Vous êtes sur la page 1sur 26

ndice

1. Objetivo......................................................................................................pg.2 2. Introduo..................................................................................................pg.2 3. Engrenagens Cilndricas de Dentes Retos 3.1. Introduo...........................................................................................pg.2 3.2. Aplicaes...........................................................................................pg.3 3.3. Nomenclaturas e conceitos bsicos....................................................pg.4 3.4. Engrenagens conjugadas e interferncia............................................pg.8 3.5. Anlise de foras em dentes de engrenagens....................................pg.11 3.6. Anlise e tenses em dentes de engrenagens...................................pg.12 3.7. Anlise das tenses de flexo no p do dente...................................pg.14 3.8. Anlise das tenses devidas ao contato entre os dentes...................pg.16 4. Engrenagens Cilndricas Helicoidais 4.1. Introduo...........................................................................................pg.19 4.2. Anlise de Foras em Engrenagens Helicoidais................................pg.21 4.3. Tenses e Resistncia em Engrenagens Helicoidais.........................pg.23 4.4. Tenses e Resistncia na Raiz do Dente...........................................pg.23 4.5. Tenses e Resistncia no Contato entre os Dentes...........................pg.25 4.6. Consideraes Finais..........................................................................pg.26

Elementos de Mquina Engrenagens Cilndricas

Pgina 1

1. Objetivo
Este documento tem como objetivo apresentar uma viso detalhada sobre engrenagens cilndricas de dentes retos e dentes helicoidais, suas aplicaes, especificaes, normas, nomenclaturas e representaes. Sero explicadas tambm as relaes das dimenses das engrenagens com as velocidades e torques requeridos no projeto, uma anlise de tenses e de fadiga nos dentes das engrenagens, foras transmitidas no engrenamento e assuntos extras como materiais utilizados, mtodos de fabricao e de lubrificao.

2. Introduo
Engrenagens so elementos rgidos utilizados na transmisso de elementos rotativos entre eixos. Consistem de dois cilindros (chamados blanks) nos quais so fabricados os dentes. A transmisso se d atravs do contato entre os dentes. Como so elementos rgidos, a transmisso deve atender a algumas caractersticas sendo que a principal a de que no haja qualquer diferena de velocidades entre pontos em contato durante a transmisso do movimento. Eventuais diferenas causariam perda de contato ou travamento.

3. Engrenagens Cilndricas de Dentes Retos


3.1. Introduo A engrenagem cilndrica de dentes retos o tipo mais comum de engrenagem. Possuem os dentes paralelos ao eixo de rotao da engrenagem.

Fig. 1 - Engrenagens cilndricas de dentes retos

Uma transmisso por engrenagens composta de dois elementos ou mais. Quando duas engrenagens esto em contato, chamamos de pinho a engrenagem menor e de coroa a engrenagem maior. Esta denominao no tem relao com o fato de uma delas ser a motora e a outra ser a movida, e sim por conta de suas dimenses. Elementos de Mquina Engrenagens Cilndricas Pgina 2

A expresso transmite potncia significa que um dos elementos executa trabalho sobre o outro, em uma determinada taxa. Aparentemente, toda a potncia transmitida, mas na verdade parte dela perdida com o deslizamento entre os dentes. Na maioria das aplicaes de engenharia com transmisso por engrenagens, na verdade no se quer transmitir potncia e sim torque, ou seja, a capacidade de realizar um esforo na sada da transmisso.

3.2. Aplicaes Engrenagens cilndricas de dentes retos podem ser utilizadas em inmeras aplicaes na engenharia. A aplicao mais comum entre motores, que trabalham em velocidades elevadas, e as cargas, que normalmente no precisam da velocidade angular suprida pelos motores. Motores eltricos normalmente trabalham em velocidades que vo de 870 a 3600 rpm; motores a combusto tm sua faixa tima de trabalho entre 2000 e 4500 rpm. Como exemplo, uma roda normal de um veculo (0,5 m) trabalha a cerca de 1000 rpm quando a velocidade de 100 km/h. Um redutor, desprezadas as perdas no engrenamento, capaz de prover carga um torque tantas vezes maior que o do motor quanto for a relao de reduo, e isso extremamente vantajoso.

Fig. 2 - Utilizao de engrenagens cilndricas de dentes retos na reduo do motor eltrico de um torno mecnico.

Outra aplicao das engrenagens cilndricas retas a utilizao delas junto a uma cremalheira, onde conseguimos atravs desse sistema transformar movimento de rotao em translao.

