de abril de 2009.
Entidades Organizadoras: SBC/ FUNCOR - Sociedade Brasileira de Cardiologia/ SBH - Sociedade Brasileira de Hipertenso / SBN - Sociedade Brasileira de Nefrologia / FENAPHA - Federao Nacional das Associaes de Portadores de Hipertenso Arterial Entidades Apoiadoras: CNBB Confederao Nacional dos Bispos do Brasil / CONIC Conselho Nacional de Igrejas Crists do Brasil / CONIB Confederao Israelita do Brasil / AME Associao dos Mdicos Espritas / Ministrio Sade / Secretarias Estaduais de Sade.

Abr/Mai/Jun 2009 - Ano IV - N 13

ARTIGO

Breves consideraes sobre iatrofarmacologia no paciente geritrico


Dr. Ricardo Antnio Rosado Maia

Tenho saudade da cadeira de Teraputica Clnica da Faculdade de Medicina do meu tempo. Fazia o arremate dos conhecimentos que havamos aprendido em farmacologia no terceiro ano do curso. Em uma poca de medicina baseada em evidncias epidemiolgicas e diante do fato de termos de tratar cada vez mais pacientes idosos, senescentes das funes biolgicas, e usando polifarmcia, preciso voltar a dar importncia farmacologia. O uso racional de medicamentos no idoso constitui desafio importante prtica da medicina geritrica, por se constituir a mais importante interveno mdica no cuidado ao paciente senescente. O conhecimento dos processos farmacolgicos, farmacocintica e farmacodinmica o alicerce do sucesso teraputico. A idade traz alteraes fisiolgicas que interferem na atuao dos medicamentos. somatria de alteraes funcionais normais, prprias da idade, acrescentam-se as determinadas pelas comorbidades. A absoro, distribuio, metabolismo e eliminao dos medicamentos modificam-se com a idade e podem transformar um medicamento til em deletrio ao organismo. A absoro dos medicamentos pouco se altera com a idade. A verificao do declnio de produo de cido no estmago deve ser lembrada, principalmente quando se faz necessrio o uso de vrios frmacos. As alteraes que sofrem a composio corprea de gordura, gua e eletrlitos, precisam ser consideradas para ajustes das doses de alguns frmacos. Os nveis proticos pouco alterados no idoso hgido, durante determinadas enfermidades podem modificar profundamente a distribuio de medicamentos, principalmente quando coexiste insuficincia heptica e renal, modificaes que determinam alteraes na concentrao do princpio ativo e no processo de eliminao dos frmacos. Medicamentos cujas doses txicas se

aproximam das doses teraputicas, como a digoxina, tornam-se perigosos. Os idosos, por apresentarem um maior nmero de comorbidades, sem dvida, so os maiores consumidores de medicamentos. Relembrar alguns aspectos importantes sobre o tema, talvez possa despertar interesse e contribuir para melhor xito teraputico na abordagem dessa importante parcela de pacientes que nos procuram. Alguns detalhes devem ser considerados: - Existe uma enorme carncia de estudos sobre o tema; - Raramente so includos nos ensaios clnicos; - Extrapolar o conhecimento obtido em faixa etria mais jovem no supre a lacuna; - Cerca de 50% dos medicamentos prescritos so indicados para tratar o idoso; - Freqentemente so submedicados ou medicados sem a mnima preocupao quanto interao de drogas ou no se leva em conta a diminuio da reserva orgnica prpria da idade; - Quase sempre observamos idosos necessitarem de outros frmacos por que o primeiro causou efeito colateral, levando s vezes a uma sucesso de medicamentos com efeitos catastrficos; - Verificamos que um nmero muito grande de mdicos tem uma viso muito ortodxica das metas, deixando de individualizar o plano teraputico e colocando em risco o paciente; A seguir podemos afirmar que Farmacocintica o que o organismo faz com o medicamento: - A absoro geralmente esta diminuda; - A distribuio tem relao com a afinidade dos frmacos com as protenas transportadoras (geralmente reduzidas), com o tecido gorduroso e com o estado de hidratao, aspectos que alargam a meia vida da maioria dos medicamentos; - Drogas lipossolveis podem ter o seu tempo de ao aumentado e as hidrossolveis podero ter os seus nveis sricos elevados; - O metabolismo heptico geralmente est reduzido, como conseqncia do

