Vous êtes sur la page 1sur 5

ISOLADA DE LNGUA PORTUGUESA COMEANDO DO ZERO Lngua Portuguesa Rodrigo Bezerra

ORAES ADVERBIAIS a) b) c) d) e) f) g) h) i) Causais Consecutivas Comparativas Concessivas Conformativas Condicionais Temporais Proporcionais Finais

As principais conjunes subordinadas concessivas so: embora, apesar de que, mesmo que, ainda que, que, sem que (=embora no), conquanto, ainda quando, posto que, por mais que, por muito que, por menos que, se bem que. * Fez todo o exerccio sem que ningum o ajudasse. * O conhecimento, que fosse muito, no atenuava, naquele momento, a angstia do rapaz. 4. ADVERBIAIS CONDICIONAIS So oraes que estabelecem uma condio para a realizao do fato expresso na orao principal. As principais conjunes condicionais so: se, caso, a no ser que, desde que, contanto que, salvo se, sem que (= se no), a menos que. * A no ser que a taxa de juros caia consideravelmente, no adquiriremos mais produtos importados. * Caso o Governador no se manifeste sobre o caso, levaremos o problemas s raias judiciais. 5. ADVERBIAIS CONFORMATIVAS So oraes que expressam uma conformao (correspondncia, concordncia, analogia ou identidade de forma, modo, tipo ou carter) com um fato expresso na orao principal. As principais conjunes conformativas so: como, segundo, conforme, consoante. * Elaboramos todo o projeto como nos orientava o manual. * A vida tem sempre seus perigos, segundo j nos dizia Guimares Rosa. 6. ADVERBIAIS COMPARATIVAS So oraes subordinadas que estabelecem um processo de comparao entre dois elementos um elemento estar na orao principal e o outro, na orao subordinada. A comparao poder ser de igualdade, de superioridade ou de inferioridade.

ORAES SUBORDINADAS ADVERBIAIS 1. ADVERBIAIS CAUSAIS So aquelas que estabelecem a causa, o motivo para o fato (efeito) contido na orao principal. As principais conjunes subordinadas causais so: que, porque, j que, uma vez que, visto que, visto como, pois, como (= j que, visto que), porquanto. * Como o dinheiro no foi liberado a tempo, usei o cheque especial. * Ele foi duramente punido porquanto a falta foi comprovada pelos peritos. 2. ADVERBIAIS CONSECUTIVAS Estas oraes indicam a consequncia, o efeito de um fato (causa) contido na orao principal. As principais conjunes adverbiais consecutivas so: que (precedido dos termos intensificadores to, tal, tanto, tamanho), que (= sem que), sem que, de modo que, de forma que, de sorte que, de maneira que. * Falou tanto que ficou rouco. * No vai a um baile de formatura sem que no dance a noite toda. 3. ADVERBIAIS CONCESSIVAS So as oraes que indicam uma oposio, um bice, um empecilho, um algo que poderia impedir a realizao do fato contido na orao principal.

ISOLADA DE LNGUA PORTUGUESA COMEANDO DO ZERO Lngua Portuguesa Rodrigo Bezerra

As principais conjunes comparativas so: como, assim como, tal e qual, tal qual, mais que ou do que, menos que ou do que, tanto quanto, feito (= como). * No sei por que saiu desesperadamente, feito um louco. correndo

CIRCUNSTNCIAS ADVERBIAIS EXPRESSAS PELO INFINITIVO PREPOSICIONADO: 1. A + INFINITIVO CONDIO 2. AO + QUANDO... 3. POR + PORQUE... 4. PARA + PARA QUE... Exemplos: INFINITIVO SE... TEMPO

* Ele deixou a sala sorrateiramente, como uma serpente que se esgueira no meio dos arbustos. 7. ADVERBIAIS FINAIS So oraes que indicam a finalidade, o objetivo, o alvo do fato contido na orao principal. As principais conjunes finais so: que, para que, a fim de que, porque (= para que, a fim de que). * A fim de que ela passasse mais rpido em um concurso, comprei inmeros livros e apostilas. 8. ADVERBIAIS TEMPORAIS So as oraes subordinadas que expressam o tempo, o momento do fato contido na orao principal. As principais conjunes finais so: enquanto, quando, assim que, logo que, mal (=logo que, assim que), desde que, antes que, agora que, depois que, sem que (=antes que). * Todos o aplaudiram mal terminou sua palestra. * Desde que chegou, no parou de falar. 9. ADVERBIAIS PROPORCIONAIS So oraes que indicam uma concomitncia, uma simultaneidade, uma proporo com o fato expresso na orao principal. As principais conjunes proporcionais so: medida que, proporo que, ao passo que, quanto mais ... mais, quanto mais... menos, quanto menos... mais, quanto menos... menos. * Quanto mais ela estuda mais dvidas surgem. * medida que o progresso avana, o meioambiente sofre com o uso excessivo de seus recursos.

