Vous êtes sur la page 1sur 6

V SBQEE

Seminrio Brasileiro sobre Qualidade da Energia Eltrica 17 a 20 de Agosto de 2003 Aracaju Sergipe Brasil

Cdigo: AJU 04 069 Tpico: Anlise, Diagnsticos e Solues

UMA NOVA PROPOSTA PARA A MELHORIA DA SUPORTABILIDADE DE CONVERSORES VSI-PWM FRENTE A AFUNDAMENTOS DE TENSO
Fernando Nunes Belchior* Universidade Federal de Uberlndia Jos Carlos de Oliveira Universidade Federal de Uberlndia

RESUMO Os conversores de freqncia so, reconhecidamente, dispositivos altamente sensveis qualidade da energia eltrica, especialmente, quando da manifestao de VTCDs. Esta forte correlao tem, como fundamento, a filosofia de proteo que acompanha tais equipamentos, as quais, sob a ao de afundamentos ou elevaes de correntes e tenses, prontamente promovem seus desligamentos, o que traz conseqncias bastante prejudiciais ao processo, produto e lucratividade das empresas. Contribuindo neste contexto, este artigo se prope a investigar o desempenho de uma alternativa de baixo custo, envolvendo modificaes junto ao controle V/Hz conjuntamente com pr-seleo de taps dos transformadores de alimentao dos conversores. Atravs de estudos computacionais empregando para tanto um simulador no domnio do tempo, so realizadas investigaes que realam a eficcia da soluo proposta. PALAVRAS-CHAVE Conversores de freqncia, afundamentos de tenso, suportabilidade, controle. 1.0 - INTRODUO Reconhecendo que os fenmenos relacionados com os Afundamentos de Tenso constituem-se, na atualidade, num dos mais expressivos distrbios relacionados com a qualidade da energia eltrica, e ainda, a forte correlao

operacional destes com o funcionamento dos conversores estticos de freqncia, os temas sensibilidade e suportabilidade assumem crescente importncia no contexto da confiabilidade dos complexos eltricos industriais. Neste cenrio, surgem vrias propostas para que os citados equipamentos possam apresentar melhorias de seu desempenho quando da ocorrncia dos problemas mencionados. As solues mencionadas e, muitas vezes empregadas, no so novas. Considerando-as em maior profundidade, crticas podem ser feitas quanto correlao entre os custos envolvidos e os ganhos obtidos. Para os modernos equipamentos hoje produzidos, as facilidades atreladas ao emprego de estratgias operacionais vinculadas com software permitem o estabelecimento de mecanismos de menor custo, sem maiores interferncias com o hardware, etc., que podem resultar em estratgias atrativas para amenizar os impactos dos Afundamentos de Tenso sobre os conversores destacados. Este tipo de soluo para os problemas consiste na essncia do presente artigo. Vale ressaltar que o emprego do termo nova proposta no tem a pretenso de inovar na idia de alteraes junto ao sistema de controle, visto ser este um tema j contemplado em referncias bibliogrficas [1]. O avano est concentrado num processo conjunto que utiliza, alm de alteraes de controle, tambm e conjuntamente, ajustes dos taps dos transformadores de suprimentos das unidades aqui enfocadas. Esta filosofia operacional, como ser demonstrado, conduz a uma melhor eficcia do desempenho dos

* Av. Joo Naves de vila, 2000 - CEP 38400-506 - Uberlndia - MG - BRASIL Tel.: +55 (034) 3239-4166 - FAX: +55 (034) 3239-4166 - E-mail: fnbelchior@alunos.ufu.br