menor fluxo sanguneo, interferindo no metabolismo da fase I; - A excreo renal e heptica dos medicamentos deve ser levada em considerao, j que a idade traz um declnio da funo desses rgos; A farmacodinmica pode ser entendida como o que a droga faz com o organismo: - As informaes sobre farmacodinmica dos medicamentos nos idosos algumas vezes so conflitantes. Geralmente existe menor resposta aos frmacos no idoso, quando comparada populao de jovens, como conseqncia da homeostasia alterada pela senescncia modificando a relao droga-receptor; - Reduo da massa dos tecidos e do fluxo sanguneo, contribuindo para menor resposta dos frmacos; - Declnio dos mecanismos reflexos de adaptao hemodinmica propiciando efeitos exagerados de hipotensores e vasodilatadores; - Menor atividade simptica, atenuao da ativao do sistema reninaangiotensina-aldosterona contribuindo para ao inapropriada dos betabloqueadores, inibidores da enzima de converso da angiotensina, diurticos e antiinflamatrios no hormonais; - Secreo inadequada de hormnio antidiurtico, relacionada ao uso de frmacos como: clorpropamida, morfina, barbitricos, benzodiazepnicos, antidepressivos tricclicos e bebidas alcolicas, tm importncia; Algumas recomendaes so importantes de serem observadas: - Conhecer bem a fisiopatologia do que se vai tratar; - Dominar a farmacologia dos medicamentos a serem usados; - Informar aos pacientes os possveis efeitos colaterais; - No usar medicamentos sem efeito teraputico comprovado; - Interromper os medicamentos sem indicao clnica precisa; - Facilitar a posologia dos medicamentos; - Evitar a polifarmcia; Se assim procedermos, estaremos contribuindo para melhor cuidar dos idosos que procuram os servios de sade, proporcionando um envelhecimento bem sucedido.

Abr/Mai/Jun 2009 - Ano IV - N 13

TESE DE DOUTORADO

Hipertenso Arterial em pacientes vivendo com HIV/AIDS


Dr. Evanzio Roque de Arruda Jnior

Possuindo graduao em medicina pela Universidade Federal da Paraba (1977) e mestrado em medicina tropical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e ser especialista em infectologia, cardiologia e patologia clnica e tambm ter curso de psgraduao em sade da famlia lato sensu e ser professor h 32 anos da disciplina de doenas tropicais e infecciosas, na Faculdade de Cincias Mdicas da UFPB, adquiri experincia atuando nos seguintes temas: doena de Chagas, infeco hospitalar, miocardiopatias, antimicrobianos, sade da famlia, hipertenso arterial e endocardites infecciosas. Verifiquei que os cardiologistas no so entusiasmados em estudar pacientes portadores do HIV/aids, principalmente quando o assunto hipertenso arterial. Assim, resolvi cursar ps-graduao em medicina tropical em nvel de doutorado, a partir de abril de 2005, na UFPE, com linha de pesquisa em HIV/aids e hipertenso arterial e busquei a orientao de Heloisa Ramos Lacerda de Melo e Ricardo Alencar Arraes Ximenes, que gentilmente construram comigo um projeto factvel de se concluir em quatro anos, fato que aconteceu agora em maio de 2009, estudando uma coorte de 1.000 indivduos vivendo em uma coorte com o HIV/aids. O desenlace desta pesquisa poderemos ler nas linhas seguintes. Considerou-se hipertenso nveis e140/90 mmHg ou uso de antihipertensivos. Dos 1.000 pacientes, 42 foram excludos. Destes, 40,5% eram normotensos, 33,9% pr-hipertensos e 25,6% hipertensos. Dentre pacientes hipertensos, 70,2% sabiam ser hipertensos e 14,8% apresentavam PA controlada. 54,4% tiveram diagnstico

