Vous êtes sur la page 1sur 4

O IDOSO TEM DIREITO VIDA Atet famlia, a sociedade e o Estado, tem o dever de amparar o idoso garantido-lhe o direito vida.

a. Os filhos maiores tem o dever de ajudar a amparar os pais na velhice, carncia ou enfermidade. Poder pblico deve garantir aos idosos condies se vida apropriada;

A famlia, a sociedade e o poder pblico, devem garantir ao idoso acesso aos bens culturais, participao e integrao na comunidade. Idoso tem direito de viver preferencialmente junto famlia; Idoso deve ter liberdade e autonomia. O IDOSO TEM DIREITO AO RESPEITO Idoso no pode sofrer discriminao de qualquer natureza; A famlia, a sociedade e o estado tem o dever de asssegurar ao idoso os direitos de cidadania. Os idosos devem ser respeitados pelos motoristas de nibus, que devem atender suas solicitaes de embarque e desembarque, aguardando sua entrada e sada com o nibus parado. Todos os estabelecimentos comerciais e de prestao de servio devero dar preferncia ao atendimento ao idoso. O IDOSO TEM DIREITO SAUDE O poder pblico deve; Criar servios alternativos de sade para o idoso, prevenir, promover, proteger e recuperar a sade do idoso; Idoso tem direito ao atendimento preferencial nos postos de sade e hospitais. Idoso tem direito de ser vacinado anualmente contra a gripe e pneumonia, idoso deve ser informado sobre a preveno e controle da ostioporose.

Incumbe ao Poder Pblico fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como prteses, Ortiz e outros recursos relativos aos tratamentos, habilitao ou reabilitao. Idosos portadores de deficincia ou com limitaes incapacitantes tero atendimento especializado, nos termos da lei. Ao idoso internado ou em observao assegurado o direito a acompanhamento, devendo o rgo de sade proporcionar as condies adequadas para a sua permanncia em tempo integral, segundo o critrio mdico. As instituies de sade devem atender aos critrios mnimos para o atendimento s necessidades do idoso, promovendo o treinamento e a capacitao dos profissionais, assim como orientao a cuidadores familiares e grupos de auto-ajuda. Os casos de suspeita ou confirmao de maus-tratos contra idoso sero obrigatoriamente comunicados pelos profissionais de sade a quaisquer dos seguintes rgos. OS IDSOS TEM DIREITO JUSTIA

Todo cidado tem o dever de denunciar autoridade competente qualquer forma de negligncia ou desrespeito ao idoso.

OS IDSOS TEM DIREITO AO LAZER

Os aposentados e idosos tm direito a meia-entrada nos cinemas, teatros, espetculos e eventos esportivos realizados nos municpios.

O IDOSO TEM DIREITO MORADIA

O idoso tem direito a moradia digna, no seio da famlia natural ou substituta, ou desacompanhada de seus familiares, quando assim o desejar, ou, ainda, em instituio pblica ou privada. Toda instituio dedicada ao atendimento ao idoso fica obrigada a manter identificao externa visvel, sob pena de interdio, alm de atender toda a legislao pertinente.

O IDOSO TEM DIREITO AO ESPORTE

O idoso tem direito a educao, cultura, esporte, lazer, diverses, espetculos, produtos e servios que respeitem sua peculiar condio de idade.

FACULDADE ANHANGUERA DE PELOTAS CURSO: ENFERMAGEM DISCIPLINA: HUMANIZAAO NA ASSISTNCIA

ALUNOS: ROBERTA KELEN DOS S. MARQUES RA: 2306294296 BRUNA OLIVEIRA DE ALMEIDA RA: 4436878328 MONIQUE DAS NEVES PEREIRA RA: 4442865589 MRCIA SILVA DA SILVE RA: 4211795840 CHRISLEN BEATRIZ SILVEIRA RA: 4418753642 GIANCARLO AIRES MLLER RA: 4251850511 MAURICIO SALVADOR FONSECA RA: 4436873922 VERNICA DE LIMA RODRIGUES RA: 3715636169 SILVANA KOLOSQUE DE PEREIRA RA: 4423866223

SADE DO IDOSO NA ATENO HOSPITALAR.

PROFESSORA CAROLINA CASALINHO MARQUES

PELOTAS ABRIL DE 2012

Vous aimerez peut-être aussi