232

conversores submetidos aos fenmenos aqui estudados. Os mecanismos freqentemente adotados para tornar o equipamento menos sensvel aos afundamentos de tenso so [2], [3], [4]: Reforo da capacitncia no barramento CC; Aumento do momento de inrcia da carga acionada; Operao com carga reduzida/velocidade reduzida [5]; Alteraes no controle do inversor. Estes procedimentos sero resumidamente considerados neste artigo, muito embora o cerne das discusses e anlises ficaro restritos atuao no controle e ajuste de taps. 2.0 - CONSIDERAES SOBRE OS CONVERSORES DE FREQUNCIA VSI-PWM A figura 1 mostra a unidade de potncia do conversor de freqncia VSI. Pode ser visto que essa unidade caracterizada por uma ponte retificadora no controlada, uma barra CC e o inversor. O conversor alimentado com tenso trifsica atravs do suprimento CA. As condies no ideais, tais como afundamentos de tenso, elevao de tenso, distoro harmnica, desbalano, etc, so impostas pela fonte de suprimento. Na sada do conversor tem-se uma tenso trifsica aplicada carga.

Barramento CC - composto de indutor e capacitor j disponveis na biblioteca do simulador; Inversor - A unidade CC para CA representada por transistores de potncia comerciais. Estes se encontram tambm disponveis na biblioteca do simulador. As devidas protees tambm so implementadas. Carga Esta consiste num motor de induo trifsico alimentando uma carga mecnica com torque constante. O motor modelado com as fases independentemente representadas [6]. Para os estudos computacionais a serem realizados empregou-se um sistema como caracterizado atravs da tabela 1.
Tabela 1. Parmetros do sistema simulado. Tipo Suprimento AC Conversor de Freqncia Caractersticas Trifsica Ideal balanceada, Tenso senoidal 380V (RMS fase-fase) R=0,7 e L=0,05mH. Controle PWM senoidal, S=4,1kVA, fchaveamento=4kHz, Lcc=0,1mH e Ccc=330F. Trifsico, tipo gaiola de esquilo, 3HP, 4 plos, 60 Hz, rs=3,31, xs=2,34, rr=2,29, xr=3,50, xm=83,18, Carga mecnica correspondente a 75% do seu valor nominal.

Motor de Induo

3.0 - DESEMPENHO TPICO DE CONVERSORES DE FREQUNCIA SOB CONDIES DE AFUNDAMENTOS DE TENSO As figuras 2 a 6 so relacionadas operao do conversor durante a ocorrncia de um afundamento trifsico que conduziu a uma tenso final de 80% do valor inicial, com durao de 30 ciclos. Como o sistema equilibrado, apresentam-se as formas de onda para apenas uma das tenses fase-fase (vab) e uma das correntes de linha (ia). As figuras 3 e 4 representam, respectivamente, a tenso de suprimento vab e a corrente na entrada (ia) do conversor, antes, durante e aps o afundamento.

Figura 1 Modelo de conversor de freqncia implementado computacionalmente.

Para representar o sistema acima, os seguintes modelos so usados [5]: Suprimento CA - Este foi representado por uma fonte de tenso trifsica e uma impedncia representando o nvel de curto circuito local. Qualquer perda na qualidade da energia associada a situaes no ideais pode ser includa com facilidade, bastando, para tanto, alterar o citado suprimento para atender aos requisitos de perda de qualidade a serem impostos; Retificador - Usando a biblioteca do Simulador Saber, a template para o retificador de 6 pulsos a diodo obtida. Os componentes para proteo necessrios, tais como circuitos snubber e outros foram includos. Os diodos so tipos comerciais;

Figura 3 Tenso vab na entrada do conversor.

233

Conforme esperado, o afundamento trifsico refletido simetricamente nas tenses de linha, reduzindo para 80% as amplitudes dessas tenses e conseqentemente, os valores eficazes.

equipamento, quando este no provido de nenhuma soluo para o aumento da sua suportabilidade. Na figura 6, como esperado, a relao entre o valor RMS da tenso na sada e entrada do dispositivo durante o distrbio cerca de 80%.

Figura 4 Corrente (ia) na entrada do conversor.