Elementos de Mquina Engrenagens Cilndricas

Pgina 3

Fig. 3 - Sistema Pinho-cremalheira

3.3. Nomenclaturas e conceitos bsicos

A figura 4 mostra um par de dentes de uma engrenagem e as principais designaes utilizadas em sua especificao e seu dimensionamento.

Fig. 4 - Nomenclatura Engrenagens Cilndricas Retas

Elementos de Mquina Engrenagens Cilndricas

Pgina 4

Pelo desenho vamos ter os seguintes termos: Circunferncia Primitiva uma circunferncia terica sobre a qual todos os clculos so realizados. As circunferncias primitivas de duas engrenagens acopladas so tangentes. O dimetro dessa circunferncia chamado de dimetro primitivo . Passo frontal ( ) a distncia entre dois pontos homlogos medida ao longo da circunferncia primitiva. Mdulo ( ) a relao entre o dimetro primitivo e o numero de dentes de uma engrenagem. O mdulo base do dimensionamento de engrenagens no sistema internacional. Duas engrenagens acopladas possuem o mesmo mdulo.

Fig. 5 - Relao entre o mdulo (m) e o tamanho do dente

Passo diametral ou diametral pitch ( ) a grandeza correspondente ao mdulo no sistema ingls. o numero de dentes por polegada. Altura da cabea do dente ( ) a distncia radial entre a circunferncia primitiva e a circunferncia da cabea. Largura do dentado ( ). Altura do p ou profundidade ( ) a distncia radial entre a circunferncia primitiva e a circunferncia do p. Altura total do dente ( ) a soma da altura do p com a altura da cabea, ou seja, . Circunferncia de base - a circunferncia em torno da qual so gerados os dentes. ngulo de presso ou de ao ( ) o ngulo que define a direo da fora que a engrenagem motora exerce sobre a engrenagem movida.

Elementos de Mquina Engrenagens Cilndricas

Pgina 5

Fig. 6 Mostra que o pinho exerce uma fora na coroa, formando um ngulo com a tangente comum as circunferncias primitivas tracejadas.

Equaes bsicas:

onde

o nmero de dentes da engrenagem .

O dimetro da circunferncia de base (

) calculado por:

Um par de engrenagens onde o pinho gira com rotao de de rpm apresenta a seguinte relao cinemtica:

rpm e a coroa com rotao

Engrenagens que se acoplam devem ter o mesmo mdulo (ou diametral pitch) a fim de que os espaos entre os dentes sejam compatveis. fcil notar que, se as engrenagens no tiverem o mesmo passo circular, o primeiro dente entra em contato, mas o segundo j no mais se acoplar ao dente correspondente. Como o passo, por definio, Elementos de Mquina Engrenagens Cilndricas Pgina 6

diretamente proporcional ao mdulo, as engrenagens devem ter mdulos iguais. O mdulo pode ser entendido como uma medida indireta do tamanho do dente. Os mdulos so normalizados para permitir o maior intercmbio de ferramentas de fabricao. Isso no significa que os mdulos tenham que ser os recomendados, mas mais fcil encontrar ferramentas para confeccionar engrenagens com os seguintes mdulos padronizados (mm): 0,2 1,0 4,0 7,0 m m m m 1,0 4,0 7,0 16,0 variao de 0,1 mm variao de 0,25 mm variao de 0,5 mm variao de 1,0 mm 16,0 24,0 45,0 m m m 24,0 45,0 75,0 variao de 2,0 mm variao de 3,0 mm variao de 5,0 mm

Mdulos mais usados: 1 1,25 1,5 2 2,5 3 4 5 6 7 8 10 12 16 20 25 32 40 50 mm. Segunda escolha: 1,125 1,375 1,75 2,25 2,75 3,5 4,5 5,5 7 9 11 14 18 22 28 36 45 mm. As dimenses , mostradas na figura 4, tambm tm valores recomendados. Para a altura da circunferncia de cabea recomendado utilizar . Para a profundidade da circunferncia de p recomendado utilizar O dimetro da circunferncia de base obtido atravs do ngulo de presso que pode assumir valores de 20, 22,5 e 25. O primeiro valor utilizado na grande maioria das vezes, a ponto de j ser considerado um valor padro. O ngulo de 25 ainda utilizado em engrenagens fabricadas na Amrica do Norte. Sistema ngulo de presso () Altura da cabea do dente 1.m 1.m 1.m 0,8.m Altura do p do dente 1,25.m 1,25.m 1,25.m 1.m

Normal

20 22,5 25

Rebaixado

20

Tabela de padres de dentes m = mdulo

A recomendao para a largura do dentado que seja no mnimo 9 vezes o mdulo e no mximo 14 vezes. Para o raio de concordncia no p do dente a recomendao que seja de um tero do mdulo.

