Vous êtes sur la page 1sur 6

A misso libertadora de Jesus "Jesus significa literalmente 'Deus salva', 'Deus liberta'.

A palavra salvar' em hebraico significa 'ter espao', 'dispor de lugar ', 'estar em amplitude', desenv olver-se sem impedimento', gozar de liberdade', ou seja, a salvao de Jesus signifi ca plena e total libertao." "Ela dar luz um filho e tu o chamars com o nome de Jesus, pois ele salvar o seu pov o dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor ha via dito pelo profeta: eis que a virgem conceber e dar luz um filho e o cha maro com o nome de Emanuel, o que traduzido significa: Deus est conosco!" (Mt 1.21-23) A salvao aqui anunciada no deve ser entendida s no sentido "espiritual", esta sem dv ida a primeira e principal. Mas no cntico de Maria, vimos que a salvao traria uma libertao ampla. Portanto o povo seria salvo social e espiritualmente. "Agiu com a fora de seu brao, dispensou os homens de corao orgulhoso. Deps poderosos de seus tronos, humildes exaltou. Cumulou de bens e famintos, e despediu os ricos de mos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrando de sua misericrdia." (Lc 1.51-54) O profeta Isaias anunciou algumas coisas que Salvador proporcionaria ao ser huma no. Como por exemplo: Transformaria a tristeza em alegria. A ordenar acerca dos tristes de Sio que s e lhes d glria em vez de cinza, leo de gozo em vez de tristeza Isaas 61:3 Transformaria a angstia em louvor .Vestes de louvor em vez de esprito angustiado Isaas 61:3 Ele edificaria e restituiria o que havia sido destrudo . E edificaro os luga res antigamente assolados, e restauraro os anteriormente destrudos, e renovaro as c idades assoladas, destrudas de gerao em gerao. Isaas 61:4 Transformaria a vergonha em honra.. Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honr a; Isaas 61:7

As pessoas neste mundo necessitavam de uma salvao ampla. Deus no poderia fi car indiferente tal situao. Assim como Ele ouviu o clamor do povo no Egito e o libertou, atravs do Moiss, agora Deus enviava Jesus, o novo Moiss, para fazer uma libertao mais ampla ainda, o qual abrangeria todas as etnias do mundo e tal salvao que Jesus veio trazer foi algo primeiramente espiritual, mas que agiria tanto no presente como para o futuro. Foi portanto, uma salvao essencialmente espiritual que deveria repercutir socialmente.

Jesus e o Evangelho O que vem a significar a palavra "Evangelho", da qual origina a expresso

"evangelizar"? A palavra "Evangelho" vem do termo grego evangelion. O seu signific ado no passado era a recompensa dada a quem trazia uma mensagem nova. Por extenso, veio a designar a mensagem propriamente dita, e depois o contedo da mensagem, a Boa Nova anunciada. Se a palavra "Evangelho" significa Boa Nova, qual foi a Boa Nova que Jesus tro uxe ao mundo? A Boa Nova foi o Reino de Deus! Jesus deixa claro que a sua Boa N ova era o Reino de Deus: "O tempo esta realizado e o Reino de Deus est prximo. Convertei-vos e crede no E vangelho ." (Mc 1.15) "Jesus percorria toda a Galilia, ensinando em suas sinagogas, preg ando o Evangelho do Reino e curando toda e qualquer doena ou enfermidade." (Mt 4.23) A Boa Nova, portanto, anunciar e concretizar o Reino de Deus na vida das pessoas e no mundo. "Portanto, o significado de Evangelho no Novo Testamento pod e ser explicado do seguinte modo: a Boa Nova de salvao divina que apareceu em Jesus Cristo; a Boa Nova que inaugurou uma nova dispensao. importante frisar que o Reino de Deus no deve ser entendido como algo futuro som ente. algo que comea aqui na terra. Jesus, ao criticar aos fariseus, mostrou que o Reino algo para o agora, no qual se pode entrar nele, no momento presente. "Ai de vs, escribas e fariseus, hipcritas! Porque fechais o Reino dos Cus diant e dos homens; pois vs no entrais, nem deixais entrar os que esto entrando." (Mt 23.13) Mateus, como um bom judeu, evita falar o nome de Deus, da falar em Reino dos Cus, em vez de Reino de Deus, como Lucas fala. Os dois, porm, tm o mesmo significado. Evangelizar, portanto, segundo Jesus, o ato de anunciar a salvao total do s er humano, o qual comea em seu interior e salta para fora, e assim tornar real o Reino de justia e paz na vida das pessoas e no mundo. Jesus o Messias, o Rei que veio instalar Seu Reino aqui na terra. Assim, no se pode f alar em evangelizao, sem que o Reino de Deus esteja presente.

