Vous êtes sur la page 1sur 8

AULA 7 1. A Profundidade da Doutrina 1)Jesus e Nicodemos 2) Jesus e a Samaritana 3)Jesus e os Doutores da lei 1. Jesus e Nicodemos. ( 3.1-13) a.

Uma visita noturna( 3.16) Nicodemos, da seita dos fariseus, membro do Sindrio O grande Conselho de Jerusalm, 70 membros, integrado por fariseus, saduceus e nobres de Jerusalm procurou a Jesus de noite, devido sua inquietao espiritual, porquanto, a despeito de sua projeo e importncia , ouvindo de Jesus e seus milagres, veio conhec-lo de perto, e inquiri-lo sobre questes que desconhecia, e o preocupavam. Por que veio de noite? Algumas conjecturas: a) No queria que soubessem e com isso perdesse seu cargo no Conselho; b) Porque de noite a hora mais tranqila e serena para tratar , a ss, assuntos relevantes; c) Porque nas trevas da noite qui encontrasse a luz que precisava. Nicodemos deveria ser rico porque no sepultamento de Jesus levou para preparao de seu corpo, um composto carssimo:
E tambm Nicodemos, aquele que anteriormente viera ter com Jesus noite, foi, levando cerca de cem libras de um composto de mirra e alos( Jo19.30).

Por esse fato observamos que o encontro com Jesus o transformou num discpulo no anonimato, mas mesmo assim agia em momento oportuno em sua defesa:
Nicodemos, um deles, que antes fora ter com Jesus, perguntou-lhes: Acaso a nossa lei julga um homem, sem primeiro ouvi-lo e saber o que ele fez?(Jo7.50,51)

Fariseus: seita zeladora da Lei, que tinha no mximo de seis mil em todo pas, era uma irmandade conhecida por chaburah ou irmandade. Nos primeiros versculos, inicia o dilogo, com uma pergunta da qual no obteve resposta, por ser de somenos importncia, mas a resposta vem em forma de alerta, e de ensino sobre o renascimento. Jesus d para Nicodemos uma resposta semelhante que d para os apstolos, dez dias antes da Ascenso, quando lhe perguntam se era o momento de se libertarem do jugo romano, - pergunta poltica,- mas que ele respondeu mostrando em verdade o que eles precisavam saber:
[ No vos compete conhecer tempos ou pocas que o Pai reservou para sua exclusiva autoridade; mas recebereis poder, ao descer sobre vs o Esprito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalem, como em toda a Judeia e Samaria, e at aos confins da terra(At 1.6-8)] [" Quando Joao relata as conversaes que mantinha Jesus com seus questionadores, segue um certo esquema. Aqui vemos esse esquema com toda claridade. O questionador disse algo (v2). Jesus responde com uma expresso que dificil de entender (v3). Nicodemos compreende mal a frase(v4). Jesus responde com uma afirmao ainda mais dificil de entender(v5). E logo seguem um discurso e uma explicao. Joo emprega este mtodo de relatar-nos as conversaes que mantinha Jesus com aqueles que o procuravam para saberem sem pensamento, a fim de de que vejamos a homens que pensam as coisas e as descobrem por si mesmos, e para que ns faamos o mesmo." " Quando Nicodemos se aproximou de Jesus, lhe disse que ningum podia evitar o impacto causado pelos sinais e maravilhas que realizava. Porm, a resposta de Jesus que o mais

importante no eram os sinais e maravilhas; o que importava era que na vida interior de um homem se efetuasse uma transformao tal que s pudesse considerar-se um novo nascimento"] ( W.Barclay).