Elementos de Mquina Engrenagens Cilndricas

Pgina 7

3.4. Engrenagens conjugadas e interferncia Tanto o pinho como a coroa devem trabalhar de forma que a velocidade tangencial no circulo primitivo seja a mesma, sob pena de violar a hiptese de que os elementos so rgidos. Assim, uma transmisso por engrenagens pode ser imaginada como que formada por dois cilindros em contato sem deslizamento, com dimetros iguais aos dos crculos primitivos das engrenagens. A figura 7 abaixo mostra essa idealizao. Nela, a velocidade angular do pinho e a velocidade angular da coroa.

Fig. 8 Idealizao da transmisso como cilindros em contato

Como a transmisso feita pelo contato entre os dentes, necessrio definir um perfil para os dentes que permita que a relao entre as velocidades angulares ( ) seja constante durante o funcionamento. A relao de velocidades pode ser dada pela equao:

Essa relao o inverso da relao entre os dimetros, ou seja, a coroa sempre trabalha com menor rotao. Diversos perfis atendem a restrio de que a relao entre as velocidades angulares seja constante. No entanto, apenas um deles tem aplicao universal e relevante para o nosso estudo, que o chamado perfil envolvental. Quando os perfis de dente so projetados para produzir um razo de velocidade angular constante durante o engrenamento, diz-se que o mesmo tem ao conjugada. Uma razo de velocidades angulares constantes requer uma razo de raios primitivos constante. As linhas de ao de cada ponto de contato instantneo devem passar pelo mesmo ponto fixo ( ).

Elementos de Mquina Engrenagens Cilndricas

Pgina 8

Fig. 9 Idealizao da transmisso utilizando perfis envolventes

O ngulo chamado de ngulo de presso ou de ao; o ponto de contato entre os cilindros chamado de ponto primitivo ; a reta chamada de linha de ao ou de foras; a relao entre os raios de cada circunferncia de base e de sua circunferncia primitiva correspondente o . O perfil envolvente caracterizado pela curva envolvente que pode ser obtida pelo desenrolar de um fio em torno de um cilindro, como em um carretel. Vantagens dos perfis envolventes: Fabricao fcil por conta dos perfis dos dentes apresentarem uma nica curvatura; O engrenamento continua correto mesmo quando a distancia entre eixos aumenta ou diminui causa do desgaste ou deslocamento dos mancais ou das deformaes dos elementos de transmisso; O ngulo de presso se mantm constante durante todo o engrenamento; Os dentes apresentam uma base mais robusta que as cicloidais de mesmo mdulo.

Desvantagens: Sendo os perfis dos dentes constitudos por uma nica curva convexa, a superfcie de contato ser limitada a uma faixa muito estreita e, consequentemente, as presses sero elevadas, o que acarreta um rpido desgaste se estiver em um continuo movimento. OBS.: Devido a isso e ao fato dos dentes possurem uma base robusta, as engrenagens envolventes so mais empregadas como engrenagens de FORA. Alm dos perfis envolventes, podemos ter tambm perfis cicloidais. A ciclide ainda usada como forma de dente em alguns relgios de pulso e de parede.

Elementos de Mquina Engrenagens Cilndricas

Pgina 9

Fig. 10 - Engrenamento externo com perfil cicloidal

Fig. 11 - Engrenamento externo com perfil envolvente

Interferncia entre duas engrenagens existe quando o contato entre os dentes ocorre fora do perfil gerado. A interferncia deve ser evitada no dimensionamento de engrenagens. Para evitar interferncia devem ser determinados os nmeros mnimos de dentes: O nmero mnimo de dentes que um pinho pode ter ( ) para evitar interferncia :

para engrenagens normais e para engrenagens rebaixadas;

Relao do nmero de dentes do pinho e da coroa. Exemplo: O nmero mnimo de dentes

. Assim,

um pinho de 16 dentes poder se acoplar com uma coroa de 64 dentes sem que haja interferncia.

O nmero mximo de dentes ( que uma coroa pode se acoplar com um pinho com nmero de dentes igual a sem que haja interferncia :

Exemplo: Para um pinho com 13 dentes, . Para este pinho, o nmero mximo de dentes que a coroa pode ter sem que haja interferncia so 16 dentes.

