Vous êtes sur la page 1sur 3

A PRESENA DO ALCOOL EM NOSSAS VIDAS

. LCOOL - ESTA PRESENTE EM VRIAS COISAS,BEBIDAS,O METANOL QUE USADO EM


SOLVENTES EM VARIAS INDSTRIAS, PRODUZIDO NO BRASIL COMO COMBUSTVEL DE CARROS A LCOOL E COMO ADITIVO DE GASOLINA...(ESSES SO ALGUNS) FENOL - A CARACTERSTICA MAIS IMPORTANTE DA MAIORIA DOS FENOIS QUE ELES APRESENTAM PROPRIEDADES ANTIBACTERIANA E FUNGICIDA. ALDEDO - METANAL PRINCIPAL ALDEIDO,QUANDO DISSOLVIDO EM AGUA,FORMA-SE UMA SOLUO CUJA CONCENTRAO PODE SER NO MXIMO DE 40 % EM MASSA,CONHECIDA POR FORMOL OU FORMALINA. CETONA - A PRINCIPAL CETONA CONCERTEZA A PROPANONA MAIS CONHECIDA COMO ACETONA, MUITO UTILIZADA COMO SOLVENTE DE TINTAS,VERNIZES E ESMALTES. TER - ETOXIETANO O PRINCIPAL TER E O MAIS COMUM,UTILIZADO COMO ANESTSICO,POIS RELAXA OS MUSCULOS,AFETANDO LIGEIRAMENTE A PRESSO ARTERIAL,A PULSAO E A RESPIRAO

LCOOL COMBUSTVEL
O lcool foi uma soluo brasileira como alternativa ao petrleo. O Prolcool, projeto criado pelo governo como incentivo produo deste combustvel, gerou incentivos fiscais que reduziram impostos para a compra de veculos movidos a lcool. O slogan do Prolcool ficou famoso: "Carro a lcool: um dia voc ainda vai ter um", mas o mercado do petrleo saiu da grande crise do final da dcada de 70 (incio dos anos 80) e o governo reviu seu projeto. O combustvel "nacional" e renovvel no recebeu mais o estmulo governamental e a indstria privada no o desenvolveu sem a mo do estado a gui-la. As vantagens dos carros movidos a lcool produzidos no Brasil acabaram diminuindo em virtude da reduo dos incentivos fiscais, que propiciavam preos menores em relao aos veculos movidos a gasolina. Os primeiros carros a lcool faziam com que seus motoristas os deixassem ligados durante um tempo, com o afogador acionado, para que ele esquentasse. Isto no mais necessrio para os carros mais modernos. Basta ligar o carro e sair sem forar muito do carro. Todos os componentes iro atingir as condies ideais de funcionamento. Combustvel ecologicamente correto, o lcool no afeta a camada de oznio e obtido de fonte renovvel. Como obtido a partir da cana-de-acar, ajuda na reduo do gs carbnico da atmosfera, atravs da fotossntese nos canaviais. Outras vantagens ambientais, ainda relacionadas fase de plantio/cultivo da cana-de-acar, so o aumento da umidade do ar e a reteno das guas da chuva Seguindo recomendaes especficas, pode ser misturado ao diesel e gasolina, como tambm pode ser utilizado sem aditivos, sem que com isso o motor sofra danos.

Alcoolismo
O alcoolismo o conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongado do lcool; entendido como o vcio de ingesto excessiva e regular de bebidas alcolicas, e todas as conseqncias decorrentes. O alcoolismo , portanto, um conjunto de diagnsticos. Dentro do alcoolismo existe a dependncia, a abstinncia, o abuso (uso excessivo, porm no continuado), intoxicao por lcool (embriaguez). Sndromes amnstica (perdas restritas de memria), demencial, alucinatria, delirante, de humor. Distrbios de ansiedade, sexuais, do sono e distrbios inespecficos. Por fim o delirium tremens, que pode ser fatal. Assim o alcoolismo um termo genrico que indica algum problema, mas medicamente para maior preciso, necessrio apontar qual ou quais distrbios esto presentes, pois geralmente h mais de um.

Danos sociais provocados por pessoas sob efeito do lcool


O artigo descreve as principais conseqncias negativas relatadas por pessoas que sofreram alguma pertubao decorrente do uso de lcool por terceiros. O estudo utilizou uma amostra nacional norte-americana constituda por 2170 adultos. Para avaliar as conseqncias negativas do uso de lcool sobre os outros, foi investigado se nos ltimos 12 meses os sujeitos experimentaram alguma das seguintes conseqncias: ter sido importunado ou assediado na rua ou local pblico; ter sido importunado ou assediado numa festa ou espao privado; ter sido agredido fisicamente; ter tido roupas ou outros pertences pessoais danificados; ter sido insultado; ter sido ameaado e ter sido impedido de dormir. Para cada item a pessoa respondeu "no", "sim", "uma ou duas vezes" e "sim, vrias vezes". Os resultados encontrados mostraram que as conseqncias mais severas (ter sido agredido fisicamente, ter tido roupas e outros pertences pessoais danificados) foram menos relatadas (3,1% e 4,8% respectivamente) do que tipos menos graves de conseqncias (ter sido impedido de dormir, referido por 21,2% da amostra). As outras quatro conseqncias (ter sido importunado ou assediado na rua ou local pblico; ter sido importunado ou assediado numa festa ou espao privado, ter sido insultado e ter sido ameaado) foram citadas por uma quantidade de pessoas entre os dois extremos relatados acima. A distribuio estatstica das pessoas que sofreram alguma conseqncia em decorrncia do uso de lcool pelos outros foi assimtrica. A maior parte dos respondentes reportou nunca ter sofrido nenhum tipo de conseqncias e uma pequena parcela relatou ter sofrido vrios tipos de conseqncias repetidamente. As caractersticas das vtimas foram: ser jovem, mulher, possuir educao superior, consumir maior quantidade de lcool durante um ano, apresentar episdios mais freqentes de intoxicao e beber mais freqentemente em locais pblicos.

Os autores enfatizaram que dentre estas caractersticas a que demonstrou maior impacto sobre o aumento do risco de ser vtima de violncia fsica e ter sido importunado ou assediado na rua ou local pblico foi a intoxicao freqente entre mulheres. Os pesquisadores concluram que as vtimas do uso de lcool pelos outros tendiam a beber tambm em excesso e serem mulheres.

Vous aimerez peut-être aussi