Vous êtes sur la page 1sur 14

Ecodesign, Sustentabilidade e o Projeto Limonada

Janaina Ramos Marcos1 Neide Khler Schulte2

Resumo
O presente artigo relata a experincia do Projeto Limonada, uma linha de roupas e acessrios desenvolvidos a partir da reutilizao de calas jeans descartadas. A Limonada acompanha uma nova tendncia na moda e contribui para a reduo de resduos que poluem o meio ambiente. Com base nos conceitos e princpios da Sustentabilidade, do Ecodesign, da reciclagem e da customizao, a Limonada estabelece suas razes no estado de Santa Catarina e est caminhando em direo construo de um mundo com indivduos mais informados, educados, conscientes, e na formao de uma sociedade mais responsvel.

PALAVRAS-CHAVE: Sustentabilidade; Ecodesign; Reutilizao.

Abstract
This article relates the experience of Projeto Limonada , a line of clothing and accessories developed from the reuse of discarded jeans trousers. The Lemonade accompanies a new trend in fashion and contributes to the reduction of waste that pollute the environment. Based on the concepts and principles of sustainability, the Ecodesign, recycling and customization, the Limonada down its roots in the state of Santa Catarina and is moving toward building a world with more individuals informed, educated, aware, and training a more responsible society.

Key-words: Sustainability; Ecodesign; Reuse.


1

Bacharel em Design Grfico pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC. jana.ramosdesign@gmail.com - http://lattes.cnpq.br/0155149248856884 2 Doutoranda Design PUC-RJ e Professora efetiva do Departamento de Moda UDESC. neideschulte@yahoo.com.br

INTRODUO

O Design Industrial se firmou como paradigma aps a ecloso da Revoluo Industrial, por volta de 1779, quando do surgimento das mquinas e dos meios de produo seriada. Desde ento, vem experimentando uma srie de transformaes, formulando e testando novos conceitos, materiais e tecnologias produtivas, a partir do projeto de diversos produtos. Diante da crescente preocupao mundial em relao crise ambiental e o consumismo da atualidade, governos, organizaes pblicas e privadas, universidades, sociedades e designers comeam a se familiarizar com o conceito de Desenvolvimento Sustentvel e de Ecodesenvolvimento, e a implementar projetos que emergem das abordagens do Ecodesign e do Design para a Sustentabilidade. Este conceito e estas abordagens envolvem a reflexo sobre as nossas atitudes e uma nova orientao do pensamento humano em relao questo do lixo, do descarte de produtos em desuso e dos resduos gerados pelas indstrias. A reciclagem, a reutilizao e a customizao so alguns exemplos simples de atitudes que podem ser aplicadas no cotidiano para que se garanta qualidade de vida e a sobrevivncia das futuras geraes. Estes exemplos correspondem a uma aguda mudana de paradigma, imposta em funo da acelerada degradao do meio ambiente e escassez de recursos naturais, devido exploso demogrfica e o respectivo aumento do consumo de bens e servios. Sob estas condies, o designer contemporneo deve assumir uma nova e estratgica responsabilidade frente sociedade, pois o profissional que opera um elo importante entre a indstria (que produz, distribui, divulga e comercializa bens de consumo) e a sociedade, que os utiliza e os descarta, em quantidades cada vez maiores tanto de objetos e de peas de vesturio. O designer destes novos tempos, alm de possuir a tarefa de projetar os produtos e as imagens de empresas privadas e de instituies pblicas, gradativamente precisa atuar de um modo pedaggico, objetivando conscientizar seus clientes e consumidores acerca da gravidade que envolve as questes ambientais e o consumismo na atualidade. Segundo Papanek (1997, p.14), o

(...) designer tem sido sempre (...) um professor, estando em posio de informar e influenciar o cliente. Com a atual confuso ambiental ainda mais importante que ajudemos a orientar a interveno do design, de modo que seja natural e humana. Temos de alargar nossas prprias reas de conhecimento, e simultaneamente reorientar os nossos modos de trabalhar.

Este artigo resultado do Trabalho de Concluso de Curso apresentado para obteno da aprovao no Curso de Design Grfico, do Centro de Artes na Universidade do Estado de Santa Catarina. Nesta ocasio foi desenvolvida uma pesquisa aplicada em torno do conceito de Desenvolvimento Sustentvel e de novas abordagens do design, como o Ecodesign e o Design para a Sustentabilidade. Envolveu a aplicao destes na proposio de novos produtos e no planejamento de sua identidade visual. So projetos iniciais, que esto se lanando no mercado de moda, apontando para uma nova tendncia de consumo consciente e responsvel.