INFINITIVO

CAUSA

INFINITIVO

FINALIDADE

a) A persistirem os sintomas, o mdico dever ser consultado. b) Ao sair, feche a porta. c) Por s sair noite, acabou adoecendo. d) Para conseguir um novo emprego, resolveu fazer um curso de ps-graduao. 1. (FCC Fiscal de Rendas/SP 2009) No incio do pargrafo 2, o segmento que corresponde a uma circunstncia de tempo : (A) que sugeriam sofisticadas cerimnias sociais. (B) Segundo todos os testemunhos. (C) o tesouro real asteca era magnfico. (D) ao ser reunido diante dos espanhis. (E) formou trs grandes pilhas de ouro. 2. (FCC TRT/23 - 2011) Quando a bordo, e por no poderem acender fogo, os viajantes tinham de contentar-se, geralmente, com feijo frio, feito de vspera. Identificam-se nos segmentos grifados na frase acima, respectivamente, noes de: (A) modo e consequncia. (B) causa e concesso. (C) temporalidade e causa. (D) modo e temporalidade. (E) consequncia e oposio. 3.(TRE/TO 2011) A principal delas a reconstruo de cinco estaes de pesquisa na Antrtida, para realizar estudos sobre

ISOLADA DE LNGUA PORTUGUESA COMEANDO DO ZERO Lngua Portuguesa Rodrigo Bezerra

mudanas climticas, recursos pesqueiros e navegao por satlite, entre outros. O segmento grifado na frase acima tem sentido: (A) adversativo. (B) de consequncia. (C) de finalidade. (D) de proporo. (E) concessivo. Carto de Natal Pois que reinaugurando essa criana pensam os homens reinaugurar a sua vida e comear novo caderno, fresco como o po do dia; pois que nestes dias a aventura parece em ponto de voo, e parece que vo enfim poder explodir suas sementes: (Joo Cabral de Melo Neto) 4. (TRE/TO 2011) Pois que reinaugurando essa criana. O segmento grifado acima pode ser substitudo, no contexto, por: (A) Mesmo que estejam. (B) Apesar de estarem. (C) Ainda que estejam. (D) Como esto. (E) Mas esto. ORAES ADJETIVAS 1. Funo sinttica desempenhada pela orao adjetiva adjunto adnominal oracional. 2. Caracterstica principal das oraes adjetivas So introduzidas por um pronome relativo. 3. So conhecidas tambm como oraes relativas. 4. Classificao das oraes adjetivas:

a) RESTRITIVAS A informao prestada pela orao adjetiva restritiva no se aplica a todos os seres ou todas as coisas pertencentes a um dado conjunto. O objetivo da orao delimitar, restringir o campo a que se refere a orao. Dispensam pontuao. a) RESTRITIVAS (palavras-chave): APENAS, S, SOMENTE Ex.: O homem que fuma diminui seus dias de vida. ORAES ADJETIVAS Exemplos de oraes adjetivas restritivas: a) H pessoas cujo esprito pobre. b) Pedra que rola no cria limo. c) Os animais que se alimentam de carne so chamados de carnvoros. d) H saudades que a gente nunca esquece. 5. Classificao das oraes adjetivas: a) EXPLICATIVAS A informao prestada pela orao adjetiva explicativa se aplica a todos os seres ou todas as coisas pertencentes a um dado conjunto ou se aplica a um ser ou coisa em sua totalidade. O objetivo da orao envolver todos os seres ou coisas de um conjunto. Exigem pontuao. a) EXPLICATIVAS (palavras-chave): TUDO, TODO(s), TODA(s) Ex.: O sol, que o centro do nosso sistema, perdeu calor nas ltimas dcadas. Exemplos de oraes adjetivas explicativas: a) Deus, que nosso pai, sempre nos ajuda nos momentos difceis. b) Olhou a caatinga amarelada, que o poente avermelhava.

