Vous êtes sur la page 1sur 10

1

Algumas pessoas neste mundo te amam tanto que poderiam morrer por voc. Outras te amam, de alguma forma. A nica razo que faria algum te odiar seria a vontade de ser como voc. Um sorriso seu pode trazer felicidade a algum, at mesmo se essa pessoa no gosta de voc. Todas as noites, algum pensa em voc antes de dormir. Voc o mundo de algum. Sem voc, algum pode no conseguir sobreviver. Voc especial e nico(a), de alguma forma. Algum, cuja existncia voc desconhece, te ama. Mesmo quando voc faz a maior burrice de sua vida, algo bom acontece. Quando pensa que o mundo virou as costas para voc, pense bem. Voc pode ter virado as costas ao mundo. Quando acha que no tem a menor chance de conseguir algo, provavelmente no conseguir. Mas, se acreditar em si mesmo(a), cedo ou tarde conseguir. Lembre-se dos elogios feitos a voc, nunca das palavras rudes. Diga s pessoas o que voc pensa sobre elas. Voc se sentir muito melhor. Se tem um grande amigo, faa com que ele saiba disso.

BIOSSEGURANA Bactrias multirresistentes mais encontradas em Instituies Hospitalares:


Definio: so aquelas que, em testes de laboratrio, apresentam-se resistentes a duas ou mais classes de antibiticos, aos quais, habitualmente, seriam sensveis. Principais: Sthaphylococcus aureus resistente oxacilina (MRSA): a resistncia destes aos antimicrobianos vem desde a dcada de 50 quando ,aproximadamente, 60% das cepas eram resistentes penicilina. Com a introduo da meticilina (oxacilina) observou-se a reduo de cepas resistentes.Porm, no final de 1970 surgem as primeiras cepas resistentes denominadas MRSA ( Sthaphylococcus aureus resistente meticilina ).Muitas cepas so sensveis somente vancomicina e teicoplanina. A transmisso acontece a partir de pacientes infectados ou colonizados, predominantemente por meio das mos dos profissionais de sade e de objetos e superfcies contaminads.Quando uma pessoa est colonizada em regio nasal, alguns servios adotam a descolonizao nasal com mupirocina e banho com clorexidina.Em 1996, no Japo, foi relatado o 1 caso de Sthaphylococcus aureus com sensibilidade intermediria vancomicina (GISA).Posteriormente, surgiram casos tambm nos Estados Unidos e na Esccia. Enterococcus resistente vancomicina (VRE) mais comum Enterococcus faecium.Surgiu nos EUA em 1986, e na sequncia, na Austrlia e posterior em diversos pases. Pseudomonas aeruginosa e Acinetobacter baumannii ambas tm grande capacidade de sobrevida no ambiente hospitalar. Acinetobacter baumannii sobrevive com elevada contagem de colnias em superfcie seca por at 16 semanas. Pseudomonas aeruginosa foi recuperada do cho seco, cinco semanas aps o fechamento do quarto. Escherichia coli ESBL (ESBL betalactamase de espectro ampliado) e Klebsiella spp ESBL. PARA PREVENAO E CONTROLE DE BACTRIAS

PRINCIPAIS MEDIDAS MULTIRRESISTENTES:

1. Utilizao racional de antimicrobianos;

3 2. Identificao e a deteco de pacientes portadores de bactrias multuirresistentes; Essas medidas tm como objetivos instituir mecanismos de controle precoce e promover a adeso s medidas de precauo-padro e de contato com extremo rigor em relao higienizao de mos e limpeza do ambiente. ATENAO: relatos demonstram que a reduo na incidncia de bactrias multirresistentes possvel mas, para isso ,so necessrias medidas responsveis de controle de infeco, contando com a adeso e o comprometimento de cada membro da equipe assistencial.

PRINCIPAIS MEDIDAS DE PREVENO NA TRANSMISSO DE AGENTES INFECCIOSOS


MEDIDAS ADMINISTRATIVAS 1. Garantir recursos humanos em nmero adequado; 2. Prover recursos financeiros para a manuteno dos programas de controle de infeco e de sade ocupacional; 3. Dar suporte de laboratrio de microbiologia; 4. Promover educao continuada de toda a equipe de sade; 5. Oferecer suprimento adequado de insumos e equipamentos; 6. Garantir estrutura fsica adequada.