1.

DESENVOLVIMENTO,

SUSTENTABILIDADE

DESENVOLVIMENTO

SUSTENTVEL

O significado do conceito de desenvolvimento pode ser compreendido como o processo material que espontaneamente eleva a melhoria dos padres de vida. Embora no se resuma ao aumento da renda per capita, pode ser definido pela combinao do crescimento com a distribuio de renda1. Em termos de desenvolvimento, vivemos hoje o que Capra (2003, p.3) chamou de redes de capitalismo global, ou globalizao, referindo-se a uma modalidade completamente diferente do modelo praticado na Revoluo Industrial, iniciado nas ltimas trs dcadas a partir das revolues da tecnologia e da informao. O desenvolvimento imposto por essa nova ordem econmica foi alcanado com vrias geraes de bens projetados por designers, os quais, por conseguinte, foram produzidos pelas indstrias e propalados, via publicidade, aos consumidores de todas as partes do mundo, que os compram por emoo e necessidade. Os consumidores adquirem, usam e descartam esses bens rapidamente, evidenciando a fora destrutiva da obsolescncia planejada. O destino final destes produtos o meio ambiente, que tentar
1

Fonte: http://fido.palermo.edu

biodegradar o que for possvel destes descartes, dos resduos e poluentes gerados na cadeia produtiva industrial. Um estudo produzido por pesquisadores e lderes comunitrios, e citado por Capra (2003, p.5), demonstrou o que este desenvolvimento da globalizao econmica est produzindo (...) uma resultante de conseqncias interligadas e danosas - aumentando a desigualdade, excluso social, colapso da democracia, deteriorao mais rpida e abrangente do ambiente natural e ascenso da pobreza e alienao. Para que essa situao se reverta, Capra (2003, p.6) acredita que o caminho mais eficaz orientar-se no sentido das iniciativas voltadas sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentvel.

1.1 SUSTENTABILIDADE Vezzoli (2005, p.27) menciona que Sustentabilidade Ambiental refere-se s condies sistmicas segundo as quais, em nvel regional e planetrio, as atividades humanas no devem interferir nos ciclos naturais em que se baseiam tudo o que a resilincia do planeta permite e, ao mesmo tempo, no devem empobrecer seu capital natural. Vezzoli (2005, p.28) tambm afirma que (...) podemos considerar sustentveis somente aqueles sistemas produtivos e de consumo cujo emprego de recursos ambientais por unidade de servio prestado seja, pelo menos, 90% inferior ao atualmente aplicado nas sociedades industriais mais avanadas.

1.2 DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL Na definio de Kazazian (2005, p.8) o conceito de Desenvolvimento Sustentvel diz respeito ao (...) desenvolvimento que concilia crescimento econmico, preservao do meio ambiente e melhora das condies sociais. Para Veiga (2005, p.188), a noo de desenvolvimento sustentvel procura vincular estreitamente a temtica do crescimento econmico com a do meio ambiente. Para que haja um desenvolvimento verdadeiramente sustentvel necessrio que a sociedade passe por um perodo de transio. Muitos autores acreditam que essa transio
4

j comeou, e que o que vai definir o maior ou menor grau de transformao ser o nvel de informao da populao. Vezzoli (2005, p.45) argumenta existirem dois caminhos que podem nortear essa transio em direo sustentabilidade: o caminho traumtico, onde a transio ser forada por efeitos e fenmenos catastrficos; e o caminho indolor, onde esta transio se dar por uma escolha consciente e prudente da sociedade.