A partir da insero do afundamento, as correntes inicialmente se anulam, pois, enquanto a amplitude das tenses de entrada for menor do que a tenso no capacitor, os diodos da ponte retificadora do conversor ficaro inversamente polarizados, impedindo, portanto, a circulao das correntes. A interrupo na conduo permanece at que a tenso no capacitor atinja o novo nvel da tenso CA de entrada (figura 5). Deste momento em diante, um outro estado de equilbrio estabelecido, possibilitando a retomada do processo de conduo da corrente, embora, com valores de pico (e eficazes) ligeiramente maiores, de forma a compensar a reduo na tenso e ainda manter a potncia requerida pela carga. Finalmente, ao trmino do afundamento, a variao brusca da tenso sobre o capacitor, retornando ao seu valor pr-evento, provoca elevados picos na corrente de entrada, que podem comprometer os componentes da ponte retificadora e/ou sensibilizar eventuais dispositivos de proteo inseridos nos alimentadores do conversor, desenergizando-o. A forma de onda da tenso contnua no elo CC apresentada na figura 6.

Figura 6 Tenso vab na sada do conversor.

Na figura 7 observada a corrente de sada do equipamento sob enfoque. O restabelecimento da tenso de entrada produz um alto pico de corrente, que pode danificar os componentes do inversor. Para prevenir este fato, a proteo do conversor deve deslig-lo ao ser sensibilizada por esta grandeza.

Figura 7 Corrente de sada (ia).

Para exemplificar a atuao da proteo de subtenso no elo CC, resultados relativos a um afundamento de tenso trifsico de 75% durante 10 ciclos so apresentados nas figuras 8 e 9. A figura 8 corresponde tenso no elo CC. A figura 9 associada tenso na sada do equipamento.

Figura 5 Tenso no elo CC do conversor.

As figuras 6 e 7 so representativas das grandezas monitoradas na sada do

Figura 8 Tenso no elo CC do conversor

234

velocidade durante o afundamento. Este procedimento, todavia, implica em substanciais alteraes da estrutura do arranjo e altos custos associados. 4.3 Operao com carga reduzida/velocidade reduzida Uma vez que a queda de tenso no elo CC tambm funo da energia drenada do capacitor durante o afundamento de tenso, o funcionamento do conversor, em condies tais que menores correntes sejam requeridas, pode propiciar o aumento da suportabilidade dos conversores durante os afundamentos. O subcarregamento (derating) do conversor, ou seja, a operao com menor carga aplicada ao eixo do motor, ou ainda, a operao com menor velocidade, quando passveis de serem realizadas, constituem-se em algumas das solues que poderiam ser utilizadas para o aumento da suportabilidade do equipamento. 4.4 Atuao na caracterstica V/Hz de controle [1] Estudos realizados concluem que somente 25% da energia armazenada no barramento CC de um conversor de freqncia so utilizados durante um afundamento de tenso. Dependendo do tipo de conversor e como feito o controle do inversor, essa energia adicional pode ser utilizada, a fim de compensar a perda de velocidade ou at mesmo o desligamento do equipamento durante o distrbio. Essa a idia dessa estratgia, que no utiliza qualquer outro suprimento de energia seno aquela j armazenada no prprio conversor. A proposta encontra sustentao em modificaes sistemticas e apropriadas da relao Volts/Hertz do inversor de freqncia, quando da manifestao da variao da tenso de suprimento. Em regime permanente, ou seja, quando a tenso no elo CC nominal ou prxima desse valor (acima de 90%), a sada do circuito compensador apresenta um valor igual a 1 (um), mantendo a relao V/Hz na sua forma original. Sempre que a mesma se torna menor que este valor, devido ao fenmeno do afundamento, o circuito atua no sentido de aumentar temporariamente a relao V/Hz, resultando em um valor RMS superior de tenso na sada do conversor. Como resultado, tem-se uma menor variao da tenso que alimenta o motor, diminuindo assim, a oscilao da velocidade da carga acionada por este equipamento. No item a seguir, sero feitas maiores consideraes dessa estratgia, apresentando resultados computacionais destinados a avaliao de sua eficcia.

Figura 9 Tenso vab na sada do conversor.