Jesus e algumas maneiras como Ele levou as Boas Novas Uma das formas utilizadas foi a pregao do Evangelho como meio fundamental e princi pal para a converso das pessoas. E, depois que Joo foi entregue priso, veio Jesus para a Galilia, pregando o evangel

ho do reino de Deus, E dizendo: O tempo est cumprido, e o reino de Deus est prximo. Arrependei-vos, e cr ede no evangelho. Marcos 1:14-15 Desde ento comeou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque chegado o rein o dos cus. Mateus 4:17 E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia , pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele, Lucas 8:1 Outra maneira utilizada por Jesus para levar o Evangelho era atravs da cura. "Indo de aldeia em aldeia, anunciando a Boa Nova e operando c uras p or toda a parte." (Lc 9.6) Como Deus ungiu a Jesus de Nazar com o Esprito Santo e com virtude; o qual andou f azendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.(At os 10:3) Expulsando os demnios das pessoas. "Mas se pelo Esprito de Deus que eu expulso os demnios, ento, o Reino de Deus j chegou a vs." (Mt 12.28) "Ah! que queres conosco, Jesus nazareno? Vieste para arruinar-nos?Sei qu em tu s, o Santo de Deus." (Lc 4.34) A pregao estava integrada igualmente com outra parte da Boa Nova; O E nsino . "Partiu dali para ensinar e pregar nas cidades." (Mt 11.1) "Aconteceu que, certo dia, enquanto ensinava o povo no templo, anunciand o a Boa Nova... (Lc 20.1) "Vendo ele as multides, subiu ao monte. Ao sentar-se, aproximando-se dele os seus discpulos. E ps-se a falar e os, ensinava." (Mt 5.1-3)

O Evangelho de Joo e as Boas Novas Joo ao ser inspirado a escrever o Evangelho que leva o seu nome transporta sua f p ara o tempo em que Jesus viveu na Palestina e, numa forma literria utilizada n a poca, coloca Jesus muito mais no nvel do corao, enfatizando a salvao interior. Assim, para Joo, Jesus :

a Luz: Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece n as Joo 1:4-5

Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Joo 9:5 o Caminho: Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ningum vem a o Pai, seno por mim. Joo 14:6 o Po Verdadeiro: Eu sou o po da vida. Joo 6:48 a Videira Verdadeira: Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai o lavrador. Joo 15:1 a gua da Vida: Mas aquele que beber da gua que eu lhe der nunca ter sede, porque a ua que eu lhe der se far nele uma fonte de gua que salte para a vida eterna. Joo 4:14 o Bom Pastor: Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor d a sua vida pelas ovelhas. Joo 10:11 No Evangelho de Joo a vida eterna equivale ao Reino' dos evangelhos sinticos, e ela possuda desde j na f dos que seguem a Jesus.