2. RECICLAGEM

Kazazian (2005, p.51) considera que reciclar significa introduzir uma matria em um ciclo industrial. Para Vezzoli (2005, p.214) existem dois processos bsicos de reciclagem, a saber: a) Reciclagem em anel fechado, onde os componentes virgens so substitudos por materiais reciclados, isto , so usados para a confeco dos mesmos produtos; como por exemplo, o papel reciclado. b) Reciclagem em anel aberto, onde os materiais so encaminhados para um sistema diferente do de origem. Exemplo: fibras de garrafas pet utilizadas na fabricao de camisetas. O consumidor tem de assumir o seu papel neste ciclo, elegendo consciente e responsavelmente os produtos que consumir. Esta estratgia requer
(...) novos pensamentos e comportamentos em relao ao consumo praticado nos dias de hoje. Refletir sobre o que nos realmente necessrio consumir, recusar o consumo de suprfluos, ponderar e reduzir o consumo dos produtos considerados necessrios, reutilizar embalagens e produtos aumentando sua vida til e retardando seu descarte e num ltimo momento encaminhar todos os produtos possveis para a reciclagem. Esse processo dos 5 Rs resultar na diminuio do volume do lixo e poder reverter nosso modo de vida rumo a sustentabilidade. A reciclagem sozinha no suficiente para dar conta do problema do lixo. imprescindvel a reduo do consumo e do desperdcio (SMANIOTTO, 2005, p.16).

3. REUTILIZAO

Reutilizar um produto significa atribuir-lhe uma nova possibilidade. Segundo Kazazian (2005, p.54), (...) alguns produtos so concebidos na perspectiva de duas utilizaes sucessivas e diferentes. A reutilizao depende somente da imaginao e da criatividade do usurio que pode modificar a funo de um produto.

No campo do design de acessrios e do vesturio a reutilizao uma interessante alternativa ps-uso. Este o caso de bolsas produzidas a partir de banners de publicidade de eventos, onde, aps a realizao do evento, o destino final desses materiais seria o lixo. O designer espanhol Demano aliou criatividade conscincia ambiental, conseguindo produzir objetos novos com novas finalidades.
4. CUSTOMIZAO

Customizar implica personalizar uma pea de vesturio ou um objeto, utilizando, para tanto, recortes, apliques, tingimentos, entre outros recursos e processos de trabalho. Este conceito reflexo da cultura mundial e globalizada da atualidade, onde as pessoas procuram traduzir seus estilos e atitudes atravs de um modo particular de vestir.
A palavra customizao, que at pouco tempo no existia na lngua portuguesa, foi criada para traduzir uma expresso em ingls - custom made significa ento sob medida. Tudo indica que essa proposta nasceu com o movimento hippie na dcada de 60, com o advento dos processos artesanais e o desenvolvimento de tcnicas de tingimentos de tecidos, trabalhos com retalhos (patchwork) contribuindo para personalizao das peas2.

No contexto de mudanas em curso no incio deste sculo XXI, a customizao desponta como alternativa para a produo de novos objetos e/ou roupas, sem que seja necessrio compr-los, resultando, portanto, na reduo do consumo de novos bens. Este fenmeno cultural tambm reflete o comportamento individualizado e hedonista da sociedade contempornea, onde se busca expresso pelo modo de vestir, que deve ser o mais diferenciado possvel.

5. DESIGN, ECODESIGN E DESIGN PARA A SUSTENTABILIDADE

Antes de compreendermos o conceito de Ecodesign e de Design para Sustentabilidade, preciso entender o que realmente significa o design. Vezzoli (2002, p.18) cr que (...) o termo design diz respeito ao conjunto de atividades projetuais que compreende desde o projeto territorial, tambm o projeto grfico, passando pelo projeto de arquitetura at os bens de consumo.
2

Fonte: www.overmundo.com.br/overblog

Niemeyer (2000, p.12) sustenta que:


(...) ao longo do tempo o design tem sido entendido em trs grupos distintos de prtica e conhecimento. Na primeira o design visto como atividade artstica, em que valorizado no profissional seu compromisso como artfice, com a fruio do uso. Na segunda entende-se o design como um invento, um planejamento em que o designer tem compromisso prioritrio com a produtividade do processo de fabricao e com a atualizao tecnolgica. Finalmente, na terceira aparece o design como coordenao, onde o designer tem a funo de integrar os aportes de diferentes especialistas, desde a especificao de matria prima, passando pela produo utilizao e destino final do produto. Neste caso a interdisciplinaridade a tnica. (...) estes conceitos tanto se sucederam quanto coexistiram, criando uma tenso entre as diferentes tendncias simultneas.

