Vous êtes sur la page 1sur 20

30 novas carreiras encontre a sua aqui

Quais so e quanto pagam as reas que esto despontando no mercado e devem absorver mais profissionais nos prximos anos
Luiz de Frana, Vanessa Vieira e Colaborao de Lucas Rossi (redacao.vocesa@abril.com.br) 10/11/2011 Anualmente, a rede Laureate, grupo multinacional de educao que dono de 50 universidades em 20 pases, dez delas no Brasil, faz um estudo no qual mapeia as reas do conhecimento que devero ganhar projeo no mercado de trabalho e exigir profissionais nos prximos anos. Com o estudo, a instituio identifica demandas de mercado, que muitas vezes nem as organizaes sabem que tm, e procura criar cursos adequados para atender as empresas. O estudo de 2011 aponta que parte significativa das novas carreiras est relacionada s indstrias de tecnologia da informao, engenharia, energia e sustentabilidade. Outra parcela estar concentrada em servios, em reas como entretenimento e sade. "Esses empregos esto relacionados a mudanas demogrficas e a novas tecnologias e vo requisitar mais inovao e criatividade do que as formaes tradicionais", diz Oscar Hiplito, diretor-geral acadmico da Laureate Brasil. Outra caracterstica das carreiras emergentes a integrao de diferentes esferas do conhecimento. "O profissional do futuro um especialista que busca uma conexo com outra rea", diz Carlos Antnio Leite Brando, do Instituto de Estudos Avanados

Transdisciplinares, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Embora algumas das profisses ainda nem existam formalmente, os interessados podem usar desde j as informaes sobre as novas carreiras para pautar seus caminhos profissionais. "A pessoa pode ir se aproximando, dentro da empresa, de reas afins quela em que pretende atuar no futuro", diz Renata Giovinazzo Spers, coordenadora de projetos da Fundao Instituto de Administrao (FIA), de So Paulo. "Os profissionais que se anteciparem, se preparando desde j para atender s tendncias do mercado para os prximos anos, provavelmente vo se tornar referncia nessas novas reas, quando elas explodirem", diz. Mas, lembrese: para conquistar essas vagas, preciso investir na educao. Ento, mos obra. 1 | Administrador pblico Por que uma boa? H um grupo crescente de instituies privadas que participam da gesto pblica. Essas instituies precisam de administradores. Estamos falando de fundaes empresariais que atuam em meio ambiente, cultura e educao, e empresas de servios de concesso pblica. H tambm organismos internacionais e ONGs. no funcionalismo pblico, os governos federal e estadual esto criando planos de carreira mais robustos, com salrios melhores. Estima- se que nos prximos dez anos somente a administrao federal v contratar 10 000 funcionrios. as fundaes empresariais j esto recrutando 200 administradores por ano. Perspectivas: o salrio varia entre 10 000 e 20 000 reais. Bom para quem: Pessoas que trabalham ou j passaram por alguma instituio pblica ou tm experincia internacional. Exige perfil dinmico e interesse em desenvolver uma gesto pblica eficiente. Preparao: H 40 cursos de graduao e ps em gesto pblica no Brasil.

2 | Tecnlogo e engenheiro de petrleo e gs Por que uma boa? Aumentaram as possibilidades de trabalho na cadeia produtiva de petrleo e gs nos ltimos anos com os projetos de explorao do pr-sal. o setor deve gerar 1,7 milho de empregos at 2020. uma carreira que possibilita atuar nas reas de explorao, perfurao e produo e nos segmentos de processamento, distribuio, comercializao e transporte. Perspectivas: os salrios vo de 15 000 a 20 000 reais para quem tem mais de sete anos de mercado. Bom para quem: Pessoas que j tenham alguma formao relacionada a essa indstria, como gegrafo, gelogo e engenheiros. a formao tcnica exige bastante especializao. Tambm h oportunidades para administradores que lidam com contratos, profissionais de avaliao ambiental, de anlise de risco ambiental e de sistemas de informao. Preparao: Varia conforme a rea de atuao. H vrios cursos tecnolgicos de dois anos e de ps-graduao que formam o profissional para essa indstria. uma fonte de informaes sobre qualificao na rea o site do Programa de Mobilizao da indstria de Petrleo e Gs natural (www.prominp.com.br).