Observa-se na figura 8 uma significativa queda de tenso, suficiente para atingir o limite suportado pelo equipamento, causando o desligamento do mesmo. A figura 9 mostra, claramente, o total desligamento do equipamento. 4.0 - TCNICAS PARA SUPORTABILIDADE A MELHORIA DA

De acordo com [2], diferentes estratgias podem ser empregadas para a melhoria da performance dos conversores de freqncia. Algumas delas so relacionadas na seqncia: 4.1 Reforo da sustentao barramento CC capacitiva do

Geralmente, o capacitor dimensionado pelo fabricante do conversor para filtrar a tenso retificada pela ponte a diodos. Porm, o emprego deste componente armazenador de energia oferece outras propriedades, a exemplo de uma maior sustentao do barramento CC. Por este motivo, o incremento da capacitncia original, com vistas melhoria da suportabilidade do conversor, tambm implica em menor ripple CC e maior quantidade de energia armazenada para suprir o inversor e o conjunto motor-carga durante os afundamentos de tenso aqui considerados. Por outro lado, no se deve esquecer que tal alterao pode tambm resultar em maiores picos de corrente durante a operao normal e na ocorrncia de afundamentos, o que pode comprometer os componentes do equipamento e/ou resultar em atuaes do sistema de proteo contra sobrecorrentes. 4.2 Aumento do momento de inrcia Uma das mais clssicas possibilidades para minimizar os efeitos dos afundamentos e interrupes da tenso de suprimento sobre as variaes de velocidade consiste em aumentar o momento de inrcia da carga, de forma que a energia cintica armazenada possa ser utilizada para sustentar o acionamento, diminuindo a desacelerao e as eventuais oscilaes de

235

5.0 - CONCEITOS E ESTRATGIAS PARA MELHORIA DA SUPORTABILIDADE VIA CARACTERSTICA V/HZ A figura 10 ilustra o circuito utilizado para a compensao das perdas produzidas pelo afundamento de tenso. Como indicado, este constitudo basicamente por dois amplificadores operacionais ligados em cascata, caracterizando dois estgios funcionais.

atravs do circuito implementado. O incremento do valor RMS, todavia, se mostra modesto e, provavelmente, no conduziria a nveis apropriados preservao da operao da carga.

a) Tenso na sada do conversor - sem a implementao do circuito.

Figura 10 Circuito de compensao utilizado para o controle do inversor.

A entrada do primeiro estgio, terminais A e B, alimentada pelo barramento CC do conversor. Este estgio um sensor de tenso que tem como objetivo diminuir a tenso provinda do barramento CC, fornecendo em sua sada, terminal C, uma tenso proporcional tenso de entrada. Para tanto, apresenta um ganho de tenso menor que a unidade, o qual pode ser regulado de acordo com a relao R2/R1. O segundo estgio um circuito comparador, que monitora a tenso obtida do primeiro estgio comparando-a com a tenso regulada pela resistncia R3. O erro dessa comparao amplificado, resultando na tenso no terminal D, que atua diretamente na relao tenso/freqncia do inversor, aumentando a amplitude da onda senoidal moduladora, a fim de aumentar o valor RMS da tenso na sada do conversor de freqncia. As resistncias R4 e R5 podem ser reguladas para um melhor aproveitamento do circuito. Na seqncia sero mostrados resultados de uma situao onde no foram realizados ajustes do tap do transformador e outra, onde o ajuste foi incorporado. 5.1 Mudana da relao V/Hz sem ajuste do tap do transformador As figuras 11 (a) e (b) mostram resultados obtidos para o comportamento da tenso de sada do conversor antes, durante e aps o afundamento, com e sem a incluso do circuito de alterao do controle do conversor. importante observar que, mesmo sem a alterao no tap do transformador de entrada, o valor RMS da tenso aumentado,

b) Tenso na sada do conversor - modificao no controle do inversor. Figura 11 Tenso vab na sada do conversor, sem o ajuste do tap do transformador.

