Vous êtes sur la page 1sur 26

CURSO

PREVENO DE ACIDENTES DO TRABALHO


E

PRIMEIROS SOCORROS

MEDTRAB Consultoria em Qualidade e Produtividade S/C Ltda.

Rua Major Freire, 244 sala 01 So Paulo SP 5093.5616 (telefax) 275.1607 5589.4435 (telefax)

e-mail: grupomedtrab@uol.com.br

NDICE
PGINA INTRODUO RISCOS AMBIENTAIS MAPA DE RISCOS ACIDENTE DO TRABALHO CAUSAS DOS ACIDENTES 008 INSPEO DE SEGURANA INVESTIGAO DOS ACIDENTES EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL - EPI 009 010 011 003 004 005 007

COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES CIPA 013 ATRIBUIES DOS CIPEIROS PREVENO E COMBATE INCNDIO PRIMEIROS SOCORROS 014 016 020

INTRODUO

A legislao sobre Segurana, Higiene e Sade do Trabalhado no Brasil relativamente nova. Aps a edio do Decreto Lei n 5452 de 1943, que criou a Consolidao das Leis do Trabalho - CLT, destacamos os seguintes fatos mais marcantes: Criao da Comisso Interna de Preveno de Acidentes - CIPA, atravs do Decreto Lei n 7.036 de 10 de novembro de 1.944. Criao da Fundao Centro Nacional de Segurana, Higiene e Medicina do Trabalho, hoje Fundao Jorge Duprat Figueiredo de Segurana e Medicina do Trabalho-FUNDACENTRO, instituda pela Lei n 5.161 de 21 de outubro de 1.966. Integrao do Seguro de acidentes do Trabalho Previdncia Social, atravs da Lei n 5.316 de 14 de setembro de 1.967. Criao obrigatria dos Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho pelas empresas, atravs da edio da Portaria n 3.237 de 17 de julho de 1972. Aprovao das Normas Regulamentadoras NR-Capitulo V, ttulo II da CLT, atravs da Portaria n 3.214 de 08 de junho de 1.978.
Edio da Portaria n 8 de 23 de fevereiro de 1.999 que alterou a Norma

Regulamentadora n 5 CIPA, atualmente em vigor.

RISCOS AMBIENTAIS
3

So considerados riscos ambientais os agentes fsicos, qumicos, biolgicos, ergonmicos e de acidentes/mecnicos que possam trazer ou ocasionar danos sade do trabalhador nos ambientes de trabalho, em funo de sua natureza, concentrao, intensidade e tempo de exposio ao agente. Tais agentes so: RISCOS FSICOS Rudos, vibraes, radiaes ionizantes e no ionizantes, frio, calor, presses anormais e umidade.

RISCOS QUMICOS Poeiras minerais, poeiras vegetais, poeiras alcalinas, fumos metlicos, nvoas, neblinas, gases, vapores e produtos qumicos diversos.

RISCOS BIOLGICOS Vrus, bactrias, parasitas, ricketsias, fungos e bacilos.

RISCOS ERGONMICOS Monotonia, posturas incorretas, rtmo de trabalho intenso, fadiga, preocupao, trabalhos fsicos pesados e repetitivos.

RISCOS DE ACIDENTES / MECNICOS Arranjo fsico inadequado, mquinas e equipamentos sem proteo, ferramentas inadequadas ou defeituosas, iluminao inadequada, eletricidade, probabilidade de incndio ou exploso, armazenamento inadequado, animais peonhentos e ausncia de sinalizao.

MAPA DE RISCOS

O que o Mapa de Riscos?


Consiste na representao grfica dos riscos sade identificados pela CIPA, em cada um dos diversos locais de trabalho de uma empresa.

Objetivos do Mapa de Riscos


reunir as informaes necessrias para estabelecer o diagnstico da situao de segurana e sade no trabalho na empresa. possibilitar, durante a sua elaborao, a troca e divulgao de informaes entre os trabalhadores, bem como estimular sua participao nas atividades de preveno.