3 | Especialista em recuperao de reas urbanas degradadas Por que uma boa? A preocupao com os impactos gerados no meio ambiente pelas

ocupaes urbanas tem sido cada vez maior, o que causa uma busca de especialistas em restaurao das reas degradadas. Os recrutadores so construtoras, empresas de projeto, consultorias e instituies pblicas ligadas a obras de infraestrutura. H demanda por pessoas capazes de elaborar planos de recuperao desses ambientes urbanos, principalmente nas grandes cidades que carecem de planejamento. Perspectivas: J existe uma demanda mdia. A consultoria de recrutamento Michael Page v uma tendncia de demanda maior. Salrio de 10 000 a 15 000 reais para o profissional com pelo menos cinco anos de experincia. Bom para quem: Engenheiros, arquitetos, gegrafos, cientistas sociais, projetistas e bilogos. Preparao: Formao em cincias biolgicas, urbanismo, ecologia, engenharia ambiental e geografia facilitam a insero no ramo. A ps recomendada para quem de fora. 4 | Coordenador de desenvolvimento da fora de trabalho e educao continuada Por que uma boa? Em nome da competitividade, as empresas esto tendo de assumir a responsabilidade por manter seus funcionrios atualizados. o coordenador de educao continuada ser o responsvel, dentro das companhias, por gerenciar programas de qualificao em nvel avanado. a funo exige maior conhecimento estratgico que o atual responsvel por treinamento. Perspectivas: os salrios vo de 7 000 a 12 000 reais. Bom para quem: Profissionais de rH, educadores e administradores. Preparao: Conhecimentos de Ti, capacidade de formatar programas, experincia em gesto de pessoas, especializao em educao, prtica em orientao de carreira.

Gestora do esporte Renata Gomide, de 30 anos, gerente de marketing esportivo do Grupo Po de acar, coordena 50 pessoas em todas as aes de gesto do esporte da marca, internas e externas, como corridas de rua. Formada em administrao de empresas, comeou a trabalhar em uma agncia de marketing esportivo, apaixonou-se pelo assunto e resolveu se especializar. Fez psgraduao em marketing, mBa e cursos complementares de marketing esportivo. Renata tem percebido o crescente interesse na rea. "Quando eu abro uma vaga, a quantidade de candidatos que tenho hoje muito maior que antes", diz. 5 | Matemtico Por que uma boa? No setor financeiro, matemticos podem ser uma alternativa a engenheiros nas reas de risco e modelagem financeira. A matemtica aplicada bastante requisitada pelo mercado de TI para trabalhar modelos que vo desde a elaborao de software at o entendimento de como a informao disseminada na web hoje em dia.

Departamentos de inovao de organizaes que desenvolvem pesquisas em TI tambm contratam matemticos. Perspectivas: Em bancos, o salrio varia de 8 000 a 14 000 reais. Bom para quem: Profissionais com aptido para trabalhar com conceitos matemticos complexos. Preparao: Graduao ou ps na rea de matemtica aplicada. Vai ter menos dificuldade de adaptao em TI a pessoa que j possui alguma experincia com programao.

6 | Especialista em inteligncia artificial Por que uma boa? Com os avanos da robtica, crescem os investimentos no desenvolvimento de robs e microrrobs que desempenham funes como exames mdicos invasivos, identificao de defeitos em tubulaes e redes eltricas e substituio do homem em atividades perigosas. Perspectivas: Os salrios variam de 5 000 reais a 10 000 reais. Bom para quem: Cientistas da computao, engenheiros da computao, analistas de sistemas. Preparao: Especializar-se na rea, por meio de graduao ou ps.

7 | Profissional de ecorrelaes Por que uma boa? Nos prximos anos, deve aumentar a presso social para que empresas assumam maiores compromissos de responsabilidade socioambiental, exigindo mais das atuais reas de sustentabilidade corporativa. O profissional de ecorrelaes ser o responsvel por intermediar o relacionamento entre instituies, consumidores, comunidade, ambientalistas e organismos governamentais para avaliar o impacto ambiental das decises de uma empresa. Perspectivas: Os salrios variam de 5 000 a 9 000 reais nos nveis tcnicos. Para gestores, a remunerao parte de 12 000 reais. Bom para quem: Engenheiros ambientais, ecologistas, administradores, profissionais de marketing e economistas. Preparao: Como a funo combina habilidades das profisses acima, os interessados devem buscar ps-graduao ou cursos de menor durao que lhes permitam adquirir os conhecimentos das outras reas afins.

8 | Profissional de marketing para e-commerce Por que uma boa? No Brasil, a cada ano as vendas online crescem de 30% a 40%, segundo a Cmara Brasileira de Comrcio Eletrnico. Por isso, profissionais habilitados a desenvolver e implementar estratgias para aumentar a exposio de marcas e produtos na internet e a criar canais eficientes de venda online estaro hipervalorizados. Perspectivas: Demanda altssima. A consultoria Michael Page faz atualmente uma mdia de dez posies por ms na rea. Os salrios variam de 6 000 at 18 000 reais. Bom para quem: Profissionais de marketing, administradores, TI e interessados em inovao e novas tecnologias. Preparao: Especializaes nas reas de marketing, TI e redes sociais.

