Vous êtes sur la page 1sur 8

O boso de Higgs ou a Partcula de Deus?

A matria feito de tomos. O tomo constitudo por um ncleo de protes e eventualmente tambm com neutres e por uma nuvem que o cerca com eletres. Os protes e neutes so constiudos por partculas subatmicas (quarks e outras), mas cada subpartcula, em si, tem um nome especfico e cada uma confere uma caracterstica especial matria. Algumas dessas subpartculas tm o nome de boses.

Em 1964, por deduo, o fsico britnico Peter Higgs postulou que existia o boso que hoje tem o seu nome e que devia dar massa a outras partculas e por isso que a matria tem peso.

Petter Higgs com 83 anos em 2012

A teoria do Big Bang diz que o universo comeou como um ponto muito pequeno e se expandiu, criando espao e massa h cerca de 14 mil milhes de anos atrs. Sem a existncia desta partcula, os cientistas reconhecem que o Universo no podia ter-se formado aps o Big Bang. Desde ento, h cerca de 50 anos, que se procura esta partcula, mas ela resistia a aparecer. Leon Lederman (prmio Nobel de Fsica), publicou um livro em 1993 sobre esta partcula. O autor queria cham-lo de "The Goddamn Particle" ("a partcula maldita"), por ser difcil de encontr-la. O editor tirou o termo "damn" e colocou o ttulo de "The God Particle", j que temia que a palavra "maldita" fosse considerada insultante. Assim, o boso de Higgs ficou chamado de "Partcula de Deus" por causa de um livro cujo ttulo foi mal trocado. (E parece que os jornalistas desconhecem isto). O LHC, (maior acelerador de partculas do mundo, na fronteira entre a Sua e a Frana) , um tnel de 27 quilmetros de circunferncia, instalado a 100 metros de profundidade, na sede do CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares) em Genebra , voltou ao trabalho em abril de 2012, em pleno rendimento e gerou em trs meses mais dados que em todo o ano de 2011. O motivo que os cientistas tentam recriar as condies que formaram o universo, a partir do chamado Big Bang. No LHC so feitas colises. Supercondutores aceleram, em sentidos opostos, dois feixes de protes at quase atingirem a velocidade da luz. Os protes completam 11 mil voltas por segundo dentro do acelerador at colidirem de frente mostrando as subpartculas, a maioria das quais s existe durante um tempo inferior a cem milionsimos de segundo, isto 1/10 000 do segundo. Depois de muitos testes, os cientistas detetaram o boso de Higgs, anunciado pelo CERN em 4 de julho de 2012.

O mundo cientfico, ficou agitado. O mundo jornalstico, dos mdia (mundo bombstico a qualquer preo), ficou agitado porque muitos interpretaram que Deus j no tinha lugar com esta descoberta. Porm ainda faltam descobrir inmeras partculas e uma delas muito importante: o gravito que daria o atributo da gravidade.

A histria da cosmologia moderna comeou em 1917, com Einstein, quando este aplicou sua teoria da gravidade ao cosmos. Contudo, ele encontrou um srio problema a ser resolvido: suas equaes implicavam num universo instvel e que colapsaria sobre si prprio devido ao de sua prpria gravidade. Para produzir um universo estvel, como imaginado por ele, Einstein precisou adicionar um novo parmetro s suas equaes, a chamada constante cosmolgica, um termo de antigravidade capaz de compensar a instabilidade causada pela gravidade atrativa de toda a matria contida no universo. Em 1929, o astrnomo Edwin Hubble mostrou que as galxias esto continuamente afastando-se uma das outras. Einstein concluiu que seu termo constante cosmolgica no estava correto, considerando-o como o maior erro de sua vida! Em 1998, medidas de distncias galcticas a partir da terra e do telescpio espacial Hubble revelaram que o universo est a expandir-se aceleradamente. Esses resultados alteram nossa viso tradicional do universo, pois sendo a gravidade uma fora atrativa, as galxias deveriam frear a velocidade de expanso. A origem dessa acelerao csmica , considerada o maior mistrio da fsica e da astronomia contemporneas. Pela Teoria da Relatividade de Einstein, tal fenmeno s pode ser explicado postulando a existncia de uma forma desconhecida de energia, denominada energia escura, cuja composio seria responsvel por cerca de 3/4 da densidade total de energia do universo e cujo efeito gravitacional repulsivo, superando a atrao gravitacional entre as partes do mesmo. Os fsicos ressuscitaram assim a idia original de Einstein: a energia escura talvez seja a constante cosmolgica de Einstein. Para sair da enrascada, fsicos esperam agora a chegada de dados de supertelescpios, mas nada garante que imagens mais precisas tragam novas idias. A matria tal como a conhecemos representa apenas 4% do material do universo. Os cientistas pensam que adicionalmente existir mais cerca de 22% de matria escura e cerca de 74% de energia escura. Podemos ver apenas 4% da matria do universo. 96% dele permanece como um mistrio para os cientistas. Isso nos d uma ideia do quo pouco conhecemos sobre o universo e a realidade que nos rodeia e deveria inspirar muita humildade aos cientistas. O que o Livro dos Espritos diz sobre este assunto? Deus a inteligncia suprema, causa primria de todas as coisas.
Deve-se entender por infinito O que no tem comeo nem fim: o desconhecido infinito.