J o Ecodesign, segundo Kazazian (2005, p.10),

(...) cuja primeira definio foi dada por Victor Papanek, participa de um processo que tem por conseqncia tornar a economia mais leve. Igualmente chamada de ecoconcepo, trata-se de uma abordagem que consiste em reduzir os impactos de um produto, ao mesmo tempo em que se conserva sua qualidade de uso (funcionalidade, desempenho), para melhorar a qualidade de vida dos usurios de hoje e de amanh. (...) trata-se de uma abordagem global que exige uma nova maneira de conceber. Primeiramente, prevendo-se o futuro do produto para reduzir o impacto ambiental por todo ciclo de vida: fabricao, uso, fim de vida... Em seguida considerando-se o produto como um sistema constitudo tanto por componentes quanto por consumveis, peas para troca, suportes publicitrios, embalagens utilizadas para todos esses elementos, cujo impacto pode s vezes ser maior que o do produto em si. O criador escolhe como finalidade a utilizao e no o produto. Ele inicia uma cooperao com uma cadeia de atores em uma abordagem transversal e multidisciplinar.

Vezzoli (2002, p.16) entende que o Ecodesign um modelo projetual orientado por critrios ecolgicos, ou seja: O termo apresenta-se, portanto, como a expresso que sintetiza um vasto conjunto de atividades projetuais que tendem a enfrentar o tema posto pela questo ambiental partindo do ponto inicial, isto , do redesenho dos prprios produtos. Ele (p.20) afirma, ainda, que a obrigao do designer (...) ligar o tecnicamente possvel com o ecologicamente necessrio e fazer nascerem novas solues sociais e culturalmente apreciveis.

6. O PROJETO LIMONADA 7

A gnese deste projeto de 2003, quando foi customizada uma bolsa antiga do meu armrio, resultando em uma bolsa colorida, prtica e econmica. Em 2004, para a realizao da exposio Geodsica na Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, foi desenvolvido um projeto de ambientao para um stand que tinha como objetivos ser de baixo custo e orientado para um pblico jovem que ouvia rock. Em 2005, unindo um conceito a uma necessidade, foi produzida a primeira bolsa inteira de jeans descartado. Durante a universidade, era necessrio ter uma bolsa grande e resistente ao peso de vrios livros, ensejando a produo prpria de uma bolsa que atendesse esses requisitos. Unindo conhecimentos adquiridos em aulas de Desenho, Ergonomia, Produo e criao de moda, Ecodesign, Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental, estava formado o conceito. Os projetos e prottipos foram criados a partir de jeans guardados num ba, provenientes de brechs, doaes de amigos, de jeans prprios e de colegas, investigando, ainda, a resistncia e durabilidade deste tecido. Deste ponto em diante, iniciaram-se os estudos e o desenvolvimento de uma linha de produtos, feitos a partir de calas jeans recicladas e customizadas. Estes produtos demandaram um nome e uma identidade visual, processo que ser detalhado a seguir.

6.2. CONCEITO

O nome Limonada evoca o sentido de unio, pois vrios so os limes necessrios para se fazer uma limonada. Do mesmo modo, o produto a ser planejado se aproximava da metfora da unio de vrios limes, pois do conjunto de jeans descartados que ter origem o novo objeto. Embasado em conceitos de Ecodesign, o projeto deveria ser moderno, servir para reduzir o consumo de energia e de matria, bem como ser orgnico e funcional. Alm disso, era desejvel que o novo produto configurasse certa brasilidade - sem ser caricato e uma certa globalidade em termos de ecologia e sustentabilidade.

6.2 SOLUO GRFICA

A soluo grfica atendeu os requisitos conceituais propostos, e seu resultado grfico o seguinte:

Figura 01: A marca Limonada. Design: Janaina Ramos. Fonte: Arquivo pessoal.

Como estratgia de marketing e complementando as aplicaes para a marca Limonada, foi desenvolvida uma etiqueta aromtica, com tecidos de algodo, enchimentos orgnicos e aroma de limo, submetendo o consumidor a sensaes e emoes provocadas pela estimulao do sentido olfativo. Papanek (1997, p.37) nos lembra que,
No sculo XVI, os materiais usados para embalar alguns instrumentos de preciso eram musgo seco, serragem, folhas secas e esmagadas, palha, finos sacos de algodo cheios de penas, fitas de madeira (...) todos estes materiais tinham em comum o fato de poderem ser reciclados; todos eles eram orgnicos e voltariam ao meio ambiente natural.