9 | Designer de games Por que uma boa? Estima-se que a participao brasileira no mercado mundial de games seja de 2% em 2011, o que representa uma receita de 2 bilhes de reais. H uma demanda por profissionais qualificados nas cerca de 100 empresas brasileiras do segmento. O mercado tem atrado grandes estdios estrangeiros, como a Ubisoft, criadora do jogo Assassins Creed, e a Blizzard, criadora do Guitar Hero, ambas com escritrios no pas. Perspectivas: Por ser um mercado que ainda tem um baixo nmero de profissionais qualificados, os salrios variam de 4 500 a 9 500 reais. Existe a possibilidade de ganhos maiores para profissionais mais criativos e tarimbados. Bom para quem: Para formados em computao grfica, cincia da computao, publicidade, arquitetura, desenho industrial e reas afins. Preparao: Por ser uma profisso multidisciplinar, possvel se especializar apenas em uma das disciplinas que so oferecidas por vrias instituies de ensino, alm da graduao e dos cursos de nvel tcnico superior.

10 | Gestor de eventos de entretenimento Por que uma boa? Eventos de entretenimento so uma indstria em expanso, acompanhando o aumento do poder de consumo. Por trs dos eventos, h uma enorme operao que necessita de profissionais para planejar, captar patrocnios, organizar e montar feiras, eventos esportivos, shows e peas de teatro. Perspectivas: Demanda mdia, com salrio de 6 000 a 12 000 reais. Bom para quem: Profissionais das reas de eventos, administrao, marketing e hotelaria. Preparao: Experincia na rea, especializaes em marketing e cursos na rea cultural ou esportiva.

11 | Especialista em logstica fluvial Por que uma boa? O fato de a regio Norte do pas concentrar a maior bacia hidrogrfica do mundo favorece o transporte fluvial de passageiros e cargas, criando oportunidades para profissionais que trabalham no planejamento, na execuo e na fiscalizao do sistema de transporte hidrovirio e em sua interligao com outros sistemas de transporte. O profissional vai atuar em hidrovias ou em empresas de transporte e navegao, de produo e turismo. Perspectivas: Salrios iniciais para tecnlogo entre 2 500 e 3 500 reais. Aps cinco anos, o valor sobe para 7 000 a 8 000 para funes gerenciais. Bom para quem: Profissionais com formao em logstica, engenharia, administrao e economia. Preparao: preciso ter conhecimentos em informtica para trabalhar com bancos de

dados e geografia. O Centro Universitrio do Norte (Uninorte) oferece um curso de tecnologia de nvel superior.

12 | Gestor de direito da sade Por que uma boa? J bastante difundida nos Estados Unidos, a rea do direito mdico comea a ganhar maior espao no Brasil devido ao aumento do acesso da populao a planos privados de sade. Mais gente quer dizer mais negociao entre consumidor, planos e hospitais. Esse profissional pode atuar no apoio a essas trs esferas. Perspectivas: Cargos de gerncia em hospitais, de 6 000 a 20 000 reais. Bom para quem: Administradores e advogados. Eventualmente, mdicos podem migrar para a rea. Preparao: O conhecimento necessrio para entrar nessa rea est em cursos de psgraduao, seja especializao ou MBA, que j garantem o conhecimento necessrio.

13 | Gestor de resduos Por que uma boa? A produo de lixo um problema do sculo 21. Existe uma gama de atividades envolvidas na destinao adequada e segura do lixo, do residencial ao industrial, de modo a evitar danos e acidentes ambientais. A demanda pelo gestor ainda mdia no Brasil, com tendncia a crescer nos prximos anos. Segundo a consultoria Hays, hoje o cargo ocupado por um profissional ainda jovem, sem cargo de gesto ou com a gesto de pequenas equipes. Perspectivas: Salrio de 8 000 a 12 000 reais para gerncia mdia. Bom para quem: Engenheiros ambientais, qumicos e bilogos. Preparao: Especializaes sobre tratamento e disposio de resduos.

14 | Especialista em bioinformtica Por que uma boa? O uso de tecnologia da informao aplicado biologia e gentica tem crescido. Existe demanda por esse profissional nas reas de biotecnologia, farmacutica, agricultura, medicina e bioqumica. A principal demanda para desenvolvimento de softwares para anlise de dados. Perspectivas: A demanda ainda baixa, mas a tendncia subir. O salrio varia de 5 000 a 15 000 reais, dependendo da experincia e do conhecimento. Bom para quem: Por combinar conhecimentos de qumica, fsica, biologia, computao e matemtica, profissionais dessas reas tendem a ter uma maior facilidade para migrar para essa rea. Preparao: necessrio que o profissional tenha conhecimentos e interesse em informtica e biologia, e tenha feito cursos tanto em nvel de graduao quanto em nvel de extenso e ps-graduao, essenciais para sua atuao nessa rea.