Elementos de Mquina Engrenagens Cilndricas

Pgina 10

3.5. Anlise de foras em dentes de engrenagens A primeira definio necessria ao projeto de um sistema de reduo a carga que se deseja transmitir. Essa definio permite estimar a potncia necessria para a fonte (motor, turbina, etc) e, em muitos casos a prpria fonte. Surgem ento questes bsicas de projeto, tais como: dada a rotao de entrada e sada do redutor, quantos pares de engrenagens devo usar? Definido o nmero de pares, qual a relao de reduo que devo utilizar em cada par? Engrenagens cilndricas de dentes retos normalmente so empregadas com relaes de reduo de at trs por par. sempre importante lembrar que a potncia dissipada pelo atrito aumenta proporcionalmente ao nmero de pares em contato em uma reduo. O calor gerado dessa perda deve ser retirado do sistema, sob pena de que um aumento significativo na temperatura comprometa o lubrificante e causa falhas prematuras. Agora vamos analisar as foras atuantes no dente de engrenagem: Eixos e rvores: a, b, c, ... Engrenagens: 1, 2, 3... Exemplos:

A direo e superescritos: Exemplo:

tipo de foras atuantes sero indicados pelas Direo; = tangencial; = radial; = axial.

letras

em

As foras atuantes em um par de engrenagens cilndricas retas esto mostradas na figura 12. As engrenagens transmitem fora ao longo da linha de ao, que forma o ngulo mostrado.

Fig. 12 Foras em engrenagens cilndricas retas.

Elementos de Mquina Engrenagens Cilndricas

Pgina 11

As foras atuantes nas engrenagens podem ser decompostas nas direes radiais ) e tangenciais ( ) como mostrado na figura 13:

Fig. 13 Foras tangencial e radial em engrenagens cilndricas retas.

Observe que somente a componente tangencial transmite potncia (Fora til). A componente radial tende a separar as rvores. Fazendo , o torque transmitido ( ) pelas engrenagens pode ser calculado por:

A potncia transmitida (H) pode ser calculada pela equao:

Onde velocidade tangencial da engrenagem, sendo angular da engrenagem. 3.6. Anlise e tenses em dentes de engrenagens

= velocidade

Engrenagens podem falhar basicamente por dois tipos de solicitao: a que ocorre no contato, devido tenso normal, e a que ocorre no p do dente, devido a flexo causada pela carga transmitida. A fadiga no p do dente causa a quebra do dente, o que no comum em conjuntos de transmisso bem projetados. Geralmente, a falha que ocorre primeiro a por fadiga de contato. A figura 14 mostra um modelo por elementos finitos das tenses no contato. A parte que tende ao vermelho mostra as maiores tenses em magnitude (Von Mises) e a parte em azul as menores. Esse modelo corresponde exatamente ao resultado obtido por outras tcnicas, como a fotoelasticidade, e mostra as tenses que levam s falhas citadas.

Elementos de Mquina Engrenagens Cilndricas

Pgina 12

Fig. 14 Modelagem Numrica das tenses nos dentes de engrenagens cilndricas retas.

A figura 15 mostra duas engrenagens com falha por fadiga de contato. Esse tipo de falha pode ser avaliada pelo que convencionou-se chamar de critrio de durabilidade superficial. A figura da esquerda mostra o estgio inicial da falha. Esses pequenos sulcos, chamados pites segundo nomenclatura brasileira recente, so formados na regio prximo a linha primitiva do dente, que definida pelo dimetro primitivo. Surgem nessa regio porque a velocidade de deslizamento entre os dentes anula-se no ponto primitivo.

Fig. 15 Falha por fadiga de contato em dentes de engrenagens cilndricas de dentes retos.

Para entendermos a questo do deslizamento entre os dentes, consideremos a figura 14, e supomos que as engrenagens estejam trabalhando com o pinho (superior) movendo a coroa, da esquerda para a direita, lentamente. Quando os dentes entram em contato, fcil notar que existe uma compresso na direo radial devido ao deslizamento. Quando os dentes esto deixando o contato, a tenso se inverte e passa a trao na direo radial. Como os elementos so rgidos, existe um pequeno deslizamento entre as superfcies dos dentes, tanto na entrada quanto na sada dos dentes em contato. Como existe a inverso no sentido do deslizamento, existe um ponto no qual esse deslizamento ser zero e isso ocorre quando o contato na linha primitiva. J que o lubrificante depende Elementos de Mquina Engrenagens Cilndricas Pgina 13

do movimento relativo entre as superfcies para atuar (efeito elasto-hidrodinmico), nessa regio a separao dos elementos em contato no adequada. Por isso, os pites ocorrem ao longo dessa linha. A figura 15 ainda mostra o mesmo tipo de falha aps a progresso. Nesse caso, a falha de fadiga por contato aumenta de tamanho e partes maiores so arrancadas da superfcie. O termo em ingls para o que acorre "Spalling", cuja melhor traduo para o portugus cavitao, o que no descreve adequadamente o fenmeno. 3.7. Anlise das tenses de flexo no p do dente As tenses no p do dente podem ser de trao ou compresso. A figura 16 mostra que, para a fora aplicada, a tenso ser de trao no filete da direita e de compresso no da esquerda.