VIGILNCIA EPIDEMIOLGICA ela que vai fornecer dados sobre pacientes colonizados ou infectados com germes de importncia epidemiolgica para os quais as medidas de precaues devem ser institudas.Tambm a vigilncia epidemiolgica o instrumento que permite a deteco precoce de surtos no servio de sade e a imediata adoo de medidas para a sua conteno. HIGIENIZAO DAS MOS Esta a medida isolada individual mais eficaz para reduzir os riscos de transmisso de microrganismos por meio das mos da equipe de sade. por meio das mos que ocorre a transmisso dos microrganismos para o ambiente e para o paciente, pois a pele funciona como um reservatrio de microrganismos os quais so transferidos de uma superfcie para outra pelo contato direto das mos. O termo higienizao das mos abrange a lavagem simples das mos com gua e sabonete lquido ou degermante (PVP-I, clorexidina), como tambm o uso de produtos base de lcool para frico que no requerem o uso de gua.

Justificativa: profissionais de sade podem contaminar suas mos com 100 at 1000 Unidades Formadoras de Colnias durante atividades limpas como: aferir pulso, verificar presso , medir a temperatura ou simplesmente tocar a mo ou o ombro de um paciente colonizado.Inmeros estudos comprovam que o aumento na adeso higienizao das mos, por parte da equipe, o fator primordial no controle de surtos de infeco. Tcnica correta para a higienizao das mos. (ver apostila 1) As mos devem ser lavadas sempre que estiverem sujas ou contaminadas com matria orgnica. So algumas outras indicaes para a realizao da higienizao das mos: 1. Antes e aps o contato com o paciente; 2. Antes de realizar procedimentos com o paciente; 3. Antes de calar luvas e aps remover as luvas; 4. Aps contato com as superfcies ao redor do paciente. Cuidados adicionais na higienizao das mos: As unhas devem estar curtas e sem esmalte; Somente utilizar papel-toalha para a secagem das mos; O uso de luvas no isenta o profissional de higienizar as mos. Elas apresentam microfuros por onde pode ocorrer a penetrao de microrganismos. Somente utilizar sabonete lquido com pH neutro. Frico anti-sptica com soluo alcolica a 70% - com ou sem glicerina, ou ento lcool gel a 70%: segue os mesmos passos da higienizao simples das mos, porm no lugar de gua e sabonete lquido, utiliza-se soluo alcolica ou gel a 70%.Esta frico deve ser de, no mnimo, 30 segundos.Aps a frico, aguardar para que as mos sequem naturalmente. Atualmente, o uso de lcool como anti-sptico considerado o padroouro no processo de higienizao das mos. Porm, h a necessidade de as mos estarem visivelmente limpas e sem contaminao com a matria orgnica para que o efeito do lcool seja efetivo.Preconiza-se a anti-sepsia com lcool, principalmente antes e aps o contato com os pacientes, antes do preparo de medicao, antes de manipular os equipamentos usados no paciente e aps manipular o acesso venoso.

CUIDADOS AMBIENTAIS

O AMBIENTE UM RESERVATRIO DE PATGENO, PRINCIPALMENTE DE MICRORGANISMOS MULTIRRESISTENTES. Nesse sentido a LIMPEZA e a DESINFECO da Unidade de Internao ou atendimento ao paciente, com especial ateno s superfcies tocadas com maior freqncia (trincos, mesa de cabeceira, cabeceira e p da cama, grades protetoras da cama, teclado do computador, telefone) so determinantes para que ocorra o controle da transmisso desses patgenos. ATENO: - LIMPEZA: remoo de 80% dos microrganismos por meios mecnicos e ou fsicos das sujidades em superfcies.O agente qumico principal o detergente.O processo de limpeza realizado por meio de gua e sabo, com a finalidade de limpar e repor os materiais de uso dirio. - DESINFECO: consiste na destruio de 90 a 95% dos microrganismos patognicos presentes nas sujidades em superfcie. O agente qumico principal o desinfetante.O processo de desinfeco visa diminuir o risco de contaminao e a reduo da populao microbiana, removendo as sujidades em todas as reas hospitalares por meio de soluo desinfetante.

Alm disso, vale ressaltar: Recomenda-se manter a menor quantidade possvel de objetos, mveis, equipamentos e materiais no quarto/box do paciente; Apesar de as roupas de cama, toalhas e vestimentas do paciente poderem estar contaminadas com patgenos no exigem cuidados diferenciados, devendo ser manuseados, transportados e lavados de modo rotineiro e seguro (manuseio sem agitao, transporte em recipiente fechado e lavagem de acordo com as etapas padronizadas); Sempre que possvel o paciente colonizado ou infectado deve ser colocado em quarto privativo com instalaes sanitrias exclusivas. Esse obrigatrio para pacientes portadores de microrganismos de transmisso area (tuberculose pulmonar) ou com microrganismos altamente transmissveis (ebola, VRE); Quando o quarto privativo no for possvel, pacientes colonizados ou infectados pelo mesmo agente podem ser colocados em um mesmo quarto provido de banheiro. Isso denominado coorte.