. Qual foi a profundidade dos ensinos de Jesus? a) O renascimento. Revela que o renascimento condio bsica para ingresso no reino de Deus. Nascer de novo parece lhe soar estranha, mas em verdade no era novo o conceito de regenerao., que so a mesma coisa. A palavra grega anothen, anothen de novo, tem trs significados diferentes: 1. Desde o principio, por completo, radicalmente. 2. Pode significar de novo, por segunda vez; 3. Pode significar desde o alto, de cima, portanto de Deus. Para ns significa nascer de novo: experimentar uma mudana radical na mente, no sentimento, no vocabulrio, no comportamento, mudana de vida, mudana de atitudes, mudana de alvos. 2. O conceito do novo nascimento passava primeiro pelo arrependimento, j anunciado em Mateus: Arrependei-vos porque est prximo o reino de Deus(Mt4.17). 3. O renascimento, o mesmo que regenerao, [foi gerado novamente] como em 1 Pd 1.3: ...nos regenerou para uma viva esperana...; pois fostes
regenerados, no da semente corruptvel, mas de incorruptvel, mediante a palavra de Deus, a qual vive e permanente(1Pd1.23).

4. Vemos em Nicodemos aquele personagem que, embora tenha uma posio social, financeira, e de liderana no mbito religioso, um individuo inconformado. Tudo que possua no lhe trazia a paz no corao que necessitava. Por isso buscou a Jesus. Escolheu o melhor. 5. Destacamos no encontro de Nicodemos com Jesus, a estratgia de Jesus nestas situaes: no d a resposta pergunta feita, mas responde com uma palavra que leva a inquiridor a meditar : Sabemos que s Mestre vindo da parte de Deus...(3.3). E a resposta no foi o que Nicodemos desejava ouvir, mas o que precisava ouvir. 6. Com a resposta Jesus cria uma nova maneira de mostrar como se regenerado. 7. O nascer da gua e do Esprito Nascer da gua no pelo batismo nas guas , essa doutrina surgiu mais tarde , no como regenerao mas como simbologia do sepultamento da vida velha e o renascer para uma novo vida.
[ Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glria do Pai, assim tambm andemos ns em novidade de vida.Rm 6.4]

O nascer da gua: gua bblico , ser purificado. Havia o rito das purificaes atravs da gua. No NT a purificao atravs do sangue de Jesus:
[Se,porm, andarmos na luz como Ele est na luz temos comunho uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo o pecado(1Joao1.7.]

8. Outra lio que Nicodemos nos d , que o homem um ser com um vazio no corao, que deve ir ao encontro de Jesus, para preench-lo. O novo nascimento est intimamente ligado converso, mas no a mesma coisa. Neste processo esto envolvidos vrios elementos: a. Arrependimento. Sem arrependimento de pecados no h converso, nem novo nascimento, nem regenerao, nem salvao! Primeiro ouve

a Palavra:
[E, assim, a f vem pela pregao e a pregao pela Palavra de Cristo ( Rm 10.17)

b. F. Cr no Senhor Jesus, e sers salvo...(At16.31) c. Converso.


[Arrependei-vos pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos ecados(At3.19).] d. Novo nascimento, regenerao. Nasce uma nova criatura. [E assim, se algum est em Cristo, nova criatura: as coisas antigas j passaram; eis que se fizeram novas(2Co5.17).] e. Santificao. Santificao um processo iniciado com o novo

nascimento, e fundamental na salvao:


[Segui a paz com todos, e a santificao , sem a qual ningum ver o Senhor(Hb12. 14).]

e. Filiao divina. [" Mas a todos quantos o receberam (a Jesus), deulhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber aos que crem no seu nome" (Jo1.12)] f. Vida eterna. [ " Para que todo o que nele cr tenha a vida eterna"]. A santificao nem sempre instantnea. Para uns estanque se converte e logo abandona tudo de errado que fazia e comea uma nova vida , como aconteceu com Saulo(At9.1-6,17-20) ; para outros demora mais: dias, ou semanas, ou meses; para alguns nunca! Como vemos a parbola do semeador:
[E, ao semear, uma parte caiu beira do caminho, e, vindo as aves a comeram(vide v 19)(Mt 13.4)].