O Projeto Limonada uma linha de bolsas e acessrios produzidos atravs reutilizao de jeans descartados, incorporando processos de customizao, reutilizao e reciclagem, gerando, assim, produtos ecolgicos e sustentveis. Um significativo diferencial da Limonada a exclusividade dos seus produtos. Este dado pode ser verificado atravs da figura abaixo, onde exposta a bolsa Gold: produzida de cala jeans descartada e estampa tipogrfica nica, e alas feitas com retalhos de uma saia de festa tambm descartada.

Figura 02: Bolsa Gold da Limonada. Design: Janaina Ramos. Fonte: Arquivo pessoal.

Seguindo a tendncia e o conceito de reaproveitamento, desmontagem e ciclo de vida do produto, a bolsa Bolinhas da Limonada foi planejada com a opo de duplaface. Ela poder, aps encerrado o seu ciclo de vida como bolsa, ser transformada numa almofada, e suas alas de metal podero servir para uma nova bolsa (ver figura 79), reconhecendo um embasamento de Vezzoli (2005, p. 108), no qual ele afirma que (...) a facilidade de desmontagem uma estratgia funcional para a otimizao da vida dos produtos e para a extenso da vida dos materiais, sendo importante tambm para a minimizao dos recursos e para a escolha dos recursos e processos de baixo impacto ambiental.

10

Figura 03: Face 1 da bolsa Bolinhas da Limonada. Design: Janaina Ramos. Fonte: Arquivo pessoal.

6.4 CONSIDERAES FINAIS Com o decorrer da pesquisa e a conseqente interao com o pblico, percebeu-se que os produtos Limonada despertam a sensao de novidade nas pessoas e de algo que pode ser feito em benefcio do meio ambiente. No dia da sesso de fotos do projeto, por exemplo, feitas nas dependncias do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, o produto causou muito boa impresso entre as pessoas presentes, as quais demonstraram interesse, curiosidade e receptividade. O projeto LIMONADA tambm recebeu o elogio de profissionais, por ter atendido a requisitos bsicos de um produto sustentvel, e por responder s respectivas questes econmica, social, ecolgica, poltica e espacial propostas por Sacks (1986). No aspecto econmico, o projeto LIMONADA conquistou um grande diferencial comercial, a exclusividade, pois produzido a partir de peas nicas, cuidadosamente escolhidas e desenvolvidas artesanalmente. O produto contemporneo e vanguardista,
11

porque mescla artesanato, tecnologia e ecologia. O jeans pea fundamental de vesturio em todas as classes sociais e o surgimento de novos produtos vem carregado de valores simblicos, emocionais e criativos. A comercializao do produto, inicialmente, ser feita atravs da venda direta a clientes e lojistas e pela internet, atravs do web site. As estratgias posteriores para divulgao e venda, sero a participao em feiras e exposies de acessrios em cidades do Brasil, como Curitiba, So Paulo e Rio de Janeiro. Pretende-se, tambm, estabelecer parcerias com estilistas e estudantes de moda, para que utilizem as bolsas da Limonada na composio dos looks em suas colees. Em termos sociais, o projeto enseja estabelecer uma parceria de empreendimento com cooperativas de trabalho orientadas pela Economia Solidria3 e pelo Comrcio Justo, demandando contingentes de mo-de-obra para coletar, separar, higienizar, desmanchar, costurar, bordar e serigrafar as peas. Se forem estabelecidas as parcerias mais acertadas, esta e outras cooperativas podero retirar indivduos menos favorecidos de sua condio socioeconmica marginalizada, oferecendo-lhes informao, conhecimento, educao, trabalho, renda e qualidade de vida. O meio ambiente o alicerce fundamental do Projeto Limonada, uma vez que o produto trabalha com a reutilizao de resduos que seriam descartados pelos consumidores. Deste modo, reduz-se a emisso de poluentes no planeta e devolvem-se ao mercado produtos carregados de funo simblica, esttica e prtica. No campo poltico, este projeto oferece algumas possibilidades originais que podem alavancar iniciativas sustentveis por parte das autoridades governamentais. Acredito que, com a organizao de uma equipe tcnica e a elaborao de um projeto coerente e eficiente, iniciativas interessantes poderiam ser implantadas em Santa Catarina, como alternativa para um desenvolvimento local equilibrado e sustentvel. No quesito espacial, o Projeto Limonada possui a caracterstica e ponto forte de poder ser implantado em qualquer espao urbano ou rural, j que o jeans um cone do
3