Quem elabora o Mapa de Riscos?


elaborado pelos membros da Comisso Interna de Preveno de Acidentes - CIPA, aps ouvir os trabalhadores de todos os setores produtivos da empresa, com assessoria do SESMT - Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho, quando este existir.

Etapas de Elaborao do Mapa de Riscos


Conhecer o processo de trabalho no local analisado; Identificar os riscos existentes no local analisado; Identificar as medidas preventivas existentes e sua eficcia; Identificar os indicadores de sade (queixas mais freqentes, acidentes de trabalho, doenas profissionais, etc.); Conhecer os levantamentos ambientais j realizados no local.

Representao grfica do Mapa de Riscos


Os riscos sero representados por crculos de tamanhos e cores diferentes que devem ser apostos sobre a planta (lay-out) do local analisado.

O tamanho do crculo indicar se o risco grande, mdio ou pequeno (quanto maior for o crculo, maior o risco). Para cada tipo de risco os crculos sero representados por uma cor diferente, conforme segue:
riscos fsicos: verde; riscos qumicos: vermelho; riscos biolgicos: marrom; riscos ergonmicos: amarelo; riscos de acidentes/mecnicos: azul.

Alguns exemplos prticos: Num dado almoxarifado foi detectada a existncia de muita poeira: Risco grande (muita poeira) Cor Vermelha (risco qumico) Em uma rea de escritrio foram encontradas algumas cadeiras fixas, utilizadas para operao do microcomputador: Risco mdio (cadeiras fixas) Cor Amarela (risco ergonmico) Na copa foi encontrado um botijo de gs: Risco pequeno (gs de cozinha) Cor Azul (risco de acidente/mecnico)

ACIDENTE DO TRABALHO
CONCEITO LEGAL

A Lei n 8.213 de 24.07.91 da Previdncia Social define em seu artigo19 que: Acidente do Trabalho o que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte, ou perda, ou reduo permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho.

CONCEITO PREVENCIONISTA
Uma ocorrncia no programada, inesperada ou no, que interrompe ou interfere no processo normal de uma atividade ocasionando perda de tempo e/ou leses nos trabalhadores e/ou danos materiais.
Portanto, mesmo as ocorrncias que no resultam em leses ou danos materiais devem ser consideradas como acidentes do trabalho.

TIPOS DE ACIDENTES

Acidentes no exerccio do trabalho. Acidentes de Trajeto: so aqueles que ocorrem no percurso da residncia para o trabalho e quando voltamos do trabalho para nossa residncia. Doena Profissional: aquela produzida ou desencadeada pelo exerccio do trabalho. (Ex: silicose-doena pulmonar freqente em mineiros de carvo). Doena do Trabalho: aquela adquirida ou desencadeada em funo de condies especiais em que o trabalho realizado e com ele se relacione diretamente. (Ex: tenossinovite).

CAUSAS DOS ACIDENTES

Os acidentes do trabalho decorrem basicamente de trs causas primrias:

ATOS INSEGUROS
7

So atos executados de forma contrria s Normas de Segurana (ex.: subir em cadeira para trocar uma lmpada).

CONDIES INSEGURAS
So deficincias, defeitos, irregularidades tcnicas do ambiente de trabalho que podem ocasionar um acidente (ex.: escada sem corrimo, piso escorregadio).

FATORES PESSOAIS DE INSEGURANA


So as caractersticas fsicas ou mentais de um indivduo que podem interferir no trabalho que est sendo realizado (ex.: instabilidade emocional, falta de coordenao motora).

INSPEO DE SEGURANA
a vistoria que se faz nos locais de trabalho, a fim de se descobrir riscos de acidentes:

INSPEES DE ROTINA
8

So inspees normalmente efetuadas pelos membros da CIPA e

que visam, acima de tudo, observar e evitar a criao de riscos conhecidos, tais como: arrumaes perigosas, defeitos nos pontos vitais dos equipamentos, carpetes descolados, utilizao de extenses, benjamins (ts), atitudes perigosas dos funcionrios, etc.