15 | Consultor em planejamento financeiro Por que uma boa? Essa profisso relativamente nova no Brasil. Ela surgiu h dez anos, a partir da exigncia de uma certificao. Nos Estados Unidos, onde nasceu, tem 40

anos. Seu surgimento por aqui coincide com a estabilizao da economia e a necessidade de as pessoas planejarem suas finanas. Esse profissional trabalha orientando clientes com planejamentos financeiros personalizados nos bancos, em consul torias ou de forma autnoma. Tende a crescer, acompanhando um possvel aumento da renda mdia da populao, associado a uma necessidade maior de planejamento da aposentadoria. Perspectivas: Demanda alta, especialmente em So Paulo e no Rio de Janeiro, segundo a consultoria Michael Page. O salrio varia de 7 000 a 12 000 reais nos bancos de varejo. Bom para quem: Contadores, economistas e administradores, advogados e matemticos. Preparao: Especializaes em finanas, RH e gesto do tempo. preciso possuir o certificado de planejamento financeiro outorgado pelo Instituto Brasileiro de Certificao de Profissionais Financeiros (IBCPF) e autorizao da Comisso de Valores Mobilirios (CVM).

Designer de contedo Leo Falco, de 36 anos, cineasta e scio da produtora Scriptoscope, de Recife, Pernambuco, investe em uma das carreiras que vm ganhando importncia, principalmente entre jovens: o designer de games, profissional responsvel por pensar o jogo, a aparncia e o aspecto funcional do produto. No caso de Leo, que j trabalha com cinema, os jogos de computador aparecem com um novo formato a ser dominado e explorado. "Temos de estar o tempo todo sugerindo formatos, cuidando no apenas do contedo da mensagem, mas tambm da usabilidade e da articulao dela com outras plataformas", diz Leo, que prefere a denominao designer de contedo, j que, em sua atividade, o objetivo incluir os games numa criao que j envolve outras mdias, abrindo um novo campo de trabalho. "H demandas que essa atuao cobre", diz ele. 16 | Gerente de inovao Por que uma boa? Algumas empresas j tm um profissional dedicado a gerenciar a inovao. Esse cargo tende a ser mais comum, conforme crescem a busca pelo lanamento de produtos e servios que proporcionem vantagens de mercado, a otimizao de processos e o desenvolvimento de ferramentas tecnolgicas que ajudem as corporaes a economizar tempo e dinheiro. Essa rea s tende a se intensificar nas prximas dcadas. Perspectivas: A demanda para a rea de marketing alta, com salrio de 10 000 a 15 000. Se for tecnologia, a demanda baixa, com remunerao de 10 000 a 20 000 reais. Bom para quem: Administradores, psiclogos e profissionais de programao de sistemas. Preparao: Especializaes em gesto da inovao, de pessoas e de processos podem ajudar. Tambm necessria atualizao em novas tecnologias de consumo e tendncias de mercado.

17 | Tecnlogo em construo naval Por que uma boa? Segundo a Associao Brasileira das Empresas do Setor Naval e Offshore, o nmero de empregados na rea deve passar de 56 000 (no ano passado) para 100 000 em 2016 e h falta de profissionais em todos os nveis da indstria tcnico, tecnlogo e engenheiro. Alm do pr-sal, movimenta esse mercado a demanda por barcos pequenos. O construtor naval quem produz embarcaes de pequeno e mdio porte. Ele o responsvel por selecionar qual sistema hidrulico e eltrico ser implementado, assim como a capacidade de circulao e todos os materiais que sero usados. Rio de Janeiro, Pernambuco e regio do Vale do Itaja, em Santa Catarina, so grandes polos de construo naval. Perspectivas: Os salrios esto inflacionados por falta de mo de obra especializada em todos os nveis. Estimativa de 4 500 a 10 000 reais. Bom para quem: Tcnicos da rea que procuram um crescimento de carreira, engenheiros que querem mudar de rea. Preparao: H vrios cursos tcnicos de nvel superior com mdia de trs anos de durao.

18 | Planejador de e-learning Por que uma boa? A internet fez explodir a demanda por cursos de educao distncia. E a exigncia dos empregadores por cursos frequentes de aperfeioamento ou por formaes rpidas em assuntos especficos criou um amplo mercado para o elearning. Para atender a essa demanda surgem os planejadores de e-learning, responsveis por pesquisar e contribuir com o contedo dos cursos, organizando de forma didtica, interativa e visualmente interessante. O profissional vai trabalhar em instituies de ensino, universidades corporativas e consultorias especializadas em ensino distncia. Perspectivas: Estimativa de salrios varia de 3 500 a 10 000 reais. Bom para quem: Pedagogos, jornalistas, educadores. Preparao: Especializao em educao, profissionais com conhecimentos em redao para internet e webdesign.

19 | Especialista em epidemias e desastres naturais Por que uma boa? Com as mudanas climticas, aumenta a preocupao com situaes de catstrofes naturais, como enchentes e desabamentos de encostas. Isso gera a necessidade de profissionais capazes de desenvolver e instituir programas de preveno e reao a situaes de calamidade. Perspectivas: Os salrios variam entre 8 000 e 25 000 reais. Bom para quem: Administradores, profissionais da sade, profissionais da rea de planejamento, urbanistas, especialistas em segurana pblica. Preparao: Especializaes em gerenciamento de situaes de crise, segurana e sade pblica. J existem cursos de graduao em segurana pblica em universidades privadas.

