Vous êtes sur la page 1sur 9

DINMICA: CARTES E BALES Nmero de participantes: at 40 participantes Tempo de durao: 45 minutos Objetivos: Geral: Favorecer a apresentao do grupo Especfico:

A partir de um estmulo verbal, promover a descontrao dos membros do grupo e sua conseqente apresentao. Material: bolas de sopro (coloridas); cartes coloridos; lpis hidrocor e papel ofcio. Desenvolvim ento: 1-Enumerar uma srie de cartes coloridos e no seu verso escrever a seguinte ordem: Estoure uma bola da cor do seu carto 2-Encher as bolas coloridas e introduzir em cada uma delas papis chaves contendo frases pitorescas, alusivas apresentao dos membros do grupo. 3-Dispor as bolas no centro da sala. 4-Formar um crculo em volta das bolas coloridas. 5-Dispor os cartes coloridos em uma mesa e solicitar aos participantes que escolham cada um o seu carto. 6-Convidar o portador do carto de nmero 1 para que, no centro do crculo estoure uma bola da mesma cor do seu carto de acordo com a ordem expressa no verso.

7-Estourada a bola, o papel chave que estava no seu interior dever ser lido em voz alta e atendida sua solicitao. 8-O procedimento continua com a pessoa do carto de nmero 2, e continua at que todos tenham se apresentado. Sugestes para as frases: - Como devemos chamar voc? - Escolha algum do grupo e apresente-se formalmente a essa pessoa. - Qual sua expectativa com relao a esse curso? - O que voc espera receber deste grupo? Etc... 9 DINMICA: Encontro MATERIAL: Gravador. CD com msica suave. Textos (formando pares idnticos) selecionados das Sagradas Escrituras. OBJETIVO: Abertura dos trabalhos. Promover a Integrao entre os participantes. Criar um clima espiritual e amoroso. DESENVOLVIMENTO: 1- Grupo em crculo, sentados. Colocar uma msica harmonizante de fundo. O Facilitador distribui os textos, tendo o cuidado de verificar que vai ser possvel formar pares. 2- O Facilitador explica que, dois a dois, os participantes receberam

textos idnticos e que devem caminhar pela sala buscando encontrar o seu par, ou seja, aquela pessoa que tem o texto igual ao seu. 3- Aps terem sido encontrados os pares, ser dado um tempo de 5 minutos para que conversem aos pares trocando informaes, tais como: nome; de onde veio; a que instituio pertence; que coisas mais gosta de fazer; o que espera do encontro. 4- Feito isso, o facilitador escolhe um participante que iniciar as apresentaes, apresentando seu par ao grupo. Na apresentao, seguir o modelo: Amigos, tenho o prazer de lhes apresentar........................, que uma pessoa (dizer uma qualidade que identificou na pessoa) e continuar a apresentao. 5- A apresentao continua com cada dupla apresentando-se um ao outro, at que todos tenham sido apresentados. 6- Avaliao: solicitar aos participantes que expressem seus comentrios sobre a dinmica. O que acharam da dinmica, seus objetivos, etc. 10 DINMICA: CARTAZ MATERIAL:Papel e lpis (podem ser lpis coloridos) OBJETIVO:Favorecer a desinibio; aprofundar o conhecimento entre os membros do grupo; DESENVOLVIMENTO: 1- Distribuir papel e lpis para cada participante do grupo, que estar posicionado em crculo.

2- Orientar que cada pessoa dever fazer um desenho qualquer desenho que represente algo de si. No importa que no se saiba desenhar; deve ser bastante espontneo. 3- Marcar um tempo de dez minutos para cada um confeccionar o seu cartaz. 4- Uma vez concludos os cartazes, cada pessoa deve sair do seu lugar, mostrar o cartaz, de forma visvel, aos demais membros do grupo e proceder a sua apresentao: nome e explicao do desenho e sua expectativa com relao ao curso. 5- Plenria: Ao final, o facilitador d oportunidade para quem quiser fazer mais alguma referncia a algum acerca de sua apresentao. Cada um tambm fica livre para expressar o que achou da dinmica. Se sentiu alguma dificuldade, por que? Qual foi o objetivo da dinmica? 11 DINMICA: Expectativas e Metas MATERIAL: Fundo musical calmo e relaxante. OBJETIVO: Ajudar o facilitador a trabalhar mais realisticamente as expectativas do grupo; aliviar tenses do primeiro contato grupal. DESENVOLVIMENTO: 1- Aps se apresentar, o facilitador ped e que cada participante faa o mesmo: - dizendo o nome que gostaria de ser chamado; - quais as suas expectativas em relao ao curso; - que metas pretende atingir na companhia do grupo; - e, ao trmino do curso, o que espera ter aprendido e o que pretende fazer, etc

12 DINMICA: Este Sou Eu MATERIAL: Uma tira de papel bem larga para cada participante. Lpis de cor, hidrocor, giz de cera, etc. OBJETIVO: Propiciar uma apresentao dos membros do grupo. Integrao. Propiciar clima de descontrao e maior conhecimento entre os participantes. DESENVOLVIMENTO: 1- O Facilitador distribui as tiras de papel para os participantes solicitando que escrevam no centro do papel o seu nome de forma bem legvel. 2- Aps cada participante ter escrito o nome, solicitar que desenhe na parte superior direita um smbolo que o represente. 3- Feito isso, solicitar que cada participante escreva na parte superior esquerda uma qualidade sua ou uma qualidade que ele mais admira nas pessoas. 4- Solicitar que cada participante escreva na parte inferior direita o que mais gosta de fazer. 5- E na parte inferior esquerda um lugar onde gostaria de estar. 3- Aps todos terminarem, o facilitador pede a cada participante que apresente ao grupo o que registrou em sua tira de papel: seu nome, smbolo, qualidade, o que mais gosta de fazer, onde gostaria de estar. 4- Comentrios dos participantes sobre a dinmica. 13 DINMICA: A RVORE Objetivos: Conhecimento, apresentao e integrao do grupo.