INSPEES PERIDICAS
So inspees que se fazem a intervalos regulares, principalmente para descobrir riscos j previstos, que podem caracterizar-se por desgastes, esforos e outras agressividades a que esto sujeitos mveis, mquinas, etc.

INSPEES ESPECIAIS
So inspees geralmente realizadas por especialistas em Segurana do Trabalho, utilizando-se equipamentos especiais para monitoramento de agentes fsicos e/ou qumicos (Ex.: decibelmetro, termmetro, dosmetro, etc.).

INVESTIGAO DOS ACIDENTES


Investigar um acidente fazer a sua anlise, aps a sua ocorrncia, com o objetivo de descobrir as causas e tomar providncias corretivas para evitar a repetio de casos semelhantes.

Para se realizar uma investigao do acidente, deve-se analisar 5 (cinco) fatores:

AGENTE DA LESO
o local, o ambiente, o ato, enfim, o que possa ser o causador da leso.

A FONTE DA LESO
o objeto que, agindo sobre o organismo, provocou a leso.

FATOR PESSOAL DE INSEGURANA


Se houver.

A NATUREZA DA LESO
Estabelecer como foi o contato entre a pessoa lesionada e o objeto ou movimento que a provocou (queimadura, corte, fratura, etc.).

A LOCALIZAO DA LESO
Permite, muitas vezes, identificar a fonte da leso e indicar, tambm, certas freqncias em relao a alguns fatores de insegurana.

E.P.I.
EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL

Considera-se Equipamento de Proteo Individual - EPI, todo dispositivo de uso individual, de fabricao nacional ou estrangeira, destinado a proteger a sade e a integridade fsica do trabalhador.

CABE AO EMPREGADOR

10

Fornecer aos empregados, gratuitamente, Equipamento de Proteo Individual aprovado pelo Ministrio do Trabalho - MTb, adequado ao risco e em perfeito estado de conservao e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral no ofeream completa proteo contra os riscos de acidentes e danos sade dos empregados.

CABE AO EMPREGADO
Us-lo apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se por sua guarda, conservao e higienizao; Comunicar ao empregador qualquer alterao que o torne imprprio para uso; Constitui ato faltoso do empregado a recusa injustificada do uso do E.P.I.

OBSERVAO
Todo E.P.I. dever apresentar, em caracteres indelveis e bem visveis, o nome comercial da empresa fabricante ou da empresa importadora, e o nmero de C.A.(*) (*) - C.A. - Certificado de Aprovao, expedido pelo Ministrio do Trabalho e Emprego - MTE.

E.P.I.s MAIS UTILIZADOS

TIPO DE PROTEO PROTEO PARA A FACE

FINALIDADE contra riscos de impacto de partculas, respingos de produtos qumicos, ao de radiao calorfica ou luminosa (infravermelho, ultra-violeta e calor). contra riscos de queda de objetos batidas, batidas por choque eltrico, cabelos arrancados, etc. contra nveis de rudo que

EQUIPAMENTO INDICADO - culos de segurana (para maariqueiros, rebarbadores, esmerilhadores, soldadores, torneiros). - Mscaras e escudos (para soldadores). - capacete de segurana

PROTEO PARA O CRNIO

- protetores de insero

11

PROTEO AUDITIVA ultrapassem os limites de tolerncia. PROTEO RESPIRATRIA contra gases ou outras substncias nocivas ao organismo que tenham por veculo de contaminao as vias respiratrias. contra os mais variados tipos de agentes agressores. contra materiais cortantes, abrasivos, escoriantes, perfurantes, trmicos, eltricos, qumicos, biolgicos e radiantes que podem provocar leses nas mos ou provocar doenas por intermdio delas. contra impactos, eletricidade, metais em fuso, umidade, produtos qumicos, objetos cortantes ou pontiagudos, agentes biolgicos, etc.

(moldveis ou no) - protetores externos (tipo concha) - respiradores com filtros mecnicos, qumicos ou com a combinao dos dois tipos, etc. - aventais de napa ou couro, de PVC, de lona e de plstico, conforme o tipo de agente. - luvas de malhas de ao, de borracha, de neoprene e vinil, de couro, de raspa, de lona e algodo, Kevlar, etc.