20 | Especialista em agroecologia Por que uma boa? A expanso da agricultura e da pecuria no Brasil uma ameaa a ecossistemas importantes, como o do Pantanal e da Amaznia. O profissional de agroecologia ter a misso de propor solues, como polticas pblicas e inovaes tecnolgicas, para tornar as atividades agrcolas mais sustentveis. Pode ser um consultor, trabalhando para empresas que capacitam produtores rurais a obter certificaes em sustentabilidade. Ele pode tambm atuar em rgos pblicos, capacitando agricultores para produzir de forma mais ecologicamente correta. Perspectivas: Demanda alta, com escassez de gente. O salrio pode girar entre 2 000 e 10 000 reais. Bom para quem: Agrnomos e engenheiros ambientais. Preparao: Complementar formao, com conhecimentos de tecnologia e gesto de pessoas.

21 | Tecnlogo em telemedicina Por que uma boa? Graas s novas tecnologias disponveis para as telecomunicaes e aos avanos da robtica aplicada rea da sade, crescem as iniciativas para realizar diagnsticos e at cirurgias distncia, em reas remotas ou de difcil acesso. O tcnico em telemedicina, um profissional com conhecimentos de tecnologia, dar suporte a uma equipe mdica apta a prestar servios de sade remotamente. A profisso nova e h pouca gente experiente no assunto. Perspectivas: Os salrios podem variar de 4 500 a 7 000 reais. Bom para quem: Engenheiros da computao, analistas de sistemas, profissionais da sade. Preparao: Instituies como a USP e a Unifesp j contam com laboratrios e psgraduaes em telemedicina, alm de cursos de extenso na rea.

22 | Coordenador de terceirizao offshore Por que uma boa? Com a globalizao dos negcios e o ganho de importncia de questes como a responsabilidade socioambiental, surgiu a necessidade de profissionais responsveis por assegurar que os fornecedores terceirizados em outros pases sigam os padres ticos e de qualidade requeridos pela organizao que os contratou. Tambm tarefa desses profissionais identificar novas oportunidades de terceirizao em outros pases. Perspectivas: Demanda mdia. Salrios de 7 000 a 14 000 reais. Bom para quem: Administradores, engenheiros, profissionais de logstica e de tecnologia da informao. Preparao: Aproximar-se, dentro da empresa, das reas afins; especializaes em comrcio exterior.

23 | Gestor do esporte Por que uma boa? Esquea a Copa do Mundo e os Jogos Olmpicos. Essa profisso vai alm desses eventos. O mundo dos esportes uma indstria bilionria. Apenas o futebol brasileiro gerou 1,52 bilho de reais em receitas totais em 2010. Trata-se de um mercado que requer gente qualificada, com viso de negcios para administrar marcas, gerenciar

equipes e projetos em empresas, consultorias, clubes, agncias de marketing esportivo, veculos de comunicao especializados e marcas esportivas. Perspectivas: Em empresas menores, o salrio de um analista varia de 3 000 a 5 000 reais; coordenador, de 6 000 a 9 000 reais; e gerente, de 10 000 a 18 000 reais. Em companhias maiores e multinacionais, os salrios so cerca de 15% mais altos, segundo a consultoria de recrutamento Hays. Bom para quem: Profissionais de educao fsica, comunicao, marketing, administrao e direito. Preparao: Conhecer marketing e gesto essencial. H cursos de psgraduao com foco em ambos.

24 | Engenheiro de energias renovveis e tecnologia no poluente Por que uma boa? A corrida pela busca de tecnologias e recursos energticos renovveis entrou na pauta do desenvolvimento sustentvel e deu novo flego a essa profisso, voltada para construo, anlise, manuteno e operao de sistemas mecnicos e tambm para atividades de gesto nessa rea. Deve haver demanda por profissionais habilitados a realizar avaliaes, emitir laudos e pareceres tcnicos. No caso da energia elica, isso se aplica especialmente s regies Nordeste e Sul. Perspectivas: A demanda atual mdia, com tendncia de aumentar. Salrio de 8 000 a 12 000 reais, podendo subir, dependendo do projeto. Bom para quem: Engenheiros especializados em eltrica, hidrulica, energia, materiais e sistemas. Para profissionais que tm interesse em trabalhar com pesquisa e desenvolvimento. Preparao: Para quem no engenheiro, h funes tcnicas cobertas por cursos tecnolgicos em instituies de Ensino Superior.

25 | Gerontlogo Por que uma boa? Um estudo do Banco Mundial estima que a quantidade de idosos no Brasil vai triplicar nas prximas quatro dcadas. Com o envelhecimento progressivo da populao, o nmero de idosos sem cuidados familiares vai dobrar at 2020 e quintuplicar at 2040. Diferentemente do geriatra, mdico especialista na sade das pessoas idosas, o gerontlogo se dedicar a planejar e implementar aes para aumentar a qualidade de vida dos idosos, no contexto social ou da sade. Na iniciativa privada, poder gerir instituies voltadas para os cuidados com esse pblico, e no governo, desenvolver polticas pblicas e programas educativos para o bemestar da terceira idade. Perspectivas: A remunerao vai de 2 500 reais, para recm-formados, a 15 000 reais, para diretores.

