Vous êtes sur la page 1sur 6

Crditos de cq4bono

Ou o correto seria dbitos de carbono?

Crditos de carbono. Vieram descaradamente me oferecer parceria para venda de crditos de carbono. (Meu Deus! Este povo parece que no l meus artigos). Nunca fui de maltratar ou enganar quem quer que seja, portanto, me senti na obrigao de usar o seguinte argumento: Metabolicamente falando, respirao e fotossntese so reaes inversas. A matria prima utilizada para reao da fotossntese (os reagentes: CO2, H2O) so os produtos da reao da respirao. O inverso tambm verdadeiro, ou seja, a fotossntese armazena energia em compostos de carbono e a respirao retira a energia desses compostos. Para entender melhor, observe as representaes simplificadas, abaixo: Fotossntese
energia lu min osa 6CO2 6 H 2O C6 H10O15 O2 H 2O Clorofila

Respirao
C6 H10O15 O2 H 2O 6CO2 6H 2O Energia Citoplasma e mitocndria

De maneira conservadora, podemos dizer que apenas metade das clulas de um vegetal capaz de produzir fotossntese e apenas durante quatro (4) horas por dia em mdia.

Considerando-se que todas as suas clulas respiram durante vinte e quatro (24) horas por dia, podemos dizer que a

fixao de carbono pelos vegetais (inclusive algas) de apenas um doze avos das emisses de sua Prpria respirao (reveja as representaes simplificadas acima).

Portanto para cada: 6x1 = 6 tomos dia de carbono fixados na estrutura vegetal pela fotossntese, sua respirao emitir: 6x11 = 66 tomos dia de carbono, como CO2.

Mas: Massa atmica do carbono = 12; Massa molecular do CO2 = 44. Portanto, para cada tonelada de carbono fixada na planta, pela fotossntese, teremos:

M CO3

6 x11x44 40,33 t 6 x1x12

Ou seja, a respirao emitir 40,33 toneladas de CO2 para cada tonelada de carbono fixada no vegetal pela fotossntese.

Ento, que raio de crdito este que vocs esto propondo?

U! De onde ento vem o carbono dos vegetais? Me indagaram Ento, segundo voc diz, as plantas vo se vaporizando at sumirem?

(Este questionamento me fez lembrar de uma estatstica, recentemente publicada pelo IBGE, que afirma que 75% dos brasileiros e 48% de seus universitrios so analfabetos funcionais. O que na poca me pareceu absurdo, de repente se tornou cristalina realidade).

Bem! Respondi Do mesmo lugar onde capturam o nitrognio, o fsforo, o potssio e qualquer outro elemento de que necessitam. Do hmus!

Hmus (ou terra orgnica) onde organismos mortos so processados pelas bactrias e fungos, revirados e misturados pelas minhocas, besouros e formigas, at se tornarem nutrientes para as plantas.

As prprias plantas h muito tempo j descobriram isto e onde o hmus escasso, tornaram-se carnvoras para suprir o dficit de carbono.

A importncia da fotossntese no fixar carbono na estrutura vegetal, mas metabolizar carboidratos (alimentos) no s para s, mas para toda cadeia alimentar, inclusive eu, voc e todos os animais e fungos.

Eca! Biologia, fsica e qumica! Voc s fala disto!

Claro! Meu amigo, cultura geral no faz mal a ningum alm de no ocupar espao e evitar que se caia em contos do vigrio, tais como, Aquecimento global e mudanas

climticas antropognicas, divulgadas pela mdia que merecemos (desinformada, sensacionalista e chantagista).

Se nossos polticos destinassem mais verbas educao, em vez de s engordarem seus salrios e benefcios, voc tambm saberia que alm de idiota, esta histria de crdito de carbono apenas uma licena para os desenvolvidos continuarem seu processo e brecarem o desenvolvimento das naes em desenvolvimento, vendendolhes tambm (por fortunas) tecnologias e geringonas que produzem energia, por dez vezes o preo da convencional, como se isto fosse uma ddiva divina.

algo to cretino quanto s indulgncias vendidas na idade mdia pelas igrejas aos pecadores ricos (pesquise isto na internet).

Portanto, minha resposta sua gentil proposta um:

no! (garrafal e em negritos).


E por favor, leia o que aqui foi dito e reflita seriamente sobre o assunto.

Tenha um bom dia, PFCP

Vous aimerez peut-être aussi