PROTEO DO TRONCO PROTEO DOS MEMBROS SUPERIORES

PROTEO DOS MEMBROS INFERIORES

sapatos de segurana perneiras polainas botas (com biqueiras de ao, isolantes, etc., fabricados em couro, lona, borracha, etc.

C.I.P.A.
COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES

A CIPA, foi criada em 1944, no governo de Getlio Vargas.

Tem como objetivo primordial prevenir os acidentes e as doenas do trabalho.

12

A atual legislao que a regulamenta a Portaria n 8, editada pelo Ministrio do Trabalho e Emprego - MTE em 23.02.99.

A CIPA composta de representantes do empregador e dos empregados, titulares e suplentes, de acordo com as propores mnimas estabelecidas nos Quadros da NR5,

ATRIBUIES DOS CIPEIROS


Os membros da CIPA tm as seguintes atribuies:

Identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participao do maior nmero de trabalhadores, com assessoria do SESMT (Servio Especializado em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho), onde houver. Elaborar plano de trabalho que possibilite a ao preventiva na soluo de problemas de segurana e sade no trabalho. Participar da implementao e do controle da qualidade das medidas de preveno necessrias, bem como da avaliao das prioridades de ao nos locais de trabalho.

13

Realizar, periodicamente, verificaes nos ambientes e condies de trabalho visando a identificao de situaes que venham a trazer riscos para a segurana e sade dos trabalhadores. Realizar, a cada reunio (mensal), avaliao do cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir as situaes de risco que foram identificadas. Divulgar aos trabalhadores informaes relativas segurana e sade no trabalho. Participar, com o SESMT, onde houver, das discusses promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alteraes no ambiente e processo de trabalho relacionados segurana e sade dos trabalhadores.

Requerer ao SESMT, quando houver, ou ao empregador, a paralisao de mquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente segurana e sade dos trabalhadores. Colaborar no desenvolvimento e implementao do PCMSO (NR-7) e PPRA (NR-9) e de outros programas relacionados segurana e sade no trabalho. Divulgar e promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras, bem como clusulas de acordos e convenes coletivas de trabalho, relativas segurana e sade no trabalho. Participar, em conjunto com o SESMT, onde houver, ou com o empregador da anlise das causas das doenas e acidentes de trabalho e propor medidas de soluo dos problemas identificados. Requisitar ao empregador e analisar as informaes sobre questes que tenham interferido na segurana e sade dos trabalhadores. 14

Requisitar empresa as cpias das CAT emitidas. Promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho SIPAT. Participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de Campanhas de Preveno da AIDS (e de combate ao tabagismo).

PREVENO E COMBATE INCNDIOS


As instrues a seguir, tm por finalidade dar algumas noes tericas quanto ao emprego dos equipamentos portteis de combate a incndio.

FOGO
o resultado de uma reao qumica decorrente da combinao de trs elementos, consituindo o chamado Tringulo do Fogo:

COMBUSTVEL

o elemento que serve de alimento ao fogo e pode ser:

Slido: tecido, madeira, papel, etc. Lquido: gasolina, lcool, ter, leo, diesel, etc. Gasoso: gs de cozinha, gs de rua, etc.

15

OXIGNIO

Tambm chamado de comburente, outro elemento do fogo e est presente na natureza, ele que d vida s chamas.

CALOR

o ltimo elemento, cabendo a ele a misso de iniciar a combusto.

Observao: a no existncia de qualquer um destes elementos no propicia o aparecimento do fogo.

ASPECTO LEGAL
De acordo com a Norma Regulamentadora N 23 - Proteo Contra Incndios, todas as empresas devero possuir:

Proteo contra incndios . Sadas suficientes para uma rpida evacuao do prdio. Equipamentos suficientes para combater o fogo no seu incio. Pessoas treinadas no uso correto dos equipamentos (extintores, hidrantes, etc.).