Nosso alvo deve ser o de atingir a plena estatura de Cristo:


[... com vistas ao aperfeioamento dos santos...at que todos cheguemos... medida da estatura da plenitude de Cristo(Ef 4.12-13).

Mas como a nossa caminhada na f longa, devemos prosseguir sem desanimar, mas lutar sabendo o que a Bblia nos ensina: [Mas a vereda dos justos como a luz da a aurora que vai brilhando mais e mais at ser dia
perfeito(Pv 4.18)]

R.Champlim d alguns elementos que abrem mais leques para o entendimento do novo nascimento: [ Elementos da converso: 1. inspirada pela fora das Escrituras,(Sl 19.7). 2. operada pelo Esprito, (Sl 51.12). 3. Grava no corao a lei moral de Deus(ver 2Co3.3). 4. absolutamente necessria para a salvao(Mt18.3). 5. Prepara o caminho para o servio espiritual(Lc22.32). 6. A tarefa da igreja conduzir o homens converso (Tg5.19-20) 7. a base do perdo dos pecados(At3.19) 8. Consiste da f (vide) e do arrependimento(vide).Ver At 2021 e Mt 21.29). 9. Prepara a alma para a unio espiritual com Cristo(Rm6.3) 10. Pode ser gradual (como no caso da maioria das pessoas) ou dramtica (como no caso de Saulo(At 9.1-6). A iluminao pode ser parcial e levar aos poucos converso . Muitas pessoas so parcialmente iluminadas (e assim melhoradas), mas nunca cheguem a se converter.

11. A converso um ato divino, mas requer a cooperao do livre arbtrio do homem. Portanto, um ato divino e humano, ao mesmo tempo. 12. A converso necessariamente resulta na santificao , pois, do contrrio no seria real. Algumas vezes, a regenerao considerada com equivalente aos vocbulos santificao ou justificao; tal como no caso da converso, pode se afirmar que a regenerao inclui essas coisas, mas por si mesma no equivalente santificao (vide). Ainda com menos razo justificao, embora o homem regenerado esteja necessariamente, justificado(vide). (Enc.de Biblia,Teologia e Filosofia). A Natureza da Regenerao.(R Champlim) 1. Comea na converso (arrependimento e f). 2. Encontra fruio na santificao. 3. um nascimento espiritual que ocorre neste mundo. 4. Mas tambm um nascimento espiritual no mundo eterno, quando os homens chegam a participar da prpria natureza do Logos(compartilhando da forma de vida do prprio Pai( Cl2.9-10; Rm8.29 e 2 Pd 1.4). 5. Visto que a glorificacao um processo eterno, que vai aumentando sempre em poder e glria, impossvel imaginar-se qualquer estagnao no desenvolvimento espiritual da alma que obteve a imagem de Cristo.Os regenerados passaro de um estgio de glria para outro, por toda a eternidade(2 Co3.18). [ Enc.de Bblia, Teologia e filosofia.]. Concluso: Nicodemos se revelou interessado em conhecer melhor a Jesus, demonstrando estar saturado de liturgia e regulamentos legalistas que no satisfaziam ao anseio da alma. Por isso foi ao encontro de Jesus em busca do preenchimento de seu vazio.Os acontecimentos subseqentes revelam que valeu a pena ter um encontro com o Senhor. 2) Jesus e a Mulher Samaritana. Este encontro da mulher samaritana com Jesus, foi uma descoberta maravilhosa, que trouxe importantes lies: A. Vitria sobre preconceitos: a. tnicos. A Mulher era samaritana, mestia, pois depois do cativeiro assrio em 722 A.C. , foi repovoada com outros povos que se mesclaram com outros povos, deixando de ser judeus legtmos, muito embora muitos hebreus que vieram do Egito se mesclaram atravs do casamento misto , e isso gerou grandes problemas, tanto que , quando da volta do cativeiro babilnico nos dias de Esdras,os que tinham casado com mulheres gentias, foram forados a se separarem( Ed 10.11), sendo amaldioados, alguns deles espancados e seus cabelos arrancados (Ne13.23-25). b. Sociais. Os homens no falavam em publico com mulheres, mas Jesus. A sociedade judaica repudiava tal comportamento. As mulheres eram segregadas; Jesus veio por fim a essa discriminao, no entanto seus discipulos ainda no entendiam que " Jesus veio buscar o que se havia perdido", da que quando voltaram da cidade onde tinham ido comprar comida [" Neste ponto chegaram os seus discpulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher..."(Jo4.27).