Fig. 16 Esquema de foras em engrenagens cilndricas de dentes retos.

O modelo atual para avaliao das tenses no p do dente baseia-se nos estudos de Lewis (1892), que props um modelo simplificado considerando a carga aplicada na ponta do dente, com distribuio uniforme na largura do denteado, sem concentrao de tenses, desprezando a carga radial e as foras de deslizamento. Com base na proposio de Lewis, a Associao Americana de Fabricantes de Engrenagens (AGMA), sugere a equao 11 para o clculo das tenses no p do dente:

Nessa equao, a varivel o fator geomtrico. Esse fator pode ser determinado a partir do grfico mostrado na figura 17, para ngulo de presso de . A curva inferior deve ser utilizada quando a razo de contato for pequena ou quando se deseja projetar com maior segurana, mas de forma no otimizada. As curvas superiores dependem do nmero de dentes da engrenagem conjugada e levam em considerao a distribuio das cargas quando so utilizadas as dimenses recomendadas para a cabea e p do dente.

Elementos de Mquina Engrenagens Cilndricas

Pgina 14

Fig. 17 Fator geomtrico J para clculo das tenses no p do dente.

O fator de impacto ou de velocidades aplicado para levar em considerao o efeito das tolerncias de fabricao nos choques sofridos pelos dentes devidos s diferenas dimensionais. Assim, depende da forma de fabricar e do tipo de ferramenta. A figura 18 d o valor desse fator para condies usuais de aplicao e velocidade. Esta ltima levada em conta porque influencia na energia dissipada no choque.

Fig. 18 Fator de impacto

para o clculo das tenses no p do dente.

O fator de sobrecarga leva em conta os choques decorrentes da fonte de acionamento (motor) e da carga. Para a maioria dos casos suficiente classificar os

Elementos de Mquina Engrenagens Cilndricas

Pgina 15

choques em pequenos, mdios ou intensos. A tabela 2 mostra os valores recomendados para cada uma das situaes. O fator de correo para a preciso da montagem utilizado para incluir o efeito de alinhamento ou outras condies do arranjo que no permitam o contato em toda a extenso da largura do denteado. Os valores recomendados so dados na tabela 3. Choques Gerados pela Carga Fonte de Potncia Uniformes Leves Mdios Uniformes 1,00 1,25 1,50 Moderados 1,25 1,50 1,75
.

Intensos 1,75 2,00 2,25

Tabela 2 Fator de correo para sobrecarga devido aos choques

Largura da Face (mm) Caractersticas da montagem e do dispositivo. Montagens precisas, pequena folga nos mancais, deflexes mnimas e engrenagens de preciso. Montagens no to cuidadosas, engrenagens com fabricao no to precisas, contato ao longo de toda a largura do dente. Montagem e preciso de forma a que no haja contato ao longo de toda a largura do dente. 0 a 50,8 1,3 At 152 1,4 At 228 1,5 At 407 1,8

1,6

1,7

1,8

2,2

Acima de 2,2

Tabela 3 Fator de correo para preciso de montagem

3.8. Anlise das tenses devidas ao contato entre os dentes As teorias de contato so baseadas principalmente nos estudos de Hertz publicados em 1881. Hertz calculou a distribuio de tenses em slidos elsticos de dimenses simples. O clculo das tenses nos dentes de engrenagens baseado em seu modelo para cilindros em contato. Os problemas no contato no se limitam s tenses. De fato, se os dentes estiverem deslizando sob elevada presso, poder haver transferncia de material entre eles ("scoring"). Alm disso, a presena de partculas estranhas no lubrificante, ou vindas do Elementos de Mquina Engrenagens Cilndricas Pgina 16

prprio desgaste do material ou geradas pela contaminao, pode causar abraso nas superfcies. Os sulcos causados pela abraso podem modificar significativamente a estabilidade da lubrificao e intensificar o problema. Para a abraso, a filtragem do leo durante o trabalho resolve o problema na maior parte das vezes. Para evitar a transferncia de material um lubrificante com a viscosidade adequada a melhor soluo. Para os problemas de pite, somente o projeto adequado e uma manuteno criteriosa podem resolver. A equao para o clculo das tenses superficiais no contato, baseada nos estudos de Hertz e modificadas por Buckingham, mostrada a seguir. Nessa equao, os coeficientes so os mesmos apresentados anteriormente. O valor da constante geomtrica dado na equao 13. O coeficiente elstico depende dos materiais em contato e dado na tabela 4. As demais variveis foram definidas anteriormente.