PREVENO
O principal objetivo da preveno impedir o aparecimento de um princpio de incndio, seja dificultando o seu desenvolvimento ou proporcionando sua extino.

HIERARQUIA DE AES
Em caso de incndio deve-se adotar os seguintes procedimentos: Acionar o Corpo de Bombeiro; 16

Iniciar o abandono do estabelecimento; Combater o fogo.

CLASSIFICAO DOS INCNDIOS


CLASSE MATERIAL CATEGORIA A - (I) Material combustvel comum: papel, madeira, tecido, etc. que ao queimarem, deixam resduos B - (II) Lquidos inflamveis: gasolina, leos, tintas, graxas, etc., que ao queimarem no deixam resduos C - (III) Equipamentos eltricos energizados D - (IV) Metais Pirofricos: magnsio, tungstnio, titnio, zircnio MTODO DE EXTINO TIPO DE EXTINTOR Resfriamento: gua ou extintor que contenha gua. Abafamento: extintores que abafam ou isolam o lquido inflamvel do ar: p qumico, espuma, CO-2 Extintores no condutores de corrente eltrica, ou seja, no contenham gua: CO-2 e p qumico seco. Areia, compostos qumicos especiais, grafite, limalha de ferro ou sal-gema.

QUADRO COMPARATIVO
(CARACTERSTICAS DOS EXTINTORES)
EXTINTOR P QUMICO SECO
ESPUMA(*)

CATEGORIA DE INCNDIO

CO2

GUA

A - (I) MADEIRA, TECIDOS, PAPIS, ETC.

No; mas controla incios de incndio

Sim

No; mas controla pequenos focos

Sim

17

B - (II) LEOS, GASOLINA, TINTAS, GRAXAS,ETC. C - (III) EQUIPA.ELTRICO ENERGIZADO D - (IV) METAIS PIROFRICOS E - (V) INCNDIOS NUCLEARES
(*) Espuma Mecnica

Sim Sim

Sim No

Sim Sim

No No

Agentes extintores: areia, compostos qumicos especiais, grafite, limalha de ferro ou sal-gema Extino Especfica

PRIMEIROS SOCORROS
Abaixo fornecemos noes bsicas, simples e importantes para o atendimento de primeiros socorros. bom lembrar que a vida do acidentado depende do modo e da rapidez com que tais atendimentos so dados.

Hemorragia
Toda a vez que o sangue sair do interior das veias ou artrias provoca hemorragia. Caractersticas: Quando se nota que o sangue jorra ou espirra em jato sabemos que houve leso de artria e o sangue de cor vermelho vivo; Quando o sangue flue continuamente sem jatos, a leso foi das veias e sua cor vermelho escuro azulado; Quando o sangue visto sair do ferimento, dizemos tratar-se de hemorragia externa, em caso contrrio a hemorragia chamada interna. Tratamento: nas hemorragias de pequena intensidade em braos e pernas: eleva-se o membro ferido, fazendo compresso com gaze ou pano limpo. nas hemorragias abundantes: 18

o procedimento deve ser rpido e seguro, iniciando por cortar ou rasgar rapidamente as roupas para que o ferimento fique bem exposto; Em seguida com gaze ou mesmo uma toalha fazer compresso sobre a ferida; As hemorragias das pernas, braos e dedos podem ser controladas por meio de garrote (gravata, leno ou tira de pano). nas hemorragias nasais (epistaxes): desapertar as roupas e retirar gravatas; colocar o acidentado em posio recostada e com a cabea elevada; comprimir com o dedo indicador a asa do nariz contra o septo nasal durante 5 a 10 minutos. nas hemorragias de pescoo: comprimir o local com gaze e nunca usar garrote.

Queimaduras
As queimaduras so leses produzidas pelo excesso de calor, eletricidade ou produtos qumicos (cidos, bases). Classificao: Podem ser de 1, 2 e 3 graus e so tanto mais graves quanto mais extensas as reas do corpo atingidas.