ISOLADA DE LNGUA PORTUGUESA COMEANDO DO ZERO Lngua Portuguesa Rodrigo Bezerra

c) A ave mais veloz do mundo o avestruz, que chega a atingir uma velocidade de 120 km/h. d) A Capela Sistina, onde foram realizadas todas as eleies papais nos ltimos sculos, tem acomodaes para apenas 80 participantes. e) Braslia, cuja fundao ocorreu em 1960, est hoje com um trnsito bastante complicado. Oraes adjetivas (anlise semntica): Observao:

II. A lgica da globalizao, que espolia os mais fracos, fria e calculista. III. Intil tentar apagar as fogueiras, que continuaro a se alastrar. A supresso das vrgulas alterar o sentido de: (A) I, II e III. (C) II e III, somente. (E) II, somente. (B) I e II, somente. (D) I e III, somente.

03. (FCC) Considere as seguintes frases: Em muitas estruturas, a orao adjetiva pode ser tanto explicativa quanto restritiva. Nesse caso, a classificao e consequentemente a pontuao dependero do sentido que lhe queira dar o falante. Exemplos: a) A empresa possui 200 funcionrios que moram em Olinda. b) A empresa possui 200 funcionrios, que moram em Olinda. 01.(FCC) Considere as frases abaixo. I. Os moradores de rua, que tm sido vtimas de violncia, devero ser recolhidos a um abrigo. II. Os discos antigos, que ele herdou de seu av, esto muito bem conservados. III. Quem passa, distraidamente, por aquela rua talvez no note a beleza do velho casario. A excluso das vrgulas alterar o sentido SOMENTE do que est em: (A) I. (B) II. (C) I e II. (D) III. (E) II e III. 02. (FCC) Observe as frases abaixo: I. Os jovens da Frana, que se sentem marginalizados, incendeiam automveis nas ruas. a) b) c) d) e) claro que eles no viro Acontece que ela mentiu. Sabe-se que a notcia no verdadeira Parece que tudo mudou O certo foi que tudo morreu. I. O autor lamenta a situao dos jovens de hoje, que vivem o tempo como uma espcie de presente contnuo. II. Ao final do sculo XIX, ocorreu o esquecimento dos mecanismos sociais que vinculam nossa experincia pessoal das geraes passadas. III. Preservemos a memria do passado, cujas experincias encerram lies ainda vivas. A eliminao da vrgula acarretar alterao de sentido APENAS para o que est em: (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) I e III.

04. Em: Queria que me ajudasses, o trecho destacado pode ser substitudo por: a) b) c) d) e) a sua ajuda a vossa ajuda a ajuda de vocs a ajuda deles a tua ajuda.

05. Assinale a alternativa cuja orao predicativa:

ISOLADA DE LNGUA PORTUGUESA COMEANDO DO ZERO Lngua Portuguesa Rodrigo Bezerra

06. Assinale a alternativa que apresenta uma orao subordinada substantiva apositiva. a) Ele falou: eu o odeio. b) No preciso de voc: sei viver sozinho c) Sabendo que havia um grande estoque de roupas na loja, quis ir v-las, era doida por vestidos novos. d) Fez trs tentativas, alis, quatro. Nada conseguiu. e) Havia apenas um meio de salv-la: falar a verdade. 07. Quatro alternativas a seguir contm oraes destacadas que desempenham a mesma funo. Assinale a alternativa que contm a orao que no exerce a mesma funo que as demais. a) conveniente que voc estude mais. b) Sua me quer que voc v ao mercado. c) Fazer a prova tranqilo importante d) Bastava que voc telefonasse ontem. e) Seria necessrio a inflao parar de subir. 08. Na frase Argumentei que no justo que o padeiro ganhe festas, as oraes destacadas introduzidas por que so, respectivamente. a) ambas subordinadas substantivas objetivas diretas b) ambas subordinadas substantivas subjetivas c) subordinada substantiva objetiva direta e subordinada substantiva subjetiva d) subordinada substantiva objetiva direta e coordenada assindtica. e) Subordinada substantiva objetiva direta e subordinada substantiva predicativa. 09. Apesar de ter uma inteligncia notvel, no conseguia entender as razes alheias. Comece com: Tinha uma inteligncia... a) portanto b) sendo que c) a fim de que d) no entanto e) desde que

10. Ele assumiu a chefia do cargo, embora no estivesse preparado para isso. Comece com: Ele no estava... a) b) c) d) e) todavia de forma que porquanto desde que conforme

Vous aimerez peut-être aussi