[ "Os rabinos ortodoxos proibiam que um rabino saudasse a uma mulher em pblico. Um Rabi (mestre) nem sequer podia falar em pblico com sua prpria mulher, ou com sua filha ou com sua irm. Havia at os fariseus a quem se apelidava " Os fariseus lastimaos e sangrentos" , porque fechavam os olhos quando viam uma mulher andando pela rua! E assim iam caminhando diante das paredes e das casas! Para um mestre fariseu o fato de que fosse visto na rua falando com uma mulher, significava o fim de sua reputaao, e nao obstante, Jesus falou com esta mulher. No era s uma mulher; tratava-se de uma mulher cuja personalidade era bem conhecida. Nenhum homem decente, e muito menos um mestre, se permitiria ser visto em sua companhia e falando com ela; porm Jesus lhe falou." Para um judeu este relato era por demais surpreendente. Aqui estava o Filho de Deus cansado, esgotado e sedento. Aqui estava o mais santo dos homens escutando compreensivelmente uma triste histria. Aqui estava Jesus rompendo barreiras do nacionalismo e dos costumes da ortodoxia judaica. Aqui est o comeo da universalidade do evangelho; aqui est Deus amando ao mundo de tal maneira, nao em teoria, mas na prtica"].(William Barclay, El NT, Juan I, vol V) B. A natureza humana de Jesus. O docetismo ensinado pelos gnsticos afirmava que Jesus nao era humano, apenas parecia humano, era como um fantasma, era inapalpvel. Neste fato, Jesus , " cansado da viagem, assentara-se junto fonte"(v6); se fosse apenas esprito nao sentiria cansao.
[" H poucos relatos do Evangelho que mostrem tanto sobre a personalidade de Jesus como este" "1) Nos mostra o carter real de sua humanidade. Jesus se sentia cansado pelo caminho e se assentou junto ao poo, esgotado. importante e significativo que Joo, destaque a absouta deidade de Jesus Cristo ms que qualquer dos outros evangelistas, tambm saliente a fundo sua humanidade, Joo no nos apresenta um personagem livre de cansao e de esgotmento fisico, o esforo e luta prprios de nosso carter humano. Nos mostra a algum para quem a vida era um esforo, tal como o para qualquer de ns; nos mostra a algum que tambm se sentia cansado e que tambm devia prosseguir." " 2) Nos mostra o calor de sua compaixo. A mulher samaritana tudo fizera para fugir de um lider religioso qualquer, de um dos lderes eclesisticos ortodoxos da poca. Certamente o evitara. Se por casualidade mui pouco provvel um deles lhe tivesse dirigido a palavra, ela o haveria enfrentado com um silncio de vergonha e at hostil. Porm a Jesus lhe pareceu a coisa mais natural domundo falar com essa mulher. Por fim ela havia encontrado algum que no era um juiz, senao um amigo, algum que no a condenava, mas a compreendia." "3) Mostra-nos a Jesus como algum que rompe barreiras" : sociais, tnicas, religiosas.]