Tratamento: cobrir o local queimado com gaze; nas queimaduras extensas, procurar envolv-las com panos, lenois limpos ou plsticos; se a queimadura for produzida por embebio da roupa com cidos ou bases, retir-la, imediatamente, e lavar com gua corrente a superfcie atingida; nunca usar no local queimado qualquer remdio caseiro; no perfurar bolhas; encaminhar para avaliao mdica. 19

Insolao e Intermao
Caractersticas: A insolao provocada pela ao direta dos raios solares; A intermao devida a proximidade da fonte de calor, como por exemplo, fornos utilizados por fundidores, maquinistas, foguistas, etc.

Tratamento: retirar a roupa do doente; coloc-lo na sombra ou ambiente fresco e arejado; promover hidratao, se necessrio.

Desmaios
Caractersticas: So causados por diversos motivos, tais como: - fraqueza; - jejum prolongado; - posio erecta imvel.

Tratamento: desapertar as roupas da vtima e coloc-la em lugar arejado; falar com a vtima no sentido de respirar fundo, abaixando foradamente sua cabea para a frente, colocando-a entre as pernas, em nvel mais baixo do que os joelhos; pode-se tambm, manter a vtima deitada de costas, procurando deixar a cabea em nvel mais baixo do que o restante do corpo.

Ferimento dos Olhos


20

Caractersticas: So causados por corpos estranhos como limalha de ferro, poeira, insetos, esmeril, materiais cidos, custicos, etc.

Tratamento: no tentar retirar o corpo estranho; nos casos de materiais acidos, ou custicos, lavar imediatamente o olho atingido em gua corrente; fazer tamponamento e encaminhar a vtima para atendimento mdico.

Leses nos ossos e articulaes


Leses na coluna: mantenha a vtima agasalhada e imvel. no mexa e no deixe ningum tocar na vtima. nunca vire uma pessoa com suspeita de fratura na coluna; observe os sinais vitais; o transporte tem de ser feito em maca ou padiola, evitando-se ao mximo curvar o corpo do acidentado; durante o transporte em veculos, evitar balanos e freadas bruscas para no agravar a leso; quando a leso for no pescoo, enrolar ao redor do mesmo, sem apertar, uma camisa, toalha ou outro pano, para imobiliz-lo.

Fraturas: Em caso de fraturas, o primeiro socorro consiste apenas em impedir o deslocamento das partes quebradas para se evitar maiores danos. Caractersticas: fraturas fechadas: quando o osso se quebrou mas a pele no foi perfuradas; fraturas expostas: quando o osso est quebrado e a pele rompida.

21

Providncias: nas fraturas fechadas: manter o membro acidentado na posio em que foi encontrado, procurando no corrigir desvios; Colocar talas sustentando o membro atingido, de forma que estas tenham comprimento suficiente para ultrapassar as juntas acima e abaixo da fratura; qualquer material rgido pode ser empregado como tala (tbua, papelo, vareta de metal, revista ou jornal dobrado); usar panos ou material macio para acolchoar as talas, a fim de evitar danos a pele; amarrar as talas com ataduras ou tiras de pano, no muito apertadas, na extremidade da junta abaixo da fratura e na extremidade da junta acima da fratura.

nas fraturas expostas: colocar uma gaze, um leno ou um pano limpo sobre o ferimento; fixar firmemente o curativo no lugar, utilizando-se para isso, de uma gravata, tira de pano, etc.; no caso de hemorragia grave siga as instrues vistas anteriormente; manter a vtima deitada; aplicar talas, conforme descrito para as fraturas fechadas, sem tentar puchar o membro ou faz-lo voltar a sua posio natural; transportar a vtima para um mdico ou hospital, conforme instrues anteriores, aps a fratura ter sido imobilizada.

Luxaes ou Deslocamentos: Toda vez que os ossos de uma articulao ou junta sairem de seu lugar proceda como no caso de fraturas fechadas. Colocar o brao em uma tipia quando houver luxao do ombro, cotovelo ou punho; encaminhar para atendimento mdico.

Entorses: 22

Tratar como se houvesse fratura fechada; aplicar gelo e compressas frias; encaminhar para atendimento mdico.