Material da Coroa Material do Pinho Bronze (E=121GPa) 162 149 Bronze (E=110Gpa) 158 145

Ao 191 166

Ferro Fundido 166 149

Ao Ferro Fundido

Tabela 4 Valores para o coeficiente elstico

Elementos de Mquina Engrenagens Cilndricas

Pgina 17

4. Engrenagens Cilndricas de dentes Helicoidais


4.1. Introduo Engrenagens cilndricas de dentes inclinados, ou helicoidais, so construdas com dentes que no so alinhados com a direo axial dos elementos de transmisso. So utilizadas quando necessrio construir redues que ocupem menor espao axial e que gerem menor rudo. A primeira caracterstica vem do fato de que a largura efetiva dos dentes maior do que a de engrenagens cilndricas de dentes retos e a segunda devida ao engrenamento gradual dos dentes. Os dentes helicoidais so paralelos entre si, mas obliquo em relao ao eixo de engrenagem. J os dentes retos so paralelos entre si e paralelos ao eixo de engrenagem. Ambos servem para transmitir rotao entre eixos paralelos, sendo a de dentes helicoidais transmissora tambm de rotao entre eixos reversos. Elas funcionam mais suavemente que as engrenagens cilndricas de dentes retos e, por isso, o rudo menor.

A figura 1 mostra um conjunto de reduo com esse tipo de engrenamento. As engrenagens tm os dentes inclinados em sentido oposto uma da outra, para permitir o engrenamento sem que os dentes se cruzem. Se imaginarmos o conjunto em movimento, fcil observar o engrenamento gradual. Considere a engrenagem da direita movendo a da esquerda: a parte do dente mais prxima da face frontal das engrenagens entra em contato primeiro e o restante do dente vai gradualmente entrando em contato com o resto do dente conjugado. Tambm possvel observar que o rolamento entre os dentes ocorre num plano inclinado em relao face do conjunto. Assim, o perfil evolvente deve ser gerado em torno de um cilindro que tambm est inclinado em relao aos eixos das engrenagens.

Elementos de Mquina Engrenagens Cilndricas

Pgina 18

Figura 1. Engrenagens Cilndricas de Dentes Inclinados (Helicoidais)

Engrenagens de dentes inclinados geram esforos axiais, j que o contato ocorre em um plano inclinado em relao ao eixo dos elementos. Para suportar esses esforos deve-se prever a utilizao de mancais de escora ou mancais radiais, como os rolamentos de contato angular. Uma providncia de projeto bastante comum a montagem de uma reduo com dois pares de engrenagens, cada conjunto gerando esforos axiais em uma direo. Com engrenagens semelhantes, os esforos axiais resultantes sero mnimos. A figura 2 mostra esse tipo de montagem.

Figura 2. Montagem de um Par de Engrenagens Helicoidais para evitar Esforo Axial

Um esquema dos dentes e das variveis envolvidas no estudo das engrenagens helicoidais mostrado na figura 3. Nessa figura, o ngulo de hlice, que define a inclinao dos dentes em relao ao eixo das engrenagens; p o passo; pn o passo normal ou ortogonal; pa o passo axial e b a largura da engrenagem. A varivel b, no mostrada, utilizada para a largura efetiva dos dentes, que em engrenagens helicoidais depende do ngulo de hlice.

Elementos de Mquina Engrenagens Cilndricas

Pgina 19

Figura 3. Vista Superior de uma Engrenagem Helicoidal mostrando as designaes mais importantes

A figura 3 tambm mostra os planos RR e NN. O primeiro o plano perpendicular ao eixo da engrenagem e o segundo perpendicular aos dentes. A viso dos dentes em cada plano diferente. A figura 4 mostra os dentes em ambos os planos. Nessa figura, n o ngulo de presso normal ou ortogonal e o ngulo de presso. Pode-se notar que os ngulos so diferentes. O ngulo normal o que realmente est no plano de rolamento e normalizado. Embora o perfil dos dentes deva ser evolvental nesse plano, dificuldades de fabricao impedem que isso ocorra. Pequenas diferenas so levadas em conta no dimensionamento atravs da modificao dos fatores geomtricos.