de HAS aps o diagnstico do HIV. Lipodistrofia ocorreu em 46,1%, sobrepeso em 38,8%, obesidade em 13,9%. CT e 200mg% ocorreu em 30,9%, LDL e130 mg% em 22%), HDL <40 mg% (baixo) em 52,1%, TG e150 mg% em 60%, diabetes em 7,1% e tabagismo em 23,1%. Carga viral estava <10.000 cpias ou indetectvel em 80,6% e linfcitos CD4 estavam >350 cel/mm3 em 63,5%. Utilizao de ARV ocorreu em 82,5%, 41,6% com inibidores de protease (IP) e 44,4% sem IP. 74,7% utilizavam antivirais >24 meses. Idade, antecedente familiar de hipertenso, circunferncia abdominal, IMC, triglicerdeos foram maiores entre hipertensos. Atravs de metodologia de estudo caso controle, a comparao entre pacientes com HIV/aids hipertensos versus normotensos, mostrou que os fatores de risco tradicionais tais como a idade >40 anos, o sexo masculino, o ndice de massa corprea > 25 e triglicerdeos > 150 mg/dL , mostraram-se independente e significativamente associados hipertenso. A lipodistrofia no esteve associada hipertenso. O tempo de tratamento anti-retroviral e os nveis de linfcitos CD4 < 200 clulas/mm 3 estiveram associados hipertenso na anlise univariada, entretanto no permaneceram no modelo multivariado final. O tipo de esquema anti-retroviral no apresentou associao com hipertenso CONCLUSO: A hipertenso arterial nos pacientes com HIV/aids est em parte associada a fatores no modificveis como a idade, o sexo e a histria familiar de hipertenso. Esforos devem objetivar o controle dos fatores reversveis associados doena, particularmente os erros dietticos e o

ganho excessivo de peso. Elevada frequncia de hipertensos no controlados e riscos cardiovasculares nos infectados pelo HIV impem necessidade de medidas preventivas e teraputicas contra HAS neste grupo.
O Professor Evanizio Roque de Arruda expressa sua gratido aos hipertenslogos paraibanos Ricardo Rosado Maia e Marco Aurlio Barros, cones da cardiologia, que contriburam importantemente com suas sugestes experimentadas.

IV Simpsio Paraibano de Cardiogeriatria Local: Associao Mdica de Campina Grande/PB Data: 03 e 04 de julho de 2009 XIV Congresso Paraibano de Cardiologia Local: Centro de Convenes Raymundo Asfora - Campina Grande/PB Data: 6 a 8 de agosto de 2009 I Curso Paraibano de Cardiologia Bsica para o Clnico Local: Joo Pessoa Datas: 26 de setembro; 31 de outubro e 03 de dezembro de 2009 XVI Congresso Nacional Departamento de Ergometria, Exerccio e Reabilitao Cardiovascular Local: Centro de Convenes do Hotel Tamba - Joo Pessoa/PB Data: 3 a 5 de dezembro de 2009

Abr/Mai/Jun 2009 - Ano IV - N 13

ATUALIDADES

EXPEDIENTE
O Informativo O Corao uma publicao trimestral da Sociedade Brasileira de Cardiologia - Regional Paraba. Endereo: Rua Francisca Moura, 434, salas 803 e 804, Centro - CEP: 58013-470 - Joo Pessoa - PB Fone e Fax: (83) 3241-5787 Site: sociedades.cardiol.br/pb/ E-mail: sbcpb@terra.com.br sbc-pb@cardiol.br Presidente Dr. Joo Alfredo Falco da Cunha Lima Vice-Presidente Dr. Mirabeau Maranho Leite Diretora Cientfica Dra. Ftima Elizabeth F. de Oliveira Negri Diretora Administrativa Dra. Eugenia Di Giuseppe Deininger Diretor Financeiro Dr. Antonio Eduardo M. de Almeida Diretora de Comunicao Dra. Sandra Maria C. Cunha Esteves Diretor de Qualidade Assistencial Dr. Sergio Luz Domingues da Silva Diretor do Funcor Dr. Manoel Leonardo Gomes de Almeida Delegados Dr. Fbio Almeida de Medeiros Dr. Helman Campos Martins Conselho Fiscal: Titulares: Dr. Emlio de Farias Jnior Dr. Iane Ferreira Marinho Dra. Ricardo Felipe Zacarias Suplentes: Dra. Ana Cludia V. Nominando Diniz Dra. Teresa Cristina G. Pereira de Melo Dr. Milton Antnio G. de Oliveira Conselho Editorial: Antonio Eduardo M. de Almeida Eugenia Di Giuseppe Deininger Ftima Elizabeth F. de Oliveira Negri Joo Alfredo Falco da Cunha Lima Sandra Maria C. Cunha Esteves Edio
Formato Assessoria de Comunicao Fones: (83) 8831-1556 / 8815-7887 Jornalistas Responsveis: Luciana Oliveira - DRT/DF 1849/97 Kaylle Vieira - DRT/PB 0279/03-59