Intoxicaes:
Tipos: por ingesto; por inalao; por contaminao da pele. Providncias: observar evidncias no local (frasco de veneno, comprimidos, etc.); avaliar sinais vitais e nvel de conscincia; remover a vtima para local arejado, quando houver contaminao do meio ambiente; retirar a roupa e lavar com gua corrente, quando houver contaminao da pele; no provocar vmitos se a vtima ingeriu gasolina, querosene, cidos, soda custica ou se ainda estiver inconsciente ou apresentando convulses; no oferea lquidos e nem antdotos caseiros; encaminhar a vtima para atendimento mdico.

Ressuscitao Crdio Pulmonar - RCP

23

A RCP um conjunto de medidas que devem ser seguidas no caso de haver uma parada cardaca e/ou respiratria at que se transporte a vtima ao local adequado para atendimento mdico. Parada Respiratria: Quando ocorre a ausncia total de respirao; A pessoa morrer se a respirao no for imediatamente reestabelecida.
Sinais da Parada Respiratria:

ausncia da expanso torxica; ausncia da sada de ar pela narina ou boca.

Providncias:

aproximar o ouvido da face da vtima para tentar ouvir se h passagem de ar; ou colocar um espelho ou algum objeto de vidro frente da boca e narinas da vtima e se este no ficar embaado estar constatada a parada respiratria; aplicar imediatamente 04 (quatro) insufladas de ar e para isto: colocar a vtima na posio correta (deitada de costas apoiando o seu pescoo com uma mo e com a outra pressione a testa para baixo; manter a cabea nesta posio, tampar as narinas e assoprar vigorosamente dentro da boca da vtima (posicionar os lbios de forma que abranja toda a boca da vtima para que no haja escape de ar); em crianas, abranja com os lbios a boca e a narina; entre cada insuflada de ar, retire a boca para no dificultar o retorno do ar (expirao); aps as 04 (quatro) primeiras insufladas continuas, manter a respirao num ritmo de 12 (doze) a 16 (dezesseis) por minuto; quando a parada respiratria for causada por gases venenosos, vapores qumicos ou falta de oxignio, remover a vtima para local arejado antes de iniciar a respirao; 24

quando a parada respiratria for causada por afogamento, retirar, se possvel, a vtima da gua ou remov-la para um barco ou para um local mais razo para iniciar a respirao; quando a parada respiratria for causada por sufocamento por saco plstico, rasgar o plstico e iniciar imediatamente a respirao; quando a parada respiratria for causada por choque eltrico, interromper ou separar a vtima da corrente antes de iniciar a respirao.

Parada Cardaca:
Sinais da Parada Cardaca:

ausncia de batimentos do corao; ausncia de pulsao (carotidea, femural ou radial); acentuada palidez.

Providncias:

colocar a vtima deitada de costas sobre superfcie dura; colocar as duas mos sobrepostas e com os dedos entrelaados na metade inferior do esterno da vtima; fazer a seguir uma presso com bastante vigor, para que o esterno baixe mais ou menos 05 (cinco) centmetros e comprima o corao de encontro a coluna vertebral (descomprima em seguida); repetir a manobra tantas vezes quantas necessarias (cerca de 60 (sessenta) compresses por minuto). em bebs fazer presso apenas com 02 (dois) dedos para se evitar fraturar as costelas.

Parada Crdio-Respiratria: Se houver ao mesmo tempo parada crdio-respiratria, deve-se executar massagem cardaca associada respirao boca a boca, da seguinte maneira:

fazer 15 (quinze) massagens cardacas e sem interrupo, aplicar 02 (duas) respiraes boca a boca, repetindo este ciclo 25

tantas vezes quantas necessrias (isto se estiver sozinho prestando socorro);

fazer 05 (cinco) massagens cardacas enquanto o segundo socorrista aplica uma respirao boca a boca (caso estejam em dois socorristaS); caso necessrio, continuar estes procedimentos enquanto a vtima estiver sendo transportada para o hospital.

26

Vous aimerez peut-être aussi