MEDIDAS DE PRECAUO:

6 As medidas de Precauo-Padro (PP) foram definidas pelo Centro de Preveno e Controle de Doenas (CDC/EUA) em 1996 e adotadas no Brasil em 1998, constituindo-se em recomendaes a serem adotadas no atendimento de todo e qualquer paciente, independente do seu diagnstico. Tais medidas incluem: Higienizao das mos; Uso de EPI (Equipamentos de Proteo Individual); Vacinao contra hepatite B e atualmente difteria; Descarte adequado de materiais perfurocortantes;

Seu objetivo o de alcanar a reduo mxima possvel da incidncia e gravidade das infeces hospitalares. Alm das medidas de precauo-padro, usam-se as precaues baseadas na transmisso, de contato, com gotculas e areas, considerando-se o tipo de transmisso dos agentes infecciosos. Breve histrico: Isolar doente sempre foi uma prtica conhecida desde a antiguidade: isolamento dos portadores de lepra (hansenase) e no sculo XVII por parte da peste bubnica onde os doentes no podiam circular; No sculo XVIII dois precursores do controle de infeco instituram medidas de precaues que resultaram na reduo significativa da mortalidade: 1 Florence Nightingale - enfermeira inglesa, que pregava um ambiente assptico e limpo; 2 Ignaz Semmelweis mdico do Hospital Geral de Viena, que instituiu a lavagem das mos com gua clorada antes do atendimento das gestantes, reduzindo a mortalidade por febre puerperal de 18% para menos de 2%.

Em 1910, foi publicado o primeiro manual de isolamento pelo CDC/EUA, que introduziu o sistema de categorias de precaues de isolamento: estrito, respiratrio, protetor, entrico, de secrees e de sangue.Com o advento da epidemia da AIDS na dcada de 80 as prticas de isolamento sofreram alteraes substanciais com a introduo das Precaues Universais. Em 1996, o CDC/EUA lanou um novo guia que sintetizou todos os anteriores, revendo pontos no-adequados.Esse foi revisto e ampliado em 2007, estendendo a abrangncia para todos os estabelecimentos

7 que prestam assistncia de sade alm dos hospitais, como ambulatrios, cuidados domiciliares, silos entre outros. ATENO: Atualmente, esto em vigor as seguintes medidas de precauo: a precauo-padro, considerada a medida fundamental para prevenir a transmisso durante o cuidado com o paciente, e as precaues baseadas no modo de transmisso do agente infeccioso: vias areas, por gotculas e de contato.

ROTAS DE TRANSMISSO: So cinco as principais rotas de transmisso dos microrganismos: Contato; Gotculas; Via area; Veculo comum (gua, alimentos, medicamentos); Vetor (ratos, baratas).

A rota de transmisso por contato a mais freqente. Ela pode ser direta,quando um microrganismo transferido de uma pessoa colonizada ou infectada para outra pessoa, sem um objeto ou pessoa intermedirios, por meio do contato direto entre duas pessoas, por exemplo, quando o sangue do paciente entra no corpo do profissional de sade por uma leso de pele (ferimento) na mo sem luvas. A transmisso por contato indireto se d por meio de uma pessoa ou um objeto intermedirio em contato com hospedeiro. Por exemplo, as mos do profissional de sade tocam o corpo de um paciente colonizado ou infectado ou um objeto contaminado, e aps, tocam outro paciente sem a higienizao prvia das mos. A transmisso por gotculas diferente da transmisso por contato porque o mecanismo de transferncia do patgeno at o hospedeiro diferente. As gotculas so geradas no paciente-fonte, basicamente atravs da tosse, do espirro, da fala e, durante procedimentos como aspirao de vias areas, intubao e broncoscopia. Essas gotculas, contendo microrganismos, so projetadas curta distncia (aproximadamente 1m) atravs do ar e depositadas na mucosa ocular, nasal ou oral do outro paciente ou do profissional.

Na transmisso area ocorre a disseminao de pequenas partculas, contendo microrganismos suspensos no ar por longos perodos. Elas so

8 dispersadas por longas distncias pelas correntes de ar e podem ser inaladas por um hospedeiro suscetvel, no mesmo quarto ou longe dali.Os microrganismo transmitidos por via area so o Mycobacterium tuberculosis, os vrus do sarampo e da varicela.

PRINCIPAIS MEDIDAS DE PRECAUO -PRECAUO-PADRO -PRECAUES BASEADAS NA TRANSMISSO

PRECAUES-PADRO (PP): devem ser adotadas na assistncia a todo paciente, em todos os servios de sade e na manipulao de todos os objetos e cuidados com o ambiente.So baseadas no princpio de que todo o sangue, fluidos corpreos, secrees e excrees (exceto suor), pele no-ntegra e mucosa podem conter agentes infectantes. TODO E QUALQUER PACIENTE CONSIDERADO POTENCIALMENTE PORTADOR DE PATGENOS, SINTOMTICO OU ASSINTOMTICO, QUE PODEM SER TRANSMITIDOS PARA OS PACIENTES, PARA OS PROFISSIONAIS DE SADE E PARA O AMBIENTE.