Material: uma folha de papel em branco para cada participante. Lpis, caneta ou pincel. Desenvolvimento: Cada participante recebe uma folha de papel. O facilitador motiva para que acompanhem o processo do desenho e faam por etapas, conforme vai indicando: a)Desenhe a raiz de uma rvore e coloque a a data de seu nascimento, o nome de pessoas que marcaram seu passado, acontecimentos marcantes dos primeiros anos de vida. b)Desenhe o tronco da rvore e nele anote o que faz sempre (em que gasta a vida), a motivao que lhe faz crescer. c)Desenhe folhas, flores e frutos e neles escreva suas esperanas, sonhos. d)D nome rvore e escolha outra rvore (colega) com quem ir partilhar o que escreveu, ou seja a sua rvore (seu eu). e)Depois, quem quiser pode partilhar a experincia em plenria. f)Avaliar a dinmica, partilhar os sentimentos e as descobertas. 14 DINMICA: CRCULO MGICO MATERIAL:Gravador. CD com msica suave. Bales de gs, cheios, com mensagens dentro, e pendurados pela sala. OBJETIVO: Abertura dos trabalhos. Promover a Integrao entre os participantes. Criar um clima espiritual e amoroso. DESENVOLVIMENTO:

1- Introduo: A forma circular vem nos acompanhando ao longo da histria, nas rodas cantadas, na forma da lua cheia, do sol, da terra e da bola. No Crculo enxergamos a todos, ficamos no mesmo plano, podemos olhar aqueles que esto perto de ns e os mais distantes. No h o primeiro, nem o ltimo. Nele somos todos iguais. Quando entramos no Crculo no estamos disputando liderana. Estamos confiando nos amigos. 2- O Facilitador convida todos os participantes a formarem um grande crculo. 3- Facilitador: A mo direita simboliza nossa capacidade de ajudar. Deve estar por cima da mo esquerda do colega. A mo esquerda recebendo a direita do outro simboliza nossa necessidade de troca, de receber. Ao mesmo tempo que podemos ajudar, precisamos receber ajuda. Nenhum de ns to forte para somente ajudar ou to fraco que somente receba ajuda. A sinergia est no equilbrio entre pedir, dar e receber colaborao. 4- Facilitador: vamos estar quase sempre em um grande crculo (nas plenrias); ou em crculos menores (nos grupos de estudo). Desta forma podemos trabalhar com mais qualidade, enxergando a todos e tendo oportunidades iguais de participao. 5- Facilitador: Para facilitar o contato com o momento inicial de nossas atividades e obter a concentrao no aqui e agora, convidamos o grupo para ouvir uma msica, ouvir com o corao, sentindo o momento, podendo os integrantes do grupo fechar os olhos para uma melhor concentrao (sugesto: Bolero de Ravel) 6- Em seguida cada participante escolhe um balo, estoura, retira e l a mensagem que estava dentro do balo para o grupo. Sugestes de mensagens: 1- Somos todos iguais 2- Expulsemos do Crculo a desmotivao, a competio, o

autoritarismo, as foras negativas. 3- No perderemos de vista nossa fora e nossa unio, etc. 15 DINMICA: CARROSSEL MUSICAL MATERIAL:Gravador. CD com msicas bem animadas. OBJETIVO: Integrao. Promover maior conhecimento de si e do grupo. Abertura dos trabalhos. DESENVOLVIMENTO: 1- Participantes de p. Formar dois Crculos com os participantes, com o mesmo nmero de pessoas em cada Crculo, um Crculo dentro do outro. O Crculo de dentro da roda, fica voltado para fora de modo a formar duplas, frente a frente. 2- O facilitador coloca a msica, solicitando que ambos os Crculos girem para o lado direito, danando no ritmo da msica. 3- Quando o facilitador para a msica, o grupo deve parar onde estiver, procurando posicionar-se frente a frente, formando pares. Cada par deve dar- se as mos, dizer o seu nome para o seu par, e responder a pergunta feita pelo facilitador (um falar para o outro a resposta). 4- O facilitador coloca novamente uma msica e solicita que os Crculos tornem a girar. Quando o facilitador para a msica, repete-se o procedimento anterior, cada um vai se posicionar na frente de uma pessoa, formando um nova par, dizer o nome e responder um ao outro a pergunta feita pelo facilitador.

5- Repetir o mesmo procedimento vrias vezes, sempre mudando a msica e com perguntas diferentes. Exemplos de perguntas: O que mais me deixa feliz ... O que eu mais admiro nas pessoas ... O que eu mais gosto em mim mesmo ... Amigo verdadeiro para mim aquele que ... A coisa mais importante para mim ... O que eu mais gosto de fazer ... A minha diverso favorita ...

p.

Vous aimerez peut-être aussi