Bom para quem: Profissionais da sade, administradores e pessoas com formao em cincias sociais. Preparao: J existem cursos de graduao especficos em instituies de referncia, como a Universidade de So Paulo (USP). Tambm h ps-graduaes na rea.

26 | Advogado especialista em direito eletrnico Por que uma boa? A Federao das Empresas do Comrcio do Estado de So Paulo (Fecomercio) estima que 8,5% das famlias paulistanas tenham, ao menos, um integrante que j foi vtima de crime eletrnico. Os delitos praticados na rede vo de roubo de informaes e downloads indevidos a fraudes bancrias, entregas de pedidos no realizadas e calnia e difamao. A atividade de um advogado especialista nesse tipo de ocorrncia consiste, muitas vezes, em encontrar, compreender e interpretar a legislao, que no contempla todos os casos. Perspectivas: Faltam profissionais qualificados. Um advogado snior com ingls fluente pode ter uma remunerao mensal de 8 000 a 13 000 reais, sem contar o bnus anual, que aumenta ainda mais a renda. Preparao: Cursar uma especializao ou ps-graduao em crime eletrnico uma exigncia desse novo mercado. Bom para quem: Advogados que tenham interesse em atuar na rea.

Planejadora Financeira Lavnia Martins, de 34 anos, planejadora financeira da FinPlan, consultoria de investimentos pessoais de so Paulo, entrou nessa carreira por causa de uma crise financeira na famlia. Ela j havia migrado de sua formao original, a hotelaria, para a administrao financeira. H um ano e meio ela atua como consultora. "Considero essa uma profisso do futuro na rea de finanas", diz Lavnia. Ela acredita que a estabilidade econmica do pas e a busca das pessoas por mais informaes para planejar as finanas devero aumentar o nmero de consultores nos prximos anos. 27 | Desenvolvedor de web mvel Por que uma boa? O mercado de tecnologia, principalmente o de telecomunicao, tem uma demanda grande por dispositivos mveis. Esse profissional desenvolve programas de interfaces e aplicativos para comrcio e marketing eletrnico, trabalhando

com computao mvel, redes sem fio e sistemas. Perspectiva: Salrio inicial de 6 000 reais. Com trs anos de carreira, o salrio chega a 10 000 reais. Bom para quem: Interessados em desenvolver dispositivos e redes. Preparao: Domnio da lngua inglesa. Cursos de nvel tcnico superior podem encurtar a transio.

28 | Consultor de sucesso Por que uma boa? O Brasil passa por um momento de consolidao de muitas companhias familiares, fundadas nas dcadas de 1960 e 1970, e que agora precisam de uma gesto mais profissional. Essa transio, no entanto, no fcil. No so raros os casos de empresas muito bem-sucedidas que faliram quando o fundador deixou a presidncia. Para ajudar nesse momento, entra em cena o consultor de sucesso. Ele tem como objetivo dar continuidade ao empreendimento familiar. Perspectivas: De um salrio inicial de 3 500 reais, a remunerao pode passar de 20 000 reais, em grandes projetos. Preparao: O consultor de sucesso est focado na administrao do processo, por isso pode pensar em uma especializao de gesto. Existe um curso de administrao na Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul focado em gesto de empreendedorismo e sucesso. Bom para quem: Profissionais que j trabalham em empresa familiar com cargos de confiana ou para pessoas que querem ser consultoras externas.

29 | Farmacoeconomista Por que uma boa? Esse profissional estuda e analisa os custos com o uso de medicamentos para os sistemas de sade e para a sociedade, englobando todos os aspectos econmicos envolvidos. ele quem precifica os remdios lanados pelos laboratrios farmacuticos e negocia a compra deles pelo governo, por exemplo. Tambm pode atuar em hospitais. A demanda vai acompanhar necessidade de gesto dos altos custos do sistema de sade no Brasil. Perspectivas: Demanda para laboratrios e a tendncia que os planos de sade tambm passem a contratar. Salrio de 8 000 a 11 000 reais. Bom para quem: Economistas, farmacuticos, mdicos, administradores e profissionais com experincia em gesto de hospitais, planos de sade e empresas farmacuticas. Preparao: necessria viso financeira, mas tambm do medicamento. Na psgraduao, cursos como os de gesto hospitalar e ateno farmacutica naturalmente abordam esse tema.