C. Aproveitar as oportunidades para evangelizar. Jesus aproveitou o " gancho" de pedir gua e a mulher se espantar para em seguida se revelar a ela como o Messias esperado: [" Eu sei, respondeu a mulher, que h de vir o Messias... Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo".(v25-26) ]. Quantas oportunidades perdidas, pela nossa omisso, de falar aos perdidos acerca da salvao em Jesus. Ele, mesmo cansado e com sede, pregou e salvou uma mulher perdida, e atravs dela, muitos da cidade se converteram: [" Muitos outros creram creram nele, por causa da sua palavra".(v41)] D. Ovelha tem de gerar ovelha.A samaritana nao perdeu tempo, saiu em campo indo cidade e falar de Jesus,,e com isso muitos vieram e se converteram(v42). Este um recado para todo crente salvo.(Pois h muitos crentes nao salvos! O demnio tambm crente, est perdido). E. O Deus que deve ser adorado. " ... os verdadeiros aoradores adoraro o Pai

...Deus Esprito: e importa que os seus adoradores o adorem em esprito e em verdade"(v.23,24)]. F. Todo ser humano alvo de busca para ser salvo. Quando Joo diz :" E era lhe necessrio passar pela provincia de Samaria" (v3), no era com o propsito de encurtar caminho. Seu propsito era salvar no s a mulher samaritana, mas muitos samaritanos. Samaria era um dos alvos de Jesus, a ponto de mandar a seus discpulos [ " sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalm, como em toda a Judia e Samaria..." (At1.8)]. Cristo para ser pregado a todo o mundo! G. Existem milhes alcanves para Cristo, aguardando quem lhes diga como ser salvo. Esta mulher era alcanvel , mas nunca lhe falaram de como ser salva. A primeira chance que teve de ouvir , foi salva! Como ela milhes esto maduros para a ceifa.(Jo4.12). Mas quem se dispe a faz-lo? Voc est disposto? [" Como, porm, invocaro aquele em quem no creram? e como crero naquele de quem nada ouviram? e como ouviro se no h quem pregue? E como pregaro se no forem enviados? Como est escrito:
[Quo formosos so os ps dos que anunciam coisas boas!"(Rm 10.14-15)]

3) Jesus e os Doutores da Lei. A vinda de Jesus terra veio pr em rebolio uma nao inteira. Sua anunciao a Maria atravs de um anjo, sua chocante gravidez perante seu noivo Jos, sua familia e sua comunidade nazarena, seu nascimento anunciado por um coral de anjos, sua revelao aos magos do oriente atravs de uma estrela, seu anncio ao rei Herodes e a toda Jerusalm, seu exlio inesperado no Egito, sua apresentao no templo recepcionado por Simeo e Ana, seu batismo por Joo, no rio Jordo com a manifestao da Trindade; Pai, Espirito Santo e o prprio Filho, e seu primeiro milagre num casamento. Agregue-se a tudo isso, seu "desaparecimento" dos pais ao voltarem de Jerusalem para a Galilia, em sua adolescencia , aos doze anos, s encontrado ao terceiro dia, e isto, no grande Templo de Jerusalm no meio dos doutores da lei, ouvindo-os e interrogando-os, impactando a todos os presentes com sua inteligncia incomparvel com as respostas dadas aos doutores. Mais tarde, visita a sinagoga de Nazar, lugar onde fora criado, e num dia de sbado, como era seu costume, entrou e se dirigiu ao plpito , pegou na Bblia, abriu no livro de Isaas 61.12, e l para o auditrio, dizendo : " Hoje se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir"(Lc 4.16-21). Este ltimo episdio provocou grande ira no auditrio, expulsaram-no e o levaram para jogar por um pricipicio, do qual ele escapou por entre eles.Ele mesmo chegou a dizer que nao veio" trazer paz mas espada" . Em todo seu ministrio de trs anos, Jesus sempre enfrentou oposio da aristocracia religiosa judaica.No dificil encontrar motivaes para isso. A despeito da dominao romana, esta no se imiscua nos assuntos do dia a dia dos cidados.A Roma interessava o dominio, o poder, e os tributos. O importante era um povo submisso e que trabalhasse para o imprio. Na religio, no se envolvia, deixando isso por conta do Sindrio judaico. Jesus tinha plena liberdade de se manifestar e se mover livremente. Da que :
[" Percorria Jesus toda a Galilia, ensinando nas sinagogas,, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenas e enfermidades entre o povo. E a sua fama correu por toda a Sria;trouxeram-lhe, ento, todos os doentes, acometidos de vrias enfernidades e tormentos: endemoninhados, lunticos e paralticos. E ele os curou. E da Galilia, Decpolis, Jerusalm, Judia e dalm do Jordo numerosas multides o seguiam".(Mt 4.22-25)].