Figura 4. Visualizao dos Dentes de Engrenagens Helicoidais. esquerda, corte no Plano NN da figura 3; direita, corte no Plano RR

Com as figuras 3 e 4 possvel descrever as relaes entre as diversas variveis. Assim, o passo normal pode ser calculado por: Pn=P.cos O ngulo de presso normal dado por:

E o mdulo normal, que diretamente proporcional ao passo normal, dado por: Mn=M cos

4.2. Anlise de Foras em Engrenagens Helicoidais Conforme j mencionado, o contato entre os dentes ocorre no plano inclinado NN. Assim, a fora de contato F, que normal superfcie de ambos os dentes, tambm deve estar nesse plano. Devido essa inclinao, trs componentes de fora so geradas. As componentes radial (Fr) e axial (Fa) no causam torque nos eixos de transmisso. A primeira causa flexo e a segunda apenas tenso axial. Embora sejam importantes no dimensionamento da transmisso com um todo (eixos, engrenagens, selos, mancais, ...) aparecem apenas indiretamente nos clculos das tenses nos dentes. De fato, uma vez que os ngulos de hlice e presso para um conjunto de reduo so fixos e definem a Elementos de Mquina Engrenagens Cilndricas Pgina 20

relao entre as foras, o efeito de cada uma pode ser includo na fora tangencial ( Ft), que a que define o torque que est sendo transmitido. A figura 5 permite determinar as relaes entre as foras. Nessa figura mostrada uma vista superior da engrenagem helicoidal e os dentes nos planos RR e NN.

Figura 5. Esquema para a determinao das relaes entre as Foras em Engrenagens Helicoidais

A fora tangencial pode ser obtida a partir dos dados de entrada do problema. Normalmente esses dados so a potncia (ou torque) e a rotao da fonte de acionamento (motor). Para calcular a fora necessrio que se conhea o raio da engrenagem, que no est disponvel no incio de um projeto. Uma estimativa inicial do raio pode ser obtida levando-se em conta as recomendaes de projeto descritas na apostila para engrenagens cilndricas de dentes retos, que relacionam a distncia entre centros e a reduo desejada com as dimenses. Supondo o raio conhecido, pode-se obter a velocidade e, com a potncia, calcular a fora tangencial conforme a equao:

A figura 5 mostra que a relao entre Ft e Fr dada por:

Elementos de Mquina Engrenagens Cilndricas

Pgina 21

A fora axial Fa, gerada pela inclinao dos dentes e pelo contato no plano inclinado, depende do ngulo de hlice conforme a equao 5. A relao mostrada nessa equao, pode ser vista no esquema de foras no centro da figura. Nesse esquema tambm pode ser vista a fora que causa flexo no p do dente, cujo smbolo Fb e cuja relao com a fora tangencial mostrada na equao 7.

A fora no contato entre os dentes composta das componentes axial, tangencial e radial e pode ser obtida por:

4.3. Tenses e Resistncia em Engrenagens Helicoidais Da mesma forma que para engrenagens cilndricas de dentes retos, as tenses relevantes para o dimensionamento dos dentes so geradas pela fora a ser transmitida. A figura 6 mostra um modelo foto-elstico de um dente em pexiglass em contato com outro de um material metlico. Por essa tcnica possvel visualizar as linhas de deformao (ou tenso) geradas pelos esforos. A diminuio do espaamento dessas linhas significa uma maior concentrao de tenses. Observando a figura possvel identificar a raiz do dente e o ponto de contato entre os dentes como os pontos de maior tenso, conforme j visto no estudo de engrenagens de dentes retos.

Figura 6 - Modelo Foto-elstico da Distribuio de Tenses em Dentes de Engrenagens

4.4. Tenses e Resistncia na Raiz do Dente A equao 9 mostra o clculo das tenses no p do dente em engrenagens helicoidais, conforme recomendado pela Associao Americana dos Fabricantes de Engrenagens (AGMA), rgo regulador nessa matria na Amrica do Norte. Consiste Elementos de Mquina Engrenagens Cilndricas Pgina 22

basicamente na mesma equao apresentada para dentes retos e, portanto, valem as mesmas consideraes, a menos de duas pequenas modificaes. Engrenagens Helicoidais, devido ao formato dos dentes, no so to sensveis ao desalinhamento, principalmente se houver uma sobreposio de dentes em contato, isto , mais de um dente estiver em contato em cada momento, o que o esperado. Assim, o fator que leva em considerao a montagem, Km, no precisa ter os valores recomendados pela tabela 2 do texto sobre engrenagens cilndricas de dentes retos. A AGMA recomenda um valor 7 % menor, ou seja, recomenda a incluso de um multiplicador de valor 0,93 na equao.