Deus no o infinito. Deus infinito em Seus atributos, mas o infinito uma abstrao. Dizer que Deus o infinito tomar o atributo de uma coisa pela coisa mesma, definir uma coisa que no est conhecida por uma outra que tambm desconhecemos. Pode-se encontrar a prova da existncia de Deus Num axioma que aplicais s vossas cincias. No h efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que no obra

do homem e a vossa razo responder. Para crer-se em Deus, basta lanar-se o olhar sobre as obras da Criao. O Universo existe, logo tem uma causa. Duvidar da existncia de Deus negar que todo o efeito tem uma causa e afirmar que o nada pode fazer alguma coisa. Atribuir a formao primria das coisas s propriedades ntimas da matria seria tomar o efeito pela causa, porquanto essas propriedades so, tambm elas, um efeito que h de ter uma causa. indispensvel sempre uma causa primria. A opinio dos que atribuem a formao primria a uma combinao fortuita da matria, ao acaso, outro absurdo!. O acaso seria ento o Deus. A harmonia existente no mecanismo do Universo mostra combinaes e desgnios determinados e, por isso mesmo, revela um poder inteligente. Um acaso inteligente j no seria acaso, seria Deus. O homem no pode compreender a natureza ntima de Deus. Falta-lhe para isso o sentido necessrio. Na estado da Humanidade, o homem confunde muitas vezes Deus com o prprio homem, cujas imperfeies lhe atribui. Quando o homem pela sua perfeio, se houver aproximado de Deus, ele o ver e compreender. H coisas que esto acima da inteligncia do homem mais inteligente, as quais a vossa linguagem, restrita s vossas idias e sensaes, no tem meios de exprimir. Se a matria existe desde toda a eternidade, como Deus, ou foi criada por Ele em dado momento, s Deus o sabe. A matria existe em estados que ignorais. Pode ser, por exemplo, to etrea e subtil que nenhuma impresso vos cause aos sentidos. Contudo, sempre matria. Para vs, porm, no o seria. E o nada no existe. Deus, o criador, o pai de todas as coisas. Deus, esprito (alma) e matria constituem o princpio de tudo o que existe, a trindade universal. Mas ao elemento material tem que se juntar o fluido csmico universal. O fluido csmico universal, ou primitivo, ou elementar, o princpio sem o qual a matria estaria em perptuo estado de diviso e nunca adquiriria as qualidades que a gravidade lhe d. Preenche todo o universo. Essa matria etrea e subtil que constitui esse fluido impondervel. Mas o princpio da vossa matria pesada. A matria formada desse um s elemento primitivo. Os corpos que considerais simples no so verdadeiros elementos, so transformaes do elemento primitivo. O oxignio, o hidrognio, o azoto, o carbono e todos os corpos que consideramos simples so meras modificaes de uma substncia primitiva. Na impossibilidade em que ainda nos achamos de remontar a esta matria primria, esses corpos so para ns verdadeiros elementos elementares e podemos, t-los como tais, at nova ordem. Nota: Quia o fluido csmico universal seja a tal energia escura. O futuro dir.

Nome das 12 subpartculas do tomo e o que cada uma faz?