Tais acontecimentos soavam estranhos comunidade religiosa e aristocracia judaica. Estavam habituados com sua religiosidade formal, legalista, fria, pomposa, liberal , que nao provocava qualquer impacto nos hbitos da sociedade, e agora aparece um galileu, desconhecido, "sem cultura" , mais um aventureiro que aglutina multides, com uma nova mensagem de arrependimento ( Mt 5.17) e apelativa aos sentimentos humanos, vidos por algo que satisfaa o vazio existencial que os deprime, entristece e que lhes rouba qualquer sinal esperana, mensagem essa provida de substncia que alimenta, dessedenta, alivia, cura, faz levantar a estima pessoal, traz alegria, regozijo, paz na alma, e restaura a condio de dignidade humana que se esvaira, e transforma o velho homem numa nova criatura( 2 Co5.17). Em seus sermes Jesus no poupava crticas aos lideres religiosos: fariseus,saduceus, essnios, escribas, rabinos e doutores da lei. Jesus nao pregava mensagem enganadora e afagadora em relao ao pecado, era direto: alertava
[( Mt 7.15): "Acautelai-vos dos falsos profetas que se vos apresentam disfarados de ovelhas, mas por dentro so lobos roubadores"]

A liderana religiosa preparava armadilhas contra Jesus a todo momento. Ela no queria perder o status quo mantido pelos dizimos da comunidade, nem seu destaque social. Por isso seus intentos eram dar fim a essa nova teologia em formao e crescimento. Porm, a Jesus pouco importava. E chegou o dia que abriu o verbo, comeou a desmascar claramente essa capa religiosa que procura manter o povo cativo, aprisionado, ignorante, perdido. Ento comeou confront-los, dizendo: [ (" Ai de vs, escribas e fariseus hipcritas... Mt 23.13-31)].

(Continuao e concluso da lio 7).... Segue-se uma srie de is! que representava a condenao que Jesus dava ao comportamento desse segmento da sociedade judaica, ao mesmo que significava severa advertncia para uma mudana de rumo que deveriam tomar, e que, infelizmente no tomaram, amontoando pecado sobre pecado, que culminou com a destruiao de Jerusalm, do Templo, e o inicio de mais uma dispora para a familia de Abrao, que perdurou por cerca de 1900 anos, ou seja, at ao estabelecimento do Estado de Israel, que ocorreu em 1948. Concluso 2 : O incidente com Nicodemos (e com Jos de Arimatia (Jo19.38-42)), veio provar que Jesus sempre esteve aberto ao diologo com a classe nobre, e com o corao aberto para receber e salvar a todos: pobres e ricos, sbios e ignorantes, negros e brancos, judeus e gentios, povos de todas as lnguas e naes , sem acepo de pessoas. O homem discrimina, mas Deus no faz acepo de pessoas(At 10.34). Em relao samaritana, Jesus mostrou: 1. Que todo esforo vlido para ganhar uma alma. (v4-10) 2. Que a pregao do evangelho no pode ser limitada por preconceitos: culturais, raciais, tnicos, religiosos ou de sexo;(v9) 3. Qual o verdadeiro Deus, como deve ser adorado, e Que deve ser adorado (v23,24).

4. Que quem tem uma experincia genuna de converso a Cristo, no pode se conter, mas tem que compartilhar sua alegria com outros (v 18-30).

Vous aimerez peut-être aussi