Uma segunda diferena leva em considerao o fato de que o perfil dos dentes no plano ortogonal no exatamente evolvental. O fator J para engrenagens helicoidais inclui essa diferena. Esse fator obtido do grfico da figura 7 para uma engrenagem cuja conjugada tenha 75 dentes. Para engrenagens cuja conjugada tenha qualquer outro nmero de dentes, a figura 8 mostra o fator de correo que deve ser utilizado. Os dados de entrada na figura 7 so o nmero de dentes na engrenagem onde se quer conhecer a tenso e o ngulo de hlice. Para a figura 8 necessrio utilizar tambm o nmero de dentes da engrenagem conjugada.

Figura 7 - Fator Geomtrico J para Engrenagens Helicoidas com Conjugada de 75 dentes

Elementos de Mquina Engrenagens Cilndricas

Pgina 23

A resistncia flexo no p do dente calculada exatamente da mesma maneira que para engrenagens de dentes retos. A equao 5 da apostila que trata desse tipo de engrenagem repetida aqui, na equao 10. Todos os fatores e variveis esto descritos na apostila citada.

4.5. Tenses e Resistncia no Contato entre os Dentes As tenses no contato entre os dentes de engrenagens helicoidais tambm so calculadas basicamente da mesma forma que para dentes retos. Novamente, a recomendao da AGMA para o fator montagem deve ser includa. Uma segunda recomendao leva em considerao o nmero mdio de dentes em contato, representado pelo valor CR na equao. O valor de CR chamado tambm de razo de contato e pode ser calculado pela equao 11.

O termo rij na equao anterior representa um raio: quando i substitudo por a, representa o raio da cabea do dente; quando i substitudo por b, representa o raio de base; quando j substitudo por p, representa o pinho; quando j substitudo por c, representa a coroa. Assim, rap o raio da cabea do dente do pinho, e assim por diante. O termo C a distncia entre centros, ou a soma dos raios primitivos dos dois elementos. O passo da base pb dado pela equao 12.

No clculo da tenso no contato tambm deve ser includa a largura real b, j que o contato ocorre no plano normal, ao longo de toda a largura. Essa largura pode ser calculada dividindo a largura do denteado b pelo cosseno do ngulo de hlice. Assim, a equao para o clculo da tenso fica:

Da mesma forma que para as tenses na raiz do dente, no h modificao para a forma de calcular a resistncia fadiga no contato. A equao 8 da apostila de engrenagens cilndricas de dentes retos repetida abaixo para facilitar o uso desta apostila. Os fatores multiplicadores foram definidos na apostila citada.

Elementos de Mquina Engrenagens Cilndricas

Pgina 24

4.6. Consideraes Finais Engrenagens helicoidais so as mais utilizadas na construo de caixas de cmbio automotivas e redutores industriais atualmente. O custo total um pouco mais elevado suplantado pela sua simplicidade de fabricao e pelas vantagens sobre as de dentes retos. Algumas caractersticas de suas variveis principais devem ser ressaltadas: O ngulo de presso normalizado o ngulo normal ngulo. O valor do primeiro , normalmente, 20. n e no o

O mdulo normal mn tambm deve seguir os valores recomendados para o mdulo m, conforme a apostila de engrenagens de dentes retos, embora seja possvel encontrar uma grande quantidade de conjuntos de reduo no normalizados. Da mesma forma que para engrenagens de dentes retos, sempre recomendvel procurar valores reais para as resistncias ao invs de usar as estimativas propostas nas equaes 10 e 13. O ngulo de hlice, embora possa ter valor de at 30, assume muito comumente o valor de 15.

Elementos de Mquina Engrenagens Cilndricas

Pgina 25

Bibliografia
1. Antunes, Auteliano dos Santos Jnior. Apostila Engrenagens Cilndricas de Dentes Retos. 1 ed. Campinas: Unicamp, 2002. 25p. 2. Antunes, Auteliano dos Santos Jnior. Apostila Engrenagens Cilndricas Helicoidais. 1 ed. Campinas: Unicamp, 2002. 10p. 3. Shigley, Joseph Edward. Elementos de Mquinas 2. 3 Ed. Rio de Janeiro: LTC Livros tcnicos e Cientficos Editora S.A., 1984. 699p. 4. ABNT, NBR 6684, Engrenagens cilndricas (dentes retos e helicoidais). Julho 1981. 21p. 5. ABNT, NBR 6174, Definies gerais de engrenagens (terminologia). Dezembro 1980. 13p. 6. ftp://www.demec.ufmg.br/ema100/Engrenagens%20%20Conceitos%20B%E1sicos.pdf 7. Protec. Desenhista de Mquinas. 46 Ed. So Paulo: Editora F. Provenza. 1991.

Elementos de Mquina Engrenagens Cilndricas

Pgina 26

Vous aimerez peut-être aussi