Este texto foi retirado de http://www.soft.eng.br/conhecerdeus/o_at O conhecimento humano sobre a ESTRUTURA DO TOMO desenvolveu-se de maneira extraordinria nas primeiras dcadas do sculo XX. Os cientistas descobriram e comprovaram, experimentalmente e atravs de formulaes matemticas, que o NCLEO do tomo formado de dois tipos de PARTCULAS ELEMENTARES bsicas estveis: os PRTONS e os NUTRONS, que juntamente com os ELTRONS (stes giram nas regies orbitais em torno do ncleo) constituem basicamente o TOMO. As caractersticas principais (carga eltrica e massa) destas PARTCULAS, de acrdo com a cincia, so: PRTON: Possui carga eltrica POSITIVA. Sua MASSA aproximada de 1,6726.E-27 Kg. NUTRON: eletricamente neutro. Sua MASSA aproximada de 1,675.E-27 Kg. ELTRON: Possui carga eltrica NEGATIVA, de igual valor absoluto do prton. Sua MASSA aproximada de 0,0009109.E-27 Kg. (E-27 significa 10 elevado potncia -27). Comparando os valores acima, verifica-se o seguinte: a MASSA do NUTRON apenas ligeiramente maior que a do PRTON; a MASSA do PRTON cerca de 1836 a 1837 vezes MAIOR que a massa do ELTRON; a MASSA do NUTRON cerca de 1838 a 1839 vezes MAIOR que a massa do ELTRON. O TOMO de qualquer ELEMENTO contm no seu ncleo PRTONS e NUTRONS. A soma da quantidade dos prtons e nutrons do ncleo que determina a MASSA do TOMO. A quantidade de ELTRONS orbitais igual quantidade de PRTONS do NCLEO do tomo. No ano de 1932 foi descoberta uma nova partcula, IDNTICA ao ELTRON, porm com carga eltrica positiva: o PSITRON. Alguns anos depois outras partculas foram descobertas, dentre elas o MSON, com massa cerca de 210 vezes maior do que a massa do eltron, podendo ser positivo ou negativo, que mais tarde foi designado por mson MU ou MON. Em 1947 foi descoberto outro tipo de MSON, um pouco mais pesado, com massa cerca de 320 vezes maior do que a massa do eltron, que foi chamado mson PI ou PON. Estas partculas podem se formar a partir de outras partculas, por radiaes atmicas, e so TRANSITRIAS, a maioria das quais s existe durante um tempo inferior a cem milionsimos de segundo. Existem nutrons INSTVEIS no ncleo de alguns tomos radioativos; e esses nutrons, quando se desintegram, transformam-se em 1 PRTON, mais 1 ELTRON, mais 1 NEUTRINO. O neutrino uma partcula muito leve, mais leve do que o eltron, e eletricamente NEUTRO. Sua massa menor que a do eltron; quase nula. Em 1930 o cientista PAUL A. M. DIRAC predisse, por motivos tericos, que a cada tipo de PARTCULA elementar corresponde uma ANTIPARTCULA (tambm chamada ANTIMATRIA), com a mesma massa, porm com CARGA ELTRICA CONTRRIA, e outras propriedades inversas. Cada ANTIPARTCULA como que uma partcula "INVERSA" de outra, isto , como que IMAGEM de outra PARTCULA, qual corresponde. Como exemplo, o PSITRON, descoberto em 1932 pelo fsico ingls Sir JAMES CHADWICK, ANTIPARTCULA do ELTRON; ambos tm massas iguais e cargas eltricas iguais e CONTRRIAS: o eltron tem carga NEGATIVA e o PSITRON carga POSITIVA. Um exatamente o "INVERSO" do outro. Em 1964 alguns cientistas SUGERIRAM que muitas das PARTCULAS conhecidas na poca, podiam ser devidamente explicadas pela combinao de apenas 3 PARTCULAS fundamentais, que denominaram QUARKS. Atualmente, esto definidos seis tipos de QUARKS: UP, DOWN, CHARM, STRANGE, TOP e BOTTOM. Os QUARKS mais leves so os UP e DOWN, aos quais atribuiram CARGAS eltricas de + 2/3 e - 1/3 da carga de 1 PRTON, respectivamente. So estveis, e segundo os cientistas formam os PRTONS e os NUTRONS (constituintes dos ncleos dos tomos), da seguinte forma: 1 PRTON formado por 2 UP + 1 DOWN; 1 NUTRON formado por 2 DOWN + 1 UP.