30 | Curador de arte Por que uma boa? O mercado de arte no Brasil est cada vez mais dinmico e complexo, o que faz com que cresa a demanda por gente qualificada. A exportao de obras de arte cresceu 500% de 2005 a 2010, movimentando 10 milhes de dlares. O nmero de galerias no pas tem aumentado, assim como a quantidade de institutos e centros culturais ligados s grandes empresas, fundaes e governos. O profissional que o

mercado procura precisa entender tanto de arte como de seu mercado, assim como ter conhecimento sobre curadoria e administrao. Perspectiva: O salrio inicial baixos, na casa de 2 000 reais, com possibilidade de chegar a 20 000 reais. Bom para quem: Para profissionais que j trabalham no setor produtor cultural, galerista ou com formao em arquitetura, filosofia, artes, museologia e administrao. Preparao: Caso voc seja graduado em cursos ligados diretamente s artes, faa uma ps em administrao. preciso entender de logstica e negociao. Se j for gestor, aprofunde seus conhecimentos em arte.

Para voc | Aprender sempre


Juliana DeMari (redacao.vocesa@abril.com.br) ,Diretora de redao / 10/10/2011

inShare

Voc tem uma estratgia de educao executiva? Espantado com a pergunta? Pois no devia. Daqui por diante, quem quer estar apto para aproveitar novas possibilidades de carreira e se manter competitivo deve levar a srio esse assunto. "A educao sempre foi, e deve continuar sendo, um processo continuado", diz Jos Luiz Trinta, coordenador-geral dos programas continuados do Ibmec. O difcil escolher onde e como se atualizar, j que o mercado brasileiro de educao oferece inmeras possibilidades: de cursos de rpida durao a mestrados profissionais, que asseguram titulao acadmica. Para ajud-lo a navegar com maior clareza por esse "cardpio", preparamos o Especial Educao Executiva, que voc confere nesta edio. As seis reportagens, coordenadas pelo editor Murilo Ohl, trazem um panorama das opes, para quem elas servem e as vantagens (e desvantagens) de cada uma delas. Hoje, por exemplo, ter um MBA no currculo no mais passe livre no significa aumento nem promoo imediatos, logo aps o curso. A partir de determinado estgio da carreira, interessante buscar essa qualificao, mas o que a empresa em que voc trabalha (ou aquela na qual voc pretende trabalhar) vai mesmo avaliar seu conjunto de competncias e seu desempenho. Antes de escolher onde investir, portanto, pondere bem que tipo de conhecimento ou habilidade est buscando, gaste tempo analisando o programa dos cursos e como eles se relacionam s suas metas profissionais, tente visitar a escola escolhida e conversar com

quem j fez o curso. Tome sua deciso pensando no resultado que voc vai ter a curto prazo e em como a volta sala de aula poder ajud-lo em novas escolhas de carreira. D tambm uma boa olhada em nossa reportagem de capa deste ms. Ela apresenta 30 reas que no estavam no radar h alguns anos e que agora so reconhecidas pelo mercado, oferecem vagas e salrios de at 20 000 reais e j contam com oferta de cursos para graduao ou especializao. Boa leitura!

Agora | Notas
Edio: Murilo Ohl | Reportagem: Jos Eduardo Costa, Luiz de Frana, Nataly Pugliesi e Rosana Tanus | Colaborou: Lucas Rossi (redacao.vocesa@abril.com.br) 10/10/2011

inShare

A baiana Ivete Sangalo, de 39 anos, um sucesso nos palcos e no comando de sua empresa, a Caco de Telha, que alm de cuidar de sua carreira empresaria outros grupos musicais, produz grandes eventos e traz shows internacionais ao pas. Com 200 profissionais, divididos entre os escritrios de So Paulo e Salvador, a empresa oferece bolsas de estudo e MBA para parte dos funcionrios. Se o profissional est disposto e apto a receber esse investimento da empresa na carreira dele, ns damos a bolsa. Tomamos uma srie de medidas para o crescimento de nossos profissionais porque acredito que o aprimoramento de um funcionrio s traz benefcios aos negcios. Mesmo que depois ele saia e v para outra companhia, enquanto ele esteve aqui me ofereceu o que tem de melhor e tenho que proporcionar isso a ele tambm, disse a cantora em entrevista VOC S/A - Edio para Mulheres, que j est nas bancas. Nmeros de Ivete* 500 milhes de reais o valor de seu patrimnio 500 000 a 750 000 reais o cach de um show 7,5 milhes de reais o lucro mensal de Ivete apenas com shows

5,5 milhes de cds e dvds vendidos em carreira solo *Nmeros estimados Fontes: Veja e Caco de Telha Entretenimento

Reteno 1 Desejos no atendidos A maioria dos profissionais empregados d muita importncia segurana e estabilidade, mas s metade deles acredita que o trabalho atual lhes proporciona isso. A informao da pesquisa global anual da consultoria Towers Watson. A discrepncia entre desejo e expectativa tambm se revela em termos de remunerao e a razo bsica dos problemas de reteno vividos pelas empresas no mundo todo, inclusive no Brasil.

Reteno 2 Jovens querem aprender Um estudo realizado pela Fundao Instituto de Administrao (FIA) com base no Guia VOC S/A-EXAME As Melhores Empresas para Voc Trabalhar mostra que profissionais abaixo de 30 anos esto mais interessados em empresas onde possam aprender e crescer. Quando so atendidas as expectativas dos mais jovens, eles se mostram at mais engajados, diz o professor Andr Fischer, responsvel pela anlise.