As figuras 12 (a) e (b) mostram, de forma mais detalhada, os efeitos da modificao no controle do inversor de freqncia. Numa situao sem a implementao do circuito (figura 12 (a)), a tenso durante o afundamento atinge o valor RMS de 0,8pu, tal como acontece na tenso na entrada do equipamento. O efeito dessa estratgia pode ser visto no aumento do valor RMS da tenso na sada do equipamento, este incrementado para 0,85 pu, muito embora o nvel da tenso CC tenha sido idntico para as duas situaes.

a) Detalhe do chaveamento - sem alterao no controle do inversor.

236

mesmo. Observa-se que, em relao ao caso sem ajuste do tap, a tenso CC, como esperado, maior.

b) Detalhe do chaveamento - com alterao no controle do inversor. Figura 12 Tenso vab na sada do conversor. Figura 14 Detalhe do chaveamento na tenso vab na sada do conversor, com o ajuste do tap do transformador.

5.2 Mudana da relao V/Hz com ajuste do tap do transformador Adicionando-se, agora, um procedimento atravs do qual o transformador de suprimento do conversor opera, numa condio pr-distrbio, com tenso superior quela anteriormente utilizada, so realizados novos estudos do desempenho do conjunto. A tenso CA que alimentava o conversor, que era de 380V foi ajustada para 460V. Esta elevao do nvel do suprimento, na situao anterior ocorrncia do afundamento devidamente compensada pela modulao PWM, a qual conduz a um valor RMS inicial para a tenso de sada da mesma ordem de grandeza que a situao anteriormente estudada. Isto evidenciado na figura 13. Aps a manifestao do fenmeno relacionado com um afundamento de 20% durante 30 ciclos, constatase, na mesma figura, que a tenso oferecida pelo conversor passa para 389V (antes o nvel atingido foi 326V com o controle atuante). Estes fatos ratificam a eficcia da soluo considerada.

6.0 - CONCLUSES Este artigo, relacionado com tcnicas para a melhoria de desempenho de conversores de freqncia frente a afundamentos de tenso contemplou uma estratgia fundamentada em reforo da relao V/Hz e ajuste de taps dos transformadores que suprem tais dispositivos. A anlise da eficcia da soluo foi investigada computacionalmente e os resultados obtidos apontam para uma estratgia promissora. Esta afirmativa se baseia no apenas nos desempenhos ilustrados, mas tambm nas expectativas de simplicidade e baixo custo de implementao. Pesquisas adicionais, envolvendo experimentos laboratoriais devero ser enfocados nos desenvolvimentos futuros. 7.0 - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
[1]

[2]

[3]

[4]
Figura 13 Tenso vab na sada do conversor, com o ajuste do tap do transformador.

A figura 14 ilustra, de forma detalhada, o avano conseguido ao ajustar o tap do transformador alimentador do conversor de freqncia sobre anlise. Pode ser verificada a significativa melhoria no valor RMS da tenso na sada do equipamento, que passou para 0.95pu durante um distrbio da ordem de 0.8pu na entrada do

[5]

[6]

Tunaboylu, N. S., Collins, Jr. E. R., Ride-Through Compensation of An Industrial Mixer Drive Subjected to Voltage Sags, 10th ICHQP, 2002. A.Von Jouanne, P. N. Enjeti, and B. Banerjee, Assessment of ride-through alternatives for adjustable-speed drives, IEEE Transactions on Industry Applications, vol. 35, pp. 908-916, July/Aug. 1999. A. V. Jouanne, P. N. Enjeti, ASD ride-though technology alternatives and development, Electric Power Research Institute, Palo Alto, CA, Final Rep. TR-109903, Dec 1997. R. A. Epperly, F. L. Hoadley, R. W. Piefer, Considerations when applying ASD's in continuous processes, IEEE Transactions on Industry Applications, vol. 33, no. 2, pp. 389-396, Mar./Apr. 1997. Leo, P.C.A., Desempenho de Conversores de Freqncia VSI-PWM submetidos a afundamentos momentneos de Tenso. Uberlndia: UFU, 2002. Fitzgerald, A. E., Kingsley, C., Kusko, A., Mquinas Eltricas: converso eletromecnica da energia, processos, dispositivos e sistemas, Editora McGraw-Hill, 1975.

Vous aimerez peut-être aussi