De Olho na Literatura
Dr. Antnio Eduardo Monteiro de Almeida

A partir desta edio, alm dos recentes estudos, apresentarei PROLAS colhidas na literatura. Pasmem os senhores do que a cincia capaz! 1- Para bem decidir na prtica clnica... Foram randomizados 2.368 pacientes portadores de DAC estvel e DM tipo 2 para revascularizao (ACT e RM cirrgica) e tratamento clnico otimizado, seguidos por 5 anos com desfecho para mortalidade geral e eventos cardiovasculares (morte, IAM e AVC), ainda randomizados para insulina de liberao programada e mtodo convencional. No houve diferena significativa entre os pacientes submetidos a revascularizao e tratamento clnico para os desfechos analisados. Vale a pena ler! N Engl J Med. 2009 Jun 11;360(24):2570-2 2- Para os cardiologistas de planto! O ECG um forte aliado do clnico quando bem utilizado e interpretado. Foi obstrudo provisoriamente, com balo, a artria circunflexa de 53 pacientes indicados para CAT e realizado um ECG com 15 derivaes (+ V7, V8 e V9) sendo demonstrado um aumento na sensibilidade para diagnstico de isquemia e corrente de leso na regio posterior do miocrdio...para quem sabe, possvel tirar leite de pedra! Aqel RA et al. Am J Cardiol. 2009 15;103(2):159-64 3- Olha o Brasil a minha gente! Neste estudo, 556 pacientes portador de HAS resistente foram submetidos a MAPA e seguidos por 4,8 anos. O padro de no descenso noturno foi um preditor independente para eventos e mortalidade cardiovascular. A avaliao do descenso noturno determina valiosa informao para estratificao de morbidade e mortalidade cardiovascular em pacientes com hipertenso resistente. (Estudo realizado no Hospital Universitrio Clementino Fraga Filho UFRJ). Arch Intern Med. 2009 11;169(9):874-80

Prolas: Cabelo e Barba


- dos carecas que elas gostam mais... no Physicians Health Study foi analisado o ser calvo e o risco para DAC. Nesta coorte com 19.112 homens (40 a 84 anos) seguidos por 11 anos ficou demonstrado que ser careca no vrtex tinha um risco maior para DAC (RR = 1,36 1,11 a 1,67) do que os normais e carecas na fronte. Ser gosto!... ou interesse de viuvez precoce??? Lotufo et al. Arch Int Med 2000;160:165-71 - Fazer barba e risco de IAM... nesse primeiro estudo caso controle, 21 homens com histria de IAM foram pareados pela idade com 21 homens normais. Nove casos de IAM barbeavam-se a cada 3 dias e os controles diariamente. Intrigado, os pesquisadores estudaram uma coorte de 2.438 homens (45 a 59 anos) por 20 anos de seguimento. Os que se barbeavam diariamente tiveram 31,3% de mortalidade versus 45,1% dos que barbeavam-se menos que uma vez por dia. ... tirem a barba de molho!!! Phillips GB. Lancet 1976;2:14-18 - Ebrahim et al. Am J Epidemiol 2003;157:234-38

Reviso Joo Alfredo Falco da Cunha Lima Ftima Elizabeth F. de Oliveira Negri Tiragem: 500 exemplares - Impresso: Grfica Formulli O contedo dos textos assinados de total responsabilidade dos autores.

Vous aimerez peut-être aussi