TI Dficit na formao J faz algum tempo que o setor de Ti vem reclamando da falta de profissionais qualificados. entretanto, uma pesquisa com 49 fornecedores de produtos e servios da rea revelou que 34% deles no ajudam a melhorar esse cenrio por no investir na formao de mo de obra. O estudo foi feito pelo Grupo de Usurios Oracle do Brasil, conjunto de executivos que contratam tecnologia no mercado brasileiro e dependem da qualidade dos servios da indstria nacional. metade dos fornecedores de Ti pesquisados so empresas conhecidas, com mais de 1 000 funcionrios. confira os resultados:

EMS Procura-se diretor industrial A Ems, maior indstria farmacutica brasileira, est procurando h alguns meses um diretor industrial para sua nova fbrica em manaus. A empresa j conseguiu candidatos para o posto, mas os perde quando o profissional fica sabendo que ter de mudar para manaus. Est muito difcil encontrar quem queira sair das capitais do sudeste. H muitas oportunidades na regio para a carreira e para os negcios, diz um executivo da Ems que no quis se identificar. A fbrica de manaus produzir comprimidos e cpsulas de medicamentos genricos e deve gerar 300 empregos diretos. A Ems tem planos de construir outras duas fbricas no prximo ano, em Braslia e Jaguarina, no interior de so Paulo.

Educao Desequilbrio na formao Segundo Ryon Braga, presidente da Hoper Consultoria em Educao, os brasileiros no tm sabido explorar as carreiras em expanso no mercado. Citando nmeros do MEC, ele destaca que quase 30% dos universitrios do pas esto concentrados nos cursos de administrao e direito. Enquanto isso, os cursos de engenharia, que formam alguns dos profissionais mais disputados pelo mercado, ainda tm sido negligenciados. Em outros pases, direito no costuma estar nem entre as cinco carreiras mais populares, diz Ryon. A procura por reas em plena expanso, como engenharia da computao, muito baixa.

Novo Aviso Prvio Lei imprecisa Em vigor desde outubro, a nova Lei do aviso prvio (12 506/11) prev que a partir do segundo ano de emprego o funcionrio dever receber trs dias extras de aviso prvio para cada ano trabalhado. Uma pessoa com dez anos no emprego teria direito a 60 dias de aviso. H quem tema a demisso de pessoas que acumulem tempo de casa, mas esse risco baixo na avaliao de andrea massei, advogada da rea trabalhista do escritrio Lobo & de rizzo, de so paulo. Em sua opinio, a falta de clareza do texto da lei pode gerar um problema de interpretao danoso ao trabalhador. pela lgica, se o empregador deve dar um aviso maior, o empregado tambm deve, diz andrea. isso pode significar um desconto maior na resciso do empregado que se demite. aguardam-se os prximos captulos.

Retrato de carreira | O desafio do lder jovem


Dedicao e exigncia so as armas dos jovens talentos, diz Rafael Noda, de 32 anos, diretor do banco BBVA, que aos 25 j era VP da instituio
Eduardo Tavares (redacao.vocesa@abril.com.br) 10/11/2011

Em menos de uma dcada, Rafael Noda se formou em administrao na Universidade de So Paulo, chegou vice-presidncia de fuses e aquisies do banco BBVA, na Espanha, e retornou ao Brasil para trabalhar no Santander. Depois, voltou ao BBVA, para a posio de diretor executivo, que ocupa at hoje. No mercado financeiro as pessoas chegam a cargos altos relativamente jovens, mas comigo aconteceu mais rpido do que o normal, diz. Minha trajetria mesmo fora do comum. Quando deixei de ser estagirio no BBVA, aos 23 anos, recebi uma promoo que me fez pular trs nveis hierrquicos. Um ano depois, veio o convite para trabalhar na Espanha. Aos 25 anos, cheguei vice-presidncia de fuses e aquisies na matriz. O incio de carreira fora do Brasil foi difcil. Tinha muita gente mais velha do que eu em cargos menores. Sempre tem quem olha torto, acha injusto, ainda mais porque sou brasileiro. Mostrar competncia e conquistar a confiana de uma equipe mais velha custou caro. Eu tinha de me dedicar mais do que todo mundo. Almoava correndo e voltava para o computador. Houve semanas em que quase no dormia. Em pouco mais de um ano na Espanha, s conheci o trajeto do banco at a minha casa. Convenci subordinados e outros diretores do banco demonstrando o quanto sou exigente com meu prprio trabalho. Foi uma das melhores experincias na carreira. Quando fui promovido, havia outros concorrentes. Um deles, cinco anos mais velho, disse que estava feliz com minha promoo, porque queria trabalhar e aprender comigo. No dia da minha volta ao Brasil, foi um tal de gente chorando. Nunca vi isso acontecer em um banco de investimentos.

Vous aimerez peut-être aussi