Segundo a cincia estes DOIS TIPOS de quarks, juntamente com os ELTRONS, formam os tomos de todos os elementos simples da TABELA PERIDICA. No entanto, tais quarks (UP e DOWN), bem como suas cargas, no podem ser isolados. Sua existncia apenas TERICA, no representa uma realidade comprovada experimentalmente; no se sabe o que seja a MASSA de um QUARK. Quanto aos demais QUARKS, diz a cincia que foram abundantes nos primeiros momentos aps o "BIG BANG", mas agora so produzidos apenas em LABORATRIOS. As PARTCULAS elementares esto sujeitas a FORAS de INTERAO no interior do TOMO. Algumas partculas transitrias, que so INSTVEIS, podem ser continuamente criadas e aniquiladas, por causa das FORAS DE INTERAO. As FORAS DE INTERAO podem ser de quatro tipos: interao nuclear FORTE; interao nuclear FRACA; interao ELETROMAGNTICA; interao GRAVITACIONAL. Os PRTONS existentes no NCLEO de um tomo, mesmo tendo todos eles cargas eltricas IGUAIS, do mesmo tipo, isto , POSITIVA, e embora aglomerados no se afastam entre s por repulso, como poderia parecer a princpio. Se assim acontecesse, o ncleo do tomo no seria coso, ao contrrio, deveria se DESMANCHAR. Porm, no se desmancha. As cargas POSITIVAS dos prtons so EQUILIBRADAS (neutralizadas) pelas cargas NEGATIVAS dos eltrons orbitais. Alm disso os PRTONS, juntamente com os NUTRONS, so mantidos UNIDOS entre s, no ncleo, pela FORA FORTE de interao, uma fora nuclear poderosa. Alis, sempre me intrigou o fato de que os PRTONS, que so partculas com carga POSITIVA, no se separam uns dos outros quando aglomerados no ncleo do tomo. E admirava-me tambm o fato de que os NUTRONS existentes no ncleo, sendo partculas NEUTRAS, eletricamente equilibradas, no DESPENCAM do ncleo. Para explicar tal fenmeno os cientistas imaginaram uma partcula HIPOTTICA, que chamaram de GLON, portador hipottico que transmite a FORA FORTE nuclear, que produz a ATRAO entre os PRTONS entre s e os NUTRONS, mantendo-os fortemente unidos (como que em um efeito COLA), formando a UNIDADE do ncleo. sempre bom repetir que apesar da grande quantidade de partculas conhecidas, as PARTCULAS ATMICAS elementares BSICAS e ESTVEIS so os PRTONS, NUTRONS e ELTRONS.

Subpartculas atmicas
Eltron: Partcula mais conhecida e mais estudada. Massa de repouso: 9,1083 x 10-31 kg, carga eltrica: 1.602 x 10-9 C, Spin: 1/2 h-barra Psitron: J era prevista por Paul Dirac e foi confirmada a existncia em 1930-1940 pelo fsico americano Anderson. Possui massa de repouso e spin iguais a do eltron. Carga eltrica de mesmo mdulo e sinal contrrio. Prton: um ncleon. Possui massa 1836,12 vezes a massa do eltron. Mesmo spin e carga de sinal contrrio. Antiprton: Descoberto em 1955. J se suspeitava que existissem outras antipartculas desde a descoberta do psitron. Possui mesma massa e spin que o prton, mas carga de sinal oposto (sinal negativo). Nutron: Possui carga nula, massa 1836.65 vezes a massa do eltron e spin 1/2 h-barra. Pode se desintegrar dando origem um prton, um eltron e um neutrino apenas quando est livre (fora do ncleo). Antinutron: Possui exatamente as mesmas caractersticas do Nutron, mas organizao interna diferente. Um nutron composto de um quark up e dois quarks down. Logo, imagina-se que o antinutron seja formado por

um antiquark up e dois antiquarks down. Ftons: So chamados de quantum do campo eletromagntico. Possui massa e carga elltrica zero e spin 1hbarra. Grvitons: Analogamente ao Fton, o Graviton o quantum do campo gravitacional. No se tem muita informao experimental sobre ele. S existe com velocidades prximas ou iguais a c (velocidade da luz no vcuo). Msons: quer dizer, massa mdia. So partculas que possuem massa entre a do Eltron e a do Prton. Existem 8 tipos de Msons: Hiperons: Partculas de massa maior que a do Prton. Pode ser dividido em 6 tipos. Neutrino: O neutrino surge da desintegrao de um Nutron em Prton e Eltron.Possui massa menor que 0,000005 vezes a massa do eltron e at agora foram descobertos 4 tipos de neutrinos diferentes.