PRINCIPAIS MEDIDAS DA PP: Higienizao das mos; Uso de EPI luvas, avental de contgio, mscara, proteo ocular; Manuseio seguro dos materiais perfurocortantes no reencapar agulhas, no desconectar agulhas, descartar em recipiente rgido especfico; Limpeza, desinfeco, esterilizao adequados de materiais, equipamentos e superfcies; Uso de equipamentos de reanimao respiratria para evitar a ressucitao boca-a-boca; Imunizao do profissional, principalmente contra hepatite B.

PRECAUES BASEADAS NA TRANSMISSO : So indicadas para pacientes com suspeita ou confirmao de infeco ou colonizao por patgenos, altamente transmissveis ou epidemiologicamente importantes, em que medidas adicionais so necessrias para interromper a transmisso.

DEVEM ESTAR SEMPRE ASSOCIADAS S PRECAUES-PADRO (PP) PRECAUES DE CONTATO So recomendadas para pacientes com infeco que apresentam risco de transmisso atravs de contato direto ou indireto, objetos ou superfcies: Colocar o paciente em quarto privativo sempre que possvel; Caso no possa, colocar n mesmo quarto pacientes colonizados ou infectados com o mesmo patgeno (ccorte); Se no houver possibilidade, colocar um biombo ou cortina entre os pacientes para assegurar a separao fsica destes e visitantes com uma distncia mnima de 1m; Usar luvas e avental ao entar no quarto/box; Trocar os EPIs e higienizar as mos entre os pacientes de um mesmo quarto; Evitar o transporte ou movimentao do paciente para fora do quarto; Os equipamentos e materiais devem ser de uso exclusivo no paciente (termmetro, estetoscpio, esfigmomanmetro etc); Se no for de uso exclusivo proceder limpeza e a desinfeco rigorosas antes do uso em outro paciente; Manusear todos os objetos presentes no quarto como sendo contaminados; Limitar a quantidade de objetos; Priorizar a limpeza e a desinfeco constantes do quarto/box do paciente.

AS PRECAUES DE CONTATO ESTO INDICADAS PARA OS PACIENTES COLONIZADOS/INFECTADOS COM BACTRIAS MULTIRRESISTENTES, IMPETIGO, PEDICULOSE E ESCABIOSE, RUBOLA CONGNITA, DIARRIA, CONJUNTIVITE, HEPATITE A, ROTAVRUS, PACIENTES INCONTINENTES, ENTRE OUTRAS.

PRECAUES COM GOTCULAS So indicadas para reduzir o risco de transmisso de agentes infecciosos atravs de gotculas (partculas > 5).Como so partculas grandes no ficam em suspenso no ar e geralmente percorrem curtas distncias.Principais medidas: Colocar o paciente em quarto privativo sempre que possvel. Se for preciso colocar o paciente com outros que no possuam o mesmo agente assegurar a separao fsica entre eles com uma distncia maior do que 1 m; Usar mscara para contato menor do que 1m com o paciente; Durante o transporte, o paciente deve fazer uso de mscara.No h necessidade do uso pelo transportador.

10

AS PRECAUES COM GOTCULAS ESTO INDICADAS PARA PACIENTES COM MENINGOCOCO (MENINGITE, PNEUMONIA E SEPTICEMIA), HAEMOPHILUS INFLUENZAE (MENINGITE, PNEUMONIA, EPIGLOTITE E SEPTICEMIA), DEONA ESTREPTOCCICA, CAXUMBA, RUBOLA ADQUIRIDA, VRIS INFLUENZA, DIFTERIA FARNGEA ENTRE OUTRAS.

PRECAUES AREAS So designadas para diminuir o risco de transmisso area de agentes infectantes atravs da disseminao de pequenas partculas ( < 5 ) que permanecem em suspenso no ar por longos perodos.Principais medidas: Colocar o paciente em quarto privativo com porta fechada; Se o paciente estiver com tuberculose pulmonar ou larngea, coloca-lo em quarto privativo com sistema especial de ventilao, com presso negativa e filtragem do ar.Esse quarto especial inexistente na maioria dos hospitais; Usar respirador N95 para entrar no quarto do paciente com suspeita ou confirmao de tuberculose pulmonar ou larngea; Usar mscara para entra no quarto de pacientes com suspeita ou confirmao de varicela e sarampo; Se for imprescindvel transportar o paciente, este deve fazer uso de mscara cirrgica.

AS PREVENES AREAS ESTO INDICADAS PARA CASOS DE TUBERCULOSE PULMONAR E LARNGEA, SARAMPO E VARICELA.

Vous aimerez peut-être aussi