A Economia Solidria uma nova maneira das pessoas se organizarem em torno do seu trabalho e dos benefcios que este pode produzir. um movimento de organizao de homens e mulheres que, a partir do trabalho coletivo, passam a desenvolver formas de gerao de renda, onde todos e todas tm suas necessidades satisfeitas e o uso dos recursos naturais feito de forma responsvel e consciente. Na economia solidria, o trabalho no tem patro e empregado. Os produtores solidrios se organizam em sistemas de autogesto. Ou seja, todos so responsveis pelo empreendimento, todos decidem em conjunto e se beneficiam igualmente dos frutos gerados pelo mesmo. Esses empreendimentos podem ser legalizados em forma de cooperativas, associaes, empresas solidrias, etc, desde que valorizem e estimulem a participao de cada produtor(a) (Fonte: http://www.eudesxavier.org.br/economia).

12

vesturio e transita livremente por todas as classes sociais. Outra possvel linha de atuao refere-se promoo de estudos para o reaproveitamento de outros materiais alm do jeans, possibilitando a criao de novas linhas de produtos, a partir de um empreendimento de Economia Solidria e Comrcio Justo formalmente constitudo. Acredita-se na contribuio deste trabalho para a formao de um pensamento contemporneo dentro das universidades e organizaes pblicas e privadas, estimulando os colegas de profisso a contriburem no aperfeioamento da sociedade e de um mundo bem melhor em harmonia com o meio ambiente.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BROWER, MALLORY, OHHLMAN. Diseo Eco-Experimental:

arquitetura/moda/produto. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2005. 176 p CAPRA, Fritjof. AS CONEXES OCULTAS. IDESA. So Paulo, 11 de Agosto de 2003. Disponvel em: <http://www.ecoar.org.br> Acesso em: 02/06/2008, 10h12. DESENVOLVIMENTO. Disponvel em: <http://www.esdi.uerj.br> Acesso em:

06/05/2008, 15h40. e em: <http://fido.palermo.edu>, Acesso em: 26/03/2008 19h05 ECOBAGS - CAIO VON VOGT. Disponvel em: < http://www.caiovonvogt.com.br > Acesso em 11/05/2008, 17h58. FORMATAO DO TRABALHO NORMAS ABNT. Disponvel em: < www.bu.udesc.br> Acesso em: 13/06/2008, 20h33. KAZAZIAN, Thierry. Haver a idade das coisas leves: design e desenvolvimento sustentvel. So Paulo: Ed. SENAC, 2005. 194 p. LEIS, Hctor. A modernidade insustentvel: as criticas do ambientalismo a sociedade contempornea. Petrpolis: Vozes; Florianpolis: Ed. da UFSC, 1999. 261p. LIMONADA MODA CUSTOMIZADA. Disponvel em: < http://limonadacustom.wordpress.com/> Acesso em: 03/06/2008, 18h56. MARKETING OLFATIVO. VALENTIM, Rubens. Disponvel em: < http://casesdesucesso.files.wordpress.com> Acesso em: 03/06/2008, 09h09.
13

NIEMEYER, Lucy. Design no Brasil: origens e instalao. 2. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 1998. 126 p. PAPANEK, Victor. Arquitetura e design: ecologia e tica. Lisboa: Ed.70, 1997. 275p. MARCOS, Janaina Ramos. Sobre Sustentabilidade, Ecodesign e o Planeta Apresentao do Projeto Limonada. 2008. 127 p. Trabalho de Concluso de Curso (graduao em Design) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianpolis, 2008. SMANIOTTO, Silvana. Estudo sobre a separao de lixo para a coleta seletiva de resduos slidos no bairro de Canasvieiras (Florianpolis). 2005. 60 f. Monografia de Especializao, Universidade do Estado de Santa Catarina. Disponvel em: < http://www.pergamum.udesc.br> Acesso em 02/06/2008, 09h31. VEZZOLI, Carlo, MANZINI, zio. O Desenvolvimento de Produtos Sustentveis: Os Requisitos ambientais dos Produtos Industriais. So Paulo: EDUSP, 2005.1ed.366p.

14

Vous aimerez peut-être aussi