Para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna. Jo.3:15 Aquele que cr no Filho tem a vida eterna; mas aquele que no cr no Filho no ver a , mas a ira de Deus sobre ele permanece. Jo.3:36 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que cr em mim tem a vida eterna. Jo.6: 47

Atos dos Apstolos e as Boas Novas A Igreja de Cristo deve obedecer a ordem de Cristo de Ir por todo mundo e pregar o Evangelho a toda criatura (Mc.16: ) e tornar-se testemunha at os confins da t erra (At.1:8). Diante de tudo o que havia acontecido em tempo to recente, os noss os irmos da igreja primitiva, iro dirigidos pelo Esprito Santo dar algumas nfases no anncio das Boas Novas, como por exemplo:

Houve necessidade de dar uma interpretao positiva sobre a crucificao, mostrando que o sangue de Jesus derramado foi para a nossa salvao. Olhai, pois, por vs, e por todo o rebanho sobre que o Esprito Santo vos constituiu b ispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu prprio sangu e. (At 20.28) e que temos acesso salvao pela f em Jesus Cristo. E eles disseram: Cr no Senhor Jesus Cristo e sers salvo, tu e a tua casa. (At 16.31) Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a converso a Deus, e a f em nosso Se nhor Jesus Cristo. (At 20.21). Houve necessidade de anunciar algo novo para o mundo: a ressurreio de Jesus e a nossa ressurreio futura.

Doendo-se muito de que ensinassem o povo, e anunciassem em Jesus a ressurreio dent re os mortos. (At.4:2) E os apstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreio do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graa. (Atos 4:33) E, como ouviram falar da ressurreio dos mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos outra vez.(At.17:32)

Houve necessidade de mostrar aos judeus que Jesus: Era o CristoSaiba, pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vs crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. (At 2.36); O Filho do Deus E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este o Filho de Deu . (At 9.19-20) ; E que Ele havia cumprido as profecias do Antigo Testamento Mas, alcanando s corro de Deus, ainda at ao dia de hoje permaneo dando testemunho tanto a pequenos como a grandes, no dizendo nada mais do que o que os profetas e Moiss disseram que devia acontecer, Isto , que o Cristo devia padecer, e sendo o primeiro da ressur reio dentre os mortos, devia anunciar a luz a este povo e aos gentios. (At.26.23).

Paulo e o Evangelho Para Paulo "o evangelho est centralizado de maneira particularmente clara na pessoa de Jesus Para Paulo a Boa Nova a: ressurreio de Jesus e a remisso dos nossos pecados, atravs da f: E ns vos anunciamos q ue a promessa que foi feita aos pais, Deus a cumpriu a ns, seus filhos, ressuscit ando a Jesus; (At 13.32). salvao deste mundo: Porque no me envergonho do evangelho de Cristo, pois o poder de Deus para salvao de todo aquele que cr; primeiro do judeu, e tambm do grego. (Rm 1.16) reconciliao com Deus E tudo isto provm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo p or Jesus Cristo, e nos deu o ministrio da reconciliao; Isto , Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, no lhes imputando os s eus pecados; e ps em ns a palavra da reconciliao. (2Co 5.18-21).

As Boas Novas para Paulo deviam ser prioritariamente anunciadas, pregadas. ...o evangelho que prego...(Gl.2.2) Tambm vos notifico, irmos, o evangelho que j vos tenho anunciado ... (1 Co. 15. Mas fao-vos saber, irmos, que o evangelho que por mim foi anunciado no segundo mens. (Gl 1.11) Qual a Boa Nova que Paulo transmitiu para os gentios?

Evangelho da salvao: Em quem tambm vs estais, depois que ouvistes a palavra d erdade, o evangelho da vossa salvao; e, tendo nele tambm crido, fostes selados com o Esprito Santo da promessa. (Ef 1.13);

Evangelho de Deus: Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apstolo, separado p ara o evangelho de Deus. (Rm1:1); Evangelho da paz: E calados os ps na preparao do evangelho da paz,(Ef 6.15); Evangelho da glria de DeusBem Aventurado : Conforme o evangelho da glria de Deus b em-aventurado, que me foi confiado. ( 1Tm 1.11); Evangelho de Cristo : Pelo poder dos sinais e prodgios, na virtude do Esprito de D eus; de maneira que desde Jerusalm, e arredores, at ao Ilrico, tenho pregado o evan gelho de Jesus Cristo. (Rm 15.19) Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo: Como labareda de fogo, tomando vingana do s que no conhecem a Deus e dos que no obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; (2 Ts.1:8)

Vous aimerez peut-être aussi