Grviton

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Na Fsica, o Grviton (portugus brasileiro) ou Gravito (portugus europeu) uma partcula elementar hipottica que seria a responsvel pela transmisso da fora da gravidade na maioria dos modelos da teoria quntica de campos. A teoria postula que os grvitons sempre so atrativos (gravidade nunca repele), atuando alm de qualquer distncia (gravidade universal) e vm de um ilimitado nmero de objetos. Portanto, se o grviton existir, deve ser um bson de spin par e igual a dois, e deve ter uma massa de repouso zero, segundo a Mecnica Quntica.

Cronologia da descoberta de partculas

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Esta a cronologia da descoberta de partculas subatmicas e das partculas que at agora parecem ser partculas elementares. Ela tambm inclui a descoberta de partculas compostas e antipartculas que tiveram uma particular importncia histrica. 1895: Raio-X produzido por Wilhelm Rntgen (mais tarde identificado como foto)[1] 1897: Electro descoberto por J.J. Thomson[2] 1899: Partcula alfa descoberto por Ernest Rutherford nas radiaes do urnio [3] 1900: Raio gama (um foto de grande energia high-energy descoberto por Paul Villard no decaimento do urnio.[4] 1911: Ncleo atmico identificado por Ernest Rutherford, baseado no disperso observada por Hans Geiger e Ernest Marsden.[5] 1919: Proto descoberto por Ernest Rutherford[6] 1932: Neutro descoberto por James Chadwick[7] (predicted by Rutherford in 1920[8]) 1932: Anti-electro (oupositro) a primeira antipartcula, descoberta por Carl D. Anderson[9] (proposed by Paul Dirac in 1927) 1937: Muo (o mu lepto) descoberta por Seth Neddermeyer, Carl D. Anderson, J.C. Street, e E.C. Stevenson, utilizando uma cmara de nuvens para medir os raios csmicos[10] (It was mistaken for the pion until 1947.[11]) 1947: Pon (or pi meso) descoberta por Cecil Powell (predito por Hideki Yukawa) em 1935[12]) 1947: Kon (ou K meso), a primeira partcula estranha, descoberta por G.D. Rochester e C.C. Butler[13] 1955: Antiproto descoberto por Owen Chamberlain, Emilio Segr, Clyde Wiegand e Thomas Ypsilantis[14] 1956: Eltron-neutrino detectado por Frederick Reines e Clyde Cowan (proposto por Wolfgang Pauli em 1931 para explicar a aparente violao da conservao de energia no decaimento beta )[15] Na altura era chamado s comoneutrino porque s se conhecia um. 1962: Mon-neutrino (ou mu neutrino) foi demonstrado ser distinto do Eltron-neutrino por um grupo

chefiado por Leon Lederman[16] 1969: Prton (constituinte interno do hadro) observado na experincias da disperso inelstica profunda entre protos e electro no SLAC;[17][18] isto estava associado com o modelo quark (predito por Murray Gell-Mann e George Zweig em 1964) e que constitui a descoberta do quark u, quark d e quark s. 1974: J/ meso descoberto pelo grupo chefiado por Burton Richter e Samuel Ting, demonstrando a existncia do quark c[19][20] (proposto por James Bjorken e Sheldon Lee Glashow em 1964[21]) 1975: Tauon (ou tau lepton) descoberto por um grupo chefiado por Martin Perl[22] 1977: Meso Upsilon descoberto no Fermilab, demonstrando a existncia do quark b[23] (proposed by Kobayashi and Maskawa in 1973) 1979: Gluo observado indirectamente no [1] (pgina En) en DESY[24] 1983: Bsons W e Z descoberto por Carlo Rubbia, Simon van der Meer, na experincia UA1 no CERN[25][26] (predicted in detail by Sheldon Glashow, Abdus Salam, and Steven Weinberg) 1995: quark t descoberto no Fermilab[27][28] 1995: Anti-hidrognio produzido e medido na experincia LEAR no CERN[29] 2000: Tau-neutrino observado directamente no Fermilab[30]

19.07.2012

Vous aimerez peut-être aussi